Home Blog

Tarifa de Trump sobre filmes rodados fora dos EUA pode afetar mercado brasileiro

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Donald Trump deixou a indústria cinematográfica mundial perplexa ao sinalizar que pretende impor uma tarifa de 100% sobre filmes produzidos fora dos Estados Unidos, incluindo projetos de estúdios americanos gravados em outros países. A medida tem potencial para afetar títulos brasileiros com pretensão de trilhar carreira internacional, como foi o caso de “Ainda Estou Aqui”.

 

Apesar de ainda não estar claro como essas taxas seriam implementadas e que produções seriam as mais vulneráveis, há uma preocupação generalizada quanto a seu potencial de desestabilizar o setor, já abalado pelo crescimento tímido das bilheterias desde a pandemia. Segundo a revista Variety, a informação foi recebida pelo mercado americano com choque e descrença.

A notícia foi dada pelo presidente americano na noite deste domingo (4), numa publicação em suas redes sociais na qual diz que estava autorizando o Departamento de Comércio dos EUA a impor as medidas. “A indústria de cinema americana está morrendo rapidamente”, escreveu o republicano.

“Outros países estão oferecendo todo tipo de incentivo para levar cineastas e estúdios para fora dos Estados Unidos. […] É uma ameaça à segurança nacional e, além de tudo, propaganda! Nós queremos filmes feitos nos Estados Unidos novamente.”

Nesta segunda-feira (5), Kush Desa, porta-voz da Casa Branca, disse à revista The Hollywood Reporter que nenhuma decisão final foi tomada e que detalhes relacionados à proposta de Trump estão sendo avaliados. Procurada, a Motion Picture Association, entidade que representa os principais estúdios de Hollywood, não se pronunciou.

Não está claro se as tarifas afetariam também produções televisivas e de plataformas de streaming. Se aprovada, porém, a proposta terá impacto gigantesco na linha de produção de filmes americanos e estrangeiros. Vale lembrar que grandes blockbusters bancados por empresas dos Estados Unidos, como “Harry Potter”, da Warner Bros., foram gravados em outros países e estariam sujeitos às novas políticas.

“Isso implica que um filme americano deve ser filmado nos Estados Unidos”, disse um produtor do Reino Unido à Variety. “Mas os filmes de ‘Harry Potter’, ‘O Senhor dos Anéis’, ‘A Lista de Schindler’, ‘Missão Impossível’, ‘Gladiador’, ‘O Aviador’ e tantos outros são americanos e foram filmados no exterior por razões óbvias. Esses filmes terão que ser gravados nos EUA a partir de agora? É um anúncio absurdo.”

Produtores, executivos e diretores de festivais de cinema ouvidos pela Variety fazem coro às críticas, e questionam quão protecionista a medida realmente é, já que tem potencial de aumentar significativamente os custos de produção de filmes americanos num momento em que empresas como a Warner Bros. Discovery acumulam dívidas bilionárias.

Se a taxação se confirmar, ela pode ter efeito no mercado brasileiro, que nos últimos anos tem recebido cada vez mais investimento estrangeiro. Empresas voltadas à produção audiovisual, como a Spcine, ligada à Prefeitura de São Paulo, atualmente tentam atrair sets de filmagem para a capital paulista, num esforço de longa gestação que pode estremecer por causa dos americanos.

“Todo o ecossistema do audiovisual seria afetado por uma medida como esta”, diz Emiliano Zapata, diretor de inovação e políticas do audiovisual da Spcine. “O Brasil pode perder muito investimento, porque não temos como brigar contra uma imposição dessas. É uma limitação ao intercâmbio criativo que é essencial para o cinema, e pode afetar a visibilidade da produção brasileira.”

Há ainda a vasta quantidade de filmes e séries brasileiros bancados por plataformas americanas, como a Netflix e a Max. A medida de Trump apresentaria um verdadeiro dilema a essas empresas, já que no Brasil uma outra taxação se discute -o imposto que deveria ser pago por plataformas de streaming que operam no país.

Além de maiores encargos a pagar por aqui, os projetos de lei em discussão em Brasília querem fixar um percentual de obras brasileiras em seus catálogos, o que forçaria as plataformas, entre outras coisas, a produzir mais conteúdo local. Este conteúdo, porém, poderia ter sua disponibilidade restringida, sem lançamento nos Estados Unidos.

Para além de filmes de estúdios americanos gravados fora do país, longas estrangeiros encontrariam mais resistência do que a já existente para assegurar estreias em salas dos Estados Unidos. Uma taxação de 100% sobre “Ainda Estou Aqui”, por exemplo, poderia afugentar distribuidoras e minar seu interesse em comprar este e outros títulos para exibição em território americano.

Zapata destaca que o anúncio acontece a dias do Festival de Cannes, importante vitrine para produções internacionais e movimentado, em especial, pelo Mercado do Filme. A área de negócios reúne produtores, cineastas e distribuidores e tem como uma de suas principais frentes o fechamento de parcerias de coprodução e cooperação internacional. Reuniões e acordos com empresas americanas, diante da incerteza causada pelo anúncio de Trump, podem ser prejudicadas.

“É uma proposta complicada, porque a indústria americana também vive de filmes estrangeiros”, diz Rodrigo Teixeira, produtor de “Ainda Estou Aqui” e de filmes como “Me Chame pelo Seu Nome”, que é americano, mas foi gravado na Itália.

Para ele, não está claro como as medidas afetariam o mercado brasileiro, mas elas têm potencial de abalar principalmente produtoras menores. “Por uma questão orçamentária, de facilidade de produção independente, muitas procuram outras residências para realizar seus filmes. Elas encontraram uma maneira de proteger a sua existência, fora dos Estados Unidos. Então é uma medida sem nexo, é de uma ignorância completa.”

A publicação de Trump surge após uma queda de 40% na produção cinematográfica americana após o fim das greves de atores e roteiristas de Hollywood de 2023. Enquanto grupos de lobby pressionam o governo por mais incentivos, que precisariam tramitar no Congresso do país, o presidente parece enxergar uma alternativa nas taxações.

Juliette diz que teve crise de ansiedade em show de Lady Gaga

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Juliette, 35, relatou ter sofrido uma crise de ansiedade no show de Lady Gaga, que aconteceu na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no sábado.

 

Campeã do BBB 21 detalhou sobre o episódio. “Para quem está perguntando se estou bem porque viu que passei mal neste domingo (04), tive um episódio de ansiedade. Já tive algumas vezes, antes e depois do BBB. Normalmente fico sufocada, vai faltando ar. Quando entendi que estava tendo isso, fiquei mais desesperada porque estava em público. Não tinha para onde sair, fui para uma paredezinha”, afirmou em seu Instagram no domingo.

