Home Blog

Fé e cannabis: O que as religiões realmente dizem sobre a maconha

0

De acordo com registros históricos, comemos, bebemos e fumamos maconha há milhares de anos. E adivinha? Os efeitos psicoativos da maconha chamaram a atenção de muitas religiões, algumas das quais a adotaram como sacramento, enquanto outras a condenaram devido às suas propriedades. A maconha é frequentemente consumida de forma recreativa pelos efeitos do principal componente psicoativo da planta, o THC. Mas também tem muitos outros benefícios potenciais, especialmente quando se trata de propriedades analgésicas.

 

Mais recentemente, o uso da cannabis foi aprovado para fins medicinais, mas também tem sido descriminalizado para uso geral em muitos países. O que as religiões têm a dizer sobre isso? Conhece a religião brasileira que defende o uso? Clique nesta galeria para descobrir.

Leia Também: Presidentes russo e turco discutem cooperação e questões internacionais

Entenda as leis que regem o mar e os direitos dos países

0

Desde que os humanos existem, o oceano tem sido uma vasta fronteira inexplorada que oferece uma abundância de recursos para o benefício da humanidade. Entre navegação e pesca, o mundo explora o alto mar há séculos, mas, com o tempo, uma rede invisível de regras foi colocada em prática para orientar e fiscalizar como exploradores, comerciantes e nações podem fazer uso desta área colossal do planeta.

 

As “leis do mar” podem soar como lendas de piratas, mas essas leis moldam tudo, desde rotas de comércio internacional até preservação ambiental. À medida que o mundo moderno volta sua atenção com mais frequência para os recursos inexplorados do oceano, a lei marítima se tornou mais vital do que nunca. Curioso?

Clique nesta galeria para descobrir quais regras e regulamentos regem o alto mar e quais os direitos dos países.

Leia Também: Presidentes russo e turco discutem cooperação e questões internacionais

Presidentes russo e turco discutem cooperação e questões internacionais

0

De acordo com o comunicado, os dois líderes discutiram temas da agenda bilateral atual, com foco no aumento da eficácia da cooperação econômica e comercial.

 

Os presidentes, que compartilham posições similares em relação à resolução de conflitos no Oriente Médio, também trataram de questões internacionais. A Presidência da Turquia destacou que Erdogan afirmou ter como objetivo ampliar a cooperação em diversas áreas, especialmente aumentando o volume de comércio entre os países.

Além disso, o presidente turco declarou que a Turquia continuará a se engajar em esforços para reduzir tensões na região e promover processos de paz.

Embora discordem sobre a guerra na Ucrânia, a Turquia mantém uma posição distinta dos Estados Unidos e de outras potências europeias, criticando, por exemplo, a autorização ocidental para o uso de mísseis de longo alcance por Kiev. O último encontro entre Erdogan e Putin aconteceu no final de outubro, em Kazan, durante a cúpula do grupo BRICS, ao qual a Turquia busca se juntar. Em setembro de 2023, cinco empresas turcas foram alvo de sanções dos EUA por fornecerem produtos e serviços a empresas russas do setor de defesa. Autoridades norte-americanas já haviam alertado empresários turcos sobre os riscos de colaborar com tentativas russas de burlar sanções.

Leia Também: Putin vai perdoar dívidas de quem se alistar para combater na Ucrânia

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: ‘Poderia ser salvo’

0

Kate Cassidy, namorada de Liam Payne, ficou profundamente abalada ao assistir ao vídeo de segurança que mostra o cantor sendo carregado por funcionários no lobby do hotel CasaSur Palermo, em Buenos Aires, pouco antes de sua morte. As imagens, gravadas às 16h54 do dia 16 de outubro de 2024, foram divulgadas pela imprensa argentina e mostram os momentos que antecederam a tragédia, ocorrida 13 minutos depois.

 

Uma pessoa próxima a Kate revelou ao New York Post o impacto das imagens sobre a modelo e influenciadora, que esteve ao lado do ex-integrante do One Direction nos últimos dois anos de sua vida. “Sempre que parece que a situação não pode ficar mais dolorosa para Kate, surge algo ainda mais devastador. Ela acredita que Liam poderia ter sido salvo, que alguém poderia ter ajudado. É uma dor misturada com indignação”, relatou a fonte.

Payne faleceu após cair da varanda de seu quarto no hotel. Exames toxicológicos apontaram a presença de álcool, drogas e antidepressivos em seu organismo. De acordo com relatos da imprensa argentina, o cantor passou cerca de uma hora agindo de forma errática no lobby do hotel antes de perder a consciência e, segundo testemunhas, sofrer convulsões. Ele foi levado para o quarto, mas, minutos depois, a queda fatal ocorreu.

As autoridades argentinas seguem investigando o caso. Entre os investigados estão um garçom que teria se aproximado de Payne nos dias anteriores, um funcionário do hotel e um amigo pessoal do artista. A combinação de fatores ainda deixa dúvidas sobre o que de fato levou à trágica morte do músico.

Leia Também: Ex-BBB Marcos Harter tenta censura prévia contra Record, mas Justiça nega pedido

Confrontos entre xiitas e sunitas no Paquistão deixam ao menos 82 mortos

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Pelo menos 82 pessoas morreram e 156 ficaram feridas desde quinta-feira nos confrontos entre sunitas e xiitas no noroeste do Paquistão, informou um funcionário do governo local.

