Home Blog

Laudo aponta que míssil da Rússia derrubou avião no Cazaquistão

0

O avião da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão, na quarta-feira (25), foi abatido por um sistema de defesa aérea russo, revelou a Reuters, que cita quatro fontes no Azerbaijão com conhecimento da investigação.

 

O avião de passageiros da Embraer caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, provocando, pelo menos, 38 mortos.

O incidente aconteceu após a aeronave ter se   desviado de uma zona da Rússia onde têm sido utilizado sistemas de defesa aérea contra ataques de drones ucranianos. 

O avião, um Embraer 190 de fabricação brasileira, fazia a ligação entre Baku, capital do Azerbaijão, e Grozny, na região russa da Chechênia. Poucas horas depois do início do voo, a aeronave da Azerbaijan Airlines solicitou um pouso de emergência.

Devido a nevoeiro intenso em Grozny, o avião foi desviado primeiro para Makhachkala, no Daguestão russo, e depois para Aktau, onde acabou caindo cerca de três quilômetros do aeroporto da cidade do Mar Cáspio.

A Agência Federal de Transportes Aéreos da Rússia afirmou que o avião “colidiu com aves”. A Ucrânia, no entanto, acusou hoje a Rússia de ter abatido o avião com um míssil de defesa aérea.

Ainda nesta quarta-feira, já se especulava que possivelmente a aeronave teria sido atingida por disparos, como antecipou o colunista do R7, Luiz Fara Monteiro. 

“A explosão de um míssil de defesa aérea danificou o avião e desativou os seus sistemas”, disse o chefe do Centro de Combate à Desinformação do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, Andri Kovalenko.

Segundo Kovalenko, os buracos na fuselagem do avião que podem ser vistos nas fotografias dos passageiros não podem ter sido causados por pássaros.

“A Rússia devia ter fechado o espaço aéreo sobre Grozny, mas não o fez”, disse Kovalenko, referindo-se aos riscos criados pelo ataque de ‘drones’. A cidade russa foi atacada por ‘drones’ na manhã de quarta-feira, confirmou o secretário do Conselho de Segurança da Chechênia e sobrinho do chefe da região, Khamzat Kadirov.

“Tudo o que estava voando foi abatido”, disse nas redes sociais na quarta-feira, segundo a agência espanhola EFE.

“O avião foi danificado pelos russos e enviado para o Cazaquistão, em vez de fazer um pouso de emergência em Grozny e salvar vidas”, acusou Kovalenko.

Reagindo à possibilidade de o avião ter sido atacado, o porta-voz da presidência russa (Kremlin), Dmitri Peskov, apelou hoje para que não se tirem conclusões precipitadas sobre as causas do acidente.

A Azerbaijan Airlines anunciou a suspensão de todos os voos para Grozny e Makhachkala até que as causas da tragédia sejam esclarecidas.

Peritos brasileiros da Embraer deverão chegar ao Cazaquistão na sexta-feira para participarem na investigação do desastre aéreo.

A Rússia está em guerra com a Ucrânia desde fevereiro de 2022, quando tropas de Moscovo invadiram o país vizinho para o “desmilitarizar e desnazificar”.

Leia Também: Nevoeiro, aves, míssil russo… O que se sabe sobre a queda de avião?

Baldoni é processado por ex-assessora em polêmica envolvendo Blake Lively

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Justin Baldoni foi formalmente processado no escândalo envolvendo o filme “É Assim que Acaba”. Na última terça-feira, 24, Stephanie Jones, fundadora da empresa de relações públicas Jonesworks, entrou com uma ação judicial contra o ator e diretor, seu estúdio Wayfarer, e as publicistas Melissa Nathan e Jennifer Abel, acusando-os de difamação e quebra de contrato.

 

Stephanie Jones trabalhou com Jennifer Abel na Jonesworks. Abel está entre os nomes mencionados na queixa apresentada por Blake Lively contra Baldoni, na qual o acusa de assédio sexual e de orquestrar uma campanha de difamação contra ela. As acusações se baseiam em mensagens obtidas pelos advogados da atriz. O processo alega que, durante a divulgação do filme, havia temores de que Lively tornasse públicas as alegações de má conduta do diretor durante as filmagens.

As mensagens citadas na queixa de Blake foram extraídas de um celular corporativo usado por Jennifer Abel enquanto trabalhava na Jonesworks. O dispositivo foi cedido pela empresa à justiça para investigação.

Na ação judicial, Stephanie Jones afirma que Abel e Nathan conspiraram por meses para prejudicá-la e enfraquecer sua empresa. Segundo a acusação, as duas violaram contratos, instigaram a quebra de acordos comerciais e desviaram clientes, comprometendo futuras oportunidades de negócio.

Jones relata que, no ano passado, descobriu que Abel planejava abrir sua própria empresa e, para isso, estava roubando documentos confidenciais. Essa descoberta levou à demissão de Abel. No entanto, Abel, que era o principal ponto de contato com Baldoni, já estaria envolvida na campanha de difamação contra Lively em colaboração com Melissa Nathan, da empresa TAG -conhecida por assessorar celebridades como Johnny Depp, Travis Scott e Drake. Esse envolvimento teria motivado Baldoni a romper o contrato com Jones e manter a parceria com Abel.

