Home Blog

Israel autoriza retorno de palestinos à região norte de Gaza, reduzida a ruínas

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uns atrás dos outros, formando uma gigantesca coluna, dezenas de milhares de palestinos que viviam no norte da Faixa de Gaza antes da Guerra Israel-Hamas começaram a voltar para a área nesta segunda-feira (27).

 

Segundo os termos do cessar-fogo estabelecido entre as partes há dez dias, o retorno deveria ter tido início no domingo (26), quando o Exército israelense começaria a deixar o corredor de Netzarim, faixa de terra de 7 km que divide o norte e o sul do território palestino e que era controlada pelos militares.

Mas Tel Aviv adiou a desmobilização de suas tropas, sob a justificativa de que o Hamas, ao libertar militares em vez de civis no sábado (25), não cumprira o que havia sido previsto pelo acordo.

A ausência de uma civil em especial, Arbel Yehud, 29, sequestrada no kibutz de Nir Oz no mega-ataque do Hamas que deu origem ao conflito, gerou preocupação entre as autoridades, e o nome dela foi citado em um comunicado do gabinete do primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, que explicava por que Netzarim não havia sido aberto.

O imbróglio foi resolvido depois que o grupo terrorista se comprometeu a entregar mais três reféns israelenses, incluindo Yehud, ainda esta semana. Com isso, seis reféns serão libertadas nos próximos dias em vez de três como previsto, sendo metade na quinta-feira (30) e metade no sábado (1º).

O escritório do premiê ainda afirmou que enfim recebeu dos terroristas uma lista identificando todos os 33 reféns que serão libertados na primeira fase do cessar-fogo e se eles estão vivos ou mortos, relação há muito aguardada pelo governo israelense.

Autoridades disseram acreditar que a maioria dos reféns, sete dos quais já foram soltos desde o início da trégua, está viva.

Registros da manhã desta segunda mostravam o retorno dos palestinos para o norte por uma estrada às margens do mar Mediterrâneo, a pé. Muitas carregavam sacolas com seus pertences nos ombros.

Gritos de alegria se espalharam pelos campos de deslocados quando os presentes ouviram a notícia de que a passagem para o norte tinha sido liberada. Estima-se que cerca de 650 mil pessoas tenham sido forçadas a deixar o norte de Gaza ao longo dos 15 meses do conflito. Muitos deles tiveram que se mudar várias vezes, à medida que Israel lançava campanhas militares em lugares que tinha designado previamente como zonas humanitárias.

Segundo testemunhas, o primeiro ponto de abertura da via abriu às 7h do horário local (2h em Brasília). Outro abriu cerca de três horas depois, este permitindo a entrada de veículos.

Todos os que se aglomeravam junto ao corredor de Netzarim estavam decididos a passar, mesmo esperando encontrar suas casas destruídas. Segundo o Hamas, os palestinos que voltam agora para o norte -onde fica a capital da faixa, a Cidade de Gaza- precisarão de ao menos 135 mil abrigos temporários enquanto tentam reconstruir suas vidas entre as ruínas.

O cessar-fogo estabelece que só pessoas desarmadas podem retornar ao norte. Segundo o Hamas, a polícia do Egito supervisionará os carros que se dirigem para o norte na estrada Salahuddin, principal via a ligar as duas partes do território, e os veículos serão submetidos a raios-X para detectar armas e explosivos.

A trégua entre Israel e Hamas teve início no último dia 19. O conflito foi desencadeado por um mega-ataque do Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023, no qual os terroristas mataram 1.200 pessoas e sequestraram outras 251. A resposta militar israelense, por sua vez, matou 47 mil palestinos, segundo autoridades de saúde de Gaza, ligadas à facção.

‘Beleza Fatal’ atiça memória afetiva dos fãs de novela com Camila Pitanga como megera

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Na uma hora que dura seu primeiro capítulo, “Beleza Fatal” tenta convencer o espectador de que é uma novela, novela mesmo, com a cara dos folhetins que por décadas foram exibidos só na TV aberta.

 

Nesta segunda-feira a plataforma de streaming Max lança os primeiros dez episódios desta que é a sua primeira novela brasileira numa aposta que deve se desdobrar em pelo menos mais uma produção. É a terceira empresa do tipo a se arriscar no formato, que nos últimos anos chegou também à Netflix, com “Pedaço de Mim”, e ao Globoplay, casa de “Todas as Flores”.

Para “Beleza Fatal”, a Max escalou um elenco de rostos conhecidíssimos, ex-contratados da Globo que estavam à deriva, em busca da melhor proposta. Toparam a empreitada artistas como Giovanna Antonelli, Camila Pitanga, Camila Queiroz, Herson Capri e Marcelo Serrado.

A novela mistura ingredientes que já se provaram receita certa de bons folhetins. A começar por Lola, a vilã de Pitanga, uma megera engraçada, à la Tereza Cristina de “Fina Estampa”, ou como a Jezebel de “Chocolate com Pimenta”. A história parte da ambição da personagem –ela recebe uma prima que está desabrigada, finge que é rica e obriga a parente a virar sua empregada.

O enredo é batido, mas ambientado num universo inédito para as novelas, e aqui ganha uma execução mais frenética –e violenta. É que “Beleza Fatal” deve trazer a pegada brutal dos livros escritos por Raphael Montes, o autor da trama, estreante no melodrama. Não à toa “Beleza Fatal” é indicada para pessoas com mais de 16 anos, e exibe sangue, palavrões e uma boa dose de erotismo já no primeiro capítulo.

