Home Blog

Bolsonaro tem previsão de alta para os próximos dias, diz hospital

0

MARIANA BRASIL
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá ter alta nos próximos dias, segundo os médicos. Ele está internado há quase um mês após passar mal em viagem pelo Rio Grande do Norte.

 

De acordo com nota divulgada pelo hospital DF Star, o ex-presidente está estável clinicamente, sem dor ou febre e com pressão arterial controlada.

“Seguiu com boa aceitação da dieta pastosa, mantendo a programação de progressão de dieta por via oral, com suspensão da nutrição parenteral (endovenosa) hoje”, diz o boletim. “Permanece a orientação de restrição de visitas, com previsão de alta hospitalar nos próximos dias.”

Bolsonaro deixou a UTI (unidade de terapia intensiva) na quarta-feira (30), depois de apresentar “boa aceitação de dieta líquida” e melhora progressiva dos movimentos intestinais espontâneos.

Diariamente, o ex-presidente vinha publicando fotos e relatos de seu estado de saúde em suas redes sociais. Durante a internação, ele deu entrevista, fez live e foi intimado por uma agente do STF (Supremo Tribunal Federal) na UTI, acerca do caso em que é acusado de envolvimento na trama golpista de 2022.

Agenda de Janja na Rússia inclui Bolshoi e ‘O Lago dos Cisnes’, diz assessoria

0

ADRIANA FERNANDES E RANIER BRAGON
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, terá na Rússia compromissos ligados à educação, cultura e combate à fome, além de programação que inclui visita ao Teatro Bolshoi, em Moscou, e a uma apresentação do balé “O Lago dos Cisnes”, em São Petersburgo, informou sua assessoria neste sábado (3).

 

Janja embarcou nesta sexta-feira (2) para Moscou, cinco dias antes de Lula, que só deve seguir para a Rússia no dia 7.

O motivo oficial da visita do presidente é a celebração dos 80 anos do Dia da Vitória -feriado russo que marca a rendição oficial da Alemanha nazista em 9 de maio de 1945, na Segunda Guerra Mundial.

“A primeira-dama Janja Lula da Silva integra a comitiva brasileira com destino à Rússia onde, além de acompanhar a agenda oficial do presidente Lula no país e a Cerimônia de celebração dos 80 anos do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial, cumprirá uma série de agendas entre os dias 4 e 8 de maio”, disse nota divulgada por sua assessoria.

De acordo com o texto, a relação entre Rússia e Brasil inclui importantes acordos de cooperação na área de educação e cultura, e Janja terá compromissos relacionados a esses temas, além da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, “iniciativa que a primeira-dama tem promovido com muita determinação desde quando a aliança foi proposta pelo presidente Lula durante a presidência brasileira do G20.”

Em Moscou, a primeira-dama terá encontros com a comunidade brasileira na Rússia, incluindo professores de língua portuguesa e alunos na Biblioteca de Literatura Estrangeira, além de participar de evento na Universidade HSE sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

“A convite do governo russo, Janja irá visitar diversos locais de importância histórica e cultural para o país, como o Teatro Bolshoi, visto que o Brasil é o único país fora da Rússia que possui uma filial do Teatro Bolshoi e da Escola do Teatro Bolshoi, o Kremlin de Moscou, o Museu Hermitage, a Catedral do Sangue Derramado e a Fábrica de Porcelana Imperial, uma das mais antigas da Europa, fundada em 1744, a primeira e única empresa na Rússia produzindo produtos de porcelana artísticos”, afirma a nota.

A assessoria diz ainda que, também a convite do governo de Vladimir Putin, a primeira-dama visitará São Petersburgo para encontro com professores russos e estudantes dos cursos de português e relações internacionais da Universidade Estatal da cidade, “além de visitar o Teatro Mariinsky, também uma das principais companhias de ballet da Rússia, onde irá assistir o ballet ‘Lago dos Cisnes’.”

A partir de quinta-feira (8), com a chegada de Lula, Janja o acompanhará nos compromissos oficiais.

A primeira-dama vem participando de eventos internacionais, como a abertura dos Jogos Olímpicos em Paris, uma reunião da ONU (Organizações das Nações Unidas) e um encontro sobre a aliança global contra a fome em Roma, na Itália.

Viagens da primeira-dama têm sido alvo de polêmicas, com questionamentos sobre os custos e a necessidade de sua presença em determinadas ocasiões. O presidente Lula defende a atuação de Janja e já disse que ela “vai estar aonde ela quiser, vai falar o que ela quiser e vai andar para onde ela quiser”. “É assim que eu acho que é o papel da mulher.”

