Home Blog Page 1295

Mulher fica ferida ao cair de moto em Campos

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Na manhã desta quinta-feira (15), uma mulher de 39 anos, identificada pelas iniciais D.M.B.F., ficou ferida ao sofrer uma queda de moto na Avenida Presidente Kennedy, nas proximidades do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (CEPOP), no bairro Jockey, em Campos dos Goytacazes.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 8h e prestou os primeiros socorros à vítima, que apresentava ferimentos leves. Ela foi encaminhada para o Hospital Ferreira Machado (HFM).

As circunstâncias do acidente ainda não foram divulgadas.

Ações contra Cabral são enviadas ao STJ após decisão do STF sobre foro especial

0

ITALO NOGUEIRA
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Quatro ações penais contra o ex-governador Sérgio Cabral já foram enviadas pela Justiça Federal no Rio de Janeiro ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) em função da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de alterar seu entendimento sobre a aplicação do foro especial.

 

É a segunda reviravolta nesses processos, três dos quais já tiveram condenações a Cabral revertidas após os tribunais considerarem irregular a concentração de ações penais com o juiz Marcelo Bretas.

Em dois processos, os magistrados que receberam os autos já haviam validado as decisões do antecessor, mas interromperam a atuação após a mudança de entendimento no Supremo.

Outras ações devem seguir o mesmo destino. Processos no Tribunal de Justiça e no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) aguardam manifestação das defesas. O Ministério Público do Rio de Janeiro já se posicionou de forma favorável ao envio para o STJ.

Procurada, a defesa de Cabral não quis se manifestar sobre as decisões.

Em março, o STF decidiu que o foro por prerrogativa de função permanece mesmo após a autoridade deixar o cargo. Cabral acumula mais de 30 ações penais decorrentes da Operação Lava Jato por supostos crimes cometidos quando era governador (2007-2014).

O Supremo alterou o entendimento anterior, segundo o qual o foro especial se encerrava com o fim do mandato. Foi baseado nesse entendimento, de 2018, que todos os processos da Lava Jato e seus desdobramentos foram julgados em primeira instância.

A decisão do Supremo afirma que estão preservados os atos praticados pelo STF e os demais juízos com base na jurisprudência anterior. Há dúvidas, porém, sobre o impacto em processos que já tiveram condenação em primeira instância.

Eles atualmente estão na segunda instância para análise de apelação. Não se sabe se, ao receberem os processos, os ministro do STJ avaliarão apenas os recursos ou o próprio mérito da ação, como ocorre em casos de foro.

O ex-governador é acusado de ter cobrado 5% de propina sobre os grandes contratos de sua gestão. As investigações apontaram contas com cerca de R$ 300 milhões no exterior em nome de laranjas, além de joias e pedras preciosas usadas, segundo o Ministério Público Federal, para lavagem de dinheiro.

Inicialmente, o ex-governador negava as acusações. Dois anos depois da prisão, decidiu confessar os crimes. No fim de 2019, fechou um acordo de delação premiada com a Polícia Federal, depois anulado pelo STF em maio de 2021. Após sair da prisão, voltou a negar as denúncias.

Cabral ficou seis anos preso preventivamente enquanto respondia a 37 ações penais, 35 relacionadas aos desdobramentos da Lava Jato. Está em liberdade desde dezembro de 2022, mas permanece com um passivo de 33 processos criminais (32 da Lava Jato).

As penas, somadas, chegaram a ultrapassar os 400 anos de prisão. Com a anulação de sentenças e mudanças na dosimetria, elas agora atingem 274 anos.

O juiz Alexandre Libonati, da 2ª Vara Federal Criminal, foi o responsável pelo envio de três ações penais ao STJ.

Elas tratam da suposta propina paga pelo empresário Arthur Soares, outra pelo empresário Marco Antônio de Luca, e da acusação de corrupção para compra de votos de membros do COI (Comitê Olímpico Internacional) para a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016.

Todas haviam gerado condenações a Cabral e outros acusados, mas tiveram a sentença anulada após Bretas ser declarado incompetente para julgá-las.
Na ação do caso de Luca, referente à Operação Ratatouille, o magistrado já havia ratificado as decisões e provas colhidas por Bretas, restando apenas a elaboração de nova sentença.

Nos demais casos, vinculados à Operação Unfair Play, o magistrado enviou os processos para Brasília antes de avaliar se validava atos do magistrado anterior ou não. Caberá ao STJ a decisão sobre a ratificação dos atos da investigação.

O quarto processo enviado ao STJ era de responsabilidade do juiz Vitor Valpuesta, da 3ª Vara Federal Criminal. Ele trata da Operação Fatura Exposta, que apura suposto esquema de corrupção na Secretaria de Saúde na gestão Cabral.

Nesse caso, o envio foi consequência de uma decisão tomada por Valpuesta em outro processo, vinculado à Fatura Exposta mas que não tem Cabral como réu.

O magistrado atendeu a pedido da defesa de Jair da Veiga, apontado como responsável por licitações suspeitas na secretaria e no Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia). Ela alegou que, como a investigação teve origem numa apuração contra o ex-governador, também estava sujeita à mudança de interpretação do STF.

Valpuesta concordou com a argumentação e enviou ao STJ o processo principal, da Fatura Exposta, da qual Cabral é réu, e outras cinco ações penais vinculadas a ela.

Leia Também: Irritado com vazamento, Lula diz ter pedido ajuda a Xi Jinping com TikTok

Ações contra Cabral são enviadas ao STJ após decisão do STF sobre foro especial

0

ITALO NOGUEIRA
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Quatro ações penais contra o ex-governador Sérgio Cabral já foram enviadas pela Justiça Federal no Rio de Janeiro ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) em função da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de alterar seu entendimento sobre a aplicação do foro especial.

 

É a segunda reviravolta nesses processos, três dos quais já tiveram condenações a Cabral revertidas após os tribunais considerarem irregular a concentração de ações penais com o juiz Marcelo Bretas.

Em dois processos, os magistrados que receberam os autos já haviam validado as decisões do antecessor, mas interromperam a atuação após a mudança de entendimento no Supremo.

Outras ações devem seguir o mesmo destino. Processos no Tribunal de Justiça e no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) aguardam manifestação das defesas. O Ministério Público do Rio de Janeiro já se posicionou de forma favorável ao envio para o STJ.

Procurada, a defesa de Cabral não quis se manifestar sobre as decisões.

Em março, o STF decidiu que o foro por prerrogativa de função permanece mesmo após a autoridade deixar o cargo. Cabral acumula mais de 30 ações penais decorrentes da Operação Lava Jato por supostos crimes cometidos quando era governador (2007-2014).

O Supremo alterou o entendimento anterior, segundo o qual o foro especial se encerrava com o fim do mandato. Foi baseado nesse entendimento, de 2018, que todos os processos da Lava Jato e seus desdobramentos foram julgados em primeira instância.

A decisão do Supremo afirma que estão preservados os atos praticados pelo STF e os demais juízos com base na jurisprudência anterior. Há dúvidas, porém, sobre o impacto em processos que já tiveram condenação em primeira instância.

Eles atualmente estão na segunda instância para análise de apelação. Não se sabe se, ao receberem os processos, os ministro do STJ avaliarão apenas os recursos ou o próprio mérito da ação, como ocorre em casos de foro.

O ex-governador é acusado de ter cobrado 5% de propina sobre os grandes contratos de sua gestão. As investigações apontaram contas com cerca de R$ 300 milhões no exterior em nome de laranjas, além de joias e pedras preciosas usadas, segundo o Ministério Público Federal, para lavagem de dinheiro.

Inicialmente, o ex-governador negava as acusações. Dois anos depois da prisão, decidiu confessar os crimes. No fim de 2019, fechou um acordo de delação premiada com a Polícia Federal, depois anulado pelo STF em maio de 2021. Após sair da prisão, voltou a negar as denúncias.

Cabral ficou seis anos preso preventivamente enquanto respondia a 37 ações penais, 35 relacionadas aos desdobramentos da Lava Jato. Está em liberdade desde dezembro de 2022, mas permanece com um passivo de 33 processos criminais (32 da Lava Jato).

As penas, somadas, chegaram a ultrapassar os 400 anos de prisão. Com a anulação de sentenças e mudanças na dosimetria, elas agora atingem 274 anos.

O juiz Alexandre Libonati, da 2ª Vara Federal Criminal, foi o responsável pelo envio de três ações penais ao STJ.

Elas tratam da suposta propina paga pelo empresário Arthur Soares, outra pelo empresário Marco Antônio de Luca, e da acusação de corrupção para compra de votos de membros do COI (Comitê Olímpico Internacional) para a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016.

Todas haviam gerado condenações a Cabral e outros acusados, mas tiveram a sentença anulada após Bretas ser declarado incompetente para julgá-las.
Na ação do caso de Luca, referente à Operação Ratatouille, o magistrado já havia ratificado as decisões e provas colhidas por Bretas, restando apenas a elaboração de nova sentença.

Nos demais casos, vinculados à Operação Unfair Play, o magistrado enviou os processos para Brasília antes de avaliar se validava atos do magistrado anterior ou não. Caberá ao STJ a decisão sobre a ratificação dos atos da investigação.

O quarto processo enviado ao STJ era de responsabilidade do juiz Vitor Valpuesta, da 3ª Vara Federal Criminal. Ele trata da Operação Fatura Exposta, que apura suposto esquema de corrupção na Secretaria de Saúde na gestão Cabral.

Nesse caso, o envio foi consequência de uma decisão tomada por Valpuesta em outro processo, vinculado à Fatura Exposta mas que não tem Cabral como réu.

O magistrado atendeu a pedido da defesa de Jair da Veiga, apontado como responsável por licitações suspeitas na secretaria e no Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia). Ela alegou que, como a investigação teve origem numa apuração contra o ex-governador, também estava sujeita à mudança de interpretação do STF.

Valpuesta concordou com a argumentação e enviou ao STJ o processo principal, da Fatura Exposta, da qual Cabral é réu, e outras cinco ações penais vinculadas a ela.

