O prefeito Wladimir Garotinho divulgou na terça-feira (27) um plano de benefícios para os servidores públicos, que inclui um aumento salarial de 10,4% a ser pago de forma escalonada até março de 2024. Além disso, os servidores receberão uma promoção por titulação ainda este ano, como parte do Plano de Carreira. O último dissídio coletivo ocorreu em 2016, quando a então prefeita Rosinha Garotinho concedeu um aumento de 9,38%.
Até o final de 2023, os servidores ativos e inativos receberão um reajuste de 6%, sendo 2% em agosto, 2% em setembro e outros 2% em novembro. Esse percentual é maior do que a inflação prevista para o ano, que é de 5,79%. Essa medida representará um aumento na folha de pagamento de mais de R$ 4,8 milhões apenas neste ano.
O plano será submetido à aprovação da Câmara Municipal e foi anunciado pelo prefeito ao lado do vice-prefeito Frederico Paes, do Procurador Geral do Município Roberto Landes, do Secretário de Administração e Recursos Humanos Wainer Teixeira, do Secretário de Fazenda Márcio Morales e do Secretário de Transparência e Controle Rodrigo Resende.
Wladimir explicou que não é possível repor todas as perdas salariais dos últimos oito anos de uma só vez, devido à Lei de Responsabilidade Fiscal. No entanto, dentro do exercício de 2023, o objetivo é repor ainda mais a inflação. O aumento será parcelado em cinco vezes de 2%, totalizando 10,48% com juros sobre juros. Essa medida visa garantir a continuidade dos pagamentos e oferecer outros direitos aos servidores, como a promoção por titulação que será paga em outubro.
A Prefeitura também tem investido na capacitação profissional e na melhoria das condições de trabalho das diversas categorias, incluindo a reforma de equipamentos e a aquisição de veículos novos. Os professores também foram beneficiados com a equiparação salarial ao piso nacional, e a Policlínica do Servidor foi inaugurada. Mais informações serão divulgadas ao longo do dia.