Home Blog

Em possível estreia de Depay, Corinthians mira arrancada em ‘decisão’ contra o Atlético-GO

0

O Corinthians vive um clima de decisão para o duelo com o Atlético-GO, neste sábado, às 16h, na Neo Química Arena. A partida da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro é encarada como o ponto de partida para a arrancada do clube na fuga da zona de rebaixamento. O jogo, cujo os ingressos estão esgotados, também deve marcar a estreia do astro holandês Memphis Depay com a camisa corintiana.

 

Com 25 pontos, o Corinthians está na 18ª posição, a dois pontos do Fluminense, com 27, primeiro time fora do Z-4. Se vencer o Atlético-GO, o time do Parque São Jorge deixa a zona da degola em caso de um tropeço do Vitória, que recebe o Juventude, em Salvador, e uma derrota do Flu, que encara o líder Botafogo em clássico no Maracanã.

Um resultado positivo neste sábado é considerado de suma importância para a questão anímica da equipe. Isso porque dos últimos 12 jogos restantes, o Corinthians faz sete partidas em casa, sendo seis entre os nove seguintes. Cabe ressaltar que o clássico com o São Paulo, com mando do rival, será disputado em Brasília. A possibilidade de uma arquibancada com torcida dividida dá o aspecto de ‘campo neutro’ ao jogo.

O Corinthians vem embalado pela vitória por 2 a 0 sobre o Fortaleza, no Castelão, pelo confronto de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Na ocasião, o técnico Ramón Díaz rodou o elenco e descansou jogadores, como Rodrigo Garro e Ángel Romero, que iniciaram a partida no banco de reservas. A tendência é que eles retornem ao time titular neste sábado.

Quem também deve iniciar a partida no banco é Memphis Depay. Contratação de impacto que a diretoria sonhava, o atacante intensificou os trabalhos físicos nas últimas semanas para estar pronto para o confronto. Ele desembarcou no Brasil há duas semanas e acompanhou a vitória épica sobre o Juventude na Copa do Brasil de camarote.

Sem condições, ficou fora contra o Botafogo para ser preparado para o jogo contra o Atlético-GO. Ele não entra em campo desde o dia 10 de outubro do ano passado e vem de lesão muscular. A condição física do atleta foi elogiada internamente. Para o confronto deste sábado, o zagueiro André Ramalho, suspenso, e o volante Raniele, com problema muscular, são desfalques.

Corinthians e Atlético-GO já se enfrentaram 19 vezes na história, com 7 vitórias dos paulistas, 6 empates e 6 vitórias dos goianos. O time alvinegro não perde para os atleticanos em casa desde 2021, quando foi derrotado por 2 a 0, na terceira fase da Copa do Brasil.

Leia Também: Ferreirinha treina, mas Zubeldía deve escalar São Paulo com reservas diante do Inter

A reação de Cristiano Ronaldo após o fim do ‘jejum’ do Al Nassr

0

Cristiano Ronaldo marcou um dos gols na vitória do Al Nassr, que venceu o Al Ettifaq por 3 a 0 nesta sexta-feira, na estreia do novo técnico, o italiano Stefano Pioli.

 

Após a partida, o astro português utilizou suas redes sociais para celebrar o esforço do time saudita, que voltou a vencer após dois empates consecutivos.

“Grande esforço da equipe! Ótima vitória esta noite. Esta é para os torcedores”, escreveu o capitão do Al Nassr em uma mensagem publicada em sua conta oficial no Instagram.

ONG alerta para perseguição sem precedentes de jornalistas na Venezuela

0

A organização não governamental (ONG) Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) emitiu um alerta sobre uma perseguição sem precedentes a jornalistas após as eleições presidenciais de 28 de julho na Venezuela.

 

Na última sexta-feira, o CPJ informou que oito jornalistas foram presos sob a acusação de terrorismo devido às reportagens que realizaram, e cerca de uma dúzia de profissionais foram forçados ao exílio.

Segundo o relatório, a imprensa no país está sob crescente pressão, com muitos meios de comunicação sendo forçados à clandestinidade, em meio a constantes assédios e ataques por parte de altos funcionários do governo de Nicolás Maduro.

O CPJ chamou a atenção para o papel do novo ministro do Interior, Diosdado Cabello, que, sem apresentar provas, acusou várias plataformas de mídia independentes de receber financiamento do tráfico de drogas.

“Desde as eleições, a situação da liberdade de imprensa se deteriorou drasticamente: o governo impôs apagões de Internet, bloqueou plataformas de comunicação, e os jornalistas enfrentam dilemas impossíveis para continuar seu trabalho”, destacou o CPJ, com base em informações das ONGs Instituto de Imprensa e Sociedade da Venezuela e Espaço Público.

O relatório também trouxe relatos de jornalistas que foram forçados a deixar o país devido a ataques, incluindo três profissionais que deixaram de assinar reportagens após serem alvo de campanhas de difamação nas redes sociais.

“Somos tratados como criminosos ou fugitivos”, afirmou uma jornalista ao CPJ, acrescentando que estava considerando abandonar o jornalismo e deixar a Venezuela.

Entre os que anunciaram o exílio forçado está o fotojornalista Jesús Medina Ezaine, que fugiu do país no último domingo por temer por sua segurança, mesmo após um juiz ter rejeitado todas as acusações contra ele em junho, após um processo judicial que durou seis anos, dos quais ele passou dois preso.

Outro jornalista, Luís Gonzalo Pérez, divulgou um vídeo na quinta-feira informando que, por fazer parte da equipe de comunicação da líder opositora María Corina Machado, tanto ele quanto sua família estavam em risco.

O relatório inclui depoimentos de jornalistas que detalham as crescentes dificuldades em entrevistar fontes e cidadãos, mesmo sob anonimato, já que muitos temem represálias.

O CPJ já havia alertado anteriormente sobre a censura imposta a portais de notícias e ONGs que defendem a liberdade de expressão. Além disso, várias emissoras de rádio foram fechadas e o acesso a sites que combatem fake news foi bloqueado.

“A liberdade de imprensa na Venezuela já estava em declínio muito antes das eleições, com o regime de Maduro fechando canais de TV, estações de rádio, bloqueando sites de notícias, confiscando jornais e fomentando o medo e a autocensura em seus 11 anos no poder”, afirmou o CPJ.

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela declarou Nicolás Maduro vencedor da eleição, com pouco mais de 51% dos votos. No entanto, a oposição contesta o resultado, alegando que seu candidato, o ex-diplomata Edmundo González Urrutia, que atualmente está exilado na Espanha, teria recebido cerca de 70% dos votos.

Diversos países e a oposição venezuelana denunciaram fraude eleitoral e exigiram a apresentação das atas de votação para uma verificação independente.

Protestos contestando os resultados tomaram as ruas, sendo duramente reprimidos pelas forças de segurança, com o registro de mais de 2.400 detenções, 27 mortos e 192 feridos, segundo as autoridades.

Leia Também: Maduro diz que líder da oposição lhe pediu clemência antes de sair da Venezuela

Cantor Conrado Pouza morre aos 45 anos por complicações da covid-19

0

O cantor e compositor Conrado Pouza, de 45 anos, faleceu na noite de quinta-feira (19) devido a complicações relacionadas à covid-19. A informação foi confirmada pelo Diário do Litoral. Conrado estava internado na Casa de Saúde de Santos, no litoral de São Paulo, onde permaneceu hospitalizado por cerca de uma semana antes de sua morte.

 

Em 2022, Conrado foi diagnosticado com leucemia aguda, o que gerou uma mobilização para doação de sangue em apoio ao seu tratamento. Já em 2023, o artista passou por um transplante de medula óssea, como parte dos esforços para combater a doença.

Ao longo de duas décadas de carreira, Conrado se destacou como cantor, músico e intérprete, com uma dedicação profunda à música popular brasileira (MPB). Seu talento o levou a explorar diversas vertentes do gênero, consolidando seu nome na cena musical.

Com apresentações realizadas tanto no Brasil quanto internacionalmente, o artista também teve a oportunidade de abrir shows de renomados músicos da MPB, como Nando Reis, Seu Jorge, Paula Lima e Mart’nália, reafirmando sua relevância no cenário musical brasileiro.

Leia Também: Ex-paquita critica documentário e provoca ex-colegas

Bárbara desabafa: Xuxa seguiu na sua cegueira, omissão e egocentrismo

0

O lançamento do documentário “Pra Sempre Paquitas” tem gerado reações entre algumas das ex-integrantes do grupo, que relembram suas experiências como assistentes de palco de Xuxa. Entre elas, Bárbara Borges, que começou sua trajetória como Paquita ainda na adolescência, utilizou suas redes sociais para desabafar sobre os sentimentos despertados após assistir ao quarto episódio da produção.

 

Em um post no Instagram, Bárbara revelou ter tido uma intensa crise de choro ao assistir o episódio, explicando que sentiu a dor vivida pelas Paquitas das gerações anteriores e posteriores à sua, mesmo que cada uma tenha enfrentado suas próprias dificuldades e questões. “Chegamos num momento em que Marlene [Mattos] fez ajustes no comportamento, e nós não sofremos como a geração anterior. Mas Xuxa permaneceu em sua omissão, cegueira e egocentrismo. São muitas histórias dentro de uma mesma história”, afirmou a ex-paquita.

Bárbara também criticou o fato de que um único episódio foi dedicado às Paquitas Nova Geração e às Paquitas Geração 2000, afirmando que o tempo foi insuficiente para abordar as experiências e desafios enfrentados por elas, especialmente aqueles que considera difíceis e traumáticos. “Não tivemos o mesmo ‘colocar os pingos nos is’ com a pessoa chave desse sonho: a Xuxa”, declarou.

Apesar das críticas, Bárbara enfatizou que suas observações não são ataques pessoais, mas sim constatações sobre o grupo do qual fez parte, além de manifestar solidariedade às meninas da Geração 2000.

Leia Também: Ex-paquita critica documentário e provoca ex-colegas

Pesquisadores britânicos descobrem novo grupo sanguíneo

0

Pesquisadores britânicos divulgaram nesta semana a descoberta de um novo grupo sanguíneo, denominado MAL.

Em artigo publicado na revista acadêmica Blood, da Sociedade Americana de Hematologia, os pesquisadores do sistema público de saúde do Reino Unido (NHS Blood and Transplant), do seu laboratório especializado (International Blood Groups Reference Laboratory) e da Universidade de Bristol divulgaram o resultado, que resolve um mistério que existia há 50 anos. 

O grupo sanguíneo MAL possibilita a identificação e o tratamento das pessoas que não têm um antígeno pouco conhecido, mas já mapeado há décadas, denominado AnWj, em homenagem às duas primeiras pessoas de que se teve conhecimento que eram AnWj negativas (Anton e Wj). 

Os grupos sanguíneos são complexos. Os dois sistemas de grupos sanguíneos mais conhecidos são ABO e Rh. Dentro de cada grupo sanguíneo, as hemácias podem carregar marcadores de superfície chamados antígenos (por exemplo, no sistema ABO, as pessoas de podem ter o antígeno A, o B, o A e o B ou ausência de antígeno, chamada de O). Atualmente, há 47 sistemas de grupos sanguíneos e 360 ​​antígenos reconhecidos.

O estudo publicado online como pré-impressão identifica o MAL como o 47º sistema de grupo sanguíneo, ao qual pertence o antígeno AnWj. O grupo sanguíneo é identificado pela proteína Mal, que se encontra na superfície dos glóbulos vermelhos do sangue. As pessoas que são AnWj negativas apresentam essa proteína de forma incompleta, o que pode ser hereditário (e aparecer em pessoas saudáveis) ou motivado por distúrbios hematológicos ou alguns tipos de câncer.

Foram estudados cinco indivíduos AnWj negativos, inclusive uma senhora que tinha participado da pesquisa que identificou o AnWj negativo publicada em 1972. A forma herdada foi identificada em uma família árabe-israelense. Ainda não foram analisadas as etnias de todos os casos, nem se há alguma etnia em que esse tipo sanguíneo seja mais comum. 

Se pessoas que são AnWj-negativas receberem sangue AnWj-positivo, podem ter uma reação na transfusão. Segundo nota da Universidade de Bristol, “essa pesquisa permite o desenvolvimento de novos testes de genotipagem para detectar tais indivíduos raros e reduzir o risco de complicações associadas à transfusão”.

Fiz teste para Maria de Fátima e não passei, diz Giullia Buscacio sobre ‘Vale Tudo’

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Na reta final de “Renascer”, Giullia Buscacio foi uma das atrizes cotadas para interpretar Maria de Fátima no remake de “Vale Tudo”, em 2025.

 

Em conversa no Rock in Rio, a atriz contou ter feito testes e que não foi a escolhida. “Fiquei muito honrada em ter sido testada ao lado de outras extraordinárias. Não passei e quem for a escolhida para exercer o papel irá desempenhar muito bem”.

Giullia contou também que não teve nem tempo para lamentar ter ficado de fora do elenco da substituta de “Mania de Você”. “Já estou em um projeto que em breve será divulgado. É também muito legal, muito desafiador”.

Ela concluiu: “A gente acaba fazendo testes para muitas coisas legais, mas eu acredito que quando é para ser, para rolar mesmo, rola. Eu não quero nada que não é para ser meu”.

Leia Também: Anitta pode ter samba-enredo escolhido neste sábado para Carnaval da Unidos da Tijuca

Ferreirinha treina, mas Zubeldía deve escalar São Paulo com reservas diante do Inter

0

De olho na rodada do final de semana do Campeonato Brasileiro, o São Paulo treinou nesta sexta-feira, no CT da Barra Funda, a fim de finalizar a preparação para o jogo com o Internacional, que acontece neste domingo, pela 27ª rodada da competição. A novidade da atividade foi a participação do atacante Ferreirinha.

 

O jogador se recupera de uma lesão no tendão do quadríceps da perna esquerda e se juntou ao grupo na primeira parte da atividade. Fora do time nas últimas sete partidas, o atleta tem realizado trabalhos de campo específicos.

O volante Liziero, que também vem se recuperando de dores no músculo adutor esquerdo, esteve com o restante do elenco. Depois, ele e Ferreirinha complementaram a carga de exercícios com os profissionais da preparação física.

Zubeldía estuda a escalação de uma equipe alternativa no domingo diante dos gaúchos no MorumBis. Como o São Paulo tem um compromisso decisivo na próxima semana com o Botafogo pelo segundo duelo das quartas de final da Libertadores, sua intenção é contar com os titulares no jogo com os cariocas.

Para o confronto pelo Nacional, o norte-irlandês Jamal Lewis deve ser o titular da lateral-esquerda. Na zaga, Ferraresi e Ruan estão cotados para iniciar a partida com Igor Vinícius no lado direito da defesa.

O esquema adotado deve ser o 4-3-3 com Luciano atuando no meio-campo, mas liberado para ajudar o ataque. Erick, Wellington Rato e André Silva são as opções para compor o trio ofensivo. Com 44 pontos, o São Paulo tenta engatar a segunda vitória seguida para se aproximar dos líderes do torneio.

Shawn Mendes esbanja simpatia em dia de surfe em praia no Rio

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Dias antes de se apresentar no Rock in Rio, Shawn Mendes, 27 anos, curtiu um dia de praia como um carioca.

 

Acompanhado de parte de sua equipe, o cantor marcou presença no Parque da Prainha, na zona oeste do Rio. O artista foi visto surfando, comendo salgadinhos na areia e fazendo embaixadinhas na beira do mar.

No dia anterior, Shawn Mendes mandou beijos da sacada do hotel em que está hospedado, enquanto bebia água de coco. Ele também passeou pela praia de Copacabana e se encontrou com os fãs.

Shawn Mendes se apresenta no Rock in Rio 2024 no próximo domingo (22) no palco Mundo.

Leia Também: Anitta pode ter samba-enredo escolhido neste sábado para Carnaval da Unidos da Tijuca

CR7 e Talisca marcam, e Al-Nassr vence Al-Ettifaq com ‘legião brasileira’

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Al-Nassr venceu o Al-Ettifaq por 3 a 0, nesta sexta-feira (20), fora de casa, pela quarta rodada do Campeonato Saudita.

 

Cristiano Ronaldo abriu o placar com um gol de pênalti ainda no primeiro tempo. Salem Al-Najdi e Anderson Talisca, na etapa final, completaram a vitória.

O Al-Nassr teve Ângelo, ex-Santos, e o goleiro Bento, ex-Athletico, como titulares. Wesley, ex-Corinthians e outro jovem recém-contratado pelo clube, não foi relacionado para o confronto. Otávio, meio-campista nascido em João Pessoa-PB, mas que é naturalizado português, também começou o duelo.

O time de Cristiano Ronaldo teve uma estreia na partida. O técnico Stefano Pioli, ex-Milan e que foi anunciado nesta semana, fez seu primeiro jogo no comando da equipe. Ele substituiu Luís Castro, que foi demitido.

O Al-Nassr chegou aos oito pontos e assumiu a quarta colocação do Campeonato Saudita. O Al-Ettifaq seguiu com nove, no terceiro lugar.

O Al-Nassr volta a campo na próxima segunda-feira (23), quando vai visitar o Al-Hazem, pela Copa do Rei, às 12h35 (de Brasília). O Al-Ettifaq joga no mesmo dia pela competição, mas às 15h, contra o Al-Adalh, em casa.

COMO FOI O JOGO

O Al-Nassr foi mais perigoso ao longo do primeiro tempo. A dupla brasileira formada por Ângelo e Anderson Talisca deu trabalho à defesa adversária, mas o gol só saiu em um pênalti. Sultan foi derrubado na área, e Cristiano Ronaldo, aos 32 minutos, cobrou no meio e abriu o placar para a equipe visitante.

A vantagem aumentou logo no começo do segundo tempo. Aos 11, Salem Al-Najdi recebeu pelo lado esquerdo da área e, mesmo sem ângulo, encontrou uma cavadinha para superar o goleiro adversário e fazer o segundo dos visitantes.

Talisca fechou a conta para o Al-Nassr. Aos 25, Mané recebeu passe na linha de fundo e tocou para o meio. Talisca se apresentou livre na marca do pênalti e soltou o pé para fazer o terceiro.

Ao menos um quarto dos países do mundo proíbe uso de celular em sala de aula

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um em cada quatro países do mundo já adotou leis que proíbem o uso de celular nas escolas, segundo o Relatório Global de Monitoramento da Educação da Unesco.

 

Segundo o estudo, a simples presença dos celulares em sala de aula provoca distração nos estudantes, o que acarreta em prejuízos na aprendizagem. Também destaca que o uso de equipamentos eletrônicos dentro das salas de aula atrapalha a gestão dos professores com as turmas.

“Estudos usando dados do Pisa [Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, aplicada pela OCDE] indicam uma associação negativa entre o uso das tecnologias e o desempenho dos estudantes”, diz o relatório, que foi feito em 2023.

Entre os países que anunciaram a proibição estão Espanha, Grécia, Finlândia, Holanda, Suíça e México. Na França é um dos pioneiros na proibição ao uso de celulares, com uma lei de restrição de 2018.

Nas escolas francesas, os alunos não podem usar os aparelhos em nenhum momento, inclusive durante os recreios. É prevista exceção à regra para alguns grupos de alunos, como os com deficiência, que demandam o suporte da tecnologia.

Na Grécia, a medida começou a valer no início deste semestre letivo. Os alunos podem levar os celulares para a escola, mas precisam mantê-los dentro da mochila durante todo o período escolar. A mesma medida é adotada na Dinamarca.