Em março, quando estava no Vietnã, para retornar ao Brasil após visita de Estado ao país do Sudeste Asiático e, antes, ao Japão, Lula disse que Janja “não é clandestina” e “vai continuar fazendo o que ela gosta”, após ser questionado sobre críticas à ida antecipada dela a Tóquio.

“Primeiro que a minha mulher não é clandestina”, disse o presidente. “Ela vai continuar fazendo o que ela gosta, porque a mulher do presidente Lula não nasceu para ser dona de casa.”

Depois de acompanhar Lula na visita, durante o jantar com o imperador Naruhito e a imperatriz Masako no Palácio Imperial de Tóquio, Janja viajou para a França, onde discursou no evento “Nutrition for Growth”, sobre desnutrição infantil, a convite do presidente francês, Emmanuel Macron.

As atividades e viagens feitas pela primeira-dama eram alvo de cobranças por maior transparência, o que também acabou motivando a criação de um cargo não remunerado para ela no Palácio do Planalto. O objetivo foi institucionalizar a sua participação em cerimônias e reuniões em diferentes estruturas do governo.

Cinco pessoas sobrevivem após queda de avião em pântano com jacarés

0

Cinco pessoas foram resgatadas na sexta-feira (2) na Amazônia boliviana após sobreviverem à queda de um avião de pequeno porte e passarem 36 horas em um pântano infestado de jacarés.

 

De acordo com informações da France Presse, as vítimas foram encontradas por pescadores locais no departamento de Beni, no nordeste do país. Apesar do incidente, todos os ocupantes — três mulheres, uma criança e o piloto — saíram ilesos e estavam sobre a aeronave virada. “Os cinco estavam em cima do avião em excelentes condições”, afirmou Wilson Ávila, diretor do Centro de Operações de Emergência da região.

A aeronave havia decolado de Baures em direção a Trinidad, ambas cidades no distrito de Beni, separadas por uma distância de 180 quilômetros. O acidente ocorreu na última quarta-feira (30), quando os passageiros foram dados como desaparecidos. Segundo o piloto Andrés Velarde, de 29 anos, o avião perdeu altitude durante o voo doméstico, o que o levou a realizar um pouso de emergência em um pântano próximo a uma lagoa. Velarde explicou que a manobra foi necessária para evitar uma colisão frontal com as montanhas.

 

Durante o tempo em que ficaram isolados, o grupo enfrentou a presença de jacarés que chegavam a três metros de distância, além de avistarem uma sucuri. Sem acesso a água potável, os sobreviventes se alimentaram com farinha de mandioca que uma das passageiras levava. “Não podíamos beber água e não podíamos ir a outro lugar por causa dos jacarés”, relatou Velarde, que também mencionou a dificuldade de dormir durante o período de espera pelo resgate.

Ainda não se sabe a causa oficial do acidente. Na região de Beni, conhecida pela escassez de estradas e vegetação densa, é comum que a população recorra a táxis aéreos para evitar trajetos terrestres complicados. A investigação do caso segue em andamento.

Leia Também: Como será feita a fumaça do conclave na Capela Sistina

Ministério da Saúde lança novo edital com 3.174 vagas no programa mais Médicos

0

O Ministério da Saúde lançou novo edital do Programa Mais Médicos, com previsão de 3.174 vagas. Os profissionais interessados podem se inscrever até 08 de maio.

Das vagas abertas, 3.066 serão distribuídas em 1.620 municípios brasileiros, e 108 destinadas para 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). O objetivo do programa, segundo o Ministério, é fortalecer a assistência médica em regiões remotas e de maior vulnerabilidade social.

Os profissionais selecionados integrarão equipes de Saúde da Família, que oferecem atendimento e acompanhamento mais próximos da população.

 

Timothée fez lista de exigências para namorar com Kylie? Saiba quais

0

Timothée Chalamet e Kylie Jenner podem ser um casal improvável mas a verdade é que a relação já dura deste 2023. 

 

Mas para este romance correr da melhor forma parece que o ator fez uma verdadeira lista de exigências à socialite.

Segundo o que uma fonte revelou ao Daily Mail, a principal é que não quer ser “usado como um acessório” tendo em vista os interesses das irmãs da empresária.

Mas há mais!

  • Não participará em nenhum episódio do programa ‘The Kardashians’;
  • Não pode aparecer nas redes sociais de Kylie;
  • Kylie não pode falar dele em entrevistas;
  • Ele próprio não falará da namorada em entrevistas nem fará qualquer menção nas redes sociais. 

Por enquanto tudo parece funcionar e os dois estão mais felizes que nunca. 

