Home Blog

Influencer é preso por invadir ilha do povo ‘mais isolado do mundo’

0

Pelo menos três pessoas já morreram após tentarem chegar à Ilha Sentinela do Norte, na Índia — território habitado por uma tribo isolada que não mantém contato com o mundo exterior. A área é protegida por lei e o acesso é proibido, mas um jovem de 24 anos conseguiu chegar até o local. Ele está sendo interrogado pelas autoridades indianas, mas pode-se dizer que teve sorte, já que outros não saíram de lá com vida.

 

Enquanto o turista norte-americano que invadiu a Ilha Sentinela do Norte segue sendo questionado pelas autoridades, a imprensa indiana relembra casos anteriores envolvendo a região. A emissora NDTV voltou ao ano de 2018 para recordar uma tragédia marcante: o missionário John Allen Chau, de 27 anos, que morreu ao tentar entrar na ilha, onde vivem cerca de 150 membros da tribo sentinelesa. Na época, não houve investigação oficial, pois a entrada já era proibida por lei.

De acordo com o The Guardian, o ativista Denis Giles contou que Chau vinha planejando a visita há tempos e chegou a pagar pescadores locais para levá-lo até a ilha. Um dos pescadores o deixou em um barco pequeno, e o missionário seguiu o restante do caminho em um caiaque, conseguindo chegar à areia da ilha. Vale lembrar que é proibido, tanto para estrangeiros quanto para indianos, se aproximar a menos de cinco quilômetros da ilha, justamente para preservar o modo de vida da tribo. Segundo Giles, um membro da tribo atirou uma flecha em Chau assim que ele se aproximou, e depois seu corpo foi levado para a floresta e enterrado. A NDTV também lembrou outro caso anterior: dois pescadores indianos que, após um problema no barco, acabaram atracando acidentalmente na ilha e foram mortos. Na tentativa de recuperar os corpos, um helicóptero foi enviado, mas também foi recebido com flechas disparadas pela tribo.

Apesar de tudo, o turista americano detido agora conseguiu ir até a ilha e voltar em segurança. As autoridades confirmaram que há imagens registradas em sua câmera GoPro, provando que ele esteve no local e tentou contato com os habitantes da ilha.

Leia Também: Pastor evangélico pagava R$ 150 a menores em troca de sexo em Manaus

O que Tom Cruise fez no rosto? Dizem que parece 10 anos mais novo

0

Tom Cruise pode ter feito algum procedimento estético — é o que se especula após a recente aparição do ator na CinemaCon 2025, na quinta-feira, 3 de abril, em Las Vegas.

 

Aos 62 anos, o astro parecia pelo menos 10 anos mais jovem, segundo a imprensa internacional e diversos comentários nas redes sociais.

Diante da repercussão, o Daily Mail conversou com um cirurgião plástico para analisar a nova aparência de Tom Cruise.
“Não me parece que ele tenha feito cirurgia plástica. Parece que perdeu bastante peso, como se tivesse cortado carboidratos ou álcool para emagrecer. Antes, ele estava um pouco inchado, mas agora isso desapareceu”, comentou o Dr. Kahn.

Ainda assim, o especialista acredita que o ator possa ter recorrido a algum procedimento estético, como a microdermoabrasão. “É um procedimento simples, mas com ótimos resultados”, completou.

Veja na galeria as imagens mais recente de Tom Cruise na CinemaCon.

Leia Também: Ex-apresentadora da MTV revela diagnóstico de esclerose múltipla

Menino de 5 anos morre após ingerir cocaína; namorado da mãe foi detido

0

Um menino de cinco anos morreu após ingerir cocaína, revelou nesta sexta-feira o Ministério Público de Saint-Brieuc, na França, após o resultado da autópsia confirmar “a relação entre o consumo da droga e a parada cardiorrespiratória que levou à morte da criança”.

 

Segundo o jornal regional francês Ouest-France, o namorado da mãe do menino, suspeito de ser o principal responsável pela tragédia, foi preso e está em prisão preventiva. Ele teria contado aos investigadores que encontrou o saco com a droga perto do prédio onde moravam e o guardou em uma gaveta do banheiro, mas o pacote não foi encontrado durante a busca na residência.

A mãe da criança, que também chegou a ser detida na quinta-feira enquanto as autoridades apuravam “em que circunstâncias o menino ingeriu os entorpecentes”, já foi liberada, informou o promotor Julien Wattebled em comunicado.

O companheiro da mãe já havia sido condenado, em junho do ano passado, por uso de drogas e por dirigir sob o efeito de entorpecentes. Agora, segundo o Ministério Público, ele é acusado de homicídio culposo por violar deliberadamente uma obrigação de segurança, além de posse de entorpecentes.

Leia Também: Procuradora-geral de Israel acusa Netanyahu de “conflito de interesses”

Ex-apresentadora da MTV revela diagnóstico de esclerose múltipla

0

A modelo e apresentadora brasileira Caroline Ribeiro, de 45 anos, revelou ao público que sofre de esclerose múltipla.

 

Apesar de já saber do diagnóstico há um ano, foi só agora que sentiu vontade de compartilhar. Um dia após a revelação, Caroline usou sua página no Instagram para agradecer e contar sua jornada aos seguidores.

Ela contou que inicialmente confundiu os sintomas com os da menopausa e chegou a ficar 17 dias sem conseguir dormir.

“Cansaço extremo, muitas tonturas, visão turva e andar mais lento” foram alguns dos sintomas relatados.

“A esclerose múltipla é um baque. Quando a gente recebe [o diagnóstico], assusta, mas é totalmente possível viver bem… Se eu puder deixar uma mensagem, é: ‘a gente pode sim viver, e é muito possível viver muito bem com esclerose múltipla’. Só procurem os profissionais certos, que te façam bem”, disse a modelo.

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central.

Leia Também: Gloria Perez afirma que teve novela vetada na Globo por temática com aborto

Seleção dá ultimato a Jorge Jesus e aponta 18 de maio como dia limite

0

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, se reuniu nesta sexta-feira com o coordenador executivo das seleções, Rodrigo Caetano, e o coordenador técnico, Juan, para discutir a sucessão de Dorival Júnior.