Lola, que sonha em ter uma clínica de estética e ser uma socialite, não tem escrúpulos. Já no começo da trama ela mata uma pessoa e deixa que a prima seja presa em seu lugar. A vilã aceita de contragosto cuidar da sobrinha, Sofia, e faz a garota a dar conta das tarefas domésticas sem reclamar. Anos depois, Sofia decide dar o troco.

Tudo isso acontece em poucos capítulos. Serão 40 ao todo, muito menos que os quase 200 feitos pela Globo em suas novelas, que vêm sendo chamadas de infladas.

Quem interpreta a Sofia adulta é Camila Queiroz, que repete aqui a sensualidade e o teor vingativo da novela “Verdades Secretas”, a mais emblemática de sua carreira.

Giovanna Antonelli fecha o trio de protagonistas no papel de Elvira, que aplica golpes em supermercados para levar comida boa à família. Mãe coruja, ela vê a filha ser hospitalizada após acreditar em um esteticista mal-intencionado e se submeter a uma cirurgia plástica que dá errado e quase termina em morte.

É daí que vem a tal beleza fatal do título. Montes, o autor, conta ter escolhido o tema principal da trama durante uma caminhada, quando avistou na rua uma placa que anunciava harmonização facial parcelada em até 20 vezes. Ele decidiu então fazer um retrato ácido da obsessão pela perfeição estética em tempos de lentes nos dentes, botox no corpo, e filtros digitais que distorcem rostos.

O texto foi supervisionado por Silvio de Abreu, um dos dramaturgos mais importantes das telenovelas brasileiras, autor de “Guerra dos Sexos” e “Rainha da Sucata”. Contratado pela Max para guiar a produção de folhetins da plataforma, como o vindouro remake de “Dona Beja”, Abreu deixou a empresa há dois anos.

Mas ainda é lembrado pela equipe. “Pensei no início que ter o Silvio seria aprisionador, mas foi o contrário. Eu escrevia as escaletas, mandava para ele, e ouvia as opiniões. Às vezes eu discordava, e ele respondia ‘faça o que quiser'”, conta Montes.

Ter um novato no comando do texto foi bom para o elenco, sinal de uma oxigenação que o gênero vinha precisando. “Ele perguntava se eu tinha alguma sugestão para as cenas. Esse tipo de troca é algo novo e inédito, um autor que quebra a parede com o elenco”, diz Queiroz, que brigou com a Globo por divergências criativas na época de “Verdades Secretas 2”.

O elenco diz aprovar também o modelo de contrato que fecharam com a Max, no qual acordaram trabalhar cinco dias e folgar dois, diferente do esquema seis por um que impera na TV aberta. A atriz Marieta Severo, por exemplo, disse recentemente que não voltaria à rotina intensa de gravações da Globo.

“O ritmo que seguimos aqui foi o ideal”, diz Antonelli, que foi contratada da Globo por 23 anos. “Nos conferiu uma saúde maravilhosa, faz muita diferença na vida de qualquer trabalhador”, acrescenta Pitanga.

“Beleza Fatal” tem ainda outra notável diferença em relação às novelas tradicionais –é uma obra fechada, já está toda gravada, e portanto não tem abertura para mudanças. Os atores preferem assim. “Podemos lapidar as cenas, temos mais tempo de ensaio, dá para refazer as filmagens”, diz Antonelli.

Por essas e outras, Pitanga diz que “Beleza Fatal” marca uma ruptura positiva no mercado das telenovelas, que enfrenta forte crise de audiência há anos. “São novas possibilidades para esse tipo de produção que é paixão nacional”, afirma a atriz. “Ter concorrência é saudável, rico, e é o público quem sai no lucro.”

Beleza Fatal

Classificação: 16 anos
Autoria: Raphael Montes
Elenco: Camila Queiroz, Camila Pitanga e Giovanna Antonelli
Produção: Brasil, 2025
Direção: Maria de Médicis
Onde ver: Max. Dez capítulos por semana a partir desta segunda-feira (24)

Ex-jogador de Roma e Inter de Milão é preso e investigado por suspeita de tráfico de drogas

0

O ex-volante Radja Nainggolan, que teve passagens pela Roma, Inter de Milão e também integrou a seleção da Bélgica, foi preso nesta segunda-feira em Bruxelas por suspeita de participar de um esquema de tráfico de drogas. A polícia desconfia de que ele esteja envolvido no comércio de cocaína vindo da América do Sul através do porto de Antuérpia.

 

As autoridades organizaram um esquema especial e realizaram aproximadamente 30 buscas na manhã desta segunda-feira na cidade de Antuérpia. Várias pessoas foram presas na operação. As buscas percorreram a periferia e também vários locais da área metropolitana.

A investigação tem como foco identificar e verificar vários casos suspeitos de importação de cocaína, que estariam sendo distribuídos para diversas cidades da Europa por meio do porto de Antuérpia.

De acordo com o jornal “Gazzeta dello Sport”, a prisão de Nainggolan foi confirmada pelo Ministério Público de Bruxelas. Segundo a publicação, entre as 30 casas que foram revistadas, estava a residência do ex-jogador que atuou no futebol italiano.

O porta-voz do Ministério Público comentou sobre a operação, mas evitou entrar em detalhes sobre a situação de Nainggolan. “Considerando que os interrogatórios estão em curso e de acordo com o princípio da presunção da inocência, não serão feitos comentários sobre o assunto”.

