Home Blog

Lula terá telefonema com Putin após cancelar ida à cúpula do Brics na Rússia

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma conversa por telefone na manhã desta terça-feira (22) com o homólogo russo, Vladimir Putin.

 

A conversa, que entrou oficialmente na agenda do presidente, vai acontecer após Lula ter cancelado em cima da hora a sua viagem a Kazan, na Rússia, por ter sofrido um acidente doméstico, caindo no banheiro e batendo a cabeça. Sua equipe médica recomendou evitar voos longos.

Lula embarcaria para Kazan na noite de domingo (20) para participar da cúpula de chefes de Estado do Brics, bloco que reunia originalmente Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul e que recentemente foi expandido.

Na noite anterior, porém, o presidente caiu no banheiro, bateu a cabeça e precisou levar pontos. Lula sofreu uma pequena hemorragia e por isso teve sua viagem desaconselhada. A Presidência da República informou na ocasião que ele participaria da cúpula por videoconferência.

Nesta segunda-feira (21), Lula chamou o seu acidente doméstico de grave, mas disse que ele não afetou a parte mais delicada da cabeça. Ele afirmou ainda que a equipe médica precisa de três a quatro dias para saber o “estrago que fez a batida”.

Além da participação na cúpula, essa seria a primeira oportunidade em que Lula se reuniria com Vladimir Putin desde o início do seu terceiro mandato, em janeiro de 2023.

O telefonema acontecerá por volta de 9h30, segundo a agenda do presidente. De acordo com um interlocutor no Palácio do Planalto, Lula vai usar a conversa para justificar a sua ausência na cúpula do Brics e também reafirmar o seu compromisso com o bloco e com a busca pela paz no Leste Europeu.

Brasil e China elaboraram uma proposta de paz para encerrar o conflito entre Rússia e Ucrânia que consiste em seis pontos, entre os quais a realização de uma conferência internacional “que seja reconhecida tanto pela Rússia quanto pela Ucrânia, com participação igualitária de todas as partes relevantes”.

A proposta também engloba a rejeição ao uso de armas de destruição em massa e aos ataques contra usinas nucleares -e rechaça a “divisão do mundo em grupos políticos ou econômicos isolados”.

Os termos do documento, no entanto, foram rejeitados pelo presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski -que chamou a proposta de destrutiva- e por aliados de Kiev no Ocidente. Em linhas gerais, estes consideram que a abordagem sino-brasileira premia a Rússia e autorizaria o governo de Vladimir Putin a anexar territórios ocupados.

STF tem princípio de incêndio; servidores são retirados do prédio 

0

O prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) foi evacuado no início da noite desta segunda-feira (21) após um princípio de incêndio. Não há feridos. 

 

O incidente ocorreu no anexo 2 da Corte, onde estão localizados os gabinetes dos ministros e os plenários das turmas do tribunal. 

De acordo com informações dos servidores que estavam no local e conseguiram deixar o prédio, o princípio de incêndio começou no sistema de ar-condicionado. 

Equipes de brigadistas particulares entraram em ação após o alarme de incêndio tocar e evitaram a propagação das chamas. Em seguida, o Corpo de Bombeiros chegou e auxiliou no trabalho. 

 

João Gomes e Ary Mirelle se casam no Recife com presença de famosos

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – João Gomes e Ary Mirelle estão, enfim, casados! A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (21) na capela do Instituto Ricardo Brennand, conhecido como Castelo Brennand, na zona oeste do Recife.

 

O evento contou com a presença de convidados famosos, como os cantores Zé Vaqueiro, Xand Avião, Tarcisio de Lima (Acordeon), Iguinho e Lulinha, Jeovanny Gabriel e Vitor Fernandes e as influenciadoras Gkay e Mirella Santos, uma das Gêmeas Lacração.

João Gomes e Ary são pais de Jorge, que nasceu em janeiro deste ano. O casal assumiu o relacionamento no começo de 2023. Após quatro meses, eles chegaram a terminar, mas reataram rapidamente -um mês antes de anunciarem a gravidez da influenciadora.

Chefe da McLaren reclama de punição a Norris por ultrapassagem em Verstappen: ‘Inapropriada’

0

A McLaren está indignada com a penalidade de cinco segundos aplicada a Lando Norris após ultrapassagem sobre Max Verstappen na volta 52 do Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1, neste domingo. Segundo o chefe da escuderia, Andrea Stella, a punição que custou o terceiro lugar foi “inapropriada”. A alegação dos comissários é que o inglesa ganhou vantagem fora da pista.

 

Na curva 12, Verstappen estava na linha interna enquanto o britânico tentava passar por fora – ambos desviaram para fora da linha branca e quando voltaram à pista, Norris já havia lutado para abrir caminho na frente. A penalidade custou o terceiro lugar, que ficou com Verstappen, agora 57 pontos à frente na disputa pelo título.

“Minha opinião é que a maneira como os comissários interferiram em uma bela disputa de automobilismo foi inapropriada porque ambos os carros saíram da pista, então ambos os carros ganharam vantagem”, disse Stella à Sky Sports.

“É uma pena porque nos custou um pódio, nos custou uma corrida em que ficamos pacientes depois de sermos empurrados para fora na primeira volta, na primeira curva. Nós aceitamos. Tendo dito muito claramente nossa posição, esse tipo de decisão dos comissários não pode ser apelada”, lamentou.

