A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá na próxima sexta-feira (11) a última etapa do curso preparatório para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A capacitação acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores, das 13h às 17h. Irão participar do curso 98 agentes comunitários.
Os profissionais que irão ministrar o curso serão o subsecretário de Saúde, Marcélio Araújo, com o tema “Notificações Compulsórias”; a oncologista Elizabeth Uhl, com o tema “Prevenção do câncer e tabagismo, o papel relevante da Atenção Básica”; a coordenadora da Ronda Maria da Penha, Roberta Panisset, abordando o tema “Violência Doméstica” e o coordenador de vacinação, Cristiano Souza, abordando o calendário vacinal.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as notificações compulsórias de doenças são ferramentas fundamentais para a vigilância epidemiológica. Elas permitem que o sistema de saúde detecte, monitore e responda a surtos, epidemias e padrões de doenças com rapidez e precisão. Sem essas notificações, ficamos no escuro — sem dados, não há como agir.
— É de suma importância que os agentes comunitários de saúde participem desses cursos para que estejam sempre se atualizando e que a Secretaria de Saúde ofereça um atendimento cada vez melhor aos pacientes — ressaltou o secretário municipal de Saúde, Fauazi Cherene.
O subscretário municipal de Saúde, Marcélio Araújo, afirmou que o papel do Agente Comunitário de Saúde é imprescindível nesse processo. “Por estarem em contato direto com a comunidade, os ACS são os olhos e ouvidos do sistema de saúde. São eles que muitas vezes identificam os primeiros sinais de doenças transmissíveis, situações de risco ou agravos inusitados”, disse Marcélio.