 

Ao sair do encontro, o dirigente máximo da entidade evitou dar muitos detalhes sobre o assunto, mas afirmou que pretende resolver a situação o quanto antes: “Em breve, anunciaremos o nome do novo técnico, a tempo de fazer a lista de convocados para os dois jogos das eliminatórias”.

A seleção brasileira enfrentará o Equador, em Quito, no dia 5 de junho, e cinco dias depois receberá o Paraguai, na disputa por uma vaga na Copa do Mundo de 2026. No entanto, a “data mágica” para o anúncio do novo comandante é 18 de maio.

Isso porque é o prazo final estipulado pela FIFA para o envio da lista de pré-convocados, sendo que a lista definitiva deverá ser divulgada, no máximo, até 2 de junho. A ideia da CBF é que essa convocação já seja feita pelo novo técnico.

Jorge Jesus continua sendo o nome que mais agrada à direção da CBF, mas ele tem contrato válido até 30 de junho, o que exigiria uma compensação ao Al Hilal. Abel Ferreira, do Palmeiras, José Mourinho, do Fenerbahçe, e Carlo Ancelotti, do Real Madrid, também estão entre os cotados.

Leia Também: Hulk chora ao lembrar alcoolismo do pai

Taxa de alfabetização era de 49,3% no Brasil em 2023, diz Inep

0

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na quinta-feira (3) os primeiros dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) coletados em 2023, que apontam que 49,3% das crianças no 2º ano do ensino fundamental (EF) estavam alfabetizadas no Brasil naquele ano.  

 

Em nota técnica, o Inep comparou o resultado do Saeb 2023 ao Indicador Criança Alfabetizada, definido como padrão pelo Inep, a partir de 2023, e adotado nacionalmente. Pelo indicador, em 2021, 56,4% dos estudantes da mesma fase de ensino, o 2º ano do ensino fundamental, não estavam alfabetizados.

“O resultado do Saeb [2023] confirma tendência de aumento no nível de alfabetização detectado pelo Indicador Criança Alfabetizada, obtido por meio das avaliações estaduais censitárias, com resultados padronizados na escala do Saeb”, diz a nota do Inep. Na sede do Inep, em Brasília (DF), o presidente do Inep, Manuel Palacios, comentou que os índices produzidos em parceria com os estados, estão em “uma lógica ascendente”.

“Acho que é claro que é uma tendência de elevação. Acho que 2024 vai comprovar essa tendência de elevação dos resultados da alfabetização”.

Se comparado ao Saeb de 2019, o Saeb 2023 revela que o país não voltou ao patamar anterior à pandemia de covid-19, quando tinha 60,3% das crianças alfabetizadas. Porém, o presidente do Inep explica que os dados não podem ser comparados, porque os levantamentos tiveram públicos de diferentes tamanhos nos anos das últimas edições do Saeb.

“Em 2023, aproximadamente 18 mil estudantes foram avaliados na rede pública pelo Saeb amostral do 2º ano, de um total de 29 mil estudantes. Em 2019, a amostra totalizava 84 mil estudantes, tendo sido reduzida em 2021”.

Os dados do Saeb 2023, chamados de chamados de microdados pelo Inep, são iniciais e estão na fase de finalização de consolidação de informações e análises técnicas.

Atraso na divulgação

Os resultados do Saesb 2023 estavam previstos para serem divulgados a partir de agosto de 2024.

Em meio a críticas de servidores da autarquia, por meio de carta aberta, e questionamentos da imprensa sobre o atraso na divulgação dos dados educacionais, o presidente do Inep confirmou que a divulgação foi determinada pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

“Estamos publicando hoje [quinta-feira] para atender uma demanda que é geral e pela determinação do ministro”, disse o presidente, que ponderou que o levantamento ainda carece de estudos.

Na nota divulgada durante a coletiva, o Inep reafirmou o “compromisso com a transparência na divulgação dos dados educacionais”.

O instituto apontou, no texto, que uma das razões para a não divulgação dos dados do Saeb até o momento é o processo de definição dos padrões de desempenho dos estudantes nas áreas do conhecimento avaliadas na educação básica: no 2º ano, 5º ano e 9º ano do EF.

E justamente sobre os padrões de desempenho dos estudantes avaliados, o presidente do Inep afirmou que, até o fim 2023, o Inep não tinha definido o desempenho nacional desejável, em especial, em língua portuguesa e matemática, nas etapas do ensino básico avaliadas. 

Manuel Palacios esclareceu que a atual gestão tem debatido com consultores, professores e gestores em viagens por diversos estados e, em reuniões em Brasília, os padrões nacionais a serem adotados. 

Em 16 de abril, em Fortaleza, o Inep deve apresentar a primeira versão dos novos padrões de desempenho do Saeb às redes estaduais e municipais da região Nordeste. Outros quatro encontros regionais ainda serão agendados pelo Inep.

“O Saeb sempre ofereceu os resultados da avaliação do ensino fundamental e do ensino médio no país, mas, sem trazer critérios do que é o desejado; o que se quer que um estudante saiba de matemática ou de língua portuguesa ao final do 5º ano. Tinham a interpretação da escala, mas nunca teve a definição do que o país tem que alcançar e o que as crianças precisavam alcançar no padrão adequado [de desempenho].”

Adicionalmente, a pasta relatou que divulga regularmente informações qualificadas e confiáveis de avaliações educacionais. “O Inep já divulgou, em agosto de 2024, os resultados do Saeb 2023 no âmbito do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com dados detalhados para o ensino fundamental regular (5º e 9º anos) e o ensino médio regular (3º ano). Além disso, no início de 2025, foram disponibilizados os microdados do Saeb 2023 para essas etapas de ensino”, relembrou.

Avaliação por amostras

O Inep explicou que a avaliação do Saeb 2023 foi realizada por amostra da alfabetização do 2º ano do ensino fundamental 1 em todas as 27 unidades da federação, com apoio técnico do órgão federal. Esta avaliação feita pelos estados e pelo Distrito Federal contou com a participação das redes públicas e privadas de ensino das unidades da federação. E, por este motivo, os microdados apresentados “não têm boa precisão das estimativas de alfabetização pelos estados”.

