Home Blog Page 1305

Barroso elogia Motta, evita embate e exalta papel dos EUA contra golpe sob Bolsonaro

0

NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) – O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, evitou nesta terça-feira (13) ampliar o mal-estar com a Câmara depois de o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), cobrar de cada Poder uma autocrítica para manter a harmonia entre as instituições.

 

A cobrança de Motta ocorreu depois de a corte derrubar uma manobra aprovada por 315 deputados na semana passada que beneficiava o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ). Após a declaração do parlamentar, o ministro do STF elogiou a postura de Motta no comando dos deputados e disse que o Supremo interpreta a Constituição de modo legal.

“O presidente Hugo Motta conduz muito bem a Câmara dos Deputados, as relações com a Câmara são muito boas e o Supremo desempenha o seu papel de interpretar a Constituição. E acho que o faz da medida adequada. Temos um arranjo institucional no Brasil que faz com que uma grande quantidade de matérias chegue ao Supremo. Mas as relações com os Poderes são institucionais, extremamente cordiais”, disse, ao ser questionado se havia interpretado a fala do presidente da Câmara como um recado.

Os comentários foram feitos durante participação no fórum do Lide, que reúne autoridades brasileiras em Nova York.

O ministro do STF ainda afirmou que a Constituição brasileira foi formatada de modo muito abrangente, tratando de temas como seguridade social, saúde, Previdência, educação, entre outros, o que leva o Supremo a precisar analisar temas geralmente deixados para a política.

“A Constituição brasileira trouxe para o direito uma imensa quantidade de matérias que nos outros países são deixadas para a política. É por isso que no Brasil é muito mais difícil traçar a fronteira entre o direito e política. E é por isso que dizem que o Supremo se mete em tudo”, disse à plateia, formada por parlamentares, investidores e governadores brasileiros.

“Na verdade, a Constituição brasileira é que cuida de muitos temas e eles em algum momento terminam chegando ao Supremo”, completou.

No discurso, Barroso ainda ressaltou o papel do Supremo para evitar um golpe e disse que pediu três posicionamentos do governo dos Estados Unidos em defesa da democracia.

O ex-presidente Joe Biden, antecessor de Donald Trump no comando do país, tinha boa relação com o governo Lula (PT) e atuou para abafar as dúvidas que Jair Bolsonaro (PL) lançava à lisura das urnas.

A estratégia adotada por Bolsonaro foi a mesma de Trump ao perder a eleição para Biden em 2021. O ex-presidente brasileiro é alvo de ação penal do Supremo acusado de ter tramado um golpe para barrar a posse de Lula.

“Mais recentemente, tivemos um decisivo apoio dos Estados Unidos à institucionalidade e a democracia brasileira em momentos de sobressalto. Eu mesmo, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, estive com encarregado de negócios americanos muitas vezes, mais de três vezes, eu pedi declarações dos Estados Unidos de apoio à democracia brasileira, uma delas o próprio Departamento de Estado”, disse Barroso. O ministro presidiu o TSE por dois biênios, sendo o último de fevereiro de 2020 a 2022.

“Acho que isso teve algum papel porque os militares brasileiros não gostam de se indispor com os Estados Unidos, porque é aquele que obtém os seus recursos e os seus equipamentos”, afirmou.

Barroso também contou que se reuniu com o homólogo americano, mas evitou detalhes sobre o encontro.

‘Grande amigo do Brasil’, diz governo Lula após morte de Pepe Mujica

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O Itamaraty lamentou, por meio de nota, a morte do ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica na tarde desta terça-feira (13).

 

No comunicado, a pasta manifesta pesar pela morte do líder, que tinha relação próxima com o presidente Luiz Inácio Lula da SIlva (PT). A nota se refere a ele como “grande amigo do Brasil”.

“O governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, do falecimento na data de hoje do ex-presidente da República Oriental do Uruguai, José Alberto ‘Pepe’ Mujica, aos 89 anos, em Montevidéu.”

Lula ainda não se manifestou oficialmente. O presidente brasileiro está em viagem oficial na China, com um fuso de 11 horas à frente.

“Grande amigo do Brasil, o ex-presidente Mujica foi um entusiasta do Mercosul, da Unasul e da CELAC, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época. Seu compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária constitui exemplo para todos e todas”, diz a nota.