“Sem o conhecimento de Jones, eles coordenaram secretamente com Baldoni e a Wayfarer uma campanha agressiva de difamação na mídia contra a co-estrela do filme. Em seguida, usaram essa crise como uma oportunidade para criar um afastamento entre Jones e Baldoni, atribuindo publicamente a ela a responsabilidade pela campanha de difamação – algo do qual ela não tinha ciência ou participação,” afirma o documento da ação movida pela assessora.
Stephanie Jones também alega que as ações de Baldoni, Wayfarer, Abel e Nathan tiveram um impacto severo, prejudicando não apenas sua reputação, mas também os negócios da Jonesworks.

O advogado da Wayfarer ainda não se pronunciou sobre o processo de Jones. Mas, sobre as acusações de Lively, ele afirmou ao New York Times que o estúdio, seus executivos e representantes de relações públicas “não fizeram nada proativo nem retaliaram” contra a atriz e a acusou de “mais uma tentativa desesperada de ‘consertar’ sua reputação negativa.”

“Essas alegações são completamente falsas, ultrajantes e intencionalmente sensacionalistas com a intenção de ferir publicamente e reavivar uma narrativa na mídia”, escreveu o advogado, Bryan Freedman.

Leia Também: Acusações de Blake Lively contra Justin Baldoni são reveladas na íntegra

Ex-Vasco deseja voltar ao Brasil após negociação frustrada com o Flamengo

0

Cria do Vasco, Evander quer voltar ao futebol brasileiro. O meia, que atualmente está no Portland Timbers, afirmou estar “aberto para escutar propostas”, mas apontou que, inicialmente, o clube dos Estados Unidos indica apenas interesse em uma negociação para venda dos direitos.

 

“É interesse meu voltar ao Brasil. Quero estar onde possa ser visto para poder ir à seleção. É uma coisa que temos de esperar ainda. A janela abriu agora, então tem muita coisa para acontecer”, disse Evander.

“Não querem me emprestar, só com venda. Ainda tenho dois anos de contrato, então, é esperar e ver o que vai acontecer. Estou aberto para escutar as propostas”, completou.

Evander, de 26 anos, esteve na mira do Flamengo na janela antes do começo da temporada 2024. As conversas, à época, não avançaram após as partes não chegarem a um acordo envolvendo os valores do negócio.

“Foi real [interesse do Flamengo, no começo de 2024], tiveram conversas. Não aconteceu porque não chegaram a um acordo de valores. Mas teve o interesse, conversamos”, disse Evander.

O meia está de férias no Brasil. Nos últimos dias, ele esteve nas partidas comemorativas de fim de ano, ambas no Rio de Janeiro.

O jogador integrou a seleção da temporada da Major League Soccer (MLS), dos Estados Unidos. Ele ainda tem mais dois anos de contrato com o Portland Timbers.

“É um desejo meu de poder dar um passo a mais, voltar a uma liga competitiva, ser visto novamente para poder jogar na seleção. É um sonho que tenho. Claro que não é uma situação fácil, ainda tenho dois anos de contrato, mas é uma vontade que tenho e estou à disposição”, sinalizou

Evander é cria da base do Vasco. Ele deixou São Januário em 2018, em um empréstimo ao FC Midtjylland, da Dinamarca -e foi vendido ao clube no começo de 2019.

O meia foi anunciado pelo Portland Timbers em dezembro de 2022. Na ocasião, o clube americano desembolsou 10,2 milhões de dólares, ou seja, cerca de R$ 53 milhões na cotação da época.

“Venho de um momento bom, uma temporada boa. Estou amadurecido, sou outro jogador em relação àquele que saiu do Brasil. Queria muito poder voltar e escrever minha história aqui. Estamos de olho, mas não sabemos se vai acontecer”, apontou.

Fazenda convoca contribuintes para regularização de pendências

0
Foto: Rodolfo Lins / Arquivo Secom
Foto: Rodolfo Lins / Arquivo Secom
A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, tem notificado contribuintes, enquadrados ou não no Simples Nacional, para regularizar as pendências fiscais junto à pasta. As notificações são publicadas no Diário Oficial, como na edição desta quinta-feira (26), quando foram notificados 1.800 contribuintes.
O secretário municipal de Fazenda, Márcio Morales, explicou que as pendências variam de algum boleto que não tenha sido pago ou até mesmo a falta de algum tipo de dado cadastral. “Essas convocações são para que os contribuintes venham e tomem conhecimento, e possam fazer o acerto, seja de débito, seja de cadastro junto à Secretaria de Fazenda. Essas convocações têm saído todos os dias no Diário Oficial”, disse.
Os contribuintes notificados devem comparecer à Secretaria de Fazenda, na Rua 13 de Maio, 129, no Centro, das 9h às 16h. Dúvidas também podem ser tiradas através do telefone  0800-602-5343.