 

Entre os mortos, 66 são xiitas e 16 sunitas, segundo o oficial que não teve o nome divulgado. Os confrontos começaram na quinta-feira quando um grupo armado disparou contra ônibus que transportavam xiitas. Na sexta-feira e no sábado, os xiitas realizaram represálias em bairros sunitas.

Cerca de 300 famílias fugiram no sábado enquanto os tiroteios com armas leves e pesadas continuavam durante a noite, embora não tenham sido relatadas novas vítimas.

Neste domingo, funcionários do governo se reuniram com líderes dos grupos para tentar mediar um cessar-fogo. Uma delegação voou para Parachinar no sábado para se encontrar com líderes de ambos os lados, disse Muhammad Ali Saif, ministro da informação da província de Khyber Pakhtunkhwa.
“Houve desenvolvimentos positivos nas negociações com as partes interessadas”, afirmou.

O Paquistão é um país de maioria sunita, mas no distrito de Kurram, na província de Khyber Pakhtunkhwa, perto da fronteira com o Afeganistão, vive uma grande população xiita. As comunidades têm se enfrentado há décadas devido a uma disputa de terras.

Leia Também: Uruguaios começam a votar após campanha morna, mas acirrada

Ponte de Westminster fechada após tentativa de homicídio; 4 foram detidos

0

Um homem ficou em estado crítico neste domingo após ser esfaqueado na ponte de Westminster, localizada no centro de Londres, Reino Unido, diante de turistas, conforme informou a polícia local, citada pelo The Guardian. Devido ao “incidente de emergência”, as autoridades fecharam a ponte.

 

Após o ataque, quatro pessoas foram detidas pela polícia.

Segundo comunicado da Polícia Metropolitana de Londres ao Mirror, o alerta foi recebido às 10h43, descrevendo o ocorrido como uma briga na ponte de Westminster.

“Os agentes, o serviço de ambulâncias de Londres e um helicóptero médico compareceram ao local e encontraram um homem ferido por facadas. Ele foi levado ao hospital em estado crítico. Três pessoas foram presas sob suspeita de tentativa de homicídio, e uma quarta foi detida por suspeita de agressão. Duas delas foram hospitalizadas com ferimentos leves no rosto. A ponte permanece fechada, e as investigações continuam”, informou a polícia.

Nas imagens divulgadas nas redes sociais, é possível ver a área próxima à ponte cheia de pessoas, ambulâncias e viaturas policiais.

 

Leia Também: Confrontos entre xiitas e sunitas no Paquistão deixam ao menos 82 mortos

Putin vai perdoar dívidas de quem se alistar para combater na Ucrânia

0

Uma nova lei permitirá que todas as pessoas que assinarem um contrato de um ano para lutar na Ucrânia a partir de 1º de dezembro fiquem livres de suas dívidas. Essa medida também será estendida aos seus cônjuges.

 

O valor máximo das dívidas que poderão ser quitadas é de 10 milhões de rublos, o equivalente a aproximadamente 92 mil euros, com base na taxa de câmbio atual.

A legislação, aprovada pelo parlamento russo na última terça-feira e sancionada no sábado, é considerada por especialistas um incentivo significativo, já que a Rússia busca atrair voluntários para um conflito que já ultrapassa mil dias.

Segundo o analista político Georgi Bovt, que comentou a medida na plataforma Telegram, a nova lei oferece a “centenas de milhares de pessoas a chance de se livrarem de um pesado fardo financeiro”.

Além de voluntários, a legislação também se aplica a conscritos e pessoas convocadas para a “operação militar especial”, como Moscou se refere à ofensiva na Ucrânia.

Embora, teoricamente, os conscritos não possam ser enviados para a linha de frente, eles podem optar por assinar um contrato para integrar o exército profissional, o que permitiria seu envio para o conflito. Essa nova medida pode servir como motivação para tais decisões.

Na Rússia, as taxas de juros são extremamente altas, e muitos cidadãos têm poucas ou nenhuma poupança financeira, tornando a proposta ainda mais atrativa.

A Ucrânia também possui legislação semelhante, que concede condições preferenciais para empréstimos aos combatentes e, em alguns casos, permite o cancelamento de suas dívidas.

Leia Também: Ponte de Westminster fechada após tentativa de homicídio; 4 foram detidos

Turbulência força voo que iria de SP para Miami a voltar para Guarulhos

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um voo com 221 passageiros com destino a Miami, nos Estados Unidos, precisou retornar ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, após passar por turbulência na madrugada deste domingo (24).

 

Companhia aérea informou que voo 930 posou com segurança em Guarulhos, de onde havia decolado. Em nota, a American Airlines esclareceu que o sinal do cinto de segurança estava ligado quando a aeronave encontrou turbulência.

Um passageiro foi transportado a um hospital de São Paulo para avaliação. A empresa não forneceu mais detalhes sobre o estado de saúde do passageiro.

A aeronave levava 221 passageiros e 12 tripulantes a bordo. “Agradecemos aos membros de nossa tripulação por seu profissionalismo e aos nossos clientes por sua compreensão”, escreveu a companhia aérea em comunicado.

O Boeing 777-200 voou pouco mais de quatro horas, entre decolagem e pouso. No site de aviação Flightradar24é possível ver a rota do voo. A aeronave retornou ao aeroporto de Guarulhos quando passava pelo estado de Tocantins.
O voo foi remarcado para a noite deste domingo (24).

