
Na noite deste sábado (27/12), foi realizada a última noite do “Natal Iluminado” na Praça São Francisco de Paula, na área central de São Francisco de Itabapoana. O evento, idealizado para celebrar o Natal, teve início no dia 22 de novembro e foi realizado todos os sábados de dezembro (6, 13, 20 e 27). Com uma programação extensa, o “Natal Iluminado” emocionou e encantou famílias do município e visitantes, contagiando a todos com o espírito natalino.
Na última noite, a programação teve Papai Noel na sua casinha para tirar fotos com a criançada, a tradicional “Caminhadas das Velas” com a presença da Corporação Musical de Gargaú e apresentações do Coral Amigos de Pedro e da cantora Tati Carneiro com a banda Ministério Frutos do Espírito.
— Dentro da nossa simplicidade, mas com muito trabalho e dedicação, conseguimos realizar e oferecer uma programação linda de Natal, que é um evento diferente no nosso município — disse a prefeita Yara Cinthia, que prestigiou a última noite do evento. “Foi muito gratificante ver desde as crianças pequenininhas até os mais velhos tirando fotos com o Papai Noel e curtindo toda programação”.
A prefeita se disse muito feliz por fechar com chave de ouro um evento como esse. “Quero agradecer pelo empenho e comprometimento de todos os envolvidos, principalmente os servidores da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, e em especial ao pessoal do Departamento de Cultura, que é incansável em realizar os eventos do nosso município. O Natal Iluminado foi feito para que a nossa população pudesse resgatar a união das famílias e a essência de São Francisco”.
Experiência mágica – A programação do “Natal Iluminado” teve início com o acendimento das luzes de Natal nos postes e dos elementos cenográficos na entrada da cidade e na Praça da Igreja Matriz. Além disso, um desfile com a Caravana da Alegria, com o Papai Noel e personagens natalinos, percorreu a Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, no Centro.
Nos outros sábados, a programação contou com apresentações de corais e balé, espetáculos de teatro e shows com bandas e cantores locais, além da participação de alunos da rede municipal de ensino e de escolas privadas.
Para a coordenadora do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Maenilse Gonçalves, organizar o “Natal Iluminado” foi uma experiência incrível. “Quando levei a proposta para a prefeita e os olhos dela brilharam, percebi que podíamos inovar, e o nosso desfile de Natal foi a coisa mais mágica de fazer. As noites de sábado na praça com as famílias foram especiais e fizeram renascer o verdadeiro espírito natalino. Cada aceno, cada sorriso, cada abraço foram únicos. Tenho muita gratidão por a prefeita ter abraçado a nossa ideia e a todos que puderam participar conosco”, avaliou.