Jovem fica ferido após capotar carro e cair em valão de Campos

0
Hospital Ferreira Machado/Foto: ClickCampos
Hospital Ferreira Machado/Foto: ClickCampos

Na tarde desta quarta-feira (25), um jovem de 22 anos, identificado pelas iniciais I.C.M., foi socorrido após o carro em que estava capotar e cair em um valão na Rua José Lizandro Albernaz Gomes, no bairro Vila Rainha, em Campos.

As equipes de resgate foram acionadas por volta das 13h12, após populares relatarem que havia duas pessoas no veículo. No entanto, os Bombeiros informaram que apenas o jovem foi resgatado. As causas do acidente ainda não foram divulgadas.

De acordo com informações apuradas pela Redação ClickCampos, I.C.M. sofreu fratura no fêmur esquerdo e escoriações no rosto. Após ser atendido no local, o jovem foi encaminhado ao Hospital Ferreira Machado (HFM), onde passou por exames de imagem, foi medicado e está estável, lúcido e em observação na Clínica Ortopédica.

Chafariz da Praça São Salvador vira atração para moradores em situação de rua

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (25), o chafariz recém-inaugurado na Praça São Salvador, no centro de Campos, ganhou uma utilidade inusitada: moradores em situação de rua se aventuraram a mergulhar no local, transformando a estrutura em uma espécie de piscina improvisada.

A situação gerou debates nas redes sociais, especialmente após um vídeo postado pelo prefeito Wladimir Garotinho durante a inauguração do espaço. Ao responder a um seguidor que sugeriu que o chafariz se tornaria um “piscinão dos desabrigados”, o prefeito rebateu afirmando: “Deus te abençoe e tenha misericórdia de quem só sabe proferir palavras que não acrescentam em nada”.

Enquanto o uso do chafariz por moradores de rua divide opiniões, a Prefeitura ainda não se pronunciou oficialmente sobre eventuais medidas de ordenamento ou segurança no local.

Governo Lula cobra de polícias uso de câmeras corporais; PRF ainda está em fase de testes

0

Enquanto o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobra que as polícias estaduais usem câmeras corporais em ações de rua, a prática na Polícia Rodoviária Federal (PRF) ainda segue em fase de testes desde 2023. Segundo a instituição, não há informação de que os policiais envolvidos na operação que disparou contra uma mulher em Duque de Caxias (RJ) na véspera de Natal estivessem usando a tecnologia.

 

A PRF fez o primeiro teste de câmeras corporais no Rio de Janeiro em novembro, durante a operação de segurança do G20, evento que reúne os mercados nacionais mais relevantes do mundo, além da União Europeia (UE) e União Africana.

A bateria de testes conduzida pela PRF consiste na captação, armazenamento e tratamento das imagens registradas por câmeras nos uniformes dos policiais e viaturas durante o serviço. Neste ano, houve operações de teste em cinco cidades brasileiras: São José (SC), Uberlândia (MG), Cascavel (PR), Sorriso (MT) e Araguaína (TO).

Uma jovem de 26 anos foi baleada dentro do carro de sua família por agentes da PRF do Rio de Janeiro na BR-040, em Duque de Caxias, na noite de terça-feira, 24, véspera de Natal. Juliana Leite Rangel foi internada no Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes com uma perfuração por arma de fogo no crânio.

Em entrevista à GloboNews nesta quarta-feira, 25, o diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Souza Oliveira, defendeu o uso das câmeras. “Sou defensor veemente da utilização de câmaras corporais porque elas defendem a atividade policial”, afirmou. Mas, para que esse fato não ocorra mais, para que a gente não lamente mais vítimas dessa natureza, existem passos além de só um esforço legislativo.”

Em 2023, a PRF recebeu 200 câmeras corporais do Ministério da Justiça que foram doadas pelo governo americano. Segundo o projeto da polícia, a iniciativa deve não apenas instalar equipamentos de registro de imagem e áudio nos uniformes dos agentes como também nas viaturas da corporação.

O governo federal lançou em maio uma série de orientações para o uso de câmeras nas fardas de policiais. Como políticas de segurança pública são atribuição estadual, a estratégia da gestão Lula foi dar incentivos para os Estados adotarem as boas práticas divulgadas pelo ministro Ricardo Lewandowski.

O governo federal recomenda, entre outras coisas, manter os equipamentos ligados durante todas as ocorrências. Isso diverge da medida implementada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que já fez ressalvas sobre o uso da tecnologia. O edital lançado pela gestão paulista em maio para comprar câmeras prevê que o agente tenha a possibilidade de iniciar e desligar o equipamento.

Ainda no mês de dezembro, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, determinou o uso obrigatório das câmeras corporais por policiais militares em operações realizadas no Estado de São Paulo. A medida se dá em meio a uma série de casos de violência protagonizados por agentes da PM paulista, o que tem colocado em xeque a atuação da corporação.

Na decisão, que atende a um pedido da Defensoria Pública do Estado, também foi determinada a manutenção do modelo de câmeras de gravação ininterrupta, até que seja comprovada a efetividade de métodos de acionamento dos novos equipamentos que serão implementados pela gestão estadual.