Leia Também: Marinha resgata tripulante com suspeita de derrame em navio próximo ao RJ

 

Rafa Kalimann e Allan Souza Lima terminam relacionamento após um ano de namoro

0

ARACAJU, SE (FOLHAPRESS) – A influenciadora e atriz Rafa Kalimann e o ator Allan Souza Lima terminaram o relacionamento de um ano que tinham desde novembro do ano passado. Rafa apagou fotos de suas páginas e relatou para amigos o que houve.

 

Procurada, a assessoria de imprensa da artista se limitou a dizer que não iria comentar o assunto. Rafa fez uma declaração no último dia 5 de novembro em vídeo para celebrar o aniversário de um ano do romance dos dois.

O vídeo também foi apagado. Allan Souza Lima, no entanto, ainda mantém no ar seus registros com Rafa. A informação foi dada inicialmente pela jornalista Fábia Oliviera e confirmada pelo F5 com pessoas próximas. Eles ainda se seguem nas redes.

O término aconteceu no fim da semana, pouco depois de Rafa gravar o especial Amigas, da Globo, onde foi apresentadora, segundo relato de amigos.
Apesar de terem iniciado a relação em novembro de 2023, eles só assumiram o romance publicamente em março deste ano.

Em maio, Rafa Kalimann e Allan Souza Lima revelaram que ela perdeu um bebê que esperava do ator. Ela publicou uma carta de despedida da criança.
“Pedi para que Deus me permitisse questionar. Não é justo, não deveria ser. Mas me esforço para confiar que ainda entenderei o propósito”, desabafou.

Leia Também: Ex-BBB Marcos Harter tenta censura prévia contra Record, mas Justiça nega pedido

Modelo processa Kanye West por alegada agressão em videoclipe

0

Jenn An está processando Kanye West, alegando ter sido agredida pelo rapper durante as gravações de um videoclipe em 2010.

 

De acordo com a People, a modelo acusa Kanye de tentar “sufocá-la e colocar os dedos em sua garganta”.

A ação foi registrada no tribunal federal de Nova York na sexta-feira, 22 de novembro. No processo, a modelo acusa o rapper de “estrangulamento” durante as filmagens do videoclipe da música In for the Kill, de La Roux, em versão remix com participação de Kanye West.

De acordo com documentos acessados por veículos como Rolling Stone, Page Six e TheWrap, Jenn An estava atuando como atriz no vídeo, gravado no Chelsea Hotel, em Nova York, em setembro de 2010. Ela relata que vestia apenas lingerie quando Kanye teria apontado para a equipe e ordenado: “Tragam a garota asiática”.

Jenn afirma ter dito ao rapper que estava “praticamente sem roupa”, ao que ele teria respondido: “É por isso que te escolhi”. A modelo também relata ter pedido para que os outros atores saíssem da sala.

No processo, ela ainda alega que Kanye West (que mudou oficialmente seu nome para Ye) pediu à equipe de gravação para fazer um close em seu rosto enquanto ele simulava “sexo oral forçado”.

“Perante as câmeras, West começou a sufocar a vítima com uma mão. Depois, usou a outra mão para segurar o pescoço dela e continuou a estrangulá-la com ambas”, descreve o processo, segundo a Rolling Stone.

Além disso, o rapper teria “colocado vários dedos na garganta dela repetidamente, movendo-os para dentro e para fora”, em um ato que teria durado mais de um minuto.

“Isso é arte. Isso é arte. Eu sou um Picasso”, teria gritado Kanye West durante a cena, de acordo com os documentos citados pela imprensa internacional.

Leia Também: Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza ‘cancelamento’

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

0

Jeniffer Soares Martins, de 28 anos, morreu na madrugada deste domingo (24) após ser levada por uma enxurrada na Avenida Rondon Pacheco, em Uberlândia. A jovem, que era influenciadora digital e conhecida nas redes como Jhei Soares – Provador Fashion, estava no carro com o marido, Wallion Lima, quando, em meio ao desespero, ambos saíram do veículo e foram arrastados pela força da água. Um vídeo gravado por uma testemunha mostra o momento do incidente e a tentativa de resgate.

 

Jhei acumulava mais de 62 mil seguidores nas redes sociais e era descrita pela família como uma pessoa alegre, amorosa e iluminada. “A falta que você fará, Jeniffer, será imensurável. Sentiremos para sempre sua alegria e o amor que você espalhou por onde passou”, declarou a família em nota. O velório está sendo realizado na Paz Universal, com o sepultamento marcado para o Cemitério Campo do Bom Pastor.

A tragédia gerou comoção na cidade e manifestações de pesar de autoridades locais. O prefeito Odelmo Leão lamentou a perda e destacou os efeitos devastadores das chuvas intensas. “Me solidarizo com a família e amigos da jovem Jhei Soares. Sei que é um momento de muita dor, mas peço a Deus que conforte os corações de todos”, afirmou. O prefeito eleito, Paulo Sérgio, também expressou condolências, chamando a morte de Jhei de uma “perda irreparável para a comunidade”.

De acordo com o Instituto Médico Legal (IML), a causa da morte foi afogamento e politraumatismo. A Defesa Civil informou que, em apenas 15 minutos, a cidade registrou mais de 50 milímetros de chuva, o que gerou alagamentos rápidos e perigosos. A influenciadora foi arrastada por cerca de 300 metros e chegou a ser reanimada pelo marido e pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu.

