Home Blog

Jovem é picada por escorpião em São Francisco de Itabapoana

0

Maria Clara Vieira, de 20 anos, foi picada por um escorpião na tarde dessa terça-feira (4), enquanto varria a varanda de sua casa na localidade de Boca da Areia, em São Francisco de Itabapoana, próximo ao Centro.

Após a picada, a jovem sentiu dor e dormência no local e foi rapidamente socorrida pela irmã, que a levou de motocicleta até o Hospital Municipal Manoel Carola. Ela recebeu atendimento médico e, após a avaliação, foi liberada.

A família de Maria Clara informou que escorpiões já foram avistados na residência em outras ocasiões.

Suspeito de tráfico de drogas é preso em São Francisco de Itabapoana

0
147ª DP/Foto: Reprodução
147ª DP/Foto: Reprodução

Nessa terça-feira (04), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas, na Rua do Dil, no Centro de São Francisco de Itabapoana. A ação resultou na apreensão de drogas escondidos em um terreno próximo.

Após receber informações sobre atividades ilícitas na região, a equipe policial foi até o local e identificou o suspeito, que tentou fugir ao perceber a aproximação da viatura. Ele foi localizado escondido em um terreno de uma casa abandonada e, durante a abordagem, foram encontrados com ele um celular e R$ 20,00 em espécie. Em seguida, com o apoio da guarnição D/14, os policiais realizaram buscas em um terreno próximo e encontraram 49 pinos de cocaína (aproximadamente 147 gramas), 25 pedras de crack (aproximadamente 25 gramas) e 13 buchas de maconha (aproximadamente 39 gramas).

Diante dos fatos, o suspeito foi encaminhado à 147ª DP/São Francisco de Itabapoana, onde foi autuado no artigo 33 da Lei 11.343/06, permanecendo preso. O material apreendido foi apresentado à autoridade policial.

 

Mulher que incendiou loja no Campos Shopping é identificada, mas segue foragida

0
Foto ClickCampos

A Polícia Civil identificou a mulher responsável por colocar fogo em uma loja no Campos Shopping, no Centro de Campos, na tarde dessa segunda-feira (04). A suspeita segue foragida e as autoridades estão realizando diligências para localizá-la.

De acordo com informações da Polícia Civil, tanto a suspeita quanto a vítima possuem registros de ocorrências na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), uma contra a outra. A investigação investiga as motivações por trás do crime.

Testemunhas ligadas ao shopping, que tiveram acesso às imagens das câmeras de segurança, informaram que a autora chegou encapuzada, retirou um objeto de sua mochila e, em seguida, a loja foi incendiada. O caso foi registrado na 134ª Delegacia de Polícia como incêndio criminoso.

O incêndio levou à evacuação do shopping e equipes do Corpo de Bombeiros atuaram no local. Imagens que circulam nas redes sociais mostram funcionários e clientes sendo resgatados pelas janelas, utilizando escadas.

Após o ocorrido, quatro pessoas foram encaminhadas ao Hospital Ferreira Machado (HFM) com ferimentos, mas todas já tiveram alta.

‘Sempre houve cumplicidade e, acima de tudo, amor’, reage Belo aos elogios de Gracyanne

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Belo usou as redes sociais para falar sobre o término de sua relação com Gracyanne Barbosa. O cantor afirmou que a separação foi marcada pelo respeito mútuo e negou que o motivo do fim do casamento teria sido uma traição da participante do BBB 25.

 

Ele começou elogiando Gracyanne: “Venho aqui falar sobre minha ex-esposa, minha parceira de tantos anos, a mulher que sempre esteve ao meu lado e que hoje segue sua trajetória no Big Brother Brasil. Sei que muitas pessoas têm falado sobre nossa relação, e quero deixar claro que sempre houve respeito, cumplicidade e, acima de tudo, amor.”

Belo reconheceu que a separação foi sofrida e complicada. “Nossa história nunca foi simples e, como qualquer casal, tivemos altos e baixos. Mas, há tempos, já vivíamos caminhos diferentes, ainda que sob o mesmo teto. Não houve traição, não houve desrespeito -apenas dois corações que, em sua caminhada, seguiram rumos distintos”, revelou o cantor.

Mesmo separados, Belo afirmou que sua admiração por Gracyanne continua. “O que vejo hoje é uma mulher forte, corajosa, que não tem medo de mostrar sua verdade. E sigo aqui, torcendo para que ela brilhe e conquiste seu espaço, porque quem conhece a nossa história sabe o quanto ela merece. Respeito e admiração são para a vida toda. Que possamos sempre lembrar disso”, concluiu.

Gracyanne e Belo anunciaram a separação em abril de 2024, após 16 anos juntos. Nesta segunda-feira (3), em conversa na área externa da casa depois do “Sincerão”, a musa fitness voltou a criticar Diogo Almeida pelo voto em Aline para ir ao Paredão (a dupla se salvou de berlinda) e elogiou a forma como era tratada por Belo: “Minha régua de um homem tratar uma mulher é aqui (em cima). Belo sempre me tratou como uma rainha, o que eu acho que é o que ela (Aline) merece”.

Leia Também: Giovanna é a terceira eliminada do BBB 25, com 52,61% dos votos

Justiça derruba proibição de torcedores de Santa Cruz e Sport nos estádios

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco) derrubou a decisão do governo de Pernambuco de impedir a presença de torcedores nas próximas cinco partidas do Santa Cruz e nas próximas cinco do Sport. A proibição havia sido anunciada pela governadora Raquel Lyra (PSDB) como resposta aos atos de violência vistos no fim de semana, no Recife, antes da partida entre os clubes rivais.

 

O veto à decisão de portões fechados foi determinado pelo desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos. Ele estipulou ainda que o sistema de biometria e reconhecimento facial dos torcedores seja implantado até 1º de março, sob multa de R$ 100 mil por partida em caso de descumprimento.

Dessa maneira, não havendo nova reviravolta jurídica, o Sport poderá ter torcedores em seu jogo marcado para a noite de terça-feira (4), contra o Fortaleza, na Ilha do Retiro, no Recife, pela Copa do Nordeste. Já o próximo compromisso do Santa Cruz está marcado para sexta (7), contra o Jaguar, pelo Campeonato Pernambucano, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.

A disputa jurídica é decorrente das brutais cenas vistas no último sábado, em diversos pontos do Recife, antes do clássico realizado no estádio Arruda. Houve brigas em múltiplos locais e um caso de violência sexual coletiva documentado em vídeo. Um homem continua internado, estável. Treze torcedores presos em flagrante tiveram as prisões convertidas em preventivas na última segunda (3).

A situação levou Lyra a definir que as próximas partidas de Santa Cruz e Sport seriam realizadas sem público -estava vetada até a torcida adversária. “Não dá mais para tolerar que casos como esse possam acontecer no estado”, disse a governadora, defendendo que a decisão era necessária durante a realização da implantação do sistema de reconhecimento facial.

Clubes e a FPF (Federação Pernambucana de Futebol) protestaram. A federação estabeleceu que todos os clássicos do Campeonato Pernambucano serão disputados com torcida única, porém considerou que a medida anunciada pelo governo, “além de desproporcional, penaliza injustamente milhares de torcedores”. O Sport judicializou a questão e obteve decisão favorável.

Prefeitura abrirá inscrições para Cessão Provisória da Educação

0
Prefeitura abrirá inscrições para Cessão Provisória da Educação

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT), abrirá no próximo dia 6 de fevereiro as inscrições para Cessão Provisória aos Auxiliares de Serviços Gerais e aos Professores I e II, concursados para escolas e creches. As inscrições ocorrerão de 0h do dia 6 de fevereiro às 23h59 do mesmo dia, pelo site http://ieduc:www.smecsfi.net.

Aos Auxiliares de Serviços Gerais e aos Professores I e II concursados para escolas, só será permitido solicitar cessão para escola. Aos Auxiliares de Serviços Gerais e Professores concursados para creches, só será permitido solicitar cessão para creche.

De acordo com a diretora do Departamento de Recursos Humanos da SMECT, Aline Barreto, no dia 7 de fevereiro ocorrerá a análise das inscrições para a cessão e divulgação do resultado, com a retirada do memorando, a partir das 15h, no Prédio da SMECT, no Departamento de Recursos Humanos. A análise dos resultados acontecerá a partir do número de inscrição gerado pelo sistema.

Polícia apreende grande quantidade de drogas e materiais para tráfico em Campos

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nessa terça-feira (04), a Polícia Militar realizou uma operação na Rua 5, no bairro Aeroporto, em Campos, que resultou na apreensão de grande quantidade de drogas e materiais utilizados para o tráfico.

Durante patrulhamento, os policiais identificaram suspeitos que, ao perceberem a presença da equipe, fugiram entre as casas da região. Após buscas no local, foram apreendidos 43 sacolés de cocaína (aproximadamente 129 gramas), 53 pinos de cocaína (aproximadamente 165 gramas), 29 pedras de crack (aproximadamente 29 gramas), 15 buchas de maconha (aproximadamente 45 gramas), além de uma balança de precisão, uma caixa de fita azul contendo 410 fitas, 31.000 pinos vazios e um pote utilizado para preparo de cocaína.

Todo o material apreendido foi encaminhado para a 146ª DP/Guarus, onde a ocorrência foi registrada.

Homem é preso em Atafona por tentativa de latrocínio contra idoso

0
Foto: Divulgação

Policiais civis da 145ª DP, com o apoio de policiais militares da 5ª CIA, 8º BPM, e sob a coordenação do Delegado Titular, Sérgio Elias Santana Júnior, cumpriram um mandado de prisão preventiva, expedido pela 2ª Vara da Comarca de São João da Barra, contra um homem acusado de tentativa de latrocínio. A prisão ocorreu nessa terça-feira (04) em Atafona, distrito de São João da Barra.

O crime ocorreu em 19 de março de 2024, na Estrada Imbaíba, em Atafona. A vítima, um idoso de 62 anos, relatou que foi agredido com golpes de madeira e, em seguida, recebeu um tiro na cabeça enquanto estava com dois homens nos fundos do Balneário de Atafona. A intenção dos agressores era roubar seus pertences.

Após o ataque, os criminosos, acreditando que a vítima estava morta, a colocaram em uma carroça e a abandonaram em um matagal na Estrada de Imbaíba. A vítima, coberta de sangue, conseguiu se arrastar até a beira da estrada, onde desmaiou. No dia seguinte, foi encontrado por populares e levado ao hospital, onde exames indicaram que o projétil de uma arma de fogo estava alojado em sua cabeça.

A polícia deu início às diligências para esclarecer o caso, e o inquérito foi encaminhado à Justiça com a solicitação de prisão dos responsáveis. O acusado foi localizado sem resistência na Avenida Ana Augusta, em Atafona, e conduzido à 145ª DP para a adoção das medidas legais.

Por que Selena Gomez, longe da música, virou alvo de piada com ‘Emilia Pérez’

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Antes de Karla Sofía Gascón virar pária na internet e ameaçar a campanha de “Emilia Pérez” ao Oscar, o filme já sofria por causa da sua outra protagonista, a cantora Selena Gomez, que há anos tenta ser levada a sério como atriz. A julgar por essa performance, não deu certo.

 

Desde que o longa francês estreou no mercado internacional e na Netflix americana, no final do ano passado, se avolumaram críticas às habilidades de Gomez, acusada de falar mal espanhol e de não alcançar o mesmo nível de interpretação das suas colegas de cena, Zoe Saldaña e da própria Sofía Gascón, ambas indicadas ao Oscar de atriz coadjuvante e atriz, nesta ordem.

Gomez personifica tudo o que fez “Emilia Pérez” virar chacota nas redes sociais. Pegou mal o fato de ela ser uma americana no centro de um filme que se vende como retrato do México. A artista se defende dizendo que é descendente de mexicanos e que tem contato com a cultura do país desde criança.

“Fiz o melhor que pude com o pouco tempo que tive”, ela escreveu nas redes sociais após o ator mexicano Eugenio Derbez dizer que sua atuação é indefensável.

Na semana passada, Gomez publicou um vídeo às lágrimas pelos milhares de mexicanos imigrantes deportados dos Estados Unidos pelo presidente Donald Trump. “Meu povo está sendo atacado, eu não entendo. Me desculpem, eu queria poder fazer algo, mas não consigo”, disse. Nas redes, o vídeo foi considerado oportunista, e Gomez o apagou em seguida.

Ela também virou piada -como o resto do elenco- pelas cenas musicais consideradas constrangedoras. Num desses momentos, cheia de ódio, sua personagem Jessi mistura uma coreografia de dança e espasmos de raiva ao ser contrariada pela personagem-título. É uma cena propositalmente cafona e bagunçada, mas que causa estranhamento fora de contexto.

Não à toa, Gomez foi a única das três protagonistas ignorada pelas premiações dessa temporada. Ela foi reconhecida como melhor atriz no prêmio coletivo do Festival de Cannes, dado a ela, Saldaña, Sofía Gascón e Adriana Paz. Gomez, porém, ficou de fora do Oscar, do Globo de Ouro e do Critics’ Choice Awards.

É consenso dos detratores de “Emilia Pérez” que ela só foi escalada por ser famosa, a mulher com mais seguidores do mundo no Instagram, e não por ser boa atriz. Com o filme indicado a 13 estatuetas do Oscar, recordista deste ano, ficou difícil escapar da onda que ele gerou nas redes sociais, e Gomez deve ver seu respeito em Hollywood ruir.

Ela vinha traçando caminho promissor rumo ao reconhecimento na área com a comédia “Only Murders in the Building”. Na série, Gomez forma um trio inesperado com Steve Martin e Martin Short, artistas renomados do humor americano. Contra as expectativas, houve química entre eles, e a produção deslanchou.

Foi durante as gravações da segunda leva de capítulos de “Only Murders” que Gomez começou a se preparar para “Emilia Pérez” -época em que ela lançava também “Revelación”, um EP com seis canções em espanhol. “Ainda farei mais um álbum, mas gosto muito de atuar e, neste momento é o que quero fazer”, ela disse à Folha de S.Paulo na ocasião.

Foi na música que Gomez ganhou projeção mundial. Não que ela seja dona de uma discografia de prestígio crítico, mas conseguiu fazer barulho o suficiente com um hit ou outro, caso de “Wolves”, com as batidas eletrônicas do DJ Marshmello, e “Calm Down”.

O disco que mudou sua carreira foi “Revival”, lançado há dez anos, que mistura faixas de pop sensual a um R&B comedido. Seminua na capa, Gomez usou o projeto para repetir aquilo que Miley Cyrus e Demi Lovato já tinham feito -tentar romper com a imagem de boa moça que a Disney criou para ela.

Seu estrelato nasceu no Disney Channel com a série “Os Feiticeiros de Waverly Place”. A produção infantojuvenil sobre aprendizes de feiticeiro foi uma das mais vistas dos anos 2000.

Com seu jeito simpático, distante das polêmicas em que se envolviam Cyrus e Lovato, Gomez virou uma das princesas em carne e osso que encantava adolescentes. Contava ainda o fato de ela ter começado um namoro com Justin Bieber, maior astro pop da última década.

Celebridade desde jovem, Gomez sabia como seguir a cartilha do bom comportamento à risca e demorou a querer expor qualquer vulnerabilidade. Fez isso só no documentário “My Mind & Me”, de 2022, em que fala da luta contra ansiedade e o lúpus.

Os problemas de saúde a fizeram interromper sua “Revival Tour”, em 2016, e desde então ela se aposentou dos palcos. Seu último álbum, “Rare”, de cinco atrás, mal foi cantado ao vivo.

Assim, Gomez mudou de direção e criou a Rare Beauty, marca de beleza que explodiu entre a geração Z. Segundo relatório da Bloomberg, a empresa tornou Gomez bilionária no ano passado, aos 32 anos, uma das mulheres mais jovens a alcançar o feito. Mesmo detestada por tantos, Gomez é, ainda assim, um caso raro.

EMILIA PÉREZ

Quando Estreia nesta quinta (6) nos cinemas
Classificação 16 anos
Elenco Zoe Saldaña, Karla Sofía Gascón, Selena Gomez
Produção França, México, 2024
Direção Jacques Audiard

Leia Também: Como ‘Emilia Pérez’ foi de grande sensação a maior polêmica deste Oscar

Tiquinho transborda euforia com Neymar no Santos e revela ‘frio na barriga’

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O centroavante Tiquinho Soares não esconde a animação com Neymar no Santos. O novo camisa 9 do Peixe exaltou o novo companheiro nesta terça-feira (4) e quer estar “à altura” para jogar ao lado do craque brasileiro.

 

“Estou doido que acabe isso [coletiva de apresentação] para ir treinar lá com ele. Espero que eu esteja à altura para jogar ao lado de um grande ídolo para a nação brasileira e todo o mundo. Espero o mais rápido entrosar com Neymar e meus companheiros”, disse o jogador em sua apresentação.

“Estamos com esse friozinho na barriga porque é um cara fora de série. Mas eu tenho que estar bem para que as coisas deem certo. Estamos falando de um cara que é extraclasse. Tenho que estar bem, focado, as coisas vão acontecer naturalmente.”

O QUE ACONTECEU

Tiquinho já disputou três jogos pelo Santos, mas só foi apresentado nesta terça. O camisa 9 fez a sua estreia contra o Velo Clube, saindo do banco de reservas, e foi titular nos últimos dois compromissos, contra São Bernardo e São Paulo.

Ele recebeu a “bênção” de Serginho Chulapa. O ídolo santista deu as boas-vindas ao reforço. “Parabenizar o Tiquinho pelo jogo contra o São Paulo. nesta terça-feira (4) posso dizer que o Santos tem um centroavante de origem. Não fez gol, mas participou do jogo nos 90 minutos. Estamos precisando agora com a chegada do Neymar de um time forte e estamos torcendo para você fazer uma grande fase aqui”, iniciou o ex-artilheiro.

O QUE MAIS TIQUINHO DISSE

Recepção de Serginho Chulapa: “Serginho, muito obrigado pelas palavras, tenho você como um ídolo, como toda . Prometo honrar essa camisa aqui com unhas e dentes. Estou muito feliz de vestir essa camisa tão pesada no futebol mundial.”

Primeiros jogos no Peixe: “Vinha há bastante tempo sem jogar, não fiz pré-temporada, isso custa um pouco. É um pouco difícil estar sem ritmo de jogo, mas aos poucos estou ganhando forma, estou muito feliz e vou melhorar mais para ajudar meus companheiros.”

Fechou antes de Ney: “Quando surgiu a possibilidade [de ir para o Santos], conversei com o Caixinha. Ainda não sabia que o Neymar vinha. Mas quando você vai escutando os boatos, vai se animando. Não sabia, mas que bom que veio.”

Educação publica portaria com critérios do processo de escolha de turmas de 2025

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Lula envia emissários para ter Rodrigo Pacheco no governo

0

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deflagrou nos últimos dias uma operação para tentar convencer o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) a aceitar se tornar ministro, apurou o Estadão/Broadcast. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), é um dos encarregados dessa missão.

 

Além de Wagner, outros líderes e ministros também procuraram o agora ex-presidente do Senado e seus aliados. Pacheco ainda não se decidiu sobre os pedidos. Ele quer tirar alguns dias de folga e viajar ao exterior. Os interlocutores do governo querem tirar de Pacheco um indicativo claro de que ele aceitaria ser ministro antes dessa viagem.

Wagner marcou uma conversa com o senador mineiro nesta semana. Outros articuladores do governo já vêm atuando nos bastidores para persuadi-lo. Alguns chegaram a dizer que Pacheco poderia assumir a pasta que desejasse. Outros foram mais comedidos e só expressaram ao ex-presidente do Senado a importância que ele teria na gestão. Recentemente, Lula disse que gostaria de ver Pacheco eleito governador de Minas Gerais em 2026.

Opções

Como mostrou o Estadão/Broadcast, o senador tem duas pastas na sua lista de prioridades: Justiça e Segurança Pública e Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Lula não deu indicativos, até o momento, de que pretenda trocar o titular da Justiça, Ricardo Lewandowski. No caso do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin acumula o cargo com a Vice-Presidência; eventual troca não o deixaria sem função. Pacheco não deseja que sua indicação seja incluída na cota do PSD e aguarda um convite formal de Lula.

Além disso, o Ministério de Minas e Energia, por exemplo, é um dos que o ex-presidente do Senado sinalizou a aliados que não pretenderia ocupar. O principal motivo é que ele não gostaria de transmitir a mensagem de que estaria “passando para trás” Alexandre Silveira, o atual titular da pasta e ex-senador indicado ao cargo pelo próprio Pacheco.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Barroso rebate críticas sobre gastos do Judiciário: ‘Injustas’

0

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou que muitas das críticas aos gastos do Judiciário são “injustas”. Em entrevista à GloboNews nesta segunda-feira, 3, o ministro argumentou que parte dos adicionais salariais recebidos por magistrados tem respaldo legal e se justifica pelo volume de processos.

 

Segundo Barroso, juízes brasileiros lidam com uma carga processual acima da média global, o que torna necessária a concessão de indenizações. Acréscimos são legítimos, por exemplo, quando magistrados acumulam processos de colegas ou têm férias pagas no mês. E ressaltou: “Há penduricalhos que são inaceitáveis e devem ser questionados judicialmente. Mas há situações legítimas”.

Transparência

O ministro também respondeu a questionamentos sobre a transparência nos gastos do Supremo. “Não há nenhum dinheiro público gasto pelo Supremo que não esteja no Portal da Transparência”, declarou.

O pagamento de benefícios adicionais a magistrados tem provocado despesas expressivas. Conforme relatório da Transparência Brasil, a conversão de licença compensatória em dinheiro, autorizada pelo Conselho Nacional de Justiça em outubro de 2022, aumentou, em média, R$ 12.400 os contracheques de 8.736 magistrados, resultando em um gasto total de R$ 819 milhões em 16 meses.

Durante esse período, 870 juízes receberam vencimentos acima de R$ 100 mil, e pelo menos 4.200 magistrados ultrapassaram essa quantia devido ao benefício. O maior valor registrado foi o de um desembargador de Pernambuco, que recebeu R$ 313,2 mil adicionais.

Gratificação

O benefício surgiu a partir da gratificação por exercício cumulativo, que acrescentava 1/3 do salário para juízes que acumulassem funções por mais de 30 dias. Antes, esse valor era considerado remuneratório e estava sujeito ao teto constitucional, mas a nova regulamentação permitiu sua conversão em pagamento extra, elevando os montantes recebidos sem descontos.

Na cerimônia de abertura do Ano Judiciário, Barroso já havia discursado em tom de defesa do Poder. “Nós somos contra todo o tipo de abuso, e a Corregedoria Nacional de Justiça está atenta”, afirmou. “Mas é preciso não supervalorizar críticas que muitas vezes são injustas ou fruto da incompreensão do trabalho dos juízes.”

O presidente do STF apresentou números do orçamento do Judiciário e relatou projetos em andamento. Segundo ele, desde 2017, o orçamento da instituição se mantém com reajuste apenas pela inflação. Destacou ainda que, em 2024, foram devolvidos R$ 406 milhões ao Tesouro Nacional.

De acordo com Barroso, os gastos do Judiciário vêm diminuindo proporcionalmente ao orçamento público e representam hoje (incluindo Ministério Público e Defensoria Pública) 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB).

As declarações ocorrem em meio a debates sobre o acúmulo de penduricalhos nos salários de juízes, procuradores e promotores (como a chamada “dezembrada” revelada pelo Estadão em série de reportagens) e os altos salários no funcionalismo público em geral. Em dezembro, a proposta do governo de estabelecer regras mais rígidas para pagamentos acima do teto constitucional provocou reações no Judiciário. Desde o dia 1.º de fevereiro, o teto salarial do funcionalismo subiu para R$ 46.366,19, valor equivalente a mais de 30 vezes o salário mínimo nacional.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Suécia: atirador era “desempregado solitário” e “não gostava de pessoas”

0

O homem que matou cerca de 10 pessoas em um tiroteio que aconteceu no campus Risbergska, na cidade de Örebro, na Suécia, esta terça-feira (4), seria um homem de 35 anos com problemas em relacionar-se com outras pessoas.

 

As informações estão sendo divulgadas por familiares do mesmo, em um momento em que a polícia tem pedido para se ter cuidado com os “boatos” que estão circulando sobre o assunto.

As autoridades ainda não revelaram oficialmente a identidade do homem, mas familiares que falaram com vários meios de comunicação suecos fizeram um retrato de uma pessoa “problemática” que perdeu o contato com amigos e família. 

“Não tivemos muito contato com ele nos últimos anos. Já quando criança ele era diferente, mais animado. Era bom na escola”, afirmou um familiar, acrescentando que nos últimos anos este tinha vivido “momentos complicados” e que “não tinha emprego”.

Já outro familiar afirmou que o suspeito era uma “pessoa solitária”, que gostava “de estar sozinho”. “Ele parecia não gostar de pessoas”, acrescentou.

Sabe-se ainda que os pais do suspeito passariam muito tempo fora de casa, em viagens, mas que o homem gostava de passar tempo com o cão da família.

