Vinícius Júnior foi eleito o melhor jogador do mundo na premiação do FIFA Awards 2024, antigo The Best. A cerimônia ocorreu terça-feira, 17 de dezembro, em Doha, no Catar. Com o resultado, o atacante do Real Madrid é o primeiro brasileiro a vencer o prêmio desde 2007, quando Kaká foi o destaque da temporada.
FIFA The Best 2024. Entenda a diferença do prêmio em relação ao Bola de Ouro
Apesar da conquista do Fifa The Best, Vini Jr. ficou com a segunda colocação na Bola de Ouro de 2024, organizada pela revista France Football. O prêmio foi entregue a Rodri, do Manchester City. Historicamente, em 70% das edições, o prêmio da FIFA coincide com a escolha da Bola de Ouro, mas outros brasileiros já contrariaram essa tendência e venceram o The Best mesmo sem levar a honraria da France Football. Entre eles estão Romário (1994), Ronaldo (1996) e Ronaldinho (2004).
Com a conquista do The Best da Fifa, aos 24 anos, Vini Jr. é também segundo brasileiro mais jovem a receber o título. O mais novo a vencer foi Ronaldo Fenômeno que conquistou o prêmio com 20 anos, em 1996. Ronaldinho Gaúcho também levou o prêmio em 2004, com 24 anos, mas na ocasião era nove meses mais velho que atleta merengue.
“Era tão distante que parecia impossível chegar até aqui. Eu era apenas uma criança que jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo (no Rio de Janeiro), cercado pela pobreza e pelo crime. Estar aqui hoje é algo muito importante para mim. Estou fazendo isso por muitas crianças que, assim como eu, acham que tudo é impossível, mas que podem chegar até aqui. Agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho deles para viver por mim. Agora ao meu time, que me fizeram chegar até aqui. Quero seguir por muito tempo jogando no Real Madrid, que é o maior clube do mundo. Não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que me viu nos campos, nas ruas. Não poderia chegar aqui sem o Flamengo”, agradeceu Vinicius Junior pelo prêmio de melhor jogador do Mundo.
Vestindo a camisa do Real Madrid, Vinícius Júnior foi um dos protagonistas do elenco merengue ao lado de Jude Bellingham, Rodrygo e Kylian Mbappé. O brasileiro teve papel decisivo nas conquistas da UEFA Champions League, da Supercopa da UEFA, da La Liga e da Supercopa da Espanha. Partidas memoráveis, como o show na final da Champions League contra o Borussia Dortmund e o doblete salvador contra o Bayern de Munique no jogo de ida das semifinais, reforçaram o status de Vini como um dos maiores nomes do futebol mundial, apesar do desempenho questionado com a seleção brasileira.
Além do The Best, Vinícius Jr. também levou o prêmio individual de melhor jogador da Champions League 2023/24 e integrou a equipe ideal da competição pela terceira vez consecutiva. No Campeonato Espanhol, ele foi eleito o craque do mês de março. Na temporada 2023/24, o atacante acumulou ótimos números: foram 49 partidas disputadas entre clube e seleção, com 26 gols (24 pelo Real Madrid e 2 pelo Brasil) e 11 assistências (9 pelo Real Madrid).
Fonte: O Tempo