Leia Também: Modelo processa Kanye West por alegada agressão em videoclipe

Ex-BBB Marcos Harter tenta censura prévia contra Record, mas Justiça nega pedido

0

GABRIEL VAQUER
ARACAJU, SE (FOLHAPRESS) – Conhecido por ter participado do BBB 17, da Globo, onde foi expulso acusado de violência psicológica contra sua namorada no confinamento, o cirurgião plástico Marcos Harter tentou censurar de forma prévia uma reportagem da Record sobre ele no último sábado (23).

 

A defesa de Harter não respondeu aos contatos feitos. A coluna teve acesso aos autos do caso, que entrou no sistema judiciário na sexta (22). Segundo Harter, a matéria irá ao ar neste domingo (24) no Domingo Espetacular.

Harter alegou que a emissora de Edir Macedo está produzindo um material com informações negativas sobre a sua vida profissional. A emissora pretende mostrar complicações que clientes dele tiveram com cirurgias plásticas.

Harter alega que a reportagem serviria apenas para “macular” sua imagem perante o público, e que ele não teve o direito de se defender de forma apropriada.

Por ser uma pessoa pública, Harter pediu tramitação em segredo de Justiça para evitar qualquer tipo de vazamento.

No entanto, no sábado (23), o juiz Gustavo Coube de Carvalho, do Tribunal de Justiça de São Paulo, negou todos os pedidos. Ele retirou o sigilo judicial por entender que a solicitação não se enquadrava nos critérios de sigilo.
Além disso, o juiz comentou que o pedido de Harter é considerado censura prévia dos meios de comunicação, o que já foi entendido como ilegal pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

“Indefiro, por isso, o pedido liminar de suspensão da veiculação de reportagem televisiva, que acarretaria censura estatal prévia não permitida pela Constituição Federal. Vale lembrar que o ordenamento garante ao autor direito de indenização e de resposta, caso o dano alegado venha a se concretizar”, afirmou o juiz.

Marcos Harter já foi contratado pela Record. Em 2017, ele atuou na temporada daquele ano do reality A Fazenda, onde ficou em segundo lugar. Atualmente, ele tem 1 milhão de seguidores em sua conta no Instagram.

Leia Também: Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

Presidente do Real exalta Vini e cobra Bola de Ouro: ‘quais os critérios’

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Presidente do Real Madrid, Florentino Pérez criticou a entrega da Bola de Ouro para Rodri, meio-campista do Manchester City, e cobrou que a premiação seja “independente” e onde “gente reconhecida vote”. O mandatário merengue também aproveitou a Assembléia do clube para exaltar o “melhor do mundo” Vinicius Jr.

 

“Rodri tem todo o nosso carinho e merecia uma [Bola de Ouro]. Que fique claro. Mas não este. Deveria ter sido para um jogador do Real Madrid, independentemente do critério que fosse aplicado. O clamor era por Vinicius, mas poderia ter sido para nosso capitão, Carvajal, ou até mesmo Bellingham. É muito difícil explicar. Mas há certas coisas surpreendente”, disse Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, em Assembléia do clube.

O presidente ainda comentou mais sobre o caso. “O comunicado da UEFA, por exemplo. Afirma que sua entrada não teve nenhum impacto no sistema de votação. […] Eles alteraram o sistema de votação, assim como o número de pontos. E é surpreendente que, sendo o futebol algo tão global, que jornalistas de países com tanta população, como a Índia, não votem e de outros, com menos de um milhão, sim. E que além disso, ninguém os conhece! Sem Namíbia, Uganda, Albânia e Finlândia, Vinicius teria vencido a Bola de Ouro. Além disso, esses países não deram nenhum voto a Vinicius. Nenhum! O finlandês, pelo menos, renunciou. E disse que não voltará a fazer parte do júri. Eu agradeço por isso.”

“Deveríamos perguntar à organização quais são os critérios, mas é evidente que eles podem fazer o que quiserem. Perguntaria à France Football e ao L’Équipe [responsáveis pela Bola de Ouro] se faz muito sentido se juntar à UEFA exatamente agora. A Bola de Ouro deve ser um troféu independente e onde pessoas reconhecidas votem.

Elogios para Vini Jr”, continuou.

“Estamos orgulhosos de um jogador como Vinicius. Para nós, e para a maior parte dos aficionados ao futebol, o melhor jogador do mundo. Querido Vini, quero que você saiba que o madridismo está orgulhoso de você, de tudo o que você teve que suportar em muitos momentos, de maneira injusta. Tudo isso te fez ser o jogador que você é”, finalizou Florentino Pérez.

A votação da Bola de Ouro
Ao todo, 99 jornalistas participaram da votação para eleger o melhor do mundo. O representante da Síria não participou.

De acordo com o regulamento, os cem primeiros países do ranking da Fifa tinham um representante. Cada profissional listava dez nomes em ordem de preferência, e os jogadores receberam pontuações de acordo com a posição.
Cada voto de melhor jogador do mundo valia 15 pontos, e o segundo lugar das listas valia 12 pontos. Do terceiro ao décimo lugar, eram distribuídos 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1, respectivamente.

Rodri levou o prêmio por ter 41 pontos a mais do que Vinicius Jr. O atacante do Real Madrid foi o segundo colocado e não compareceu à premiação como forma de protesto.