As declarações de Stella não foram após o calor do resultado e sim depois de análise de vídeo da manobra. “Nós checamos o vídeo várias vezes. Ele está indo direto, (Verstappen) está saindo da pista tanto quanto Lando está fazendo, não dando chance para Lando completar a manobra”, disse Stella. “Se eu fosse jornalista, eu teria feito um pouco de estatística: quantas vezes Max usou esse jeito para se defender?”, questionou o dirigente.

E a bronca não parou por aí. “Ambos os carros saem da pista, então acho que ambos os carros estão ganhando vantagem, se é que há uma vantagem ganha. Para nós, essa manobra foi pelo menos neutra, mas quando vi que havia uma investigação, tive quase certeza de que foi porque Max empurrou Lando para fora da pista. Na verdade, dissemos imediatamente a Oscar para fechar cinco segundos em Max porque podia haver uma posição em jogo”, continuou, crendo que o piloto da Red Bull seria o punido.

“A interpretação dessa situação entre a McLaren e os comissários é totalmente oposta. Estou surpreso que os comissários nem sentiram a necessidade de discutir com os pilotos após a corrida”, reclamou Stella. “É uma situação incerta. Tem de obter a opinião dos pilotos, obter tempo para avaliar a situação com o nível de detalhes que é necessário quando a situação não é tão clara. Onde está a urgência de interferir no resultado de uma corrida, com um campeonato em jogo, só porque você tem que tomar a decisão em 60 segundos?”

O dirigente espera que tais penalidades sejam revistas no regulamento pelo bem, da Fórmula 1. “É um ponto de interrogação que eu acho que os administradores devem encarar construtivamente, positivamente. É realmente necessário tomar uma decisão tão rapidamente e, na nossa opinião, tão erradamente?”, questionou. “Não quero parecer que estou criticando as pessoas, estou apenas criticando a abordagem. Ser um administrador é um trabalho muito difícil, então, se você estiver incerto, dê a si mesmo tempo, dê a si mesmo o caminho para ser o mais preciso possível.”

Roteirista de ‘Grey’s Anatomy’ raspava a cabeça para fingir que tinha câncer; entenda

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A nova série documental da Peacock “Anatomy of Lies” (“Anatomia de Mentiras”), que estreou na última semana nos Estados Unidos, conta a história de mentiras da roteirista de “Grey’s Anatomy” Elisabeth Finch, que por algum tempo fingiu ter câncer para ganhar o emprego.

 

Nos bastidores do projeto, a profissional ia ao banheiro recorrentemente para supostamente vomitar. Ela também raspava os cabelos com frequência para tentar passar a ideia de que estava num tratamento quimioterápico.

A roteirista até criou uma dieta específica com bolachas e refrigerante de gengibre. A farsa foi admitida por ela em 2022, e na ocasião chegou a pedir desculpas, algo que reforçou agora, após o lançamento da série, como reporta a Variety.

“Não dei a ninguém nenhuma razão para acreditar em uma palavra que eu digo. Menti sobre tantas coisas, algumas que devastaram tantas pessoas na vida real. ‘Sinto muito’ parecem as menores palavras comparadas ao que fiz, mas são as mais verdadeiras”, disse ela, que afirma receber tratamento para a saúde mental.

Finch era uma aspirante a escritora com experiência em programas como “True Blood” e “The Vampire Diaries” que queria desesperadamente um emprego em “Grey’s Anatomy”, sua série favorita. E após publicar relatos falsos de uma suposta batalha contra um câncer raro nos ossos que a escritora Shonda Rhimes a procurou.

Contratada em 2014, a roteirista virou coprodutora executiva e escreveu detalhadamente os arcos dramáticos da personagem Catherine Avery (Debbie Allen), diagnosticada na história com o mesmo tipo de doença, mas conseguiu sobreviver.

Gizelly se confunde e mistura ‘O Pequeno Príncipe’ com Maquiavel em briga durante ‘A Fazenda 16’

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Durante uma briga com Sacha Bali em ‘A Fazenda 16’, Gizelly Bicalho confundiu “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry com “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel. Mais de 400 anos separam as duas obras.

 

“Rapaz, cria vergonha na sua cara”, bronqueou Gizelly. “Tudo o que você fez aqui, você vai ser responsável. Cada um é responsável por aquilo que cativa. Maquiavel, ‘O Pequeno Príncipe'”, citou, apontando o dedo na cara de Sacha.

Sem se dar conta do erro, Sacha respondeu ironizando a colega pelo “namedropping”: “Parabéns, leu bastante coisa, grande citação, você é muito culta”.

A obra de teoria política “O Príncipe”, do italiano Nicolau Maquiavel, foi publicada em 1532. “O Pequeno Príncipe”, de literatura infantil, foi escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry em 1943. A frase que Gizelly citou, “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”, é do segundo livro. Vale lembrar que a ex-BBB é advogada e especializada em direito penal.

BARRACO! Gizelly: “Cria vergonha na sua cara. Ninguém vai acabar com sua carreira não. ‘Cada um é responsável pelo aquilo que cativas – O Pequeno Príncipe”

Sacha: “Parabéns, aprendeu bastante coisa. Grande citação.” #AFazenda pic.twitter.com/1puP3iCkru

— Central Reality (@centralreality) October 21, 2024

Argelina alvo de polêmica nas Olimpíadas anuncia ida para boxe profissional

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A boxeadora argelina Imane Khelif, alvo de polêmica nas Olimpíadas de Paris-2024, anunciou que em breve irá para o boxe profissional.

 

O anúncio foi feito por ela no último domingo (20). Khelif, no entanto, não revelou por onde vai se profissionalizar na modalidade.