Leia Também: Lady Gaga deve cantar mais de 20 músicas no show no Rio

Medalhado olímpico é detido em Miami após agredir a ex-namorada a socos

0

O medalhista olímpico Fred Kerley (bronze em Paris, em 2024, e prata em Tóquio, em 2020) foi detido nesta sexta-feira, em Miami, segundo informações divulgadas pela agência de notícias Reuters.

 

O ex-campeão mundial na categoria dos 100 metros estava na cidade da Flórida para participar do evento Grand Slam Track quando, supostamente, agrediu com socos sua ex-namorada, Alaysha Johnson — também atleta — deixando-a ensanguentada.

O corredor de 29 anos foi formalmente acusado pelas autoridades norte-americanas e, em seguida, levado sob custódia, sendo imediatamente retirado da competição pela organização do evento.

Fred Kerley foi levado ao tribunal, pagou a fiança estipulada em 1.000 dólares e foi liberado, enquanto aguarda julgamento.

Leia Também: Ancelotti dribla perguntas sobre futuro e pode frustrar plano da seleção

Jogador sofre “lesão potencialmente fatal” durante partida

0

O Bochum anunciou, na manhã deste sábado, por meio de um comunicado em suas plataformas oficiais, que o capitão Philipp Hofmann foi diagnosticado com uma “lesão potencialmente fatal” e, por isso, não jogará mais nesta temporada.

 

“O atacante fraturou uma costela após uma colisão com o adversário Marvin Pieringer, o que perfurou a pleura e causou um pneumotórax — uma lesão potencialmente fatal”, diz o comunicado, em referência ao problema que obrigou o capitão a ser substituído por Myron Doadu aos dez minutos do empate contra o Heidenheim.

“Hofmann deve aos primeiros socorros, aos exames imediatos e às ações realizadas em um hospital local o fato de nada mais grave ter acontecido. Uma cirurgia simples, com drenagem torácica, aliviou a lesão e restaurou a função pulmonar”, continua a nota.

“Hoffi permanecerá no hospital, sob observação e tratamento, até estar apto para ser transportado”, conclui o clube, confirmando que o atacante está fora dos jogos contra Mainz e St. Pauli, decisivos na luta contra o rebaixamento na Bundesliga.

Leia Também: Medalhado olímpico é detido em Miami após agredir a ex-namorada a socos

Como será feita a fumaça do conclave na Capela Sistina

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O Vaticano instalou nesta sexta-feira (2), no telhado da Capela Sistina, a chaminé que anunciará a escolha do sucessor do papa Francisco pelo conclave que se inicia na quarta-feira (7).

 

Conforme a tradição, uma votação inconclusiva será anunciada por fumaça preta. No caso da escolha de um novo pontífice, a fumaça será branca.

Para produzir a fumaça preta, os funcionários do Vaticano acrescentavam palha úmida às cédulas queimadas. Mas a confusão acontecida no conclave de 1958, quando houve diversos alarmes falsos -aparentemente porque a palha não pegou fogo- levou o Vaticano a procurar um sistema menos falível, com o uso de produtos químicos.

Em 2005, o Vaticano começou a usar cartuchos para produzir fumaças com forte efeito branco ou preto.

Lady Gaga deve cantar mais de 20 músicas no show no Rio

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Lady Gaga chega ao Rio de Janeiro neste sábado com o show da turnê do disco “Mayhem”, recém-lançado A apresentação, prevista para começar entre 21h e 21h30, deve ser dividida em cinco partes e ter músicas de vários álbuns da cantora.

 

A julgar pela recente apresentação da diva pop no México, esta deve ser a ordem das músicas do show, que será transmitido a partir das 21h15, no Multishow e no Globoplay, e depois da novela “Vale Tudo”, na Globo.
*
ATO I: OF VELVET AND VICE
Bloody Mary
Abracadabra
Judas
Scheiße
Garden of Eden
Poker Face

ATO II: AND SHE FELL INTO A GOTHIC DREAM
Perfect Celebrity
Disease
Paparazzi
Alejandro
The Beast

ATO III: THE BEAUTIFUL NIGHTMARE THAT KNOWS HER NAME
Killah
Zombieboy
Die With a Smile
How Bad Do U Want Me

ATO IV: TO WAKE HER IS TO LOSE HER
Shadow of a Man
Born This Way
Blade of Grass
Shallow
Vanish Into You

FINALE: ETERNAL ARIA OF THE MONSTER HEART
Bad Romance

Dorival estreia em Itaquera contra o Inter e tenta apontar nova direção para o Corinthians

0

Realizado por estar no Corinthians, único dos grandes paulistas que ainda não havia treinado e cuja torcida sempre lhe encantou, Dorival Júnior vai à Neo Química Arena neste sábado para viver pela primeira vez a experiência de comandar o time alvinegro em casa. A partir das 18h30, tenta mostrar uma nova perspectiva aos corintianos no Brasileirão, em duelo com o Internacional, após a goleada por 4 a 0 sofrida na partida contra o Flamengo, ainda sob comando interino de Orlando Ribeiro.