 

Celebridades que são médicos ou enfermeiros e você não sabia

0

Se por algum motivo você passar mal e esbarrar com algum desses famosos, pode ficar tranquilo: você está em boas mãos! Essas celebridades têm graduações na área de saúde e algumas até fazem ou fizeram parte de equipes médicas, salvando vidas antes de tomarem um caminho diferente na carreira. Aliás, algumas personalidades ainda tentam conciliar as duas áreas!

Clique na galeria e descubra quem são os famosos que também são profissionais de medicina!

Santos gasta mais de um R$ 1 milhão com atacante de Gâmbia que não joga

0

SANTOS, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Santos já gastou mais de um mês com um atacante que não joga: o gambiano Yusupha Njie.

 

O Santos parece ter errado na contratação de Njie, atacante de Gâmbia emprestado pelo Al-Markhiya, do Qatar, até junho de 2025.

Yusupha não jogou um minuto sequer. Ele foi anunciado pelo Santos em setembro e foi uma aposta do diretor Alexandre Gallo.

O gambiano custa pouco mais de R$ 200 mil por mês. O investimento até agora, contando 13º e comissão para empresário, já superou R$ 1 milhão.

O UOL apurou que Njie foi avaliado por Fabio Carille como um jogador com problemas técnicos. O ex-treinador entendeu que o atleta não ajudaria na Série B.

O Santos, agora, estuda o futuro de Yusupha. Há quem defenda a devolução ao Al-Markhiya. Outros preferem esperar a chegada do novo treinador para avaliar o jogador.

Agricultura e Aprusmac recuperam estrada entre Murundu e Palmares

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, realiza a recuperação da estrada entre Murundu e Palmares, no distrito de Santo Eduardo. A ação é feita com apoio da Associação dos Produtores Rurais de Santa Maria de Campos (Aprusmac) e tem como objetivo minimizar os impactos causados pela forte chuva que atingiu a região neste mês, causando queda de barreiras em alguns pontos isolados.
Para remover o excesso de terra proveniente da queda de barreiras, retroescavadeiras foram utilizadas nos pontos mais críticos. “A ação visa garantir a trafegabilidade das pessoas, bem como o transporte do leite dos pequenos produtores que compõem a bacia da região”, explicou o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior.
O presidente da Aprusmac, Leandro Rodrigues Galaxe, destacou a ação conjunta com a Secretaria de Agricultura. “Quero agradecer à Prefeitura pelo apoio e limpeza das estradas aqui, cuja passagem ficou comprometida devido às fortes chuvas. Logo as estradas foram recuperadas e pudemos fazer o transporte de nossa produção tranquilamente. Foi muito importante essa ação para que não tivéssemos perdas na produção, principalmente a produção leiteira”, comentou.
Cooperação — Em outubro deste ano, a Prefeitura e a Aprusmac assinaram um termo de cooperação técnica para a permissão de uso temporário de um trator agrícola, marca Valtra, modelo 2022, e diversos implementos agrícolas, para o benefício de cerca de 300 produtores de leite filiados à associação.

Alta de mortes no trânsito mostra que não basta fazer carros mais seguros

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O aumento da segurança dos carros produzidos no Brasil nos últimos dez anos ainda não se reflete nos números de mortes no trânsito. A redução gradual dos óbitos chegou a ocorrer por um período, mas a tendência foi revertida nos últimos quatro anos.

 

Será difícil atingir a meta determinada pelo Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito): diminuir pela metade o número ocorrências em um período de dez anos, contados a partir da entrada em vigor da lei, em 2018.

Naquele ano foram 33.625 óbitos causados por acidentes de trânsito, segundo informações do Ministério da Saúde. Em 2022, o número de mortos chegou a 34.892.

Os dados de 2023 ainda são preliminares, mas a última estimativa registra 34.810 mortes -e seria ainda pior caso os automóveis não tivessem evoluído em segurança.

“Medidas como a redução da velocidade, a otimização do desenho das vias, o uso de tecnologias inovadoras e o cumprimento rigoroso das leis desempenham um papel crucial na diminuição dos riscos de colisões e atropelamentos, contribuindo diretamente para um trânsito mais seguro”, diz Hilton Spiler, diretor de segurança veicular da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva).

Para o especialista, as causas dos acidentes podem ser agrupadas em três fatores principais: as condições das vias, os usuários e os veículos. “De acordo com a OMS [Organização Mundial da Saúde], aproximadamente 90% dos acidentes de trânsito têm origem em falhas humanas, como distração, desatenção e erros de percepção.”

Essas falhas tornam-se mais perigosas em meio ao crescimento das vendas de motocicletas no Brasil.

De acordo com o Detran de São Paulo, o estado registrou 5.594 mortes no trânsito entre janeiro e novembro de 2024, um crescimento de 14,7% em relação ao mesmo período de 2023. Os motociclistas foram as maiores vítimas: 2.390 óbitos (alta de 19,3% nas ocorrências).