“Em breve entrarei no mundo do boxe profissional, tenho muitas ofertas. Atualmente, não decidi por onde entrarei no boxe profissional. Mas muito em breve darei este passo. Nós, como argelinos, gostaríamos de ver o nosso nível no campo do profissionalismo”, revelou Imane Khelif, em entrevista coletiva.

Khelif também anunciou que sua vida vai virar documentário. Ela superou a polêmica criada sobre supostamente ser uma atleta trans e conquistou o ouro no boxe durante as Olimpíadas de Paris-2024.

“Quero partilhar com vocês a minha história de sucesso com a família dos meios de comunicação social e com as jovens que acompanham minha vida. Está sendo preparado um documentário sobre minha história de sucesso e que será exibido em plataformas internacionais.”

ENTENDA A POLÊMICA

A polêmica sobre o gênero de Imane Khelif começou em 2023. Ela participaria do Mundial de Boxe, organizado pela Associação Internacional de Boxe (IBA, sigla em inglês), mas foi desclassificada após não passar em um “teste de gênero” feito pela organização.

Outra lutadora lidou com a polêmica quanto ao teste de gênero feito pela IBA.

A boxeadora taiwanesa Lin Yu-ting, que participa das Olimpíadas, também foi reprovada. A IBA não explicou em seu site o método do teste, que disse ser “confidencial”, mas afirmou que elas “têm vantagens comparadas com as outras competidoras”.

Imane Khelif conseguiu vaga nas Olimpíadas de Paris-2024. A polêmica sobre ela ganhou força após sua primeira luta na competição, quando ela venceu Angela Carini. A atleta italiana desistiu da luta após 46 segundos, depois de levar golpes na altura do nariz.

O porta-voz do COI explicou por que um teste de testosterona não é adequado.

“O teste de testosterona não é um teste perfeito. Muitas mulheres podem ter níveis de testosterona iguais ou semelhantes aos dos homens, embora ainda sejam mulheres”, disse Mark Adams, porta-voz do COI, sobre o caso.

O COI diz que a IBA, que organizou o Campeonato Mundial, não é mais um órgão reconhecido como competente pelo comitê desde 2023. Um documento oficial cita que a organização de boxe apresentou falhas recorrentes relacionadas à integridade e transparência da associação, que foi acusada de manipulação de resultados e corrupção.

Até hoje não houve qualquer confirmação de que Imane Khelif não seja uma mulher cisgênero. A imprensa internacional chegou a levantar possibilidade -sem comprovação- de que a boxeadora argelina seja uma pessoa intersexo (que nasce com características sexuais não binárias).

Khelif se defendeu da polêmica durante as Olimpíadas e afirmou ser uma mulher cisgênero. Ela, inclusive, acionou a Justiça após os ataques sofridos durante a competição em Paris.

CBF parabeniza Neymar pela volta aos gramados: ‘Representação da magia do futebol brasileiro’

0

A CBF exaltou o retorno do atacante Neymar aos campos nesta segunda-feira após o atacante atuar por 29 minutos na partida em que o Al-Hilal venceu o Al-Ain por 5 a 4, em duelo válido pela Liga dos Campeões da Ásia. No comunicado, a entidade que comanda o futebol nacional disse que o atacante revelado pelo Santos “é a representação da magia do futebol brasileiro”.

 

“Depois de 369 dias, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem a alegria de rever Neymar de volta aos gramados. Em seu retorno pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, nesta segunda-feira, o craque quase balançou as redes, mesmo com poucos minutos em campo.”

O texto diz ainda que o jogador cativa fãs de todo o mundo e comentou o legado que ele deixou nos clubes que passou. Segundo a CBF, “torcedores de todo o planeta vestem orgulhosamente camisas da seleção brasileira, Santos, PSG, Barcelona e Al-Hilal com número 10 e o nome de Neymar às costas.”

Neymar sofreu uma séria lesão no joelho esquerdo durante o duelo com o Uruguai, pelas Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026 em outubro do ano passado. Ele se chocou com o meia De La Cruz e deixou o campo de maca.

Após ser submetido a exames, foi constatada a ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo. O atleta passou por cirurgia e desde então vem cumprindo um processo de recuperação.

Sem o atacante, a seleção brasileira vem fazendo uma campanha irregular nas Eliminatórias Sul-Americanas. A equipe comandada por Dorival Júnior ocupa o quarto lugar na classificação com 16 pontos. Líder isolada, a rival Argentina lidera a competição (22).

Leia Também: Neymar reestreia no Al-Hilal após um ano fora e entra na mira para convocação da seleção

McDonald’s autorizou visita de Trump, mas diz não apoiar nenhum candidato

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O McDonald’s enviou um comunicado aos funcionários para esclarecer que concordou com a visita de Donald Trump, candidato republicano dos EUA, a uma unidade na Pensilvânia, mas não declara apoio a nenhum postulante à Presidência. A nota foi obtida pela agência Associated Press e divulgada nesta segunda-feira (21).

 

O proprietário da unidade, Derek Giacomantonio, entrou em contato com a empresa após Trump demonstrar interesse no evento. O McDonald’s concordou.

“Ao saber do pedido do ex-presidente, nós o tratamos através das lentes de um dos nossos valores essenciais: abrimos nossas portas para todos”, argumentou a companhia. “O McDonald’s não endossa candidatos para cargos eletivos e isso continua sendo verdade nesta corrida para o próximo presidente. Não somos vermelhos ou azuis – somos dourados”, acrescentou.

A empresa ainda disse que franqueados também convidaram Kamala Harris, candidata democrata e o companheiro de chapa dela, o governador Tim Walz. A equipe da vice-presidente dos EUA não divulgou posicionamento sobre os supostos convites.