Cantora comentou sobre ser filmada durante a crise. “Estava chorando, tentando me acalmar, respirar em um lugar mais distante e uma moça filmou. Eu disse: ‘Por favor, estou passando mal, não posta isso não’. Ela apagou e pronto. A galera do evento estava comigo me acalmando, tomei uma água e fiquei bem. E a moça me filmou de longe, já estava recuperada”, indicou.

De acordo com Juliette, sofre de ansiedade há algum tempo. “Já levo para a terapia há muito tempo. Não é constante, mas acontece. Eu não consigo fazer uma sauna, não consigo dormir de brinco e de colar… Se eu estiver em um lugar, sempre procuro uma porta e uma saída. Preciso ter a sensação que tenho como sair.”

Miguelito é liberado após passar a noite preso por injúria racial em jogo

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPARESS) – O meia boliviano Miguel Terceros, que está emprestado pelo Santos ao América-MG, foi liberado em Ponta Grossa (PR) após ter sido preso em flagrante ontem por suposta injúria racial contra o atacante Allano no jogo contra o Operário-PR, pela Série B.

 

O UOL apurou que Miguelito foi liberado nesta manhã pelo Ministério Público. O jogador passou a noite detido, sem algemas, e esperou no fórum da cidade até a liberação.

A investigação continuará, mas o jogador pode voltar para Belo Horizonte e seguir trabalhando. O boliviano, inclusive, já está vendo voo para retornar à capital mineira.

Miguelito afirma que não proferiu nenhuma injúria racial e que apenas rebateu xingamentos. O jogo ficou paralisado após o atacante Allano, do Operário, ter dito que foi chamado de “negro cagão” pelo boliviano em campo. O árbitro da partida ativou o protocolo antirracista, mas relatou na súmula que “nenhum integrante da equipe de arbitragem ou e/ou ouviu tal incidente”. Nenhuma câmera da transmissão flagrou o momento.

Pessoas próximas ao atleta afirmaram ao UOL que a prisão não foi mantida por falta de provas conclusivas. Além disso, Allano teria mudado a versão de “negro cagão” para “preto do caral*” e Jacy, capitão do Operário que foi depor como testemunha, teria relatado que só ouviu a palavra “negro”.

Alanno, por sua vez foi às redes sociais dizer que não vai se calar. O jogador cobrou um basta ao racismo e disparou: “Ser ofendido pela cor da minha pele é algo doloroso, revoltante e, acima de tudo, inaceitável”.

O América-MG monitorou o caso à distância, enquanto o estafe de Miguelito colocou dois advogados no caso. O jogador está chateado com a repercussão e, se o processo for arquivado, pretende processar Allano.

Rihanna anuncia gravidez do terceiro filho no tapete vermelho do Met Gala

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Rihanna, 37, confirmou as suspeitas de que está esperando seu terceiro bebê. A cantora apareceu grávida pela primeira vez em público nesta segunda-feira (5), em Nova York. Ela foi fotografada entrando no hotel Carlyle, horas antes do Met Gala, que ocorre esta noite.

 

A cantora é mãe de RZA Athelston, de três anos, e Riot Rose, de um ano e meio, com o marido, A$AP Rocky.

Rumores da terceira gravidez já circulavam pela imprensa internacional e em páginas de fãs da cantora há alguns meses, mas ela ainda não havia confirmado nada -nem exibido a barriga em público.

Após sua aparição no hotel Carlyle rumo ao baile, ela confirmou a gestação via assessoria de imprensa.

Rihanna vestia um conjunto de blusa e saia cinza, salto da mesma cor com meias até os joelhos e uma echarpe de pele.

O Met Gala acontece na noite desta segunda (5), no museu Metropolitan.

Leia Também: Saiba como será julgamento do caso Diddy, que começa esta semana em Nova York

Nicolas Cage diz que ‘poderia ter morrido’ em gravações de filme de surfe

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O novo filme de Nicolas Cage, The Surfer, já chegou aos cinemas em alguns países e vem chamando atenção por motivos que vão além da atuação do astro hollywoodiano. Em recente entrevista à Entertainment Weekly, Cage revelou que passou por uma situação real de risco de vida durante as gravações.

 

O episódio aconteceu durante as gravações em Yallingup, na Austrália, uma região conhecida pelas ondas fortes e pela presença constante de tubarões – ao ponto de a produção usar um aplicativo para monitorar os animais em tempo real.

Mesmo com alguma experiência prévia com o surfe -ele já havia surfado com Kelly Slater anos atrás- Cage passou por aulas intensivas com instrutores locais antes de encarar o mar novamente. E mesmo assim, não escapou do sufoco.

THE SURFER

Com direção de Lorcan Finnegan, o longa acompanha a jornada de um homem que retorna à praia de sua infância e entra em conflito com um grupo local de surfistas -situação que o leva a uma espiral de insanidade.

Embora o foco não seja exatamente a performance nas ondas, o filme entrega sequências aquáticas de tirar o fôlego – literalmente, no caso de Cage.

Mulher de 85 anos morre ao cair em poço de elevador em casa de repouso na zona leste de SP

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma idosa de 85 anos morreu na tarde da última sexta-feira (2) ao cair com sua cadeira de rodas no poço do elevador da Casa de Repouso Dona Gracinha, em Sapopemba, na zona leste de São Paulo.

 

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou que a vítima, identificada como Maria Maziero Andreoletti, foi encontrada dentro de um elevador e teve o óbito constatado no local pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo reportagem da TV Record, os bombeiros informaram que ela caiu com a cadeira de rodas no poço de aproximadamente 2 metros de altura e foi imprensada pelo elevador, que é do tipo plataforma.

Ainda de acordo com a SSP, o advogado da clínica apresentou à polícia a documentação de funcionamento e os comprovantes de manutenção do elevador, que estão sob análise.

“Exames foram requisitados ao Instituto de Criminalística (IC) e ao Instituto Médico Legal (IML) para auxiliar nas investigações. O caso foi registrado como homicídio culposo no 69º Distrito Policial (Teotônio Vilela)”, finalizou a secretaria, em nota.

Também em nota à Folha, a Prefeitura de São Paulo informou que a casa de repouso está em situação regular, possuindo o Auto de Licença de Funcionamento registrado na subprefeitura Sapopemba e a licença sanitária junto à Vigilância Sanitária municipal.

No enterro da vítima, neste domingo (4), a família disse aguardar o laudo final da perícia, que identificará as condições do acidente, e pediu justiça.