Aos 36 anos, Nainggolan voltou a jogar recentemente por um clube da Série B do Campeonato Belga e marcou um gol olímpico por sua equipe, o Lokeren-Temse. Esta não é a primeira vez que ele tem problemas com a polícia. Em 2022, o ex-volante foi algemado na Antuérpia por dirigir sem habilitação, estar embriagado e ainda guiar o carro acima dos limites de velocidade permitidos.

Final de semana violento em Guarus deixa mortos

0
146ª DP/Foto: ClickCampos
146ª DP/Foto: ClickCampos

Guarus, enfrentou um final de semana marcado pela violência. Entre os dias 25 e 26 de janeiro de 2025, quatro pessoas foram mortas e um homem ficou ferido em episódios ligados ao tráfico de drogas. Mensagens que circularam em aplicativos de mensagem alertavam moradores para evitar áreas como Santa Rosa, Codin e Eldorado. Até o momento, nenhuma prisão foi realizada.

O primeiro caso ocorreu na madrugada de sábado (25/01), quando dois jovens, identificados como Alan Xavier e Marcos Pessanha, ambos de 19 anos, foram mortos a tiros na comunidade conhecida como “Suvaco da Cobra”, no Novo Eldorado. Segundo a polícia, os criminosos armados vieram de uma área de mata e atacaram as vítimas com disparos de fuzil.

Mais tarde, no mesmo dia, outro homicídio foi registrado no Parque Bandeirantes. Ítalo Pereira de Souza, de 20 anos, foi encontrado morto dentro de sua casa na Rua Manoel Antônio Vieira. Inicialmente, o caso foi tratado como possível suicídio, mas os policiais constataram que se tratava de um homicídio devido às marcas de tiros no tórax e na cabeça.

No domingo, 26/01, a violência continuou. Romário Soares Armando, de 30 anos, conhecido como “Vovô”, foi baleado no conjunto habitacional das “Casinhas da Nolita”, na Rua 1, no Parque Santa Rosa. Horas depois, outro homem foi ferido na Rua Francisco Lobo da Costa. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Ferreira Machado. Investigações preliminares indicam que esse ataque foi uma possível represália pela morte de Romário.

Todos os casos foram registrados na 146ª DP/Guarus.

Defesa Civil alerta para cuidados durante tempestades com raios

0
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Defesa Civil reforça o alerta para a necessidade de medidas preventivas diante da grande incidência de raios em Campos. Segundo dados da concessionária responsável pela distribuição de energia, o município registrou em 2024 o maior número de raios entre as 66 cidades atendidas pela empresa.
De acordo com a Defesa Civil, em períodos de tempestade as pessoas devem evitar áreas abertas, assim como manter-se longe de árvores e postes, desconectar aparelhos eletrônicos da rede elétrica e, caso esteja no trânsito, permanecer dentro do veículo, com as janelas fechadas.
Ainda de acordo com o órgão, os raios, causados pelo acúmulo de cargas elétricas entre nuvens ou entre nuvens e o solo, são potencializados pelo calor e pela umidade intensa do verão, um período em que tempestades elétricas são frequentes.
“Quem estiver na praia durante uma tempestade deve redobrar os cuidados. É essencial sair imediatamente da água, pois ela é condutora de eletricidade, e evitar permanecer na areia, que é um campo aberto. Busque abrigo em construções seguras, como quiosques fechados ou prédios. Nunca fique próximo a guarda-sóis, mastros de bandeira ou qualquer outro objeto metálico que possa atrair raios”, alerta a Defesa Civil.
O verão, além de intensificar a ocorrência de raios, aumenta o risco de chuvas fortes, que podem causar alagamentos e deslizamentos. Para minimizar os impactos, a Defesa Civil orienta que a população deve manter calhas limpas, evitar ruas alagadas e acompanhar os alertas meteorológicos emitidos pelos canais oficiais.
Dados — Campos dos Goytacazes registrou, em 2024, 19.832 descargas elétricas. Os dados do Sistema de Monitoramento e Alerta da Enel apontam que Resende (11.849), Cachoeiras de Macacu (10.846), Silva Jardim (10.034) e Macaé (6.360) também tiveram números expressivos, totalizando 178.536 raios em toda a área de atuação no estado.

Auschwitz cala políticos para celebrar 80 anos de sua liberação dos nazistas

0

BERLIM, ALEMANHA (FOLHAPRESS) – Em “Zona de Interesse”, filme de Jonathan Glazer de 2023, o cotidiano da família Höss na casa 88 é acompanhado de maneira crua. A ideia do diretor era não fetichizar as imagens, deixá-las limpas, sem que a estética induzisse a qualquer julgamento. A exceção era o que vinha de fora, um ruído fabril, às vezes monótono, às vezes destacado por algo mais agudo, como latidos de cães ou gritos.

 

O ruído vinha da instalação ao lado, Auschwitz, o campo de concentração nazista que matou 1,1 milhão de pessoas, a maioria judeus.

Há 80 anos, completos nesta segunda-feira (27), Auschwitz e Birkenau, na Polônia, foram liberados pelo Exército Vermelho nos estertores da Segunda Guerra Mundial. A Alemanha de Adolf Hitler capitularia meses mais tarde, e o mundo levaria um tempo para entender o que ocorria naquelas instalações.

Oito décadas depois, a tarefa de não deixar o extermínio e a brutalidade serem esquecidos ganha complexidade. Entre 50 e 60 sobreviventes falarão durante a cerimônia em memória desse período. Apenas eles. Autoridades e políticos presentes não terão voz. O mundo flerta com populismo, extrema direita e saudações nazistas. O ruído fabril agora vem das redes sociais.

