Whitlee Turner ficou feliz ao ajudar uma recém-mamã a dar de mamar e não se importou que fosse um orangotango. Ela colocou todo o carinho na tarefa, como se estivesse lidando com uma mãe humana.
Em um vídeo compartilhado no canal do Youtube do Metro Richmond Zoo, onde ela trabalha no estado americano da Virgínia, a tratadora conta como conseguiu fazê-lo e os resultados que obteve.
Nas imagens, é possível ver Whitlee pegando no bebê e mostrando-o à mãe orangotango Zoe. Em seguida, ela coloca o bebê para mamar. O animal observa com atenção enquanto segura sua cria.
Durante o vídeo, a tratadora revela que Zoe, agora com 13 anos, ficou órfã aos nove meses de idade, o que deve ter influenciado sua falta de habilidade para cuidar do filho, já que os primatas geralmente adquirem habilidades e comportamentos observando a mãe.
Ser mãe não foi um processo natural para Zoe
Esta não foi a primeira vez que Zoe deu à luz. Quando a orangotango teve seu primeiro bebê, chamado Taavi, em 2021, ela não sabia como lidar com ele.
“Segurava-o como se fosse uma lata de refrigerante e nunca o trazia para perto dela”, revelou a tratadora em uma entrevista ao Today. “Na época, ela se recusou a amamentar. Nem queria olhar para ele”, acrescentou.
Diante disso, os tratadores decidiram separar Taavi de sua mãe e criá-lo de outra maneira.
Ao engravidar novamente, o zoológico decidiu dar a Zoe algumas aulas pré e pós-parto. Eles instalaram uma televisão em seu recinto para que ela pudesse assistir a vídeos em loop de orangotangos dando à luz e cuidando de seus filhotes.
Os cuidadores trabalharam diariamente com Zoe para estimular seus instintos maternais.
Os esforços foram bem-sucedidos. Zoe deu à luz em 12 de dezembro de 2022 e se apaixonou por seu filho à primeira vista. Mas havia um problema: a orangotango ainda não estava interessada em amamentar.
E é aí que Whitlee entra. Menos de 24 horas depois que a tratadora demonstrou como fazer, Zoe amamentou seu filho pela primeira vez, algo que deixou a americana emocionada.
“Eu também tive problemas para amamentar. No começo, foi estressante. É uma coisa muito natural, mas nem sempre acontece naturalmente”, disse Whitlee. “Realmente é preciso uma aldeia para criar uma criança. E sinto que as mães devem se proteger umas às outras”, salientou no vídeo agora compartilhado no canal do Youtube do zoológico.
Leia Também: ‘Alimentaram’ filho bebé com luz solar. Morreu passado um mês