“Ela não andava mais, era cega das duas vistas. Então, essa cadeira de rodas que falaram que caiu no poço do elevador, não tinha como ela ter apertado o botão. Eu fui um dia e ela me disse: ‘Solange, sobe pela escada porque o elevador está quebrado’. Outro dia, ‘Sobe pela escada porque o elevador está quebrado’. Então, minha mãe ficou três dias no andar de cima porque o elevador estava quebrado”, contou a filha Solange Andreoletti em reportagem da TV Record.

“É um momento trágico, não é uma morte esperada. Se fosse uma morte normal a gente até entenderia, mas agora a gente está aqui sem entender.”

A reportagem tentou contato com representantes da casa de repouso por dois telefones e mensagens, mas não obteve resposta até a publicação deste texto.

 

Esposa de Arlindo Cruz fala sobre saúde do músico

0

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – A esposa do cantor Arlindo Cruz compartilhou uma atualização sobre o estado de saúde do sambista, que está internado no CTI do Hospital Barra D’Or, na Zona Oeste do Rio, devido a uma pneumonia. Sambista, de 66 anos, foi internado na última semana.

 

Apesar do quadro delicado, Babi Cruz tranquilizou os fãs, afirmando que o cantor está reagindo positivamente ao tratamento. “Passando por uma provação muito forte. E definitivamente eu não conheço ninguém tão forte, com tanta vontade de viver como o Arlindo. Porque por muito menos qualquer um de nós não teria aguentado o que ele aguenta”, comentou.

A esposa continuou destacando a determinação de Arlindo, afirmando que a força do cantor é algo além da compreensão humana. “O espírito de Arlindo Cruz é de uma força, de uma potência que os meus olhos não conseguem alcançar. Esta determinação é do pai supremo, é de Deus. O Arlindo supera o insuperável. Ele está se recuperando bem, a gente consegue ter melhoras. Vamos continuar com as orações, força, fé e foco na vida. Saúde para todos”, declarou a empresária.

Na legenda do vídeo, Babi também expressou sua gratidão ao apoio recebido pela família. “Gostaria de agradecer imensamente todo o suporte de quem podemos contar, em nome do Arlindo e da nossa família. É uma luta de anos e tenho certeza que seremos vitoriosos no destino que Deus e os Orixás nos permitir”, escreveu.

Leia Também: Ex-BBB leva 14 pontos após box estourar durante banho

Técnico do West Ham explica choro de Paquetá

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O técnico Graham Potter, do West Ham, falou sobre o choro do brasileiro Lucas Paquetá após receber um cartão amarelo no empate contra o Tottenham, neste domingo (04), pelo Campeonato Inglês.

 

“Ele é um jogador que está tentando seu absoluto melhor e quer que a situação [do clube] melhore, aí provavelmente ficou um pouco frustrado com a ação [marcação da falta e aplicação do cartão amarelo]”, disse Graham Potter, técnico do West Ham, em entrevista coletiva.

“O que vimos foi uma reação de um ser humano. Ele não é perfeito, mas eu amo o Lucas. Ele deu tudo de si em campo. Mesmo em circunstâncias difíceis, ele está fechado conosco. Ele deu tudo de si em campo e está bem [no vestiário].”

Paquetá foi punido com o amarelo por falta no meio-campo e começou a chorar. O episódio aconteceu no segundo tempo, com a partida já empatada em 1 a 1.

O brasileiro usou a camisa para enxugar as lágrimas e foi consolado por companheiros. Ele acabou substituído sete minutos mais tarde.

Paquetá faz uma temporada abaixo, e West Ham amarga a 17º colocação do Inglês – mesmo sem risco de rebaixamento, é o primeiro time primeiro fora do Z-3, com 37 pontos e apenas nove vitórias.

O jogador é acusado na Inglaterra de ter tomado quatro cartões amarelos de propósito em diferentes jogos para favorecer amigos. Cerca de sessenta pessoas em sua terra natal teriam apostado em cartões amarelos aplicados a ele, lucrando um total de R$ 670 mil. As apostas foram nos valores de R$ 47 a R$ 2.700.

O jogador foi denunciado em agosto de 2023 e diz que é inocente desde o início. “Estou extremamente surpreso e chateado como o fato de a FA decidir me acusar. Cooperei com todas as etapas da investigação e forneci todas as informações que pude durante estes 9 meses. Nego as acusações na íntegra e lutarei com todas as minhas forças para limpar meu nome”, declarou o jogador na época.

ESPOSA DE PAQUETÁ SE MANIFESTA NAS REDES SOCIAIS

Duda Fournier destacou a força de Paquetá e afirmou que “estamos há dois anos vivendo esse pesadelo”. Ela compartilhou o texto nos Stories do Instagram.

Ela disse ainda que “não existe nada contra ele” e cobrou respeito: “as pessoas são más e injustas sem saber de nada”.

Veja a manifestação na íntegra:

“Eu nunca falei nada por aqui, e talvez nem deveria. Meu marido tem uma postura e uma força que eu admiro e me impressiona.

Estamos há dois anos vivendo esse pesadelo e ele sempre forte. Ele sempre teve na cabeça que só se defenderia no momento e lugar certo.

Não existe nada contra ele. Vocês nunca perceberam isso?

Enfim, Deus sabe de todas as coisas, e somente Ele sabe por que estamos passando por isso. E somente por Ele estamos bem e vivendo felizes em família.

Só queria que as pessoas respeitassem. As pessoas são más e injustas, sem saber de nada.”

Premiê da Romênia renuncia após ultradireita vencer 1º turno da eleição presidencial

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O primeiro-ministro da Romênia, Marcel Ciolacu, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (5), um dia após o candidato ultranacionalista George Simion liderar o primeiro turno da repetição da eleição presidencial no país. O pleito foi realizado pela primeira vez em novembro passado, com vitória do ultradireitista Calin Georgescu, mas foi anulado pela Suprema Corte devido à suposta interferência russa.

 

O eurocético Simion, do partido AUR, alcançou 41% dos votos e enfrentará o centrista Nicusor Dan, atual prefeito de Bucareste, no segundo turno marcado para o dia 18 de maio. Crin Antonescu, candidato da coalizão dos sociais-democratas com os partidos Liberal e UDMR, ficou em terceiro lugar.

Vizinha à Ucrânia, a Romênia faz parte da União Europeia e da Otan (aliança militar ocidental liderada pelos Estados Unidos). Enquanto os sociais-democratas e sua coalizão buscam manter estes laços, deixando o país em um rumo pró-Ocidente, a ultradireita defende o fim do apoio romeno a Kiev na guerra contra a Rússia e maior aproximação com Moscou, além de estar alinhada ao movimento Maga (sigla em inglês para Faça a América Grande de Novo), de Donald Trump.

Embora os sociais-democratas tenham conquistado o maior número de assentos na eleição parlamentar de dezembro, o AUR de Simion e outros dois grupos de ultradireita, um deles com posições pró-Rússia evidentes, conquistaram mais de um terço dos assentos, tornando-se uma força política mais robusta.