O Inep aguarda a entrega de todos os dados pelos estados e explicou que o Saeb 2023 está na fase de finalização de estudos “para análise dos resultados e aprimoramentos dos procedimentos de avaliação”. A instituição prevê a divulgação digital dos resultados consolidados até maio de 2025, a depender da entrega dos dados e dos relatórios técnicos elaborados por especialistas.

Margem de erro

A margem de erro do levantamento nacional que aponta que 49,3% das crianças do 2º ano do ensino fundamental estavam alfabetizadas no Brasil em 2023 é de 2,8%.

No entanto, os microdados estaduais revelaram variações significativas nas estimativas sobre a alfabetização dos alunos, com diferenças consideráveis nas margens de erro. A Bahia, por exemplo, tem a maior margem de erro, de 21,5 pontos percentuais, para a amostra de 515 estudantes do 2º ano do ensino fundamental. Na outra ponta, Tocantins teve a menor margem de erro, de 4,5 pontos percentuais, na avaliação de 727 alunos da mesma série.

Para o chefe do Inep, as discrepâncias nas margens de erro não devem servir de comparação de resultados da alfabetização das crianças nos diferentes estados.

“O objetivo do Inep, ao realizar a avaliação amostral, é fazer estudos analíticos, e não realizar comparações entre resultados,” explica a nota técnica do Inep.

Desafios da educação

O Saeb é aplicado a cada dois anos, por meio de testes e questionários, em larga escala e em todo o país. Na rede pública de ensino, nos níveis estadual e municipal, o Saeb é obrigatório e, na rede privada, facultativo. Nesta última, os dados são coletados de uma parte dos estudantes.

O estudo permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino e o governo federal avaliem a qualidade da educação ofertada aos estudantes. A avaliação fornece informações para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais pelo poder público, como o Ministério da Educação (MEC) para melhorar o desenvolvimento educacional dos estudantes.

Em entrevista coletiva, o gestor da autarquia, Manuel Palacios, compreende que aumentar os níveis de alfabetização na idade certa é um problema a ser enfrentado no país. “Toda melhoria no desempenho dos estudantes da educação básica é incremental. você não tem uma grande alteração de um ano para o outro”. Palacios aponta que esta fase da vida escolar deve ser foco de políticas públicas. “A alfabetização pode e deve ter mais velocidade de alcançar resultados positivos, porque ela se concentra em um período relativamente limitado da escolarização e pode ser objeto de ações governamentais de eficácia mais significativa”.

Dados

Os primeiros resultados do Saeb 2023 divulgados nesta quinta-feira e as informações da aplicação dos questionários podem ser lidos no site do Inep

Os dados foram agrupados conforme a série avaliada. Dessa forma, as bases de dados dos alunos são apresentadas separadamente: 2º ano do EF, 5º ano do EF; 9º ano do EF; e 3ª e 4ª séries do ensino médio incluindo dados de respostas e resultados dos testes de língua portuguesa, de matemática, de ciências humanas e de ciências da natureza.

 

Gloria Perez afirma que teve novela vetada na Globo por temática com aborto

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Gloria Perez, 76, afirmou que teve sua próxima novela vetada na Globo pois queria discutir aborto na obra.

 

Em postagem nas redes sociais, a autora contou que não tem mais contrato fixo com a Globo e que a partir de agora negociará por obra. A informação foi dada em primeira mão pelo F5 e agora confirmada por Gloria.

A escritora disse que já tinha uma novela com os primeiros capítulos prontos, mas a emissora desistiu de levá-la adiante por causa da temática envolvendo aborto. “Meu último contrato foi para fazer a novela que entraria depois de Vale Tudo. Sinopse aprovada, capítulos iniciais escritos, a direção considerou que o assunto aborto era inadequado para as novas diretrizes que se pretende dar às novelas. Não questiono a decisão, é normal que uma empresa decida de acordo com sua conveniência. Mas uma vez que o contrato era por obra, considerei que o mais conveniente para mim era não aceitar renovação e fazer a resilição do contrato”, escreveu.

A novela de Gloria Perez chegou a ser anunciada para o mercado publicitário como a sucessora de “Vale Tudo” no evento Upfront, no final de 2024. Agora, quem assume o horário após o remake é o autor Aguinaldo Silva, que também não tem mais contrato fixo com a Globo e assinou contrato por obra.

Em sua postagem, Perez ainda afirma que as portas da Globo continuam abertas para futuros trabalhos. “Tudo de comum acordo. As portas continuam abertas, as minhas e as da Globo também, mas nesse momento prefiro assim., quero viver esse tempo no ‘deixa a vida me levar’…”, finalizou.

Leia Também: Ator de ‘Narcos’ entra em coma após contrair bactéria durante férias

Dois homens são presos na Espanha após roubar vestiário de time da La Liga

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Polícia prendeu dois homens pelo roubo de vários objetos do vestiário do time principal do Mallorca, da Espanha.
O roubo aconteceu enquanto os jogadores estavam em pleno treinamento, segundo o jornal espanhol Marca. O clube preferiu não se manifestar inicialmente, mas o caso vazou na imprensa e alguns dos jogadores afetados foram revelados: o argentino Pablo Maffeo, o espanhol Copete e o eslovaco Dominik Greif.

 

Foram roubados vários objetos, entre eles correntes de ouro dos atletas. Segundo relataram ao Marca, trata-se de itens que têm grande valor sentimental para os jogadores.

O Mallorca informou que um dos ladrões é um trabalhador que prestava serviços ao clube por meio de uma empresa terceirizada. Um deles já foi liberado, enquanto o outro permanece detido, segundo informações do jornal Última Hora, da Espanha.

O roubo aconteceu na semana anterior ao jogo contra o Valencia, 30 de março, pelo Campeonato Espanhol. A boa notícia é que a Polícia já recuperou todas as correntes e as devolveu aos jogadores.

Deputados cogitam livrar Ramagem de ação no STF, e centrão vê apoio a proposta

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Líderes do centrão avaliam, reservadamente, que a Câmara pode votar favoravelmente à suspensão da ação penal contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) no caso da trama golpista de 2022, livrando-o de ao menos parte da acusação.