O ataque

Um homem entrou esta terça-feira em uma escola numa cidade a 200 km de Estocolmo e começou a disparar. Falava-se inicialmente em apenas cinco feridos, mas mais tarde confirmava-se que havia, pelo menos, 11 mortos. O atirador terá disparado contra si próprio após o tiroteio e está também entre as vítimas mortais.

A polícia ainda não conseguiu apurar a motivação do ataque mas acredita que o suspeito agiu sozinho.

Leia Também: Sobe para 10 o número de pessoas mortas em ataque em escola na Suécia

Agência de ajuda externa dos EUA sob mira de Trump apoiou ditadura no Brasil

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A Usaid, agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, alvo de Donald Trump em suas primeiras semanas de mandato, teve papel importante de apoio à ditadura militar brasileira (1964-1985), particularmente no treinamento de polícias.

 

Criada em 1961, dois meses após a posse de João Goulart, a Usaid funcionou naquela década como braço de programas da Aliança para o Progresso. O projeto implantado pelo presidente americano John F. Kennedy (1961-1963) tinha como objetivo declarado trabalhar pelo desenvolvimento do continente.

Estrategicamente, no entanto, também operacionalizou o apoio de Washington para conter o avanço do comunismo em países da região.

O plano representou a continuação de esforços já existentes na década de 1950, mas intensificados depois da Revolução Cubana, que balançou o continente no fim daquela década.

Kennedy empenhou-se pessoalmente na criação do programa policial da Usaid, de acordo com documento visto e relatado pelo historiador brasileiro Rodrigo Patto Sá Motta, em artigo publicado em 2010 a partir de pesquisa na Universidade de Maryland (EUA).

“Os objetivos em relação ao sistema de segurança podem ser resumidos a um propósito básico: estabelecer aliança com as polícias brasileiras e evitar que fossem envolvidas pela força ascendente da esquerda. Em poucas palavras: garantir que a polícia estivesse do lado certo na hora H”, escreveu Motta.

Ações de treinamento de agentes e oficiais de polícia tiveram coordenação da CIA, a agência de inteligência americana, e envolveram outros órgãos. Dentro da Usaid, era o Escritório de Segurança Pública (OPS, na sigla em inglês) o responsável por gerir o programa.

Ainda antes do golpe militar no Brasil, a agência havia estabelecido a Academia Interamericana de Polícia (Iapa, na sigla em inglês), cujo objetivo era fornecer treinamento a policiais estrangeiros. A instalação ficava na base militar de Fort Davis, na área do Canal do Panamá.

“O principal objetivo desta academia é aumentar a eficácia dos oficiais em nível intermediário de supervisão para manutenção da segurança interna e para combater atividades subversivas e desordens civis”, afirma relatório de 1962 do Departamento de Estado sobre os programas de treinamento policiais da Usaid.

“Por essa razão, é dada ênfase considerável ao treinamento em sala de aula sobre segurança interna, com foco no comunismo internacional, e ao treinamento prático em controle de distúrbios”, diz o texto.

Mais tarde, a escola foi integrada à Academia Internacional de Polícia (IPA, na sigla em inglês), com sede em Washington, onde milhares de agentes de polícias do continente foram treinados.

“Durante o governo de João Goulart, a Usaid foi usada como uma ferramenta para tentar domesticar o governo de Jango, seja de forma direta ou indireta. Uma das formas mais significativas dessa atuação indireta foi o fortalecimento de governadores da oposição, com o objetivo de restringir as opções políticas do governo federal”, afirma Felipe Loureiro, professor de relações internacionais da Universidade de São Paulo (USP) e autor do livro “A Aliança para o Progresso e o governo João Goulart (1961-1964)”.

Loureiro cita como exemplo o governador do então estado da Guanabara, Carlos Lacerda, grande opositor de Jango e líder no recebimento de recursos provenientes da Usaid para programas de impacto no estado, como de habitação popular e abastecimento de água.

“Além de focar os governadores opositores, a agência também demonstrava grande preocupação com a situação socioeconômica do Nordeste, que era vista como um terreno fértil para a radicalização política”, afirma o professor.

A Usaid se envolveu ainda em tratativas com a ditadura que resultaram em acordo com o Ministério da Educação (MEC) após o golpe. A partir do pacto, o regime implementou, em 1968, reforma universitária amplamente rejeitada pelo movimento estudantil. A reforma foi publicada dias antes da promulgação do Ato Institucional nº5 (AI-5), que cassou direitos políticos e aprofundou de vez a repressão.

As manifestações estudantis, carregadas de palavras de ordem contrárias aos EUA, refletiam o sentimento antiamericano que começou a mudar a percepção de Washington a respeito de sua atuação no Brasil, também mas não apenas via Usaid, durante o período de recrudescimento da ditadura.

Já em 1967 o programa de treinamento policial havia reduzido o número de agentes, de acordo com Motta, que fala de nova redução após a repercussão negativa do AI-5 no Departamento de Estado americano. Em 1972, o programa brasileiro foi encerrado e, em 1974, o Congresso americano extinguiu o projeto em nível global.

Sucessivos governos americanos mudaram a relação com o Brasil e consequentemente a ajuda externa ao país. Durante o governo de Jimmy Carter (1977-1981), com a elevação dos direitos humanos ao centro da diplomacia americana, canais de assistência ainda restantes foram encerrados.

Com o fim da ditadura militar e da Guerra Fria, a Usaid seguiu trabalhando no Brasil, mas apoiando projetos em andamento ou financiados por outras instituições, em uma escala de atuação menor depois que Washington deixou de tratar a América Latina como prioridade para voltar os olhos ao Oriente Médio e a Ásia.

Pedidos de CPI na Câmara paulistana miram enchentes e Rodrigo Bocardi

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A promessa do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Ricardo Teixeira (União), de que o Legislativo terá uma CPI comandada pela situação e outra pela oposição fez vereadores correrem atrás de assinaturas na primeira sessão do ano, nesta terça-feira (4).

 

Cinco vereadores do PT conseguiram as 19 assinaturas necessárias para protocolar pedidos de Comissão Parlamentar de Inquérito sobre assuntos distintos. Enquanto isso, Rubinho Nunes (União) e Lucas Pavanato (PL) buscavam assinaturas para investigar o jornalista Rodrigo Bocardi e a Globo.

Alessandro Guedes (PT) foi o primeiro a conseguir protocolar sua sugestão: uma CPI “para investigar as causas e buscar soluções para os problemas das inúmeras enchentes, alagamentos e inundações” que atingem há anos a região do Jardim Pantanal, na zona leste.

“Os vereadores têm interesse em discutir os problemas. Não é uma CPI que vai buscar fazer política em cima disso. É para apurar responsabilidades, sim, mas buscar soluções. Lá é divisa com Guarulhos, temos problemas de ocupação, é administrado pelo Estado, existe um parque do governo do estado, existe uma problemática. Com força de CPI, que a gente possa sensibilizar governador, prefeito de São Paulo, prefeito de Guarulhos para encontrar soluções”, disse Guedes.

No mesmo partido, também conseguiram as 19 assinaturas necessárias Nabil Bonduki e João Ananias, ambos buscando investigar o incentivo fiscal da prefeitura a moradias populares, já na mira do Ministério Público; Luna Zarattini, sobre “os aumentos abruptos nas contas de água e a piora do serviço após a privatização” da Sabesp; e Dheison Silva, a respeito da concessão de cemitérios.

Entre os opositores, Luana Alves (PSOL) também conseguiu as assinaturas necessárias para uma CPI sobre as violências cometidas contra ambulantes, artesãos e artistas de rua.

O desafio de todos, agora, é conseguir conseguir 27 votos para que uma CPI seja de fato implementada, o que demanda conseguir o apoio de vereadores da oposição ou dos ditos independentes -a Câmara paulistana tem 55 vereadores.

“A gente vai entrar em negociação, alguma tem que ser colocada. A gente vai começar esse período de negociação agora, com as CPIs protocoladas”, comentou a líder do PT, Luna Zarattini.

Ao mesmo tempo, vereadores à direita de Nunes também tentam liderar uma CPI. Lucas Pavanato protocolou nesta terça o seu terceiro pedido. Depois de conseguir assinaturas para uma CPI sobre a invasão de imóveis no centro da cidade e outra para apurar o atendimento social na cracolândia, ele agora quer usar o caso do jornalista Rodrigo Bocardi para investigar repasses a veículos de imprensa.

“O Bocardi foi demitido da Globo e até onde se sabe existe uma suspeita de que ele estava recebendo recursos públicos para enviesar a notícia. Então nós abrimos a CPI, conseguimos 26 assinaturas, se eu não me engano”, explicou Pavanato à reportagem.

Pavanato diz não ter indícios de que os recursos supostamente recebidos por Bocardi tenham vindo de órgãos municipais.

“Isso aí a gente vai esclarecer durante a CPI. Agora a gente quer descobrir por que jornalistas estavam recebendo dinheiro para poder enviesar informação, isso não pode e eu acho que o paulistano quer saber disso. Se a Globo demitiu, é porque tem evidência de algo errado.”

Além de Pavanato, Rubinho Nunes pedia apoio para a CPI nesta terça para uma “CPI da Globo”, como foi explicado a outros vereadores. O requerimento, que não cita Bocardi, fala em “investigar pagamentos e repasses de recursos públicos a jornalistas e empresas de televisão e de comunicação por empresas públicas e privadas que prestam serviços ao Município de São Paulo”.

Na justificativa para a CPI, Bocardi também não é citado nominalmente, mas indiretamente: “Notícias recentes que revelam que jornalistas, apresentadores, comentaristas e editores de grandes veículos de mídia poderiam estar prestando serviços de comunicação, media trainning e assessoramento de mídia a políticos e partidos políticos”.

Segundo comunicado no último dia 30, Bocardi teria descumprido normas éticas do jornalismo da Globo.

A emissora não deu mais detalhes sobre qual seria a infração do jornalista. Mas o site F5, da Folha de S.Paulo, apurou que Bocardi foi acusado de, em paralelo ao trabalho na emissora, prestar serviços de comunicação para uma empresa que atende contas públicas, incluindo as de prefeituras da região da Grande São Paulo.