A vitória de Simion no segundo turno pode isolar a Romênia, reduzir o investimento privado e desestabilizar o braço oriental da Otan, já que Bucareste desempenha um papel fundamental na aliança ao fornecer apoio logístico à Ucrânia durante o conflito com a Rússia.

Isso também expandiria o grupo de líderes eurocéticos na União Europeia, que já conta com os primeiros-ministros da Hungria e da Eslováquia, em um momento em que a Europa está lutando para formular sua resposta ao presidente dos EUA.

Na Romênia, o presidente tem um papel semi-Executivo que inclui o comando das Forças Armadas e a presidência do conselho de segurança, que decide sobre ajuda militar. Em fevereiro, o presidente centrista Klaus Iohannis renunciou ao cargo, que foi assumido temporariamente pelo presidente do Senado, Ilie Bolojan. O governo interino não pode emitir decretos ou iniciar políticas públicas.

Simion afirma que, se for eleito no segundo turno, poderá nomear Georgescu -cuja candidatura à repetição do pleito presidencial foi barrada pela autoridade eleitoral romena- como primeiro-ministro. Ciolacu, premiê que renunciou, disse que seu partido não endossará publicamente nenhum dos dois candidatos presidenciais do segundo turno, instando as pessoas a seguirem sua consciência.

Analistas afirmam que Nicusor Dan terá dificuldade para unir o voto pró-ocidental, já que muitos eleitores social-democratas compartilham mais visões com Simion.

29% dos brasileiros de 15 a 64 anos têm dificuldade para entender texto simples ou fazer conta

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Brasil estagnou na redução do analfabetismo funcional e a condição atinge 29% da população de 15 a 64 anos. Esse é o mesmo patamar que o país tinha em 2018 e ainda um recuo em relação a 2009, quando alcançava 27% dos brasileiros.

 

O resultado é do Inaf (Indicador de Alfabetismo Funcional), estudo coordenado pela Ação Educativa e que teve início em 2001. Até 2009, o indicador seguiu em contínua queda na proporção de analfabetos funcionais no país, mas desde então segue praticamente inalterado.

O estudo entrevistou 2.544 pessoas em todas as regiões do país. As entrevistas foram feitas pessoalmente com a aplicação de testes com perguntas que refletem situações do cotidiano, em diferentes graus de dificuldade. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

O indicador considera que o analfabetismo funcional pode ser dividido em dois níveis: absoluto e rudimentar.

Na última edição, 7% da população dessa faixa etária é considerada analfabeta absoluta, são aqueles que não conseguem ler palavras ou um número de telefone. Outros 22% ficam no nível de alfabetismo rudimentar, que é quando sabem ler e escrever, mas têm dificuldade para entender textos mais longos ou fazer contas com números maiores.

“A alfabetização é um processo contínuo, por isso, consideramos que existem níveis de proficiência dentro dele. É bastante preocupante que a proporção de jovens e adultos brasileiros no analfabetismo funcional esteja estática há tanto tempo. De 2018 para cá, não houve avanço”, diz Ana Lima, coordenadora do estudo.

O estudo indica que a maioria dos analfabetos funcionais são pessoas mais velhas, 65% deles têm entre 40 e 64 anos. Mas há ainda uma proporção significativa entre os jovens de 15 e 29 anos e com os que têm entre 30 e 39 anos, ambos com 17%.

Os dados também indicam uma transformação no cenário educacional brasileiro. Para os pesquisadores, a queda do analfabetismo funcional nos primeiros anos do indicador são reflexo da ampliação do acesso ao ensino fundamental e médio e a ampliação de jovens que concluem a educação básica.

No entanto, a estagnação do indicador nos últimos anos reflete a baixa qualidade da educação brasileira, já que os dados mostram uma proporção grande de pessoas que passaram pela escola e, mesmo assim, não tiveram garantido o direito de serem plenamente alfabetizadas.

O estudo identificou que 17% da população que concluiu o ensino médio ainda está no nível do analfabetismo funcional. Até mesmo entre os que concluíram o ensino superior, 12% estão nessa condição.

“Uma percentual grande da nossa população jovem está saindo da escola condenada a passar a vida toda como analfabetos funcionais. A pandemia justifica uma parte desse problema, já que as escolas ficaram fechadas por dois anos e atrapalhou o aprendizado, mas não é isso”, avalia Ana.

Para ela, só garantir o acesso dos jovens à educação não é suficiente, mas é preciso que o país invista de fato na oferta de um ensino de qualidade e significativo. “Muitos jovens na periferia enxergam a escola como algo que atrapalha a vida deles, como algo sem sentido.”

Ana também destaca que os dados mostram a importância de o país investir na ampliação da EJA (Educação de Jovens e Adultos), que vive nos últimos anos um processo de esvaziamento. Ela avalia ainda a importância de se repensar a oferta dessa modalidade, a qualificando para as demandas atuais.

“Há alguns anos, se associava à EJA como a educação voltada para a alfabetização de adultos. Nosso problema é que agora não temos só apenas aquele idoso que não aprendeu a ler e escrever porque teve que trabalhar na roça quando era criança, agora a gente tem jovens de 16 ou 17 anos saindo da escola sem ser plenamente alfabetizado.”

ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DIGITAL

Pela primeira vez, o Inaf também avaliou a inclusão do alfabetismo da população no contexto digital. De uma maneira geral, os dados indicam que 25% dos brasileiros com idade entre 15 e 64 anos têm baixo desempenho em atividades digitais.

Essa proporção, no entanto, aumenta conforme o menor grau de alfabetismo que possuem. Os dados mostram que 40% dos alfabetizados proficientes apresentaram médio ou baixo desempenho em tarefas digitais e 95% dos analfabetos tem um desempenho baixo.

Para avaliar as habilidades digitais, o estudo pediu aos entrevistados que realizassem tarefas corriqueiras usando um celular. Em uma delas, eles precisavam fazer uma compra e pagar via pix. Em outra, eles precisavam fazer um cadastro em um site.

“A grande constatação é que, quanto mais frágil é o alfabetismo tradicional, mais aquela pessoa fica vulnerável no ambiente digital. Incluímos a avaliação do alfabetismo no contexto digital porque cada vez mais as pessoas estão sendo obrigadas a entrar para esse mundo e, se não dominam essas habilidades, acabam até mesmo por perder direitos básicos.”

 

Irmão de Nana Caymmi diz que cantora tinha opinião política ‘completamente superficial’

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Irmão da cantora Nana Caymmi, uma das maiores intérpretes da canção brasileira que morreu na última quinta-feira (1º), Danilo Caymmi usou as redes sociais para dizer que os posicionamentos políticos dela eram superficiais.