No Brasil, o governo Lula prepara um pacote de medidas para tentar conter os prejuízos do excesso de telas na infância e na adolescência, dentre elas o banimento do uso de celulares pelos estudantes em todo o ambiente escolar.

Já existem alguns estados brasileiros que adotaram leis para restringir o uso do equipamento. É o caso do Rio de Janeiro, que após uma consulta pública, na qual 83% dos entrevistados se declararam favoráveis à restrição, decidiu por proibir o dispositivo dentro e fora de sala de aula, inclusive no recreio.

Outros estados criaram regras para restringir o uso de celular para atividades pedagógicas, como é o caso de Roraima, Distrito Federal, Maranhão, Tocantins, Paraná e São Paulo. Professores, no entanto, alertam que a medida é difícil de ser cumprida, já que é difícil fiscalizar o que os estudantes fazem com o aparelho em mãos.

Apesar de limitar o uso do celular para atividades pedagógicas, estados como São Paulo e Paraná, passaram a incentivar o uso de tecnologias digitais em suas escolas. Na rede paulista, por exemplo, os professores são cobrados para que os alunos façam redação online, exercícios em aplicativos e usem material digitalizado.

A medida vai na contramão das recomendações feitas pela Unesco no relatório. Segundo a entidade, não existem evidências científicas suficientes para comprovar os benefícios do uso da tecnologia digital na educação. E alerta que os investimentos nessa área podem estar tomando o recurso de ações mais efetivas para a melhoria do ensino.

“A atenção excessiva à tecnologia geralmente tem um alto custo. Recursos despendidos em tecnologia, em vez de em sala de aula, professores e livros didáticos para crianças em países de renda baixa a média baixa, que não têm acesso a esses recursos, provavelmente colocarão o mundo em uma posição ainda mais distante de alcançar o objetivo mundial de educação”, diz o relatório.

Brasileira é condenada a prisão na Suíça acusada de sequestrar filha

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma brasileira de 49 anos que se mudou para a Suíça para ficar perto da filha adolescente -repatriada pela Convenção de Haia- foi condenada pela Justiça do país a 34 meses de prisão em regime fechado por sequestro qualificado e privação de liberdade.

 

A sentença é do dia 12 de setembro. Neide da Silva Heiniger, a brasileira em questão, está fazendo uma vaquinha online para pagar a assistência jurídica e recorrer da decisão.

A Convenção sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças, conhecida como Convenção de Haia, determina que os Estados garantam o retorno imediato de crianças retiradas ilegalmente (sem autorização de um dos genitores) dos países onde moravam.
O Brasil é signatário do acordo desde 1999.

A filha de Neide nasceu na Suíça e, quando tinha 7 anos, viajou com a mãe para São Luís (MA). Separada do pai da criança, um suíço a quem acusa de violência doméstica e sexual, Neide não retornou para o país.

O pai – que nega as acusações – acionou a Convenção de Haia e, em 2022, quando tinha 12 anos, a criança foi repatriada. Neide afirma que a filha se recusava a se separar dela e, para conseguir embarcar, precisou ser dopada.

Na sequência, Neide se mudou para a Suíça, apesar do risco de ser presa. Ela vive desde então em um estúdio sem aquecimento na cidade de Interlaken, onde a temperatura fica abaixo de zero no inverno.

Durante um ano, teve autorização para fazer visitas à filha monitoradas por uma assistente social, a cada 15 dias, por duas horas. Há 11 meses as visitas foram suspensas, após vitória do pai na justiça.

A mulher não domina o idioma local, alemão, e vive com a ajuda de custo do governo suíço, de 900 francos mensais (cerca de R$ 5.800).

Uma organização que auxilia mulheres brasileiras no exterior, o Gambe, enviou ofício para o Ministério das Mulheres e para o Ministério das Relações Exteriores pedindo apoio para Neide Heiniger.

Anitta pode ter samba-enredo escolhido neste sábado para Carnaval da Unidos da Tijuca

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A cantora Anitta é uma das finalistas do concurso de samba-enredo promovido pela Unidos da Tijuca para a escolha do hino da escola para o Carnaval 2025. O resultado será conhecido neste sábado (21).

 

Ao todo, foram 11 sambas selecionados para as fases preliminares e agora três deles estão na grande final, que será transmitida pelas redes sociais da agremiação.

Dentre eles está o samba de Anitta (escute abaixo), composição com Estevão Ciavatta, Feyjão, Miguel PG, Fred Camacho e Diego Nicolau. Ela é considerada favorita.

Todas as músicas têm como enredo o orixá Logun-Edé, aclamado pela comunidade e desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira.

Corinthians tem sequência decisiva em casa e Ramón terá de repetir 2023 para evitar queda

0

A vitória fora de casa sobre o Fortaleza, por 2 a 0, no confronto de ida das quartas da Copa Sul-Americana, deu uma injeção de confiança no Corinthians para a sequência decisiva nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro. O desempenho do time alvinegro no torneio continental, assim como na Copa do Brasil, em que é semifinalista, contrasta com o do apresentado no campeonato nacional. O time do Parque São Jorge ocupa a 18ª posição, com 25 pontos, a dois do Fluminense, com 27, primeiro time fora da zona de rebaixamento.

 

Das 12 rodadas restantes do Brasileirão, o Corinthians irá mandar sete partidas na Neo Química Arena, onde conta com o apoio irrestrito da torcida. Das próximas nove partidas, seis serão em casa, enquanto o clássico com o São Paulo, com mando do rival, em Brasília, deve virar “campo neutro” e ter torcida dividida no Mané Garrincha. Entre os adversários nas três rodadas derradeiras, o time corintiano pega Criciúma e Grêmio fora. Como ambas as equipes lutam momentaneamente contra o rebaixamento, o ideal é chegar para os jogos com a vida resolvida para evitar um maior clima de tensão.

Os ingressos para o confronto com o Atlético-GO, na possível estreia do astro holandês Memphis Depay, já estão esgotados. Uma vitória diante do lanterna é encarada como imprescindível para a arrancada.

“Queremos o resultado positivo e sair do perigo o mais rápido possível pela torcida do Corinthians. Sabemos a posição que estamos e temos de nos recuperar no Brasileirão”, comentou Ramón Díaz após vitória sobre o Fortaleza. “Sabemos da situação complicada, mas se a equipe responder dessa maneira, vamos sair, com atitude e contundência. Já conseguimos em muitas ocasiões e devemos continuar dessa maneira.”

Para alcançar os 45 pontos, número mágico citado pelos especialistas como o suficiente para escapar da queda no Brasileiro, o Corinthians tem de fazer mais 20 em 36 disputados (55,5% da pontuação). O time do Parque São Jorge tem 32% de aproveitamento na atual edição, com 5 vitórias, 10 empates e 11 derrotas. Se mantiver a média, alcança no máximo 36 pontos e correria sério risco de queda à Série B.

Segundo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de um time chegar aos 45 pontos e não ser rebaixado é de 2,5%. Pela baixa probabilidade de queda, o número é considerado o ideal. A tendência deste ano é ter uma nota de corte menor. Quem fizer 43 pontos, tem 20,1% de risco. O número é ainda maior para as equipes que fizerem 41 (60,3%) ou 40 pontos (79,3%).

‘NO VA A BAJAR’

Anunciado em 10 de julho como novo técnico do Corinthians, o argentino Ramón Díaz foi contratado com a missão de salvar o time do descenso. O treinador de 65 anos chegou ao clube credenciado pelo trabalho desenvolvido no Vasco, evitando o rebaixamento do time carioca na última rodada. À época, o lema ‘no va a bajar’ (não vai cair, em tradução livre) foi adotado pelo torcedores, que lotaram São Januário nas rodadas derradeiras e empurraram a equipe rumo ao objetivo. Agora, ele espera repetir a façanha com a sequência na Neo Química Arena.

Faltando 12 rodadas para o fim da edição 2023, o Vasco estava na 17ª colocação, com 27 pontos. Com Ramón Díaz à beira do gramado, a equipe cruz-maltina somou mais 18 pontos, totalizando 45, dois a mais do que o Santos (43), primeiro time do Z-4, e escapou da Série B. Foram 5 vitórias, 3 empates e 4 derrotas até o fim do Brasileirão.

Dos 18 pontos somados no período, 12 foram conquistados pelo Vasco em São Januário. A equipe carioca ainda perdeu duas partidas em casa, uma justamente para o Corinthians, por 4 a 2, mas conseguiu permanecer na primeira divisão.

SEQUÊNCIA DE JOGOS DO CORINTHIANS ATÉ O FIM DO BRASILEIRÃO

27ª Corinthians x Atlético-GO

28ª São Paulo x Corinthians

29ª Corinthians x Internacional

30ª Corinthians x Athletico-PR

31ª Cuiabá x Corinthians

32ª Corinthians x Palmeiras

33ª Vitória x Corinthians

34ª Corinthians x Cruzeiro

35ª Corinthians x Vasco

36ª Criciúma x Corinthians

37ª Corinthians x Bahia

38ª Grêmio x Corinthians

Modelo trans é assassinada após Geórgia aprovar lei anti-LGBTQ+

0

Kesaria Abramidze, uma conhecida modelo transgênero da Geórgia, foi assassinada um dia depois do governo aprovar um pacote legislativo que impõe fortes restrições aos direitos LGBTQ+.

 

De acordo com o The Guardian, as autoridades confirmaram que Kesaria, que tinha 37 anos, foi esfaqueada até à morte no seu apartamento, no subúrbio de Tbilisi, na quarta-feira. Um homem foi preso, por ligações ao crime.

A modelo foi uma das primeiras figuras públicas do país a assumir ser transgênero e a sua morte está sendo associada ao controverso pacote legislativo aprovado na Geórgia na terça-feira (17), sobre “valores familiares e proteção de menores”, que permitirá que as autoridades proíbam eventos da comunidade LGBTQ+, assim como censurem filmes e livros sobre homossexualidade e afins.

A nova lei, que teria sido inspirada na legislação russa, proíbe também casamentos entre pessoas do mesmo sexo e cirurgias de redesignação sexual.

Este será, ao que tudo indica, um ponto de discórdia entre a Geórgia e a União Europeia (UE), em um momento em que o país fez um pedido de adesão à UE, tal como realçou na rede social X, Josep Borrel, vice-presidente da Comissão Europeia.

Apesar do motivo por trás do homicídio de Kesaria ainda não ser conhecido, “a sua morte foi rapidamente associada pela sociedade civil georgiana como parte de uma campanha estatal contra as minorias no país”, realça o The Guardian.

Desde que o partido no poder – Georgian Dream – assumiu uma postura antiliberal que os casos de violência contra pessoas LGBTQ+ aumentaram no país.

Enquanto isso, por todo o país são feitas homenagens a Kesaria, que representou a Geórgia no Miss Trans Star International, em 2018, e tinha mais de 500 mil seguidores no Instagram.

Vídeo mostra soldados israelenses empurrando corpos de palestinos de telhado na Cisjordânia

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um vídeo divulgado nesta quinta-feira (19) mostra soldados das Forças Armadas de Israel empurrando corpos de palestinos mortos durante uma operação na Cisjordânia de um telhado. As imagens mostram três soldados chutando, arrastando e empurrando um cadáver até que ele cai de uma distância de vários andares.

 

Na sexta (20), Israel disse que vai abrir uma investigação para apurar o caso, que chamou de sério e “incompatível com nossos valores”. Os Estados Unidos, principal aliado de Tel Aviv, disseram estar cientes do ocorrido e afirmaram ter recebido promessas de autoridades israelenses de que os culpados seriam responsabilizados.

O incidente aconteceu na cidade de Qabatiya, na Cisjordânia ocupada. O tio de um dos palestinos mortos, Zakaria Zakarneh, disse à agência de notícias Reuters que os soldados foram até o telhado depois que os homens já estavam mortos.

“Eles tentaram transportar os corpos com uma escavadeira. Quando isso não deu certo, começaram a jogá-los de lá de cima. Eu fiquei furioso e muito triste, mas não pude fazer nada”, disse Zakarneh. Tel Aviv confirmou ter matado sete pessoas durante a operação, que supostamente mirou combatentes armados.

“Achamos [o incidente] profundamente preocupante. Se for verdade, é um exemplo de comportamento abominável e muito sério da parte de soldados profissionais”, disse o porta-voz da Casa Branca John Kirby nesta sexta.

Desde o início da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas em 7 de outubro, Tel Aviv tem realizado operações contra palestinos na Cisjordânia ocupada quase diariamente, matando pelo menos 630 pessoas e prendendo milhares. A violência de colonos judeus que moram em assentamentos ilegais no território palestino também aumentou, com a anuência das Forças Armadas israelenses.

Na quarta (18), a Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou uma resolução exigindo o fim da ocupação da Faixa de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental por Israel em até 12 meses, incluindo a remoção dos assentamentos.

Uma vez que a Cisjordânia está sob administração militar de Tel Aviv, mas os cidadãos israelenses nos assentamentos são regidos pela lei civil, a existência desses povoados é um dos argumentos utilizados por ativistas e especialistas que acusam Tel Aviv de apartheid contra a população palestina.

Também nesta sexta, as Forças Armadas de Israel mataram 27 pessoas em novo ataque contra a Faixa de Gaza, de acordo com o Ministério da Saúde do território, controlado pelo Hamas. A ação acontece em paralelo aos mais de 100 bombardeios de Israel contra o grupo armado Hezbollah, no Líbano.

 

ATENÇÃO: O VÍDEO A SEGUIR CONTÉM IMAGENS FORTES

Israeli occupation soldiers throw injured men from a rooftop in Qabatiya outside Jenin in the occupied West Bank earlier today. This is Israel’s “self defence” pic.twitter.com/uYQxDYfJP2

— Husam Zomlot (@hzomlot) September 19, 2024

Sabrina Sato cita Juliana Paes em fantasia sexual

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Sabrina Sato, 43, surpreendeu ao contar uma fantasia sexual que ainda não realizou. A declaração foi feita durante o Sobre Nós Dois, programa que apresenta no GNT ao lado de Marcelo Adnet, 43. “Sabe aquela personagem da Juliana Paes na cozinha? Que ela fazia bolo”, citou a famosa, se referindo à Maria da Paz, protagonista de A Dona do Pedaço, novela das 21h de Walcyr Carrasco.

 

Ela ainda detalhou a situação. “Tá lá, fazendo bolinho, assim, e o boy chega por trás, assim, sabe essas coisas? Eu queria uma coisa bem simplinha assim”.

Alice Wegmann, 28, uma das convidadas da atração, então, questionou a apresentadora. “É difícil de realizar porque, meu Deus?”.

Sabrina, que namora o ator Nicolas Prattes, 27, confessou que não sabe cozinhar. “Eu não sei cozinhar”.

