Home Blog

Detran RJ: pessoas com deficiência inscritas no Cidadania Sobre Rodas são aprovadas em prova prática de direção

0
Foto: Divulgação Detran

Se existe uma palavra para definir o atleta de arco e flecha Luiz Eduardo da Cunha, de 55 anos, é superação. Militar reformado, ele perdeu uma das pernas em decorrência de um acidente em que o caminhão do Exército onde estava perdeu o freio. Nesta terça-feira (27/1), muitos anos após o acidente, Cunha foi um dos aprovados no programa Cidadania Sobre Rodas, do Detran RJ, que oferece aulas gratuitas de direção a pessoas que precisam de veículo adaptado.

Ele realizou a prova prática para obtenção da habilitação no posto Detran Acessível, localizado na Avenida Francisco Bicalho, no Rio, o único no Brasil totalmente adaptado às especificidades do público PCD. Sempre bem-humorado, prefere deixar o passado para trás e focar no futuro. Seu grande sonho é disputar a próxima Paralimpíada, em Los Angeles, em 2028.

“Posso afirmar que sou um exemplo de superação e vontade de viver. Agora que consegui a CNH, tudo vai ficar mais fácil. Não vou mais precisar usar transporte público para me deslocar com o material de treino, que pesa quase 15 quilos. A prótese limita muito meus movimentos, por isso vocês não imaginam a felicidade que estou sentindo. O programa é maravilhoso. Obrigado aos instrutores do Detran pelo carinho e pelos ensinamentos”, afirmou Cunha.

Entre 1989 e 2002, Cunha passou por 16 cirurgias na perna esquerda até que os médicos decidissem amputá-la. Permaneceu internado durante cinco anos ininterruptos no Hospital Central do Exército (HCE). Nesta terça, após ser aprovado na prova do Detran RJ, ele mandou um conselho para outras pessoas com deficiência: “Quando abrirem novas vagas, se inscrevam. Não tenham medo. Vocês conseguem”.

As inscrições para o programa Cidadania Sobre Rodas são realizadas durante as quatro edições anuais do Dia D, datas em que as pessoas com deficiência têm prioridade de atendimento em todos os serviços e em todas as unidades do Detran RJ. O curso abrange aulas teóricas e práticas e também os exames necessários para a primeira habitação.

Para fazer a prova prática de direção nesta terça-feira, os alunos precisaram cumprir 45 horas de aulas teóricas, realizadas em autoescolas próximas às suas residências ou no posto Detran-Acessível, além de serem aprovados na prova teórica. Em seguida, fizeram 20 horas de aulas práticas, ministradas por instrutores da Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran RJ, também no posto Detran-Acessível.

O instrutor e examinador Luiz Fernando Lemos destacou a importância de um atendimento humanizado e inclusivo, sem abrir mão do rigor necessário para formar bons condutores.

“Muitas vezes, a pessoa com deficiência nunca dirigiu, possui restrições ou tem idade mais avançada, o que pode dificultar o aprendizado. Por isso, é fundamental oferecer carinho e atenção especial, mas sempre com o compromisso de formar condutores capacitados e preparados para conduzir um veículo com segurança”, explicou Lemos.

O estudante de Pedagogia Wellington do Carmo, de 32 anos, que é cadeirante, foi muito aplaudido pelos demais candidatos ao ser aprovado nesta terça-feira. Ele não conteve a alegria após o resultado:

“Aqui todos torcem uns pelos outros, como se fosse uma irmandade. Que sensação de liberdade conseguir minha CNH! Agora é juntar dinheiro para comprar um carro adaptado. Obrigado aos instrutores pela dedicação e comprometimento. Sou muito grato”, disse.

Em breve, Cunha, Wellington e os demais aprovados receberão a carteira provisória, chamada de Permissão para Dirigir (PPD), com validade de um ano. Caso não cometam infrações nesse período, receberão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva. O próximo Dia D, data para inscrições no Cidadania Sobre Rodas, ocorrerá em abril.