 

Ramagem se tornou réu pelo STF (Supremo Tribunal Federal) sob acusação de integrar, assim como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o núcleo central de uma organização criminosa que tentou dar um golpe de Estado após a vitória de Lula (PT) nas eleições presidenciais de 2022.

Como Ramagem é parlamentar, diplomado em dezembro de 2022, a corte notificou o Congresso após ter recebido a denúncia. A Constituição prevê que a Câmara pode suspender processo penal contra parlamentar por crimes cometidos após a diplomação. A decisão, porém, precisa ser tomada pelo plenário da Casa em até 45 dias após a notificação.

Na avaliação dessas lideranças, há justificativa para suspender ação contra o deputado. Deve também reinar o espírito de corpo, dizem.

Aliados de Bolsonaro acreditavam também que um eventual revés contra o Supremo poderia impactar o andamento do processo contra o ex-presidente. Essa percepção acabou sendo deixada de lado ao longo da semana, já que não há previsão legal para suspender a ação contra todos os réus.

O caso ainda não foi discutido com profundidade na Casa, mas há quem defenda que, se for dada celeridade ao processo de Ramagem, o PL pode diminuir a pressão nos demais parlamentares pela proposta de anistia aos presos nos ataques golpistas do 8 de janeiro.

Líderes de esquerda, por sua vez, rechaçam a possibilidade de Ramagem se livrar do processo. Dizem que ele não tem boa interlocução na Casa e que os deputados temem se indispor com o STF.

O deputado já esteve com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para discutir o caso. O líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), disse após reunião de líderes na quinta-feira (3) que Motta já enviou o caso para a Comissão de Constituição e Justiça. Após análise do colegiado, caberá ao plenário analisá-lo. A aprovação requer maioria simples (257 votos).

O pedido para suspender a ação penal contra Ramagem foi apresentado pelo PL na terça-feira (1º).

A Primeira Turma do Supremo recebeu a denúncia contra ele, Bolsonaro e outras seis pessoas acusadas de integrar o núcleo central da trama golpista em 26 de março. O processo contra os réus, porém, ainda não foi aberto.

O ministro Alexandre de Moraes aguarda a publicação do acórdão do julgamento. Esse procedimento pode demorar até 60 dias, segundo o regimento interno do Supremo -nos bastidores do tribunal, espera-se por um desfecho até a primeira quinzena de maio.

Dois ministros do STF ouvidos pela reportagem afirmaram que uma eventual decisão da Câmara favorável a Ramagem não vai livrá-lo de toda a acusação. Isso porque a denúncia contra o deputado se baseia em atos praticados por ele antes de ser eleito para o Legislativo, e a análise da Casa se restringe aos supostos crimes realizados após a diplomação.

“Considerando que o réu Alexandre Ramagem exerce hoje o cargo de deputado federal e que parte dos crimes a ele imputados ocorreram após sua diplomação, […] deve ser oficiada a Câmara dos Deputados somente em relação a esses crimes cometidos após a diplomação”, disse Moraes no fim de seu voto no julgamento da trama golpista.

Ramagem é réu por cinco crimes: tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa armada, dano qualificado ao patrimônio público e deterioração de patrimônio tombado.

Um dos ministros avalia que não há clareza sobre quais crimes são imputados a Ramagem antes e depois da diplomação. A tendência é que uma decisão favorável da Câmara afaste do parlamentar somente os crimes contra o patrimônio público pelos ataques de 8 de janeiro, que têm penas menores.

Os ministros do Supremo ainda rechaçam que a Câmara possa prejudicar o andamento do processo referente aos demais acusados pela trama golpista.

Nesta semana, Motta segurou a pressão de deputados bolsonaristas para pautar o projeto da anistia.

Líderes partidários aliados dele compartilham do entendimento de que não é o momento político para discuti-la, apesar de terem maioria favorável em suas bancadas à proposta. Dizem que é preciso apoiar o presidente da Casa e dividir com ele essa pressão.

E, sobretudo, não concordam com a análise da proposta feita diretamente em plenário, via requerimento de urgência.

Diante disso, as assinaturas para o requerimento passaram a ser coletadas pelo PL no varejo, deputado por deputado. Se os líderes assinassem, já estariam representando suas bancadas, e o processo seria mais ágil.

O presidente do PP, Ciro Nogueira, foi ao grupo de WhatsApp da bancada nesta sexta (4) pedir que os deputados assinassem o documento. Segundo Sóstenes, até o momento há 173 das 257 assinaturas necessárias.

Também nesta sexta, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou que liberou os deputados do partido para assinarem a urgência do projeto sobre a anistia.

Ele afirmou que a bancada está dividida e que “vai respeitar a posição de cada um”.

Blake Lively acusa Justin Baldoni de tentar silenciar as vítimas de assédio

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Blake Lively, 37, se manifestou contra Justin Baldoni, 41, por meio de seus advogados.

 

Depois do ator se opor ao arquivamento do processo que move contra Lively, a atriz acusou Baldoni de ser contra a proteção das vítimas de assédio. Recentemente, os advogados da artistas entraram com uma moção para rejeitar o processo movido contra ela, com base na lei da Califórnia que protege acusadoras de assédio sexual.

De acordo com o TMZ, os advogados de Blake Lively ironizaram o comportamento de Justin Baldoni: “É isso mesmo: Justin Baldoni, o homem que construiu sua marca supostamente falando em nome das vítimas, acredita que os direitos da Primeira Emenda das vítimas de agressão e assédio sexual de se manifestarem devem dar lugar aos direitos dos perpetradores de processar suas vítimas ‘até o esquecimento'”.

Já Bryan Freedman, advogado do ator, afirmou que Lively não pode impedir Baldoni de exercer seu direito constitucional. “Esta declaração complicada deixa bem claro que a Sra. Lively e sua equipe estão abaladas e mais uma vez recorrendo a comentários inflamatórios para desviar o foco dos fatos reais”, disse ao TMZ.