O jornalista também prestaria serviços de media training, ou seja, preparava políticos e empresários para aparecerem na própria Globo. Nos bastidores, fala-se também no vazamento de informações internas da emissora.

 

Após perder 40 quilos, cantora Maiara mostra novo visual

0

A cantora Maiara, da dupla com Maraisa, surpreendeu os seguidores com a sua nova forma física. 

 

A artista passou por um processo de perda de peso, onde disse ‘adeus’ a 40 quilos e, com esta nova imagem, protagonizou uma sessão fotográfica em biquíni. 

Aos 37 anos, Maiara pesa agora cerca de 45 quilos tendo já chegado aos 85. Feliz com a nova silhueta, a cantora diz estar a viver “o melhor momento da vida”. 

Leia Também: Ministério da Cultura repudia Grammy por negar lugar a Milton Nascimento

Músicas que têm o mesmo nome, mas significam coisas muito diferentes

0

Música: um dos meios mais antigos e apreciados de expressão artística do mundo! Ela pode manipular o som de maneiras capazes de evocar todo um espectro de emoções humanas, criar imagens em nossas mentes e nos permitir imaginar o inimaginável. Apesar de ser uma forma de arte aparentemente ilimitada, existem, infelizmente, algumas fronteiras para a originalidade. Uma das maiores limitações são os títulos das músicas.

Felizmente, porém, o nome não é indicação da engenhosidade da música por trás dele. Músicas que compartilham o nome (mas que existem a anos-luz de distância estilisticamente) podem criar algumas confusões bem-humoradas e talvez até podem te levar a descobrir sua nova música favorita enquanto procura a antiga!

Quer saber quais sobre essas coincidências musicais? Continue na galeria e compare algumas faixas clássicas que têm o mesmo nome, mas são completamente diferentes.

Dia Mundial do Câncer é marcado por reunião no Nuprapac para fortalecer ações de combate à doença

0
Dia Mundial do Câncer é marcado por reunião no Nuprapac para fortalecer ações de combate à doença

Em alusão ao Dia Mundial do Câncer, a prefeita Yara Cinthia se reuniu com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana (SFI) nesta terça-feira (4), na sede do Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac). O encontro teve como principal objetivo reforçar as estratégias de combate ao câncer e promover a integração dos esforços para um atendimento cada vez mais humanizado e eficaz.

Durante a reunião, a coordenadora do Nuprapac, Elizabeth Uhl, sublinhou a importância de um trabalho conjunto na rede de atenção oncológica. Ela citou dados do Instituto Nacional de Câncer que estimam 74 mil novos casos de câncer no Brasil anualmente. “Nosso objetivo vai além do tratamento da doença. Buscamos cuidar da pessoa como um todo, com atenção à sua saúde física e emocional, sempre com a família ao centro do atendimento”, destacou Elizabeth.

A oncologista clínica também alertou sobre a alta taxa de mortalidade em municípios brasileiros, com o câncer sendo a principal causa de óbito em 10% das cidades.

CORPO 3

A prefeita Yara Cinthia reforçou o compromisso da administração municipal com a oferta de um atendimento de qualidade e acessível a todos os cidadãos.

— O atendimento humanizado é fundamental, independentemente da condição financeira ou idade. Agradeço a cada um dos profissionais pelo esforço em fazer a diferença na vida dos nossos pacientes. Com união, amor e dedicação, podemos salvar mais vidas — afirmou.

CORPO 1

A moradora de Floresta, Leidiane Leonídio, é paciente do Nuprapac desde 2023. Ela compartilhou sua experiência pessoal no encontro. Diagnosticada com câncer de endométrio, o relato ressaltou a importância do acolhimento recebido pela equipe.

— O Nuprapac foi fundamental no meu tratamento. Quando recebi o diagnóstico, estava perdida e sem saber o que esperar. Mas aqui encontrei apoio, e essa equipe se tornou uma verdadeira família para mim — declarou emocionada, destacando a importância do serviço oferecido.

PERSONAGEM Leidiane

Foragido é preso em Campos por descumprir medida protetiva e agredir ex-companheira

0
Foto: Divulgação DEAM

Na manhã desta terça-feira (04), policiais civis da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Campos, em operação conjunta com a 134ª DP, prenderam um homem identificado pelas iniciais D.S.S., acusado de violência doméstica. A ação foi coordenada pela delegada titular, Juliana Oliveira.

A prisão ocorreu após o cumprimento de dois mandados expedidos pelo Juizado Especial de Violência Doméstica da Comarca de Campos dos Goytacazes. A vítima, I.A.L., denunciou o agressor em outubro de 2024, quando obteve medidas protetivas. No entanto, em novembro do mesmo ano, ao buscar os filhos na casa da irmã de D.S.S., foi novamente agredida com socos, chutes e tapas.

Diante da reincidência e do descumprimento da medida protetiva, a delegada representou pela prisão do acusado, que foi decretada em 21 de novembro de 2024. Desde então, ele estava foragido.

Após monitoramento e trabalho de inteligência, os policiais localizaram o agressor no bairro Caju, em Campos. Ele não resistiu à prisão e foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais.

D.S.S. será encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.