No comunicado, o McDonald’s ainda afirma que tem sido “assunto constante nas conversas” eleitorais, apesar de não buscar essa atenção. Harris já comentou que trabalhou na empresa durante a faculdade.

“Embora nós e nossos franqueados não tenhamos registros de todos os cargos desde o início dos anos 80, o que torna ‘1 em 8’ [proporção de americanos que já teriam trabalhado na empresa] tão poderoso é a experiência compartilhada que muitos americanos tiveram”, diz trecho de comunicado do McDonald’s.

BRASILEIRA ENCONTRA TRUMP

Uma brasileira encontrou o candidato Donald Trump na unidade do McDonald’s na Pensilvânia. Ela pediu para o republicano não deixar os EUA se tornarem o Brasil.

O pedido foi feito enquanto o ex-presidente servia clientes em uma unidade na Pensilvânia, um dos estados-pêndulo que podem decidir a disputa presidencial. Ele visitou a loja em Feasterville, cidade de 6 mil habitantes no sudeste do estado, onde vestiu um avental de atendente, fritou batatas e serviu clientes pela janela do drive-thru.

Uma das clientes era uma mulher brasileira, que se surpreendeu com a presença dele. “Senhor, presidente, por favor, não deixe os EUA se tornarem o Brasil. Meu país natal é o Brasil”, disse ela.

O candidato disse que “vamos fazer melhor do que nunca”. Os dois se cumprimentaram, e a mulher ficou agradecida pelo encontro. A iniciativa de Trump foi parte do esforço para ganhar votos no estado, um dos locais decisivos para a eleição no dia 5 de novembro.

Tribunal condena fábrica de Gramado a pagar RS 90 mil após sócio agredir funcionário idoso

0

Os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, em Porto Alegre, condenaram uma fábrica de móveis da região de Gramado a pagar indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 90 mil em razão de violência física e verbal praticada por um dos sócios contra um funcionário idoso, golpeado com uma paulada na cabeça. O Tribunal verificou que a empresa não emitiu a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) após a agressão e, segundo o processo, mantém em seus quadros colaboradores sem registro formal.

 

O idoso receberá R$ 25 mil, além do registro do vínculo de emprego e do pagamento de verbas trabalhistas.

O Tribunal determinou que o dinheiro da indenização a ser pago pela empresa vai para entidades ou projetos sociais, conforme indicação do Ministério Público do Trabalho. Outras penalidades foram impostas ‘para o caso de novas agressões e de manutenção das irregularidades trabalhistas’.

Por unanimidade, os desembargadores mantiveram a sentença da juíza Fabiane Martins, da 1ª Vara do Trabalho de Gramado. A ação civil pública ajuizada pela Procuradoria do Trabalho foi baseada em sentença anteriormente confirmada pela 3ª Turma do TRT-4.

Segundo a Secretaria de Comunicação do Tribunal, naquela ação individual, foi reconhecida a indenização por danos morais devida ao idoso – no valor de R$ 25 mil, além do registro do vínculo de emprego e do pagamento de verbas trabalhistas.

Com base no inquérito civil, imagens, exame de corpo de delito e no depoimento de testemunha, foi comprovado que o sócio agressor atingiu o idoso com uma paulada na cabeça, causando-lhe ferimentos.

Segundo o depoimento de um dos sócios, “o agressor era reiteradamente violento com os empregados’.

Em primeira instância, foi concedida tutela inibitória para evitar a repetição das agressões. A empresa e seus sócios alegaram nos autos que o caso ‘ocorreu de forma isolada’, que ‘o sócio agressor estava deixando a sociedade’ e que o episódio não representa ‘violação a interesses transindividuais’.

“A gravidade da lesão e o histórico de agressões perpetradas pelo agressor são evidenciados robustamente pelas provas, segundo constata a sentença que julga a reclamação trabalhista”, concluiu a juíza Fabiane.

Ela ressaltou que não havia provas de regularização do vínculo de emprego com o funcionário vítima da lesão ou apresentação de dados que demonstrem a manutenção de trabalhadores com vínculos devidamente formalizados.

“O conjunto probatório demonstra que os réus não observaram as disposições constitucionais, trabalhistas e previdenciárias relativas às normas de segurança, saúde, meio ambiente laboral e proteção do trabalhador”, completou a juíza.

O Ministério Público do Trabalho recorreu ao TRT-4 para aumentar o valor da multa. A empresa e os sócios também recorreram para afastar a condenação.

A sentença, no entanto, foi mantida.

Para a relatora do acórdão, desembargadora Carmen Centena Gonzalez, a sentença e o inquérito civil administrativo ‘não deixam dúvidas da conduta lesiva, que extrapola os direitos individuais do empregado vítima das agressões físicas e verbais, sendo devida a indenização por dano coletivo’.

“A situação revela que a conduta não se restringe a prejuízo de um trabalhador isoladamente, mas também a lesões na órbita subjetiva da coletividade de trabalhadores que também poderiam ser alvo das agressões. O alcance do ilícito atinge e abala a coletividade, em seus valores fundamentais”, concluiu a relatora.

Também participaram do julgamento os desembargadores Maria Silvana Rotta Tedesco e Manuel Cid Jardon. As partes não apresentaram recurso.

 

Astro de K-drama, Allan Jeon, estreia na TV após sucesso no TikTok

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Allan Jeon, 22, astro do K-drama ‘Volta por Cima’, está dando um novo passo em sua carreira.