“Devemos lembrar que apenas seis anos se passaram entre a ascensão de Hitler ao poder e a eclosão da Segunda Guerra, durante os quais o populismo e a propaganda nazistas floresceram. E, naquela época, não havia internet nem mídia social. Hoje, a manipulação da opinião pública é, infelizmente, muito mais fácil”, afirma à reportagem Piotr Cywiński, diretor do Museu de Auschwitz-Birkenau, responsável pela manutenção do que restou dos campos e por uma série de iniciativas de memória relacionadas ao Holocausto.

“O aspecto mais preocupante é que, mesmo agora, vemos tendências de desumanização de grupos sociais específicos aos olhos da maioria.”

A casa 88 existe. Rudolf Höss existiu, assim como sua família, retratada no filme. O comandante de Auschwitz foi preso por tropas britânicas em 1946. Seu depoimento no Tribunal de Nuremberg, sobre como os campos de concentração funcionavam, chocou o planeta. Em 1947, foi condenado e enforcado em Auschwitz.

No ano passado, uma organização americana dedicada a combater ideologias extremistas comprou a casa 88 de uma família polonesa. A residência será reaberta nesta segunda-feira como um centro de pesquisa dedicado a estudos sobre ódio, extremismo e radicalização. A Unesco, agência da ONU para a cultura, e o Museu de Auschwitz-Birkenau apoiam a empreitada, criticada por alguns ativistas.

“Em uma época em que o número de sobreviventes e testemunhas diretas do Holocausto é cada vez menor, é vital investir ainda mais em educação para transmitir a memória às gerações mais jovens, bem como combater as formas contemporâneas de antissemitismo”, diz Audrey Azoulay, diretora da Unesco.

Pesquisas atestam a necessidade de memória. Na França, 46% do público entre 18 e 29 anos diz não ter ouvido falar do Holocausto, mostra reportagem da Deusche Welle; metade dos alemães afirma não saber que 6 milhões de judeus foram mortos pelo regime nazista.

Os tempos atuais não ajudam. Na esteira do ataque terrorista do Hamas, que matou cerca de 1.200 pessoas em outubro de 2023, e da imediata reação de Israel, uma ofensiva militar que vive cessar-fogo, mas já consumiu 47 mil vidas em Gaza, explodiram em vários locais do planeta episódios de antissemitismo, assim como o debate em torno do assunto.

A Associação Judaica Europeia estima que 40 mil judeus tenham deixado a Europa na onda atual.

“Fazemos um esforço consciente para separar as posições políticas contemporâneas dos fatos históricos”, afirma Cywiński. “É claro que observamos com grande preocupação o aumento do antissemitismo em todo o mundo. Embora a crítica a decisões políticas seja sempre legítima, quando ela se transforma na generalização de julgamentos sobre nações inteiras, dá origem ao racismo e à xenofobia.”

Autor da decisão política que nublou ainda mais a discussão, Binyamin Netanyahu virou personagem em Auschwitz, mesmo sem ter a intenção de comparecer à cerimônia. Acusado de crimes de guerra em Gaza e com mandado de prisão expedido pelo Tribunal Penal Internacional, o primeiro-ministro de Israel deveria ser detido se fosse à Polônia.

A constatação fez o presidente do país, o populista Andrzej Duda, pedir um salvo-conduto para Netanyahu. Sua evidente intenção era constranger o primeiro-ministro, Donald Tusk, seu adversário político. Tusk, porém, evitou a armadilha e publicou uma resolução liberando a entrada. A Polônia é um dos tantos países europeus que se equilibra para não cair de novo no fosso autoritário, representado no caso por Duda.

Para Carlos Reiss, coordenador do Museu do Holocausto de Curitiba, a ascensão de projetos totalitários desencadeia “ciclos de intolerância”. “Eles existem por causa de crises econômicas e sociais e pela conjuntura internacional, que funciona como um efeito dominó.”

O enfraquecimento dos pilares democráticos, diz, “abre brechas perigosas para que os discursos de ódio ganhem legitimidade na esfera pública”. Lembrar Auschwitz é um imperativo neste momento. “Nunca foi tão importante falar sobre o Holocausto.”

Mais pessoas morreram em Auschwitz do que em qualquer outro campo de concentração nazista ou em qualquer outro local de extermínio na história. Foi lá que a “solução final”, o extermínio em massa de judeus, começou a ser posta em prática em 1942. Foi lá também que começou a ser utilizado o gás letal Zyklon B para acelerar o processo. Onde crianças judias foram usadas em experiências sádicas de Josef Mengele, médico e membro da SS, descoberto morto no Brasil quatro décadas mais tarde.

Em 27 de janeiro de 1945, os nazistas já haviam abandonado as instalações. Destruíram as câmeras de gás e parte das edificações. Forçaram ainda 60 mil prisioneiros a marcharem para oeste em busca de transporte para outros campos -15 mil não resistiram ou foram executados na travessia.

Quando chegaram a Auschwitz, soldados soviéticos se depararam com cerca de 7.000 sobreviventes famélicos, tão fracos que parte só conseguiu viver por mais alguns dias. A liberação também colheu evidências do genocídio, preservadas como encontradas até hoje pelo museu: duas toneladas de cabelo humano, 110 mil sapatos, 3.800 malas, 470 próteses, 40 quilos de óculos, 6.000 escovas de dentes, 12 mil potes, panelas e canecas esmaltadas.

Peças que daqui a dez anos talvez tenham que contar sozinhas o que era aquele ruído fabril que o planeta insiste em esquecer.