Leia Também: Zubeldía valoriza vaga na Libertadores após empate: ‘2025 pode ser o ano do São Paulo’

Textor confia em vitória do Botafogo contra Palmeiras: ‘Gostamos de jogar no campo deles’

0

John Textor se colocou como ‘escudo’ do Botafogo após novo tropeço no Campeonato Brasileiro. Neste sábado, o time alvinegro ficou no empate por 1 a 1 com o Vitória e viu o Palmeiras assumir a liderança. Em véspera do confronto entre os dois, o dono da SAF do clube resolveu soltar uma provocação para desviar o foco do momento irregular de sua equipe na temporada.

“O Campeonato Brasileiro é ganho por pontos, não acredito que Botafogo e Palmeiras vão ganhar por algum critério de desempate. Estamos empatados em 70 pontos, vamos para São Paulo, gostamos de jogar no estádio deles, vamos bem no estádio deles. Infelizmente, nos últimos jogos não conseguimos os três pontos, é frustrante, muita posse, muitos chutes, muita qualidade. Estamos onde estamos. Gostamos de enfrentar o Palmeiras, você já viu isso”, afirmou o dirigente, que mostrou muita confiança na busca do clube por títulos na temporada.

“Vi a frustração deles com os resultados. É um jogo de oportunidades, momentos estranhos, achamos que poderíamos conseguir alguns gols. Mas isso se resolve. Temos duas finais, o Brasileirão e a Copa Libertadores. O gol vai sair cedo ou tarde, quando sair, vai abrir a porteira”, completou.

O Botafogo terá uma semana decisiva na temporada. Na terça-feira, às 21h30, o clube alvinegro fará uma espécie de decisão contra o Palmeiras, no Allianz Parque, pelo Brasileirão. O vencedor do confronto irá encaminhar de vez o título nacional.

“A essa altura, estamos com os mesmos pontos do nosso rival. Iremos para o jogo da próxima rodada como uma final. Esse é o espírito que temos, de olhar para frente porque não há nada mais que possamos fazer para trás”, disse o técnico Artur Jorge.

No sábado, o Botafogo decidirá a Copa Libertadores diante do Atlético-MG, às 17h, no estádio Monumental de Núnez, em Buenos Aires. Os times tiveram um encontro polêmico recentemente pelo Brasileirão. Na ocasião, o jogo terminou empatado por 0 a 0, com três expulsões, a de Luiz Henrique em uma confusão após o apito final.

Zubeldía valoriza vaga na Libertadores após empate: ‘2025 pode ser o ano do São Paulo’

0

O empate com o Atlético-MG por 2 a 2, neste sábado, foi suficiente para o São Paulo conquistar a vaga para a Copa Libertadores de 2025. O atual domínio brasileiro na competição animou o técnico Luiz Zubeldía, que já viralizou o time paulista voltando a fazer história no torneio, no qual já conquistou o título em três oportunidades.

 

 

“Com esse ponto já nos garantimos na pré-Libertadores, é bom para o clube. Quero que o São Paulo jogue muitas copas internacionais, a Libertadores, enfim. Pode ser o ano do São Paulo na Libertadores em 2025”, afirmou o treinador, que praticamente cravou sua permanência no clube, apesar das várias sondagens que recebera ao longo do ano.

 

“Desde que caímos para o Botafogo na Libertadores, ganhamos quatro, perdemos três e empatamos uma. Isso permitiu nos classificar e no primeiro jogo após a Libertadores, no jogo contra o Corinthians, eu lembro dos clubes que estavam atrás na tabela, muito perto, e agora temos uma vantagem de 10, 12 pontos deles. Agora é trabalhar muito para terminar o ano bem e começar a próxima temporada melhor ainda”, completou.

 

Esta será a 23ª vez que o São Paulo participa da Copa Libertadores, e o 60º torneio continental, recorde entre os clubes do futebol brasileiro.

 

Com a vaga garantida, o São Paulo busca agora um lugar direto na fase de grupos. O time paulista tem 59 pontos, na sexta colocação. Na próxima rodada desafia o Grêmio no domingo, às 16h, em Porto Alegre.

Leia Também: Como ‘Senna’ usou efeitos especiais e mecânicos argentinos em suas corridas

Uruguaios começam a votar após campanha morna, mas acirrada

0

MAYARA PAIXÃO
MONTEVIDÉU, URUGUAI (FOLHAPRESS) – Com uma participação eleitoral tradicionalmente alta, os uruguaios começaram a votar para o segundo turno da eleição neste domingo (24), a partir das 8h. Há 2,7 milhões de eleitores inscritos no pequeno país sul-americano de 3,4 milhões de habitantes.

 

Até as 19h30 -ou 20h30, caso ainda haja eleitor nas filas e o horário seja prorrogado-, eles escolhem entre Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda e centro-esquerda Frente Ampla, e Álvaro Delgado, candidato do Partido Nacional, hoje no governo com Luis Lacalle Pou.

Como é de costume, os olhos estão atentos para os discursos pré e pós-votação dos principais personagens políticos do país.

Recuperando-se de um tratamento de radioterapia após a descoberta de um câncer e com a saúde ainda debilitada, o ex-presidente José “Pepe” Mujica, 89, votou às 8h em ponto. Em seu tradicional discurso com quê filosófico e sem papas na língua, disse: “Meu futuro mais próximo é o cemitério, mas me preocupo pela sorte de vocês, os jovens que quando tiverem a minha idade vão viver um mundo muito distinto. A política não dá hoje esperança aos jovens; [os políticos] são um bando de velhos acomodados”.

