Agentes das Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat) prenderam, na noite de segunda-feira (24), um homem suspeito de integrar uma quadrilha que usava cartões de créditos e RioCards roubados para comprar e revender passagens para vários municípios do Rio e outros estados, principalmente para turistas estrangeiros.
Rafael Gomes, de 38 anos, foi detido no momento que revendia os bilhetes – mais baratos – no entorno da Rodoviária do Rio, no Santo Cristo, na Região Central.
Os investigadores encontraram 8 passagens com ele, que somadas passam de R$ 1.400, além de R$ 720 em dinheiro. Não é a primeira vez que Rafael é preso praticando o mesmo crime. Em abril de 2021 ele já havia sido detido no mesmo local e do mesmo jeito.
Segundo a Deat, criminosos usam os cartões de créditos e os RioCards – bilhetes que as pessoas recebem o benefício da empresa em que trabalham – roubados e compraram as passagens usando documentos furtados.
A investigação aponta que, com o crédito do RioCard os cambistas compravam várias passagens nos guichês das empresas e pela internet e revendiam no entorno do terminal rodoviário.
Com Rafael, os policiais encontraram passagens expedidas para São Paulo e Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.
“Os cartões utilizados para a comprar eram roubados. Assim como as identidades usadas na aquisição. Após isso, esses cambistas ofereciam as passagens com o valor bem abaixo do que é vendido no guichê das empresas convencionais”, lembra a delegada Patrícia da Costa Araújo de Alemany, titular da Deat.
Rafael já tem passagens por crimes como furto, crime contra a economia popular, estelionato, receptação e exercício ilegal da profissão.
Agora, mais uma vez, ele vai responder por estelionato, falsidade ideológica e crimes contra a economia popular.