Em seguida aparecem as mortes por atropelamento de pedestres (1.273 mortos). Entre os ocupantes de automóveis que se envolveram em acidentes houve 1.232 óbitos.

A maior presença de motos nas ruas se deve principalmente ao crescimento dos serviços de delivery, que se consolidaram ao longo da pandemia de Covid-19. Os números de emplacamento dispararam nos últimos quatro anos, com destaque para os modelos de baixa cilindrada usados pelos entregadores.

A evolução da segurança dessas motocicletas de menor porte se resume a avanços nos sistemas de frenagem -e não é possível ir muito além disso, devido às características desses veículos, que custam entre R$ 9.000 e R$ 17 mil, em média.

Já os carros avançaram bastante nos últimos dez anos. Todos os automóveis produzidos no Brasil desde 2014 saíram de fábrica equipados com freios ABS (que evitam o travamento das rodas em frenagens de emergência) e airbags frontais.

A partir de janeiro de 2020, o controle de estabilidade se tornou obrigatório para carros zero-quilômetro, e há outros recursos de segurança sendo adotados em modelos de diferentes faixas de preço, até com uso de IA (inteligência artificial).

“É importante destacar os sistemas de segurança ativa, que incluem tecnologias como detecção de fadiga do motorista e monitoramento de pontos cegos”, afirma Victoria Luz, especialista em IA e consultora para negócios. “Esses recursos trabalham constantemente para prevenir acidentes, oferecendo respostas imediatas a situações de risco.”

Victoria menciona ainda tecnologias como o controle adaptativo de velocidade e o assistente de permanência em faixa. “Além disso, a análise preditiva baseada em IA permite identificar antecipadamente situações de risco e sugerir rotas mais seguras, considerando inclusive as condições climáticas e o estado de conservação das vias.”

A especialista, contudo, lembra que a eficácia desses recursos depende do preparo dos condutores. Esse é um problema destacado por Vinicius Braga, gerente de saúde, segurança e ESG da Patrus Transportes.

“A educação e a conscientização continuam sendo os desafios mais críticos. Mesmo com tecnologias avançadas, decisões humanas, como excesso de velocidade, distração ao volante e desrespeito às regras de trânsito, permanecem como as principais causas de acidentes. Um veículo moderno e seguro não compensa comportamentos de risco.”

Braga diz ainda que o envelhecimento da frota nacional, principalmente a de caminhões, contribui para o elevado número de acidentes no país. O fato de serem pesados contribui para danos mais graves, e essa é uma preocupação que se estende para veículos híbridos e elétricos.

“As baterias, por exemplo, são significativamente mais pesadas que os tanques de combustível tradicionais, o que pode impactar a estabilidade, o desgaste dos pneus e o desempenho de frenagem. Nesse sentido, avanços em materiais mais leves são essenciais para mitigar esses efeitos”, diz o gerente da Patrus Transportes.

Hilton Spiler, da AEA, afirma que os veículos híbridos e elétricos são frequentemente mais modernos e seguros do que os modelos anteriores movidos a combustão. Mas, sim, o peso extra é um fator de risco.

“Existe uma correlação direta entre massa/tamanho do veículo e a gravidade dos acidentes. No Brasil, veículos pesados, como caminhões e ônibus, são responsáveis por uma parcela significativa dos acidentes e mortes nas rodovias, mesmo representando uma pequena fração da frota total”, diz Spiler.

“Na malha rodoviária estadual de São Paulo, em 2023, mais de 70% dos acidentes envolveram automóveis e motocicletas, enquanto caminhões representaram 22% das ocorrências. Outros veículos, como caminhonetes, ônibus, bicicletas e demais categorias, somaram cerca de 6%”, completa o especialista.

Diante desse cenário, Vinicius Braga afirma que a renovação da frota é uma alternativa com efeito de longo prazo. “Veículos modernos não apenas trazem tecnologias de segurança embarcadas, como também são mais eficientes em termos de consumo de combustível, com menor impacto ambiental.”

 

Preta Gil começou fisioterapia e já fica em pé após cirurgia, diz Gominho

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Gominho, 35, disse que Preta Gil, 50, começou a fazer fisioterapia e já fica em pé após fazer uma cirurgia para retirada de tumores no último dia 19. A cantora ainda está na UTI.

 

Gominho relatou a melhora da amiga nos Stories do Instagram. “Gente, estava lá com Pretinha desde cedo. Hoje ela começou a fazer a fisio, ficou em pé. Movimentos devagar, mas adiante. Graças a Deus, dia após dia, vamos que vamos”, disse.

“Mais um dia que Preta me inspira com sua força e resiliência”, disse Gominho.

LEMBRE O QUE ACONTECEU COM PRETA

Preta Gil passou por uma cirurgia para retirar tumores. O procedimento, realizado no Hospital Sírio-Libanês, durou 19 horas.

