Home Blog

“Operação Salus” descarta mais de 500 litros de cachaça sem registro

0
Foto: Reprodução

Mais de 500 litros de cachaça sem procedência comprovada foram apreendidos e descartados durante a Operação Salus, realizada nesta quarta-feira (21/01), em Rio das Ostras, na Região dos Lagos. A ação foi conduzida por uma força-tarefa formada por agentes da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON), do PROCON Estadual (PROCON-RJ), da 128ª DP da Polícia Civil e com o apoio técnico da Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE).

O objetivo da operação foi fiscalizar estabelecimentos como revendedores e bares do município. Em um dos locais vistoriados, os agentes encontraram 530 litros de cachaça artesanal armazenados de forma inadequada e sem registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Além disso, o produto não apresentava informações obrigatórias no rótulo, como identificação do produtor e do distribuidor, endereço, CNPJ e origem da bebida.

Segundo o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, a comercialização desse tipo de produto representa um risco grave à saúde da população.

– Estamos falando de uma bebida sem qualquer controle de origem ou qualidade, que representa um risco direto à vida e à segurança dos consumidores, inclusive pela possibilidade de contaminação por substâncias nocivas. Nosso trabalho é impedir que produtos irregulares cheguem à população-, afirmou o secretário-, afirmou o secretário.

O estabelecimento foi autuado e a bebida irregular descartada no local, na presença dos fiscais. O responsável também foi notificado e terá o prazo de 15 dias para apresentar defesa.

A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor e o PROCON-RJ reforçam que as fiscalizações seguirão de forma contínua em todo o estado e orientam os consumidores a denunciarem irregularidades por meio dos canais oficiais de atendimento.

Capacitação de agentes públicos

Os agentes que atuaram na operação participaram, esta semana, de um treinamento para identificação de bebidas falsificadas, contrabandeadas, descaminhadas e contrafeitas. A capacitação contou com a parceria da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) e teve como foco o aprimoramento técnico das equipes de fiscalização.

Para Gutemberg Fonseca, investir em capacitação é fundamental para fortalecer as ações de defesa do consumidor.

– Além da fiscalização, estamos qualificando as equipes para agir com ainda mais eficiência. O combate a produtos ilegais protege o consumidor, a economia e garante concorrência justa no mercado -, concluiu o secretário.

Fonte: Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor 

Eduardo Bolsonaro diz que Tarcísio ‘não tem a opção de ir contra’ candidatura de Flávio

0

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou, nesta quinta-feira, 22, que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Criança de 5 anos é detida pelo ICE e enviada a centro de prisão no Texas

0

Uma criança de cinco anos foi detida pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) em Columbia Heights, no estado de Minnesota, na terça-feir…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Acidente com ônibus clandestino em Minas Gerais deixa cinco pessoas mortas, incluindo um bebê

0

Cinco pessoas morreram, entre elas um bebê de menos de um ano, após um ônibus de turismo clandestino tombar na Serra de Francisco Sá, no norte de M…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

 

Anvisa suspende suplementos alimentares de duas marcas; confira

0

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu três suplementos da marca Cycles Nutrition por conterem substâncias que não foram avaliadas em testes de segurança. A decisão foi publicada hoje (20) no Diário Oficial da União e também determina o recolhimento dos produtos.

 

A medida se refere aos suplementos Recover Cycles Nutrition, Shot Ritual Cycles Nutrition e Relax Ritual Cycles Nutrition, que são da marca Cycles Nutrition e fabricados pela Sylvestre Indústria e Comércio de Insumos Alimentícios. Segundo a Anvisa, nenhum desses três suplementos poderá ser comercializado, distribuído, fabricado, importado, divulgado ou consumido.

 

A Anvisa informou que todos esses produtos contém ingredientes que não tiveram sua segurança comprovada para uso em suplementos alimentares, o que poderia representar “graves riscos à saúde de quem os consome”.

 

Em nota publicada em suas redes sociais, a Cycles Nutrition informou que “sempre que possível” utiliza ingredientes compostos “principalmente por frutas e vegetais, que passam por processos rigorosos de escolha, qualidade e certificação” até chegarem na composição final dos produtos.

 

Ainda de acordo com a empresa, os citados extratos vegetais e de frutas “se tratam de ingredientes compostos de fruta ou vegetal em pó, classe esta de ingredientes amplamente utilizados nacional e internacionalmente para conferir aroma, sabor e cor a suplementos e alimentos”.