A defesa do diretor ainda garantiu que a atriz e sua equipe estão tentando desviar a atenção dos fatos. “Claramente, eles querem desviar a atenção do público dos recibos, dos documentos reais, das filmagens e das evidências adicionais mostradas que tornam irrefutável que não houve assédio sexual”.

Por fim, Freedman relembrou da época da divulgação do filme “É Assim Que Acaba”, quando Lively teve um comportamento que não condizia com a temática da história. “Também é surpreendente que a Sra. Lively e sua equipe estejam falando tão apaixonadamente sobre os direitos duramente conquistados da comunidade de sobreviventes, considerando que ela evitou esse tópico durante toda a campanha do filme, focando em seus produtos para cabelo e álcool, que naquela época causaram a reação orgânica que ela recebeu. Ela não precisa de descoberta para descobrir quem a difamou. Apenas um espelho serve”.

Leia Também: Ator de ‘Narcos’ entra em coma após contrair bactéria durante férias

Hulk chora ao lembrar alcoolismo do pai

0

(UOL/FOLHAPRESS) – Atacante do Atlético-MG, Hulk se emocionou ao recordar a época em que o pai sofria com alcoolismo.

 

Em participação no Charla Podcast, Hulk contou que o pai chegou a ficar bem perto da morte e foi salvo pela mãe. O atacante passou a infância e a adolescência em Campina Grande (PB), antes de seguir para Salvador (BA) para defender o Vitória.

“Foi Deus [quem mudou meu pai]. Meu pai bebia muito. Eu com 16 anos, quando cheguei no Vitória, dei a primeira casa para os meus pais, tipo uma granja, sabe? Fazendinha, mais afastada da cidade. E da casa que eu dei até a rua principal dava mais ou menos 1km. E daí meu pai bebia muito, não se cuidava

Minha mãe pegou ele nos braços quase morrendo. Não tinha carro na época, ele mole, e minha mãe teve que andar com ele no braço esse percurso no braço, até achar um carro e levar ele para um hospital. Quando chegou lá, o médico falou assim: ‘Se demorasse um minuto, ele chegava sem vida’. Foi Deus que mudou a vida dele. A partir dali, meu pai nunca mais tocou em álcool”, disse o jogador.

Hulk é o único homem entre sete irmãos. Por conta disso, sempre foi muito apegado ao pai, que tem acompanhado o atacante por todos os clubes que defendeu, mesmo fora do Brasil.

“Foi Deus que teve que mostrar para ele como tinha que ser. Meu pai sempre foi meu ídolo, desde pequeno, muito apegado a meu pai. Por ser o único filho homem, minha mãe conta várias histórias do meu pai, que ele chegava em casa, tomando uma, e pegava eu para andar na rua: ‘Meu filho homem’.”

IBGE: fake news sobre visita do pesquisador prejudicam coleta de dados

0

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez um pedido nesta sexta-feira (4) para que a população não acredite em fake news que distorcem informações sobre a rotina de visitas domiciliares de pesquisadores do instituto. O problema tem causado dificuldades na coleta de informações, além de onerar os custos financeiros do levantamento.  

 

O apelo foi durante apresentação de um balanço parcial do andamento da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), estudo que serve de base para pesquisas com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que apura a inflação oficial do país. O evento foi na Casa Brasil IBGE, no centro do Rio de Janeiro, espaço aberto à população, com exposições e biblioteca.

A coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios, Adriana Beringuy, lamentou o fato de fake news, muitas delas amplificadas por redes sociais, afirmarem que visitas de pesquisadores do IBGE aos fins de semana seriam tentativas de fraudes. 

Ela explica que o IBGE se adapta à rotina dos moradores, que costumam estar fora de casa durante o horário comercial. Por isso, garante ela, pode haver visitas em horários alternativos.

“O pesquisador tem que fazer tentativas no início da noite, fim de semana e até feriado para conseguir fazer as entrevistas”, disse.

Custos financeiros

O gerente da POF, Leonardo Santos de Oliveira, destacou que os pesquisadores têm experiência em reverter recusas de atendimento, no entanto, as resistências geram dificuldades, inclusive financeiras.

“Isso encarece a pesquisa, pois você passa a ter que ir lá mais vezes e torna o trabalho logístico mais difícil”, constatou. “Eles [moradores] ligam até para a delegacia local, já teve relato desse estilo”, afirmou Oliveira.O instituto de pesquisas criou o site Respondendo ao IBGE , no qual o morador pode confirmar a identidade dos pesquisadores. A página permite comprovar a autenticidade dos agentes por meio do nome ou do número do RG, do CPF ou da matrícula, expostos no crachá do pesquisador.

Retrato socioeconômico

A POF foi iniciada em novembro de 2024 e está planejada para terminar em novembro de 2025. A pesquisa acompanha de perto hábitos, consumo e condições de vida da população. Com base nela é determinada a chamada cesta de compras do brasileiro – conjunto dos produtos e serviços adquiridos pelas famílias dentro de um mês – que serve para ponderar o cálculo do IPCA.

Dos 103.145 domicílios, de mais de dois mil municípios de todas as unidades federativas do país, 36.759 foram visitados. Isso representa 35,6%. O avanço da amostra está dentro do previsto pelo IBGE, uma vez que já se passaram 36,5% do tempo de duração da fase de entrevistas.

O início do período de coleta da POF no ano passado foi possível após o governo liberar recursos orçamentários extraordinários para o IBGE. De acordo com o diretor de Pesquisas do IBGE, Gustavo Junger, “a suplementação orçamentária foi fundamental para levar nossa pesquisa a campo”.

Ele não informou o custo da pesquisa, mas garantiu que “não existe nenhum tipo de impedimento ou risco” para a conclusão do estudo.

Acompanhamento por agentes

Os domicílios que fazem parte da amostra da pesquisa precisam ser acompanhados pelos agentes do IBGE por nove dias, de forma presencial e por meios eletrônicos, como respostas enviadas por tabletes. Por ser um amplo mapeamento das condições socioeconômicas dos brasileiros, os questionários aplicados são mais densos do que outras pesquisas, o que faz o IBGE pedir mais compreensão da população.

Os agentes pedem que os entrevistados anotem todos os gastos – do cafezinho ao aluguel, passando pela compra de medicamentos, por exemplo.

