Home Blog

Governo de Javier Milei endurece regras para imigrantes na Argentina

0

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – O governo de Javier Milei anunciou nesta quarta-feira (14) uma reforma que vai dificultar os requisitos para obter a cidadania argentina, cobrar pelo atendimento de saúde a estrangeiros e impor medidas para facilitar a expulsão daqueles que cometerem crimes no país.

 

Em março, Milei já havia anunciado que faria a reforma das políticas de imigração, durante a abertura da sessão parlamentar. Em seu discurso, Milei disse que a Argentina tem sido generosa demais com os imigrantes e que não podia se dar ao luxo de ser um” centro de caridade pago pelos bolsos dos argentinos”.

O anúncio feito nesta quarta-feira (14) serviu para colocar sob holofotes o porta-voz da Casa Rosada, Manuel Adorni, que também é candidato a legislador na cidade de Buenos Aires no pleito que acontece neste domingo (18)

Há a expectativa de que as medidas se tornem efetivas por meio de um DNU (Decreto de Necessidade e Urgência) nos próximos dias. Caso isso aconteça, o decreto tem de ser submetido em até dez dias a uma comissão do Congresso composta por deputados e senadores.

O DNU entra em vigor no momento da sua publicação e pode ser rejeitado pela maioria das duas Casas ou aprovado por ao menos uma delas. Ele também pode não ser discutido pelos parlamentares e, assim, continuar em vigência.

O posicionamento do Legislativo a respeito das medidas anunciadas pelo governo ainda não é claro, e Milei tem acumulado tanto vitórias como derrotas nas reformas que tentou fazer por decretos.

A reforma da imigração prevê que qualquer estrangeiro condenado que tentar entrar na Argentina será rejeitado, os que forem flagrados atravessando a fronteira de forma ilegal serão expulsos imediatamente, informações falsas dadas à imigração para entrada no país também causarão expulsão.

Também prevê a expulsão de estrangeiros condenados por crimes de qualquer natureza e redução dos prazos de apelação de deportação.

O governo também quer que imigrantes ilegais e residentes temporários paguem por serviços de saúde e que para entrar na Argentina seja necessária apresentação de seguro de saúde, para evitar o que chama de “tour sanitário”, de imigrantes que atravessam a fronteira em busca de atendimento na Argentina.

Em uma questão que preocupa estudantes de diversos países, inclusive o Brasil, as universidades públicas nacionais, que têm autonomia, estarão liberadas para cobrar pelo ensino a estrangeiros, se assim decidirem.

O governo também vai dificultar a obtenção de residência permanente e cidadania: somente os que morarem continuamente por dois anos na Argentina poderão requerê-la. Os que permanecerem irregularmente não poderão obter a cidadania.

O porta-voz justificou as medidas dizendo que, nos últimos 20 anos, 1,7 milhão de pessoas entraram na Argentina de forma irregular, o equivalente à população da província de Tucumán e acusou os governos anteriores de serem permissivos com a imigração.

“Qualquer pessoa condenada com uma sentença inferior a três anos pode entrar na Argentina, incluindo imigrantes que vêm usar serviços públicos gratuitos, que não contribuíram para financiá-los com seus impostos. Nos passeios de saúde eles vêm, são tratados e retornam imediatamente ao seu local de origem”, disse Adorni.

De acordo com o governo, mais de US$ 114 milhões (R$ 640 milhões) foram gastos no tratamento de estrangeiros na Argentina em 2024. A Casa Rosada também afirmou que o país não expulsa os estrangeiros que cometem crimes.

“Qualquer imigrante com uma sentença inferior a cinco anos pode continuar a viver na Argentina, para o perigo de todos os outros”, disse o porta-voz.

Trump se reúne com presidente da Síria após anunciar fim de sanções

0

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, se encontrou com o presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa (al-Jolani), nesta quarta-feira (14) em Riad, na Arábia Saudita. Foi o primeiro encontro de um presidente americano com um chefe de Estado da Síria em 25 anos, marcando uma reviravolta nas relações entre os dois países. No dia anterior, Trump anunciou o fim das sanções econômicas impostas ao país do Oriente Médio.  

 

“Depois de discutir a situação na Síria com o príncipe herdeiro [da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman], e também com o presidente Erdogan, da Turquia, que me ligou outro dia e pediu algo muito semelhante, entre outros amigos meus, pessoas por quem tenho muito respeito no Oriente Médio, ordenarei o fim das sanções contra a Síria para dar a eles uma chance”, anunciou Trump em encontro com investidores da Arábia Saudita. 

O anúncio ocorreu durante a primeira viagem internacional do segundo mandato de Trump, por países do Oriente Médio. “As sanções foram brutais e paralisantes, e serviram como uma função realmente importante na época. Mas agora é a hora deles brilharem”, disse o presidente Trump.As medidas foram aplicadas contra o governo de Bashad al-Assad durante a guerra de quase 14 anos que derrubou o antigo regime sírio, contribuindo para a crise econômica que o país vive, com cerca de 90% da população abaixo da linha da pobreza, segundo a ONU. 

Encontro histórico

Participaram da reunião o príncipe da Arábia Saudita e, por telefone, o presidente da Turquia. O presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa, foi o líder do principal grupo insurgente que derrubou Assad, o Hay’at Tahrir al-Sham (HTS). 

A organização já foi ligada à Al-Qaeda e ao Estado Islâmico, considerados terroristas pelas potências ocidentais. Porém, nos últimos anos, Ahmed adotou discurso mais moderado, se afastando das suas origens na Al-Qaeda.

No encontro desta quarta-feira, Trump reiterou a decisão de suspender as Medidas Coercitivas Unilaterais (MCU) contra a Síria, segundo o Ministério das Relações Exteriores da Síria. 

“As discussões também abordaram caminhos para a parceria sírio-americana nos esforços de combate ao terrorismo e a cooperação na eliminação da influência de atores não estatais e grupos armados que minam a estabilidade, incluindo o Isis [Estado Islâmico] e outras ameaças”, informou a pasta, em nota.  

Sanções

A Síria vive sob duras restrições econômicas, incluindo a exclusão do sistema internacional de pagamentos (Swift). 

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da Comissão de Inquérito sobre a Síria da ONU, Paulo Sérgio Pinheiro, sustentou que o futuro do país depende do fim das sanções.