Antes do compromisso deste final de semana, pela sétima rodada do campeonato nacional, Dorival esteve em Novo Horizonte para estrear pelo clube do Parque São Jorge. Escalou um time alternativo e assistiu a uma satisfatória vitória por 1 a 0 sobre o Novorizontino, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Nomes como Héctor Hernández, Talles Magno, Alex Santana, Maycon e Charles tiveram oportunidade de começar jogando, mas, em Itaquera, a escalação deve ser mais parecida às que formavam o time titular nas mãos de Ramón Díaz ou mesmo de Orlando, que entregou a equipe a Dorival na 12ª colocação, com sete pontos.

Em Novo Horizonte, o novo treinador não contou com Memphis Depay, baixa por causa da pancada que sofreu no jogo contra o Flamengo, mas deve tê-lo à disposição para formar dupla de ataque com Yuri Alberto contra o Inter.

Na defesa, a zaga continua sendo formada por André Ramalho e Cacá, já que Gustavo Henrique foi submetido a uma cirurgia para tratamento de hérnia inguinal na sexta-feira e será desfalque por cerca de um mês. Félix Torres, em baixa após as sucessivas expulsões, permanece no banco de reservas.

Dorival pode dar uma oportunidade para Igor Coronado no meio-campo, setor que vem sofrendo com a ausência de Rodrigo Garro, atualmente sob cuidados especiais por causa da tendinopatia patelar causadora das dores sentidas por ele desde o final do ano passado.

“Vamos dar tempo para que ele (Coronado) busque seu melhor e tenha oportunidades. Deixei claro que quero contar com o atleta, desde que ele me mostre em campo que está pedindo passagem. Confio muito que ele encontrará o melhor caminho. Vamos tirar o máximo de um atleta como esse”, disse o treinador.

Muito mais sólido que o Corinthians na temporada, o Inter vai a Itaquera em busca da segunda vitória seguida no Brasileirão, depois de bater o Juventude por 3 a 1 na rodada passada. No meio da semana, venceu o Maracanã do Ceará por 1 a 0, pela Copa do Brasil.

Com nove pontos e na briga pelas primeiras posições do Campeonato Brasileiro, o time gaúcho tem se mostrado muito consistente sob o comando de Roger Machado, não à toa perdeu apenas uma partida em 2025 – para o Palmeiras, por 1 a 0, no Beira-Rio.

Preservados por desgaste e sequer relacionados para a partida contra o Maracanã, Vitão, Bernabei, Bruno Henrique e Alan Patrick devem voltar à equipe titular neste domingo. Bruno, contudo, disputa posição com Thiago Maia e pode começar no banco.

Roger está cheio de problemas no setor ofensivo. Vitinho fraturou um dedo da mão esquerda e se juntou aos também atacantes Borré, Lucca, Ricardo Mathias e Carbonero, todos entregues ao departamento médico.

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS X INTERNACIONAL

CORINTHIANS – Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Cacá e Fabrizio Angileri; Raniele, José Martínez, André Carrillo e Igor Coronado (Bidon); Memphis Depay (Ángel Romero) e Yuri Alberto. Técnico: Dorival Júnior.

INTERNACIONAL – Anthoni; Aguirre, Vitão, Victor Gabriel e Bernabei; Fernando, Bruno Henrique (Thiago Maia), Tabata, Alan Patrick e Wesley; Valencia. Técnico: Roger Machado.

ÁRBITRO – Paulo Cesar Zanovelli (MG).

HORÁRIO – 18h30.

LOCAL – Neo Química Arena, em São Paulo (SP).

Ancelotti dribla perguntas sobre futuro e pode frustrar plano da seleção

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O técnico Carlo Ancelotti resolveu não falar sobre seu futuro e pode frustrar os planos da seleção brasileira. O italiano deixou claro, em entrevista coletiva deste sábado (3), que só comentará seus planos ao final do Campeonato Espanhol.

 

“O que posso esclarecer, a verdade é que tenho muito carinho pelo meu clube, pelos meus jogadores e pela torcida. Sobre meu futuro, falarei no dia 25 [última rodada do Espanhol]”, disse.

O treinador negou estar bravo com a imprensa e se recusou a imaginar como seria sua despedida. Ancelotti tem contrato com o Real Madrid até o meio de 2026.

“Não vou contar [como imagina a despedida], não sei o que vai acontecer, mas qualquer coisa será uma despedida fantástica, nunca tive uma briga em seis anos com o clube nem vou ter no último dia, que não sei quando será. Pode ser 25 de maio, em 2026…”, afirmou Ancelotti.

