Home Blog Page 1302

Projeto da UENF leva cultura da pesca artesanal à Escola de Guaxindiba

0
Projeto da UENF leva cultura da pesca artesanal à Escola de Guaxindiba

Alunos da Escola Municipal Dirceu Dias da Silva, em Guaxindiba, participaram nesta terça-feira (13) do projeto de extensão “A Pesca Artesanal vai à Escola”, desenvolvido pela UENF, por meio do Centro de Ciências do Homem e do Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem.

A iniciativa tem como objetivo compartilhar saberes científicos e históricos sobre a pesca artesanal com estudantes do Ensino Fundamental de escolas das comunidades pesqueiras de São Francisco de Itabapoana, como Gargaú, Sossego, Sonhos e Guaxindiba, por meio de palestras, debates e atividades culturais.

A diretora da escola, Angélica Leite Pessanha, destacou o interesse dos alunos: “Foi uma palestra dinâmica e muito próxima da realidade deles, já que muitos têm familiares pescadores ou marisqueiras”, disse Angélica.

Segundo a coordenadora dos Anos Finais, Karla Barreto, o projeto é fruto da parceria com a UENF e busca conscientizar os alunos sobre a importância da pesca artesanal no município. “A ação, coordenada pelo professor Leandro Pinho, vai contemplar outras escolas da região litorânea, onde a atividade pesqueira é predominante”, explicou Karla.

A primeira escola contemplada foi a E.M. Dirceu Dias da Silva. Receberão também esse projeto da Uenf, a E.M. Dalria, em Gargau; E.M. João Batista, no Sossego; E.M. Aníbal Abreu Viana, em Buena e E.M. Décio Machado em Barra, todas litorâneas, onde prevalece a pesca.

Adote um Amigo de 4 Patas: feira de adoção e vacinação de volta ao Partage

0
Foto: Cássio Peixoto / Divulgação
Foto: Cássio Peixoto / Divulgação
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza neste final de semana, dias 17 e 18, mais uma Feira de Adoção e Vacinação Antirrábica, intitulada de “Adote um Amigo de 4 Patas”. O evento acontecerá no Partage Shopping, das 13h às 18h, e tem como principal objetivo combater o abandono de animais e incentivar a adoção responsável, além da vacinação, imprescindível para o controle de doenças.
Cerca de 50 animais, entre cães e gatos, serão disponibilizados para adoção. Todos os animais já estarão vacinados, vermifugados e em boas condições de saúde. Os animais adultos já estão castrados. O público também deve aproveitar a campanha de vacinação antirrábica e a distribuição de amostras de ração durante o evento.
Segundo o diretor do CCZ, Carlos Morales, a adoção abre espaço para que outros animais sejam tratados dentro da unidade do CCZ e, posteriormente, sejam também colocados para adoção. “Trabalhamos diariamente recolhendo animais, livrando-os do abandono e maus-tratos. As feiras de adoção possibilitam que novas vagas sejam abertas no canil, para que mais animais sejam resgatados”, destacou o diretor.
Para adotar, é necessário ter 18 anos ou mais, apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e assinar um termo de responsabilidade.

PF prende homem condenado por latrocínio

0
Foto: Polícia Federal

No fim da tarde desta terça-feira, 13/5, a Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, prendeu um homem condenado pelo crime de latrocínio. A ação ocorreu no bairro Aquarius, em Unamar, município vizinho à Rio das Ostras, localizado na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Após o levantamentos de dados de inteligência e trocas de informações, policiais federais lotados na Delegacia da PF em Macaé (DPF/MCE) tiveram êxito em efetuar a prisão do homem.

A ação cumpriu, portanto, o mandado de prisão definitiva expedido pela Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Após as formalidades de praxe, o preso foi encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Colisão entre caminhão e van deixa nove mortos em Minas Gerais

0

Nove pessoas, incluindo uma criança, morreram na noite desta terça-feira (14) após um grave acidente envolvendo um caminhão e uma van no município de Grão Mogol, no norte de Minas Gerais. As informações foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros e divulgadas pelo portal g1.