“As pessoas querem abrir um negócio, ou trazer empresas, fazer investimentos, mas não conseguem por causa das sanções econômicas dos EUA”, disse Pinheiro.
A suspensão das sanções foi celebrada pelo governo sírio, Arábia Saudita, Kuwait, Catar, Emirados Árabes Unidos e pela ONU. Manifestações populares foram registradas na Síria comemorando a decisão.

Segundo o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Bin Farhan, o país está coordenando com os EUA as questões processuais para a suspensão das sanções e espera que os europeus façam o mesmo.

O chanceler sírio, Asaad al-Shaibani, agradeceu à Arábia Saudita “por seus sinceros esforços em apoiar os esforços para suspender as sanções injustas impostas à Síria”. 

“Esta medida representa uma vitória da justiça e uma afirmação da unidade árabe”, afirmou.

Para o ministro, a decisão permite um novo recomeço para reconstrução do país, devastado pela guerra e pela pobreza.

Lula pede a Putin, por telefone, que vá à Turquia negociar com a Ucrânia

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou para Vladimir Putin e estimulou o presidente russo a comparecer à reunião de negociação de paz entre Rússia e Ucrânia marcada para ocorrer em Istambul, na quinta-feira (15).

 

Lula o parabenizou pela proposta de abertura de negociação de paz com o país europeu e disse reconhecer que a composição das delegações de negociadores é uma prerrogativa soberana dos chefes de Estado, segundo a nota do governo brasileiro.

Além disso, ele também falou sobre a conversa bilateral que teve com o líder da China, Xi Jinping, durante a visita de Estado ao país da qual está retornando nesta quarta (14). Lula reiterou ainda a disposição do Grupo de Amigos da Paz e de países do Sul Global em cooperar para o fim do conflito.

O Planalto divulgou a nota sobre o telefonema dos dois líderes após Lula afirmar que poderia estimular Putin a participar da negociação da Turquia, durante entrevista coletiva concedida em Pequim.

“Quando parar em Moscou, vou tentar falar com o Putin. Não me custa nada falar: Ô, companheiro Putin, vá até Istambul negociar, porra”, declarou ele.
O governo russo, no entanto, ainda não disse se Putin pretende participar das reuniões.

A declaração foi feita após o chanceler da Ucrânia, Andrii Sibiha, ter conversado com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e ter pedido apoio ao Brasil para um cessar-fogo incondicional de 30 dias como parte das negociações de paz.

Vieira, que está em Pequim junto à comitiva de Lula, telefonou para Sibiha à noite (horário local, final da manhã de Brasília).

Também há expectativa de que o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, compareça à Turquia na quinta para negociações diretas.

Zelenski disse que queria negociar um cessar-fogo incondicional de 30 dias como primeiro passo para pôr fim à guerra e que Putin deve participar das negociações porque “absolutamente tudo na Rússia” depende dele.

Ludmilla e Brunna Gonçalves celebram nascimento da primeira filha

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ludmilla e Brunna Gonçalves são oficialmente mães. A primeira filha do casal, chamada Zuri, nasceu nesta quarta-feira (14) nos Estados Unidos e foi apresentada ao público por meio de uma publicação emocionante nas redes sociais.

 

“Hoje a gente multiplicou o amor. Sinto que nunca fomos tão abençoadas por Deus como agora. Bem-vinda ao nosso paraíso, Zuri. Aqui, nós três seremos as mulheres mais felizes do mundo”, escreveu Ludmilla, na legenda de uma foto em que duas mãos aparecem segurando a recém-nascida.

A notícia rapidamente se espalhou pelas redes, onde fãs e amigos celebraram a chegada da menina. “Já nasceu a princesa do pop brasileiro!”, escreveu o perfil @falandodelud. O usuário @brunnalovers comentou: “A família cresceu e a gente só sabe chorar de emoção! Parabéns, mamães!”. Já @cleide_goncalvesclub cravou: “Zuri chegou pra iluminar tudo! Que seja uma vida repleta de amor”.

Ludmilla e Brunna estão casadas desde 2020 e sempre falaram abertamente sobre o desejo de formar uma família. Em diversas entrevistas, as duas destacaram que a maternidade era um sonho em comum e que vinha sendo construído com carinho e planejamento.

Com a chegada de Zuri, o casal entra em uma nova fase da vida -agora como mães. Nas redes, os seguidores já especulam quando virão os primeiros vídeos da pequena com a cantora, ou os looks coordenados com Brunna. Por enquanto, o trio curte, em privacidade, os primeiros momentos juntas.

Bernardinho convoca seleção de vôlei com novidades e sem Bruninho

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O técnico Bernardinho anunciou os convocados da seleção masculina para a disputa Liga das Nações de vôlei deste ano. A lista conta com novidades e tem a ausência do levantador Bruninho. Bernardinho chamou até o momento 22 jogadores. Nos últimos dias, ele havia inscrito 30 nomes.

 

O Brasil estreia no torneio no dia 11 de junho, contra o Irã. A partida será disputada no Maracanazinho, no Rio de Janeiro.

A seleção ainda enfrenta Cuba, Ucrânia e Eslovênia na primeira semana do torneio. A segunda semana será entre 24 e 30 de junho, em Chicago, nos EUA, e a terceira de 15 a 21 de julho, em Chiba, no Japão. Já a final será entre 30 de julho e 3 de agosto, na China.

Nomes como Lucarelli, Adriana, Alan e Darlan são alguns dos destaques da lista, enquanto o levantador Bruninho, ficou fora. Filho de Bernardinho, o jogador de 38 anos era capitão da equipe e já conquistou três medalhas olímpicas pelo país (um ouro e duas pratas).

Será o primeiro compromisso da seleção masculina desde os Jogos Olímpicos de Paris. No torneio, o Brasil caiu nas quartas para os EUA.

O Brasil parou nas quartas da Liga das Nações no ano passado. A equipe foi derrotada pela Polônia.

Veja a lista

Alan
Darlan
Chizoba
Sabino (opostos)
Brasília
Cachopa
Rhendrick (levantadores)
Adriano
Arthur Bento
Honorato
Lucarelli
Lukas Bergmann
Maicon
Paulo (ponteiros)
Flávio
Geovane Kuhnen
Judson
Léo Andrade
Matheus Pinta
Thiery (centrais)
Alê Elias
Maique (líberos)

Canal francês se desculpa após censurar Pabllo Vittar na TV: “homofobia”

0

Na última segunda-feira (12), a rede de TV francesa Trace exibiu em seus canais em todo o mundo o videoclipe ‘Alibi’, de Pabllo Vittar, Sevdaliza eYseult, porém um detalhe chamou atenção. A artista brasileira foi censurada na exibição!

 

O trecho em que Pabllo aparece foi substituído por replays das imagens de Sevdaliza eYseultcom apenas seu vocal sendo mantido. Nas redes sociais, o canal foi duramente criticado: “Pabllo não tem o mesmo espaço que os outros artistas e isso é claramente por ser gay e apresentar uma imagem feminina”, “Isso é homofobia pura! Pabllo terá que continuar lutando pois sempre estão boicotando” e “Isso é pura censura! Que coisa mais absurda! Como isso ainda acontece? Homofobia descarada”, foram alguns comentários.

Após a enorme repercussão nas redes sociais, os responsáveis pela rede global emitiram um comunicado com pedidos de desculpas para Pabllo Vittar: “Uma versão alterada do clipe de “Alibi” – sem a participação da Pabllo – foi exibida por engano no Trace Urban. Pedimos desculpas sinceras. Isso nunca deveria ter acontecido e não representaos valores da Trace. Assumimos total responsabilidade e já estamos tomando todas as medidas para garantir que isso não volte a ocorrer. Temos profundo respeito pela Pabllo, sua arte e sua comunidade. A versão original do clipe já está sendo restaurada na programação”, dizia a nota.

Leia Também: Halle Bailey diz ter sido agredida e consegue medida protetiva contra o ex

Daiane, Guga e Edinanci entram para o Hall da Fama do Esporte

0

Quando o cinema quer homenagear seus maiores ídolos cria um Hall da Fama com os melhores atores. A indústria da música também faz isso para enaltecer os grandes cantores. E, em 2018, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) criou o Hall da Fama do Esporte.  

 

Segundo o presidente do COB, Marco Antônio La Porta, não é preciso ser medalhista olímpico para estar no Olimpo do esporte. “A medalha é apenas um detalhe do processo. É a contribuição do atleta  para o movimento, a inspiração dele para os Jogos, isso é o que conta. A gente precisa contar a história do esporte para incentivar jovens atletas.” 

A ginasta Daiane dos Santos, que hoje tem 42 anos, marcou uma geração inteira fazendo acrobacias nos exercícios de solo, foi campeã do mundo em 2003 e, na noite desta terça-feira (13), em cerimônia de gala no Copacabana Palace, foi uma das quatro atletas incluídas no Hall da Fama. No palco, em lágrimas, Daiane disse que era “difícil descrever um sentimento”, mas que se sentia “lisonjeada representando a ginástica, o esporte brasileiro e tantos outros grandes atletas”.

O Hall da Fama do COB não estaria completo se lá não estivesse o tenista Gustavo Kuerten, tricampeão do torneio de tênis Roland Garros em 1997, 2000 e 2001. Ontem, Guga foi a grande atração da noite e agora, mais do que nunca, está eternizado entre vários outros heróis do esporte nacional.

“Tanto os que aqui já passaram e são homenageados, como Joaquim Cruz, Bernard, William, Hortência, Paula, Ricardinho, todos esses nomes fizeram a gente sonhar. Daí pensava: sou brasileiro também e vai dar certo, tem que funcionar. Vamos valorizar essa capacidade que temos de transformar a vida de milhões de brasileiros” , afirmou o tricampeão.

Edinanci Silva, que saiu de Sousa, na Paraíba, para participar de quatro Olimpíadas, foi a terceira homenageada. A judoca trouxe um mandacaru de madeira como amuleto, um regionalismo que sempre a acompanhou. “Nunca esqueci das minhas raízes, sempre carreguei um pedacinho de rapadura para o Japão, para a Alemanha, onde fosse competir. Sempre quis manter o vigor para representar bem o esporte, principalmente daquela região que é especial.”

O atirador Afrânio da Costa, falecido em 1979, é o quarto atleta incluído no Hall da Fama, mas poucas pessoas se lembram dele. E é para isso que existe a homenagem e a inclusão da biografia do esportista na página do COB na internet. Ele foi o primeiro medalhista olímpico brasileiro, ganhou prata e bronze nas provas de pistola livre a 50 metros individual e por equipes, nos Jogos de Antuérpia, Bélgica, em 1920. 

O atirador contemporâneo Felipe Wu, prata nos Jogos do Rio 2016, disse que foi Afrânio quem conseguiu armas emprestadas com os norte-americanos para competir naquela época. “Logo depois se destacou na parte administrativa. Ele teve uma grande relevância nos primórdios do esporte.”  

Conhecidos, ou não, do grande público, medalhistas olímpicos, ou não, todos têm agora sua trajetória preservada para as futuras gerações. Conhecer a história também faz parte do que é chamado de espírito olímpico.

“Quais são as premissas do Movimento Olímpico? Todos os homenageados tiveram excelência plena em suas modalidades. Fazer com que eles sejam inspiradores das novas gerações, que elas lembrem desses ícones. Espero que muitas outras gerações possam acompanhar o sucesso que eles tiveram”, concluiu Emanuel Rego, campeão do vôlei de praia e atual diretor-geral do COB.  

Com os quatro homenageados de ontem, atualmente são 39 os atletas eternizados no Hall da Fama do Esporte e é possível conhecê-los nesta página do COB.

PF e ANATEL fecham rádio clandestina responsável por interferir em frequências aeronáuticas e de radiodifusão em Campos

0
Foto: Divulgação Polícia Federal

A Polícia Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deflagraram uma operação para reprimir a atuação de uma rádio clandestina no Parque Jardim Carioca, em Goytacazes. Na ação, um homem foi preso em flagrante e todos os equipamentos utilizados para a realização da prática ilegal foram apreendidos.

Durante a fiscalização, foi constatado que a operação da rádio clandestina gerava interferência prejudicial na frequência de 114,3 MHz, utilizada pelo Serviço de Radionavegação Aeronáutica, além de afetar diversas frequências do Serviço de Radiodifusão Sonora em FM, compreendidas entre 76 e 108 MHz.

Após os procedimentos de praxe, o homem será encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Polícia Civil prende homem acusado de tentativa de homicídio e corrupção de menores

0
Foto: Divulgação Polícia Civil

Na manhã desta terça-feira (14), policiais civis da 143ª Delegacia de Polícia de Itaperuna, sob a coordenação do delegado titular, Carlos Augusto Guimarães e supervisão do delegado adjunto. Gabriel Ramos, prenderam um homem idem pelas iniciais F.M.S.O, conhecido como “Montanha”. Ele é acusado de tentativa de homicídio e corrupção de menores.

A prisão ocorreu no bairro São Manoel, onde o investigado foi localizado em sua residência e teve o mandado de prisão preventiva cumprido. Ele foi conduzido à sede da delegacia para os procedimentos legais.

O crime aconteceu no dia 1º de abril de 2025, no mesmo bairro. De acordo com as investigações, o homem atraiu a vítima, com o pretexto de compartilhar drogas. No local combinado, a vítima foi surpreendida em uma emboscada e um adolescente, B.W.S.S.V., já apreendido no estado de Minas Gerais. A motivação do crime seria uma desavença entre os envolvidos por conta de dívidas.

Suspeito de roubos à mão armada no Centro de Campos é preso pela Polícia Civil

0
Foto: Divulgação Polícia Civil

Policiais civis da 134ª Delegacia de Polícia de Campos dos Goytacazes prenderam nesta terça-feira (14), por volta do meio-dia, um homem investigado por diversos roubos à mão armada cometidos no Centro do município. A ação foi coordenada pela delegada titular, Carla Tavares e pelo delegado adjunto, Caetano Neto.

Após cruzamento de informações, os agentes localizaram o suspeito, identificado como J.M.da.S.R., no Parque Eldorado. Ele foi abordado e informado sobre o mandado de prisão expedido contra ele. Em seguida, foi conduzido à sede da 134ª DP, onde foram realizados os procedimentos de praxe.

Segundo a polícia, o investigado teria cometido ao menos dois roubos utilizando arma de fogo, o que gerou grande sensação de insegurança entre moradores e comerciantes da região central da cidade.

Uruguai faz cortejo pelas ruas de Montevidéu para se despedir de Mujica, que deve ser cremado

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As homenagens ao ex-presidente do Uruguai José Mujica começaram às 10h desta quarta-feira (14), com um cortejo fúnebre que levará seu corpo até o Salão dos Passos Perdidos, no Palácio Legislativo, em Montevidéu, onde será velado por ao menos 24 horas.

 

Mujica morreu na terça-feira (13), aos 89 anos, em decorrência de um câncer no esôfago e no fígado. Em razão da morte, o governo uruguaio decretou luto nacional por três dias – quarta, quinta e sexta-feira.

O cortejo partiu às 10h da Torre Executiva, sede do governo uruguaio.

O trajeto incluirá a avenida 18 de Julho e passagens por locais simbólicos da história política de Mujica, como a sede do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros (rua Tristán Narvaja), do Movimento de Participação Popular (rua Mercedes) e da Frente Ampla, coalizão de esquerda pela qual foi eleito presidente (rua Colônia). A chegada ao Palácio Legislativo está prevista para as 12h.

De acordo com a diretora de Protocolo do Parlamento, Andrea Barreto, a entrada do público para a despedida estaria autorizada a partir das 15h, pela avenida do Libertador, segundo o diário.

Não haveria limite de tempo estipulado, e o velório seguiria com as portas abertas durante a madrugada. A cerimônia terminaria quando a família decidisse realizar uma despedida mais reservada.

Ansrea Barreto indicou que o pedido feito pela mulher de Mujica, Lucía Topolansky, foi que “os uruguaios que quisessem se aproximar para se despedir pudessem fazê-lo, com a melhor comodidade, e nisso estamos trabalhando”.

Após o velório, o corpo de Mujica deverá ser cremado. Ele pediu para que suas cinzas fossem jogadas ao lado de sua cachorrinha Manuela, enterrada na chácara onde ele vivia, nos arredores de Montevidéu.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está voltando de viagem à China, afirmou que comparecerá ao funeral. O embarque para Montevidéu será nesta quinta (15), entre 9h e 10h.

Reynaldo Gianecchini diz que faz procedimentos estéticos há anos

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A vaidade nunca foi segredo na vida de Reynaldo Gianecchini, mas o ator resolveu ser ainda mais transparente ao falar sobre sua relação com o envelhecimento e os cuidados estéticos em uma publicação na última terça-feira (13).

 

Aos 52 anos, ele revela que realiza procedimentos há cerca de seis anos, sempre com foco em preservar sua aparência natural e, sobretudo, sua saúde. O artista compartilhou um vídeo em suas redes sociais, onde conta sua jornada com a própria imagem.

“Envelhecer não é fácil. A gente vai vendo as mudanças no rosto, no corpo, e começa a entender que precisa cuidar mais. Não é sobre virar outra pessoa, mas sobre se sentir bem consigo mesmo”, afirma o ator, que ficou conhecido nacionalmente ao estrear em “Laços de Família” nos anos 2000.

Gianecchini conta que foi a atriz e amiga de longa data Claudia Raia quem o apresentou à clínica onde iniciou seus cuidados, e desde então, nunca mais parou. “Comecei a fazer sessões que estimulam o colágeno, melhoram a firmeza da pele e ajudam a prevenir os sinais mais agressivos da idade. Tudo com moderação e sem alterar o que sou. Não gosto da ideia de mudar minha cara”, reforça.

Ele também revela que prefere evitar ao máximo qualquer tipo de cirurgias invasivas. “Tenho medo de botar muita química no corpo. Já enfrentei um câncer e isso me deixou mais atento. Não quero nada que mexa com minha identidade. Quero envelhecer com dignidade.”

As sessões de crioterapia estão entre seus tratamentos favoritos, especialmente por agirem tanto na pele quanto no metabolismo. A técnica, que combate rugas e linhas de expressão, também é usada para reduzir gordura localizada e celulites.

Gianecchini comentou ainda sobre as mudanças visíveis que percebe no próprio rosto. Em uma entrevista anterior ao podcast “No Camarim, Pod!”, ele brincou com a transformação natural que veio com o tempo: “Meu nariz caiu, a boca diminuiu Quando vejo minhas fotos em ‘Laços de Família’, fico impressionado com o quanto mudei”.

Para ele, o mais importante é manter uma rotina de autocuidado consciente. “A tecnologia hoje oferece muita coisa boa para quem quer envelhecer com qualidade. Se dá para usar isso a favor da saúde, sem exageros, acho ótimo. Mas não dá para virar refém do espelho.”

Redução de preços do Fla funciona, e público contra Bahia é top 3 em 2025

0

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Após muito protesto e reclamação dos torcedores, o Flamengo baixou o valor dos ingressos contra o Bahia, e a estratégia funcionou. O Rubro-Negro obteve seu terceiro melhor público como mandante na temporada e a quarta maior renda.

 

Foram 59.009 pagantes e 62.204 presentes na vitória sobre o Tricolor baiano por 1 a 0. Já a arrecadação foi de R$ R$ 3.504.542,50.

Os números só ficam atrás do segundo jogo da final do Campeonato Carioca e na goleada por 4 a 0 sobre o Corinthians. Contra o Tricolor carioca, no Estadual, foram 64.351 pagantes e 69.393 presentes, com uma renda de R$ 4.315.309,00. Já diante dos paulistas, pelo Campeonato Brasileiro, foram 62.940 pagantes e 67.501 presentes, com uma renda de R$ 4.472.050.

Técnico do Flamengo, Filipe Luís não escondeu sua satisfação ao ver o Maracanã lotado. Em uma resposta onde analisava a derrota para o Cruzeiro por 2 a 1, no Mineirão, ele concluiu sua opinião dando um recado:

“O adversário também se motiva e joga. Fizemos um grande primeiro tempo, depois eles foram melhores e conseguiram vencer. Tivemos algumas chances de fazer o segundo gol. Não fizemos. Eles, sim. Não vejo grande preocupação. Mas, já adianto, em um Maracanã lotado como o desta terça-feira (13), claro que os jogadores vão jogar melhor. Por isso que quinta-feira é Maraca lotado”, disse Filipe Luís, após a vitória sobre o Bahia.

VALORES PARA A LIBERTADORES TAMBÉM CAEM

Até a partida contra o Bahia, os ingressos haviam sofrido um aumento de até 50% em relação a 2024, algo ainda maior se considerado somente o recorte dos jogos da Libertadores.

Agora, os preços baixaram também para a competição continental. No duelo contra a LDU, nesta quinta-feira, no Maracanã, eles variam entre R$ 80 a R$ 500 e estão com todos os setores R$ 20 mais baratos que no valor cobrado diante do Central Córdoba, sendo que no “Maracanã Mais” a redução foi de R$ 100.

Os ingressos, porém, ainda são mais caros que os de 2024 no torneio. O único valor igual é o Setor Sul (R$ 80).

BOICOTE, XINGAMENTOS E JUDAS

O recuo da diretoria acontece após uma série de protestos da torcida em relação aos preços. Eles foram direcionados exclusivamente ao presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap.

Antes do clássico com o Vasco, os rubro-negros penduraram um boneco de Judas com a foto do dirigente e a frase: “Bap, inimigo do torcedor”. O jogo aconteceu na véspera da Páscoa.

No 6 a 0 sobre o Juventude, Bap foi xingado e ouviu cantos de “baixa o ingresso”. Além disso, uma faixa foi estendida com a frase: “ingresso caro, arquibancada vazia”. Naquele dia, apenas 28.931 pessoas pagaram ingresso, um público bem abaixo do padrão rubro-negro.

Ainda no Carioca, na partida contra o Maricá, as organizadas promoveram boicote. Nenhuma delas esteve na arquibancada do Maracanã. Após aquele jogo, Bap se manteve firme em relação ao seu posicionamento.

“O Rio de Janeiro, naturalmente, é menos competitivo do que outros estados. O torcedor quer um time excepcional pagando preços de ingresso que os custos atuais não permitem. É tão simples quanto isso. São Paulo não tem gratuidade, não tem meias-entradas como tem no Rio de Janeiro. Os preços aqui são 35%, 40% mais baratos que São Paulo e todo mundo reclama. Está tudo caro no Brasil. Para ter o time que a gente tem, dificilmente seria mais barato do que isso”, disse Bap, após a partida contra o Maricá.

Os valores para Flamengo x LDU

Norte (Flamengo)
– Nação Maraca 1: R$25,00
– Nação Maraca 2: R$35,00
– Nação Maraca 3: R$40,00
– Público Geral: R$100,00 (meia R$50,00)

Sul (Flamengo)
– Nação Maraca 1: R$20,00
– Nação Maraca 2: R$28,00
– Nação Maraca 3: R$32,00
– Público Geral: R$80,00 (meia R$40,00)

Leste Superior (Flamengo)
– Nação Maraca 1: R$30,00
– Nação Maraca 2: R$42,00
– Nação Maraca 3: R$48,00
– Público Geral: R$120,00 (meia R$60,00)

Leste Inferior (Flamengo)
– Nação Maraca 1: R$35,00
– Nação Maraca 2: R$49,00
– Nação Maraca 3: R$56,00
– Público Geral: R$140,00 (meia R$70,00)

Espaço Fla+ – Leste Inferior: R$200,00

Oeste inferior (Flamengo)
– Nação Maraca 1: R$40,00
– Nação Maraca 2: R$56,00
– Nação Maraca 3: R$64,00
– Público Geral: R$160,00 (meia R$80,00)

Espaço Fla+ – Oeste Inferior: R$200,00

Maracanã Mais (Flamengo)
– Nação Maraca 1: R$181,25
– Nação Maraca 2: R$223,75
– Nação Maraca 3: R$245,00
– Público Geral: R$500,00 (meia R$287,50)

Direção do Palmeiras monta elenco sem improvisos e ‘problema’ agora é de Abel

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Abel Ferreira reclamou sobre a falta de peças no elenco do Palmeiras no final do ano passado e no início desta temporada. No entanto, a diretoria alviverde investiu quase meio bilhão de reais para montar o elenco de 2025, e o “problema” passou para as mãos da comissão técnica.

 

A montagem do elenco para 2025 é motivo de orgulho para a direção palmeirense. A alta cúpula acredita que montou um time muito mais equilibrado do que no ano passado, com mais de uma opção para cada posição e com uma mescla interessante de novos jogadores com outros nomes já consagrados do elenco.

A comissão técnica portuguesa do Palmeiras também está muito satisfeita com o plantel que tem em mãos. João Martins, auxiliar de Abel Ferreira, elogiou o elenco após a vitória no Choque-Rei, e assumiu que a comissão agora tem a responsabilidade de gerir esse elenco para deixar todos satisfeitos.