 

Nana tinha uma postura crítica a Lula e ao PT e apoiava Jair Bolsonaro (PL). Em 2019, em entrevista à Folha de S.Paulo, chegou a dizer que era injusto não dar a Bolsonaro um crédito de confiança. “Um homem que estava fodido, esfaqueado, correndo para fazer um ministério, sem noção da mutreta toda… Só de tirar PMDB e PT já é uma garantia de que a vida vai melhorar”, disse na ocasião.

Em seu perfil, Danilo ponderou que a irmã era manipulada e que não tinha conhecimento sobre as coisas que falava e pensava nesse aspecto.

“A opinião política dela era completamente superficial, não tinha essa profundidade. Eu falo para as pessoas que gostam da Nana, dos artistas que ela ofendeu de certa maneira que foi muito difícil para nós. Enfim, era muito superficial”, disse.

“Eu acho que ela foi, de certa maneira, manipulada com relação a essas coisas. É muito difícil para mim ver esse aproveitamento político num Brasil polarizado”, emendou Danilo.

Segundo ele, Nana não tinha celular, e-mail nem rede social e seria alheia aos acontecimentos há, no mínimo, dez anos.

A morte de Nana Caymmi, aos 84 anos, não foi comentada pelo presidente Lula, como ele costuma fazer com artistas. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro prestou solidariedade em seu perfil do X.

Preso em Itaperuna homem que descumpriu medida protetiva contra ex-companheira

0
Foto: Divulgação Polícia Civil

Policiais civis da 143ª Delegacia de Polícia de Itaperuna prenderam, nesta segunda-feira (5), A.S.R.da.S, por descumprimento de medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha. A ação ocorreu no bairro Frigorífico e foi coordenada pelo delegado titular, Carlos Augusto Guimarães.

A prisão foi realizada em cumprimento a um mandado expedido pela Justiça, após o investigado se aproximar da ex-companheira no último dia 1º de maio, durante uma procissão religiosa, mesmo havendo Medidas Protetivas de Urgência em vigor contra ele. Na ocasião, a vítima alertou guardas municipais, e o homem fugiu do local.

Durante a diligência desta segunda-feira, os agentes localizaram o acusado em sua residência e efetuaram a prisão. Ele foi conduzido à 143ª DP, onde permaneceu à disposição da Justiça.

Fuvest divulga regras para isenção de taxa e ações afirmativas no vestibular 2026

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Fuvest divulgou nesta segunda-feira (5) o Guia de Inclusão Fuvest 2026, com orientações sobre as ações afirmativas e os atendimentos específicos garantidos aos candidatos no vestibular da USP.

 

O guia tem como objetivo garantir condições de igualdade para todos os participantes do processo seletivo, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou que necessitem de atendimento diferenciado -como pessoas com deficiência, doenças crônicas e lactantes.

Entre os tópicos abordados estão os critérios para isenção ou redução da taxa de inscrição, o direito ao uso do nome social, as cotas da universidade para estudantes de escolas públicas e as possibilidades de adaptação durante a aplicação das provas. O guia está disponível online.

ISENÇÃO E REDUÇÃO DA TAXA

A taxa de inscrição da Fuvest 2026 é de R$ 211. Candidatos que se enquadram nos critérios de baixa renda ou tenham estudado integralmente em escola pública poderão solicitar:

Isenção total da taxa, se a renda per capita for de até 1,5 salário mínimo (R$ 2.118). Redução de 50%, se tiver renda per capita de até R$ 3.176 (2,25 salários mínimos). Os pedidos devem ser feitos entre 12h de 12/05 e 12h de 11/06, por meio da página da Fuvest,

Preencher os dados pessoais e enviar uma foto recente (sem acessórios, filtros e com fundo liso); Responder ao questionário socioeconômico; Informar a renda familiar e anexar a documentação exigida, incluindo:

Documentos:
– Documento de identificação de cada membro do grupo familiar;
– CPF da pessoa candidata; Uma foto de rosto, sem acessórios ou filtros e com fundo liso;
– Documento escolar comprovando vínculo, natureza da escola, série e bolsa, se aplicável;
– Comprovante de renda de cada membro do grupo familiar

AÇÕES AFIRMATIVAS DA USP

Desde 2018, a USP reserva 50% das vagas de cada curso para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro dessa reserva:

37% das vagas são destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. 63% das vagas restantes são para estudantes de escola pública em geral. Essas ações estão previstas na Lei Federal nº 12.711/2012, que institui o sistema de cotas, e na Resolução CoG nº 7.253 do Conselho de Graduação da USP.

NOME SOCIAL

O guia também assegura o direito ao uso do nome social a candidatos travestis e transexuais, que poderão utilizar a identidade de gênero com a qual se reconhecem durante todas as etapas do vestibular, sem necessidade de documento oficial com nome retificado.

Basta preencher o campo “nome social” no momento da inscrição. Esse nome será utilizado em todas as comunicações da Fuvest, nos dias de prova e nos documentos oficiais, como o cartão de convocação e as listas de chamada.

ATENDIMENTOS ESPECIAIS E RECURSOS DE ACESSIBILIDADE

A Fuvest disponibiliza uma série de recursos para garantir a participação de candidatos com deficiência, doenças crônicas, limitações temporárias ou necessidades específicas. Os pedidos devem ser feitos no mesmo período da isenção –de 12 de maio a 11 de julho– e exigem documentação comprobatória.

Para solicitar, o candidato deve acessar o site da Fuvest, selecionar a opção “Recursos Específicos” e detalhar as adaptações necessárias.
Veja alguns exemplos de recursos disponíveis:
– Prova em braile ou prova ampliada em papel A3;
– Intérprete de Libras;
– Uso de lupa, mesa adaptada, cadeira especial;
– Tempo adicional de até 60 minutos, conforme parecer técnico;
– Uso de dispositivos médicos, como bomba de insulina, aparelho de glicose ou medicação contínua;
– Uso de cadeira de rodas, apoio para pernas ou braços; ]
– Acompanhamento por cuidador, se justificado;
– Uso de computador com leitor de tela ou teclado em braile;
– Autorização para se alimentar durante a prova.

AMAMENTAÇÃO DURANTE A PROVA

Candidatas com filhos de até seis meses de idade têm direito a Levar um acompanhante adulto responsável.

Candidatas lactantes com filhos de até 6 meses de idade têm o direito de levar um acompanhante adulto responsável pela criança até o local de prova. Além disso, podem solicitar compensação de tempo de até uma hora, proporcional ao tempo de amamentação.

Para isso, é necessário indicar a condição no formulário específico e anexar a certidão de nascimento da criança.