Leia Também: Irritado com vazamento, Lula diz ter pedido ajuda a Xi Jinping com TikTok

Dengue cresce nas zonas norte e leste da cidade de São Paulo

0

(FOLHAPRESS) – Em 2025, o número de casos de dengue na cidade de São Paulo chegou a 43.513, segundo o novo boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (13) pela Secretaria Municipal da Saúde. Os números correspondem até 9 de maio e são provisórios.

 

O quantitativo é 11,2% maior do que o total confirmado no boletim publicado em 6 de maio -com dados até 30 de abril (39.107).

No município, dez pessoas morreram por complicações da dengue.

O crescimento da dengue foi maior nas zonas norte e leste em relação ao último boletim disponibilizado pela Prefeitura.
O Jardim Ângela continua na liderança, com 3.550 casos -o distrito, localizado na zona sul de São Paulo, também tem a incidência por 100 mil habitantes mais alta da capital. Em seguida, aparecem Capão Redondo, com 2.399 infecções, e Brasilândia, com 2.065.

Em uma semana, os distritos em epidemia aumentaram de 33 para 39. São eles Cidade Tiradentes, Guaianases, São Mateus, e São Rafael, na região leste; Cachoeirinha, Casa Verde, Limão, Brasilândia, Freguesia do Ó, Jaçanã, Perus, Pirituba, São Domingos, Mandaqui, Santana e Tucuruvi, na zona norte; Butantã, Raposo Tavares, Rio Pequeno, Vila Sônia, Alto de Pinheiros, Barra Funda, Jaguara, Jaguaré, Lapa, Pinheiros e Vila Leopoldina, na zona oeste da cidade.

Na sudeste, a epidemia está concentrada no Jabaquara. Na zona sul, dos 15 distritos, 11 estão em epidemia: Campo Limpo, Capão Redondo, Cidade Dutra, Grajaú, Jardim Ângela, Jardim São Luiz, Marsilac, Parelheiros, Campo Belo, Cidade Ademar e Santo Amaro.

No total, a cidade de São Paulo possui 96 distritos administrativos.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) define que uma doença é considerada epidêmica quando a incidência ultrapassa 300 casos por 100 mil habitantes.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4. Quando um indivíduo é infectado por um deles adquire imunidade contra aquele vírus, mas ainda fica suscetível aos demais.

Leia Também: STF vai decidir se poupadores têm direito à indenização por perdas em planos econômicos

 

 

Dengue cresce nas zonas norte e leste da cidade de São Paulo

0

(FOLHAPRESS) – Em 2025, o número de casos de dengue na cidade de São Paulo chegou a 43.513, segundo o novo boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (13) pela Secretaria Municipal da Saúde. Os números correspondem até 9 de maio e são provisórios.

 

O quantitativo é 11,2% maior do que o total confirmado no boletim publicado em 6 de maio -com dados até 30 de abril (39.107).

No município, dez pessoas morreram por complicações da dengue.

O crescimento da dengue foi maior nas zonas norte e leste em relação ao último boletim disponibilizado pela Prefeitura.
O Jardim Ângela continua na liderança, com 3.550 casos -o distrito, localizado na zona sul de São Paulo, também tem a incidência por 100 mil habitantes mais alta da capital. Em seguida, aparecem Capão Redondo, com 2.399 infecções, e Brasilândia, com 2.065.

Em uma semana, os distritos em epidemia aumentaram de 33 para 39. São eles Cidade Tiradentes, Guaianases, São Mateus, e São Rafael, na região leste; Cachoeirinha, Casa Verde, Limão, Brasilândia, Freguesia do Ó, Jaçanã, Perus, Pirituba, São Domingos, Mandaqui, Santana e Tucuruvi, na zona norte; Butantã, Raposo Tavares, Rio Pequeno, Vila Sônia, Alto de Pinheiros, Barra Funda, Jaguara, Jaguaré, Lapa, Pinheiros e Vila Leopoldina, na zona oeste da cidade.

Na sudeste, a epidemia está concentrada no Jabaquara. Na zona sul, dos 15 distritos, 11 estão em epidemia: Campo Limpo, Capão Redondo, Cidade Dutra, Grajaú, Jardim Ângela, Jardim São Luiz, Marsilac, Parelheiros, Campo Belo, Cidade Ademar e Santo Amaro.

No total, a cidade de São Paulo possui 96 distritos administrativos.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) define que uma doença é considerada epidêmica quando a incidência ultrapassa 300 casos por 100 mil habitantes.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4. Quando um indivíduo é infectado por um deles adquire imunidade contra aquele vírus, mas ainda fica suscetível aos demais.

Leia Também: STF vai decidir se poupadores têm direito à indenização por perdas em planos econômicos

 

 

As brigas mais marcantes dos famosos

0

Brigas são comuns no mundo das celebridades, mas nem todas se tornam públicas até porque os envolvidos não querem ver seus nomes estampados em matérias sensacionalistas dos jornais. Contudo, até os famosos mais discretos já externalizaram suas insatisfações por conta de decepções.

 

Clique na galeria e relembre outras desavenças épicas entre famosos, incluindo brasileiros.