Yamandú Orsi disse que “a democracia tem de ser uma festa” e pediu tranquilidade na votação. Quando um repórter o questionou sobre os planos para caso perca a eleição, não descartou que poderia voltar a lecionar história, sua profissão original. Mas disse que ainda há muita água para rolar.

Álvaro Delgado, por sua vez, foi visitar Lacalle Pou antes de votar.
A campanha foi morna, especialmente nestas últimas semanas desde o primeiro turno, em 27 de outubro. Há cartazes e alguns militantes nas ruas, que distribuem as cédulas eleitorais que os eleitores devem depositar em um envelope nas urnas caso queiram apoiar aquele candidato, mas nada que tenha mudado a dinâmica de Montevidéu.

Ainda assim, é uma campanha disputada. Pesquisas de intenção de voto mostram empate técnico entre os candidatos, e o eleitor não descarta que irá dormir neste domingo sem saber o resultado.

Sondagens com base em amostragem de votos feitas pelos institutos credenciados pela Corte Eleitoral começam a sair às 20h30, mas tampouco se descarta que isso também seja um pouco atrasado. Os resultados oficiais e parciais começam a ser publicados às 21h.

O eleito para substituir Luis Lacalle Pou no cargo tomará posse em março do ano que vem.

Leia Também: Vaca nelore alcança valor de R$ 24 milhões e se torna a mais valorizada do mundo

Lucy mantém status de ícone da evolução humana 50 anos após ser descoberta

0

REINALDO JOSÉ LOPES
SÃO CARLOS, SP (FOLHAPRESS) – A descoberta ao som da maior banda de todos os tempos talvez fosse um prenúncio do estrelato de Lucy. Os Beatles já tinham se separado quatro anos antes, mas seu hit psicodélico “Lucy in the Sky With Diamonds” tocava sem parar num acampamento de cientistas em 24 de novembro de 1974, quando o fragmento fossilizado de um braço foi flagrado numa encosta pelo paleoantropólogo americano Donald Johanson.

 

O cenário era o árido vale do rio Awash, na Etiópia. O braço foi só o começo. Johanson e seus colegas acabariam encontrando cerca de 40% do esqueleto, algo muito raro no caso de um membro da linhagem humana tão antigo quanto Lucy (com 3,2 milhões de anos de idade).

Cinquenta anos depois, a fêmea de hominínio que, em vida, media 1,1 m mantém seu status de ícone da evolução humana e da espécie Australopithecus afarensis. Mas deixou de ser uma estrela solitária. Ao menos 20 outros indivíduos da mesma espécie, incluindo até um filhote de apenas três anos, foram descobertos de lá para cá, permitindo retratar com muito mais precisão -mas também com alguns mistérios persistentes- como esses ancestrais viviam. Essa amostragem relativamente ampla também é incomum no caso da linhagem humana.

“A descoberta da Lucy foi muito importante porque, para começar, foi algo que expandiu o alcance temporal do que a gente sabia sobre os hominínios -antes dela, esse alcance só ia até uns 2 milhões de anos atrás”, destaca o paleoantropólogo brasileiro Gabriel Rocha, doutorando na Universidade Stony Brook (EUA). “Além disso, foi encontrado o pós-crânio, com muitas informações sobre boa parte do corpo dela.”

Rocha explica que diversas características do esqueleto da pequena mulher-macaca deixam claro que sua espécie estava adaptada ao andar bípede, que caracteriza o grupo de primatas mais aparentados aos seres humanos do que aos demais símios.

É algo que pode ser visto, entre outras coisas, na configuração do fêmur (osso da coxa) ou no forâmen magno -a abertura que conecta o crânio com as vértebras do pescoço. O forâmen magno dos A. afarensis e dos demais australopitecos ocupa uma posição central na base do crânio, o que corresponde indiscutivelmente à posição ereta. E o dedão do pé estava alinhado com os demais dedos, sem a função de “polegar” que vemos nos pés de orangotangos, gorilas e chimpanzés.

Ao mesmo tempo, porém, Lucy e seus companheiros de espécie tinham braços proporcionalmente mais longos e pernas mais curtas, o que indica capacidades que ainda eram parcialmente arbóreas.

“As pernas mais compridas dos seres humanos atuais tendem a atrapalhar na hora de subir em árvores -o nosso tronco é meio que jogado para fora da árvore”, explica o paleoantropólogo. “As proporções dos australopitecos evitavam esse problema.”

Detalhes do esqueleto do filhote de A. afarensis, apelidado de Selam e também achado na Etiópia, sugerem que, nessa fase da vida, os australopitecos tinham anatomia mais adequada ainda para subir árvores, o que talvez fosse um bocado útil para escapar de predadores.

Os vários outros indivíduos da espécie descobertos até agora, bem como pegadas preservadas em antigas cinzas vulcânicas, sugerem que havia grande variabilidade de tamanho entre os A. afarensis -os maiores adultos poderiam medir cerca de 1,60 m. Por enquanto, a explicação mais aceita para essa diversidade é o dimorfismo sexual, com machos consideravelmente maiores que as fêmeas.