CALENDÁRIO DA FUVEST 2026

  • Pedidos de isenção, redução da taxa e recursos especiais: 12h de 12 de maio até 12h de 11 de julho de 2025
  • Inscrições: 18 de agosto a 7 de outubro de 2025 1ª fase: 23 de novembro de 2025 2ª fase: 14 e 15 de dezembro de 2025
  • Provas de habilidades específicas: 9 a 12 de dezembro de 2025
    Resultado da 1ª chamada: 23 de janeiro de 2026

 

Saiba como será julgamento do caso Diddy, que começa esta semana em Nova York

0

NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) – “Eu sou o mestre do ringue”, declarou, triunfante, Sean “Diddy” Combs, ao anunciar que seria o anfitrião do Billboard Music Awards de maio de 2022. E, para o caso de seus fãs não entenderem a referência, completou: “Ao estilo de P.T. Barnum”, o lendário produtor e político, mais conhecido por fundar um circo no século 19.

 

Mas o espetáculo itinerante que o empresário nova-iorquino do hip hop comandava se revelou um circo de horrores, com alegações de estupros, espancamentos, orgias e chantagem para impor silêncio a testemunhas.

Começa nesta semana o julgamento de um dos mais poderosos empresários musicais americanos das últimas três décadas. Sean “Diddy” Combs deixou sua marca na história do hip hop, com um faro para descobrir talentos ainda anônimos e usar “sampling” de clássicos alheios -afinal, como dizia P.T. Barnum, “nasce um otário a cada minuto.”

Combs é alvo de dezenas de ações civis de indivíduos, homens e mulheres, mas os crimes federais julgados em Manhattan incluem transporte para se engajar em prostituição, tráfico sexual e extorsão, este último implicando em sentenças médias de 20 anos. Se for condenado por todos os crimes, o rapper de 55 anos pode passar o resto da vida na prisão. Os promotores descreveram Combs como chefe de uma “organização criminosa multifacetada”, ao longo de 20 anos.

A longa trajetória de impunidade de Combs espelha a de outro réu, no momento em outro tribunal em Manhattan, o produtor de cinema Harvey Weinstein, que está sendo julgado pela segunda vez e é também alvo de inúmeras acusações de violência sexual.

Mas se Weinstein acumulou vítimas individuais ao longo de décadas, comprou seu silêncio e contou com a cumplicidade de um punhado de aliados, a escala de depravação de Combs floresceu num ecossistema especialmente nefasto e, não, ele não é produto de guetos raciais de cultura pop. As orgias sexuais regadas a drogas pesadas, que Combs batizou de “freak-offs”, poderiam acontecer nas altas horas, depois das “festas brancas” que ele oferecia em casa.

Nas festas brancas, convidados anônimos podiam esbarrar em Leonardo DiCaprio, Salman Rushdie ou Jay Z. Não há prova de qualquer celebridade do calibre de DiCaprio participou das orgias, assim como desafia a credulidade alegar que gente como Bruce Willis e Diana Ross ignorava sinais de abuso como a mulher nua colocada sobre uma mesa adornada por frutas e doces, enquanto os convidados se serviam.

Não se pode dizer ainda que a indústria musical americana teve o seu pleno momento #MeToo, apesar de músicos como R. Kelly estarem apodrecendo numa prisão. Um exemplo é o fato de que o espólio de Ahmet Ertegun, o venerado fundador da Atlantic Records, morto em 2006, aos 83 anos, é alvo de processos por décadas de assalto sexual. Ertegun foi um pioneiro ao contratar artistas como os Rolling Stones e Ray Charles e Dorothy Carvello, uma de suas alegadas vítimas, descreve a gravadora, hoje parte do Warner Music Group, como um vale-tudo para predadores sexuais protegidos, a exemplo de Sean Combs, por acordos de confidencialidade assinados por vítimas.

O caso de Combs é distinto pelo fato de que um dos primeiros capitalistas do hip hop expandiu seu império para linhas de roupas, restaurantes e bebidas e se tornou epítome da mobilidade social que compra respeito como receber do atual prefeito Eric Adams a chave da cidade de Nova York, em 2022.

Especialistas em lei criminal que acompanham o caso Combs não acreditam que ele mude de ideia e se declare culpado em troca de uma pena menos severa. Seu time de advogados é forte e deve usar uma artilharia variada de argumentos, inclusive o do preconceito racial. A equipe da acusação é formada por promotoras brancas e vale lembrar que a violenta história racial americana pós-abolição foi, no século 20, marcada pelo mito do predador sexual negro.

A seleção de jurados vai consumir toda esta semana e os argumentos, salvo imprevistos, devem começar no dia 12. O começo dos procedimentos nesta segunda (12), foi marcado pelo clima de circo habitual em julgamentos de celebridades. Longas filas na porta, formadas por detratores ou fãs que veem em Combs apenas uma vítima, mesmo depois da divulgação, há um ano, do vídeo de 2016, em que o rapper espanca e chuta sua então namorada, a cantora Cassie Ventura. Foi Ventura quem deu a partida para Combs enfrentar a Justiça, no final de 2023, quando ela moveu um processo bomba com acusações de estupro, espancamento e de ser forçada a fazer sexo com homens contratados em serviços de prostituição, atos que Combs gravava em vídeo. Em 24 horas, o rapper pagou à ex namorada uma indenização não revelada.

O julgamento de Combs deve durar pelo menos um mês. A lista de testemunhas ainda não foi revelada, mas é fácil prever que há celebridades do mundo do entretenimento, nas duas costas do país, perdendo o sono com o risco de sua associação passada com o réu virar manchete.

Rival do Palmeiras diz que time não tem nível para brigar no Super Mundial

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Sergio Busquets prevê um Super Mundial complicado para o Inter Miami. Segundo o meio-campista, o time não está no mesmo nível da competição, mas tentará avançar ao mata-mata.

 

É claro que não estamos no nível para competir no Mundial de Clubes, mas vamos tentar competir no grupo. Busquets, em entrevista à DAZN durante o GP de Miami

Pensar jogo a jogo, lutar e, com sorte, avançar para a próxima fase, embora seja difícil

O Inter Miami está no Grupo A do Super Mundial, ao lado de Palmeiras, Porto e Al Ahly. Apenas os dois primeiro de cada chave avançam para as oitavas de final.

O time vive um momento conturbado, com eliminação da semifinal da Concachampions. A equipe ainda ocupa a quarta colocação da Conferência Leste da MLS.

