A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana possui 15 polos de Estratégia de Saúde da Família (ESF). As unidades, administradas pela Secretaria Municipal de Saúde, já realizaram de janeiro a março deste ano 37.608 atendimentos, entre consultas e procedimentos médicos. As especialidades oferecidas são clínica geral, pediatria, dentista e ginecologia, além de aplicação de vacinas.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Fauzi Cherene, as Estratégias de Saúde da Família incluem também a Clínica da Família, localizada no Centro de São Francisco, que é a única unidade pública do município a fazer o teste do pezinho.
Nas unidades, são oferecidos os procedimentos de aferição de pressão, teste de glicemia, curativos, coleta de preventivo e testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites C, hepatite B e teste de Covid.
Segundo a enfermeira e coordenadora das Estratégias da Família, Dayana Albernaz, as consultas são marcadas de forma presencial ou por demanda livre, que é quando o paciente chega a uma unidade de ESF para tentar um encaixe para uma consulta. Ou, ainda, por meio das agentes comunitárias, que realizam visitas nas localidades, fazem a captação e encaminham as demandas para as ESF.
– O programa possui atendimentos domiciliares para pacientes acamados, que não têm condições de se locomover até uma unidade, assim como pacientes amputados e idosos. Há, ainda, a oferta de curativos de forma domiciliar para esses pacientes, de segunda a segunda – informou a coordenadora.
Campanha de vacinação
As unidades de Estratégia de Saúde da Família são polos de vacinação para a vacina da gripe, que iniciou a campanha no início do mês de abril.