Claudia Raia diz que desejo sexual permanece alto e conta ter 17 vibradores

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Em turnê por Portugal com o espetáculo “Menopausa”, Claudia Raia, 58, tem participado de várias entrevistas para divulgar a peça, que retrata a realidade da mulher madura e seus desafios. A atriz contou, em uma entrevista, que sua vida sexual continua ativa com o marido, Jarbas Homem de Mello. Disse também que é dona de 17 vibradores, os quais ajudam a manter a libido. “Os brinquedos [sexuais] ajudam, e muito. Hoje, os vibradores são brinquedos com prescrição médica”, explicou.

 

Claudia disse ainda que possui vários modelos de vibradores e que escolhe qual usar de acordo com seu humor e seus desejos, provocando risos do apresentador do programa Goucha, exibido na emissora portuguesa TVI. A atriz também confidenciou: “Quando a Sofia [filha de Claudia com Edson Celulari] fez 12 anos, eu dei um vibrador para ela e disse: ‘Vá se investigar, vá saber do que você gosta'”.

A brasileira reconheceu que a menopausa ainda é um tabu para muitas mulheres e entende que, de fato, diversas delas acabam perdendo a vontade de ter relações sexuais nessa fase da vida. Mas, esse não é o seu caso. “O [meu] desejo sexual permanece e está bom”, afirmou a atriz, que não escondeu ter feito uma reposição hormonal. “Me ajudou bem a manter a libido em alta”, completou.

Claudia, que já foi criticada por incentivar a masturbação feminina, destacou que um dos sintomas mais avassaladores da menopausa é a perda de libido. “Secura vaginal, desconforto no ato sexual… São muitas variantes, muitos incômodos ao mesmo tempo, e, com a falta de desejo, por que você vai se machucar com algo que nem está com vontade de fazer?”, questionou.

Leia Também: Preta Gil reaparece nas redes e diz que colocou a bolsa de colostomia de forma definitiva

Augusto Melo admite dificuldade para contratar: ‘Corinthians teve caixa para manter o elenco’

0

O presidente do Corinthians, Augusto Melo, reconheceu que a situação financeira do clube impede a chegada de reforços nesta janela de transferências. O mandatário afirmou que a prioridade da diretoria foi manter o elenco para a disputa da temporada de 2025.

 

Augusto Melo foi questionado sobre a possível contratação de jogadores após a derrota de 3 a 1 para o São Paulo, neste domingo, no MorumBis. O presidente deu uma resposta enfática. “Não (tem dinheiro em caixa para contratar). O Corinthians teve caixa para renovar e manter o elenco, que era a minha promessa. Conseguimos. Renovei os contratos e recusei propostas para manter o time e brigar por títulos”, afirmou Augusto Melo.

Apesar da situação financeira complicada, Augusto Melo valorizou os dois novos patrocínios fechados pelo Corinthians, com a “Viva Timão” e a “Soccer Grass”. O dirigente comemorou os valores firmados com os patrocinadores.

“Amanhã (segunda) ou terça vamos divulgar, mas o valor é excepcional. É o dobro do que era antes, algo excepcional. Tirei um patrocínio de R$ 17 milhões e coloquei mais de R$ 100 milhões. Veja como o Corinthians está agora”, prosseguiu.

O presidente tentou ainda minimizar a derrota no clássico diante do São Paulo. “É o começo de temporada. Ainda bem que foi agora (a derrota). Ainda estamos no topo da tabela. Corintiano, pode ter certeza, vamos brigar por título”, prometeu.

Policial aposentado é preso por embriaguez após acidente em Guarus

0
Viatura na 146ª DP/Foto: ClickCampos
Viatura na 146ª DP/Foto: ClickCampos

Na noite deste domingo (26), um policial militar aposentado foi preso por embriaguez ao volante após colidir com uma motocicleta na Avenida José Carlos Pereira Pinto, no Parque Calabouço, em Guarus, Campos dos Goytacazes. O acidente ocorreu próximo a um supermercado.

Segundo a Polícia Civil, o motorista de uma Pajero, que apresentava sinais de embriaguez, atingiu uma motocicleta onde estavam duas mulheres. Uma das vítimas sofreu ferimentos leves, foi atendida no Hospital Ferreira Machado (HFM) e liberada. A outra recusou ser encaminhada para atendimento médico.

O policial foi levado ao Instituto Médico Legal (IML), onde o teste de alcoolemia confirmou o consumo de álcool. Embora as vítimas tenham registrado o caso na 146ª Delegacia de Polícia, decidiram não representar formalmente contra o motorista. No entanto, por conta da embriaguez comprovada, ele permaneceu sob custódia da Justiça.

Sema realiza palestra sobre preservação marinha em Santa Clara

0
Sema realiza palestra sobre preservação marinha em Santa Clara

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) promoveu uma palestra de conscientização ambiental no domingo (26), na praia de Santa Clara, em parceria com o Instituto BW. O tema foi a preservação de animais marinhos.

Durante o evento, foram exibidos objetos encontrados no estômago de animais marinhos mortos, como sacos plásticos, redes de pesca e anzóis. A exposição também incluiu um feto de tartaruga e o crânio de um golfinho.

Divulgação Sema 3

— A interação, especialmente das crianças, foi muito positiva, e o público recebeu alertas importantes sobre a preservação dos animais e o descarte adequado de lixo. Estes e outros cuidados são muito necessários, pois nosso litoral conta com cerca de 500 ninhos de tartaruga, que, retorna para desovar onde nasce — destacou a secretária Luciana Soffiati.

A Sema também distribuiu canecas para incentivar a redução do uso de copos plásticos e realizou panfletagem sobre cuidados com a praia, como a proibição de tráfego de veículos na faixa de areia. A palestra será repetida no próximo domingo (2), em Guaxindiba, às 10h.