 

“Estamos prestando todos os esclarecimentos, estudos e dossiês técnicos necessários e seguiremos mantendo todos os nossos clientes e parceiros informados com total transparência”, diz a nota da empresa.

 

Mushin

 

Além da Cycles Nutrition, outra empresa que foi alvo da Anvisa nesta terça-feira (20) foi a Mushin Serviços e Comércio no Geral.

 

Três produtos da empresa foram proibidos de serem comercializados, distribuídos, fabricados e consumidos. São eles: Fantastic Oat Frutas Vermelhas, Fantastic Oat Banana e Caramelo e Fantastic Oat Maçã e Canela. Além disso, a Anvisa determinou que todos esses produtos devem ser recolhidos.

 

Segundo a Anvisa, os três produtos estavam sendo fabricados e vendidos com a informação de que continham “extrato de cogumelo rico em vitamina D”, ingrediente que ainda não teve a sua segurança avaliada para uso em suplemento alimentar. A empresa também dizia que esses produtos reduziam níveis de colesterol ruim e controlavam o nível de açúcar no sangue, o que não tem comprovação científica.

 

Procurada pela Agência Brasil, a empresa informou ter sido surpreendida com a publicação da Anvisa. “Infelizmente, deve ter ocorrido algum mal-entendido na leitura da legislação, pois o extrato de Cogumelo Agaricus Bisporus contendo Vitamina D2 foi aprovado para uso em alimentos convencionais e suplementos alimentares. Nós somos muito corretos e sérios em relação aos produtos que comercializamos para nossos consumidores. Temos todos os documentos de aprovação do ingrediente. Ele foi avaliado quanto à segurança e aprovado aqui no Brasil em 2023”, diz a nota da empresa, que informa já ter acionado seus advogados para solucionar o caso.

AtlasIntel: Lula mantém aprovação estável em janeiro em relação a dezembro

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve aprovação estável em relação ao mês passado, segundo pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta q…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Wagner Moura é indicado ao Oscar de melhor ator e faz história

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Wagner Moura foi indicado ao Oscar de melhor ator pelo seu papel em “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, e se…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Famosos que interpretaram versões de si mesmos em filmes!

0

Há algo realmente divertido em ver que nossos atores favoritos são capazes de tirar sarro de si mesmos. A ironia autorreferencial de interpretar a…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Quem é Nicola Peltz, herdeira milionária no centro de disputa com família Beckham

0

(FOLHAPRESS) – Nos últimos dias, muita gente tomou conhecimento do imbróglio que envolve toda a família Beckham, sobretudo após um dos filhos, Broo…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Pavlidis fica inconsolável após pênalti perdido e derrota do Benfica

0

Vangelis Pavlidis deixou evidente a tristeza e a frustração após o apito final da derrota do Benfica por 2 a 0 para a Juventus, na noite de quarta-…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

West Ham sinaliza preço de Paquetá ao Flamengo, que negocia pagamento

0

(UOL/FOLHAPRESS) – Agora de maneira direta, o West Ham sinalizou ao Flamengo qual valor quer para vender Lucas Paquetá: 45 milhões de euros (R$ 281…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Dono do Inter Miami e Mascherano querem time no torneio

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Campeão da MLS em 2025, o Inter Miami sonha em disputar a Copa Libertadores. O desejo foi verbalizado por Jorge Má…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Carga de queijo é saqueada após pane mecânica de caminhão na BR-101 em Campos

0
146ª DP/Foto: ClickCampos
146ª DP/Foto: ClickCampos

Um caminhão carregado com queijo muçarela foi alvo de saque na madrugada de quarta-feira (21), após apresentar pane mecânica na BR-101, em Campos dos Goytacazes. O caso aconteceu na altura do km 105 da pista sentido sul, nas proximidades de um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

De acordo com o relato do motorista, que possui vínculo empregatício com a empresa Laticínios Bimbo Ltda., o veículo, um bitruck modelo Ford Cargo 2429, apresentou problemas mecânicos por volta das 17h30 de terça-feira (20). Diante da situação, ele parou o caminhão no acostamento e acionou a concessionária Arteris Fluminense.

Ainda segundo o motorista, uma equipe da concessionária esteve no local e sinalizou a via com cones, mas informou que não seria possível realizar o reboque imediato em razão do tipo de caminhão. O condutor permaneceu no local aguardando a chegada de um mecânico, que acabou não comparecendo.