Volta de Trump acelera o Relógio do Juízo Final

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ano do turbulento retorno de Donald Trump à Casa Branca viu os ponteiros do Relógio do Juízo Final, que já estavam n…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Em telefonema, Lula e Macron conversam sobre Conselho da Paz de Trump

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da França, Emmanuel Macron, conversaram na manhã desta terça-feira (27) sobre a proposta do C…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Felipe Anderson sente incômodo no joelho e desfalca Palmeiras na estreia

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Felipe Anderson está fora da estreia do Palmeiras no Brasileiro, nesta quarta-feira (28), às 19h (de Brasília), na…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Caiado diz que deixará o União Brasil e negocia novo partido para disputar Presidência

0

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), afirmou nesta terça-feira, 27, que já comunicou ao União Brasil a intenção de deixar o partido e que…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

População que tomou vacina fracionada da febre amarela em 2018 deve receber reforço

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Pessoas que receberam a dose fracionada da vacina contra a febre amarela em 2018 devem procurar uma UBS (Unidade Básic…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

 

Relembre a trajetória de Sol Vega no BBB 4

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A atriz e empresária Sol Vega, 47, está de volta ao programa que a alçou à fama. Participante do BBB 26 (Globo), ela e…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Vasco anuncia a venda do atacante Rayan

0

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O Vasco anunciou, na manhã desta terça-feira (27) (27), a saída do atacante Rayan, de 19 anos. O jogador foi…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Primeira caminhada de filhotes de tartaruga-cabeçuda do ano reúne público no Farol de São Tomé

0
Foto: Divulgação

A Praia do Farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes, foi palco da primeira caminhada de filhotes de tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) deste ano, marcando mais uma etapa do ciclo de conservação marinha no Norte Fluminense. A ação ocorreu no dia 16 de janeiro e foi divulgada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nesta segunda-feira (26).

Ao todo, 40 filhotes seguiram em direção ao mar sob os olhares atentos de cerca de 200 pessoas que acompanharam o momento. A atividade foi promovida pelo Inea em parceria com a Fundação Projeto Tamar e contou com apoio logístico e operacional do Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag).

A tartaruga-cabeçuda é classificada como vulnerável à extinção, e o processo de desova no litoral da região é monitorado ao longo de todo o ano por agentes ambientais. Os ninhos localizados fora da área protegida são, sempre que necessário, transferidos para dentro dos limites do Pelag, garantindo maior segurança aos ovos. Após a eclosão, os filhotes passam por contagem e, em seguida, participam da caminhada até o oceano, acompanhada pela população.

De acordo com o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, apoiar ações como essa vai além de um gesto simbólico. “Apoiar a soltura das tartarugas que hoje são classificadas como vulneráveis é fazer parte do ciclo de vida de uma espécie ameaçada e cumprir nossa missão de proteger o meio ambiente fluminense”, afirmou.

As caminhadas costumam ser realizadas às sextas-feiras durante o mês de janeiro, com possibilidade de extensão para fevereiro, dependendo da quantidade de ninhos identificados. A liberação dos filhotes acontece quando técnicos da Fundação Projeto Tamar confirmam um número significativo de tartarugas prontas para serem introduzidas ao mar, transformando a atividade em uma importante ação de educação ambiental e sensibilização da comunidade.

A iniciativa integra o Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas (PMTM), desenvolvido pela Porto do Açu Operações em parceria com a Fundação Projeto Tamar e as empresas Ferroport, Vast e GNA, sob coordenação da Reserva Caruara. Desde 2008, o programa monitora 62 quilômetros de faixa de areia, do Pontal de Atafona, em São João da Barra, até a Barra do Furado, em Campos, área considerada prioritária para a desova da espécie.

O Parque Estadual da Lagoa do Açu possui 8.249,12 hectares e abrange áreas dos municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra. A unidade de conservação tem como um de seus principais objetivos preservar um dos mais ricos e bem conservados remanescentes de vegetação de restinga do estado do Rio de Janeiro.

*Matéria com informações do Inea*

Lula pede a Trump reforço conjunto no “combate ao crime organizado”

0

Durante uma conversa telefônica que durou cerca de 50 minutos, Lula reiterou a proposta, encaminhada ao Departamento de Estado em dezembro, de fort…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Gilmar Mendes dá 48 horas para SC explicar lei que proíbe cotas raciais em universidades

0

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu nesta segunda-feira, 26, prazo de 48 horas para que a Assembleia Legislativa de Sa…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

 

Ga-gagos? Famosos que venceram a gagueira

0

Emplacar uma carreira de sucesso é um caminho longo e árduo, especialmente no meio artístico ou político. Para quem é gago, a dificuldade em se com…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