A artista permanece na UTI. Ela deve ficar na Unidade por mais alguns dias, como já era planejado. mas está estável e conversando,

Cirurgia foi marcada após a equipe médica identificar que a quimioterapia não foi tão eficaz quanto esperava. Após a descoberta da ineficácia do tratamento, ela foi aconselhada a procurar uma especialista no seu caso, motivo pelo qual viajou até Nova York (EUA). “Vim para ter uma consulta […] para ouvir uma segunda opinião”, disse.

Cantora revelou que “o câncer voltou”, em agosto, por meio de vídeo publicado nas redes sociais. À época, ela afirmou que estava com a doença em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter.

Artista foi diagnosticada com câncer de intestino no início de 2023. À época, ela realizou sessões de radioterapia, quimioterapia e tratamento cirúrgico. A cantora também teve de passar por uma histerectomia total abdominal, procedimento que consiste na remoção do útero.

Leia Também: Neymar será pai pela quarta vez e terá segunda filha com Bruna Biancardi

Titular em lado carente, Igor Vinícius não foi procurado para renovar com o São Paulo

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Titular da lateral direita do São Paulo na maior parte do ano, Igor Vinícius tem somente mais um ano de contrato e ainda não foi procurado para renovar o vínculo.

 

O lateral-direito tem contrato com o São Paulo até o final de 2025. Ele somou 47 jogos na temporada.

O São Paulo já falou publicamente que busca um reforço para a lateral direita. Além de Igor, o clube conta com Moreira, que pode ser envolvido no negócio por Wendell com o Porto (POR).

O estafe do jogador de 27 anos, porém, não está preocupado com o silêncio do São Paulo. Pessoas ouvidas pelo UOL afirmaram não terem pressa para negociar e até preferem fazê-lo mais próximo do fim do contrato.

No entanto, quanto mais perto do fim do vínculo, mais valorizado o atleta fica para uma renovação por causa da possibilidade de sair de graça. Igor pode assinar um pré-contrato a partir de julho.

O estafe do jogador considera a situação com ‘timing normal’ e aguarda ser chamado no primeiro semestre de 2025. Igor chegou ao São Paulo em 2019 e já passou por alguns processos de renovação de contrato.

Polícia Militar prende suspeito de tráfico de drogas na Linha do Limão

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Na manhã dessa quarta-feira (25), policiais militares do 8º BPM, realizaram a prisão de um suspeito de tráfico de drogas, na Avenida Dario Canela, no Beco Chuva de Ouro, na Linha do Limão, em Campos.

Durante patrulhamento, os agentes observaram um homem saindo do Beco Chuva de Ouro que, ao avistar a guarnição, tentou fugir entrando no “Bar do Marco”. O suspeito foi localizado e, após abordagem, foi encontrado com ele R$ 225,00 em espécie, 47 buchas de maconha e 01 celular.

O material e o suspeito foram encaminhados à 134ª DP/Centro, onde ele foi autuado e preso.

PSE orienta sobre atualização do cartão de vacina dos alunos da rede municipal

0
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), estão orientando os responsáveis pelos alunos e toda a comunidade escolar sobre a importância da verificação e atualização do cartão de vacinação das crianças e adolescentes matriculados nas unidades escolares da Rede Municipal de Educação, conforme preconizado na legislação vigente.
Os pais e responsáveis deverão ficar atentos aos procedimentos que deverão tomar, como explicou o coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira.
“Considerando o papel do PSE na promoção da saúde e na garantia de direitos, informamos que foi acordado, em reunião realizada no dia 13 de dezembro deste ano, com representantes da Subsecretaria de Saúde e das Unidades Básicas de Saúde (UBS/UBSF) do município, que os responsáveis pelos alunos com cartão de vacina desatualizado (vacinas em atraso), precisam procurar a unidade básica de saúde de referência de sua localidade, para atualizar ou verificar a situação vacinal. A unidade de saúde emitirá uma declaração padronizada, que deverá ser apresentada à unidade escolar como comprovação, com validade de seis meses”, orientou João.
Ele reforçou que a integração entre saúde e educação é essencial para garantir o desenvolvimento saudável e harmonioso de crianças e adolescentes e afirmou que os profissionais do PSE estão à disposição para esclarecimentos através do telefone (22) 98131-0302.
Ainda de acordo com João, o artigo 227 da Constituição Federal assegura prioridade absoluta aos direitos das crianças e adolescentes; já os artigos 4, 7 e especialmente o artigo 14, §1º, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), torna obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.
“Além disso, a Lei Municipal nº 8.864, de 22/11/2018, determina a apresentação da caderneta de vacinação no ato da matrícula e renovação. E a Portaria SEDUCT nº 156/2024 regulamenta os procedimentos de matrícula para o ano letivo de 2025 e coloca como critério a atualização do cartão de vacina”, explicou João.
Há outros documentos importantes que tratam do assunto, como, por exemplo, o Decreto Presidencial nº 6.286/2007 e a Portaria Interministerial nº 1.055/2017, que destacam a atualização da situação vacinal como parte dos objetivos do Programa Saúde na Escola (PSE). As condicionalidades do Programa Bolsa Família também incluem a obrigatoriedade do calendário nacional de vacinação.
Ao longo do ano, o PSE promove diversas palestras, rodas de conversa e orientação sobre as doenças da infância, além de vacinação itinerante dentro das unidades escolares, indo ao encontro das famílias e fazendo busca ativa para que nenhum aluno fique com a caderneta desatualizada, facilitando a vida dos responsáveis.