 

De acordo com os bombeiros, as vítimas — oito adultos e uma criança — foram encontradas já sem vida no local do acidente. Outras oito pessoas que estavam na van sofreram ferimentos de diferentes gravidades e foram encaminhadas a hospitais da região.

Os dois ocupantes do caminhão também se feriram, mas receberam atendimento no local e passam bem.

Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Montes Claros. A Polícia Rodoviária Federal interditou o tráfego nos dois sentidos da rodovia durante o trabalho das equipes de resgate.

As circunstâncias da colisão ainda estão sendo investigadas.

Leia Também: PF mira rede de lavagem de propina em ação contra venda de sentenças

 

Rodrygo rebate especulações sobre saída do Real

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O atacante Rodrygo se manifestou nesta quarta-feira (14) nas redes em meio às especulações de uma possível saída do Real Madrid. “Obrigado por todas as mensagens e preocupações. Voltarei em breve. Parem de criar coisas”, disse.

 

O QUE ACONTECEU

O jornal espanhol Marca apontou que Rodrygo se sente “deslocado” e não se enxerga atuando pelo time merengue. O atacante, inclusive, teria expressado seu desejo de sair do Real Madrid.

O brasileiro também foi colocado pelo jornal As como o “elo mais fraco” do quarteto ofensivo. O tabloide afirmou ainda que Rodrygo estaria “correndo perigo” no time merengue.

O jogador deixou o treino desta terça-feira (13) com um problema muscular e não foi relacionado para enfrentar o Mallorca, nesta quarta-feira (14), às 16h30 (de Brasília), pelo Campeonato Espanhol. O atacante já foi desfalque na última semana por uma febre.

Até o técnico Carlo Ancelotti se manifestou sobre as especulações envolvendo o nome de Rodrygo: “Todo mundo tem um carinho especial por ele, especialmente eu. […] Ele quer ajudar, quer mostrar sua qualidade, ajudar o time. E fica decepcionado por não conseguir fazer isso, nada mais. Isso acontece com os jogadores quando se lesionam e não podem ajudar o time”, afirmou.

Carro clonado é apreendido em Campos

0
Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (14), um carro clonado foi apreendido por policiais na Avenida Arthur Bernardes, no bairro Parque Alphaville, em Campos dos Goytacazes.

O veículo, um Nissan Kicks de cor preta, foi abordado durante patrulhamento. Após consulta, os agentes constataram que se tratava de um automóvel clonado. A condutora, identificada pelas iniciais J.S.S., afirmou ter comprado o carro por R$ 9 mil de um homem identificado como R.M.C., que já possui antecedentes por roubo majorado e estelionato.

O veículo e a mulher foram encaminhados para a 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde o caso foi registrado para investigação.

Elizabeth Hurley comenta romance com Billy Ray Cyrus

0

A atriz britânica Elizabeth Hurley, de 59 anos, confirmou que está vivendo um romance com o cantor norte-americano Billy Ray Cyrus. Em entrevista ao canal alemão RTL na última terça-feira (13), a atriz falou com entusiasmo sobre a relação e revelou que, apesar da distância física, o casal mantém planos para se reencontrar em breve.

 

“Preciso voltar para a Inglaterra, mas o Billy irá para lá em breve”, disse Hurley, conforme publicado pela revista People.

Questionada sobre o que os une, a atriz destacou afinidades importantes: “Somos muito felizes. Ambos amamos música country e ambos amamos nossos filhos. Somos felizes juntos”.

O relacionamento entre os dois artistas tem despertado a curiosidade da mídia internacional, especialmente após rumores surgirem no início deste ano. 

Leia Também: Cassie acusa Diddy de abusos sexuais e humilhações em festas privadas

 
 
 

Jorge Jesus fica frustrado com escolha de Ancelotti para a Seleção

0

A decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de anunciar Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira deixou Jorge Jesus profundamente decepcionado. Segundo informações publicadas pelo portal UOL nesta quarta-feira (15), o técnico português, atualmente sem clube após ser demitido pelo Al Hilal, manteve conversas diretas com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e esperava ser o escolhido para substituir Dorival Júnior.