Já por volta das 5h da manhã, o motorista percebeu que a porta do baú havia sido arrombada. Ao descer do veículo, constatou que cerca de 30 pessoas saqueavam a carga, composta por queijo muçarela. Conforme o relato, parte do grupo entrou no interior do baú e arremessava a mercadoria para outras pessoas do lado de fora. Um carro modelo Honda Civic, acoplado a um reboque, também foi visto transportando parte da carga.

Na tentativa de evitar novos prejuízos, o motorista deu partida no caminhão e seguiu viagem por aproximadamente um quilômetro, mesmo com o veículo apresentando superaquecimento. No entanto, os suspeitos continuaram seguindo o caminhão. A situação só foi controlada quando o condutor parou no km 107, em frente a uma câmera de monitoramento, momento em que a Polícia Rodoviária Federal chegou ao local e permaneceu até a remoção do veículo por um guincho.

O motorista constatou o rompimento do cadeado do baú, mas informou que não houve outros danos ao caminhão. Ele também relatou que saiu de Vitória, no Espírito Santo, com destino a São Gonçalo, no Rio de Janeiro, onde faria a entrega da carga.

Após a chegada de um mecânico e o conserto do veículo, o caminhão seguiu viagem até o destino final. O prejuízo causado pelo saque foi estimado em R$ 74.032,23, conforme notas fiscais apresentadas, sendo uma delas referente à devolução da mercadoria subtraída.

O motorista afirmou não ter sido agredido e não conseguiu identificar os autores, já que muitos estavam com o rosto coberto. O caso foi registrado na 146ª Delegacia de Polícia de Guarus para investigação.

Defesa Civil faz visita técnica em áreas de risco de SFI

0
Defesa Civil faz visita técnica em áreas de risco de SFI

Equipes da Defesa Civil Municipal de São Francisco de Itabapoana realizaram uma visita técnica às localidades de Gargaú, Santa Clara, Ilha dos Mineiros e Pedregal nesta quinta-feira (21/01), em função das recorrentes chuvas que caem no município desde a última terça-feira (20). O objetivo foi verificar a possível existência de alagamentos ou algum tipo de ocorrência nesses locais, que são considerados áreas de risco.

Segundo o diretor da Defesa Civil, tenente Ricardo Cabral, até o momento não há nenhuma ocorrência envolvendo moradores com casas alagadas e não houve a necessidade de intervenção da Defesa Civil. No entanto, o órgão continuará monitorando a situação.

Em caso de necessidade, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo número (22) 99890-7087.

Foto 22 01 2026 11 28 40 1

Previsão – De acordo com o último alerta emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem), nesta quinta-feira (22/01), a tendência é de normalização para possíveis transbordamentos de rios devido à previsão de diminuição no volume das chuvas.

Para os próximos dias, a previsão do Climatempo é de 98% de chance de chuvas na sexta-feira (23/01), 78% no sábado (24/01) e 44% no domingo (25/01).

Amizade que virou amor: Famosos que se apaixonaram por amigos

0

Quando se trata de relacionamentos românticos, nem sempre é amor à primeira vista. Na verdade, muitos relacionamentos florescem lentamente e estão…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Venda de Rayan fica entre as dez maiores do futebol brasileiro

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Vasco encaminhou a venda de Rayan ao Bournemouth, da Inglaterra. O negócio gira em torno de 35 milhões de euros,…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Casal é preso por associação ao tráfico durante operação da Polícia Civil em Guarus

0
Foto: Divulgação Polícia Civil

Um homem e uma mulher foram presos em flagrante por associação para o tráfico de drogas nesta quarta-feira (21), durante uma ação da Polícia Civil em Guarus, distrito de Campos dos Goytacazes. A operação foi realizada por agentes da 146ª Delegacia de Polícia, com apoio das equipes da P2 do 6º Comando de Policiamento de Área (CPA) e da P2 do 8º Batalhão da Polícia Militar.

De acordo com a Polícia Civil, as prisões ocorreram durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em uma residência localizada no Parque Alvorada. Os suspeitos, identificados pelas iniciais A.A.R.S. e T.N.F., foram encontrados no imóvel com drogas, dinheiro e material utilizado para a preparação e embalo dos entorpecentes.

