SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O piloto de caminhão Márcio da Rosa, da Fórmula Truck, morreu neste final de semana em um acidente de carro aos 41…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.
Piloto da Fórmula Truck morre aos 41 anos em acidente de carro
Saúde alerta para o aumento da gripe no inverno e orienta sobre imunização

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta para a importância da vacinação da gripe neste período de aumento de doenças respiratórias. Em São Francisco do Itabapoana, a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) está aberta para todos os públicos e acontece nas 15 unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF) e no ambulatório do Hospital Municipal Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas. Para se vacinar, é necessário levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), CPF e o cartão de vacina. Para quem não tiver o cartão de vacina, será feito um cartão na hora do atendimento.
O inverno começou oficialmente no dia 20 de junho, trazendo as condições típicas da estação, que favorecem o surgimento de doenças respiratórias. A combinação entre ar mais seco, mudanças bruscas de temperatura e maior permanência em ambientes fechados cria um cenário propício para o aumento de casos de gripe, rinite, sinusite, asma, bronquite crônica e até pneumonias.
Entre julho e setembro, o país entra no período de maior circulação do vírus influenza, causador da gripe, o que representa um risco adicional, especialmente para pessoas com doenças crônicas. A poluição do ar, que tende a se intensificar durante o inverno, agrava ainda mais esse cenário.
— A gripe não é uma doença simples. Ela pode causar complicações graves, especialmente em idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, podendo até levar o paciente a morte em alguns casos — ressalta o pneumologista David Medeiros de Matos, coordenador da urgência e emergência do Hospital Municipal Manoel Carola. “A vacina é a forma mais segura e eficaz de se proteger. Ela ajuda o nosso corpo a reconhecer o vírus e a combater a infecção antes que ela se agrave. Além disso, ao se vacinar, você também protege as pessoas ao seu redor. A doença de amanhã pode ser prevenida hoje”.
A campanha de vacinação contra a gripe em São Francisco começou no dia 4 de abril, com a meta de imunizar cerca de 5 mil pessoas pertencentes aos grupos prioritários. Até o momento, 6.549 doses foram aplicadas.
O público-alvo da vacinação inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos (até 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua. Também integram os grupos prioritários profissionais da saúde, professores de todos os níveis de ensino, integrantes das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuário, funcionários dos Correios, pessoas privadas de liberdade, adolescentes sob medidas socioeducativas e os servidores que atuam no sistema prisional.
SMECT promove 4° Encontro Pedagógico e aborda o “Autismo na Escola”

A Secretaria de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT) de São Francisco de Itabapoana está promovendo, nesta segunda-feira (14), o 4° Encontro Pedagógico do Setor Multidisciplinar, uma formação continuada voltada aos professores mediadores e agentes de apoio à educação especial. O encontro tem como tema central “Autismo na Escola”, trazendo reflexões importantes sobre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar.
O principal objetivo da formação é ampliar o conhecimento dos profissionais da educação sobre as características do autismo, promovendo estratégias práticas e humanizadas para lidar com comportamentos desafiadores, bem como prevenir situações de crise no contexto escolar. A proposta também busca fortalecer o papel dos mediadores, agentes de apoio e demais educadores na construção de um ambiente escolar mais acolhedor, respeitoso e funcional para os estudantes com TEA.
O evento conta também com a participação ativa de diretores escolares, coordenadores pedagógicos, professores da Apae e da Associação Arco-Íris de Luz, fortalecendo ainda mais o compromisso coletivo da rede municipal com uma educação inclusiva e acolhedora.
Pedagoga e coordenadora de Formação Continuada do Setor Multidisciplinar, Gisele Fernandes Pereira explicou que a formadora convidada, a neuropsicopedagoga Cíntia Arêas, compartilhou conhecimentos valiosos sobre os principais traços do espectro autista, além de abordar os comportamentos desafiadores, crises sensoriais, estratégias de manejo e prevenção.
No turno da manhã, o encontro recebeu aproximadamente 115 participantes. Ainda estão previstas as participações dos profissionais dos turnos da tarde e da noite, totalizando cerca de 270 pessoas envolvidas ao longo do dia.
— Formações como essa são fundamentais para garantir que a escola seja, de fato, um espaço de inclusão e respeito à diversidade. Ao capacitar os profissionais que atuam diretamente com os estudantes com deficiência, o município investe em uma educação mais justa, empática e eficaz. A participação de diferentes segmentos da comunidade escolar, incluindo diretores, coordenadores e professores de instituições parceiras, demonstra que a inclusão é uma construção coletiva, que exige diálogo, conhecimento e comprometimento de todos os envolvidos — explicou Gisele.
TJ-RJ suspende ordem de desaposentação de mais de mil servidores em Campos
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, por meio de decisão da Quinta Câmara de Direito Público, suspendeu execução que previa a desaposentação de mais de mil servidores públicos vinculados ao regime próprio de previdência de Campos dos Goytacazes (PREVICAMPOS).
A medida impede que esses servidores fossem desligados do PREVICAMPOS e obrigados a migrar para o Regime Geral de Previdência Social (INSS), o que poderia representar uma sobrecarga significativa ao sistema federal e gerar instabilidade na gestão previdenciária local.
De acordo com a Procuradoria-Geral do Município, a manutenção desses vínculos garante maior segurança jurídica e estabilidade financeira ao sistema municipal de previdência, além de proteger os direitos dos próprios servidores.
“Se trata de um processo extremamente complexo, de contundente impacto não só social, mas também às economias públicas e dos servidores envolvidos. A decisão preserva o equilíbrio do regime próprio e evita um efeito cascata que poderia comprometer tanto a previdência local quanto o INSS, já tão pressionado em âmbito nacional”, avaliou o Procurador-Geral do Município de Campos, Matheus José.
A Procuradoria-Geral esclarece ainda que a decisão é de natureza provisória e que a atuação do Município na Justiça Estadual visa equacionar a questão com entendimento recentemente fixado pelo Supremo Tribunal Federal, que em julgamento de processo de mesma espécie, com repercussão geral, determinou a preservação das aposentadorias concedidas, bem como aquelas com os requisitos satisfeitos até 17 de junho de 2024.
Fonte: Ascom
Frio e baixa qualidade do ar: veja como fica o tempo em SP
A segunda-feira, 14, começou fria no Estado de São Paulo, mas conforme o Climatempo, a temperatura deve subir um pouco nesta tarde e nos próximos d…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.
Ellen DeGeneres apoia Rosie O’Donnell em briga com Trump
(FOLHAPRESS) – Ameaçada por Donald Trump de perder sua cidadania americana, Rosie O’Donnell vem recebendo o apoio de artistas como Ellen DeGeneres….
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.
São Paulo iguala pior sequência de 2024 e vive pesadelo longe do Morumbis
(UOL/FOLHAPRESS) – A derrota para o Flamengo fez com que o São Paulo, agora comandado por Hernán Crespo, igualasse a sua pior sequência de resultad…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.
Elvis Presley, Beckham, Lenny Kravitz: revista elege 50 homens mais atraentes da história
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Imagine fazer parte de uma lista dos homens mais atraentes de todos os tempos. A revista americana Harper’s Bazaar pro…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.
Nunes repete Trump e Tarcísio, contesta TSE e defende candidatura de Bolsonaro em 2026
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O prefeito Ricardo Nunes (MDB) repetiu nesta segunda-feira (14) os mesmos argumentos do presidente Donald Trump (EUA)…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.
Trump ameaça Rússia com tarifa de 100% se não acabar guerra com a Ucrânia
Na manhã desta segunda-feira (14), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que irá impor “tarifas muito severas” à Rússia em 50 dia…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.
Góticos, emos? Famosos que tiveram uma fase alternativa!
Embora você possa pensar que é impossível ser contra o sistema e ser uma celebridade ao mesmo tempo, você ficaria surpreso ao ver quantos famosos t…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.
Motociclista fica ferido após colisão com carro na BR-101 em Campos
Na manhã dessa segunda-feira (14), um motociclista ficou ferido em uma colisão envolvendo uma moto e um carro no km 67 da BR-101, próximo ao Shopping Estrada, em Campos dos Goytacazes. A identidade da vítima não foi divulgada.
Segundo informações da Arteris Fluminense, concessionária responsável pela rodovia, o acidente aconteceu por volta das 10h22. O motociclista foi socorrido pelo resgate da autopista com ferimentos moderados e encaminhado ao Hospital Ferreira Machado (HFM).
Em razão do acidente, a pista norte precisou ser bloqueada e o trânsito foi desviado pela pista contrária. Por volta das 10h48, a Arteris informou que a via foi totalmente liberada. As causas da colisão não foram divulgadas até o momento.
Incêndio em lar de idosos mata nove e deixa dezenas de feridos nos EUA
Nove pessoas morreram e dezenas ficaram feridas após um incêndio devastar um lar de idosos em Fall River, no sul de Massachusetts, na noite de domi…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.
Homem morre após queda de asa-delta em Caraguatatuba, no litoral de SP
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um homem de 54 anos, morador da Vila Matilde, na zona leste de São Paulo, morreu na tarde de domingo (13) em um aciden…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.
CCZ reforça importância da vacinação contra raiva em cães e gatos
Escavações resgatam corpos de 796 crianças em vala comum na Irlanda
Mais de seis décadas após o fechamento da St Mary’s Mother and Baby Home, em Tuam, no oeste da Irlanda, o país dá início a um capítulo tardio — mas…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.
Avaí tenta se manter na briga pelo G-4 e Botafogo-SP faz duelo direto na Série B
A 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro conta com duas partidas na noite desta segunda-feira. Vindo de uma vitória e um empate nos últimos…
leia mais no Notícias ao Minuto Brasil aqui.
Recadastramento dos idosos termina nesta terça-feira (15)

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, está recadastrando os idosos assistidos pelo Centro de Convivência da Pessoa Idosa Nágime Jorge Abílio. O recadastramento termina nesta terça-feira (15) e pode ser feito pessoalmente no Centro de Convivência. A ação é uma exigência do Governo do Estado e tem como objetivos atualizar as informações cadastrais dos usuários e garantir a continuidade e a qualidade dos serviços oferecidos.
O processo de recadastramento é feito a cada dois anos e visa também a planejar melhor as ações do Centro de Convivência, assegurando que as necessidades dos idosos sejam atendidas de forma individualizada e com maior qualidade.
— O recadastramento é essencial para manter o acompanhamento adequado e para que as atividades e benefícios continuem chegando aos idosos de maneira organizada e eficiente — informou a assistente social responsável, Wiula Azevedo.
A assistente social destacou que eles devem ir pessoalmente ao Centro de Convivência da Pessoa Idosa no período informado, levando os documentos necessários. “A equipe faz o atendimento e atualiza o cadastro na hora”.
Documentos necessários para o recadastramento:
— RG ou CNH (identidade)
— CPF
— Comprovante de residência atualizado
— Cartão do SUS
— 1 foto 3×4
Sobre o Centro de Convivência da Pessoa Idosa
Com diversas atividades culturais, esportivas e de lazer, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa Nágime Jorge Abílio oferece muito mais do que entretenimento: promove saúde, inclusão e dignidade para quem tanto contribuiu com a cidade.
Atualmente, o programa atende cerca de 670 idosos, com uma programação semanal que contempla diferentes localidades. A cada dia da semana, um grupo é transportado gratuitamente em ônibus cedido pela Prefeitura de São Francisco, participa das atividades e ainda recebe alimentação — são cerca de 85 refeições gratuitas por dia. Antes das atividades, todos são acolhidos com um almoço nutritivo e balanceado.
PF realiza operação contra grupo que utilizava frigoríficos para o transporte de cocaína; há mandado de busca e apreensão em Campos
Um grupo criminoso, que usava frigoríficos de carne bovina para transportar cocaína interestadualmente é alvo de operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta segunda-feira (14). A Delegacia de Repressão a Drogas (DRE/ES), cumpre 28 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária.
O principal líder da organização é um dos alvos. Denominada “Sangue frio”, A ação visa prender o homem que, segundo a PF, é considerado foragido há 13 anos após uma condenação por tráfico de drogas.
De acordo com as investigações, a organização criminosa é uma das principais distribuidoras de entorpecentes no ES, sendo responsável pelo abastecimento de traficantes locais, sobretudo nas regiões de Cariacica, Viana e Guarapari.
Os mandados estão sendo cumpridos em Campos (RJ), Mato Grosso, Minas Gerais e Bahia, todos relacionados a integrantes da organização criminosa.
O nome da operação faz alusão à forma engenhosa e dissimulada utilizada pelos criminosos: o transporte da droga realizado em caminhões frigoríficos, misturada a cargas de carne bovina, partindo do MT até o ES.
Polícia Militar apreende grande quantidade de drogas em área de vegetação em Guarus
No último domingo (13), uma equipe do 8º Batalhão de Polícia Militar, realizou uma ação de apreensão de uma grande quantidade de drogas, na Rua Aldenor Alves dos Santos, localizada no bairro Santa Helena, em Campos.
Após receberem informações sobre um possível ponto de endolação de drogas, os policiais se deslocaram até o endereço indicado. Durante buscas na região, foi possível localizar, escondido em meio à vegetação, uma quantidade expressiva de drogas e apetrechos: 109 buchas de maconha, 20 sacolés de cocaína e materiais para endolação. Todo o material foi apreendido pela guarnição.
O caso foi registrado na 146ª DP/Guarus, onde seguirá sendo investigado.

