Na manifestação, o Itamaraty relembra a visita de Lula à Montevidéu em dezembro de 2024, quando condecorou “Pepe” Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração oferecida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros.

Na ocasião, Lula se referiu ao ex-presidente do Uruguai como “a pessoa mais extraordinária” entre os presidentes com quem conviveu.

“O legado de “Pepe” Mujica permanecerá, guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações”, finaliza o Itamaraty.

Ministros e parlamentares também prestaram condolências por meio de redes sociais. O ministro Fernando Haddad (Fazenda) publicou uma foto de braços dados com Mujica. “Deixa um legado de esperança, um convite a um humanismo radical. Meus sentimentos ao planeta Terra.”

As ministras Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e Anielle Franco também prestaram homenagens, com reforço ao legado de Mujica.

“Em tempos difíceis, ver a partida de uma figura tão inspiradora é triste. Ficam seus ensinamentos e, sobretudo, sua esperança em um mundo melhor. Seguiremos sua luta!”, escreveu Guajajara.

A ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) reforçou o legado do ex-líder e a amizade de Mujica com o Brasil.

“Pepe Mujica foi uma dessas pessoas imprescindíveis para a humanidade. Dedicou a vida ao ideal de um mundo melhor e mais justo. Lutou por esse ideal de todas as formas possíveis, inclusive pelo exemplo de vida que nos legou. Foi amigo do Brasil e do nosso povo, conquistou a juventude e foi admirado por onde passou. Vá em paz, querido Pepe. Te agradecemos por tudo.”

Alexandre Padilha referiu-se a ele como uma das figuras “mais doces e gentis da política”.

O líder do governo na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE) também se juntou às homenagens, referindo-se e ele como alguém “inigualável” e símbolo da América Latina. Também da base, Guilherme Boulos (PSOL-SP) se uniu às homenagens.

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Aloizio Mercadante, também se manifestou: ” A América Latina perde uma de suas maiores lideranças e inspirações políticas”, afirmou, em nota. Mercadante relembrou que escreveu recentemente sobre o ex-presidente uruguaio.

“Felizmente, em março deste ano, tive a oportunidade de publicar o artigo “A humanidade cabe em um fusquinha azul”, em que pude homenagear e reconhecer publicamente toda a admiração a Mujica, com ele ainda em vida. Ao longo dos mais de 50 anos de vida pública, minha trajetória se cruzou com a dele diversas vezes e estivemos juntos em várias ocasiões, como quando ele foi ministro, presidente do Uruguai, senador ou como liderança da Frente Ampla. Em todas, as atitudes e intervenções diferenciadas e improváveis de Mujica sempre me marcaram.”

Nadador argentino de 17 anos fica paraplégico após acidente na piscina

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O jovem e promissor nadador Matías Bottoni, de 17 anos, sofreu grave acidente em aquecimento e ficou paraplégico. O caso aconteceu na piscina do Parque Olímpico, em Buenos Aires (ARG).

 

O argentino se chocou com outro atleta ao mergulhar na piscina e ficou sem os movimentos dos braços e pernas. Em entrevista ao canal RTS Medios, Gustavo Dandrea, treinador de Bottoni, comentou o caso e falou sobre a cirurgia do jovem, e que as notícias dadas pelos médicos não foram otimistas.

O acidente aconteceu durante aquecimento antes do último dia de competição, que era disputada no Parque Olímpico. O atleta foi retirado consciente de dentro da piscina e levado ao Hospital Santojanni – enquanto a cirurgia do argentino foi feita no Hospital Italiano.

A cirurgia exigiu uma vaquinha, divulgada pelo Echesortu Fútbol Club de Rosário, do qual Matías faz parte. Segundo o comunicado do clube, o procedimento custou cerca de 60 milhões de pesos argentinos (aproximadamente R$ 300 mil).

“Estamos nas mãos dos médicos e de Deus”, disse Valeria Grimaux, mãe de Matías, ao portal Rosario 3. “A ajuda de todas as formas é importante e pedimos que as pessoas rezem muito. Não sabemos se ele voltará a andar, entre outras coisas difíceis de aceitar. Matías está em estado muito grave, mas temos esperança.”

Após CPI, Virginia explica ‘sumiço’ das redes e lança promoção de cosméticos

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após encerrar seu depoimento na CPI das bets, Virginia Fonseca voltou a gravar suas dezenas de stories diários. Em uma das postagens, ela posa com os senadores Soraya Thronicke e Hiran Gonçalves e agradece pelo “acolhemento” (sic).

 

No vídeo seguinte, a influenciadora se justifica com os fãs por estar “sumidinha”. “Só tenho a agradecer a todos os senadores, advogados e todo mundo que assistiu”, diz. Em seguida, lança uma nova promoção em seu site de cosméticos.

“Me estressei com a Soraya ali no final, mas conversamos no off e pedi desculpas para ela. Essas coisas acontecem. Foi minha primeira vez e espero que última”, falou Virgínia.

Durante o interrogatório, a influenciadora se recusou a informar qual foi o maior valor que já ganhou divulgando bets e disse que ficou milionária vendendo cosméticos. Ela também negou conhecer histórias de brasileiros que se endividaram e perderam suas famílias para o vício em bets.

Em outro momento, admitiu que os vídeos em que aparece jogando e ganhando na plataforma não são reais.

Ao ouvir da relatora que a população está pedindo socorro, reagiu: “Acho que eles pedem socorro para a senhora, porque a senhora tem o poder de fazer alguma coisa. Eu não tenho o poder de fazer nada”.

Soraya e outros senadores apelaram para que Virgínia parasse de fazer publicidade para empresas do gênero. Ela afirmou que vai pensar a respeito, mas ressaltou que as propagandas estão espalhadas pelo país.

Evo Morales e Yamandú Orsi lamentam morte de Pepe Mujica

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Líderes mundiais lamentaram a morte de José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai e referência para setores da esquerda latino-americana e por todo o mundo. Mujica morreu aos 89 anos após descobrir um câncer no esôfago, nesta terça-feira (13). Veja abaixo a repercussão.

 

“Sentimos profundamente a partida do meu irmão Pepe Mujica. Sempre recordo seus conselhos cheios de experiência e sabedoria. Ele foi um fervoroso defensor da integração e da Pátria Grande. Ficam seus ensinamentos e seu grande exemplo. Envio um abraço à sua família, companheiras e companheiros de militância e ao povo uruguaio. Toda a América Latina está de luto.”
Evo Morales
Ex-presidente da Bolívia

“Com profunda dor comunicamos que faleceu nosso companheiro Pepe Mujica. Presidente, militante, referente e líder. Vamos sentir muito a sua falta, querido Velho. Obrigado por tudo o que nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo.Com profunda dor comunicamos que faleceu nosso companheiro Pepe Mujica. Presidente, militante, referente e líder. Vamos sentir muito a sua falta, querido Velho. Obrigado por tudo o que nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo.”

Yamandú Orsi
Presidente do Uruguai

Eliana, Gil do Vigor e outros famosos prestam apoio a Tati Machado nas redes sociais

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Eliana, Gil do Vigor, Renata Capucci e outros famosos usaram as redes sociais nesta terça-feira (13) para prestar apoio a Tati Machado, que anunciou a perda de seu bebê com 33 semanas de gestação. Segundo a equipe da apresentadora, o bebê teve parada de batimentos cardíacos constatada.

 

Colega de Saia Justa, Eliana publicou uma mensagem de solidariedade à amiga. “Tati, neste momento de dor, eu só queria poder te abraçar forte para transmitir todo o meu carinho”, escreveu. “Tenho fé de que essa mesma força te ajudará a encontrar o caminho para seguir adiante, no seu tempo e da sua maneira.”

Gil do Vigor reforçou a amizade e o apoio que Tati teve com ele. Em suas redes sociais, disse: “Você me ergueu, me apoiou, foi colo quando eu mais precisei e, agora, eu quero que você saiba que pode contar comigo do mesmo jeito”.

Nos comentários da postagem de Ana Maria Braga, a apresentadora Renata Capucci compartilhou sua própria experiência com a dor da perda: “Eu sei bem o quanto dói. Perdi meu primeiro com 33 semanas. E outro com 22. E mais um com 8. São anjos que cuidam de mim”.