‘Você vai se arrepender’, ameaça Anitta após relatos de furtos nos Ensaio do Rio

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Irritada com os relatos de furtos durante os Ensaios da Anitta, no Rio de Janeiro, Anitta interrompeu o show para dar…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Palestras em SFI destacam importância dos cuidados com a saúde mental

0
Palestras em SFI destacam importância dos cuidados com a saúde mental

Nesta terça-feira (27/01), atividades da campanha “Janeiro Branco”, que promove a conscientização sobre saúde mental, foram realizadas na unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Nova Belém, na Clínica da Família Germano Barros Delgado (Centro) e na APAE de São Francisco de Itabapoana. As palestras foram ministradas pelo coordenador de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Renato Chagas. Até o final do mês, outras palestras serão realizadas.

PERSONAGEM JANEIRO BRANCO 1

Na Clínica da Família, funcionários e pacientes participaram da ação, que também teve café da manhã. Uma das pacientes que assistiu à palestra foi Ádina Barbosa dos Santos, de 37 anos. “A palestra é muito importante porque muitas pessoas sofrem caladas, têm medo de falar, de se expor e até mesmo de buscar ajuda”, disse.

PERSONAGEM JANEIRO BRANCO 3

Para a enfermeira responsável pela clínica, Thatiany Nascimento, o fato de a palestra ser para os pacientes e funcionários aproxima e cria vínculos. “Todos nós temos problemas, tanto as pessoas que vêm aqui para uma consulta ou trazer o filho para tomar vacina como os nossos funcionários que têm problemas como qualquer ser humano. Falar sobre saúde mental é uma conscientização que beneficia todos nós”, analisou.

As atividades do “Janeiro Branco” em São Francisco tiveram início no dia 6 de janeiro, com uma palestra para os aprovados no concurso da Guarda Civil Municipal (GCM), na Câmara Municipal. Outras palestras aconteceram na unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I, na Associação Arco-Íris e na unidade da ESF de Amontado. As próximas palestras acontecerão na quinta-feira (29/01), às 18h30, para motoristas do transporte alternativo em um espaço privado no Centro; e sexta-feira (30/01), às 15h no Centro de Terapias Especiais com pais e responsáveis atípicos, no Centro.

PERSONAGEM JANEIRO BRANCO 2

Na ocasião, o psicólogo Renato Chagas falou sobre a importância dos pilares da saúde mental e da importância do autocuidado. “Todos nós precisamos ter consciência de que o corpo e a mente são uma coisa só. Não adianta cuidar do corpo, tomar remédios ou ir para a academia se a mente não está boa. Um depende do outro, e todos devemos estar atentos. A saúde mental é formada por três pilares: cuidado com o corpo, com a mente e com a espiritualidade”, explicou.

O Janeiro Branco é uma campanha dedicada à saúde mental e ao bem-estar emocional. O movimento utiliza o primeiro mês do ano aproveitando o simbolismo de “página em branco” para reflexão, recomeços e reescrita de histórias, combatendo o estigma e a busca por bem-estar, incentivando o autocuidado e a busca por ajuda profissional para prevenir transtornos como ansiedade e depressão.

IMG 0513.JPG

Homem é preso por adulteração de sinal identificador de motocicleta em Guarus

0
Foto: Reprodução Operação Segurança Presente

Um homem foi preso em flagrante na manhã desta terça-feira (27) por adulteração de sinal identificador de veículo durante uma ação da Operação Segurança Presente, em Guarus, Campos dos Goytacazes.

A ocorrência foi registrada por volta das 9h, na Avenida José Carlos Pereira Pinto. Policiais da equipe de motopatrulhamento avistaram o suspeito conduzindo uma motocicleta Honda Titan preta sem sinal identificador. Diante da irregularidade, o homem foi imediatamente abordado.

Durante a revista, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito. No entanto, com o apoio de uma viatura da operação, ele e a motocicleta foram encaminhados à 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, onde o caso foi formalmente registrado.

Na delegacia, o homem, identificado pelas iniciais R.M.O.S., foi autuado com base no artigo 311, parágrafo 2º, do Código Penal, que trata da adulteração de sinal identificador de veículo automotor, permanecendo preso. A motocicleta foi apreendida e será submetida à perícia.

Segundo a polícia, o acusado possui diversos antecedentes criminais, incluindo registros por lesão corporal, injúria, ameaça, furto, posse e uso de drogas, além de tráfico de drogas.