Leia Também: Quando fãs se viram contra seus ídolos famosos

As brigas mais marcantes dos famosos

0

Brigas são comuns no mundo das celebridades, mas nem todas se tornam públicas até porque os envolvidos não querem ver seus nomes estampados em matérias sensacionalistas dos jornais. Contudo, até os famosos mais discretos já externalizaram suas insatisfações por conta de decepções.

 

Clique na galeria e relembre outras desavenças épicas entre famosos, incluindo brasileiros.

Leia Também: Quando fãs se viram contra seus ídolos famosos

Demi Lovato vai se casar com cantor Jordan Lutes no próximo fim de semana, diz site

0

(FOLHAPRESS) – Demi Lovato fará um festão de casamento no próximo final de semana, 24 e 25 de maio, segundo o TMZ. A artista, de 32 anos, vai oficializar a relação com o também cantor Jordan Lutes, 34, com quem namora desde 2022.

 

Em fevereiro, no dia dos namorados americano, a cantora compartilhou um ensaio de fotos pré-wedding. “Não vejo a hora de casar com você”, escreveu Demi. “Mal posso esperar para envelhecer ao seu lado e começar nossa família juntos.”

O site não informou onde será o casamento, mas afirma que a festa será de arromba. O casal ficou noivo em dezembro de 2023. Eles se conheceram em uma colaboração musical em janeiro de 2022 e foram amigos antes de virarem namorados.

Leia Também: Famosos que se assumiram LGBTQ+ em 2025 (até agora)

Demi Lovato vai se casar com cantor Jordan Lutes no próximo fim de semana, diz site

0

(FOLHAPRESS) – Demi Lovato fará um festão de casamento no próximo final de semana, 24 e 25 de maio, segundo o TMZ. A artista, de 32 anos, vai oficializar a relação com o também cantor Jordan Lutes, 34, com quem namora desde 2022.

 

Em fevereiro, no dia dos namorados americano, a cantora compartilhou um ensaio de fotos pré-wedding. “Não vejo a hora de casar com você”, escreveu Demi. “Mal posso esperar para envelhecer ao seu lado e começar nossa família juntos.”

O site não informou onde será o casamento, mas afirma que a festa será de arromba. O casal ficou noivo em dezembro de 2023. Eles se conheceram em uma colaboração musical em janeiro de 2022 e foram amigos antes de virarem namorados.

Leia Também: Famosos que se assumiram LGBTQ+ em 2025 (até agora)

Corinthians luta para se manter vivo na Sul-Americana; veja destaques da TV

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em situação complicada na Copa Sul-Americana, o Corinthians visita nesta quinta-feira (15) o Racing, do Uruguai, às 19h (de Brasília). A ESPN e o Disney+ transmitem o confronto.

 

A duas rodadas do fim da fase de grupos, o time paulista está na terceira posição do Grupo C, com cinco pontos, atrás de Huracán, da Argentina, que lidera com dez, e do América de Cali, da Colômbia, que tem seis.

Na última rodada, o Corinthians visita os argentinos. Neste momento, apesar da situação delicada, a equipe do Parque São Jorge ainda tem chances de avançar diretamente às oitavas de final sem ter de disputar os playoffs -só o primeiro colocado de cada chave garante vaga direta. Para isso, o primeiro passo é vencer os uruguaios.
*
CONFIRA OS DESTAQUES ESPORTIVOS DA PROGRAMAÇÃO DESTA QUINTA (15)

14h Tênis
ATP 1000 de Roma, quartas de final – ESPN2 e Disney+

16h30 Espanyol x Barcelona
Espanhol, ESPN e Disney+

19h Nacional x Internacional
Libertadores, ESPN4 e Disney+

19h Palmeiras x Bolivar
Libertadores, Paramount+

21h30 Flamengo x LDU Quito
Libertadores, ESPN e Disney+

19h Racing Montevideo x Corinthians
Sul-Americana, ESPN e Disney+

20h Nuggets x Thunder
NBA, ESPN2, Disney+ e NBA League Pass

21h30 Atlético-MG x Caracas
Sul-Americana, Paramount+

Leia Também: Raúl Asencio e ex-jogadores do Real Madrid são processados por abuso

Corinthians luta para se manter vivo na Sul-Americana; veja destaques da TV

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em situação complicada na Copa Sul-Americana, o Corinthians visita nesta quinta-feira (15) o Racing, do Uruguai, às 19h (de Brasília). A ESPN e o Disney+ transmitem o confronto.

 

A duas rodadas do fim da fase de grupos, o time paulista está na terceira posição do Grupo C, com cinco pontos, atrás de Huracán, da Argentina, que lidera com dez, e do América de Cali, da Colômbia, que tem seis.

Na última rodada, o Corinthians visita os argentinos. Neste momento, apesar da situação delicada, a equipe do Parque São Jorge ainda tem chances de avançar diretamente às oitavas de final sem ter de disputar os playoffs -só o primeiro colocado de cada chave garante vaga direta. Para isso, o primeiro passo é vencer os uruguaios.
*
CONFIRA OS DESTAQUES ESPORTIVOS DA PROGRAMAÇÃO DESTA QUINTA (15)

14h Tênis
ATP 1000 de Roma, quartas de final – ESPN2 e Disney+

16h30 Espanyol x Barcelona
Espanhol, ESPN e Disney+

19h Nacional x Internacional
Libertadores, ESPN4 e Disney+

19h Palmeiras x Bolivar
Libertadores, Paramount+

21h30 Flamengo x LDU Quito
Libertadores, ESPN e Disney+

19h Racing Montevideo x Corinthians
Sul-Americana, ESPN e Disney+

20h Nuggets x Thunder
NBA, ESPN2, Disney+ e NBA League Pass

21h30 Atlético-MG x Caracas
Sul-Americana, Paramount+

Leia Também: Raúl Asencio e ex-jogadores do Real Madrid são processados por abuso

Veículo usado em duplo homicídio é localizado pela Polícia Militar

0
Foto: Divulgação

A Polícia Militar localizou, na quarta-feira (14), um carro que teria sido usado por criminosos no duplo homicídio ocorrido no dia anterior, terça-feira (13), na localidade de Buena, em São Francisco de Itabapoana. O veículo foi encontrado na região de Coreia, área próxima ao local do crime. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.

De acordo com a PM, equipes receberam informações sobre o paradeiro do automóvel e seguiram para o endereço indicado pelas investigações. Ao chegarem à residência, os policiais foram recebidos por uma mulher e sua filha. No interior do imóvel, foram encontrados 16 pinos de cocaína e a chave do carro, que estava estacionado em uma rua próxima. O veículo foi apreendido.

Segundo a corporação, o automóvel passará por perícia para tentar identificar impressões digitais. A polícia informou ainda que o carro é produto de roubo ou furto.

Relembre o caso

Leandro Lírio Moreira, de 31 anos, e Marlon Moreira de Oliveira, de 27 anos, foram assassinados a tiros enquanto estavam dentro de uma van, na localidade de Buena, em São Francisco de Itabapoana, na última terça-feira (13).

Prefeita de SFI se reúne com o Detro no Rio de Janeiro

0
Prefeita de SFI se reúne com o Detro no Rio de Janeiro

A prefeita Yara Cinthia esteve na sede do Detro, no Rio de Janeiro, nessa quarta-feira (15) em uma reunião com o presidente do órgão Leonardo Matias e o com o deputado estadual Thiago Rangel. O objetivo do encontro foi buscar soluções para o transporte do município e atender melhor os moradores.

“Estamos trabalhando, buscando parcerias e através dessas parcerias, com boa vontade e empenho, a gente consegue melhorar o nosso município e é isso que estamos fazendo. Agradeço muito ao presidente do Detro e também ao Thiago Rangel por nos ajudar. Vamos seguir buscando melhorar cada vez mais a vida de nossa população”, disse a prefeita.

CORPO DETRO

O presidente do Detro esclareceu que vai realizar um estudo com os horários que a prefeita sugeriu, sendo cinco partidas no horário da manhã de São Francisco de Itabapoana para Campos dos Goytacazes, com retorno para o município. “Tão logo a gente conclua esse trabalho, semana que vem estaremos dando uma resposta aos moradores”, disse Leonardo.

Já Thiago Rangel ressaltou a importância do trabalho do Detro no município e agradeceu à prefeita por fazer parte da reunião, o que representa um incentivo muito grande para o município. “A Yara me pediu muito para agendar essa reunião e com certeza SFI agora, a pedido da prefeita e com a ajuda do Detro, vai poder contar com os horários regulares do transporte coletivo para que de fato a população seja atendida com um transporte de qualidade”, concluiu Thiago.

Prefeita de SFI se reúne com o Detro no Rio de Janeiro

0
Prefeita de SFI se reúne com o Detro no Rio de Janeiro

A prefeita Yara Cinthia esteve na sede do Detro, no Rio de Janeiro, nessa quarta-feira (15) em uma reunião com o presidente do órgão Leonardo Matias e o com o deputado estadual Thiago Rangel. O objetivo do encontro foi buscar soluções para o transporte do município e atender melhor os moradores.

“Estamos trabalhando, buscando parcerias e através dessas parcerias, com boa vontade e empenho, a gente consegue melhorar o nosso município e é isso que estamos fazendo. Agradeço muito ao presidente do Detro e também ao Thiago Rangel por nos ajudar. Vamos seguir buscando melhorar cada vez mais a vida de nossa população”, disse a prefeita.

CORPO DETRO

O presidente do Detro esclareceu que vai realizar um estudo com os horários que a prefeita sugeriu, sendo cinco partidas no horário da manhã de São Francisco de Itabapoana para Campos dos Goytacazes, com retorno para o município. “Tão logo a gente conclua esse trabalho, semana que vem estaremos dando uma resposta aos moradores”, disse Leonardo.

Já Thiago Rangel ressaltou a importância do trabalho do Detro no município e agradeceu à prefeita por fazer parte da reunião, o que representa um incentivo muito grande para o município. “A Yara me pediu muito para agendar essa reunião e com certeza SFI agora, a pedido da prefeita e com a ajuda do Detro, vai poder contar com os horários regulares do transporte coletivo para que de fato a população seja atendida com um transporte de qualidade”, concluiu Thiago.

