A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana, por meio do Departamento de Imunização, dará início nesta sexta-feira (04) à campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) nas 15 unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF) e no ambulatório do Hospital Municipal Manoel Carola. O objetivo da vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população-alvo para a vacinação em 2025. Na primeira etapa da campanha, será imunizado o grupo de rotina (veja cronograma abaixo). Os demais grupos serão imunizados conforme a liberação do Ministério da Saúde. O horário de atendimento é das 8h às 16h.
Nesta quinta-feira (03), os enfermeiros e técnicos de enfermagem passaram por uma capacitação no Hospital Manoel Carola, com o objetivo de prepará-los para a campanha de imunização. Após a capacitação, o hospital deu início à imunização.
A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos. Recomenda-se garantir a vacinação, assegurando alta cobertura vacinal em grupos de alto risco.
De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Imunização, Cristiano Souza, chegaram a São Francisco 1.300 doses de vacinas na última terça-feira (01), quantidade para início de campanha. Outras doses chegarão de acordo com as novas etapas. A campanha irá durar o ano todo. Para se vacinar, é necessário levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), CPF e o cartão de vacina. Para quem não tiver o cartão de vacina, será feito um cartão na hora do atendimento.
Moradora do Centro de São Francisco, Shelbia Monteiro levou o pequeno Ravi William, de 9 meses e falou sobre a importância da vacina em seu filho. “A vacina é essencial na vida da criança e adultos também. Essa da Influenza, por exemplo, evita fortes gripes e a gente sabe que pode levar a morte”.
Confira o cronograma dos grupos para a vacinação
Grupos prioritários a serem vacinados:
Estratégia – Rotina: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e idosos com 60 anos ou mais de idade.
Estratégia – Especial: Puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.