“Entendo que vocês [jornalistas] querem falar sobre meu futuro. Sei perfeitamente o que tenho que fazer, o que vou fazer e o que faço, que é não falar sobre meu futuro neste sábado (03). Sei que decepciono vocês hoje, mas para mim não importa.

E A SELEÇÃO BRASILEIRA?
A CBF estaria disposta a esperar até o dia 11 (próximo domingo) para acertar com Ancelotti, informou Mauro Cezar Pereira, colunista do UOL. Neste dia, Real Madrid e Barcelona medem forças pelo Campeonato Espanhol, e uma derrota merengue pode significar o fim da briga pelo título nacional.

O italiano, porém, pode segurar qualquer decisão até o fim de La Liga, que acontece oito dias antes do primeiro jogo da seleção brasileira pelas Eliminatórias. O Brasil encara o Equador do dia 2 de junho, e o Paraguai no dia 10.

A situação também criaria um impasse para fazer a convocação, que deve acontecer por volta da terceira semana de maio.

Além de Ancelotti, Jorge Jesus, desempregad, e Abel Ferreira, do Palmeiras, estão na mira da CBF. A entidade busca um substituto para Dorival Jr há pouco mais de um mês.

Ucrânia ataca porto, e Rússia decreta estado de emergência

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um ataque de drones ucranianos atingiu vários edifícios residenciais e um terminal de grãos da cidade portuária russa de Novorossisk, localizada às margens do Mar Negro, na madrugada deste sábado (3). Ao menos cinco pessoas ficaram feridas. O prefeito Andrei Kravchenko declarou estado de emergência.

 

Em sua conta oficial no Telegram, Kravchenko publicou um vídeo mostrando danos em três prédios. As imagens mostram as construções com janelas quebradas e varandas penduradas na fachada, além de destroços espalhados e um carro destruído na frente dos edifícios.

Uma das pessoas feridas, uma mulher, foi para o hospital em estado grave, segundo o prefeito, e duas crianças também foram atingidas, de acordo com autoridades locais.

Veniamin Kondratiev, governador de Krasnodar, onde fica Novorossisk, afirmou que os destroços de drones em queda também danificaram três unidades de armazenamento em um terminal de grãos, provocando um incêndio. Não há registros de feridos nesta estrutura, segundo Kondratiev.

A Ucrânia não comentou o incidente, mas seu Exército disse que a Rússia fez ataques contra o país durante a noite com 183 drones e dois mísseis balísticos.
Na noite de sexta-feira (2), o presidente ucraniano Volodimir Zelenski afirmou que não está “disposto a jogar” com as tréguas propostas pelo homólogo russo Vladimir Putin, como a de 8 a 10 de maio, dizendo que são períodos muito curtos para debater seriamente sobre o fim do conflito.

“Ninguém ajudará Putin neste jogo, para dar uma atmosfera agradável à sua saída do isolamento em 9 de maio e passar confiança e segurança aos dirigentes, amigos e parceiros que irão à Praça Vermelha nesse dia”, acrescentou.

A data citada pelo ucraniano marca os 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Espera-se que líderes de diversas nações visitem Moscou, como o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o líder chinês, Xi Jinping, além dos representantes de dirigentes da Bielorrússia, de Cuba, da Venezuela e do Cazaquistão.

“Não sabemos o que a Rússia fará nessas datas. Poderia tomar diferentes medidas, como incêndios ou explosões, para depois nos acusar”, disse Zelenski.

Kiev pede um cessar-fogo total e incondicional como requisito para qualquer negociação com a Rússia, que invadiu o país vizinho em fevereiro de 2022. Moscou afirma estar disposta a negociar com a Ucrânia, mas demonstra reticência a uma trégua prolongada, já que seu exército está agora em vantagem e não quer dar um respiro para que o oponente retome forças.

Leia Também: Mulher é presa por abusar de menino que ela conheceu em funeral

Lucas Moura cobra vitórias do São Paulo no Brasileirão: ‘Temos que pontuar mais’

0

O São Paulo alcançou campanha incomum no Brasileirão após ficar no 0 a 0 com o Fortaleza, na noite desta sexta-feira. O time paulista chegou ao seu sexto empate em sete jogos numa trajetória invicta, porém preocupante, na avaliação de Lucas Moura, ídolo da torcida que voltou ao time no MorumBis, na abertura desta sétima rodada.

“(A sequência de empates) Incomoda. Claro que também estamos sem perder… Mas precisamos pontuar mais, temos que vencer. Teve jogos que performamos bem, mas não conseguimos os três pontos. Não podemos perder, mas alguns jogos podíamos ter ganhado, hoje era um exemplo disso. Temos que melhorar em alguns aspectos”, comentou.

