O Vacina Drive já está com agendamento aberto para a aplicação da vacina Influenza, que previne contra a gripe, cuja Campanha Nacional de Vacinação de 2025 começa nesta segunda-feira (7). No espaço também podem ser feitas as vacinas contra covid-19 e do calendário de rotina. O atendimento no Vacina Drive é exclusivo para idosos, pessoas com dificuldade de locomoção e pessoas atípicas, independente de idade.
A aplicação das vacinas acontecerá das 8h às 17h. O Vacina Drive funciona na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na Rua Gil de Góis, nº 136, no Centro. O interessado deve fazer o agendamento prévio pelo telefone (22) 98173-0150 (WhatsApp ou ligação).
No momento do agendamento, responsáveis por idosos, pessoas com dificuldade de locomoção e atípicas devem informar os seguintes documentos: cartão do SUS, RG e CPF. No dia da imunização, é obrigatório apresentar um documento com foto.
O assessor técnico do Setor de Imunizações, da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS), Leonardo Cordeiro, explica que o período de sazonalidade vírus influenza, ou seja, quando ocorre o maior número de casos da doença, é no outono e inverno. Logo, é extremamente importante que os grupos prioritários tomem a vacina já nesse início de campanha.
“Esse ano temos como novidade o Vacina Drive, que é uma possibilidade importante de pessoas com dificuldade de se locomover, idoso e pessoas atípicas estarem vindo aqui na secretaria para se vacinarem contra a gripe e também contra a covid-19, que é outra doença respiratória e, basicamente, são os mesmos grupos prioritários. Como é um serviço agendado, facilita bastante o atendimento, inclusive evitando filas, esperamos conseguir aumentar a cobertura vacinal e evitar casos graves e óbitos em decorrência dessas e outras doenças”, explica Leonardo
ACAMADOS TAMBÉM PODEM FAZER AGENDAMENTO – Através do telefone (22) 98173-0150 (WhatsApp ou ligação), familiares de pessoas acamadas também podem fazer o agendamento para receber a vacina contra a gripe, covid-19 e imunizantes do calendário de rotina. Para isso, é preciso informar o nome do paciente, data de nascimento, CPF, telefone para contato e endereço completo.
A aplicação das vacinas é realizada através do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) nos bairros onde os agentes atuam. Já nos bairros onde não há ESF, a vacina é aplicada por equipes da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS).