Home Blog

STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais

0

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira (13) autorizar a importação de sementes e o cultivo de cannabis (maconha) exclusivamente para fins medicinais, farmacêuticos e industriais. 

A decisão vale para o chamado cânhamo industrial (hemp), variedade de cannabis com percentual menor de 0,3% de tetrahidrocanabinol (THC), princípio psicoativo da maconha. 

Durante a sessão, os ministros entenderam que a concentração não é considerada entorpecente. Dessa forma, o cultivo não pode ser restringido devido ao baixo teor de THC. 

Com a decisão, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) terá prazo de seis meses para regulamentar a questão. 

Por unanimidade, o resultado do julgamento foi obtido com o voto proferido pela relatora, ministra Regina Helena Costa. No entendimento da relatora, a baixa concentração de THC encontrada no cânhamo industrial não pode ser enquadrada nas restrições da Lei de Drogas, norma que define como crime a compra, porte e transporte de entorpecentes.

“Conferir ao cânhamo industrial o mesmo tratamento proibitivo imposto à maconha, desprezando as fundamentações científicas existentes entre ambos, configura medida notadamente discrepante da teleologia abraçada pela Lei de Drogas”, justificou a ministra.

Regina Helena também ressaltou que a proibição de uso da cannabis para fins medicinais prejudica a indústria nacional e impede o acesso dos pacientes aos tratamentos.

“A indústria nacional não pode produzir, mas pode importar”, completou a ministra. 

A liberação da cannabis para fins medicinais foi decidida a partir de um recurso de uma empresa de biotecnologia que buscava garantir a exploração industrial no Brasil. Apesar de a importação ser autorizada pela Anvisa, os insumos se tornam caros no mercado nacional.

 

Público pede para tirar personagem de Nicolas Prattes de ‘Mania de Você’

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma petição pública na ONG Change.org já soma 978 assinaturas para matar Rudá, personagem de Nicolas Prattes em “Mania de Você” (Globo).

 

O texto do abaixo-assinado alega que o protagonista “não agrega em nada na novela”.

“Todo mundo odeia, ninguém entende a obsessão da Luma [Agatha Moreira] por ele e todo mundo quer ver o caiçara longe da Viola [Gabz]. Então, se essa petição chegar a você, João Emanuel Carneiro, estamos passando para avisar que queremos o Rudá morto”, diz o abaixo-assinado.

Entre as justificativas dos telespectadores que assinaram a petição, estão as constantes traições do personagem contra Luma, Viola e a portuguesa Filipa (Joana de Verona).

“Traiu Luma, traiu a portuguesa, traiu Luma de novo, etc.”, escreveu uma assinante da petição. “O Brasil pede socorro, matem esse personagem e levem a tia dele também”, disse outra. A tia de Rudá na novela é Moema (Ana Beatriz Nogueira).

“Ninguém suporta o Tarzan” e “ele é muito chato e péssimo ator” são outros dos comentários dos “haters” de Rudá.

AUDIÊNCIA EM BAIXA

Segundo apurou a reportagem, a novela está sendo reformulada a pedido da Globo. Devido à baixa audiência, a trama sofreu alterações como o cancelamento de um futuro casal homoafetivo e de um envolvimento romântico entre tio e sobrinha.

Desde sua estreia, em setembro, “Mania de Você” tem 21,4 pontos de média na Grande São Paulo. São quatro pontos a menos que o remake de “Renascer”, que fechou com 25,5 pontos na capital paulista. Com o índice, até aqui, trata-se da pior audiência da história do horário das nove, superando até o fracasso de “Um Lugar ao Sol” (2021), que marcou 22 pontos.

Treinador do Paraguai exige atenção redobrada em Messi: ‘Deixá-lo jogar é sentença de morte’

0

Sexto colocado e hoje com a última vaga direta à Copa do Mundo de 2026, o Paraguai tem um duro teste pela frente nesta quinta-feira: a forte Argentina, líder das Eliminatórias. Ciente da força da rival, o técnico argentino Gustavo Alfaro admite que um resultado positivo só será possível caso neutralize Messi, a quem dará atenção redobrada em Assunção.

 

E nem mesmo a suposição de que o camisa 10 da Argentina vem “andando” em campo ultimamente parece deixar o treinador mais campo quando o assunto é Messi. Na visão de Alfaro, qualquer descuido custa caro com o astro.

“Messi não anda, ele observa. Enquanto anda pelo campo, ele olha onde está a poça d’água, depois diz “aqui está”, e lá ele se acomoda para distribuir o jogo. Ele é estrategista”, avaliou Alfaro.

E deu a “receita” para tentar impedir que Messi desequilibre nesta quinta-feira. “Ele sempre tem uma saída em campo. Então, você não pode deixá-lo jogar porque, se deixá-lo sozinho, você assinará o contrato, a sentença de morte. Em algum momento ele vai te cobrar por isso”, afirmou o treinador. Será um jogador na marcação e outro próximo para auxiliar.

Sobre uma polêmica proibição aos paraguaios para que entrem no Defensores del Chaco com a camisa do 10 rival, Alfaro garantiu que não houve nada, mas clamou para que os locais vistam as cores do país.

“Messi ultrapassou as fronteiras, ele é do mundo do futebol. Quero que ele faça o melhor jogo de sua vida contra o Peru, não contra nós. Amanhã (quinta-feira) ele é nosso rival e garanto que todo mundo irá para o Defensores com a camisa do Paraguai”, disse.

Fóssil de 80 milhões de anos do interior de SP revela evolução do cérebro das aves

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Brasil acaba de ganhar uma nova espécie de ave fóssil do Cretáceo Superior. Batizada de Navaornis hestiae, ela foi encontrada em rochas com idade estimada de 80 milhões de anos da formação Adamantina, parte da bacia Bauru, na entrada de Presidente Prudente (a 558 quilômetros da cidade de São Paulo).

 

O fóssil consiste em um crânio com mandíbulas sem dentes quase completo associado a parte de um esqueleto e a uma caixa craniana. Ele preserva detalhes tridimensionais do crânio que revelam adaptações evolutivas fundamentais das aves, colocando-o em uma posição intermediária entre as aves primitivas do Mesozoico, conhecidas como Enantiornithes (de 135 milhões a 66 milhões de anos), e as aves modernas, Neornithes.

A descoberta é descrita em estudo publicado nesta quarta-feira (13) na revista Nature. Entre os autores do trabalho estão Luis Chiappe, curador do Instituto do Dinossauro do Museu de História Natural de Los Angeles (EUA); Guillermo Navalón, pesquisador de pós-doutorado na Universidade de Cambridge (Inglaterra); Ismar de Souza Carvalho, professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro); e Rodrigo Santucci, professor da Universidade de Brasília (UnB) de Planaltina.

O exemplar foi encontrado por William Nava -daí o nome do gênero, Navaornis- em 2016 e pertence à coleção do Museu Paleontológico de Marília, no qual ele é diretor. Os autores do novo estudo realizaram uma análise de tomografia computadorizada no fóssil -similar a uma máquina de raio-X, mas com maior precisão-, permitindo visualizar as estruturas internas dos ossos ainda presos à matriz rochosa.

Com isso, puderam fazer a reconstituição de partes do crânio de Navaornis, incluindo o chamado endocasto, que é o molde deixado na cavidade craniana pelo cérebro, revelando semelhanças com o cérebro das aves modernas. Entre essas características, de acordo Chiappe, estão a posição do cérebro na caixa craniana, o canal semicircular (relacionado ao ouvido) anterior expandido e uma área relacionada à cognição maior.

“Digamos que Navaornis seria a ‘pedra de Rosetta’ da paleontologia porque conecta dois pontos na evolução do cérebro das aves separados por mais de 70 milhões de anos”, disse Navalon, por email, à reportagem.

O animal também possui alguns elementos que o colocam dentro do grupo das aves extintas com a Archaeopteryx -a famosa ave fóssil encontrada em sedimentos de Solnhofen, na Alemanha- e com aves sem dentes do Jurássico da China.

“É difícil dizer com certeza se as mudanças ao longo dos mais de 80 milhões de anos foram relacionadas à ecologia ou comportamento, porque isso envolve um projeto de pesquisa específico para desvendar, mas podemos fazer algumas especulações”, diz Navalón.

“A primeira é que o telencéfalo de Navaornis tem um tamanho intermediário entre Archaeopteryx e as aves modernas. Nos mamíferos, essa área forma o córtex, e nas aves modernas tem função equivalente, com um aumento da atividade cognitiva. Outra característica é que os lobos ópticos [dos olhos] de Navaornis são relativamente expandidos, sugerindo que o animal pode ter sido diurno”, acrescenta ele.

O grupo diz que vai buscar e estudar outras aves fósseis intermediárias para ajudar a elucidar como essas transformações ocorreram.

“Essa evidência precisa ser recuperada de fósseis tridimensionais bem preservados, e é provável que descobertas futuras forneçam novos dados sobre a história evolutiva do cérebro aviano”, afirma Chiappe.

O curador da coleção de aves e professor do Museu de Zoologia da USP, Luís Fábio Silveira, que não participou da pesquisa, comentou o estudo a pedido da reportagem e disse estar impressionado com a morfologia craniana de Navaornis, semelhante à de uma ave moderna, apesar de pertencer a um grupo já extinto.

“Neste mesmo período, os enantiornitídeos e o grupo que originou as aves modernas compartilhavam o mesmo espaço, e apenas os primeiros se extinguiram. A estrutura do cérebro destas aves, que já voavam bem, sugere abordagens interessantes a partir de agora para que a gente possa compreender melhor a evolução do voo ao longo do tempo”, afirmou.

Para Carvalho, o fato de o fóssil ser bem preservado não surpreende, já que outros organismos encontrados na mesma localidade, incluindo sapos, crocodilos e dinossauros, frequentemente são encontrados com preservação excepcional.

“Muitos autores já haviam chamado a região de lagersttäten [palavra em alemão para jazidas fósseis com preservação excepcional], e quando o sedimento possibilita, como foi o caso aqui, ele molda a anatomia interna dessas cavidades maiores, seja o estômago, a caixa torácica ou, nesse caso, a cavidade craniana, moldando como era a estrutura cerebral dessa ave”, diz.

Segundo o docente da UFRJ, o Brasil é um país rico em fósseis e em sítios paleontológicos, porém ainda há muito a ser descoberto com os materiais já coletados e presentes em coleções em museus e centros de pesquisa.

“A descoberta de Navaornis abre perspectivas sobre como temos trabalhado o campo, qual o foco em áreas fossilíferas mas também como podemos avaliar aquilo que está em nossos acervos científicos e de certa forma não estudamos. Isso são grandes desafios, porque demanda um outro tipo de qualificação, de um paleontólogo que não é apenas ‘caçador de dinos’, mas engajado em novas tecnologias.”

 

Ronaldinho Gaúcho vai participar da COP-29

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ronaldinho Gaúcho vai participar da 29ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP29.

 

O ex-jogador contou a novidade em seu perfil no Instagram. Ele postou um “story” dentro de um avião particular dizendo: “Olá, Baku, nos vemos em breve, já já estou aí”.

Baku, capital do Azerbaijão, sedia o evento, que começou na última segunda-feira (11) e vai até o dia 22 de novembro. No vídeo, Ronaldinho marcou o empresário Adnan Ahmadzada, ex-executivo da Socar, estatal de petróleo do Azerbaijão.

Desde que se aposentou, em 2016, Ronaldinho tem participado de vários eventos pelo mundo como representante de diversas marcas. Desde o mês passado, por exemplo, ele é embaixador da cidade de Miami para a Copa do Mundo de 2026.

Leia Também: The Rock revela que fazia xixi em garrafas em set

Deco sai em defesa de Vitor Roque contra críticas na Espanha: ‘Ataque tão feio’

0

O ex-jogador Deco, que atualmente ocupa a função de diretor esportivo do Barcelona, saiu em defesa do jovem atacante Vitor Roque contra as críticas que considerou acima do tom em seu início no futebol espanhol.

 

Segundo ele, o jogador que se destacou no Athletico-PR foi vítima de um ataque deliberado ao desembarcar no Barcelona. Sem conseguir se firmar no time principal, o centroavante foi emprestado ao Bétis.

“Ele está bem, marcando gols. Desde que conheço o Barça, não me lembro de um ataque tão feio a um jovem jogador que veio de fora como o Vitor Roque. Uma crítica feia e ruim”, afirmou o dirigente em entrevista ao jornal espanhol Mundo Deportivo.

Sobre o assunto, Deco fez uma comparação com outra jovem promessa do futebol brasileira que chegou ao futebol espanhol este ano. Segundo ele, Endrick também vem passando por um processo parecido no Real Madrid.

“Ele está num processo normal (de adaptação) de um jogador de 18 a 19 anos. Eles (imprensa) machucaram muito o Vitor Roque e para mim foi difícil vê-lo sofrer. Isso é futebol”, disse.

Com cinco gols em 14 partidas, Vitor Roque começa a despontar no Bétis. De acordo com a imprensa espanhola, o clube de Sevilha tem opção de renovação com o jogador até 2026. Deco comentou sobre a possibilidade de o centroavante voltar a defender o clube catalão.

“O mais importante para o Vitor Roque é jogar. O plano era ele vir nesta temporada e, se não pudesse ser inscrito pelo Fair Play, ser emprestado para que tivesse minutos. Ele chegou em janeiro porque o treinador pediu a sua vinda com a lesão de Gavi. A ideia segue igual a de antes. Não fazemos planos”, comentou Deco.

Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Pouco antes de voltar à Casa Branca para começar o processo de transição à Presidência dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump sugeriu nesta quarta-feira (13) que pode tentar a candidatura para um terceiro mandato, algo que é proibido pela Constituição americana.

 

“Suspeito que não vou concorrer novamente a menos que vocês digam: ‘Ele é tão bom que precisamos descobrir outra solução'”, disse Trump a correligionários no Congresso, onde foi aplaudido por apoiadores.

Trump acompanhou a votação do novo líder republicano no Senado. John Thune, de Dakota do Sul, foi o escolhido para substituir Mitch McConnell no posto -os parlamentares escolheram um político mais tradicional e rejeitaram outro que se mostrava mais próximo do presidente eleito e alinhado ao movimento Maga (sigla em inglês para “faça a América grandiosa novamente”, o slogan trumpista).

Trump disse ainda que “é sempre bom vencer” e destacou o desempenho de seu partido no Congresso. Além da maioria no Senado, os republicanos obtiveram nesta quarta o controle da Câmara, o que dará ao presidente eleito controle total sobre o Legislativo. Então, mencionou a possibilidade da nova candidatura.

De acordo com a Constituição americana, Trump não poderá concorrer no pleito de 2028. Diferentemente do sistema brasileiro, em que um presidente pode ser eleito para mais de dois mandatos, nos EUA o limite é de duas gestões, sejam elas consecutivas ou não. A lei foi promulgada em 1951, depois de o democrata Franklin D. Roosevelt ficar no cargo durante quatro mandatos consecutivos, de 1933 a 1945.

Não foi a primeira vez que Trump flertou com um terceiro mandato. Em maio, o republicano mencionou Roosevelt ao insinuar a apoiadores que tentaria nova candidatura. “Ele [Roosevelt] teve quatro mandatos. Eu não sei, seremos considerados [uma Presidência] de três ou de dois mandatos?”, disse em evento de campanha em Dallas. Em resposta, a multidão gritou “três vezes”.

Depois do Congresso, Trump seguiu para uma reunião com Joe Biden na Casa Branca, o primeiro retorno do eleito à residência oficial depois de deixar o governo fazendo acusações de fraudes na eleição, em janeiro de 2021. O convite partiu de Biden para cumprir uma tradição em que o chefe da administração recebe o eleito e faz uma transição pacífica de poder.

Críticos dizem que Trump representa uma ameaça à democracia. Em 6 de janeiro de 2021, uma multidão inflamada pelo republicano invadiu o Capitólio numa tentativa de impedir a certificação da vitória de Biden no pleito do ano anterior. Cinco pessoas morreram nos distúrbios.

Maria Gladys se define como maconheira e hippie

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Maria Gladys é do time dos atores que curte maconha. A intérprete da faxineira Lucimar na versão original de “Vale Tudo” disse que encara o fumo da erva na rua como protesto e que seu hábito é diário.

 

“Eu sou maconheira, sou hippie. E acho uma hipocrisia a proibição. Não faz mal a ninguém. Sou de uma geração que protestou contra a ditadura, estou acostumada com isso.”

Durante o período de repressão no Brasil, a artista passou um período em Londres, onde conheceu um americano. Da relação, nasceu Raquel, mãe de Mia Goth, atriz que vem fazendo sucesso em Hollywood.

“A Mia viveu comigo dos 2 aos 5 anos. Desde aquela época eu já sabia que ela seria atriz. Ela é extraordinária. É uma neta muito querida. Infelizmente, quase não temos nos visto nos últimos anos, mas meu foco agora é me organizar para ir visitá-la”, falou em entrevista ao jornal O Globo.

A brasileira vai completar 85 anos em 23 de novembro longe das telas. O papel mais recente dela foi em 2016, em “Pé na Cova”. Sobre o remake de “Vale Tudo”, ela é contra.

“Uma outra ‘Vale Tudo’, eu acho um perigo! ‘Nada será como antes’, como diz a música. ‘Vale Tudo’, houve uma, aquele espetáculo! Foi um marco para a televisão e para todos os atores. Agora, é outra história”, opina.

Nomes como Marcelo Serrado, Luciano Szafir e a chef de coizinha Helena Rizzo já disseram ser adeptos de canabidiol medicinal.

Leia Também: Alexandre Nero se torna raridade e assina contrato longo com a Globo

São Paulo ‘inicia’ temporada 2025 com exames médicos no CT da Barra Funda

0

Com pré-temporada agendada para os Estados Unidos no início de 2025 e “prejudicado” pelo calendário antecipado do Paulistão, o São Paulo deu início à próxima temporada nesta quarta-feira. Mesmo ainda focado na busca da vaga para a Copa Libertadores via Brasileirão, o clube mudou seus planos de outros anos e já iniciou os exames médicos e oftalmológicos do elenco.