Lucas não entrou em detalhes sobre as dificuldades do São Paulo neste momento do Brasileirão. Mas deixou implícita a necessidade de aproveitar as chances no ataque. Contra o Fortaleza, Ferreirinha teve a chance do jogo em uma cobrança de pênalti, mas desperdiçou a oportunidade preciosa no segundo tempo.

O próprio retorno de Lucas ao time deve ajudar o técnico Luis Zubeldía a resolver este problema do ataque. Ele não entrava em campo 10 de março de 2025. Contra o Fortaleza, foi a campo no segundo tempo.

“Foram sete semanas bem difíceis. Muito ruim ficar machucado. Muito sofrimento, mas faz parte”, afirmou. “Não foi o retorno que eu imaginava, ainda falta um pouco de ritmo. Quando ficar muito tempo fora, parece que ficamos um ano sem jogar. Mas é normal. Pouco a pouco vou recuperando a minha melhor forma.”

O retorno de Lucas traz certo alívio para a torcida, que poderá também ter a volta de Oscar nos próximos dias. O retorno da dupla acontece em bom momento na temporada, principalmente em termos de efetividade no ataque são-paulino. O time não faz três gols numa mesma partida desde fevereiro, pelo Paulistão. Neste Brasileiro, já foram três empates por 0 a 0 e dois por 1 a 1.

A efetividade do ataque preocupa porque o São Paulo tem uma série de partidas decisivas e importantes nas próximas semanas, em busca de confirmar a classificação às oitavas de final da Copa Libertadores – que pode vir na terça-feira, contra o Alianza Lima, no Peru. No domingo da semana que vem, dia 11, fará o clássico com o Palmeiras, no Allianz Parque.

Lula avalia se veta trecho de lei criticado por impacto na transparência de salários

0

MARINA PINHONI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma mudança incluída em um projeto de lei aprovado pelo Congresso pode abrir brecha para a redução da transparência na divulgação de salários de juízes e procuradores, segundo entidades civis especializadas em fiscalização da administração pública.

 

O PL 4.015/2023, aprovado em abril no Senado, reconhece como atividade de risco permanente as funções exercidas pelos agentes e prevê punições maiores para crimes cometidos contra eles. No entanto, dois artigos incluídos posteriormente, termo conhecido como “jabuti”, propõem uma alteração na LGPD (Lei Geral de Proteção aos Dados).

Segundo o texto, no tratamento dos dados pessoais de membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de oficiais de Justiça “sempre será levado em consideração o risco inerente ao desempenho de suas atribuições”. A alteração prevê ainda que “qualquer vazamento ou acesso não autorizado” será tratado em caráter de urgência.

“Quando se insere essa proposta na própria LGPD, sem definir, de fato, o que seria esse risco ou em que consiste um vazamento, escancara-se uma grande porta para que sejam retirados do ar os dados de remuneração”, afirma Marina Atoji, diretora de programas da ONG Transparência Brasil.

A Transparência Brasil é uma das 12 organizações que assinam o ofício enviado ao presidente Lula (PT) com pedido de veto aos artigos mencionados. A Presidência da República tem até a próxima quinta-feira (8) para decidir se o projeto será ou não sancionado. Se não houver manifestação do chefe do Executivo ocorre a sanção tácita, ou seja, o projeto em sua integralidade se torna lei, automaticamente.

As entidades apontam a possibilidade de utilização indevida da LGPD em um momento de exposição e críticas a supersalários no Judiciário brasileiro. Como a Folha de S.Paulo mostrou, por exemplo, penduricalhos fizeram com que a remuneração média de magistrados do Tribunal de Justiça de São Paulo ficasse em R$ 75 mil por mês em 2024, acima do teto constitucional de R$ 37,6 mil.

A AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) nega haver no projeto de lei qualquer tentativa de impedir o controle social sobre a remuneração dos membros do Judiciário e fala em proteção de dados sensíveis, que não devem ser disponibilizadas sem critério.

Para a presidente da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Katia Brembatti, a aprovação seria um retrocesso ao que era observado antes da criação dos portais de transparência de órgãos públicos.
“A afirmação de ameaça à segurança também era usada antes, e nada disso se confirmou. Isso serviu como uma espécie de barreira por muitos anos. A partir dos portais de transparência, foram feitas centenas de reportagens, além das ações de órgãos de controle. Esse jabuti é uma involução, é voltar aos mesmos argumentos de antes”, afirma.