 

De acordo com a reportagem, o último contato entre Jorge Jesus e Ednaldo aconteceu na quinta-feira passada. Na ocasião, o treinador deixou claro seu interesse em assumir o comando da Seleção e afirmou que não teria problemas em trabalhar com Neymar, apesar da saída turbulenta do atacante do clube saudita.

Confiante, Jorge Jesus conduziu pessoalmente as tratativas, sem recorrer a intermediários. No entanto, foi preterido por Ancelotti sem receber qualquer explicação oficial da CBF — o que teria aumentado sua frustração. Aos 70 anos, o português sonhava em comandar uma seleção nacional pela primeira vez em sua carreira.

Operação em Campos: veja o que foi apreendido em ação que bloqueou R$ 218 milhões e investiga fraude em licitações

0
Foto: Divulgação Polícia Civil

Na manhã desta terça-feira (13), a Polícia Civil deflagrou a operação Caballus em Campos dos Goytacazes, como parte de uma investigação da Delegacia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DCC-LD). A ação teve como alvo um grupo suspeito de fraudar contratos de licitação em diversas cidades do estado do Rio, principalmente em Campos.

Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão contra seis alvos. Um dos investigados é o empresário W.C.L., apontado como líder da organização criminosa. Ele estaria por trás de três empresas de fachada que venciam licitações para fornecimento de medicamentos e materiais hospitalares nos municípios de Campos, Quissamã, São Fidélis e Niterói.

Durante a operação, os policiais apreenderam 45 cavalos de raça, avaliados em aproximadamente R$ 6 milhões, além de 12 veículos de luxo, entre eles um Porsche (R$ 1,7 milhão), uma Dodge RAM (R$ 370 mil) e uma BMW X1 (R$ 350 mil). Também foram recolhidos sete computadores, cinco celulares e determinado o bloqueio de cerca de R$ 218 milhões em bens e valores.

Segundo as investigações, os recursos públicos desviados pelas empresas fantasmas eram usados para custear o haras do empresário, inclusive com saques fracionados e transações suspeitas. Parte do dinheiro, supostamente, passava por contas de laranjas apenas para encobrir a origem ilícita.

“Encontramos lojas vazias, sem equipamentos ou materiais para prestação de serviços. Está claro que houve fraude nas licitações, mas isso será melhor detalhado na próxima fase da investigação”, afirmou a delegada Ana Carolina Lemos, responsável pelo caso.

A defesa do empresário, representada pelo advogado Jorge Gomes Bastos Júnior, classificou as acusações como “absurdas” e disse confiar na comprovação da inocência de seu cliente. Ele também destacou que ainda não teve acesso ao inquérito, que segue sob segredo de Justiça.

A operação Caballus representa a primeira etapa da apuração. A Polícia Civil informou que o trabalho agora segue para identificar outros envolvidos, quantificar o prejuízo aos cofres públicos e recuperar os ativos desviados.

 

*Com informações do jornal Extra*

Adolescente é apreendido após ameaçar funcionários de abrigo com faca em São João da Barra

0
145ª DP/Foto: Reprodução

Na noite da última segunda-feira (12), um adolescente foi apreendido após ameaçar com uma faca os funcionários de um abrigo localizado na Rua Senhor dos Passos, em São João da Barra.

Segundo a Polícia Militar, os agentes foram acionados após denúncias de que o jovem estaria intimidando os trabalhadores do local com uma arma branca. No abrigo, a coordenadora da instituição confirmou a ameaça e identificou o adolescente como o autor. Ela relatou que o menor se exaltou e usou a faca para intimidar os presentes.

Durante a abordagem, o adolescente já não estava com a arma, que havia sido entregue previamente aos policiais. Ele não apresentou resistência e foi conduzido, sem o uso de algemas, à 145ª Delegacia de Polícia. A faca foi apreendida e apresentada à autoridade de plantão.

Após análise, foi determinada a apreensão do menor, que segue custodiado na unidade. O caso segue sob investigação da 145ª DP de São João da Barra.

McDonald’s nos EUA proíbe menores de 21 após brigas em restaurante

0

Um restaurante do McDonald’s em Franconia, no estado da Virgínia (EUA), proibiu temporariamente a entrada de clientes com menos de 21 anos no salão, após uma série de episódios violentos atribuídos a estudantes da Thomas Edison High School, escola localizada nas proximidades.

 

De acordo com o New York Post, a medida foi tomada depois que vídeos de adolescentes brigando, dançando em cima de mesas e causando tumulto no interior do restaurante viralizaram nas redes sociais. De acordo com relatos, os jovens também teriam fumado, bebido e usado linguagem ofensiva enquanto outros clientes tentavam fazer suas refeições.

“Esses adolescentes estão completamente fora de controle. Não têm respeito nem disciplina”, declarou uma cliente identificada apenas como Stacey à emissora NBC Washington. “Fumando, bebendo, xingando… Isso afasta os clientes. Apoio totalmente a decisão do restaurante.”

Em comunicado oficial, a rede afirmou que reforçou a segurança na unidade de Franconia para proteger funcionários e clientes. A política, elaborada em conjunto com autoridades escolares e policiais do condado de Fairfax, permite que menores frequentem o local apenas se estiverem acompanhados por um adulto responsável — limitado a até quatro crianças por acompanhante.

A regra, válida de segunda a sexta-feira, não tem prazo definido para acabar. A entrada de maiores de 21 anos é controlada: o cliente precisa tocar uma campainha e aguardar liberação de um funcionário.

Esse não é um caso isolado. Em Nova York, uma unidade do McDonald’s no Brooklyn adotou uma política semelhante após incidentes envolvendo adolescentes mascarados que agrediram um segurança e quebraram a porta do estabelecimento.

Leia Também: Neurologistas alertam para hábito comum que prejudica muito a memória

‘Casar? Nem pensar, estou fora’, diz Luiz Bacci

0

(FOLHAPRESS) – Luiz Bacci, 41, está solteiro e quer continuar assim. Em entrevista a Daniela Albuquerque no Sensacional (RedeTV!), o novo contratado do SBT revelou que está fugindo de compromisso.

 

“Não, não sou besta”, respondeu, ao ser questionado por Daniela se está namorando. “Casar então? Nem pensar. Não acredito mais no casamento. Deus me livre, estou fora”, falou Bacci.

Ainda na entrevista com Daniela, ele falou sobre o retorno ao SBT, onde trabalhou entre 2007 e 2010, e a relação com Silvio Santos.

“Quando ele gravou o último programa, era para eu ter participado, mas a Record não liberou. Consegui dar um abraço nele depois, no Jassa (cabeleireiro), e aconteceu uma coisa estranha: o Silvio pediu para tirar uma foto comigo. Foi como uma despedida, uns quatro meses antes da morte dele”, recorda.

Leia Também: Ex-coelhinha da Playboy vira sem-teto na Inglaterra e busca emprego

Segurados do INSS podem pedir devolução de descontos ilegais

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A partir desta quarta-feira (14), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem requerer a devolução de valores descontados indevidamente nos últimos anos. O pedido deve ser feito por meio do aplicativo Meu INSS, pelo site de mesmo nome ou pelo telefone 135.

Agora é possível saber o nome da entidade à qual o aposentado ou pensionista que teve desconto está vinculado, por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no aplicativo.

Cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados na terça-feira (13) sobre descontos por entidades e associações. Caso o aposentado ou pensionista constate descontos não autorizados, poderá solicitar a devolução dos valores pelo próprio aplicativo, pelo site do Meu INSS ou pelo telefone 135.

Segundo o INSS, podem ocorrer instabilidades no aplicativo por causa do alto volume de acessos. “O INSS afirma que a Dataprev, empresa que fornece tecnologia para o INSS, está monitorando e acompanhando de perto o aplicativo Meu INSS”, respondeu a autarquia à Agência Brasil.

Para ajudar os segurados que não usam meios eletrônicos, o governo negocia com os Correios a abertura da rede de 8,5 mil agências para atendimento presencial.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Consulta

Para acessar a notificação, é preciso baixar, de forma gratuita, o aplicativo, disponível para os sistemas IOS e Android. O download pode ser feito pela App Store, no caso de celulares do modelo IPhone, ou na Google Play Store, para os demais aparelhos.

Após baixar o Meu INSS, será necessário criar uma conta com login e senha, informando o número do CPF. A senha criada serve também para acessar outros serviços públicos, já que todos os portais foram unificados no sistema Gov.br.

Também é possível criar uma conta no Meu INSS por meio de internet banking de bancos credenciados. Neste caso, basta acessar a opção “Entrar com seu banco”, disponível na página inicial do aplicativo.

Com a conta já aberta, é preciso clicar no sininho que aparece no topo, do lado direito; em seguida, em “Configurar Notificações”; e, por fim, selecionar a opção “Permitir notificações”.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Mensagens

Há duas opções de mensagens disponíveis. Uma para quem teve algum tipo de desconto, que está sendo enviada a partir de hoje.

 

Brasília (DF), 13/05/2025 - Aplicativo do INSS mostra uma notificação para pessoas que sofreram descontos feitos por associações em seus benefícios. Foto: INSS/Divulgação

E outra para quem não teve nenhum desconto, enviada na semana passada: “fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício”, escreveu o INSS na última semana.

Golpes

O instituto reforça que é preciso ter cuidado com golpes. O contato com beneficiários será feito exclusivamente via notificação por meio do aplicativo Meu INSS. Não haverá contato, portanto, via ligação ou envio de mensagem SMS.

Aposentados e pensionistas com dúvidas ou com dificuldade de acessar o aplicativo podem ligar na central de teleatendimento 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Para um atendimento mais rápido, os melhores horários para ligar são após as 16h e aos sábados.

“Para saber informações com segurança, basta acessar os canais oficiais do INSS, como o gov.br/inss e redes sociais oficiais”, recomenda o instituto em comunicado.

Justiça bloqueia R$ 2,06 milhões de SFI por dívidas da gestão passada

0
Justiça bloqueia R$ 2,06 milhões de SFI por dívidas da gestão passada

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) bloqueou R$ 2.064.277,75 da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana para o pagamento de dívidas de processos judiciais que deveriam ter sido pagos no orçamento de 2024. Os recursos seriam utilizados para obras de infraestrutura na cidade e nos distritos.

Segundo o procurador Geral do Município, Janderson Miranda, os bloqueios são, em sua maioria, oriundos de processos por verbas trabalhistas que não admitem mais recurso. “São processos transitados em julgado, já com ordem de pagamento, cuja decisão já não conseguimos mudar”.

Este e outros débitos estão discriminados no Decreto Municipal 59/2025, publicado no Diário Oficial de 16 de abril de 2025, que considera um valor total de R$ 132 milhões em dívidas herdadas de gestões anteriores e determina um contingenciamento de despesas. São Francisco tem hoje um total de 379 precatórios a serem pagos, sendo que R$ 9 milhões terão de ser pagos este ano, ou também serão alvo de bloqueios.

— O município tem uma carência muito grande de arrecadação. Essas verbas bloqueadas eram carimbadas e teremos de devolver ao TJRJ com recursos próprios. Mas quero tranquilizar a população que estamos adotando todas as medidas e realizando todos os esforços para amenizar os impactos e gerir bem o nosso município — destaca o procurador, afirmando que, conforme previsto no Decreto Municipal 59/2025, nenhum serviço essencial prestado à população será afetado.

Campos terá o Dia Livre de Impostos no próximo dia 29

0
Foto: Divulgação CDL

Pela quinta vez consecutiva a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos- CDL- através do seu Departamento Jovem, dirigido pelo empresário Daniel Barcelos, vai participar do Dia Livre de Impostos que acontece há 19 anos. O chamado DLI, que esse ano será no dia 29 de maio, tem como objetivo conscientizar a população, o poder público e o varejo a respeito da alta carga tributária paga no Brasil.

A exemplo de anos anteriores, o DLI será realizado nos 26 estados e do Distrito Federal; diversos segmentos do comércio, neste dia irão comercializar seus produtos e serviços com descontos de tributação aos clientes. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto.

A campanha é uma realização da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem). Participam da ação, lojas de rua do varejo, ⁠shopping centers, ⁠restaurantes, ⁠prestadores de serviço e ⁠postos de gasolina.

Os varejistas interessados em participar da ação já podem cadastrar seus estabelecimentos gratuitamente no site do DLI (dialivredeimpostos.com.br)

“O Dia Livre de Impostos é a maior campanha nacional de esclarecimento sobre o impacto dos impostos nos bens de consumo na vida do cidadão. O setor aguarda com expectativa a regulamentação da Reforma Tributária, uma vez que o país ainda vive uma realidade de grande burocracia e altos impostos para as empresas. Precisamos de um ambiente de negócios menos oneroso, com um sistema de arrecadação justo, eficiente e que sirva de base para o aumento da competitividade, da produtividade e da redução das enormes diferenças sociais do Brasil”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Para coordenador nacional da CDL Jovem, Raphael Paganini, o Dia Livre de Impostos é uma forma de deixar claro para o consumidor como a alta tributação afeta seu poder de compra.

“Nossa intenção é mostrar para a população como as taxas são abusivas. O Dia Livre de Impostos é antes de tudo uma ação nacional didática de cidadania. É um dia em que lojas e consumidores se unem em uma mobilização nacional contra a alta carga tributária do Brasil. Queremos chamar atenção dos nossos governantes sobre a alta carga tributária e burocracia fiscal que penaliza o consumo da população e atrapalha o ambiente de negócios no Brasil e o desenvolvimento de nossas empresas”, afirma Paganini.

Mais de 100 mil lojas de todo o país devem participar da ação em 1.500 cidades. A expectativa é de que mais de 2 milhões de consumidores sejam beneficiados com os descontos.

O diretor da CDL Jovem de Campos, Daniel Barcelos, disse que há uma expectativa de uma adesão maior do comércio no município, contando com estabelecimentos como postos de combustível que irão vender ao consumidor com desconto de tributos.

– O DLI é para mostrar o peso da carga tributária sobre todas as atividades do comércio e serviços. O consumidor vai perceber como os tributos influenciam o preço final de qualquer operação- disse Daniel Barcelos.

Fonte: CDL

USP cria competição de R$ 25 mil em busca de soluções para o setor elétrico

0

(FOLHAPRESS) – O Centro de Inovação para Transição Energética (Etic, na sigla em inglês), gerenciado pela USP, organiza no próximo dia 30 um evento para que os principais órgãos públicos do setor de energia do país apresentem desafios para a academia. Os interessados em resolver esses problemas terão uma semana para pensar em soluções e apresentá-las para as entidades participantes, e os prêmios dos vencedores somarão R$ 25 mil.

 

Participarão do concurso o ONS (Operador Nacional do Sistema), a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A Cosan, apoiadora financeira do programa, também vai propor um desafio.

A dinâmica será aberta a todas as pessoas, independentemente de idade, formação e relação com a USP. Os interessados de fora da USP, no entanto, precisarão pagar uma taxa de R$ 50, que será convertida em doação para ONGs. Já a taxa para os alunos é de R$ 20.

“A ideia é que haja jovens de várias formações”, diz Erik Eduardo Rego, ex-diretor da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e coordenador do Etic.

Rego espera que cada desafio seja disputado por três grupos diferentes, sendo que o vencedor de cada um receberá R$ 5.000. Um mesmo grupo não pode participar de dois desafios, o que impede que haja acumulação dos prêmios.

Os interessados terão até o dia 21 para se inscreverem neste link. Os participantes serão selecionados com base nas respostas do formulário, e os escolhidos serão comunicados por email e pelas redes do Etic no dia 23.

Os desafios lançados pelas entidades participantes só serão conhecidos no dia 30, mas alguns órgãos deram pistas à Folha de quais serão os temas centrais a serem abordados.

O ONS, por exemplo, órgão responsável por gerir o escoamento de energia em todo o país, vai pedir aos participantes sugestões para melhorar as estimativas de consumo de energia para os dias seguintes. Essa métrica é essencial para o bom funcionamento da rede elétrica do país, pois é a partir dela que o órgão aciona previamente termelétricas.

“A gente quer que eles possam fornecer novas perspectivas sobre modelagem de carga, ajudando o ONS a desenvolver previsões mais precisas e robustas”, afirma Marcelo Prais, assessor-executivo da diretoria de planejamento do ONS.