 

O técnico Luis Zubeldía dividiu o elenco em dois, com uma parte indo a campo no CT da Barra Funda, e outra permanecendo na parte interna para as avaliações clínicas. A pausa da Data Fifa beneficiou o clube a antecipar os exames, algo que “atrapalhava” nos primeiros dias do ano.

Ferreirinha, Erick, Bobadilla, Michel Araújo, entre outros, estiveram na turma que fez exame médico com profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein, passando por consulta cardiológica e avaliações clínicas, com teste ergométrico, além de exames de eletro e ecocardiograma.

Depois, a primeira turma ainda foi atendida por profissionais do Hospital CEMA, desta vez passando por consultas e avaliações oftalmológicas e de otorrinolaringologia, além de avaliação odontológica com especialistas.

Ciente que também não pode deixar o grupo cair na parte física após três dias de folga, o treinador comandou parte do elenco no gramado do CT. A ideia é manter o embalo após acabar com jejum longe de casa e somar duas vitórias seguidas.

O time volta a campo dia 20, em visita ao ameaçado Red Bull Bragantino, com possibilidade de garantir, ao menos, a sexta colocação, e a consequente vaga à fase prévia da Libertadores de 2025. São 10 pontos de vantagem para o Cruzeiro e 11 do Bahia. Pela vaga antecipada, além do triunfo, o São Paulo necessita que os concorrentes não ganhem na rodada de Corinthians e Palmeiras, respectivamente.

Zverev supera Ruud em duelo pelo topo da chave e fica a um set das semifinais do ATP Finals

0

Segundo colocado do ranking e embalado na temporada, Alexander Zverev está muito próximo das semifinais do ATP Finals, disputado em Turim, na Itália. Nesta quarta-feira, o alemão mostrou força no saque e, sem permitir nenhum break, fez 7/6 (7/3) e 6/3 diante do norueguês Casper Ruud. Líder isolado com duas vitórias por 2 a 0, basta ganhar um set diante de Carlos Alcaraz, na sexta-feira, pela vaga.

 

Depois de ganhar justamente de Alcaraz na estreia, Ruud terá de bater o eliminado Andrey Rublev por 2 a 0 e torcer para que o alemão ganhe ou tire um set do terceiro do ranking. Caso faça 2 a 1, precisará de vitória de Zverev para passar em segundo.

O confronto em Turim desta quarta valia a liderança isolada do grupo e, para o norueguês, a classificação antecipada às semifinais depois de grande triunfo na estreia diante do espanhol Carlos Alcaraz.

Mas do outro lado estava um alemão em grande reta final de temporada e embalado após subir ao segundo lugar do ranking, o que prometia um confronto gigantesco e sem prognósticos favoráveis para nenhum lado.

Ambos comprovaram a grande fase com um primeiro set decidido somente no tie-break. Apostando no forte saque, ambos confirmaram seus serviços sem sequer oferecer um break-point ao oponente.

Zverev abriu melhor o game desempate ao ver Ruud mandar para fora e permitir um primeiro mini break. Sacando bem, fez logo 3 a 0 e depois voltou a quebrar em subida agressiva à rede, para chegar a 4 a 1. O primeiro set point veio com 6 a 1, mas a paralela do alemão ficou na rede. Ainda mandou nova chance para fora antes de fechar em 7 a 3 em saque e voleio.

O número 2 do mundo ganhou confiança e voltou “soltando o braço” no segundo set. Tentando explorar um certo nervosismo de Ruud, começou a dificultar a vida do oponente em sua arma: o saque. Mas sem buscar a quebra e com o equilíbrio prevalecendo até 4 a 3.

Sob pressão, Ruud cometeu muitas falhas com o serviço no oitavo game. Errou subida na rede e com bola fora permitiu os primeiros break points da partida com 15 a 40. Acabou quebrado e com o alemão dando enorme passo para a vitória.

Sem dar oportunidades, o alemão celebrou a vitória em pontos diretos. Largou com um ace, depois uma devolução que não voltou e com uma bola para fora, teve o triplo match point. Fechou em nova bola para fora do norueguês.

Brasileiros precisam conhecer crimes de Putin, diz ucraniana Nobel da Paz

0

PARIS, FRANÇA (FOLHAPRESS) – Ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 2022 com a ONG que preside, a advogada ucraniana Oleksandra Matviichuk, 41, embarca nesta quinta (14) para o Brasil, onde, segundo sua assessoria, está prevista sua participação em eventos paralelos ao G-20. Ela disse à Folha de S.Paulo, durante o Fórum de Paris pela Paz, que pretende mostrar aos brasileiros o que considera como atrocidades cometidas pelo Exército russo em seu país.

 

A ONG fundada por Matviichuk, o Centro pelas Liberdades Civis, afirma ter documentado 80 mil crimes de guerra. Uma das denúncias é a suposta deportação forçada de 20 mil crianças ucranianas, adotadas por famílias russas. “Planejo contar essas histórias para as pessoas no Brasil.” Ela pleiteia a criação de um tribunal internacional para julgar o presidente Vladimir Putin e outras autoridades russas.

PERGUNTA – O presidente Lula tem afirmado que a guerra é culpa de ambos os lados, o que tem lhe rendido críticas. A sra. está indo ao Brasil no período em que o país receberá a cúpula do G20. O que vai dizer ao público brasileiro?

OLEKSANDRA MATVIICHUK – Não é muito fácil falar sobre política quando não se é político. Eu vou falar sobre pessoas. Vou falar sobre a dimensão humana desta guerra. Como esta guerra é para os civis. Planejo levantar a questão das dezenas de milhares de crianças ucranianas deportadas ilegalmente para a Rússia, onde elas são levadas à força para campos de reeducação e informadas de que não são crianças ucranianas, e sim russas, que os pais as rejeitaram e agora elas serão adotadas por famílias russas, que vão criá-las como russas.

Planejo falar desses bombardeios e ataques propositais a prédios residenciais, escolas, igrejas, museus e hospitais. Provavelmente as pessoas no Brasil não sabem que leva apenas 42 segundos para os foguetes russos atingirem uma escola em Kharkiv. Quando você tem 42 segundos e seus filhos na escola, é muito menos tempo para seus filhos se esconderem, e você tem um entendimento claro de que provavelmente em 42 segundos seus filhos morrerão. Então, planejo trazer a dimensão humana porque sou uma advogada de direitos humanos.

P – Celso Amorim, assessor diplomático de Lula, disse neste fórum em Paris que talvez com Trump haja um vislumbre de esperança. A sra. está otimista ou pessimista em relação à sua causa?

OM – A esperança é importante, mas não é uma estratégia. Temos que desenvolver uma estratégia conjunta. Quando um país com forte potência militar e armas nucleares rompe a ordem internacional, dita suas regras para toda a comunidade internacional e até viola ordens reconhecidas internacionalmente, não é apenas um problema ucraniano. Se Putin tiver êxito, isso encorajará outros líderes autoritários em diferentes partes do globo a fazer o mesmo e podemos nos encontrar em um mundo que será perigoso para todos, sem exceção.

P – Fala-se na criação de uma zona desmilitarizada, que seria uma solução para a paz. A sra. acredita nesta proposta?

OM – Temos que falar sobre garantias de segurança reais, sobre ferramentas reais para impedir que a Rússia vá mais longe. Tudo o mais é apenas discussão teórica ou pensamento positivo.

P – A sra. acha que a União Europeia deveria ter um papel militar nesta guerra?

OM – Não apenas militar. Sou uma advogada de direitos humanos e provavelmente isso soa muito ingênuo, mas temos que falar sobre moral, temos que falar sobre humanidade, temos que falar sobre justiça. Isso é algo que também temos que trazer à mesa. Sim, a Ucrânia precisa de soldados e patriotas para proteger seu espaço aéreo e defender cidades e civis, mas também precisamos de um tribunal especial, porque todas essas atrocidades que documentamos são apenas resultado da decisão de Putin de começar esta guerra de agressão. Ele cometeu crimes contra a paz. Ele tem que ser responsabilizado.

P – Como sua organização documenta os supostos crimes de guerra russos?

OM – Quando a guerra em grande escala começou, unimos nossos esforços com dezenas de organizações regionais e construímos uma rede nacional de documentadores locais. Cobrimos o país inteiro, incluindo os territórios ocupados. E trabalhando juntos nesses dois anos e meio de guerra, nós documentamos em conjunto mais de 80 mil episódios de crimes de guerra. Sejamos claros, não são apenas violações de Genebra e suas convenções. Nós documentamos a dor humana. São 80 mil histórias humanas. E eu planejo contar as histórias para as pessoas no Brasil.

P – A Folha de S.Paulo está mostrando em uma série de reportagens como a Rússia está aumentando sua presença nas regiões ocupadas.

OM – A Rússia é um império. Um império tem um centro, mas não tem fronteiras. O império sempre tenta se expandir. Putin não precisa apenas de mais terras no Donbass [região do leste da Ucrânia]. Ele quer restaurar o império russo. Então temos que entender o objetivo da Rússia muito claramente. Não se trata apenas de mais territórios orientais da Ucrânia. Ele pensa em como enraizar isso na história.

P – Então a sra. acha que essa situação pode ser revertida?

OM – Eu acho que o mundo anterior entrou em colapso e não podemos retornar ao status quo. Temos que trabalhar duro para construir um novo sistema coletivo de paz e segurança na região e no mundo.

P – A sra. defende a entrada da Ucrânia na Otan?

OM – Acho que a Ucrânia merece se juntar à Otan. Porque a Ucrânia não será apenas uma beneficiária, mas uma forte contribuinte para a segurança na aliança. E não são apenas palavras, nós provamos isso no campo de batalha.

Helicóptero da Globo faz pouso de emergência ao vivo após colisão com ave

0

O Globocop, helicóptero da Rede Globo, precisou realizar um pouso de emergência após ser atingido por uma ave nesta quarta-feira, 13. O acidente ocorreu enquanto o repórter Lucas Franco falava sobre o trânsito em Belo Horizonte, interrompendo a transmissão ao vivo do MG1.

 

Um barulho alto interrompeu o jornalista, que falava sobre a intensidade do tráfico e a falta de um motivo concreto para o excesso de carros nas rodovias da cidade.

“Isso pode deixar o trânsito mais complicado para esse período, lembrando que, sexta-feira…”, dizia, quando se assustou com o acontecido. Em seguida, ele voltou ao ar. “Pessoal, nós voltamos ao estúdio. Tivemos aqui um probleminha. Vamos fazer um pouso”.

De volta ao estúdio do telejornal, Aline Campos, âncora da atração, tranquilizou o colega, dizendo que tudo iria ficar bem. Momentos depois, ela explicou que o barulho foi causado por uma pomba que colidiu com o helicóptero e que a equipe pousou em segurança.

O momento foi muito comentado nas redes sociais. Após o ocorrido, Lucas Franco usou seu X (antigo Twitter) para tranquilizar os internautas. “Ei, pessoal. Estamos todos bem. Pousamos em segurança. Como a Aline contou ao MG1, um pombo atingiu o helicóptero”, escreveu.

Em seguida, ele deu mais detalhes sobre o acidente. O repórter explicou que o barulho assustou todos que estavam dentro do helicóptero e que eles precisaram voltar rapidamente ao aeroporto.

“Muito obrigado a todo mundo que mandou mensagem, pelas orações, mas deu tudo certinho. Voltamos com segurança para o aeroporto. Um abraço para todos”, finalizou.

São Paulo ‘inicia’ temporada 2025 com exames médicos e oftalmológicos no CT da Barra Funda

0

Com pré-temporada agendada para os Estados Unidos no início de 2025 e “prejudicado” pelo calendário antecipado do Paulistão, o São Paulo deu início à próxima temporada nesta quarta-feira. Mesmo ainda focado na busca da vaga para a Copa Libertadores via Brasileirão, o clube mudou seus planos de outros anos e já iniciou os exames médicos e oftalmológicos do elenco.

 

O técnico Luis Zubeldía dividiu o elenco em dois, com uma parte indo a campo no CT da Barra Funda, e outra permanecendo na parte interna para as avaliações clínicas. A pausa da Data Fifa beneficiou o clube a antecipar os exames, algo que “atrapalhava” nos primeiros dias do ano.

Ferreirinha, Erick, Bobadilla, Michel Araújo, entre outros, estiveram na turma que fez exame médico com profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein, passando por consulta cardiológica e avaliações clínicas, com teste ergométrico, além de exames de eletro e ecocardiograma.

Depois, a primeira turma ainda foi atendida por profissionais do Hospital CEMA, desta vez passando por consultas e avaliações oftalmológicas e de otorrinolaringologia, além de avaliação odontológica com especialistas.

Ciente que também não pode deixar o grupo cair na parte física após três dias de folga, o treinador comandou parte do elenco no gramado do CT. A ideia é manter o embalo após acabar com jejum longe de casa e somar duas vitórias seguidas.

O time volta a campo dia 20, em visita ao ameaçado Red Bull Bragantino, com possibilidade de garantir, ao menos, a sexta colocação, e a consequente vaga à fase prévia da Libertadores de 2025. São 10 pontos de vantagem para o Cruzeiro e 11 do Bahia. Pela vaga antecipada, além do triunfo, o São Paulo necessita que os concorrentes não ganhem na rodada de Corinthians e Palmeiras, respectivamente.

Programação desta quarta-feira da ExpoBarra em SJB é cancelada

0
ExpoBarra/Foto: Divulgação Ascom SJB

Devido às condições climáticas, a Prefeitura de São João da Barra optou por cancelar a programação desta quarta-feira, 13, na primeira noite da ExpoBarra 2024. Portanto, estão suspensos a cerimônia oficial de abertura, o Rodeio Cristo Show e as apresentações musicais com a Cia Salt e com o grupo Diante do Trono.

A programação de quinta-feira (14) a domingo (17) está mantida, e não há informações sobre novas datas das atrações.

 

Fonte: Ascom SJB

Argentina retira delegação da COP29, e cresce alerta para agenda negacionista de Milei

0

BUENOS AIRES, ARGENTINA E RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O governo de Javier Milei ordenou à delegação técnica argentina que abandone a COP29, a cúpula de clima da ONU que ocorre no Azerbaijão. O evento, apenas no início, irá até o dia 22.

 

O anúncio não surpreendeu propriamente os interlocutores da área. Sob Milei, a Casa Rosada tem se distanciado de espaços multilaterais. Também tem buscado imprimir sua marca ideológica nas discussões e ignorar debates relacionados à emergência climática.

A delegação argentina já sabia da instrução nesta terça-feira (12). Durante a noite (tarde em Brasília), pediu uma reunião às pressas com delegações como a do Brasil para avisar que se ausentariam do espaço, segundo a reportagem confirmou com interlocutores.

Buenos Aires estava na coordenação do chamado Grupo Sul, que reunia também Brasil, Uruguai, Paraguai e Equador e que buscava coordenar ações comuns dos países vizinhos diante do tema. Segundo esses mesmos interlocutores, os argentinos não se somarão a resoluções por consenso, nem bloquearão a agenda. Apenas sairão de cena.

As informações foram antecipadas pelos jornais La Nacion e Clarín e confirmadas pela Folha de S.Paulo.

Esse é um tema do qual o governo não fala publicamente. Quando ainda era candidato a deputado, antes de iniciar a sua empreitada presidencial, Milei disse que o aquecimento global não existia e que seria “outra das mentiras do socialismo”, afirmação desmentida por uma infinidade de relatórios científicos.

Depois, disse que não negava a mudança do clima, mas que ela se trataria de um ciclo natural, não influenciado pelo ser humano, outro argumento inválido pela ciência. “Tudo isso para criar políticas que reúnam dinheiro para financiar agendas socialistas”, seguiu.

Neste quase um ano de governo, foram se reforçando os indicativos de que essa não é uma agenda em seu horizonte. Até há poucas semanas chanceler, a economista Diana Mondino dizia que a Argentina era a opção mais “fácil, barata e inteligente” contra a mudança climática, mas evitava dizer que havia de fato uma emergência no clima.

Ela usou esses argumentos em abril durante entrevista à reportagem quando ainda era uma das principais ministras do governo. Dali em diante, perdeu força até que no final de outubro foi forçada a renunciar e substituída pelo então embaixador argentino nos EUA.

O argumento de Mondino, ecoado por outras figuras do governo, era o de que a opção mais fácil para reduzir as emissões de carbono seriam os pastos argentinos, que fixariam carbono e nitrogêneo. “São opções muito mais baratas do que reflorestar”, repetiu mais de uma vez.

Mondino saiu do ministério de Relações Exteriores argentino, que foi completamente reformulado, e um novo fator de peso na geopolítica pode ajudar a endurecer as ações argentinas de escantear a mudança climática: o retorno de Donald Trump à Casa Branca.

O republicano, negacionista, já retirou os EUA do Acordo de Paris e poderia fazê-lo novamente, para mais uma vez desmantelar a política ambiental americana. Não se descarta a hipótese de que Javier Milei, seu entusiasta, seguirá seus passos e fará o mesmo com a Argentina.

O economista ultraliberal pensa que Buenos Aires e Washington agora estão em consonância.

Ao nomear o bilionário Elon Musk, outra figura próxima a Milei, para um novo departamento ligado a eficiência governamental, Trump fez alguns mileístas lembrarem que a atual prioridade da Casa Rosada é desburocratizar a economia e o Estado. Há até um ministério para isso.

Em fóruns multilaterais, no mais já em crise, Milei tem tido postura pouco construtiva. Na OEA, a Organização dos Estados Americanos, e no Mercosul, sua delegação bloqueou debates ligados à Agenda 2030 de sustentabilidade da ONU, que ele elegeu como inimiga.

Ao confirmar participação no G20, a ser realizado no Rio de Janeiro daqui a poucos dias com presidência do Brasil, disse em carta que quer colaborar. Mas já se opôs a debates ligados a igualdade de gênero.

Após retirada de tumor, Vera Viel relata efeitos colaterais de radioterapia

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Vera Viel, 49, abriu o jogo de como tem sido seu tratamento com radioterapia.