Segundo as organizações, ainda não houve resposta oficial do governo federal sobre o pedido, mas a CGU (Controladoria-Geral da União) emitiu uma nota técnica nesta semana com parecer para que a Casa Civil vete os artigos que mudam a LGPD. Além disso, a ANDP (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) também já havia se manifestado contra o jabuti durante a tramitação do projeto.

Procuradas pela reportagem, a CGU e a Casa Civil não responderam sobre a nota técnica e sobre o possível veto do presidente.

Assinam o documento que pede veto aos artigos: Associação Fiquem Sabendo, Open Knowledge Brasil, Transparência Brasil, Abraji, Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Plataforma Justa, República.org, Movimento Pessoas à Frente, Associação Livres, Centro de Liderança Pública (CLP), Transparência Internacional Brasil e Instituto OPS.

Cidades em situação de emergência por casos de síndrome respiratória

0

Os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) estão aumentando em todo o Brasil, levando estados e municípios a decretarem situação de emergência em saúde pública. Minas Gerais oficializou a medida na sexta-feira (2), justificando a decisão pelo crescimento expressivo de internações e a dificuldade em atender a demanda. A medida, com validade de 180 dias, permite a adoção de ações administrativas imediatas para ampliar a capacidade de atendimento.

 

Até o fim de abril de 2025, Minas Gerais registrou quase 27 mil internações pela SRAG, um aumento significativo em relação ao mesmo período de 2024. Em Belo Horizonte, que decretou emergência antes do estado, o número de atendimentos a pacientes com sintomas respiratórios na rede municipal cresceu cerca de 50% em abril, atingindo 63 mil. 

Outras cidades também enfrentam situações críticas. Florianópolis decretou emergência após um aumento de 85% nos atendimentos infantis e 42% nos adultos. Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, está sob a mesma medida desde o dia 26 de abril. Em ambas as localidades, a alta nas internações e atendimentos está associada a casos de SRAG causados por vírus como Influenza e Covid, além de outros agentes infecciosos.

As autoridades reforçam a necessidade de medidas preventivas e atendimento precoce para conter a evolução dos casos.

Leia Também: Empresário morre durante sessão de ozonioterapia

 

 

Jorge Jesus deixa o comando do Al-Hilal

0

O Al-Hilal (Arábia Saudita) anunciou nesta sexta-feira (2) a rescisão de contrato com o técnico português Jorge Jesus, que é cotado para assumir o comando da seleção brasileira após a saída de Dorival Júnior.

 

 

A equipe saudita decidiu encerrar o vínculo com Jorge Jesus após ser desclassificada da Liga dos Campeões da Ásia, após uma derrota para Al-Ahli, também da Arábia Saudita. “O Conselho de Administração do Al-Hilal Club Company entrou em acordo com o técnico português Jorge Jesus pela rescisão de contrato”, informou o Al-Hilal.

 

A seleção brasileira está em meio à procura por um novo comandante após a demissão do técnico Dorival Júnior em março deste ano. Entre os nomes cotados para assumir a equipe nacional do Brasil estão o português Jorge Jesus, o italiano Carlo Ancelotti, atual comendante do Real Madrid (Espanha), e o português Abel Ferreira, do Palmeiras.

O Al-Hilal (Arábia Saudita) anunciou nesta sexta-feira (2) a rescisão de contrato com o técnico português Jorge Jesus, que é cotado para assumir o comando da seleção brasileira após a saída de Dorival Júnior.

A equipe saudita decidiu encerrar o vínculo com Jorge Jesus após ser desclassificada da Liga dos Campeões da Ásia, após uma derrota para Al-Ahli, também da Arábia Saudita. “O Conselho de Administração do Al-Hilal Club Company entrou em acordo com o técnico português Jorge Jesus pela rescisão de contrato”, informou o Al-Hilal.

A seleção brasileira está em meio à procura por um novo comandante após a demissão do técnico Dorival Júnior em março deste ano. Entre os nomes cotados para assumir a equipe nacional do Brasil estão o português Jorge Jesus, o italiano Carlo Ancelotti, atual comendante do Real Madrid (Espanha), e o português Abel Ferreira, do Palmeiras.

Mais de 580 professores participam de encontros de formação continuada

0
Mais de 580 professores participam de encontros de formação continuada

Desde janeiro, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (Smect) de São Francisco de Itabapoana (SFI) promove um cronograma de encontros com foco na formação continuada para professores. Ao longo de 2025 já foram mais de 15 encontros, com a participação de mais de 580 profissionais.

As iniciativas acontecem em três turnos para agregar o maior número possível de participantes. As reuniões abordam metodologia, planejamento e instrumentos avaliativos, além do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e estrutura, objetivos e habilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

— Além de ser um direito dos professores, nossa proposta é fortalecer o vínculo entre a Smect e os profissionais da educação. Estando cada vez mais próximos, conseguimos ouvir suas demandas, trocar experiências e construir juntos melhorias para a educação do município — destacou a subsecretária Kissila Sobrinho.