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, participou do evento por meio de um vídeo gravado e falou sobre a importância da POF.

“Essa informação é básica para o Brasil poder medir melhor a inflação, o custo de vida. Essa pesquisa também nos ajuda a compreender a qualidade de vida dos brasileiros, saber se há ou não deficiência alimentar”, disse.

Ao acrescentar que essas informações servem para a elaboração de políticas públicas que buscam melhorar a condição de vida das pessoas, Pochmann pediu a colaboração da população no atendimento ao pesquisador. “Quero pedir o seu apoio para receber muito bem o pesquisador do IBGE”.

A última coleta de dados da POF tinha sido nos anos 2017 e 2018. Na época, o IBGE identificou que os principais gastos mensais dos brasileiros eram com habitação (36,6%), transportes (18,1%) e alimentação (17,5%).

A coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios, Adriana Beringuy, lembrou que o país viveu grandes mudanças desde a última POF.

“A gente teve uma pandemia que impactou comportamentos pessoais e familiares”, citou ela, que destacou ainda avanços no uso de tecnologias e redes sociais, “como trabalho e consumo pelo aplicativo”, completou.

Dados inéditos

A edição da POF que está em campo coletará dados inéditos, como gasto dos brasileiros com as bets (plataformas de apostas online) e a forma como as pessoas usam o tempo. O IBGE também faz perguntas sobre uso aquisição de eletrodomésticos, consumo alimentar, identidade de gênero e orientação sexual.

A coordenadora Adriana Beringuy informou que o IBGE tem um projeto para tornar a POF uma pesquisa contínua, “sempre em campo”, como é a pesquisa sobre desemprego. “Futuramente”, adiantou, sem especificar datas.

Os técnicos do IBGE não precisaram quando a nova POF determinará a nova ponderação da cesta de consumo dos brasileiros para cálculo da inflação.

 

Inmet emite alerta de grande perigo para temporais em 100 cidades de SP e RJ

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de grande perigo para mais de cem cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro em razão da previsão de chuva intensa, com volumes que podem ultrapassar os 100 mm em 24 horas, e rajadas de vento com intensidade em torno de 100 km/h, nesta sexta-feira (4) e sábado (5).

 

As regiões da Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte, em São Paulo, e da Costa Verde, região Metropolitana, Vale do Paraíba, Região Serrana e a Baixada Litorânea, no Rio de Janeiro, são as que demandam mais atenção, segundo o Inmet.

A região da Grande São Paulo, de Campinas, Sorocaba, o sul do estado de São Paulo e as regiões próximas da divisa com Minas Gerais, no norte e nordeste do estado, podem acumular de 50 mm a 100 mm entre sexta e sábado (5), de acordo com a Climatempo. Para a região da Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba, a previsão é de 100 mm a 150 mm. A Baixada Santista e a região de São Sebastião e de Caraguatatuba podem acumular de 150m a 250 mm, o litoral sul, de 100 mm a 150 mm e a região de Ubatuba, de 250 mm a 350 mm.

A chuva intensa é causada pela primeira frente fria do ano que chegou nesta sexta ao litoral paulista. Segundo os institutos de meteorologia, na sequência está prevista a aproximação de uma massa de ar polar. Com isso, a umidade aumentará, criando condições para tempestades com fortes rajadas de vento.

Em razão da previsão meteorológica, a Defesa Civil montou o Gabinete de Crise na tarde de quinta-feira (3), que conta com representantes das concessionárias de energia, abastecimento de água e órgãos públicos para monitorar a situação em tempo real e coordenar ações preventivas com os municípios.

O gabinete deve ficar mobilizado no CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Defesa Civil do estado até domingo (6).

 

Com pico de pressão alta, Compadre Washington desfalca programa da Globo

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Compadre Washington, 63, teve um pico de pressão alta, hoje, e não participou do Encontro (Globo).

 

Grupo É O Tchan se apresentou no programa sem um dos vocalistas. Os detalhes foram revelados por Beto Jamaica.

Ele veio para São Paulo, mas se sentiu um pouco mal. A pressão subiu um pouco. Achamos melhor ele ficar descansando. Beto

Leia Também: Emicida diz que não está acusando Fióti de roubo em disputa na Justiça

Gabigol depõe em audiência do CAS e espera decisão no processo sobre doping

0

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Terminou nesta sexta-feira (4) a audiência da Corte Arbitral do Esporte (CAS), no Rio, envolvendo o atacante Gabigol, do Cruzeiro.

 

O jogador agora aguarda decisão em um processo no qual é acusado de tentar fraudar exame de doping. Ele segue atuando graças a um efeito suspensivo.
A perspectiva das partes envolvidas é que um veredito demore entre dois e três meses.

Os árbitros do CAS que analisam o caso vieram ao Rio e por isso não foi necessária a viagem à Suíça.

O processo de Gabigol tem como outras partes a União e a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

A AÇÃO CONTRA GABIGOL

O atacante foi punido inicialmente pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD/AD) com dois anos de gancho -a contar de 8 de abril de 2023.

Na época, ele estava no Flamengo e acabou denunciado pela conduta no dia do exame. Entre as atitudes questionadas, esconder a genitália na hora de fazer xixi no potinho e também agir com rispidez com os oficiais de controle de dopagem. Gabigol alega inocência.

Quando foi condenado inicialmente, o início da pena foi fixado no dia do exame, já que houve demora processual não ocasionada pelo denunciado.

Além disso, o CAS também se alongou no julgamento porque teve que reiniciar o painel. Na visão da defesa, em decorrência da condução do governo brasileiro no caso.

Gabigol foi contratado pelo Cruzeiro em 1º de janeiro deste ano e levou consigo essa questão de doping para resolver.

O jogador ficou fora dos últimos dois treinos do Cruzeiro, mas é esperado na atividade deste sábado, o último antes da partida contra o Internacional, pelo Brasileirão, domingo, às 18h30.

NOTA OFICIAL DA ABCD

“Foi realizado entre os dias 3 e 4 de abril a audiência sobre o recurso interposto pelo atleta Gabriel Almeida (Gabigol) perante a Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sua sigla em inglês). O teor da audiência é confidencial.