 

O ator, que interpreta Jin no K-drama, fará sua estreia na TV. A trama de Claudia Souto com direção de André Câmara, inovou ao criar uma ficção dentro da ficção ao mostrar Tati (Bia Santana) assistindo a “Pétalas de amor”, seu folhetim coreano preferido.

Em conversa com o jornal O Globo, Allan falou sobre a oportunidade. “Para mim, está sendo um sonho. Estou muito feliz que me deram a oportunidade de mostrar um pouco mais da minha cultura na TV aberta. Nasci aqui no Brasil, mas meus pais são da Coreia do Sul. Consumo K-drama desde pequeno. A primeira língua que aprendi foi coreano, então as músicas que eu escutava, os programas de televisão eram todos nesse idioma”.

Na trama, o astro sul-coreano vai se estabelecer no Rio de Janeiro, na Vila Cambucá, bairro em que Tati mora. Assim como nos K-dramas, a garota o vê pela primeira vez (na semana passada) dentro de um ônibus. Depois, ele dá uma de herói e impede que outro ônibus da Viação Formosa seja assaltado, ao lutar com o assaltante. “Jin tem uns problemas lá na Coreia do Sul e precisa vir para o Brasil. Ele está procurando emprego, e Tati dá de cara com o ídolo. A história se desenvolve a partir desse encontro. Em paralelo, a trama de ‘Pétalas do amor’ continua acontecendo”.

Com mais de nove milhões de seguidores no TikTok, Allan já gravou filme e série. “Nunca pensei que estaria numa novela, mas a galera que me acompanha está apoiando. Sempre comentam”.

Allan ainda não se mudou de vez para o Rio de Janeiro. “Estou aqui pela novela, mas ainda moro em São Paulo. Fico num bate-volta maluco”.

Após o fim da novela, o ator e influenciador já tem um plano futuro. “Acredita que nunca fui à Coreia? É caro! Meus pais já voltaram, mas eu não fui. Se tudo der certo, vou lá ano que vem depois que acabar a novela”.

Allan contou que é apaixonado por futebol, música e dança. “Gosto muito de k-pop também. Nas minhas redes sociais, eu compartilho muita coisa sobre isso, além das danças. Nunca pensei em cantar, mas admiro muito. Com a voz não tenho essa afinidade”.

No Instagram, ele mostrou o dia em que foi fazer o teste na Globo. No avião, ele encontrou Myung, um amigo que também iria tentar o papel de Jin. Um torceu para o outro, porém, foi Allan quem conquistou o papel.

Acordo de Mariana prevê R$ 40 bilhões para atingidos e recursos para saneamento e saúde

0

BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) – O acordo de repactuação da tragédia de Mariana (MG), cuja fase atual começou no início de 2023, deve ser assinado na próxima sexta-feira (25) com recursos que totalizam cerca de R$ 167 bilhões.

 

Participaram das negociações mediadas pelo TRF-6 (Tribunal Regional Federal da 6ª Região) membros dos governos federal, do Espírito Santo, de Minas Gerais, integrantes do Ministério Público e outras autoridades, além de representantes das mineradoras.

O próximo dia 5 de novembro marca os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, que matou 19 pessoas e despejou 43,8 milhões de metros cúbicos de rejeitos no meio ambiente. O volume percorreu a bacia do rio Doce até chegar ao mar, no Espírito Santo. A barragem pertencia à Samarco -joint-venture formada pelas mineradores BHP e Vale.

Alguns termos do acordo, que foi negociado sob segredo de Justiça, foram adiantados por ministros do governo Lula (PT) nos últimos dias.

Jorge Messias, da AGU (Advocacia-Geral da União), afirmou que as negociações priorizaram as pessoas atingidas, o meio ambiente e um programa para a retomada econômica na região da Bacia do Rio Doce, que engloba 49 municípios -38 de Minas e 11 do Espírito Santo.

“Cerca de 40% [dos R$ 100 bilhões a serem pagos pelas mineradoras] é destinado às pessoas, 25% ao meio ambiente. É muito significativo o que está sendo construído à frente daquilo que nós recebemos em janeiro de 2023”, disse Messias.

Ele e o ministro da secretaria-geral da Presidência, Márcio Macêdo, se reuniram na última sexta (18) em Belo Horizonte com parte dos atingidos para apresentar os termos da proposta. Os valores, que serão pagos em até 20 anos, foram considerados baixos por representantes dos atingidos.

Outros pontos adiantados foram a destinação de cerca de 15% do valor para projetos de retomada econômica, R$ 11 bilhões para saneamento básico para os municípios afetados e R$ 4,5 bilhões para melhorias nas rodovias BR-356, em Minas Gerais, e BR-262, no Espírito Santo.

Haverá ainda R$ 2 bilhões destinados a equipamentos públicos de educação, ciência, tecnologia e inovação e R$ 12 bilhões para a saúde coletiva, dos quais R$ 3,5 bilhões irão para a construção de equipamentos públicos de saúde.

Do valor total do acordo, de cerca de R$ 167 bilhões, serão R$ 100 bilhões de “dinheiro novo”, pagos em 20 anos pelas mineradoras ao governo federal, aos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e aos municípios.

Outros R$ 30 bilhões referem-se a obrigações ainda a serem feitas pela Samarco -como a retirada de rejeitos do rio Doce- e mais R$ 37 bilhões em valores supostamente já realizados pela Fundação Renova, entidade responsável pela reparação dos danos da tragédia e que será extinta com o acordo.

Dentro dos R$ 40 bilhões destinados aos atingidos, estão R$ 30 mil para cada uma das cerca de 300 mil famílias e cerca de R$ 95 mil para pescadores, afirmou o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia).