As investigações tiveram início em dezembro de 2025, após a delegacia receber informações sobre a prática de tráfico de drogas no local. Ao longo do trabalho investigativo, os agentes realizaram diligências e campanas, nas quais foi possível identificar e registrar o suspeito comercializando drogas para usuários da região.

Com base no material probatório reunido durante a investigação, o delegado titular da 146ª DP, Ronaldo Andrade Cavalcante, representou junto à Vara de Garantias pela expedição do mandado de busca e apreensão, que foi autorizado pela Justiça.

Após o cumprimento do mandado, o casal foi conduzido à 146ª DP de Guarus, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante por associação para o tráfico de drogas. Concluídos os procedimentos legais, os presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 55 milhões

0

As seis dezenas do concurso 2.963 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 55 milhões.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

As apostas podem ser feitas até as 20h30 (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

Campos é a segunda cidade com mais colisões em postes no RJ em 2025

0
Foto: Reprodução

As colisões de veículos com postes da rede elétrica seguem causando impactos significativos no fornecimento de energia no estado do Rio de Janeiro. Ao longo de 2025, cerca de 160 mil clientes da Enel Rio ficaram sem luz em decorrência desse tipo de acidente, segundo dados divulgados pela própria concessionária.

No total, foram registradas 445 batidas contra postes na área de concessão da empresa, o que representa uma média superior a uma ocorrência por dia. O número é semelhante ao contabilizado em 2024 e reforça os prejuízos operacionais e os transtornos enfrentados pela população, como interrupções no trânsito e longos períodos sem energia.

Entre os municípios, Maricá, Macaé e Cantagalo apresentaram crescimento expressivo nas ocorrências em comparação ao ano anterior. Maricá, na Região Metropolitana, liderou o aumento, com alta de 100%. Em Cantagalo, no Centro-Norte Fluminense, o crescimento foi de 75%, enquanto Macaé, no Norte do estado, registrou aumento de 71,4%.

Campos dos Goytacazes aparece como a segunda cidade com maior número de colisões com postes em 2025, ficando atrás apenas de Maricá. Na sequência do ranking estão Macaé, Cantagalo e Cabo Frio.

De acordo com o gerente do Centro de Operação do Sistema da Enel Rio, Fábio Damasceno, a falta de conscientização dos motoristas é um dos principais desafios enfrentados pela concessionária. Segundo ele, os danos vão além do risco imediato aos envolvidos no acidente. Uma única colisão pode comprometer o fornecimento de energia de uma rua inteira ou até de um bairro, afetando milhares de clientes.

Damasceno também destaca a complexidade dos reparos. A substituição ou recuperação de um poste pode demandar cerca de oito horas de trabalho das equipes técnicas. Em situações que exigem perícia no local, esse tempo pode se estender para até 11 ou 12 horas. Em alguns casos, há necessidade de troca completa da rede elétrica, o que prolonga ainda mais a interrupção do serviço.

Quando um poste é danificado, a Enel Distribuição Rio deve ser acionada imediatamente para realizar os reparos. A concessionária envia equipes ao local e, a partir da identificação do veículo envolvido, os custos operacionais são encaminhados ao setor jurídico da empresa, que faz a cobrança ao proprietário do automóvel.

Os clientes podem comunicar ocorrências ou solicitar serviços por meio dos canais oficiais da Enel Rio, como o site da concessionária, o aplicativo Enel, o WhatsApp Elena e a Central de Relacionamento.

A empresa também orienta motoristas e pedestres sobre como agir em casos de acidentes com postes. Em situações com queda de cabos ou da estrutura, a recomendação é permanecer dentro do veículo, sem tocar em partes metálicas, até a chegada das equipes especializadas. A Enel alerta ainda para que ninguém toque em fios no solo, tente isolar a área ou se aproxime de estruturas danificadas.

Ranking das cidades com maior número de colisões em postes em 2025

1º Maricá

2º Campos dos Goytacazes

3º Macaé

4º Cantagalo

5º Cabo Frio

6º Araruama

7º Niterói

8º Petrópolis

9º Magé

10º Angra dos Reis

Fonte: Ascom/Enel Rio

Quatro trabalhadores morrem soterrados em obra de frigorífico em SP

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Quatro trabalhadores morreram soterrados durante uma obra em um frigorífico na tarde desta quarta-feira (21) em Pr…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.