Saúde de SFI oferece tratamento odontológico gratuito de periodontia

0
Saúde de SFI oferece tratamento odontológico gratuito de periodontia

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece diversas especialidades de saúde bucal na Clínica da Família Germano Barros Delgado. Entre elas, a periodontia. A especialidade é a área da odontologia que se dedica ao estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam os tecidos que suportam os dentes, como gengivas, ligamentos periodontais e osso alveolar. Na Clínica da Família, além do tratamento de raspagem, é feita também a cirurgia nas gengivas – tudo custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No primeiro quadrimestre de 2025, já foram realizados 144 atendimentos na área.

IMG 0276

Segundo o periodontista Cristiano Sardinha Costa, de 30% a 50% da população mundial sofre com o problema. A periodontia é fundamental para a saúde bucal, pois as doenças periodontais, além da perda dos dentes, podem ter impacto na saúde geral do corpo, inclusive em doenças sistêmicas, como cardíacas, diabetes tipo 2, artrite reumatoide, mal de Alzheimer e problemas em gestantes.

— Nós estamos com a agenda sempre lotada, mas ainda assim percebemos que as pessoas precisam entender a necessidade do tratamento. Muitas estão marcadas e faltam ou não dão continuidade ao tratamento — ressaltou o dentista. De acordo com Cristiano, o tratamento varia de paciente para paciente. Mas antes de iniciar o tratamento, é necessário que o paciente obtenha o encaminhamento pelo dentista da clínica geral. “Nós iniciamos o tratamento com uma limpeza de raspagem e alguns pacientes necessitam de cirurgias nas gengivas para que ocorra o processo de saúde gengival”.

IMG 0284

Moradora em Amontado de Santa Terrinha, a doméstica Denilsa dos Santos aprova o tratamento. “Eu estou gostando muito desde o início do tratamento. Eu primeiro fui ao postinho perto de onde moro, lá fiz o tratamento com o clínico geral e depois ele me encaminhou para cá. Estou muito satisfeita”, disse a paciente, que está em sua segunda sessão do tratamento de periodontia.

De acordo com a coordenadora da odontologia, Raquel Alves, como a partir deste mês de maio, os atendimentos foram ampliados, a expectativa é de que esses números subirão ainda mais.

Saúde de SFI oferece tratamento odontológico gratuito de periodontia

0
Saúde de SFI oferece tratamento odontológico gratuito de periodontia

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece diversas especialidades de saúde bucal na Clínica da Família Germano Barros Delgado. Entre elas, a periodontia. A especialidade é a área da odontologia que se dedica ao estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam os tecidos que suportam os dentes, como gengivas, ligamentos periodontais e osso alveolar. Na Clínica da Família, além do tratamento de raspagem, é feita também a cirurgia nas gengivas – tudo custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No primeiro quadrimestre de 2025, já foram realizados 144 atendimentos na área.

IMG 0276

Segundo o periodontista Cristiano Sardinha Costa, de 30% a 50% da população mundial sofre com o problema. A periodontia é fundamental para a saúde bucal, pois as doenças periodontais, além da perda dos dentes, podem ter impacto na saúde geral do corpo, inclusive em doenças sistêmicas, como cardíacas, diabetes tipo 2, artrite reumatoide, mal de Alzheimer e problemas em gestantes.

— Nós estamos com a agenda sempre lotada, mas ainda assim percebemos que as pessoas precisam entender a necessidade do tratamento. Muitas estão marcadas e faltam ou não dão continuidade ao tratamento — ressaltou o dentista. De acordo com Cristiano, o tratamento varia de paciente para paciente. Mas antes de iniciar o tratamento, é necessário que o paciente obtenha o encaminhamento pelo dentista da clínica geral. “Nós iniciamos o tratamento com uma limpeza de raspagem e alguns pacientes necessitam de cirurgias nas gengivas para que ocorra o processo de saúde gengival”.

IMG 0284

Moradora em Amontado de Santa Terrinha, a doméstica Denilsa dos Santos aprova o tratamento. “Eu estou gostando muito desde o início do tratamento. Eu primeiro fui ao postinho perto de onde moro, lá fiz o tratamento com o clínico geral e depois ele me encaminhou para cá. Estou muito satisfeita”, disse a paciente, que está em sua segunda sessão do tratamento de periodontia.

De acordo com a coordenadora da odontologia, Raquel Alves, como a partir deste mês de maio, os atendimentos foram ampliados, a expectativa é de que esses números subirão ainda mais.

Inscrições prorrogadas para atuação em pré-vestibular da Uenf em SJB

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) prorrogou as inscrições para a contratação de profissionais que vão atuar no projeto de expansão do Pré-Vestibular Social Teorema (aqui). O prazo, que antes se encerrava em 12 maio, agora seguirá até 2 de junho. Para São João da Barra as vagas são para um supervisor, dois tutores e 14 professores, que vão atuar no polo que funcionará no campus do Instituto Federal Fluminense (IFF), instalado no município.

O edital inclui também São Francisco de Itabapoana e Campos dos Goytacazes. O formulário de inscrição pode ser acessado aqui, onde também estão sendo dadas todas as informações sobre o processo de contratação, incluindo cronograma até o resultado final e implementação das bolsas e os valores de remuneração.