Já a EPE, responsável por fazer estudos sobre o setor elétrico do país, pretende abordar a atual descentralização da rede no país, proporcionada pelo crescimento elevado da micro e minigeração distribuída (como os painéis solares em telhados).

“Às vezes, quando a gente está dentro do labirinto é difícil achar saída e às vezes alguém de fora consegue pensar em coisas novas, então mais cabeças pensantes podem ajudar a resolver um problema”, afirma Gabriel Konzen, consultor técnico da EPE. “É natural que, por estar dentro do processo, a gente tenha alguns conceitos já pré-definidos e já seguimos metodologias estabelecidas deixando de olhar para metodologias novas.”

A Aneel, por sua vez, vai trazer um desafio prático para os participantes, envolvendo uma região com restrições operativas, como alta criminalidade, informalidade, infraestrutura precária e vulnerabilidade social.

A Aneel espera que estudantes e jovens profissionais compreendam as complexidades da transição energética e, mais do que isso, possam propor caminhos inovadores para torná-la mais segura, justa e sustentável”, afirma Agnes da Costa, uma das diretoras da agência. “O que se espera é uma explosão de ideias. Acredito que a criatividade, inteligência e espírito colaborativo são pontos de partida poderosos para construir soluções que, quem sabe, possam um dia ganhar escala e transformar a realidade do setor elétrico nacional.”

O concurso faz parte dos esforços da USP para fomentar a participação de alunos em temas relacionados à transição energética. O Etic, por exemplo, foi fundado no ano passado junto com uma nova disciplina optativa sobre transição energética disponível para alunos de todos os cursos de graduação da universidade.

Também podem fazer parte do centro alunos de pós-graduação, pré-mestrado (quando o aluno está terminando a graduação), mestrado e pós-doutorado. Nos últimos três casos, haverá bolsa de pesquisa para os participantes ao menos pelos próximos dois anos.

CONCURSO DO ETIC
Dias 30/05 e 06/06, das 15h às 18h
No Inova USP – 4º andar
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370 – Cidade Universitária, São Paulo – SP

Leia Também: Saiba quem tem direito à isenção de taxa na Fuvest 2026 e como solicitar o benefício

 

Famosos que convivem com o HIV: Conheça suas histórias

0

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, havia 3,9 milhões de pessoas vivendo com HIV no mundo em 2022. De fato, o vírus da imunodeficiência humana pode afetar qualquer pessoa e as celebridades não são exceção. Ao longo dos anos, muitas pessoas famosas anunciaram publicamente seu diagnóstico de HIV positivo. Isso foi e é muito importante para aumentar a conscientização e ajudar a quebrar o estigma em torno do HIV, para combater a desinformação sobre o vírus e para empoderar aqueles que vivem com a condição.

 

Infelizmente, perdemos alguns rostos famosos para o HIV e a Aids ao longo dos anos, mas muitos ainda estão aqui para contar sua história. Clique e conheça-os.

Leia Também: Quando fãs se viram contra seus ídolos famosos

São Paulo recebe Libertad a um empate das oitavas da Libertadores

0

O São Paulo pode carimbar a classificação às oitavas de final da Copa Libertadores nesta quarta-feira, às 21h30, no MorumBis. Um simples empate com o Libertad já é suficiente. Uma vitória garante já o primeiro lugar do Grupo D, com uma rodada de antecedência.

 

O time de Luis Zubeldía deve ter um dos maiores públicos em casa no ano, com mais de 40 mil ingressos vendidos na véspera da partida. Entretanto, uma baixa já é certa. Lucas Moura voltou a ter problemas no joelho direito.

O camisa 7 ficou fora de ação por quase dois meses após um trauma sofrido na semifinal do Campeonato Paulista, diante do Palmeiras, no Allianz Parque. Ele chegou a retornar, entrando diante de Fortaleza e Alianza Lima.

Novamente contra o Palmeiras, na Arena Barueri, Lucas foi poupado. Ele até iniciou a semana com os treinamentos, mas não terá condições de entrar em campo nesta quarta-feira.