OS JOGOS DO GRUPO A DO SUPER MUNDIAL

1ª rodada
14/06 – 21h (de Brasília) – Al Ahly x Inter Miami
15/06 – 19h – Palmeiras x Porto

2ª rodada
19/06 – 13h – Palmeiras x Al Ahly
19/06 – 16h – Inter Miami x Porto

3ª rodada
23/06 – 22h – Inter Miami x Palmeiras
23/06 – 22h – Porto x Al Ahly

“Lula quer mulheres mais contentes e protegidas”, diz nova ministra

0

A nova ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que assumiu o cargo nesta segunda-feira (5), no lugar de Cida Gonçalves, afirmou que a pasta pretende ampliar a escuta dessa população no país e revelou a missão que recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao convidá-la para o posto.  

 

“Foi uma boa conversa com o presidente. Ele disse que quer ver as mulheres mais contentes, mais protegidas, que ele quer ver as mulheres em cada um dos 5.572 municípios desse país, que elas se sintam respeitadas, acolhidas, ouvidas, escutadas”, afirmou a assistente social, que volta a ocupar um cargo no primeiro escalão do governo petista. 

A declaração foi feita ao lado da agora ex-ministra Cida Gonçalves, na sede do ministério, em Brasília, antes delas se reunirem para trabalhar na transição de comando.Márcia Lopes lembrou que este será um ano importante, pois a pasta organizará a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, prevista para ocorrer entre 16 e 19 de setembro.

“Queremos conferências em todos os municípios brasileiros, nos estados, e a grande conferência nacional. Esse é o momento da gente se olhar cara a cara e dizer: o que você está precisando, mulher? O que vocês, mulheres, querem desse país? Vivemos em um mundo de grande complexidades, do ponto de vista emocional, psicológico, das inseguranças todas”, observou.
Ainda segundo Márcia Lopes, o Ministério das Mulheres não executa diretamente as políticas setoriais, que dependem da ação de diversas outras pastas, como Saúde, Educação, Trabalho e Emprego, entre outras, e prometeu amplo diálogo interministerial e também com os demais entes federativos, como estados e municípios.

De saída da pasta, Cida Gonçalves negou que qualquer problema interno tenha impactado sua demissão, e falou em necessidade de novos rumos.

“Na verdade, precisamos de um momento em que é preciso renovar algumas coisas, isso é importante. Eu tenho mais o perfil gestora, quero voltar para o campo de onde eu venho. É uma construção minha e do presidente, com muita tranquilidade. Vou voltar para o lugar de onde eu vim, que é o movimento de mulheres. É uma troca em que precisamos de energia nova, espaços novos e eu também preciso voltar para o espaço de onde eu vim”, afirmou.Esta é a 12ª mudança ministerial do governo Lula desde o início do terceiro mandato. Na última sexta-feira (2), o presidente já havia trocado o comando do Ministério da Previdência, em meio a investigação de fraude no pagamento de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Leia Também: Lula demite Cida Gonçalves e nomeia Márcia Lopes para Ministério das Mulheres

 

Governo israelense autoriza operação para conquistar Gaza e deslocar civis

0

BELO HORIZONTE, MG (UOL/FOLHAPRESS) – O gabinete de segurança do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, aprovou ontem uma nova ofensiva ampliada contra o grupo militante palestino Hamas, que inclui a “conquista” da Faixa de Gaza e a “movimentação” da população local para o sul.

 

Israel diz que objetivo é “derrotar o movimento islâmico”. Além disso, o país quer garantir o “retorno dos reféns” israelenses após mais de 19 meses de guerra e evitar que o Hamas assuma o controle do abastecimento no enclave, submetido a bloqueio desde 2 de março.

Membros do gabinete disseram que há “comida suficiente em Gaza”. O país poderá voltar a distribuir ajuda humanitária na Faixa de Gaza “se necessário”.

Autoridades informaram que o plano é gradual e levará meses. Esse cronograma poderia deixar a porta aberta para um cessar-fogo e negociações de libertação de reféns antes da visita do presidente dos EUA, Donald Trump, à região na próxima semana, segundo o ministro do gabinete de segurança, Zeev Elkin.

Israel iniciará operação se não houver acordo sobre reféns durante visita de Trump. “Se não houver acordo com reféns, a operação ‘Gideon Chariots’ começará com grande intensidade e não parará até que todos os seus objetivos sejam alcançados”, afirmou uma autoridade sênior de defesa israelense à Reuters.

Proposta inclui “conquista da Faixa de Gaza e a manutenção dos territórios”, segundo uma fonte ouvida pela AFP. Ela também afirmou que o plano prevê desferir “golpes poderosos ao Hamas”, sem especificar sua natureza.

Porta-voz do governo israelense disse que soldados da reserva estavam sendo convocados para expandir operações em Gaza, não tomá-la. Alguns deles foram ouvidos pela RFI e disseram estar prontos para a batalha, como o jovem Amira Souliem. “Temos que nos defender. Nossos vizinhos não são pessoas pacíficas”, afirmou.

Plano também prevê deslocamento da população civil de Gaza para o sul. Durante reunião do gabinete de segurança, Netanyahu disse que “continuará a promover o plano de Trump para permitir a saída voluntária dos habitantes de Gaza”. Em fevereiro, o presidente dos EUA sugeriu tomar conta do território e transformar a Faixa de Gaza na “Riviera do Oriente Médio”.

Israel retomou ofensiva em março, após colapso de um cessar-fogo apoiado pelos EUA, que havia interrompido os combates por dois meses. Desde então, o governo israelense impôs um bloqueio à entrada de ajuda no enclave. Isso gerou alertas das Nações Unidas e de organizações internacionais de que a população de 2,3 milhões de pessoas enfrenta fome iminente.

Mais Médicos abre 3,1 mil novas vagas; inscrições abrem nesta segunda (5)

0

O Governo Federal lançou um novo edital do Mais Médicos para ampliar o acesso à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). São 3.174 vagas disponíveis para inscrição a partir desta segunda-feira, 5 de maio, nas 27 Unidades Federativas. Desse total, 3.066 vagas serão distribuídas em 1.620 municípios e 108 são destinadas a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). A intenção é fortalecer a assistência nas regiões remotas e de maior vulnerabilidade social.Os médicos interessados podem se inscrever até o dia 8 de maio.

 

“Existe uma importante conexão entre o Mais Médicos e o esforço contínuo em acelerar o atendimento especializado no SUS, uma das principais preocupações da nossa gestão. A atuação integrada desses profissionais vai facilitar o acesso à média e alta complexidade para todos os cidadãos” – Alexandre Padilha, ministro da Saúde
 

DISTRIBUIÇÃO – A oferta das vagas considera o cenário atual de distribuição de profissionais no país, segundo a Demografia Médica 2025. Lançada na última quarta-feira (30/04), o estudo aponta a proporção de médicos por habitante nas diferentes regiões. A prioridade do Mais Médicos é atender as de maior vulnerabilidade social e com menor número de profissionais. As vagas contemplam, em sua maioria, regiões vulneráveis de municípios de pequeno porte (75,1%), médio porte (11,1%) e grande porte (13,8%).