As vagas de professores disponíveis para SJB são uma de matemática, duas de educação física, duas de biologia, duas de química, uma de redação, uma de gramática, uma de línguas estrangeiras, uma de história, uma de filosofia/sociologia, uma de geografia e uma de literatura.

A ampliação do pré-vestibular aos municípios de SJB e SFI é fruto de emenda parlamentar das deputadas estaduais Carla Machado e Elika Takimoto, que disponibiliza recursos para custear a remuneração dos professores no curso. O Teorema oferece preparatórios gratuitos para acesso ao ensino superior das pessoas pertencentes a grupos socialmente desfavorecidos, prioritariamente oriundas da escola pública, com renda familiar per capita de até um salário mínimo, indígenas, pessoas com deficiência, negros e quilombolas.

A coordenadora do Pré-vestibular Social Teorema, Janie Mendes Jasmim, reforçou a importância do Pré-Vestibular Social. “Ele torna acessível a preparação para o Enem e o acesso à universidade, ampliando as oportunidades para outros municípios, além de Campos dos Goytacazes, que sedia a Uenf”, ressaltou.

O secretário municipal de Educação, Daniel Damasceno, destacou a oportunidade para os profissionais de educação de São João da Barra. “Temos ótimos professores, com ótimos currículos e experiência, com total capacidade para conquistarem as vagas disponíveis, especialmente em um projeto de tamanha importância social”, afirmou.

Irritado com vazamento, Lula diz ter pedido ajuda a Xi Jinping com TikTok

0

No último dia de sua viagem oficial à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dividiu seu mal-estar com o vazamento de uma pergunta feita pela primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, durante reunião com ele próprio e com o líder chinês, Xi Jinping, nesta terça-feira, 13. Em entrevista coletiva à imprensa, Lula disse ter sido ele a pedir ajuda ao líder chinês, para o que chamou de “questões digitais”. Segundo o presidente, o pedido foi para que fosse enviada ao Brasil “uma pessoa de confiança” para discutir principalmente o TikTok.

 

Lula demonstrou irritação ao responder a perguntas de jornalistas sobre o assunto, e defendeu Janja. “Eu perguntei ao companheiro Xi Jinping se era possível ele enviar para o Brasil uma pessoa da confiança para a gente discutir a questão digital – sobretudo o TikTok”, declarou o presidente. “E aí a Janja pediu a palavra para explicar o que está acontecendo no Brasil, sobretudo contra as mulheres e as crianças. Foi só isso.”

Ainda segundo o presidente brasileiro, a resposta de Xi Jinping foi a de que o Brasil tem o direito e o poder de fazer a regulamentação das redes sociais e até banir a plataforma do País. De acordo com Lula, foi uma resposta “óbvia”.

Nesta terça, 13, integrantes da comitiva brasileira em Pequim relataram ao portal G1 que a primeira-dama havia protagonizado um momento “constrangedor” ao pedir a palavra para falar com o líder chinês sobre a rede social, que considera ter um algoritmo favorável à direita. Segundo relatos, a fala de Janja teria “incomodado” autoridades chinesas que estavam presentes no encontro.

‘Pessoal’

“A primeira coisa que acho estranho é como é que essa pergunta chegou à imprensa. Porque estavam só os meus ministros lá, o (Davi) Alcolumbre (presidente do Senado) e o (deputado) Elmar (Nascimento). Alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa de um jantar muito confidencial e pessoal”, declarou Lula ao ser questionado sobre o episódio. Segundo o petista, foi ele quem fez o pedido ao presidente chinês.

A fala de Janja é mais uma das controvérsias em que a primeira-dama se envolve desde o início deste terceiro mandato de Lula. Uma das principais críticas da oposição e mesmo de aliados do petista tem sido em relação à falta de transparência sobre custos em viagens internacionais.

fJá nos primeiros dias do governo Lula 3, a primeira-dama criticou a galeria de fotos de ex-presidentes, no Palácio do Planalto, afirmando que alguns deles não mereciam estar ali, entre as imagens. A manifestação de Janja incomodou aliados e adversários.

Em 2023, o Estadão apurou que a primeira-dama vinha interferindo em questões de governo, em especial na publicidade, com poder de veto sobre campanhas. A mesma interferência estaria ocorrendo em assuntos da Economia.

Recado

Sem citar nomes de seu Ministério, Lula disse, na entrevista de ontem, que, em caso de incômodo durante a reunião com o líder chinês, teria bastado ao auxiliar pedir para sair do encontro. “Se algum ministro estivesse incomodado, deveria ter pedido para sair da sala, eu teria autorizado”, afirmou o presidente.

A política chinesa para o universo digital é uma das mais rigorosas do mundo. O controle das redes sociais e de toda a internet é severo no país. O governo usa um sistema conhecido como “Grande Firewall” para vigiar e fiscalizar o uso. Os posts nas redes sociais costumam ser censurados, quando trazem críticas ao Partido Comunista Chinês ou defendem movimentos pró-democracia.

Leia Também: Brasil e 4 países latino-americanos isentos de visto de entrada na China

Ao falar sobre o pedido que fez ao líder chinês, Lula disse que o considerou “normal”. “Foi uma coisa normal e ele vai mandar uma pessoa. Isso que importa. Não sei por que alguém achou que isso era novidade e foi falar para a imprensa. A pergunta foi minha e eu não me senti incomodado. O fato de a minha mulher pedir a palavra é porque ela não é cidadã de segunda classe, entende mais de rede digital do que eu”, concluiu Lula.

O presidente deixou claro, ainda, que considera urgente que seja feita uma regulação do uso das redes sociais no País, diante dos “absurdos” que ocorrem na internet. “Não é possível a gente continuar com as redes sociais cometendo os absurdos que cometem, e a gente não ter a capacidade de fazer uma regulamentação”, destacou o petista.

Debate

O debate sobre a regulação das redes sociais no Brasil voltou à tona este ano. Nos primeiros dias de 2025, o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Advocacia-Geral da União (AGU) deram novos passos na discussão sobre a adequação das plataformas à jurisdição brasileira. Ao mesmo tempo, o Congresso Nacional está alheio ao tema desde o engavetamento do Projeto de Lei das Fake News, em 2023.

Relator do PL das Fake News, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), em entrevista ao Estadão, afirmou que a regulação das plataformas digitais só deve ser implementada se servir para fortalecer a liberdade de expressão. Para especialistas, cabe ao Legislativo, e não à Justiça ou ao Executivo, definir novas regras.

Leia Também: USP cria competição de R$ 25 mil em busca de soluções para o setor elétrico

Idosa diz que viveu 65 anos de casamento sem amor e emociona a TV

0

Um depoimento sincero e comovente de uma idosa durante o programa “La Tarde, Aquí y Ahora”, transmitido pelo Canal Sur, na Espanha, viralizou nas redes sociais e despertou um debate profundo sobre o significado de amor e afeto dentro do casamento, especialmente em gerações anteriores.

 

Durante a entrevista conduzida pelo apresentador Juan y Medio, a mulher foi questionada se já havia sentido carinho em seu relacionamento. A resposta, direta e dolorosa, surpreendeu o público:
“Nenhum. Fui uma criada para tudo.”

Ela contou que conheceu o marido aos 14 anos, quando ambos trabalhavam em uma fábrica. Mais tarde, o casal emigrou para a Alemanha e, com o tempo, acabaram se casando. “Trabalhei com ele a vida toda”, disse a entrevistada, explicando que o casamento durou 65 anos — sem amor ou demonstrações de afeto.

O relato rapidamente ganhou repercussão na imprensa espanhola e foi amplamente compartilhado nas redes sociais, despertando empatia e comoção. Milhares de usuários comentaram sobre o caso, refletindo sobre os padrões relacionais do passado e como muitas mulheres se viram presas em uniões sem carinho por imposição social ou dependência econômica.

“Quantas mulheres viveram isso, não só na Espanha, mas no mundo inteiro”, comentou uma usuária.

“O mais triste é saber que esse é o retrato da vida de muitas mães, avós e tias”, disse outra.

O episódio reforçou uma discussão importante: nem sempre a longevidade de um casamento é sinônimo de felicidade ou sucesso. Para muitos internautas, o depoimento representa o testemunho silencioso de uma geração que, muitas vezes, foi impedida de sonhar com o amor como escolha — e não como obrigação.

@latarde_rtva #juanymedio #soledad #paratiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii @Eva Ruiz @Canalsur @canalsurmas sonido original – LATARDE_RTVA

Leia Também: Por unanimidade, 1ª turma do STF condena Zambelli a 10 anos de prisão

Brasil e 4 países latino-americanos isentos de visto de entrada na China

0

A China anunciou nesta quinta-feira (16) que, a partir de 1º de junho, cidadãos do Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai estarão isentos de visto para viagens ao país asiático com duração de até 30 dias. A medida estará em vigor até 31 de maio de 2026 e abrange passaportes comuns.

 

O anúncio foi feito pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, durante coletiva em Pequim. A decisão segue o compromisso assumido pelo presidente chinês, Xi Jinping, durante a recente cúpula ministerial com a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).

A isenção de visto vale para viagens com fins turísticos, comerciais, visitas familiares, intercâmbios culturais ou trânsito. “O objetivo é facilitar ainda mais os intercâmbios entre os povos e promover uma cooperação amistosa”, afirmou Lin.

Desde 2023, o governo chinês tem adotado uma série de medidas para reaquecer o setor de turismo e fortalecer laços internacionais após anos de fechamento de fronteiras durante a pandemia de covid-19. Entre essas ações, está a ampliação de isenção de vistos de 15 para 30 dias para países europeus como Portugal e Espanha, além de acordos de reciprocidade com mais de 20 nações.

A China é atualmente o principal parceiro comercial de vários países da América do Sul, como Brasil, Chile e Peru, e vem ampliando sua presença na região por meio de investimentos em infraestrutura e projetos ligados à iniciativa Nova Rota da Seda.

Leia Também: Lula critica ‘fake news’ da Globo sobre Janja na China

Leia Também: China: novos empréstimos sofrem drástica queda em abril com incertezas sobre tarifas