Na manhã desta terça-feira (17), um homem de 59 anos, identificado como Antônio Carlos de Freitas, foi encontrado morto na Casa de Custódia Dalton Crespo de Castro, em Campos. Antônio havia sido preso no dia 12 de setembro após ser suspeito de abusar sexualmente de uma criança de 3 anos em São Fidélis.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que, ao chegar à unidade prisional, Antônio apresentava diversos traumas e usava fralda, resultado de um linchamento por moradores que tiveram acesso a imagens dele com a criança. Após a prisão, ele foi internado no Hospital Ferreira Machado devido à gravidade dos ferimentos.
Segundo a Seap, Antônio Carlos de Freitas recebeu atendimento da equipe do Pnaisp local ao ser admitido no presídio. No entanto, seu estado de saúde piorou, e a direção da unidade acionou o Samu. Ele faleceu antes que pudesse ser transferido ou passar por audiência de custódia.
Relembre o caso:
Um vídeo anexado ao inquérito mostra o homem com a criança no colo, enquanto passa a mão nas partes íntimas da vítima. Ele estava sentado na calçada da casa da família, no bairro São Vicente.
De acordo com a Polícia Civil, a denúncia chegou ao Conselho Tutelar, e uma conselheira apresentou o vídeo aos agentes. Durante as diligências, o suspeito foi encontrado em sua casa, com ferimentos, após ser agredido por moradores que viram o vídeo. Ele confirmou ser o homem nas imagens, mas negou qualquer abuso.
Enquanto prestava depoimento, o homem passou mal e foi levado ao Hospital Armando Vidal, sendo posteriormente transferido para o Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos.
Na unidade hospitalar, o homem chegou com as costelas quebradas, além de vários hematomas pelo corpo. Após ouvir o depoimento do pai da criança, o delegado emitiu um mandado de prisão temporária, e o homem foi preso na manhã de quinta-feira (12), no HFM. O caso foi registrado na 141ª Delegacia de Polícia de São Fidélis.