Carolina Dieckmann, 46, que também estava presente, deu uma sugestão. “Quem sabe lavar uma louça?.

Alice completou dando mais opções. “Gente, mas dá pra fazer um gelo, pipoca de micro-ondas, ovo”.

Leia Também: Ex-paquita critica documentário e provoca ex-colegas

Raicca Ventura avança à semifinal do Mundial Park com melhor nota; País terá 8 representantes

0

A concorrência com o X-Games Chiba tirou grandes nomes da disputa do Campeonato Mundial de Park, em Roma, na Itália. Mas não diminuiu o ímpeto dos brasileiros, que continuam se destacando na competição. O País terá oito representantes nas semifinais deste sábado, com destaque para Raicca Ventura no feminino e Luigi Cini e Augusto Akio, o Japinha, no masculino.

 

Raicca vem sendo o destaque da competição italiana. Depois de ser a segunda melhor nas classificatórias (78,34 pontos), a skatista fez ainda mais bonito nesta sexta, somando a melhor nota das quartas de final, completando sua terceira volta com 88,89 pontos, se garantindo entre as 16 semifinalistas – oito avançam para a decisão de domingo.

O skate feminino tinha seis representantes na pista nesta sexta e outras duas atletas também se garantiram. Com 77,52 pontos, Yndiara Asp avançou em oitava – estaria na final – enquanto Fernanda Tonissi foi a 13ª com 76,46 também no último giro.

Outra atleta que poderia estar na lista era Dora Varella, mas ela acabou acusando uma lesão no joelho – sofreu uma pancada nas classificatórias – e desistiu de competir nas quartas de final. Por outro lado, Sofia Godoy e Elena Laurino não conseguiram terminar entre as 16 melhores e se despediram com 73,50 (17ª) e 73,00 (20ª), respectivamente.

CINCO VAGAS NO MASCULINO

A participação do time masculino também foi de destaque, com cinco dos sete representantes se classificando para a semifinal. Luigi Cini sempre figurou entre os melhores e fechou o dia na 4ª colocação, com 86,80 pontos, enquanto Augusto Akio, o Japinha, se garantiu logo na primeira volta, ao cravar 86,67 e fechar em quinto.

Pedro Quintas também brilhou no último dos três giros, ao cravar 85,00 e fechar o dia em nono, seguido por Pedro Barros (12º com 83,65) e Kalani Konig (13º com 83,28). Pedro Carvalho (21º com 70,85) e Luiz Francisco, o Luizinho (22º com 70,14) foram os únicos eliminados.

Corpo de mulher é encontrado dentro de poço em Guarus

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Na tarde desta sexta-feira (20), o corpo de uma mulher, ainda não identificada, foi encontrado dentro de um poço em uma área de mata na Estrada do Santa Rosa, no Parque Santa Clara, próximo ao Sapo I, no subdistrito de Guarus, em Campos.

A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local, constatou que o corpo já estava em estado de decomposição. A vítima foi removida para o Instituto Médico Legal (IML) do Caju, onde passará por exame de necropsia para determinar a causa da morte.

O caso foi registrado na 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, que agora investiga o ocorrido.

Modelo trans é assassida após Geórgia aprovar lei anti-LGBTQ+

0

Kesaria Abramidze, uma conhecida modelo transgênero da Geórgia, foi assassinada um dia depois do governo aprovar um pacote legislativo que impõe fortes restrições aos direitos LGBTQ+.

 

De acordo com o The Guardian, as autoridades confirmaram que Kesaria, que tinha 37 anos, foi esfaqueada até à morte no seu apartamento, no subúrbio de Tbilisi, na quarta-feira. Um homem foi preso, por ligações ao crime.

A modelo foi uma das primeiras figuras públicas do país a assumir ser transgênero e a sua morte está sendo associada ao controverso pacote legislativo aprovado na Geórgia na terça-feira (17), sobre “valores familiares e proteção de menores”, que permitirá que as autoridades proíbam eventos da comunidade LGBTQ+, assim como censurem filmes e livros sobre homossexualidade e afins.

A nova lei, que teria sido inspirada na legislação russa, proíbe também casamentos entre pessoas do mesmo sexo e cirurgias de redesignação sexual.

Este será, ao que tudo indica, um ponto de discórdia entre a Geórgia e a União Europeia (UE), em um momento em que o país fez um pedido de adesão à UE, tal como realçou na rede social X, Josep Borrel, vice-presidente da Comissão Europeia.

Apesar do motivo por trás do homicídio de Kesaria ainda não ser conhecido, “a sua morte foi rapidamente associada pela sociedade civil georgiana como parte de uma campanha estatal contra as minorias no país”, realça o The Guardian.

Desde que o partido no poder – Georgian Dream – assumiu uma postura antiliberal que os casos de violência contra pessoas LGBTQ+ aumentaram no país.

Enquanto isso, por todo o país são feitas homenagens a Kesaria, que representou a Geórgia no Miss Trans Star International, em 2018, e tinha mais de 500 mil seguidores no Instagram.