Contato — Em caso de avistamento de animais marinhos debilitados ou mortos, a população pode comunicar pelo telefone 0800 991 4800. 

Divulgação Sema 4

Campos foi atingida por mais de 19 mil raios em 2024

0

A Enel Distribuição Rio contabilizou no ano passado, por meio do seu Sistema de Monitoramento e Alerta, um total de 178.536 raios em todos os 66 municípios em que atua no estado. As cidades mais atingidas no período foram Campos dos Goytacazes (19.832), Resende (11.849), Cachoeiras de Macacu (10.846), Silva Jardim (10.034) e Macaé (6.360). No ranking nacional, o Rio de Janeiro ocupa a 12ª posição entre os estados mais atingidos por esse tipo de ocorrência. Na primeira quinzena de janeiro de 2025, ainda de acordo com o Sistema de Monitoramento e Alerta da distribuidora, mais de 33.428 raios já foram registrados em toda a área de concessão da empresa.

Sistema de Monitoramento e Alerta e parcerias

O Sistema de Monitoramento e Alerta da Enel Rio auxilia na verificação de possíveis ocorrências na rede da distribuidora, como chuvas, ventos fortes, queimadas, raios e descargas atmosféricas. Em parceria com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e o Climatempo, a distribuidora é capaz de se antecipar e se preparar para eventos climáticos extremos, minimizando assim os impactos na rede elétrica. “Realizamos um monitoramento 24 horas por dia, em tempo real. Com as previsões que recebemos com antecedência, podemos alertar os nossos clientes, passando, inclusive, dicas de segurança, além de agilizar o serviço em caso de interrupção”, afirma José Luis Salas, diretor de Redes da Enel Distribuição Rio.

Dicas de segurança

Para enfrentar as tempestades tão típicas do verão com segurança, a Enel Rio listou algumas dicas para serem implementadas dentro e fora de casa.

Cuidados dentro de casa de casa durante uma tempestade:

1. Se possível, utilize Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS). Eles protegem a rede elétrica e os equipamentos eletrônicos de variações de tensão e raios e desviam os pulsos de energia para o sistema de aterramento;

2. Desconecte das tomadas os aparelhos elétricos e eletrônicos, como geladeiras, computadores e TVs. Essa atitude evita danos causados por descargas elétricas;

3. Se não for possível retirar da tomada, evite o uso de aparelhos conectados, como celulares, notebooks, ferro elétrico, secador de cabelo etc.;

4. Mantenha os equipamentos elétricos e eletrônicos longe da água para evitar danos;

5. Durante a tempestade, não realize consertos de instalações elétricas e nem de aparelhos conectados à tomada;

6. Se possível, permaneça em casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante a tempestade:

1. Evite contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;

2. Evite locais abertos, como campos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas e postes. Também não permaneça em locais elevados;

3. Se possível, fique abrigado em local seguro e com cobertura durante toda a tempestade.

Serviço

Para comunicar ocorrências e emergências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Rio devem utilizar preferencialmente os canais digitais para maior agilidade do atendimento, como o site (www.enel.com.br), o aplicativo Enel (disponível para iOS e Android), a Central de Relacionamento (0800 28 00 120) ou ainda mandar mensagem para o WhatsApp Elena (21 99601-9608).

Fonte: Enel

MEC divulga resultado do Sisu 2025 com um dia de atraso

0

Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 foram divulgados nesta segunda-feira, 27, após um dia de atraso. Segundo o Ministério da Educação, a mudança na data ocorreu por conta de problemas técnicos. Para consultar as listas de aprovados, é preciso entrar no site do programa.

 

No domingo, 26, o MEC afirmou que equipes da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação trabalhavam na finalização das listas com os nomes dos aprovados, e que a apresentação dos resultados seria divulgada ao longo desta segunda, 27.

O adiamento descumpre com um prazo determinado pelo próprio MEC, que divulgava o 26 de janeiro como a data para o anúncio dos aprovados. “O MEC informa que as equipes técnicas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação seguem trabalhando na finalização dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. A divulgação ocorrerá ao longo desta segunda-feira, 27 de janeiro”, disse a pasta.

Por conta do atraso, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) fez uma retificação em seu edital e adiou as suas matrículas para o dia 29 de janeiro. “Informamos que a matrícula digital será realizada nos dias 29, 30 e 31/01, pois o MEC não encaminhou a lista dos aprovados para as instituições na data de hoje, dia 26/01, conforme cronograma”, informa a instituição em seu site.

Matrícula

Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular como por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital. Inicialmente, as datas previstas ficavam entre 27 e 31 de janeiro. Com o adiamento dos resultados, é possível que ocorra mudanças no cronograma de cada instituição.

O procedimento de matrícula é diferente entre as instituições de ensino superior. O candidato selecionado deve consultar o edital de ingresso via Sisu da universidade onde foi aprovado, para verificar:

– a disponibilidade de entrega da documentação para matrícula;

– se a matrícula será realizada de forma digital e/ou presencial;

– os períodos e horários estabelecidos para a entrega da documentação e para a realização dos demais procedimentos.

 

Transformaram as diferenças em força: Famosos que têm vitiligo e você não sabia

0

Há muito estigma e falta de informação em torno do vitiligo, doença autoimune que se caracteriza pela perda da coloração da pele, ocasionando as famosas manchas brancas. As causas não são totalmente conhecidas, no entanto, a genética, exposição ao sol, estresse e traumas psicológicos são fatores que podem influenciar no surgimento ou agravamento do distúrbio de pigmentação.

