A vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para adolescentes e jovens com idades entre 15 a 19 anos foi prorrogada até junho de 2026, conforme nova diretriz do Ministério da Saúde. A medida busca ampliar a cobertura vacinal contra o vírus, associado a infecções que podem evoluir para diferentes tipos de câncer.
A dose está disponível nas 37 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), das 8h30 às 16h, de segunda a sexta-feira. Durante a semana, também é possível se vacinar no Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal, das 8h às 20h. Já aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.
Segundo o coordenador do Programa Municipal de Imunização (PMI), Leonardo Cordeiro, a prorrogação atende à necessidade de alcançar jovens que não foram vacinados na idade recomendada, entre 9 e 14 anos.
“Ao estender o prazo de vacinação, conseguimos alcançar adolescentes que não tiveram acesso à vacina na idade recomendada. Isso amplia a cobertura e fortalece a prevenção contra doenças relacionadas ao HPV”, afirmou.
Apesar de integrar o calendário nacional de imunização, a vacina contra o HPV ainda apresenta baixa adesão no país. Em Campos, a estratégia “Resgate dos não vacinados com a vacina HPV” foi iniciada em julho deste ano, entretanto, até o momento, apenas 313 doses da vacina foram aplicadas. O público estimado é de 13.011 adolescentes e jovens.
Proteção
A vacina contra o HPV, de dose única, é para meninas e meninos. Ela previne diversos tipos de câncer, entre eles colo do útero, ânus, pênis, garganta, vulva, vagina, além de verrugas genitais.
Pelo calendário de rotina, meninos e meninas de 9 a 14 anos também devem receber uma dose do imunizante. Para receber a vacina é necessário apresentar documento com foto, CPF e cartão do SUS e caderneta de vacinação.
Outros beneficiados
Outros grupos que também podem se vacinar contra o HPV são pessoas que vivem com HIV; transplantados de órgãos sólidos; de medula óssea ou pacientes oncológicos com idade entre 9 e 45 anos; vítimas de abuso sexual entre 15 e 45 anos que não tenham tomado a vacina; pacientes com papilomatose respiratória recorrente; e usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) com idades entre 15 e 45 anos. Para esses grupos, a vacina é feita no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.


