
Neste sábado (15), foi realizada nas localidades de Campo Novo, Gargaú, Santa Clara, Praia do Sonho e Guaxindiba, a terceira etapa do Mutirão de Vacinação Antirrábica de São Francisco de Itabapoana. Até agora, já foram vacinados mais de 4.200 cães e gatos em várias localidades do município. O objetivo é imunizar cerca de 10 mil animais contra a raiva. A última etapa da vacinação acontece no próximo sábado (22).
O aposentado Roberto Oliveira, morador em Guaxindiba, aproveitou o mutirão para levar seu pet para ser vacinado. “Essa vacina é muito importante, porque está prevenindo as doenças. Tem muito animal que fica solto na rua, e é perigoso porque os nossos animais acabam correndo risco”, afirmou Roberto, informando que tem um calendário de vacinação para não deixar de vacinar o seu gatinho.
A próxima etapa do mutirão acontecerá nas localidades de Amontado, Coreia, Buena e Barra do Itabapoana, no dia 22 de novembro, das 9h às 16h, nas proximidades dos postos de saúde das localidades. A ação é uma realização da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária.
Recomendações – É importante que os tutores estejam atentos a algumas recomendações, como levar os cães com coleiras, guias e focinheiras, se necessário. Os gatos devem ser levados dentro de caixas de transporte ou sacos de contenção. Outras orientações são não dar banho ou realizar passeios intensos no mesmo dia da vacinação e não alimentar o animal antes da vacinação.
Não devem ser vacinados animais com menos de 3 meses de idade, cães e gatos doentes (febre, vômito, diarreia, tosse, fraqueza, sarna avançada), fêmeas prenhes em final de gestação ou amamentando filhotes recém-nascidos e animais em tratamento com corticoides ou imunossupressores.
Nas primeiras 48 horas após a vacinação, o animal pode ter reações leves, como sonolência ou cansaço, pequeno inchaço no local da aplicação, pouca febre ou falta de apetite. Caso o pet apresente inchaço exagerado, vômitos contínuos, dificuldade para respirar, convulsões ou desmaios, deve-se procurar um veterinário.


