A unidade móvel do Hemocentro Regional de Campos (HRC), que desde fevereiro tem percorrido diversos pontos da cidade e municípios vizinhos para facilitar o acesso à doação de sangue, está prestes a concluir a última agenda do ano com um importante marco: mais de mil coletas realizadas. Durante os meses de fevereiro a outubro, a unidade móvel realizou um total de 1.568 coletas, contribuindo para o abastecimento regular de hemocomponentes e auxiliando na manutenção dos estoques do Hemocentro.
O mês de junho foi o de maior destaque, com 265 coletas realizadas, um recorde de atendimentos na unidade móvel. A média mensal de coletas gira em torno de 160 e, ao longo do ano, a unidade móvel respondeu por cerca de 20% do total de bolsas de sangue coletadas pelo HRC.
Além da contribuição para os estoques do Hemocentro, a unidade móvel tem o objetivo de promover a cultura de doação altruísta, conscientizando a população sobre a importância desse gesto de solidariedade. A descentralização do atendimento facilita o acesso de quem tem dificuldade para se deslocar até a unidade central, além de atender a outros municípios do Norte e Noroeste Fluminense.
Em dezembro, a unidade móvel continuará cumprindo sua agenda, com a seguinte programação de coletas:
10/12: Curso Grau Técnico – Campos
12/12: Santa Casa de Misericórdia – Campos
17/12: Educandário São José Operário – Campos
19/12: Açu – São João da Barra
Para doar
É necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 60 anos (ou até 69, caso já tenha doado antes dos 60 anos), pesar mais de 50 quilos e apresentar documento original com foto. Além disso, a pessoa deve estar descansada, ter feito refeições leves e sem gordura nas três horas anteriores à doação e não ter praticado atividades físicas intensas por pelo menos cinco horas antes.
A doação de sangue é permitida a cada 60 dias para homens e 90 dias para mulheres, respeitando o tempo necessário para reposição dos estoques de ferro.
O Hemocentro Regional de Campos está localizado na Rua Rocha Leão, nº 2, no bairro do Caju, e funciona todos os dias da semana, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados.