Após dias de intenso calor, as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil devem enfrentar chuvas fortes e temporais durante o fim de semana. A previsão do tempo indica que o sábado (30) e o domingo (1) serão marcados por instabilidade em quase todos os estados dessas regiões. Em Campos, a sexta-feira segue com sol e temperaturas variando entre 25°C e 38°C. No sábado, o sol aparece entre nuvens durante o dia, com chuva à noite e termômetros entre 25°C e 39°C. No domingo, o tempo será nublado, com temporais à tarde e temperaturas de 25°C a 30°C, segundo dados do Climatempo.
O meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, explica que o fenômeno é causado pelo avanço de uma frente fria que irá canalizar a umidade da Amazônia e se combinar com um cavado e as altas temperaturas da região. “Esse sistema vai provocar instabilidade, levando a temporais, principalmente à tarde, e mantendo o tempo abafado mesmo com a leve queda nas temperaturas”, afirma.
Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e toda a região Centro-Oeste estão entre os mais afetados, com possibilidade de ventos de até 60 km/h e acumulados de chuva de até 50 mm por dia. No Norte, os temporais devem ocorrer de forma isolada, atingindo áreas como Rondônia, Tocantins e parte do Amazonas. Já no Sul, a chuva será mais localizada, com destaque para o norte do Rio Grande do Sul no domingo. O Nordeste terá predominância de sol, com tempo firme durante o fim de semana.
As temperaturas, que alcançaram picos históricos, devem cair com a chegada da frente fria. No Rio de Janeiro, que registrou 43,2°C na quinta-feira (28), a máxima deve ficar em torno de 32°C no sábado e 28°C no domingo. Em São Paulo, as máximas não devem passar de 26°C, e em Belo Horizonte, o termômetro deve marcar 30°C.
Para dezembro, a previsão aponta para um padrão de calor e temporais, com chuvas acima da média em grande parte do Norte, sudeste do Mato Grosso e estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Já no Sul, a chuva ficará abaixo da média, exceto no leste de Santa Catarina e norte do Paraná.