Home Blog Page 111

Democracia Cristã vai iniciar processo interno para expulsar Aldo Rebelo

0

A direção nacional do partido Democracia Cristã (DC) autorizou a abertura imediata de procedimento disciplinar pela expulsão sumária do ex-presiden…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Brasileiro morre em acidente de moto na Argentina a caminho do Atacama

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um brasileiro de 43 anos, natural de Limoeiro (PE), morreu após um acidente de moto na província de Jujuy, na Arge…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Paula Fernandes assume namoro com piloto de avião; conheça

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A cantora Paula Fernandes está namorando o piloto de aviões Daniel Pereira. A confirmação foi feita ao F5. Segundo a a…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Endrick, Estêvão, Rayan e mais 4 brasileiros são indicados ao Golden Boy

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Os brasileiros Endrick, Estêvão, Kauã Elias, Rayan, Souza, Vitor Reis, William Gomes estão entre os cem candidatos…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

“Maio Laranja” é tema de palestras para alunos de escolas da rede municipal

0
“Maio Laranja” é tema de palestras para alunos de escolas da rede municipal

Cerca de 270 alunos da Escola Modelo Municipal Herval Luiz dos Santos e da Escola Municipal Professora Dalria Maria Gomes Macedo, localizadas no Centro de São Francisco de Itabapoana, participaram, nesta quinta-feira (21/05), de ações em alusão à campanha “Maio Laranja”, de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

IMG 2326.JPG

As ações, que são uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia com o Conselho Tutelar, também acontecerão nesta sexta-feira (22/05), nas Escolas Municipais Délcio Machado, em Barra de Itabapoana, a partir das 12h30; e Estelita de Araújo Crespo, em Praça João Pessoa, a partir das 14h30. Elas serão direcionadas a alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O tema será abordado através de palestras, atividades educativas, teatro, rodas de conversa e orientações aos estudantes.

As palestras foram ministradas pelo psicólogo e coordenador de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Renato Chagas, que nesta sexta (22/05), falará sobre o mesmo tema no Centro de Terapias Especiais, às 9h; e na Fundação Arco-Íris, às 10h.

— Falar sobre a prevenção e o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes é uma responsabilidade coletiva. Muitas vezes, a violência acontece de forma silenciosa, dentro de contextos de confiança, e por isso a conscientização da sociedade é fundamental para identificar sinais, acolher as vítimas e interromper ciclos de violência. O diálogo aberto e a educação preventiva são ferramentas essenciais de proteção — disse.

IMG 2313.JPG

Ele destacou ainda que “o enfrentamento ao abuso sexual infantil exige união entre poder público, saúde, educação, assistência social, conselho tutelar e sociedade civil. Denunciar é um ato de proteção e cuidado. O silêncio fortalece o agressor, enquanto a informação e a conscientização salvam vidas”.

Campanha – O “Maio Laranja” é uma campanha nacional de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. O movimento incentiva a sociedade a identificar, denunciar e prevenir qualquer forma de violência contra menores.

A denúncia pode ser feita de forma anônima e segura através dos seguintes canais: Disque 100, da Central de atendimento exclusiva para violações de Direitos Humanos; Conselho Tutelar de São Francisco de Itabapoana, pelo telefone (22) 999435602; e pelo número 190, da Polícia Militar.

Fiocruz vai produzir remédio de alto custo contra esclerose para o SUS

0

O medicamento de alto custo cladribina oral, que já é distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a pacientes com esclerose múltipla, passará a s…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

 

João Fonseca conhece chave em Roland Garros e pode enfrentar Djoko

0

Pela primeira vez cabeça de chave em um torneio Grand Slam, o tenista brasileiro Joao Fonseca conheceu nesta quinta-feira (21) seus possíveis adver…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Terminam nesta sexta (22/05) as inscrições para o Coral Municipal

0
Terminam nesta sexta (22/05) as inscrições para o Coral Municipal

Termina nesta sexta-feira (22/05) o prazo de inscrições para o Coral Municipal de São Francisco de Itabapoana. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT) e do Departamento de Cultura. O objetivo é incentivar a musicalização, a integração social e o desenvolvimento cultural da comunidade.