Prefeito de Minneapolis anuncia saída de agentes do ICE da cidade

0

O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, anunciou em uma rede social na noite desta segunda-feira (26) que conversou com o presidente dos EUA…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Bebê é arremessado de carro em movimento; vídeo viralizar e mãe é presa

0

Uma mãe foi presa, na Califórnia, nos Estados Unidos, depois de o seu filho bebê ter sido arremessado de um carro em andamento. O momento ficou reg…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Ciclista Jay Vine sofrea fratura no pulso após se chocar com canguru

0

O ciclista australiano Jay Vine, um dos principais auxiliares de João Almeida no próximo Giro d’Italia, sofreu uma fratura no escafoide do pulso es…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Transporte Universitário: sistema temporariamente indisponível adia recadastramento

0
Foto: César Ferreira

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) informa que o sistema de inscrição do Programa Transporte Universitário encontra-se temporariamente indisponível para ajustes técnicos. Por essa razão, o acesso foi preventivamente suspenso para a realização do recadastramento e cadastro de novos estudantes, garantindo a segurança das informações e a transparência do processo.

Durante o início do processo, foi identificada uma inconsistência que poderia comprometer a correta validação das etapas do edital. Uma nova data para início do processo será informada tão logo as correções sejam concluídas.

“A equipe técnica já está realizando os ajustes necessários. Um novo comunicado será divulgado assim que o sistema estiver disponível novamente”, informou a subsecretária de Gestão Operacional, Catia Mello da Seduct.

O Edital de Chamamento Público para o recadastramento obrigatório dos estudantes já contemplados pelo Programa Municipal Transporte Universitário e para o cadastramento de novos alunos, referente ao primeiro semestre letivo de 2026, foi publicado nesta segunda-feira (26), no Diário Oficial do município (AQUI).

O processo visa garantir a continuidade do benefício aos estudantes que já utilizam o transporte e possibilitar o ingresso de novos alunos nas vagas remanescentes disponíveis, respeitando os critérios técnicos, a disponibilidade de rotas, os turnos atendidos e a capacidade operacional do programa.

O Programa Municipal Transporte Universitário é destinado a estudantes residentes na zona rural de Campos dos Goytacazes, regularmente matriculados em cursos de nível superior, técnicos ou profissionalizantes sediados no município, que enfrentam dificuldades de acesso ao transporte público para suas instituições de ensino.

Patinetes elétricos gratuitos estão de volta ao verão de SJB

0
Foto: Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de São João da Barra está disponibilizando gratuitamente patinetes elétricos no Projeto Volts Livre para moradores e visitantes durante a temporada de verão. A iniciativa reforça o compromisso do município com a mobilidade sustentável, o incentivo ao lazer e a valorização dos espaços públicos, especialmente nas áreas de maior circulação turística, o que já vem acontecendo também desde de 2023 com o Projeto Bike Livre.

Os patinetes elétricos, que fizeram sucesso no verão de 2025, ficam disponíveis em pontos estratégicos no Polo Gastronômico de Grussaí e na praça do Açu, no quinto distrito. Até o dia 22 de fevereiro, de quarta a domingo, no horário das 8h às 17h, os equipamentos estarão disponíveis para a retirada por pessoas maiores de 18 anos, mas a utilização por crianças e adolescentes é possível desde que estejam acompanhados de um responsável legal e de acordo com regras estabelecidas.

Para acessar o serviço, vinculado à Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, é necessário fazer o cadastro no site www.ecomobsjb.com.br ou nas próprias bases. A medida é válida também para as bicicletas que podem ser utilizadas nos mesmos dias e horários, com pontos de retirada no Posto 4, que fica em Chapéu de Sol, no Polo de Grussaí e na praça do Açu.

Quem já tem o cadastro no banco de dados da Prefeitura não precisa fazer outra vez, basta chegar a um dos pontos de retirada e assinar o termo de responsabilidade de uso do patinete.

Após o cadastro, outras regras precisam ser cumpridas, como a circulação apenas no trajeto determinado da orla, o uso de equipamentos de segurança, como o capacete disponibilizado pelo projeto, não ser utilizado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo e nem cometer infrações de trânsito.

Além da tecnologia de monitoramento que cada patinete possui, o projeto conta com fiscais que circulam para verificar se as determinações estão sendo cumpridas. Se algum usuário for flagrado fora das exigências, será punido com a suspensão de, no mínimo, uma semana sem poder utilizar os patinetes.