 

Na manhã desta quarta-feira (13), a modelo foi para a terceira sessão de radioterapia. Antes de sair de casa, ela contou, em suas redes sociais, que vem sentido alguns efeitos colaterais.

Vera contou, em vídeo, que no total, são 33 sessões de radio. “Bom dia, estou indo para o meu terceiro dia de radioterapia. A radioterapia não tem os efeitos que a quimioterapia tem. Mas, já comecei a sentir alguns, como a fadiga, cansaço e precisa cuidar muito da pele, hidratar muito”.

No início de outubro, a influenciadora recebeu o diagnóstico de sarcoma sinovial, um tipo raro de câncer. O tumor, que é maligno, origina em músculos, gordura, tendões, ligamentos, vasos sanguíneos e nervos periféricos.

A esposa de Rodrigo Faro, 51, passou por uma cirurgia de retirada de um tumor maligno da coxa esquerda há cerca de um mês. De acordo com Vera, os efeitos são leves e descreveu os cuidados que precisa ter.

Leia Também: Tom Brady diz que ser pai é a tarefa mais difícil de sua vida

Palmeiras adere a projeto sobre conscientização contra violência à mulher

0

O Palmeiras já realizou entrevista coletiva apenas para jornalistas femininas e não se cansa de lançar campanhas e participar de projetos para proteção e auxílio à mulher. Nesta quarta-feira, o clube aderiu ao Pacto Ninguém se Cala, um projeto do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) que tem como meta incentivar a conscientização sobre o enfrentamento da violência contra a mulher em locais públicos, como bares, baladas, restaurantes, casas de espetáculos e eventos, entre outros espaços.

 

O documento de adesão ao projeto foi assinado pela presidente Leila Pereira. O Palmeiras participará de ações preventivas para o combate da cultura do estupro, da violência e do assédio. Serão diversas iniciativas nos jogos e na sede de clube, todos com o objetivo de sensibilizar, orientar e engajar o público sobre o tema, respeitando a diversidade, bem como as particularidades e vulnerabilidades das vítimas.

“Mais do que um clube, o Palmeiras é uma instituição que tem o compromisso de impactar positivamente a indústria do futebol e toda a sociedade. Com a força da nossa marca e o apoio dos nossos milhões de torcedores, eu não tenho dúvida de que podemos contribuir com o enfrentamento da violência contra a mulher”, afirmou Leila Pereira.

Única presidente de um clube grande no Brasil, ela assume o papel de porta-voz feminina através do futebol. “Nós não podemos nos calar. A Sociedade Esportiva Palmeiras está à disposição do Ministério Público para colaborar sempre que for requisitada”, disse Leila.

A solenidade foi realizada na sede do MPSP e contou com o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, a procuradora Vera Lúcia Carlos, do MPT, e diversas autoridades: Adriane Reis Araújo (procuradora do MPT), Ivan Agostinho (subprocurador-geral de Justiça Criminal), Cláudia Beré (vice-secretária do Conselho Superior do MPSP) e Vanessa Therezinha (coordenadora do Núcleo de Gênero do Centro de Apoio Operacional Criminal), além de diretores do Palmeiras e profissionais do Departamento Jurídico.

“A adesão do Palmeiras ao Pacto Ninguém Se Cala é um marco que ultrapassa o marco do esporte. Que o Palmeiras continue a ser uma referência”, afirmou Paulo Sérgio de Oliveira e Costa. “É importante todos estarmos atentos”, acrescentou Vera Lúcia Carlos.

Décimo primeiro voo com repatriados do Líbano decola com 237 passageiros

0

BELO HORIZONTE, MG E SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O décimo primeiro voo para repatriar brasileiros que estão no Líbano decolou na tarde desta quarta-feira (13) de Beirute, com 237 passageiros.

 

A aeronave KC30 da FAB (Força Aérea Brasileira) saiu do Aeroporto Internacional de Beirute às 13h35 (horário de Brasília). A previsão de pouso é na madrugada desta quinta-feira (14), na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP).

237 passageiros estão a bordo do avião, incluindo 17 crianças de colo e 5 animais de estimação. Até o momento, a Operação Raízes do Cedro já retirou do Líbano 2308 pessoas e 29 animais de estimação.

Em nota, o Itamaraty afirmou que está em contato com brasileiros e seus familiares para prestar assistência consular e verificar a necessidade de um novo voo de repatriação. Além da demanda, o Itamaraty também considera as condições de segurança do terreno.

O governo brasileiro orienta para que as pessoas que tenham recurso, busquem deixar o território libanês por meios próprios. A companhia Middle East Airlines, após negociação com a Embaixada do Brasil em Beirute, está priorizando passageiros com passaporte brasileiro em seus voos com destino a Madrid e Frankfurt.

O número de plantão consular do Itamaraty segue à disposição, em caso de necessidade, com WhatsApp: +55 (61) 98260-0610. O governo também reforça o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais.

O primeiro voo da FAB pousou no Brasil no dia 6 de outubro. O grupo com 229 passageiros e três pets foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reforçou que o país seguirá com os esforços para trazer todos os brasileiros e familiares que necessitarem.

A logística de repatriação envolve o uso de aeronave e de servidores da FAB. Segundo o governo federal, a comunidade brasileira no Líbano tem cerca de 20 mil pessoas, dos quais cerca de 3 mil manifestaram desejo de retornar ao Brasil.

O Líbano sofre com os contínuos ataques aéreos de Israel contra áreas civis em Beirute, no sul e no Vale do Beqaa. Israel e o grupo Hezbollah do Líbano têm trocado tiros na fronteira desde o início da guerra na Faixa de Gaza, em 7 de outubro do ano passado, detonada após um ataque do grupo palestino Hamas, aliado do Hezbollah, e que controla Gaza.

SP: vereadores apontam falta de transparência na gestão de cemitérios

0

Após denúncias de irregularidades e descumprimento dos contratos de concessão dos cemitérios municipais de São Paulo, o representante da concessionária Consolare prestou informações na Câmara Municipal de São Paulo, nesta terça-feira (12). Até o momento, depois de 21 notificações dos fiscais da prefeitura, a empresa pagou apenas uma das multas, no valor de R$ 9 mil.