Podem participar pessoas de qualquer idade. O grupo de canto vai atuar em atividades artístico-culturais promovidas pelo Departamento de Cultura da SMECT no município. Quem se interessar deve se dirigir à sede da SMECT (Rodovia Afonso Celso, 228 – Centro), levando documento de identidade, CPF, uma foto 3×4 e comprovante de residência. A inscrição é gratuita e as vagas são ilimitadas.

Homem é detido após quebrar para-brisa de caminhonete no Centro de Campos

0
Foto: Divulgação Operação Segurança Presente

Um homem foi detido na manhã desta quinta-feira (21) após danificar o para-brisa de uma caminhonete em Campos dos Goytacazes.

De acordo com a Polícia Militar, agentes da Operação Segurança Presente realizavam patrulhamento pela Rua dos Goytacazes, no Centro, quando foram abordados por um funcionário de uma oficina mecânica. O homem relatou que o suspeito havia arremessado uma pedra contra o para-brisa de uma caminhonete Chevrolet S10, que estava no local para manutenção.

Com as características do acusado, os policiais realizaram buscas nas proximidades e conseguiram localizar o homem. Segundo a PM, ele confessou ter jogado a pedra no veículo por acreditar que a caminhonete seria adulterada.

O suspeito foi encaminhado para a 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde foi autuado pelo crime de dano, previsto no artigo 163 do Código Penal.

Alunos denunciam problemas estruturais na Cidade Universitária

0
Foto: Reprodução Inter TV

Alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) denunciaram problemas estruturais na Cidade Universitária de Macaé, no Norte Fluminense. Imagens mostram salas com sinais de mofo, rachaduras e falta de conservação no prédio.

Os universitários cobram melhorias na infraestrutura e dizem que o espaço enfrenta problemas de manutenção há anos. Eles também reclamam da falta de investimentos e de assistência estudantil.

Outra preocupação dos estudantes é a possibilidade de encerramento do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), instituição municipal que funciona no mesmo prédio da Cidade Universitária.

Segundo os alunos, a prefeitura teria alegado evasão de estudantes para justificar o fechamento do curso.

Os estudantes também cobram promessas de apoio à educação e melhorias nas condições oferecidas aos universitários.

Em nota, a Secretaria Executiva de Ensino Superior informou que a Prefeitura de Macaé vai realizar obras de expansão da Cidade Universitária, com a construção de dois novos blocos para ampliar a estrutura de salas de aula e laboratórios. Segundo a prefeitura, as obras devem começar no próximo mês.

A secretaria informou ainda que há previsão de construção de um ginásio poliesportivo no campus.

Sobre o Restaurante Universitário, a prefeitura disse que recebeu da UFRJ a solicitação de uma área para construção do equipamento e que o processo administrativo para concessão do espaço está em tramitação.

Em relação à FeMASS, a secretaria afirmou que a instituição segue em pleno funcionamento, com seis cursos de graduação em atividade.

A prefeitura destacou ainda que a Cidade Universitária possui atualmente quatro blocos, sendo os blocos B e C administrados diretamente pela UFRJ, e reforçou que mantém diálogo permanente e cooperação institucional com a universidade.

Congresso derruba vetos de Lula e decide liberar verba a municípios antes da eleição

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O Congresso Nacional derrubou nesta quinta-feira (21) vetos do presidente Lula (PT) a pontos da LDO (Lei de Diretrizes…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Israel deporta ativistas após vídeo do grupo amarrado e ajoelhado causar crise diplomática

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governo de Israel anunciou nesta quinta-feira (21) que deportou todos os ativistas estrangeiros que integravam uma f…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Fortes chuvas voltam a atingir o País; veja Estados afetados

0

A passagem de uma frente fria pelo oceano irá manter o tempo instável e provocar chuva em diferentes regiões do Brasil ao longo deste fim de semana…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

 

Deolane atuava como caixa do PCC, afirmam investigadores

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Investigadores à frente da operação que culminou na prisão da advogada e influenciadora Deolane Bezerra, suspeita de l…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Dória rescinde contrato com São Paulo após receber ameaças nas redes

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O zagueiro Matheus Dória assinou na manhã desta quinta-feira (21) sua rescisão contratual com o São Paulo. O UOL a…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Criminosos invadem oficina em Grussaí, roubam cordão de ouro e fazem disparos para intimidar vítimas

0
145ª DP/ Foto: Reprodução Polícia Civil

Um assalto em uma oficina terminou com disparos de arma de fogo na manhã de quinta-feira (21), em Grussaí, em São João da Barra. Dois criminosos chegaram ao local em uma motocicleta, invadiram o estabelecimento e anunciaram o roubo, causando momentos de tensão entre as pessoas presentes.