Já o ministro da Secretaria-Geral da Presidência disse que será criado um conselho com a participação de entidades da sociedade civil para definir a destinação de um fundo de cerca de R$ 5 bilhões e que será operacionalizado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Neste valor e em outras rubricas está o montante destinado aos municípios, que podem aderir ou não ao acordo.

Ao mesmo tempo, eles participam de um processo na Justiça britânica que pede R$ 260 bilhões de indenização à BHP, uma das acionistas da Samarco, e que começou nesta segunda (21).

A expectativa das mineradoras é que o acordo que será assinado nesta semana no Brasil possa fortalecer o argumento das empresas para o arquivamento da ação na Inglaterra.

 

‘Me senti suja, miserável e culpada’ diz Anitta sobre abuso sexual sofrido aos 14 anos

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Anitta voltou a tocar no assunto sensível do abuso sexual que sofreu quando ainda era adolescente. Em participação no documentário A Great Day with J Balvin, a cantora contou como se sentiu após viver o episódio traumático.

 

“Quando eu era adolescente, aos 14 anos, perdi minha virgindade sendo abusada por alguém que eu conhecia. Para mim, foi um misto de sentimentos, eu não sabia como reagir e como contar para a minha família. Eu não contei para ninguém, apenas vivi com isso por muitos anos”, disse Anitta.

Conversando com o cantor, a carioca disse que se sentiu “suja, miserável e culpada” após ter passado pelo abuso. J Balvin, então, perguntou por que ela se sentia culpada pela ação de outra pessoa.

“As mulheres, em nossa sociedade, são treinadas para sentir que tudo é nossa culpa”, disse Anitta, completando que sempre se pergunta qual roupa a mulher estava vestindo ou o que ela fez para ser abusada.

“Para nós é sempre uma posição de estar por baixo e necessitar corresponder as expectativas. Sempre tem uma razão, nunca é culpa do cara. Nós fizemos algo para que o cara fizesse isso”, disse ainda ela.

A cantora falou sobre o abuso sexual pela primeira vez no documentário Anitta: Made in Honório, lançado em 2020. Ela escolheu fazer o depoimento sozinha, se, a ajuda de uma equipe, e contou ter conhecido um “homem autoritário” de quem sentia medo.

Leia Também: Polícia investiga se funcionários do hotel venderam drogas a Liam Payne

Ciclone extratropical passará pelo Sul do Brasil esta semana; entenda os impactos

0

Um ciclone extratropical potencialmente perigoso passará pelo Sul do Brasil esta semana, segundo a empresa de meteorologia Climatempo. São esperadas tempestades e ventos fortes na quinta-feira, 24, em todos os Estados do Sul – especialmente no Rio Grande do Sul.

 

A Climatempo diz que, a partir de quarta-feira, 24, já deve ocorrer “acentuada queda da pressão atmosférica” sobre o norte da Argentina, caminhando para a formação de uma frente fria e o ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul na quinta-feira.

Ainda conforme a empresa de meteorologia, o ciclone previsto tem chamado a atenção de meteorologistas por ter potencial para alcançar pressão atmosférica muito baixa no seu centro, abaixo de 1.000 hectopascais (hPa).

Os especialistas consideram que centros de pressão atmosférica com 1.000 hPa ou menos têm maior potencial para provocar tempestades com ventos muito fortes.

Nesta terça-feira, 22, os três Estados do Sul já têm aumento na tendência de pancadas de chuva. Essa precipitação deve se intensificar ao longo da semana, assim como o tempo frio. A mínima é de 18ºC e a máxima de 23ºC em Porto Alegre na sexta-feira, e de 16ºC e 20ºC no sábado.

E nas outras regiões?

No Sudeste, uma frente fria se afasta do Espírito Santo no decorrer desta segunda-feira, 21, mas muitas áreas de nuvens e chuva continuam espalhadas sobre o território capixaba, o Rio De Janeiro e Minas Gerais, podendo haver pancadas de chuva.

“São Paulo é o Estado que tem menos chuva nesta segunda-feira”, afirma a Climatempo. Mas, na terça-feira, as condições para pancadas de chuva aumentam, com risco para temporais até sexta-feira. O Estado já enfrentou temporais nos últimos dois fins de semana, incluindo com transtornos causados pela falta de luz Cerca de 3,1 milhões de imóveis ficaram sem energia elétrica na região metropolitana – o blecaute durou dias para parte dos imóveis.

No Centro-Oeste, áreas de instabilidade perdem força. No entanto, o ar quente úmido continua sobre a região, mantendo as condições de formação de nuvens carregadas ao longo da semana.

Pancadas de chuva com raios devem continuar à tarde e à noite em todos os Estados da região, mas com menos frequência do que no fim de semana. Em Mato Grosso do Sul, o risco de temporais tende a aumentar na quinta-feira por influência do ciclone extratropical.

No Nordeste, uma massa de ar seco deve predominar sobre quase toda a região, inibindo a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva. E no Norte, o tempo é seco e quente, mas pode haver pancadas de chuva no Pará, Amapá e Roraima, assim como em áreas do Centro-Oeste e sul do Amazonas, Acre e Rondônia.

Quais as mínimas e máximas esperadas para São Paulo?

Segundo a Meteoblue, empresa de meteorologia parceira do Estadão, são esperadas as seguintes mínimas e máximas para a cidade de São Paulo esta semana:

Segunda-feira, 21: 17ºC a 24ºC;

Terça-feira, 22: 19ºC a 28ºC;

Quarta-feira, 23: 21ºC a 26ºC;

Quinta-feira, 24: 21ºC a 27ºC;

Sexta-feira, 25: 21ºC a 25ºC;

Sábado, 26: 18ºC a 25ºC;

Domingo, 27: 14ºC a 18ºC.

