Imagens impressionantes continuam a chegar do vulcão no sudoeste da Islândia que entrou em erupção na última quarta-feira, voltando a ameaçar a cidade costeira de Grindavik.
O vulcão segue expelindo fumaça e lava, mas a um ritmo significativamente mais lento do que no início da erupção.
Vale lembrar que essa erupção, a quinta desde dezembro, foi a mais potente na região desde que os sistemas vulcânicos da península de Reykjanes se tornaram ativos há três anos, após um período de 800 anos de inatividade, segundo o Serviço Meteorológico da Islândia.
A nova erupção teve início na tarde de quarta-feira, após uma série de terramotos a norte da cidade de Grindavik, lar de 3.800 pessoas.
Barreiras foram construídas para proteger Grindavik e conseguiram desviar o fluxo de lava, mas algumas estradas que levam à cidade foram cortadas.
Grindavik fica a cerca de 50 km da capital da Islândia, Reykjavik, em uma área que faz parte do sistema vulcânico Svartsengi.
A Islândia está localizada sobre um ponto quente vulcânico no Oceano Atlântico Norte e, por isso, registra erupções regulares. A mais perturbadora dos últimos tempos foi a erupção do vulcão Eyjafjallajökull em 2010, que lançou enormes nuvens de cinzas na atmosfera e causou o fechamento geral do espaço aéreo europeu.
Pode ver as mais recentes imagens da erupção na galeria acima e acompanhar ao vivo no vídeo abaixo:
Leia Também: Vulcão islandês cospe lava a 50 metros de altura em nova erupção