Ter várias opções para as posições tem essa parte boa. Tivemos um jogo muito desgastante no Paraguai [contra o Cerro]. Estêvão acabou no limite e se começássemos com os dois teríamos déficits de pressão. Foi uma escolha estratégica porque temos um elenco equilibrado. Se só tivéssemos um, jogaria o Vitor até não poder mais. Todos os jogadores gostam e trabalham para jogar, mas todos são profissionais. Todos sabem que jogar e não jogar não é igual. Faz parte do nosso trabalho ter essa gestão. Numa empresa, o ‘funcionário do mês’ só pode ser um, mas não significa que os outros sejam ruins.João Martins

O Palmeiras resolveu problemas que incomodavam Abel há algum tempo no clube. Em 2024, o Palmeiras sofreu com poucas opções no meio-campo (e nesta quarta-feira (14) tem à disposição Aníbal Moreno, Emiliano Martínez, Lucas Evangelista e Richard Ríos). O treinador também pediu por atacantes (e recebeu Facundo Torres, Paulinho e Vitor Roque). E o tão sonhado zagueiro canhoto chegou (Micael) -Bruno Fuchs também foi outro reforço para o setor defensivo.

Um elenco mais amplo permitiu à comissão técnica do Palmeiras rodar o elenco com maior frequência para preservar os atletas, e sem improvisos (o que foi comum na era Abel, a invenção de Zé Rafael como primeiro volante ou Mayke como ponta-direita são provas disso). Nos últimos três jogos (Vasco, Cerro Porteño e São Paulo), o Palmeiras entrou em campo com titulares diferentes. Abel conseguiu controlar a minutagem de nomes importantes como Piquerez, Emiliano Martínez, Richard Ríos, Facundo Torres e Vitor Roque.

Abel Ferreira reclamou da falta de peças durante o Paulistão, mas nesta quarta-feira (14) a equipe vive outro momento. O Palmeiras zerou o departamento médico, e só tem o zagueiro Micael e o atacante Bruno Rodrigues em transição física. Nomes importantes nos últimos anos como Murilo, Marcos Rocha e Raphael Veiga estão no banco após retornarem de lesão, e a comissão técnica terá esse trabalho para dar tempo de jogo a todos os atletas.

Futebol é isso. É por isso que temos que ter um elenco maior. Por ano não fazemos só 30 jogos ou 34. Fazemos 80, e é fundamental o nosso elenco ter mais profundidade. Estamos a trabalhar nisso. Faltam peças no nosso quebra-cabeça. Fui obrigado a improvisar logo no início e não esperava por isso. Ficamos sem o nosso ‘abre latas’, nosso jogador mais criativo e melhor goleador.Abel Ferreira, no dia 16 de fevereiro, após 0 a 0 no Choque-Rei

Já classificado para as oitavas da Libertadores, Abel terá a chance de dar mais tempo de jogo para quem não tem atuado com frequência para equilibrar ainda mais seu elenco.

O Palmeiras volta a campo contra o Bolívar-BOL, às 19h desta quinta, no Allianz Parque, pela 5ª rodada da primeira fase.

O ELENCO DO PALMEIRAS

Goleiros: Marcelo Lomba, Mateus e Weverton
Zagueiros: Benedetti, Bruno Fuchs, Gustavo Gómez, Micael, Murilo e Naves
Laterais: Giay, Marcos Rocha, Mayke, Piquerez e Vanderlan
Meio-campistas: Allan, Aníbal Moreno, Emiliano Martínez, Felipe Anderson, Figueiredo, Lucas Evangelista, Maurício, Raphael Veiga e Richard Ríos
Atacantes: Bruno Rodrigues, Estêvão, Facundo Torres, Flaco López, Luighi, Paulinho, Thalys e Vitor Roque

 

Quer comprar sua casa, um carro ou aquela viagem dos sonhos pro exterior? Com a Ademicon, Lógico que dá! Clique neste link para aproveitar todos os benefícios de um consórcio e faça sua simulação gratuita. Para cada ponto de vista, um consórcio Ademicon!

SFI participa de reunião com o Cidennf e o Comando Geral da PM, no Rio

0
SFI participa de reunião com o Cidennf e o Comando Geral da PM, no Rio

A prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) marcou presença em uma reunião com o secretário de Estado de Polícia Militar do Rio, Coronel Marcelo de Menezes Nogueira e representantes do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) nessa terça-feira (13), no Comando Geral da PM, no Rio de Janeiro. O secretário de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil Milson Mota representou a prefeita Yara Cinthia, que cumpria agenda em outro município.

O encontro teve como objetivo fortalecer a segurança pública na região Norte e Noroeste Fluminense, com a apresentação das demandas dos municípios consorciados e a sinalização da necessidade de ampliar a presença do efetivo policial nos territórios. Milson encaminhou as demandas de SFI e ressaltou a importância do evento.

“Essa reunião foi muito proveitosa porque estreitamos laços tanto com o consórcio quanto com a Polícia Militar do Rio. Foi uma oportunidade de mostramos nossas dificuldades e conseguirmos apoio. Além disso, o comandante da PM destacou a necessidade dos municípios em instituir programas e projetos que reduzam o avanço do “ambiente de crime” nas cidades do interior.

Atualmente, o Cidennf é formado pelos municípios de Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Italva;  Itaocara; Itaperuna; Macaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Quissamã; Santo Antônio de Pádua; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana; São João da Barra; São José de Ubá e Varre-Sai.

O Cidennf atua com o objetivo de agrupar diversas demandas dos consorciados com intuito de otimizar as estruturas de pessoal, equipamentos, materiais e instalações para melhor gestão de programas e de serviços públicos, garantindo o respeito aos princípios da transparência, economicidade e eficiência.

Suspeitos de matar mulher em Travessão são presos pela Polícia Civil em Campos

0
Foto: Divulgação Polícia Civil

Dois homens foram presos por policiais civis da 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, suspeitos de envolvimento no tiroteio que resultou na morte de Daniela Couto Virgílio, de 44 anos, na tarde da última terça-feira (13), no Parque Santuário, distrito de Travessão, em Campos dos Goytacazes.

De acordo com a Polícia, após a confirmação de que a vítima foi atingida durante uma troca de tiros entre criminosos, agentes intensificaram as ações na região com apoio da 2ª CIA do 8º BPM. Durante as diligências, um dos suspeitos, identificado pelas iniciais E.D.S., foi localizado ainda na terça. Já na manhã desta quarta-feira (14), os policiais prenderam o segundo envolvido, conhecido pelo apelido “Turrão”.

Ainda segundo a Polícia, ambos também são investigados pela morte de Alex Gomes Batista, ocorrida em março deste ano.

Os dois suspeitos foram conduzidos à 146ª DP, onde passaram pelos procedimentos legais e, em seguida, foram encaminhados ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça.

Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio

0
Foto: Amaro Júnior / Divulgação
Foto: Amaro Júnior / Divulgação
O distrito de Travessão de Campos vai receber na quarta (21) e quinta-feira (22) o Mutirão de Atualização do Cadastro Único. A ação, que foi anunciada pelo prefeito Wladimir Garotinho durante o último Prefeitura em Ação, que aconteceu em Travessão no dia 26 de abril, será na Vila Olímpica Ederval Azeredo Venâncio, no Parque Santuário.
Ao todo, serão 1.200 vagas, que serão distribuídas por meio de credenciais na terça-feira (20), a partir das 13h, na própria Vila Olímpica. A retirada da credencial deve ser feita pelo titular do Cadastro Único da família, que deverá apresentar documento com foto e CPF para retirar a credencial do atendimento.
O mutirão será voltado apenas para titulares do CadÚnico que sejam referenciados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Travessão. O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, orienta que as famílias só busquem as vagas se, de fato, forem atendidas pelo CRAS do distrito.
“Seguindo o esquema adotado no mutirão realizado em Goitacazes no final de abril, vamos disponibilizar um dia, que será a segunda-feira, para que as pessoas peguem suas senhas para serem atendidas na terça e quarta-feira. Essa medida foi adotada para dar mais comodidade ao titular do CadÚnico e agilizar o atendimento. É uma ação direcionada ao público do CRAS de Travessão, então, é importante que moradores de outros pontos aguardem as outras ações que realizaremos ao longo do ano”, destacou o secretário.
O atendimento de atualização do Cadastro Único está sendo direcionado às famílias que estão nas seguintes situações: CadÚnico desatualizado há mais de dois anos; BPC bloqueado/cancelado por falta de atualização do CadÚnico; Bolsa Família bloqueado/cancelado também por falta de atualização da base de dados.
Esta será a quinta ação voltada para a atualização do Cadastro Único. Em abril, três mutirões foram realizados em pontos diferentes, como Goitacazes, Parque Guarus e Centro. Em fevereiro, duas ações foram realizadas no Jardim Carioca. Quase 8 mil pessoas já foram atendidas.
O CRAS de Travessão faz referenciamento da população de diferentes bairros, localidades e distritos da região. Confira:
Balança Rangel
Brejo Grande
Campelo
Canaã
Caxeta
Guandu
Matuto
Mundeus
Nova Canaã
Ribeiro do Amaro
Santana
Travessão
São Diogo
Escova Urubu
Km 9 a 16

Ex-BBB Adélia Soares é dispensada de CPI das Bets por decisão do STF

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Adélia Soares, 45, não compareceu à CPI das Bets, nesta quarta-feira (14), no Senado Federal. A influenciadora foi dispensada de condução coercitiva por decisão do ministro do STF Dias Toffoli.

 

Ministro recordou que, embora as CPIs possuam poderes judiciais de instrução, estes devem respeitar os direitos constitucionais, como o direito ao silêncio e à não autoincriminação.

Senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), que é a relatora da CPI, argumentou que a influenciadora foi indiciada pela Polícia Civil do Distrito Federal pelos crimes de falsidade ideológica e associação criminosa.

Depoimento acontece um dia após a Virginia Fonseca, 26, participar da comissão. A esposa de Zé Felipe negou a existência da chamada “cláusula da desgraça” em contratos com plataformas de jogos.

Instaurada em novembro de 2024, a CPI tem o objetivo de investigar a influência de jogos de apostas online no orçamento dos brasileiros e possível associação com organizações criminosas. A Comissão Parlamentar de Inquérito também apura o uso de influenciadores digitais na divulgação de jogos de azar.

INVESTIGAÇÃO

Segundo investigação da polícia, Adélia se associou à máfia chinesa para abrir empresas de fachada de jogos de azar no Brasil. A advogada e ex-participante do BBB 16 teria criado uma empresa chamada Playflow com documentação falsa em Suzano (SP).

Polícia também detectou que instituições de pagamento sem autorização do Banco Central do Brasil movimentaram cerca de R$ 2,5 bilhões em operações cambiais fraudulentas para possibilitar a remessa das apostas ao exterior.

À época, ela negou que tenha aberto empresa para operação de jogos ilegais. “Jamais arriscaria 22 anos de muito trabalho por algo que não fosse lícito. Eu confio na Justiça, eu confio no Ministério Público, eu confio na documentação, que todo processo foi feito dentro da legalidade”.

QUEM É ADÉLIA SOARES

Adélia atua na defesa de Deolane Bezerra há algum tempo. Ela já defendeu outros famosos, a exemplo de MC Mirella, Deborah Albuquerque e Thomaz Costa.

Advogada foi uma das participantes do BBB 16 (Globo), mesma edição de Ana Paula Renault, seu maior desafeto na casa. Ex-BBB foi a sexta eliminada em um paredão triplo, ao lado de Munik e Ronan.

Bolsonaro diz não querer desgastar STF e, se for condenado, é ‘game over’

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta quarta-feira (14) que, se for condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) sob a acusação de integrar a trama golpista de 2022, é “game over”, por não ter mais para onde recorrer.

 

Bolsonaro, que tem um histórico de ataques e críticas à corte, disse ainda que não fica feliz em desgastar o Supremo.

“Não tem para onde recorrer mais ali. Se eu for condenado, pronto, acabou, é ‘game over’. Vamos ver como vai ser, se vai ter reação da população. Fora do Brasil, isso está tomando corpo. Como disse, Romênia, França, EUA sofreu essa questão também do lawfare, isso tudo gera desgaste ao Supremo”, disse, em entrevista ao UOL.

“Não fico feliz em desgastar Supremo. Se fazem pesquisa sobre a popularidade do Supremo, está abaixo do Legislativo quem diria. Não entendo porque essa perseguição brutal em cima de mim”, completou.

Apesar da declaração, Bolsonaro manteve durante a entrevista o discurso de que não anunciar qualquer tipo de sucessor. E, quando foi questionado sobre o prazo para que governadores se desincompatibilizassem do cargo para disputar eleição, em abril, disse que ainda falta muito. Foi elogioso a Tarcísio de Freitas, chefe do Executivo em São Paulo, mas não apontou-o como sucessor.

O ex-presidente também minimizou encontro que teve com o general Mário Fernandes no Palácio da Alvorada no fim do seu governo. Fernandes está preso, por ter planejado o assassinato de Lula (PT), Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro Alexandre de Moraes, do STF, no plano que ficou conhecido como Punhal Verde e Amarelo.

Bolsonaro disse que muitos iam vê-lo para prestar solidariedade, ver como ele estava de saúde, e disse que a Polícia Federal precisa ouvir depoimento do general para questionar sobre o plano -que poderia ser uma “roteiro de novela, filme, algo qualquer”, minimizou o ex-presidente.

Questionado sobre o seu ex-ajudante de ordens, Mauro César Cid, que fez delação premiada, evitou dizer se ele mentiu às autoridade, mas afirmou que foi torturado e alvo de “pau de arara do século 21”. O termo foi utilizado para cunhar uma forma de tortura da ditadura militar.

O ex-presidente é defensor deste período da história e já chegou a chamar o coronel Brilhante Ustra, notório torturador do regime, de herói nacional.

“Pode fazer delação nessa circunstância? Não, até Lava Jato falou que [é] pau de arara do século 21. Isso foi feito com Cid. Delação subentende o quê? Espontaneidade, verdade e prova. Deixou de existir na delação do Cid. Ele foi torturado, não vou falar que ele mentiu”, afirmou.

Em entrevista à Folha de S.Paulo em abril, Bolsonaro foi questionado se uma eventual prisão significaria o fim da sua carreira política e disse: “É o fim da minha vida. Eu já estou com 70 anos”. Bolsonaro é acusado de cinco crimes, cujas penas somadas superam 40 anos.

No final de março, a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) recebeu, por unanimidade, a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) e tornou réus Bolsonaro e outros sete acusados de integrar o núcleo central da trama golpista de 2022.

A decisão do Supremo abre caminho para julgar o mérito da denúncia contra o ex-presidente até o fim do ano, em esforço para agilizar o julgamento e evitar que o caso seja contaminado pelas eleições presidenciais de 2026.

O recebimento da denúncia também impacta a situação política de Bolsonaro, declarado inelegível pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2023. Com o avanço no Supremo do processo que pode levá-lo à prisão, aliados do ex-presidente se dividem sobre a antecipação da escolha de um candidato para a corrida eleitoral do próximo ano.

A entrevista agora ao UOL se dá em meio a um imbróglio entre a Câmara dos Deputados e o STF. Na véspera, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), reagiu à decisão do Supremo de derrubar a manobra da casa a favor do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), e que beneficiaria outros réus, como Bolsonaro.

Motta anunciou uma ação para levar o caso ao plenário da corte. Em rede social, afirmou que ingressou com uma ADPF “para que prevaleça a votação pela suspensão da ação penal contra o deputado Delegado Ramagem”.

Em paralelo, integrantes da cúpula da Câmara dos Deputados dizem que a Casa deve avançar com a PEC (proposta de emenda à Constituição) que limita decisões monocráticas de ministros do STF em uma resposta política à corte.

A PEC foi aprovada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa em outubro do ano passado. Ela fazia parte de pacote que mirava a atuação do STF, diante da insatisfação de parlamentares com a decisão da corte em suspender a execução de emendas parlamentares.

Oriunda do Senado, a proposta restringe o poder de os magistrados do tribunal derrubarem por decisão monocrática (individual) leis aprovadas pelo Congresso.

Lula critica ‘fake news’ da Globo sobre Janja na China

0

Nesta terça-feira (13), a GloboNews e a TV Globo divulgou amplamente em suas redes um ‘bastidor’ envolvendo o presidente Lula em sua viagem na China. A jornalista Andreia Sadi, do ‘Estúdio I’, informou que a primeira-dama Janja teria causado constrangimento durante uma reunião com Xi Jinping, no qual ela teria criticado o TikTok e teria levado uma resposta ríspida do presidente chinês. 

 

O canal afirmou que Janja teria pego um microfone na reunião e falado que a plataforma chinesa prejudicava a esquerda no Brasil, fazendo com que a comitiva brasileira, com 11 ministros, parlamentares e auxiliares, ficasse com vergonha e alguns teriam deixado o local.

No entanto, nesta quarta-feira (14), o presidente Lula participou de uma coletiva de imprensa e respondeu sobre a polêmica e desmentiu as informações dos jornalistas da TV Globo.

Lula contou que o encontro com os chineses não era uma reunião, era apenas um jantar, no qual a comitiva brasileira não estava no local, apenas ele, Janja,  o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o 2º vice-presidente da Câmara, Elmar Nascimento. Na ocasião, Lula teria falado da necessidade da regulamentação das redes sociais e ele mesmo teria comentado do alcance da plataforma chinesa TikTok no Brasil. Xi Jinping, então, teria confirmado que concorda com a regulamentação de qualquer rede e Janja apenas teria explicado o impacto das redes sociais na vida das crianças.

“O jantar era algo muito pessoal e depois eu fiz uma pergunta, não a Janja… eu apenas perguntei ao Xi Jinping se ele poderia enviar ao Brasil alguém da confiança dele pra gente discutir a questão digital, também o TikTok… foi só isso!”, esclareceu Lula.

O presidente brasileiro continuou criticando a Globo pela desinformação e disse que o chinês concordou com a declaração dele: “Xi Jinping disse que o Brasil tem o direito de fazer a regulamentação. Ainda bem que estava o Elmar e o Alcolumbre, que sabem que temos que regulamentar. Não é possível que temos que continuar com as redes sociais cometendo os absurdos que cometem e a gente não tem a capacidade de fazer a regulamentação”, disse Lula, que foi aplaudido pelos presentes na coletiva.

Lula lembrou ainda que a discussão da regulamentação das redes sociais já está avançada em alguns países, onde já existem regras para as plataformas, incluindo a moderação de conteúdos, e o Brasil está atrasado no tema.

Na edição desta quarta-feira (14), Andreia Sadi e os jornalistas do ‘Estúdio I’ não comentaram a apuração equivocada da informação do jantar e decidiram fazer mais críticas ao governo Lula.

Leia Também: Lula celebra acordo entre China e EUA: “Tarda, mas não falha”