 

Polícia investiga se funcionários do hotel venderam drogas a Liam Payne

0

JUIZ DE FORA, MG (UOL/FOLHAPRESS) – A Polícia da Argentina está investigando se funcionários do hotel forneceram drogas, dentro de uma caixa de sabonete, para Liam Payne.

 

Drogas foram encontradas dentro de uma caixa de sabonete que estava no quarto de Payne. Segundo a revista americana People, dois funcionários teriam fornecido o entorpecente ao cantor.

Dois funcionários e uma faxineira estão sendo investigados pela Polícia. “Parece haver evidências de que um funcionário do hotel forneceu as drogas para Payne. Uma acusação por distribuição de drogas pode ocorrer em breve”, disse uma fonte à revista americana.

Payne teve uma “morte duvidosa”, segundo o Ministério Público Argentino. “Todos os indícios sejam de que o músico estava sozinho quando a queda ocorreu e passando por algum tipo de surto de abuso de substâncias”, diz o relatório do MP.

O cantor morreu após cair da sacada de um hotel em Buenos Aires. “Payne não adotou uma postura reflexa para se proteger e que ele pode ter caído em um estado de semi-inconsciência ou inconsciência total”, finaliza o relatório do MP Argentino.

Leia Também: Exame toxicológico de Liam Payne revela drogas no organismo do cantor

Leia Também: Corpo de Liam Payne deverá permanecer na Argentina “entre 10 a 15 dias”

Fora por lesão, Alisson tem contrato renovado com o São Paulo até dezembro de 2027

0

O Boletim Informativo Diário da CBF, o BID, antecipou o São Paulo e divulgou o novo vínculo contratual do meia Alisson, válido até dezembro de 2027. O contrato anterior do atleta, que se recupera de uma grave lesão no tornozelo, terminaria em 2026. Com isso, a ampliação foi de um ano.

 

Alisson se lesionou na partida frente ao Grêmio, em julho. Em um primeiro momento, o retorno era estipulado apenas para 2025. No entanto, o meia respondeu bem aos tratamentos e tem chance de voltar ainda nesta temporada para as rodadas finais do Campeonato Brasileiro.

O São Paulo trata a situação com cautela e não vai queimar etapas para colocar o jogo de volta em campo. Com 35 anos, Alisson já defendeu a camisa tricolor em 130 oportunidades, com sete gols marcados, 11 assistências e dois títulos, a Copa do Brasil, de 2023, e a Supercopa Rei, de 2024. O atleta vinha sendo um dos pilares do elenco, antes de se lesionar

Ainda sem poder contar com Alisson, o São Paulo se prepara para enfrentar o Criciúma, em duelo marcado para o próximo sábado, às 21h, no estádio Heriberto Hülse, pela 31ª rodada do Brasileirão. O elenco recebeu dois dias de folga e só voltará aos treinos nesta terça-feira, no período da tarde.

O São Paulo é o quinto colocado do Brasileirão, com 50 pontos, atrás apenas de Botafogo (61), Palmeiras (60), Fortaleza (56) e Flamengo (51). A meta do clube, segundo o técnico Luis Zubeldía, é colocar o clube na fase de grupos da próxima edição da Copa Libertadores.

Defesa Civil de Campos fez avaliação de risco estrutural em três imóveis nesse fim de semana

0
Foto: Divulgação Ascom

A Secretaria Municipal de Defesa Civil realizou três vistorias em residências para avaliação de risco estrutural, entre sábado (19) e esta segunda-feira (21). Em uma das inspeções, foi averiguado o desabamento parcial da cobertura da varanda de um imóvel na Rua Waldemar Lôbo, no Parque Santos Dumont. Não foram registradas vítimas. Além das vistorias, a Defesa Civil fez a remoção de um enxame de abelhas.

Segundo a Defesa Civil, os moradores da casa no Parque Santos Dumont foram encaminhados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social para inclusão em programas de apoio social e habitação. Já nos outros dois imóveis vistoriados, não houve desabamentos, mas foram identificados riscos potenciais que serão monitorados.

Diante da previsão de chuvas significativas até esta segunda-feira, a Defesa Civil, por meio do Centro de Monitoramento de Desastres (CEMOD), mantém equipes de prontidão para atendimentos em caso de emergência.

Abelhas — A remoção do enxame de abelhas aconteceu no IPS e garantiu a segurança dos moradores. Todas as ações foram executadas conforme os protocolos de segurança, com foco na proteção da população e na prevenção de acidentes.

Fonte: Ascom

Moradores bloqueiam BR-101 em Campos em protesto por falta de energia e acesso à comunidade

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Na tarde desta segunda-feira (21), moradores do Parque Rodoviário bloquearam ambos os sentidos do KM 65 da BR-101, próximo ao shopping em Campos, em protesto. Pneus e galhos de árvores foram incendiados, interrompendo o tráfego.

A manifestação ocorre porque a Comunidade da Linha está sem energia elétrica desde as primeiras horas do dia, e a concessionária responsável, ENEL, não cumpriu o prazo para restabelecer o serviço. Além disso, os moradores também reclamam da falta de acesso à comunidade devido à instalação de guard rail pela Arteris Fluminense ao longo da rodovia.

Até o momento, a ENEL não se manifestou, e não há informações sobre a situação do trânsito no local.