O restante do grupo encerrou a preparação para o confronto na terça-feira. Uma das dúvidas era o lateral-esquerdo Wendell, que após um choque de cabeça na partida contra o Palmeiras. Ele participou das atividades e será relacionado, mas, a exemplo do último duelo pela competição, Enzo Díaz pode aparecer no time titular.

Desde o último encontro entre as duas equipes, quando o São Paulo venceu por 2 a 0, o Libertad vive uma sequência ruim. Foram três empates (um deles contra o Alianza Lima, pela Libertadores) e uma derrota, para o Sportivo Luqueño.

O time não vence desde 11 de abril, quando bateu o Nacional, pelo Campeonato Paraguaio, por 1 a 0. São sete jogos de jejum, dos quais o time não marcou em cinco. Mesmo assim, continua na liderança na liga local, com quatro pontos de vantagem para o Guaraní.

Segundo colocado no Grupo D da Libertadores, se o Libertad não vencer o São Paulo, a equipe precisa ‘secar’ o Alianza Lima, que enfrenta o Talleres, em Córdoba, na quinta-feira. Em caso de derrota do Libertad e vitória dos peruanos, os dois times podem fazer o duelo decisivo contra os paraguaios na última rodada, em Assunção.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO X LIBERTAD

SÃO PAULO – Rafael; Ferraresi, Ruan, Alan Franco e Enzo Díaz; Marcos Antônio e Alisson; Cédric Soares, Matheus Alves e Ferreirinha; André Silva. Técnico: Luis Zubeldía.

LIBERTAD – Rodrigo Morínigo; Iván Ramírez, Diego Viera, Néstor Giménez e Mathías Espinoza; Hernesto Caballero, Álvaro Campuzano e Lucas Sanabria; Marcelo Fernández e Alexis Fretes; Roque Santa Cruz. Técnico: Sergio Aquino.

ÁRBITRO – Carlos Betancur (COL).

HORÁRIO – 21h30.

LOCAL – MorumBis, em São Paulo (SP).

Leia Também: Fluminense e Vitória brigam por vagas na Sul-Americana; Cruzeiro só cumpre tabela

Rancheirada SMECT 2025 será realizada em junho e promete movimentar SFI

0
Rancheirada SMECT 2025 será realizada em junho e promete movimentar SFI

Uma das festas mais tradicionais de São Francisco de Itabapoana completa 10 anos e já tem data marcada para acontecer. A Rancheirada SMECT 2025 será realizada nos dias 6 e 7 de junho, das 19h às 2h, com uma programação especial que inclui shows regionais, participação de DJs, barracas das escolas municipais com comidas típicas, apresentações de quadrilhas e presença de ambulantes.

A diretora de Cultura, Maenilse Gonçalves, destacou que a expectativa para o evento é bastante positiva, pois a Rancheirada movimenta toda a cidade e aquece significativamente o comércio local. A estimativa é de que cerca de 5 mil pessoas participem da festa ao longo dos dois dias.

— A Rancheirada atrai também visitantes de cidades vizinhas e já faz parte do calendário oficial do município. A festa foi idealizada pela prefeita Yara Cinthia, ainda em seu primeiro mandato como secretária municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, e hoje é um dos eventos mais esperados pela população. Estamos preparando tudo com muito carinho para que esta seja mais uma edição memorável para toda a comunidade. Venha, traga sua família, porque com certeza serão dois dias repletos de muita alegria e diversão — convidou Maenilse.

Polícia Militar recupera motocicleta roubada em Santa Clara

0
147ª DP/Foto: Reprodução

Nessa terça-feira (13), policiais militares do 8º BPM localizaram uma motocicleta roubada, na Rua Deputado Alair Ferreira, na localidade de Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana.

Durante patrulhamento na região, a equipe recebeu a informação de que uma motocicleta estaria abandonada, e sem placa de identificação. Ao chegarem ao local, os agentes constataram que se tratava de uma Honda CG 150, de cor vermelha, identificada como produto de roubo ocorrido no dia 12/05/2025. A identificação foi confirmada por meio do número do chassi.

O caso foi registrado na 147ª DP/São Francisco de Itabapoana, onde foram adotadas as medidas cabíveis para a devolução do veículo ao proprietário.