De acordo com informações apuradas, os assaltantes renderam o proprietário da oficina e roubaram um cordão de ouro. Durante a ação, a vítima sofreu ferimentos ao ter o objeto retirado à força. Antes de deixarem o local, os suspeitos efetuaram ao menos três disparos para o alto, com o objetivo de intimidar clientes e demais pessoas que estavam nas proximidades.

O caso foi registrado na 145ª DP/São João da Barra, onde será investigado. A polícia realiza diligências e busca por imagens de câmeras de segurança que possam auxiliar na identificação e localização dos envolvidos.

Foragido da Justiça por furto é preso pela PM em São Fidélis

0
Foto: 141ª DP/São Fidélis

Policiais militares prenderam, na noite desta quarta-feira (20), um homem de 21 anos que era considerado foragido da Justiça, em São Fidélis.

A prisão aconteceu na Rua Antônio Xavier Maia, no bairro Penha, após os agentes identificarem que havia um mandado de prisão preventiva em aberto contra o suspeito pelo crime de furto.

Segundo os sargentos Pontes e Chaves, o homem também teria rompido a tornozeleira eletrônica que utilizava.

Após a abordagem, ele foi encaminhado para a 141ª Delegacia de Polícia de São Fidélis, onde a ocorrência foi registrada. O suspeito permaneceu preso e deverá ser transferido para o sistema prisional do estado.

Secretaria de Meio Ambiente notifica donos de oficinas mecânicas para regularização

0
Secretaria de Meio Ambiente notifica donos de oficinas mecânicas para regularização

A Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana está notificando as oficinas mecânicas do município para que realizem o licenciamento ambiental de suas atividades. Os proprietários têm o prazo de 15 dias para iniciar o processo de regularização. Para isso, deverão procurar a sede da secretaria (Rua Otávio Pinto de Oliveira, 15 – Centro) de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. A ação tem o apoio da Guarda Ambiental.

A medida tem como objetivo garantir que os estabelecimentos estejam funcionando dentro das normas ambientais e realizando o descarte correto de resíduos como óleo lubrificante, filtros, baterias e outros materiais. De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, o licenciamento é obrigatório e contribui para a preservação do meio ambiente, além de oferecer mais segurança tanto para os trabalhadores quanto para a população.

Os proprietários que não atenderem à notificação dentro do prazo estarão sujeitos às penalidades previstas na legislação ambiental, que incluem multas e outras sanções administrativas. O órgão reforça que a regularização das oficinas é importante não apenas para atender às exigências legais, mas também para incentivar práticas sustentáveis no município.

— Entre as orientações, estão o armazenamento adequado de resíduos perigosos, a destinação correta de materiais contaminantes e a prevenção de vazamentos que possam causar danos ao solo e aos recursos hídricos. Técnicos do setor ambiental estarão disponíveis para orientar os empresários sobre a documentação necessária e os procedimentos para obtenção da licença ambiental — explicou a secretária.

A iniciativa faz parte das ações de fiscalização e conscientização ambiental desenvolvidas pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, visando a promover maior responsabilidade ambiental entre os empreendedores e contribuir para a qualidade de vida da população de São Francisco de Itabapoana.

Davi Alcolumbre descarta leitura de requerimentos para criar CPMI do Banco Master

0

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), descartou ler nesta quinta-feira, 21, os requerimentos de criação de uma Co…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.

Calor ‘histórico’ se estende à Europa: “Temperaturas muito altas”

0

Em Portugal, o cenário meteorológico mudou esta semana, com a chegada do calor e com registo, até, de temperaturas próximas dos 36ºC em algumas reg…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.