Nos dois dias de audiência são produzidas as provas pelos Apelante e Respondentes, bem como são realizadas as sustentações finais e réplicas pelas partes.

A decisão final sobre o caso não é proferida em audiência. Segundo informação do CAS, para procedimento recursal, a sentença arbitral deve ser proferida no prazo de três meses após a transferência do processo para o Painel”.

Quatro brasileiros avançam na repescagem do Mundial de Surfe em El Salvador

0

(UOL/FOLHAPRESS) – Após um dia de boas ondas em Punta Roca, a sexta-feira (4) foi de mar um pouco menor e menos regular no Surf City El Salvador Pro. Com isso, a WSL optou por realizar apenas as baterias da repescagem, que definiram os últimos classificados para a próxima fase.

 

O Brasil teve um bom desempenho: dos cinco surfistas que competiram, quatro avançaram, incluindo Luana Silva, a única representante brasileira na categoria feminina.

LUANA NAS OITAVAS

Na repescagem feminina, Luana Silva mostrou solidez e garantiu sua vaga nas oitavas. Enfrentando a norte-americana Alyssa Spencer e a experiente australiana Sally Fitzgibbons, a brasileira construiu seu somatório com duas ondas no critério bom, recebendo um 7,00 e um 6,00 para fechar com 13,00 pontos.

Spencer avançou na segunda posição, enquanto Fitzgibbons se despediu da etapa.

BRASILEIROS SEGUEM VIVOS

Na primeira disputa masculina do dia, Miguel Pupo avançou com emoção, garantindo sua virada na última onda, nos últimos segundos. Ele somou 13,10 e passou em segundo lugar, atrás do salvadorenho Bryan Perez, enquanto Edgard Groggia acabou eliminado.

Logo depois, Alejo Muniz repetiu o feito do compatriota e também garantiu a vaga na próxima fase. Com um somatório de 11,47, ele terminou em segundo na bateria vencida pelo americano Levi Slawson. O australiano Liam O’Brien ficou pelo caminho.

Fechando o dia, Samuel Pupo, irmão de Miguel, deu um show de regularidade e espantou a má fase com uma performance sólida. O brasileiro somou 14,07 pontos, avançando em primeiro na bateria contra Ryan Callinan, que ficou com a segunda vaga. O havaiano Imaikalani deVault foi eliminado.

PRÓXIMA CHAMADA

Os brasileiros agora esperam o próximo dia de competição para o Round de 32 no masculino, com duelos importantes, incluindo dois confrontos diretos entre surfistas do Brasil. No feminino, Luana Silva encara uma das favoritas ao título, a líder do ranking, nas oitavas de final. Confira os próximos desafios:

Round 32 – Masculino
Bateria 1: Yago Dora x Samuel Pupo
Bateria 6: João Chianca x Joel Vaughan
Bateria 9: Italo Ferreira x Bryan Perez
Bateria 11: Jodry Smith x Deivid Silva
Bateria 13: Barron Mamiya x Alejo Muniz
Bateria 15: Miguel Pupo x Ian Gouveia
Bateria 16: Filipe Toledo x Alan Cleland
Oitavas do feminino
Bateria 1: Caitlin Simmers x Luana Silva

Ator de ‘Narcos’ entra em coma após contrair bactéria durante férias

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Manuel Masalva, 43, está em coma induzido em razão de uma grave infecção bacteriana que pegou durante férias em Dubai, nos Emirados Árabes. O ator mexicano passou mal e precisou ser hospitalizado em meio à viagem, segundo informações do Daily Mail.

 

Mario Morán, amigo do artista, confirmou a notícia nas redes sociais. “Meu irmão está lutando pela vida longe de casa. Quero pedir seu apoio neste momento difícil. Ele foi vítima de uma bactéria muito agressiva enquanto estava de férias e isso o levou a ficar em coma induzido.”

Os familiares de Masalva criaram uma vaquinha virtual para arrecadar fundos para cobrir as despesas hospitalares. Eles já ultrapassaram a meta de US$ 50 mil. “Devido a uma bactéria desconhecida, nosso querido Manuel Masalva está internado em um hospital no exterior, em estado grave, por isso precisamos de ajuda financeira para cobrir todas as despesas que estão sendo feitas”, diz a descrição do pedido de doações.

Manuel interpretou Ramón Arellano Félix em “Narcos: México” (2018-2021). O ator também ficou conhecido por outros trabalhos em séries como “A Rosa dos Milagres” (2015-2016), “La Guzmán” (2019), “O Segredo da Família Greco” (2022) e ‘”Tenho Que Morrer Todas as Noites” (2023-2024).

Leia Também: Russell Brand se defende de acusações

 

Emicida diz que não está acusando Fióti de roubo em disputa na Justiça

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O rapper Emicida afirmou em nota publicada em suas redes sociais na tarde desta sexta-feira (4) que não está acusando o irmão, o empresário e também artista Evandro Fióti, de roubo. Os dois estão no centro de uma disputa judicial em torno dos lucros da empresa Laboratório Fantasma, que eles fundaram há 15 anos.

 

O texto diz que Leandro, o nome de batismo de Emicida, “não está de acordo com a abordagem adotada por alguns veículos de comunicação, que têm se utilizado de termos como ‘roubo’ e ‘desvio’ na tentativa de traduzir o objeto da disputa judicial em curso, fruto de uma precipitação de uma das partes, que resultou em divulgações de informações distorcidas”.

“Estes nunca foram os termos utilizados por Leandro, seja em seus comunicados, seja nas suas manifestações nos autos do processo”, segue a publicação nas redes sociais.

“A decisão de Leandro de encerrar a parceria com Evandro não foi repentina ou inesperada. Trata-se de uma decisão madura e tomada após diversas tentativas de alcançar uma harmonia entre ambos em relação a inúmeras questões essenciais à gestão do negócio e da carreira do artista Emicida.”

“Feitos esses esclarecimentos, é desejo de Leandro que seja possível alcançar um acordo amigável entre as partes, sendo que a paz volte a reinar entre os irmãos. Neste sentido os advogados de ambos já reestabeleceram o contato.”