Entre outras espécies de primatas, é comum que a diferença de tamanho entre os sexos reflita e reforce aspectos do comportamento social e reprodutivo. Quando o macho é muito maior, é comum que haja uma competição ferrenha entre os machos, cujo objetivo é a formação de haréns -um vencedor do sexo masculino monopoliza diversas fêmeas. É o que acontece no caso dos gorilas atuais. Por outro lado, quando ambos os sexos têm mais ou menos o mesmo tamanho, algo parecido com a monogamia pode acabar emergindo.

Será que a vida amorosa de Lucy era semelhante à das gorilas? É uma possibilidade, mas Rocha aponta que, diferentemente dos grandalhões atuais, os australopitecos machos não tinham caninos grandes e afiados, que são um componente importante da disputa por fêmeas. Isso pode indicar uma estrutura social diferente da dos gorilas.

A dentição do A. afarensis indica uma dieta que misturava vários tipos de vegetais e provavelmente insetos e pequenos vertebrados, e o formato do osso hioide -presente na região da garganta e encontrado na pequena Selam- sugere capacidades vocais de macaco, e não de humano. O cérebro não diferia, em tamanho, do de um chimpanzé. Mas tem se fortalecido a possibilidade de que a espécie fosse capaz de fabricar e usar ferramentas de pedra.

“Se a gente se perguntasse dez anos atrás ‘será que os australopitecos usavam ferramentas’, a resposta seria não. Mas houve, em 2015, a descoberta das ferramentas de Lomekwi [Quênia], com 3,3 milhões de anos”, recorda ele. “Aí sim a gente finalmente encontrou o mais difícil: instrumentos tão antigos quanto a espécie. Então, é algo temporalmente possível, embora existam outras espécies de hominínios que seriam candidatas a isso.” Só novas descobertas, com uma associação direta entre fósseis e ferramentas, talvez sejam capazes de resolver o mistério.

Leia Também: As chocantes previsões da Ciência para o futuro do universo

 

Marinha resgata tripulante com suspeita de derrame em navio próximo ao RJ

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Com um helicóptero e uma fragata, a Marinha do Brasil regatou uma mulher de um navio mercante que estava a 1,2 mil km da costa brasileira na madrugada deste sábado (23).

 

A suspeita é que a tripulante brasileira tenha sofrido um derrame. Resgate começou às 4h deste sábado, com o auxílio da Fragata Independência – embarcação do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.

Ela começou a ser transferida para a costa do Rio de Janeiro com ajuda do helicóptero da embarcação. O local escolhido foi terra mais próxima da região onde o navio mercante “Atlantic Zonda” estava, a 1200 km de distância.
“A tripulante foi resgatada pelo helicóptero do navio e trazida para a Fragata”, informou a Marinha. Após o resgate, a aeronave regressou com a mulher que é aguardada no Comando da Força Aeronaval, em São Pedro D’Aldeia (RJ).

“A bordo, a equipe médica do navio recebeu, na enfermaria, a tripulante, a qual encontra-se em observação e com seu quadro sendo monitorado, a fim de garantir que ela chegue com a saúde preservada até o hospital em terra”, disse a Marinha do Brasil.

Leia Também: Lucy mantém status de ícone da evolução humana 50 anos após ser descoberta

 

Marta e Orlando Pride conquistam primeiro título da liga feminina nos EUA

0

A craque Marta conquistou seu primeiro título da National Women’s Soccer League (NWSL), a liga feminina dos Estados Unidos, neste sábado. O Orlando Pride, time da brasileira, derrotou o Washington Spirit por 1 a 0 durante a final do campeonato. A zambiana Barbra Banda foi a responsável por marcar o único gol da partida no CPKC Stadium de Kansas City, no Estado do Missouri, com uma grande jogada individual, aos 37 minutos.

 

 

O Orlando Pride, franquia onde a veterana Marta joga desde 2017, foi considerado o melhor time da liga na fase regular desta temporada. O Washington Spirit, o segundo melhor, não conseguiu impor seu temível ataque liderado pela jovem Trinity Rodman, filha de Dennis Rodman, ex-estrela da NBA.

 

O momento decisivo veio ainda no primeiro tempo. Recebendo uma bola cortada da meia Angelina, Barbra acelerou pela direita até a linha de fundo, driblou sua defensora e disparou por baixo contra a goleira.

 

Marta, que tinha marcado um gol durante as semifinais contra o Kansas City Current, na última segunda-feira, 18, foi abraçada pelas companheiras quando soou o apito final. Tereza da Silva, a mãe da brasileira, aplaudia da arquibancada a filha. Pela primeira vez, ela viu Marta jogar nos Estados Unidos.

 

“Isso significa tanto, eu não esperava tê-la aqui neste momento”, agradeceu a brasileira em declarações à emissora CBS. “Cheguei a me perguntar por que continuava jogando aqui depois de tantos anos”, completou.

 

Esse é mais um dos troféus que Marta, de 38 anos, conquista em clubes, que inclui uma Liga dos Campeões da Europa, quando estava no Umeå IK, da Suécia, em 2004, e a Copa Libertadores Feminina, de 2009, já jogando no Santos.

 

Seis vezes escolhida como a melhor jogadora do ano pela FIFA (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018), Marta conquistou três medalhas de prata olímpicas com o Brasil (2004, 2008 e 2024) e é a maior artilheira da história dos Mundiais.