A multa é referente a um caso de março do ano passado, em que a família de um natimorto passou dois dias tentando o sepultamento gratuito, mas seu Cadastro Único estava desatualizado. Segundo os pais, ao procurar a concessionária, eles foram mal orientados. A situação foi resolvida após o caso ser divulgado pela imprensa.

O diretor-presidente da Consolare, Mauricio Costa, informou que as notificações se tratam, na maioria, de problemas relacionados à zeladoria, a extintores e aos valores cobrados. Do total de notificações, quatro se converteram em multas, sendo que a empresa está recorrendo das três restantes.

O preço dos serviços funerários repassados à população foi assunto central na reunião extraordinária realizada pela Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara.

A Consolare é responsável pela administração dos cemitérios da Consolação, Quarta Parada, Santana, Tremembé, Vila Mariana e Vila Formosa I e II.

Desde o início da concessão, a Consolare informou que atendeu 33.382 serviços funerários, 28.881 sepultamentos e 9.542 serviços gratuitos. 

“O que a gente percebe é que é um grande comércio”, ressaltou a vereadora Sonaira Fernandes (PL), no início da reunião. Ela relatou que, quando acompanhou alguns dos casos nos cemitérios, os atendentes não informaram, em nenhuma das ocasiões, sobre a possibilidade de emissão de boleto para pagamento em 60 dias para que as pessoas pudessem comprovar baixa renda”.

O diretor afirmou que todas as agências e cemitérios têm uma tabela de valores fixada e de fácil acesso. No entanto, os vereadores apontaram que não há clareza em relação ao que seria serviço essencial e serviço opcional, além do benefício de gratuidade e do valor social.

Os vereadores citaram o atendimento aos clientes pelo WhatsApp, que, segundo denúncias, não enviam a tabela completa e detalhada das tarifas, apenas do pacote mais caro. “Eu estou aqui com uma mensagem da Consolare falando de sepultamento em Vila Formosa: ‘todos os serviços descritos, valor em média de R$ 3,8 mil, forma de pagamento em até seis vezes no cartão, transferência bancária ou pix’”, relatou a vereadora Silvia da Bancada Feminista (Psol) sobre uma das denúncias recebidas pelos parlamentares.

“Vocês estão falhando na comunicação. Não basta vocês fixarem as tabelas lá no cemitério, vocês precisam, quando forem comunicar com a população, informar todos os valores de todos os serviços, desde o serviço mais barato até o serviço mais caro”, criticou, acrescentando que o caso contraria qualquer princípio ético de atendimento ao consumidor.

Na reunião, houve críticas também em relação à infraestrutura e à manutenção dos cemitérios administrados pela Consolare. Segundo o diretor-presidente, conforme o cronograma de investimentos da concessão, a empresa tem até 2027 para fazer todas as intervenções nos cemitérios sob sua gestão.

Ele afirmou que, até o momento, os gastos incluem R$ 155 milhões na outorga fixa do leilão; R$ 6,5 milhões de outorga variável, que é o percentual sobre a receita; e R$ 55,79 milhões em melhorias em todas as unidades administradas.

A previsão é de que até 2027 sejam investidos R$ 200 milhões nos cemitérios. Ainda segundo o diretor, até o momento, a Consolare registrou um prejuízo operacional de R$ 29 milhões.

“Então, não há o que se falar aqui que as empresas não investem e nem que têm lucros abusivos”, disse Mauricio Costa. Ele citou o investimento de R$ 10 milhões no cemitério Quarta Parada, que passou por reformas.

O diretor disse ainda que o cemitério Vila Formosa teve R$ 19 milhões de investimento, incluindo reforma nas salas de velório, sanitários e bebedouros, além da construção de 11 mil gavetas em concreto. 

Questionado pelo vereador Rubinho Nunes (União Brasil), presidente da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, sobre a qualidade das unidades geridas pela Consolare, o diretor avaliou como “bom, caminhando para ótimo”, em uma escala de péssimo a ótimo.

Nunes foi o autor dos requerimentos para convocação dos representantes das concessionárias Consolare e Grupo Mayara, além do convite à SP Regula, agência reguladora de serviços públicos da capital paulista.

O vereador rebateu as informações com fotos que mostravam problemas de zeladoria do cemitério Vila Formosa, como falta de pavimentação e buracos nas vias internas de circulação, mato alto e sujeira. “Eu acredito que seria uma série de autuações que a empresa do senhor sofreria e talvez uma penalidade se houvesse um pouco de rigor por parte da SP Regula”, disse Nunes, acrescentando que a situação demonstra total descaso com o cemitério.

 

The Rock revela que fazia xixi em garrafas em set

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Dwayne Johnson, o “The Rock”, 52, resolveu falar sobre os rumores de que já urinou em garrafas nos sets de filmagens. “É verdade. Faço xixi em uma garrafa enquanto trabalho. Sim, isso acontece”, contou o ator em uma entrevista recente. Irritado com os comentários constantes sobre o episódio, ele decidiu colocar um ponto final na história: “Venha e me pergunte, e eu vou te dizer a verdade: acontece”.

 

Os rumores sobre o assunto vieram à tona em abril, quando o site The Wrap afirmou que o astro fazia xixi em garrafas nos estúdios. A publicação também o acusava de falta de profissionalismo e de estar sempre atrasado no set de seu novo filme, “Operação Natal”.

Johnson reconheceu os atrasos durante as filmagens, mas negou que fossem quase diários e chegavam a oito horas. “Sim, isso também aconteceu (os atrasos). Mas não nessa frequência, a propósito. Essa foi uma quantia absurda. Isso é loucura. Ridículo”, disse The Rock em entrevista à revista GQ.

O diretor de “Operação Natal”, Jake Kasdan, que chegou aos cinemas em 7 de novembro, saiu em defesa de Johnson, que interpretou o super-heroí Adão Negro. “Tem muita coisa acontecendo com ele. Ele pode se atrasar às vezes, mas isso é Hollywood, e acontece com todo mundo. Honestamente, já fiz três grandes filmes com ele. Ele sempre foi ótimo com todas as pessoas do set.”

Leia Também: Tom Brady diz que ser pai é a tarefa mais difícil de sua vida