31 03 2025 CAFÉ DA MANHA COM FUNCIONÁRIOS DA SMECT E PALESTRA ENCERAMENTO MÊS DAS MULHERES 3

 

Brasileira é encontrada morta em apartamento no Japão

0

Amanda Borges da Silva, de 30 anos, foi encontrada morta em um hotel próximo ao Aeroporto de Narita, em Tóquio, Japão. Natural de Caldazinha, região metropolitana de Goiânia, a jovem estava fora do Brasil desde março e deveria ter embarcado de volta ao país na quinta-feira (1º). Segundo James Fernandes, amigo da família, Amanda era formada em Letras e mestre em linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG), além de atuar como pesquisadora.

 

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o Consulado-Geral do Brasil em Tóquio acompanha o caso e presta assistência consular à família, além de colaborar com as autoridades japonesas. “Ela foi localizada ali próximo ao aeroporto de Narita, em Tóquio, foi na madrugada, de ontem para hoje. O voo dela era quinta-feira”, informou James. A causa da morte ainda não foi esclarecida, conforme informou o Gabinete de Assuntos Internacionais de Goiás.

A família de Amanda busca apoio para trazer o corpo de volta ao Brasil. Em nota, a Prefeitura de Caldazinha lamentou a perda, destacando que a jovem era muito querida pela comunidade e “cheia de sonhos”. A administração municipal também manifestou solidariedade aos familiares e amigos da pesquisadora.

Leia Também: Internet se desespera com o adiamento de ‘GTA VI’

Empresário morre durante sessão de ozonioterapia

0

O empresário Mauro Fernandes Júnior, de 41 anos, morreu após sofrer uma parada cardíaca durante uma sessão de ozonioterapia em uma clínica em Paranaguá, no litoral do Paraná. Momentos antes do procedimento, câmeras de segurança registraram uma despedida comovente: Mauro abraçou a esposa e os dois filhos pequenos — uma menina de quatro anos e um bebê de sete meses.

 

A sessão, realizada para tratar dores no ombro, foi interrompida quando Mauro passou mal. A profissional responsável iniciou os primeiros socorros e chamou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que tentou reanimá-lo por cerca de 50 minutos, mas ele não resistiu. A clínica apresentou à Polícia Civil documentos que comprovam a qualificação da profissional e a regularidade do estabelecimento.

A ozonioterapia é considerada uma prática experimental no Brasil, segundo o Conselho Federal de Medicina e a Anvisa, e não é reconhecida como tratamento médico convencional. Mauro havia sido diagnosticado recentemente com hipertensão e já havia relatado episódios de tontura após sessões anteriores do tratamento.

A Polícia Civil instaurou uma investigação para apurar as circunstâncias da morte. O caso levantou debates sobre os riscos e a regulamentação de terapias alternativas no país.

Leia Também: Brasileira é encontrada morta em apartamento no Japão

 

Ator da Globo celebra fim de tratamento contra tumor no cérebro

0

O ator Pablo Sanábio, 42, anunciou que está em remissão após concluir o tratamento contra um tumor no cérebro. Ele passou por cirurgia, além de sessões de quimioterapia e radioterapia. Em suas redes sociais, Pablo comemorou o resultado e agradeceu o apoio recebido. “Hoje é um daqueles dias que sonhamos, imaginamos, visualizamos e finalmente vivemos. Meu tratamento chegou ao fim! Remissão! Essa palavra ecoa no meu peito com uma força imensa. Depois de tanta luta, medo, coragem e esperança, posso dizer: estou livre”, declarou.

 

Pablo também aproveitou para agradecer aos médicos, familiares e amigos que estiveram ao seu lado durante o processo. “Agradeço profundamente a cada médico que cruzou meu caminho, ao meu marido, à minha filha, ao meu irmão, à minha família incrível, aos amigos maravilhosos que nunca soltaram minha mão, aos orixás, anjos e a todas as forças que me sustentaram nos dias mais desafiadores. Hoje, renasci.”

Conhecido por atuações marcantes em produções da TV Globo, como “Sob Pressão” (2017-2022), “Cara e Coragem” (2022) e “Vai na Fé” (2023), Pablo fez uma recente participação em “Garota do Momento” (2025). Ele é casado com Marcelo Luiz Nascimento e pai de Manuela, de 7 anos. O ator agora celebra uma nova fase de vida e carreira após o tratamento.

Leia Também: Namorada de DiCaprio se destaca no ‘red carpet’ com look ousado