Estima-se que cerca de 1% da população mundial seja afetada pelo vitiligo. No Brasil, essa condição, que pode se desenvolver em qualquer idade, o percentual chega a 0,5%, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Contudo, o vitiligo não é contagioso e não provoca dores físicas, mas o que mais preocupa os médicos é o impacto psicológico nas pessoas que são portadoras, especialmente crianças. Baixa autoestima e retração social são alguns dos transtornos mais comuns.

Avanços

Ao The New York Times, a fundadora e presidente da American Vitiligo Research Foundation (AVRF), revelou suas primeiras dificuldades quando soube da condição. ‘As pessoas dizem que o vitiligo não mata você, mas mata seu espírito’, contou Stella Pavldes.

Apesar de ainda não haver uma cura definitiva, a especialista destacou os progressos feitos por pesquisas, que vêm desenvolvendo tratamentos específicos para atenuar os diversos tipos do problema, e também na forma como a doença vem sido tratada hoje em dia.

Inclusive, ao longo dos anos, celebridades brasileiras e internacionais assumiram publicamente ter vitiligo no intuito de ajudar outras pessoas a combater a discriminação e desinformação. Clique na galeria!

Polícia investiga ameaças a árbitro inglês que expulsou jogador do Arsenal no sábado

0

A polícia inglesa está investigando as ameaças e os ataques verbais sofridos pelo árbitro Michael Oliver nas últimas 24 horas, depois que ele expulsou um jogador do Arsenal, na partida contra o Wolverhampton, pelo Campeonato Inglês. O lance polêmico do confronto foi protagonizado por Myles Lewis-Skelly.

 

“Estamos chocados com as ameaças e os abusos dirigidos a Michael Oliver após o jogo entre Wolverhampton e Arsenal”, disse a Professional Game Match Officials Board (PGMOL), órgão responsável pela arbitragem do futebol inglês, em comunicado. “Nenhum árbitro deveria estar sujeito a qualquer forma de abuso, muito menos aos ataques abomináveis dirigidos a Michael e sua família nas últimas 24 horas.”

A entidade revelou que os ataques já viraram caso de polícia na Inglaterra. “A polícia está ciente e várias investigações foram iniciadas. Estamos apoiando Michael e todas as pessoas afetadas, e estamos determinados a combater esse comportamento inaceitável”, registrou a entidade.

A decisão mais controversa de Oliver na partida de sábado, na casa do Wolverhampton, foi dar um cartão vermelho direto para o lateral-esquerdo Myles Lewis-Skelly, do Arsenal, por uma falta cometida fora da área. A expulsão, nos instantes finais do primeiro tempo, foi confirmada pelo árbitro assistente de vídeo.

A exclusão, que causará uma suspensão de três jogos para Lewis-Skelly, gerou irritação por parte do técnico do Arsenal, Mikel Arteta. Ao fim da partida, o treinador afirmou que estava “absolutamente furioso” com a decisão da arbitragem. O Wolverhampton também sofreu uma expulsão no segundo tempo.

Mesmo com um a menos desde o fim do primeiro tempo, o time visitante buscou a vitória, por 1 a 0, e se manteve na briga pelo título do Campeonato Inglês – é o vice-líder, com 47 pontos, contra 53 do líder Liverpool.

Polícia Militar prende foragido da Justiça em São Fidélis

0
146ª DP/Foto: ClickCampos
146ª DP/Foto: ClickCampos

Na manhã do último sábado (25), um homem com mandado de prisão em aberto, foi preso pela polícia, durante patrulhamento realizado na Rua Alziro Novaes, no bairro São Vicente, em São Fidélis.

Segundo informações, a guarnição em patrulhamento na região identificou e deteve o suspeito, que possuía pendências judiciais. Após a confirmação do mandado de prisão na 141ª DP/São Fidélis, o acusado foi encaminhado para a 146ª DP/Guarus, para a realização dos procedimentos legais.

O trabalho da equipe policial foi essencial para garantir a captura do acusado e o cumprimento das determinações judiciais.

Espaço da Oportunidade disponibiliza 74 vagas de emprego em diversas áreas

0
O Espaço da Oportunidade, vinculado à Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego, está com 74 vagas disponíveis para serem ocupadas. As funções com mais oportunidades disponíveis são corretor de imóveis e frentista, que contam, cada uma, com 10 vagas.
Segundo a Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego, todas as vagas divulgadas são destinadas a pessoas com 18 anos ou mais, com diferentes níveis de escolaridade, e algumas vagas também pedem experiência na área.
Para Pessoas com Deficiência (PCD), nesta semana, o Espaço disponibiliza cinco oportunidades, na área de auxiliar administrativo. Para fazer o cadastro, os interessados devem acessar o link AQUI.
É importante citar que também há oportunidades disponíveis para outras áreas, como gerente de pista (5), auxiliar de produção (3), adesivador (3), balconista de padaria (2), vendedor de carros (2), motorista categoria D (2), motorista categoria C ou D (1), borracheiro (1), consultor comercial (1) e impressor (1).
Saiba como se cadastrar
Para realizar o cadastro, os interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp (22) 98175-2553, informando o número do CPF e o código da vaga. Quem preferir o cadastro presencial, é necessário procurar o Espaço da Oportunidade, que fica localizado na sede da Secretaria de Qualificação e Emprego, na Avenida Sete de Setembro, nº 411, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já para o cadastro pelo site da Prefeitura de Campos, o interessado precisará clicar na barra “Menu” e ir em “Serviços”. Na sequência, clicar em “Espaço da Oportunidade”.
Empregadores interessados em divulgar suas vagas no Espaço devem entrar em contato com o órgão e preencher um formulário para o cadastro no sistema. Após o preenchimento do formulário, a vaga será devidamente divulgada no site do Espaço da Oportunidade.