SAÚDE DA FAMÍLIA – Os profissionais do programa integram as equipes de Saúde da Família, que oferecem atendimento e acompanhamento mais próximos da população. Quando necessário, encaminham os pacientes a consultas com especialistas. As informações são registradas no Prontuário Eletrônico (e-SUS APS), o que permite a integração dos dados do paciente entre a atenção primária e a especializada, incluindo consultas e exames.

CONEXÃO – “Existe uma importante conexão entre o Mais Médicos, o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, e o esforço contínuo em acelerar o atendimento especializado no SUS, uma das principais preocupações da nossa gestão. A atuação integrada desses profissionais vai facilitar o acesso à média e alta complexidade para todos os cidadãos”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

MELHOR CUIDADO – “Mais uma vez, o Mais Médicos cumpre o papel de levar profissionais às áreas mais remotas e de maior vulnerabilidade, ao mesmo tempo em que possibilita ofertas de formação para os médicos, que vão desde a especialização em Medicina de Família e Comunidade até o mestrado e doutorado em Saúde da Família. Isso significa melhor cuidado para a população e profissionais qualificados para a atenção primária”, disse o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço.

TRÊS PERFIS – As oportunidades estão distribuídas entre três perfis: médicos formados no Brasil com registro no CRM, médicos brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros habilitados. Para esses dois últimos perfis, é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), um treinamento específico para atuação em situações de urgência, emergência e enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de trabalho.

O QUE É – O Mais Médicos garante assistência a mais de 63 milhões de brasileiros em todo o país. Com a meta de alcançar 28 mil profissionais, o programa atualmente conta com cerca de 24,9 mil médicos atuando em 4,2 mil municípios — o que representa 77% do território nacional. Dentre essas localidades, 1,7 mil apresentam altos índices de vulnerabilidade social. Em dezembro de 2024, o programa alcançou um marco histórico ao registrar o maior número de médicos em atividade nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), com 601 profissionais atuando nessas regiões.

CADASTRO RESERVA – Em março, o Ministério da Saúde lançou um novo chamamento público para adesão e renovação de vagas, com uma importante novidade: a possibilidade de cadastro reserva. Ao todo, 2.450 municípios e oito Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que já haviam preenchido vagas por meio de editais anteriores puderam ingressar no cadastro reserva. Esse mecanismo oferece flexibilidade e agilidade na reposição de profissionais, permitindo que municípios e DSEIs atendam rapidamente à demanda por médicos assim que a necessidade for identificada.

 

Ancelotti chega a acordo verbal para deixar o Real Madrid, diz site

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O treinador italiano Carlo Ancelotti, alvo da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), chegou a um acordo verbal para deixar o comando do Real Madrid, segundo informações publicadas nesta segunda-feira (5) pelo site The Athletic.

 

De acordo com a publicação, o anúncio oficial da saída pode acontecer após o clássico contra o Barcelona, líder do Campeonato Espanhol, no próximo domingo (11).

Ainda segundo o site, as partes teriam chegado a um acordo financeiro pelo fim antecipado do contrato – o compromisso entre Ancelotti e Real Madrid vai até junho de 2026.

Desde a demissão de Dorival Júnior, no fim de março, o nome de Ancelotti surgiu como o favorito do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, para comandar a seleção brasileira na reta final das Eliminatórias Sul-Americanas e na Copa de 2026.

Ednaldo já havia tentado a contratação no início de sua gestão, em 2023, mas não conseguiu chegar a um acordo na ocasião após ser afastado do cargo por decisão da Justiça e ver Ancelotti renovar seu contrato com o Real Madrid.

Com o cargo novamente vago após a goleada diante da Argentina, as partes teriam se aproximado de um acordo ao longo de abril. O próprio The Athletic indicou no fim do mês passado que a saída do Real Madrid e o acordo com a CBF já estavam certos.

Quando o anúncio já parecia apenas uma mera formalidade, no entanto, as conversas esfriaram após um recuo sinalizado pelo treinador.

Dificuldades para acertar a rescisão de contrato com a diretoria do Real Madrid e o interesse de clubes sauditas foram apontados pela imprensa europeia entre os motivos para a indecisão por parte de Ancelotti.

O português Jorge Jesus, que corre por fora entre os cotados para a vaga na seleção brasileira, foi demitido do Al Hilal na última sexta-feira (2). O próprio Al Hilal foi apontado como um dos interessados no trabalho de Ancelotti e estaria disposto a fazer uma oferta acima da apresentada pela CBF.

O também luso Abel Ferreira, multicampeão com o Palmeiras, também teve o nome ligado à seleção brasileira nos últimos dias em meio à indefinição do acordo com o italiano, mas o clube negou qualquer conversa com a CBF nesse sentido.

A CBF busca um nome para assumir a equipe verde amarelo já na próxima rodada das Eliminatórias para a Copa. O Brasil enfrenta o Equador no dia 5 de junho, fora de casa, e pega na sequência o Paraguai, no dia 10, na Neo Química Arena, em São Paulo.

A seleção pentacampeã é a quarta colocada nas Eliminatórias, com 21 pontos, faltando quatro rodadas para o fim do torneio. Os seis primeiros garantem vaga direta na Copa. O sétimo disputa repescagem.

Diretor da CBF, Rodrigo Caetano afirmou nesta segunda-feira que um novo nome deve ser anunciado em até uma semana.

“Até por questões de negociação e sigilo, fica praticamente impossível ficar falando de probabilidade. A gente sabe que é um tema racional, de extrema responsabilidade, mas temos a intenção de ter essa definição no prazo máximo da semana que vem”, afirmou Rodrigo Caetano em entrevista ao Sportv.

Jovem é morto a tiros na entrada de condomínio

0
IML de Macaé/Foto: Reprodução

Gabriel Carvalho Gonçalves, de 21 anos, foi assassinado a tiros na madrugada desta segunda-feira (5), enquanto tentava acessar o condomínio onde morava, no bairro São José do Barreto, em Macaé.

De acordo com testemunhas, o autor dos disparos seria um homem branco, alto, com cavanhaque, que fugiu do local em uma motocicleta preta e ainda não foi localizado. A Polícia Militar foi acionada, mas ao chegar ao local, constatou que a vítima já estava sem vida.

Após a perícia, o corpo de Gabriel foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Macaé. A motivação do crime ainda é desconhecida, e o caso foi registrado na 123ª Delegacia de Polícia.

A Polícia também confirmou que outro homem foi baleado na mesma ocasião, mas até o momento não foram divulgados detalhes sobre o seu estado de saúde ou envolvimento com a ocorrência.