Leia Também: Jokic comanda vitória dos Nuggets sobre os Lakers na NBA; Spurs superam Warriors

Como ‘Senna’ usou efeitos especiais e mecânicos argentinos em suas corridas

0

LEONARDO SANCHEZ
BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – Mônaco, Suzuka, Ímola, Monza, Silverstone, Adelaide, Estoril e Interlagos. Autódromos de fama internacional, esses são alguns dos cenários de “Senna”. Filmar em todos eles, porém, seria impossível. Recriar em suas pistas corridas de Fórmula 1, então, pior ainda.

 

Não foi pequeno o desafio que a equipe da nova série da Netflix encarou. Para narrar com fidelidade a trajetória de Ayrton Senna, os diretores Vicente Amorim e Júlia Rezende não podiam abrir mão das cenas de disputa automobilística.

Por isso, foi preciso investir tempo, energia e dinheiro num departamento de efeitos especiais de ponta –mas não só. Direção de arte, fotografia, figurino, equipe de dublês e até um setor de montagem de carros precisaram estar afinados para que “Senna” existisse.

Eles se uniram para buscar, juntos, soluções para que uma corrida como o Grand Prix da Bélgica de 1985 tivesse uma versão ficcionalizada que convencesse o fã mais fiel da Fórmula 1. A largada foi construir carros como os que Senna e outros pilotos dirigiam entre os anos 1970 e 1990.

Encontraram a solução em Tulio Crespi, ex-piloto argentino que desde os anos 1960 administra uma oficina de carros de corrida. De brinde, levaram seu filho, o dublê Luciano Crespi, para o set. É ele quem aparece dirigindo os carros de Ayrton Senna nas cenas de alta velocidade –o capacete foi um facilitador na hora de enganar o público.

“Eu fabrico carros há 60 anos, devo ser a pessoa que mais fez carros de corrida no mundo. E eu corri neste autódromo [de Buenos Aires, onde a série foi gravada] em 1961. Para um projeto importantíssimo como esse, ainda tive meus filhos, que trouxeram todo um conhecimento de tecnologia”, diz Crespi sobre a empresa familiar.

Ao todo, ele e os filhos construíram 21 carros para a série, abarcando todas as fases de Senna, do kart à Fórmula 1. Além de réplicas fidedignas, os veículos que seriam dirigidos pelo protagonista e seus principais adversários precisavam ser funcionais. Outros pilotos, coadjuvantes nos episódios, dividiam esqueletos de carros que, na pós-produção, recebiam uma carcaça digital equivalente às suas escuderias.

O fato de Crespi e sua oficina estarem na Argentina pesou na hora de os produtores de “Senna” escolherem os locais para as gravações. Boa parte das cenas de corrida foi filmada no Autódromo de Buenos Aires, que oferecia uma série de vantagens para além da proximidade com o Brasil.

Sua última grande renovação, contam os produtores Caio e Fabiano Gullane, havia sido nos anos 1990 –ou seja, ele preservava características da época em que Senna corria. A localização, por sua vez, dava ao entorno uma vegetação que se aproximava daquela vista em países europeus. E o autódromo estava com a agenda vazia, permitindo que a equipe ficasse meses por lá, o que não era uma realidade em Interlagos, por exemplo.

Assim como Ayrton Senna trocava frequentemente de macacão –o piloto passou por Toleman, Lotus, McLaren e Williams–, o Autódromo Oscar y Juan Gálvez passou o último ano trocando de roupa. Painéis com anúncios vintage e bandeiras de escuderias ajudavam a transformar o local em Suzuka ou Ímola, por exemplo.

Mas ainda assim foi preciso uma alta dose de computação gráfica. Marcelo Siqueira, supervisor da área em “Senna”, conta que a primeira coisa que fez quando embarcou no projeto foi comprar um óculos de realidade virtual para jogar games de corrida e, assim, se familiarizar com a perspectiva de um piloto.

Seu maior desafio foi a velocidade. Os carros em cena cobriam vastas quilometragens em poucos segundos, o que limitava o uso de espaços físicos reais. Siqueira e sua equipe, então, trabalharam com a técnica de “set extension” –ou seja, eles ampliaram as pistas e arquibancadas gravadas in loco depois, virtualmente.

Foram cerca de mil profissionais de efeitos especiais, espalhados por empresas de países como Índia, China, Estados Unidos e Canadá, num enorme intercâmbio de conhecimento e tarefas. Elas produziram, junto com escritórios brasileiros, pelo menos 1.600 planos de efeitos especiais.

“Montamos um estúdio próprio, num cantinho do autódromo, de tela verde. Ali não gravamos as cenas em si, apenas elementos para compor os cenários, como as arquibancadas, de três mil pessoas. O volume produzido foi enorme”, diz Siqueira.

“Em países como o Brasil e no resto da América Latina, saindo do eixo industrial de produção dos Estados Unidos, precisamos encontrar soluções criativas, até por uma limitação de verba. Essa experiência nos ajudou, porque mesmo um projeto enorme como ‘Senna’ tem suas limitações –e quanto maior o orçamento, maiores os problemas que temos que administrar.”
O repórter viajou a convite da Netflix

Senna
Quando: Estreia nesta sexta (29), na Netflix
Classificação: 16 anos
Elenco: Gabriel Leone, Marco Ricca e Kaya Scodelario
Produção: Brasil, 2024
Criação: Vicente Amorim

Leia Também: Marta e Orlando Pride conquistam primeiro título da liga feminina nos EUA