O fim da parceria entre os irmãos, que veio a público na semana passada, envolve uma batalha milionária. Em processo que corre na Justiça de São Paulo, o rapper acusa o irmão de fazer saques indevidos da produtora em valores que chegam a R$ 6 milhões.

Depois de identificar as retiradas, em janeiro deste ano, Emicida anulou uma procuração que dava a Fióti poderes de gestão na sociedade, barrando o acesso dele às contas do Laboratório Fantasma. Foi aí que o caso parou nos tribunais. Fióti pede na Justiça para ter o acesso às contas restabelecido. Também quer que o irmão seja impedido de retirar dinheiro da empresa ou assinar novos contratos. O processo corre na esfera cível.

O empresário, que também é músico, diz que as acusações do rapper são infundadas e que está arrasado com a briga. Segundo Fióti, as transferências de dinheiro eram retiradas de lucros a que tinha direito -e elas teriam sido informadas ao irmão.

Saída de De Bruyne no pior ano de Guardiola mostra encruzilhada no City

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A despedida de Kevin de Bruyne escancara uma situação inédita no Manchester City em toda a ‘era Guardiola’. O clube inglês vive sua primeira temporada de “crise” com o técnico espanhol e vem promovendo um desmonte no estrelado elenco multicampeão que conquistou a Europa há duas temporadas.

 

ANO QUASE TRÁGICO

Em quinto na Premier League, o City caminha para ter sua pior campanha no campeonato desde a chegada de Guardiola, no início da temporada de 2016/17. Atual tetracampeão inglês consecutivo, o clube conquistou seis das últimas oito edições. Durante esse período, a colocação final mais baixa foi registrada na temporada de estreia do treinador, quando terminou em terceiro.

O time azul de Manchester periga ficar fora da Liga dos Campeões pela primeira vez nos últimos 14 anos -a equipe vem disputando a principal competição europeia desde 2011/12. Faltando oito rodadas para o fim do Inglês, os Citzens possuem 51 pontos, um a menos do que Chelsea, que ocupa a primeira vaga para a Champions. A distância para o Forest, 3º colocado, é de seis pontos, e para o líder Liverpool, 22.

Em ano atípico, o City passou sufoco e precisou se reerguer da maior crise enfrentada com Guardiola. Em dezembro, o time teve uma “fase de rebaixado” com apenas uma vitória em uma sequência de 13 jogos. Um mês antes, o clube acertou a renovação com o treinador até 2027. A oscilação de resultados quase custou o vexame de ser eliminado antes do mata-mata da Liga dos Campeões.

O clube pode terminar a temporada com apenas uma taça, conquistada no primeiro jogo realizado. O City deu a largada em 24/25 batendo o rival United nos pênaltis e faturando a Supercopa da Inglaterra, mas depois derrapou. Além da campanha ruim no Inglês, a equipe foi eliminada na quarta rodada da Copa da Liga e nos playoffs da Champions. A salvação pode ser o título da Copa da Inglaterra, em que avançou à semi, ou do inédito Super Mundial.

DESMONTE EM ANDAMENTO

De Bruyne será o último jogador a sair entre os que estavam no City antes da chegada de Guardiola. O meia belga foi contratado em 2015 e, sob o comando do espanhol, virou uma das lideranças durante sua década na equipe.

Ao fim desta temporada, metade do time titular da conquista da primeira Champions da história do clube deve se despedir. De Bruyne já oficializou o fim da relação, enquanto Bernardo Silva, Gundogan, Jack Grealish, John Stones e Ederson estão na “barca” de dispensa.

O City vem fazendo um movimento de mudanças nas últimas janelas de transferências. Entre as principais saídas da última estão a de Julián Alvarez e de João Cancelo, vendidos, e a de Kyle Walker, emprestado. Na anterior, Mahrez, Laporte e o nesta sexta-feira (04) astro Cole Palmer deixaram o time.

A aposta para a reposição é em jovens promissores. Os zagueiros Vitor Reis (19 anos) e Khusanov (20), o meia Nico González (23) e os atacantes Savinho (20) e Marmoush (25) são alguns exemplos de reforços que os Citzens trouxeram para esta temporada. Desde o início da ‘era Guardiola’, o City não economizou dinheiro para investir na montagem do elenco.

Tudo isso em meio à briga entre City e Premier League por suposto descumprimento ao fair-play financeiro. O clube foi acusado de cometer 115 infração às regras, está sendo julgado e pode até ser punido com rebaixamento se for considerado culpado. Em resposta, o City processou a organização por danos enquanto o caso segue em trâmite.

Julgamento sobre ações de Palocci na Lava Jato está empatado no STF

0

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (4) contra a anulação de processos abertos contra o ex-ministro Antonio Palocci na Operação Lava Jato.  

 

Com o voto do ministro, o placar do julgamento virtual sobre a questão está empatado em 2 votos a 2. O voto de desempate será do ministro Nunes Marques.

A Segunda Turma da Corte julga um recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) que pretende suspender uma decisão de Dias Toffoli, relator do caso.

Em fevereiro deste ano, Toffoli atendeu ao pedido de anulação feito pelos advogados de Palocci e aplicou os precedentes da Corte que consideraram o ex-juiz Sergio Moro parcial para proferir as sentenças contra os réus das investigações. Moro era o juiz titular da 13ª Vara Federal em Curitiba.

Com a decisão, todos os procedimentos assinados por Moro contra Palocci foram anulados. Em um dos processos, ele foi condenado a 12 anos de prisão. Apesar da anulação, o acordo de delação assinado por Palocci está mantido.

Voto
No voto proferido, Mendonça disse que é preciso respeitar a legislação e os ritos de tramitação dos processos. Para o ministro, as decisões da Lava Jato não podem ser estendidas para todos os casos.

“E desse respeito à forma e ao devido processo legal é que advém, igualmente, a noção de segurança jurídica, não sendo possível que se excepcione o dever de obediência e conformação rigorosa”, afirmou.

Até o momento, além de Mendonça, o ministro Edson Fachin também votou contra a anulação. Os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli votaram pela anulação.

A votação será finalizada hoje, às 23h59.