Semana começa com alerta da Defesa Civil para fortes chuvas em São Paulo

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A semana começa com alerta de chuvas intensas em São Paulo, após três dias seguidos de precipitações acima do esperado. A previsão é explicada pela chegada de uma frente fria ao litoral paulista.

 

Com essa previsão, a Defesa Civil do estado montou um gabinete de crise que deve funcionar até terça-feira (28), quando a chance de chuvas fortes diminui, assim como a possibilidade de alagamentos.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura prevê mais pancadas de chuva de intensidade moderada a forte nesta segunda-feira (27), quando a temperatura máxima prevista é de 27ºC.

O dia deve amanhecer nublado e com termômetros em média na casa dos 20°C. Durante a noite a chuva diminui, e o dia deve terminar apenas com variação da nebulosidade.

A possibilidade de temporais volta a ganhar força na quarta-feira (29), de acordo com a Climatempo, quando estão previstos 5,2 milímetros de chuva e temperatura máxima de 28ºC.

Neste domingo (26), toda a cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos devido às fortes chuvas. Foram registrados ao menos quatro pontos intransitáveis e ao menos 21 chamadas para quedas de árvores.

Um artista plástico morreu levado pela enxurrada em sua casa na Vila Madalena, na zona oeste, nesta sexta-feira (24). O temporal daquele dia foi classificado pela Climatempo como o mais intenso, em 24 horas, desde 1988.

Neste sábado, um motociclista foi encontrado sem vida em Guarulhos, na Grande São Paulo, após ter sido levado pela enxurrada. É a 16ª morte confirmadas em decorrência das chuvas neste verão em todo estado, segundo a Defesa Civil.

 

One Direction pode se reunir para homenagem a Liam Payne no Brit Awards 2025

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Uma das mais prestigiadas premiações da música pop britânica, o Brit Awards prestará uma homenagem ao cantor Liam Payne (1993-2024), encontrado morto no hotel CasaSur, em Buenos Aires, na Argentina, em outubro do ano passado. O evento 2024, que vai acontecer no 1º de março, pode marcar o reencontro de Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan.

 

Os ex-integrantes do One Direction estão em conversas sobre a possibilidade de uma participação especial na cerimônia. Segundo informações do jornal britânico The Sun, o quarteto acredita que o reencontro seria um tributo inesquecível ao amigo.

Liam participou e se apresentou várias vezes no Brit Awards ao longo dos últimos anos, tanto com a banda quanto como artista solo. A direção da premiação tem acompanhado de perto as negociações entre Harry, Zayn, Louis e Niall e está animada

O One Direction foi formado em 2010 no programa The X Factor e rapidamente se tornou um fenômeno global. Durante os seis anos de atividade, o grupo vendeu mais de 70 milhões de álbuns antes de encerrar suas atividades em 2016.

Leia Também: Preta Gil reaparece nas redes e diz que colocou a bolsa de colostomia de forma definitiva

CBF aciona Conmebol e autoridades da Venezuela por caso de racismo em jogo do Brasil sub-20

0

Pouco após a vitória do Brasil sobre a Bolívia no Sul-Americano Sub-20 neste domingo, a CBF informou que enviou uma representação à Conmebol e às autoridades venezuelanas por conta de atos racistas sofridos pelo atacante Rayan. Segundo a entidade, ele teria sido chamado de “mono” (macaco, em espanhol) e visto o goleiro boliviano Fabián Pereira fazendo um gesto imitando o animal em sua direção. Ele e o resto da equipe denunciaram o caso à arbitragem.

 

Antes do apito final, alguns focos de confusão surgiram no gramado do estádio Misael Delgado, na cidade de Valencia, na Venezuela, onde foi disputada a partida. Nas imagens de transmissão, foi possível notar o meio-campista do Corinthians Breno Bidon expondo os gestos ao árbitro Michael Espinoza. E ainda de acordo com a confederação, Rayan reiterou no vestiário, depois do final da partida, a gesticulação do arqueiro rival.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, repudiou o ocorrido e ressaltou que a entidade tomará providências. “É repugnante assistir novamente atos de racismo contra um atleta. Racismo é crime e vou sempre me solidarizar. Não podemos normalizar. Estamos tomando medidas efetivas para punir os responsáveis com rigor”, afirmou o dirigente.

O jogo em si terminou em 2 a 1 para o Brasil. Breno Bidon, um dos primeiros a denunciar o possível ato de racismo, marcou o segundo gol da seleção e foi um dos regentes da vitória. Com o resultado, a equipe de Ramon Menezes ocupa a terceira colocação do Grupo B e entrou na zona de classificação ao hexagonal final do torneio.

Homem morre após perder controle de moto e colidir contra muro em São Francisco de Itabapoana

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

No final da manhã deste domingo (26), um homem identificado como Fábio Brito, morreu após perder o controle da moto e colidir contra o muro de uma casa na estrada de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana.

De acordo com o Resgate Municipal, moradores relataram que Fábio estava em alta velocidade quando perdeu o controle da motocicleta. Apesar de ter sido socorrido, ele não resistiu aos ferimentos e faleceu a caminho do Hospital Manoel Carola.

O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML), e o caso foi registrado na 147ª Delegacia de Polícia de São Francisco de Itabapoana.