Nevoeiro, aves, míssil russo… O que se sabe sobre a queda de avião?

0

Um avião da companhia aérea Azerbaijan Airlines caiu, na manhã de quarta-feira (25), com 67 pessoas a bordo, no Cazaquistão. De acordo com o mais recente balanço, há registo de 38 vítimas mortais e existem várias teorias para a causa do acidente, desde nevoeiro a um míssil terra-ar russo.

 

Veja o que se sabe até ao momento:

O avião Embraer 190 fazia um voo entre Baku, capital do Azerbaijão e Grozni, capital da república russa da Chechénia, mas desviou-se em direção à cidade de Aktau, no Cazaquistão.

No total, seguiam 67 pessoas a bordo – 62 passageiros e cinco tripulantes – de quatro nacionalidades diferentes. De acordo com as autoridades, citadas pela Al Jazeera, havia 42 cidadãos do Azerbaijão, 16 da Rússia, seis do Cazaquistão e três do Quirguistão.

O vice-primeiro-ministro do Cazaquistão, Kanat Bozumbayev, anunciou que 38 pessoas morreram, enquanto o Ministério das Situações de Emergência do país indicou na plataforma Telegram que “29 pessoas estão hospitalizadas, incluindo três crianças”.

Quais as causas do acidente?

De acordo com a agência de aviação russa, o avião caiu devido a uma “situação de emergência” a bordo, após uma colisão com pássaros. O aeroporto de Aktau foi o escolhido, uma vez que o aeroporto russo mais próximo, em Makhachkala, foi encerrado no início do dia devido à atividade de drones.

“Preliminar: devido a uma situação de emergência a bordo, após uma colisão com aves, o piloto decidiu ‘ir’ para um aeroporto alternativo – Aktau foi o escolhido”, disse a agência, citada pela Reuters.

Já o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, afirmou que o avião mudou de rota devido às más condições climáticas, incluindo nevoeiro. No entanto, frisou que a causa do acidente ainda é desconhecida e que devia ser investigada a fundo.

“De acordo com a informação que me foi fornecida, o avião da companhia AZAL, que fazia a rota Baku-Grozny, alterou a sua rota devido ao agravamento das condições meteorológicas e começou a dirigir-se para o aeroporto de Aktau, onde o acidente ocorreu durante o pouso”, explicou, reconhecendo que existem várias teorias sobre o que poderia ter causado o acidente.

“Há vídeos da queda do avião disponíveis nos meios de comunicação social e nas redes sociais, e todos podem vê-los. No entanto, as razões do acidente ainda não são conhecidas por nós”, disse o presidente do Azerbaijão. “Existem várias teorias, mas creio que é prematuro discuti-las”.

Já o jornal independente russo Meduza apontou que os vídeos do avião publicados nas redes sociais mostram “traços semelhantes aos danos” causados por um “míssil antiaéreo” nos destroços da cauda da aeronave.

“Buracos semelhantes podem ser encontrados em muitos vídeos e fotos de destroços de aeronaves militares e civis abatidas por sistemas de defesa aérea”, aponta a publicação.

Além disso, há relatos de que os sobreviventes ouviram uma explosão seguida pelo que pareciam ser estilhaços atingindo o avião.

A queda do avião está sendo investigada pelas autoridades do Cazaquistão, do Azerbaijão e da Rússia, sendo que as investigações centram-se em eventuais problemas técnicos e no encerramento do espaço aéreo próximo.

Leia Também: Corpo é encontrado no trem de pouso de avião no Havai

Indonésia lembra tsunami mais letal do século passado 20 anos depois

0

PEQUIM, CHINA (FOLHAPRESS) – Em abril passado, um alerta de tsunami assustou outra vez a Indonésia, levando centenas de pessoas a deixarem suas casas.

 

A previsão não se concretizou. Mas lembrou o quanto a população teme a devastação desde o maremoto que matou mais de 167 mil indonésios, segundo as autoridades do país, na manhã de 26 de dezembro de 2004, com ondas de 30 metros.

O governo realiza uma cerimônia para rememorar o ocorrido na província mais atingida, Aceh, nesta quinta-feira (26).

O tsunami foi causado por um sismo de magnitude 9.1 ocorrido num ponto do oceano Índico próximo a Aceh. Ele teria deixado 228 mil mortos no total, atingindo também Tailândia, Sri Lanka e até a costa da África, onde se calcula que tenham morrido 300 pessoas. É dado como o pior desastre natural deste século.

A Folha ouviu indonésios sobre o que houve há 20 anos e a marca que a catástrofe deixou.

