Home Blog Page 1104

Sertanejo da dupla Bruno e Denner vai agitar a noite de sábado (26) no festival do Maracujá

0
Sertanejo da dupla Bruno e Denner vai agitar a noite de sábado (26) no festival do Maracujá

Natural de Minas Gerais, a dupla Bruno e Denner vai agitar o sábado (26) no Festival do Maracujá, levando muito sertanejo para a segunda noite do evento, em Travessão de Barra, localidade de São Francisco de Itabapoana. Com cinco anos de estrada, a dupla já está em seu quarto DVD. Intitulado “Nosso Sonho”, o projeto foi gravado em 2024 e contou com participações de artistas consagrados como Matheus & Kauan, Hugo & Guilherme, Murilo Huff e Luan Pereira.

BRUNO E DENNER

Em seu trabalho mais recente, “Namora Ela”, parceria com Hugo & Guilherme, Bruno & Denner fizeram uma grande estreia nas redes sociais, com mais de 13 milhões de visualizações. O áudio original da música possui mais de 5 mil vídeos reproduzidos. Com tanto sucesso, os fãs do sertanejo vão se encantar com o show que a dupla está organizando para o festival.

Os shows são fruto da parceria da prefeitura com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (FUNARJ). Este ano, o festival traz o 1º Concurso “Delícias do Maracujá”, que vai premiar com o valor de mil reais os ganhadores de cada receita. As inscrições são gratuitas e terminam nessa quarta-feira (23).

Sonho vira realidade: inaugurada EJA Quilombola em Deserto Feliz

0
Sonho vira realidade: inaugurada EJA Quilombola em Deserto Feliz

A comunidade quilombola de Deserto Feliz agora vai poder contar com a “EJA Quilombola”, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Municipal Manoel Azeredo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT). Esse era um sonho antigo da comunidade quilombola, que foi concretizado pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana. A aula inaugural aconteceu na noite desta segunda-feira (21), contando com atividade de acolhimento aos alunos do programa, apresentação da equipe, horários disponíveis e conhecimento dos objetivos da turma.

Inicialmente, a EJA vai funcionar com os anos iniciais e disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Educação Física, de segunda a sexta-feira. A turma é composta por 15 alunos, mas as inscrições continuam abertas. Para se matricular, basta ter 15 anos ou mais e comparecer à escola levando documentos pessoais e certificado de conclusão de curso.

O coordenador da EJA, Rafael Viana, disse que a implantação da EJA Quilombola representa um marco histórico em nossa trajetória educacional. “Mais do que oferecer o acesso ao ensino, estamos reafirmando o compromisso da identidade, da ancestralidade e da resistência de um povo que carrega em sua história a luta por direitos, território e dignidade”.

PERSONAGEM EJA DESERTO 01

Moradora na comunidade, Maria Antônia Lima dos Santos disse estar muito feliz com a chegada da EJA a Deserto Feliz. “Agora tenho uma oportunidade de terminar os meus estudos, e eu tenho muito orgulho de ser quilombola”, disse a nova aluna.

PERSONAGEM EJA DESERTO 02

Aluna do curso, Edna Azeredo Machado, de 36 anos, falou sobre a importância da EJA na comunidade. “Vou terminar os meus estudos e realizar um sonho”, afirmou a moradora.

Estiveram presentes à aula inaugural da EJA em Deserto Feliz, o secretário municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra; a subsecretária, Kíssila Sobrinho; o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Enaldo Barreto; a chefe do Departamento de Ensino, Renata Ramos; os coordenadores da SMECT, alunos, professores da Escola Municipal Estelita de Araújo Crespo e moradores da comunidade.

galleryEj/gallery

Sonho vira realidade: inaugurada EJA Quilombola em Deserto Feliz

0
Sonho vira realidade: inaugurada EJA Quilombola em Deserto Feliz

A comunidade quilombola de Deserto Feliz agora vai poder contar com a “EJA Quilombola”, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Municipal Manoel Azeredo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT). Esse era um sonho antigo da comunidade quilombola, que foi concretizado pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana. A aula inaugural aconteceu na noite desta segunda-feira (21), contando com atividade de acolhimento aos alunos do programa, apresentação da equipe, horários disponíveis e conhecimento dos objetivos da turma.

Inicialmente, a EJA vai funcionar com os anos iniciais e disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Educação Física, de segunda a sexta-feira. A turma é composta por 15 alunos, mas as inscrições continuam abertas. Para se matricular, basta ter 15 anos ou mais e comparecer à escola levando documentos pessoais e certificado de conclusão de curso.

O coordenador da EJA, Rafael Viana, disse que a implantação da EJA Quilombola representa um marco histórico em nossa trajetória educacional. “Mais do que oferecer o acesso ao ensino, estamos reafirmando o compromisso da identidade, da ancestralidade e da resistência de um povo que carrega em sua história a luta por direitos, território e dignidade”.

PERSONAGEM EJA DESERTO 01

Moradora na comunidade, Maria Antônia Lima dos Santos disse estar muito feliz com a chegada da EJA a Deserto Feliz. “Agora tenho uma oportunidade de terminar os meus estudos, e eu tenho muito orgulho de ser quilombola”, disse a nova aluna.

PERSONAGEM EJA DESERTO 02

Aluna do curso, Edna Azeredo Machado, de 36 anos, falou sobre a importância da EJA na comunidade. “Vou terminar os meus estudos e realizar um sonho”, afirmou a moradora.

Estiveram presentes à aula inaugural da EJA em Deserto Feliz, o secretário municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra; a subsecretária, Kíssila Sobrinho; o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Enaldo Barreto; a chefe do Departamento de Ensino, Renata Ramos; os coordenadores da SMECT, alunos, professores da Escola Municipal Estelita de Araújo Crespo e moradores da comunidade.

galleryEj/gallery

Puma ataca criança de forma repentina em trilha nos EUA e acaba abatido

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma criança de quatro anos foi atacada por um puma na tarde de domingo enquanto caminhava com a família por uma tr…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Morre o cantor Ozzy Osbourne aos 76 anos

0

Na tarde desta terça-feira (22), morreu o músico britânico Ozzy Osbourne, semanas após a reunião da banda Black Sabbath, que se despedia dos palcos…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Lesão tira brasileiro do Taiti e pode abrir vaga para Gabriel Medina

0

(UOL/FOLHAPRESS) – A última etapa da temporada regular do Mundial de Surfe pode ter uma mudança inesperada. O brasileiro Alejo Muniz anunciou nesta…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Bebê morre com 90% de queimaduras no corpo após explosão com álcool

0
Foto: Reprodução

Uma bebê morreu após sofrer queimaduras em 90% do corpo provocadas por uma explosão causada pelo uso de álcool para cozinhar, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. O caso aconteceu na segunda-feira (22), no bairro Jardim Esperança.

Segundo familiares, os pais da criança improvisaram uma forma de cozinhar após o gás de cozinha acabar. Eles colocaram álcool líquido em um recipiente no chão da cozinha e, ao tentar acender o fogo, houve uma explosão.

A avó da menina prestou os primeiros socorros. Ela contou que ouviu o barulho e correu até o local, onde encontrou a bebê com a fralda em chamas. A criança foi levada para o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos e, em seguida, transferida de helicóptero para o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo.

A unidade informou que a bebê teve 90% do corpo queimado e não resistiu aos ferimentos.

Os pais da criança também ficaram feridos na explosão. O pai teve 80% do corpo queimado, e a mãe, 50%. Eles foram encaminhados para o Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, e seguem internados.

Fonte: g1

Saúde reforça chamado para jovens entre 15 e 19 anos se vacinarem contra HPV

0

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o chamado para adolescentes e jovens entre 15 e 19 anos se vacinarem contra o Papilomavírus Humano (HPV). A estratégia faz parte da mobilização “Resgate dos não vacinados com a vacina HPV no estado do Rio de Janeiro”, que será intensificada até dezembro deste ano. A imunização é essencial na prevenção de cânceres do colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe.

Para receber a vacina basta comparecer à Unidade Básica de Saúde da Família (UBSFs) mais próxima de sua residência, das 8h30 às 16h, de segunda a sexta-feira. Durante a semana, também é possível se vacinar no Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal, das 8h às 20h. Já aos sábados e domingos, das 8h às 17h.

A campanha é uma recomendação do Ministério da Saúde e tem como principal objetivo vacinar adolescentes entre 15 e 19 anos que perderam a oportunidade de receber a vacina na faixa etária preconizada, que é de 9 a 14 anos. Em Campos, esse público-alvo é de 23.022 adolescentes e jovens não vacinados, sendo 8.979 meninas e 14.043 meninos. A meta é vacinar 90% desse público.

“A campanha visa não apenas aumentar a cobertura vacinal, mas também conscientizar os pais sobre a importância de proteger seus filhos contra essa infecção potencialmente fatal. O HPV é um vírus perigoso, que pode causar óbitos relacionados ao câncer de colo do útero em mulheres. A vacinação é fundamental para prevenir doenças graves como câncer de colo de útero, laringe e verrugas genitais”, reforça o assessor técnico de Imunização da SMS, Leonardo Cordeiro.

Desde 2024 o esquema vacinal contra o HPV é feito com dose única da vacina. Dados municipais apontam que no ano passado foram aplicadas 7.977 doses do imunizante. Já de janeiro a até 21 de julho, foram aplicadas 3.929 doses. “Com a intensificação das ações, esperamos que mais jovens sejam imunizados, contribuindo para a prevenção de doenças relacionadas ao HPV”, completou Leonardo.

BENEFÍCIOS DA VACINA HPV

A vacina protege contra os tipos de HPV (16 e 18) que causam câncer de colo do útero, vulva, vagina, pênis, anal e de orofaringe em homens e mulheres, além de também proteger contra os tipos de HPV que causam verrugas genitais. Pode reduzir a circulação do vírus e proteger a exposição também aqueles que não foram vacinados.

GRUPOS ESPECIAIS

Outros grupos populacionais também podem se vacinar, como pessoas que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos entre 9 e 45 anos; vítimas de abuso sexual entre 15 e 45 anos que não tenham tomado a vacina; pacientes com papilomatose respiratória recorrente; e usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) com idade entre 15 e 45 anos. Para esse grupo a vacina é feita no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Suplente de Alcolumbre é alvo de operação sobre fraude em licitações de R$ 60 milhões

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Um suplente do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), foi alvo de mandado de busca e apreensão nesta…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

EUA anunciam saída da UNESCO por suposta “agenda ideológica”

0

Os Estados Unidos anunciaram hoje a saída da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), dois anos após o regresso,…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Leo Dias faz desabafo: “Eu não achei que eu ia chegar aos 50 anos”

0

Nesta segunda-feira (21), o programa ‘No Alvo’, do SBT,  recebeu o jornalista Leo Dias. Admirado por uns, criticados por outros. Muitos artistas o…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

SFI se prepara para a “Caminhada da Família” dia 9 de agosto

0
SFI se prepara para a “Caminhada da Família” dia 9 de agosto

Com a presença de representantes da comunidades eclesiásticas Católica e evangélica, foi realizada nesta terça-feira (22), na Câmara de Vereadores, um encontro de alinhamento e mobilização para a “Caminhada da Família”, que acontece no dia 9 de agosto, às 16h, no Centro de São Francisco de Itabapoana. A reunião contou a presença da prefeita Yara Cinthia e do pastor da Terceira Igreja Batista de Campos, ex deputado Estadual e Federal Éber Silva, que ministrou uma palestra ressaltando a importância da família.

IM3A7262

Autora da lei que instituiu a “Caminhada da Família” no município a prefeita explicou que a concentração do evento vai acontecer no Trevo das Praias e os participantes irão se dirigir até a sede da Prefeitura. Durante o percurso, louvor e orações vão marcar a caminhada. Ela destacou ainda que os moradores de localidades mais distantes do Centro vão contar com transporte.

— Queremos que todos participem desse momento ímpar no nosso município, independentemente de serem católicos os evangélicos pois vamos celebrar a família e a fé em Deus. Eu fico muito feliz em ver as igrejas orando juntas e pedindo o bem maior do nosso município — disse a prefeita.

IM3A7380

O pastor Éber elogiou a iniciativa da prefeitura e pontuou que todo município deveria realizar eventos como esse. “Estou enfatizando na palestra o poder da família dentro de uma sociedade. São famílias abençoadas que enriquecem um município de dentro para fora, e trabalham para motivar e incentivar o amor pela cidade”, disse o pastor.

IM3A7300

O padre da Igreja São Francisco de Itabapoana e pároco da cidade, Luciano Gomes da Silva, ressaltou que a caminhada é um momento dos cristãos se reunirem para enfatizar a concepção de família. “A família é a célula da sociedade. É o dia de nos unirmos nesse grande propósito”, falou o padre.

IM3A7328

Presidente da Associação Evangélica de São Francisco de Itabapoana (AESFI), pastor Adilson do Sacramento, que é essencial o fortalecimento da fé e da comunhão em todas as comunidades eclesiásticas da cidade. “O projeto é cuidar da família e exaltar o nome de Deus”, finalizou o pastor.

Estavam presentes o presidente da Câmara, Alexandre Barrão, o chefe de Gabinete, Jairo Batista e os vereadores Heleno, Sorriso, Daniel Abílio e parte do secretariado.

IM3A7289

Parceria entre prefeitura e Sicredi fortalece apoio aos empreendedores de SFI

0
Parceria entre prefeitura e Sicredi fortalece apoio aos empreendedores de SFI

A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), por meio da Sala do Trabalhador e Empreendedor, recebeu nesta segunda-feira (23), o representante da agência do Banco Sicredi de São Francisco de Itabapoana, Mateus Soares Zacarias. O encontro teve como objetivo alinhar ações conjuntas em prol do fortalecimento dos empreendedores locais.

Durante a reunião, foram discutidas propostas de parcerias que visam oferecer mais oportunidades para quem deseja investir, crescer e se formalizar com segurança no município. A coordenadora da Sala do Trabalhador Empreendedor, Rebeca Guimarães, destacou a importância do diálogo com instituições financeiras para fomentar o desenvolvimento.

“Estamos construindo uma rede de apoio com linhas de crédito acessíveis, informações valiosas sobre empreendedorismo e atendimento especializado e personalizado para quem deseja crescer e investir com segurança”, afirmou Rebeca.

Mateus, que é Gerente Pessoa Jurídica do banco, destacou que a instituição está aberta ao diálogo com o poder público e disposta a contribuir com o crescimento econômico da cidade. “Nosso objetivo é contribuir com o trabalho do Sebrae junto aos empresários da nossa cidade, unindo forças para fortalecer o empreendedorismo, oferecendo soluções financeiras que atendam às suas necessidades e incentivem o desenvolvimento local.”

A reunião contou também com a participação de Leonardo da Silva Oliveira, integrante da equipe da Sala do Empreendedor. O Sicredi também disponibilizou materiais gráficos que podem auxiliar os empreendedores com informações importantes, orientações e dicas práticas para o fortalecimento dos seus negócios.

FOTO 3

Carro roubado é recuperado e suspeito é preso pela PRF na BR-101 em Campos

0
Foto: Divulgação PRF

Um carro roubado foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na madrugada desta segunda-feira (22), na BR-101, na altura do distrito de Ururaí, em Campos dos Goytacazes. Um homem de 33 anos, que dirigia o veículo, foi preso por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

De acordo com a PRF, o automóvel, um Fiat Argo branco, era ocupado também por uma mulher e uma criança de colo. Durante a abordagem, o condutor alegou que havia pegado o carro emprestado com uma pessoa que não soube identificar. Ele disse ainda que viajava de Macaé para uma consulta médica no distrito de Travessão.

Ao checar os sinais identificadores do veículo, os agentes constataram que se tratava de um carro roubado em 20 de fevereiro deste ano, na cidade do Rio de Janeiro. O veículo circulava com placas clonadas.

O motorista foi conduzido à 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde permaneceu preso. Segundo a PRF, ele possui uma longa ficha criminal, com passagens por homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma. O suspeito também é apontado como liderança do tráfico nas regiões de Travessão e São Francisco de Itabapoana.

O carro foi encaminhado para perícia e será devolvido ao verdadeiro proprietário.

Ritmo do Flamengo no mercado pressiona Boto após estresse com Pedro

0

(UOL/FOLHAPRESS) – O ritmo de contratações do Flamengo joga os holofotes para o trabalho de José Boto como diretor de futebol. E à medida que saem…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Corinthians banca Dorival, e Memphis passa ileso após polêmica em clássico

0

(UOL/FOLHAPRESS) – O Corinthians prioriza equalizar as contas e, por isso, colocou panos quentes em duas situações: a de Dorival Júnior e a de Memp…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Prazo ampliado para regularização de documentação do Transporte Universitário

0
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio da Subsecretaria de Gestão Operacional, informa que, diante da manifestação de alguns estudantes sobre a dificuldade em obter, dentro do prazo previsto, a declaração com os dias da semana e os horários das aulas referentes ao segundo semestre/2025, será concedida uma prorrogação parcial para regularização desse documento específico.
Segundo a subsecretária de Gestão Operacional, Cátia Mello, os estudantes que apresentarem toda a documentação exigida no Edital de Chamamento Público nº 002/2025, com exceção da declaração de horários de aulas, terão sua solicitação registrada como “em análise” no sistema.
“Esses estudantes receberão uma declaração provisória de uso do transporte, garantindo o acesso ao benefício durante o período de regularização”, informou.
Para os demais estudantes que não possuem pendências documentais, seguem normalmente as orientações do edital, incluindo o prazo de retirada da carteirinha entre os dias 7 e 15 de agosto, das 9h às 16h30, na sede da Secretaria. A medida visa assegurar o direito dos estudantes ao transporte universitário, ao mesmo tempo em que mantém a organização e o controle técnico-operacional do Programa.
Para esclarecer dúvidas, os estudantes devem entrar em contato pelo WhatsApp (22) 98131-0808 ou pelo e-mail [email protected].

Homem é baleado enquanto andava de bicicleta em Farol de São Thomé

0
HFM/Foto: Reprodução
HFM/Foto: Reprodução

A Polícia Civil investiga uma tentativa de homicídio registrada na noite desta segunda-feira (21), na praia de Farol de São Thomé, litoral de Campos dos Goytacazes. Um homem foi baleado na perna enquanto circulava de bicicleta pela Rua Capitania Santo Amaro, no bairro Xexé.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima afirmou que foi surpreendida pelo disparo e não conseguiu identificar de onde partiu o tiro, tampouco quem seria o autor.

O homem foi inicialmente atendido na Unidade de Pré-Hospitalar (UPH) do Farol e, em seguida, transferido para o Hospital Ferreira Machado (HFM). O caso foi registrado na 134ª Delegacia de Polícia do Centro, que ficará responsável pela investigação.

Rússia descarta avanços nas negociações com a Ucrânia em Istambul

0

O Kremlin minimizou nesta terça-feira (22) as expectativas para a terceira rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia, prevista para esta quarta,…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Eduardo Paes batiza circuito de blocos de Carnaval do Rio com nome de Preta Gil

0

(FOLHAPRESS) – Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes vai homenagear Preta Gil, que morreu de câncer aos 50 anos, com nome de circuito de blocos…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.