Quem são as vítimas de acidente com equipe de remo de Pelotas

0

Nove pessoas morreram e outras duas ficaram feridas em um acidente envolvendo três veículos na noite deste domingo, 20, na BR 376, em Guaratuba, no Paraná. A colisão, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal do Estado, foi registrada por volta das 21h40, no sentido sul, no km 665.

 

As vítimas tinham entre 15 e 52 anos. Entre elas, estão adolescentes do Projeto Remar para o Futuro, assim como o motorista da van que transportava a equipe e o treinador do grupo.

Conforme a PRF, uma carreta, dirigida por um homem de 30 anos, que se feriu levemente, teria perdido os freios, colidindo na traseira da van com os adolescentes. O veículo foi projetado à frente, batendo na traseira do automóvel conduzido por um homem, que estava sozinho e não se feriu.

Em seguida, no entanto, a van rodou e a carreta a arrastou para fora da pista, tombando sobre a van. Entre as dez pessoas que estavam no veículo, somente uma sobreviveu: trata-se do adolescente João Milgarejo, 17 anos.

Quem são as vítimas do acidente

Nesta segunda-feira, 21, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, decretou luto oficial de sete dias. A prefeitura informou que vai apoiar as famílias com o translado das vítimas do acidente. A gestão municipal ainda confirmou os nomes das vítimas:

Samuel Benites Lopes, 15 anos

Henri Fontoura Guimarães, 15 anos

João Pedro Kerchiner, 17 anos

Helen Belony, 20 anos

Nicole da Cruz, 15 anos

Angel Souto Vidal, 16 anos

Vitor Fernandes Camargo, 17 anos

Oguener Tissot (coordenador), 43 anos

Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos

Como mostrou o Estadão, a van saiu de São Paulo com destino a Pelotas, no Rio Grande do Sul, em viagem fretada com equipe de atletas adolescentes de remo.

Após o acidente, o adolescente resgatado com vida e o motorista da carreta foram encaminhados para o Hospital São José, em Joinville, cidade de Santa Catarina.

Na manhã desta segunda, a pista onde a batida ocorreu permanecia interditada no sentido de Santa Catarina para trabalho de içamento do caminhão, verificação do número total de vítimas e perícia.

Familiares e amigos estão desolados

Davi Perleberg Rubira, de 20 anos, ex-remador competitivo, é participante do projeto há quatro anos e membro da equipe técnica do Projeto Remar para o Futuro.

Ele esteve em São Paulo para outro evento. “Havia a possibilidade de voltar com eles de van, pois eu estava em São Paulo para um evento acadêmico”, contou ao Estadão o jovem, ainda abalado pela notícia.

“Estamos todos no clube de remo onde realizávamos nossos treinos. Familiares e amigos estão desolados. A prefeitura está tomando as providências necessárias para que a parte prática seja feita toda sob custo deles”, disse o jovem.

Ainda no domingo, a equipe fez uma publicação falando sobre a participação no Campeonato Brasileiro Unificado, disputado em São Paulo.

“Mais de 30 clubes de todos Brasil participaram da competição mais importante da temporada, e mesmo com uma das menores equipes, oito atletas, conquistamos o 6° lugar na classificação geral. A gratidão é imensa a todos que fazem parte da nossa família e contribuem nesse processo duro, que não medem esforços para vencer as adversidades para fazer esporte de base no nosso projeto.”

Por meio das redes sociais, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), lamentou a tragédia. “Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande do Sul ao topo em uma competição de grande relevância nacional, o Campeonato Brasileiro Unificado, disputado em São Paulo”, disse Leite.

O governador afirmou que entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública para que se mobilize junto às autoridades do Paraná, oferecendo todo o apoio necessário às famílias das vítimas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se pronunciou por meio das redes sociais. “Com tristeza e pesar, soube da morte de nove pessoas, sendo sete adolescentes, de uma equipe de remo de Pelotas, em um trágico acidente na BR-376, em Guaratuba, Paraná”, publicou ele.

 

Paul Di’Anno, ex-vocalista do Iron Maiden, morre aos 66

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Paul Di’Anno, ex-vocalista do Iron Maiden, morreu aos 66 anos. A causa da morte não foi revelada.

 

“Em nome de sua família, a Conquest Music [selo de metal] está triste em confirmar a morte de Paul Andrews, profissionalmente conhecido como Paul Di’Anno”, enviou a gravadora independente que representava o artista ao Metro.uk. A declaração revela que ele morreu em sua casa, em Wiltshire, na Inglaterra: ‘Paul morreu em sua casa em Salisbury aos 66 anos.
Paul usava cadeira de rodas para se locomover, e realizou cirurgias complexas no joelho.

“Nascido em Chingford, leste de Londres, em 17 de maio de 1958, Paul ganhou destaque como vocalista da banda de heavy metal inglesa Iron Maiden entre 1978 e 1981”, continua a nota. “Ele cantou no álbum de estreia inovador da banda, ‘Iron Maiden’, e no influente álbum seguinte, ‘Killers’.”

“Após deixar o Iron Maiden, Paul Di’Anno teve uma longa e intensa carreira musical com a Battlezone e Killers, além de diversas gravações solo e participações especiais. Apesar de enfrentar sérios problemas de saúde nos últimos anos, que o restringiram de se apresentar em uma cadeira de rodas, Paul continuou a entreter seus fãs ao redor do mundo, realizando mais de 100 shows desde 2023”, disse a Conquest Music, em nota.

O cantor lançou “The Book of the Beast”, o primeiro álbum retrospectivo de sua carreira, em setembro deste ano. No disco, apresentava músicas gravadas desde que saiu do Iron Maiden.