Bustanul Arifin, 32, era um pré-adolescente em Aceh na época. “Vivi e testemunhei a tragédia, foi um dos momentos mais sombrios da minha vida”, diz. “Vi os corpos ao meu redor. É o que eu nunca vou esquecer. Eu dormi na mesquita Baitur Rahman, e ao meu lado também havia muitos corpos. Você sentia o cheiro de coisa ruim.”

Ele narra a volta à escola, semanas depois. Muitos dos colegas tinham perdido os pais. “Eles não tinham mais família. Muitos em Aceh cresceram sem pai, mãe, sem a irmã.”

Arifin agora está na Universidade Curtin, na Austrália, buscando seu doutorado, e consegue ver algo positivo no episódio. “Aceh experimentou conflitos armados por três décadas, um dos maiores no Sudeste Asiático. O tsunami influenciou o governo e o grupo insurgente a conversar e solucionar os conflitos.”

Ele também afirma que depois da catástrofe houve investimento em infraestrutura e na recuperação das cidades. “A atividade econômica se ampliou e é hoje muito, muito boa.”

Ifdhal, 41, era estudante de jornalismo e afirma se recordar que, no distrito de Lhoknga, procurou durante dias por seus pais. Árvores bloqueavam as ruas. “Meus pais também foram mártires, muitos parentes se tornaram vítimas”, conta.

Engajou-se numa organização de apoio às vítimas e, após um ano, editou um vídeo sobre o assunto. “Eu não podia ver, imediatamente começava a chorar, porque imaginava meus pais.”

Os irmãos Fauzi, 38, e Fitria Julita, 37, estavam terminando o ensino médio quando o tsunami varreu Aceh. Também ficaram marcados pela lembrança dos colegas que perderam toda a família. Mais de mil escolas foram atingidas.
Fauzi morava a um quilômetro da praia e precisou correr das águas para se salvar.

Milhares de turistas estrangeiros também morreram ou desapareceram, o que afetou resorts de areias brancas e atraiu extensa cobertura da mídia ocidental para o incidente -e até filme hollywoodiano, “O Impossível” (2012), com Naomi Watts e Ewan McGregor, o maremoto inspirou.

De acordo com livros como “Tsunami: The World’s Greatest Waves” (tsunami, as maiores ondas do mundo), publicado em 2021, esse foi não apenas o pior desastre natural deste século, mas “o maior na era moderna”.

Deixou muitos prédios no chão, sobretudo aqueles na orla, em Aceh. A mesquita de Rahmatullah ficou de pé, no entanto, tornando-se assim símbolo da resistência da região.

Morre ator Ney Latorraca, aos 80 anos

0

O ator Ney Latorraca morreu aos 80 anos na manhã desta quinta-feira (26). A informação foi confirmada ao UOL pela Clínica São Vicente da Gávea, onde ele estava internado há seis dias.

 

Em nota divulgada à imprensa, a Clínica Sâo Vicente, onde o ator estava internado, confirmou a morte de Ney Latorraca e disse que “se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda”. A unidade de saúde ressaltou que não tem autorização para divulgar mais detalhes.

Leia Também: Neymar será pai pela quarta vez e terá segunda filha com Bruna Biancardi

PRF recupera motocicleta furtada na BR-101 em Campos

0
Foto: Divulgação PRF

Na manhã da última terça-feira (24), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou uma motocicleta com registro de furto datado de 12 de dezembro de 2024, na cidade do Rio de Janeiro.

O flagrante ocorreu por volta das 11h, no km 78 da BR-101, durante uma fiscalização estática realizada pelos agentes. Após abordarem o veículo e consultarem os sistemas operacionais, a equipe constatou que a placa ostentada tinha registro de furto.

Questionado sobre a procedência do veículo, o condutor afirmou ter comprado a motocicleta na cidade de Cabo Frio e que estava a caminho de Campos dos Goytacazes para passar o Natal com a família.

A ocorrência foi encaminhada à 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde o caso será analisado pela autoridade policial.

Jovem morre após incêndio em quitinete

0
Foto: Divulgação

Um incêndio em uma quitinete na rua Júlio Gomes Marinheiro, no Centro de São Francisco de Itabapoana, resultou na morte de Lara Pereira Manhães, de 20 anos, na tarde desta quarta-feira (25). A jovem estava sozinha no imóvel quando o fogo começou, por volta das 16h, e teve cerca de 80% do corpo atingido pelas chamas.

De acordo com testemunhas, o incêndio foi percebido por um vizinho que, ao sentir cheiro de fumaça e ouvir gritos de socorro, pulou o muro e arrombou a porta da quitinete. Ele conseguiu retirar Lara do local, já gravemente ferida.

A vítima foi socorrida pelo Resgate Municipal e encaminhada ao Hospital Ferreira Machado, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu pouco depois de dar entrada na unidade.

Após o resgate, vizinhos e populares tentaram controlar o fogo, que atingiu principalmente os móveis do imóvel, como cama e guarda-roupa. O Corpo de Bombeiros chegou posteriormente e confirmou que as chamas já estavam contidas. A estrutura do imóvel não foi comprometida.

As causas do incêndio estão sendo investigadas pela Polícia Civil e pelo Corpo de Bombeiros.