A XII Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes acontecerá entre 28 de março e 6 de abril de 2025. O comunicado foi feito pela Prefeitura, na noite de quarta-feira (16), durante reunião do Conselho Curador da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). Conduzida pela presidente da Fundação, Fernanda Campos, a reunião também contou com as presenças da secretária de Educação, Ciência e Tecnologia e da secretária de Turismo.
As gestoras detalharam que o evento, antes previsto para o mês de novembro, ganhou nova data por questões logísticas ditas em nota emitida pela Comissão Organizadora da feira.
Nota da Comissão Organizadora da XII Bienal do Livro:
A Comissão Organizadora da XII Bienal do Livro, instituída pela portaria nº 241, de 10 de setembro de 2024, informa que, após uma análise minuciosa das condições atuais, foi tomada a decisão de transferir a edição da Bienal para o ano de 2025.
A XII Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes será realizada no período compreendido entre 28 de março a 06 de abril de 2025, e promete ser um evento ainda mais rico e diversificado, com a participação de autores e palestrantes de todo o país.
A Comissão considerou fatores determinantes para essa decisão: a liberação, fora de prazo hábil, de recurso captado junto à iniciativa privada, por meio de Lei de Incentivo Federal; a exiguidade temporal para a realização dos processos licitatórios; a proximidade do encerramento do ano letivo; a necessidade de aprovação na Câmara Municipal de Projetos de Lei que criam o CredLivro e a Notinha Legal, sem contar que o atual período é de fechamento de exercício fiscal do último ano de gestão.
Essa escolha foi motivada pela necessidade de garantir a qualidade e a eficácia do evento, que é fundamental para a cultura e o turismo da cidade, da região e do Estado.
A Comissão Organizadora agradece a compreensão da população e dos parceiros da Bienal e trabalha incansavelmente para garantir que o evento seja um sucesso absoluto de atrações e de público.