“Que momento mais difícil. Estamos com você Tati e com o Bruno. Que Deus conforte o coração de toda família”, disse Ivo Madoglio, repórter do Mais Você.
A ex-BBB Anamara Barreira também compartilhou sua emoção: “Meus sentimentos e que a dor se transforme rapidamente em uma lembrança”.

Juliane Massaoka, Talitha Morete, Dani Calabresa e Ana Paula Araújo também deixaram seu apoio nos comentários, prestando solidariedade a Tati nesse momento difícil.

Leia Também: Ana Maria Braga lamenta perda do bebê de Tati Machado

Leia Também: Preta Gil atualiza fãs ao chegar nos EUA para tratamento experimental

Filho de Cristiano Ronaldo sai da reserva e estreia pelo sub-15 de Portugal

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Filho do craque português Cristiano Ronaldo, Cristiano Ronaldo Jr. fez sua estreia pela seleção portuguesa nesta terça-feira (13).

 

Com a camisa 7, o jovem Cristiano estreou por Portugal na vitória por 4 a 1 sobre o Japão, em partida pelo Torneio Internacional Vlatko Markovic.

O atleta saiu do banco de reservas e atuou durante 27 minutos. Rafael Cabral, por três vezes, e Henrique Amen marcaram os gols do confronto.

“Parabéns pela estreia por Portugal, filho. Muito orgulho em ti!”, homenageou o pai, em suas redes sociais. O jovem atua pela base do Al-Nassr, equipe onde joga Cristiano Ronaldo. “Uma família orgulhosa”, disse o perfil oficial da seleção, sobre a primeira partida do jovem.

Leia Também: João Fonseca é anunciado como nova estrela da Laver Cup

Saiba como é o caça chinês que derrubou aeronaves na Caxemira

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O caça chinês Chengdu J-10C, também conhecido como o “Dragão Vigoroso”, abateu caças ocidentais como o francês Rafale em 7 de maio. A informação foi confirmada ao jornal South China Morning Post pela Força Aérea do Paquistão, que utilizava as aeronaves durante o conflito com a Índia na Caxemira.

 

QUE CAÇA É ESTE?

Com apenas um motor, o caça chinês de “4,5ª geração” é versátil. Concebido para o confronto com outros jatos de combate no ar, ele também é capaz de realizar missões de ataque.

Resposta ao F-16. Os caças J-10 foram criados pela Chengdu Aircraft Corporation para a Força Aérea da China no início dos anos 2000, como resposta ao americano F-16 e ao sueco Saab Gripen, e também são utilizados pela Marinha do país oriental. No entanto, os chineses comercializam o Chengdu J-10C para as forças paquistanesas.

No recente confronto na Caxemira, o “Dragão Vigoroso” teria sido capaz de abater cinco caças indianos também, informou o ministro das Relações Exteriores do Paquistão na última semana, antes do cessar-fogo acordado entre os dois países no fim de semana, com mediação dos EUA. Três deles eram de fabricação francesa, os Rafale, e outros dois russos: o MiG-29 e o SU-30, segundo a rede americana CNN.

A Índia não confirmou as perdas. No entanto, um oficial sênior da inteligência francesa admitiu à CNN que pelo menos um Rafale foi derrubado.

80% de todo o equipamento militar do Paquistão é chinês, segundo o site de notícias Business Insider. O país teria recebido sua primeira frota de caças, com versões atualizadas do J-10 original, em 2022. Eles são capazes de transportar bombas guiadas de precisão, mísseis ar-ar (capazes de destruir outra aeronave em pleno voo, como o PL-15), mísseis antinavio, além de foguetes.

Comercialização desta aeronave pode mudar o mercado de armas global, na opinião de especialista. David Jordan, professor de estudos de defesa do King’s College London, afirmou ao Business Insider que o J-10C é “aproximadamente equivalente a um modelo recente do F-16, mas com algumas características -como uma suíte de mísseis de longo alcance- que poderia dar a ele uma vantagem em alguns cenários”.

O primeiro J-10, que foi a estreia da China na produção de aeronaves de combate modernas, entrou em serviço em 2004 com um design de asas em delta que lhe davam mais agilidade que estabilidade. Assim, ele poderia ser manobrado facilmente. Ele teria contado com a colaboração de profissionais israelenses e russos, que incorporaram tecnologias dos dois países ao caça, ainda segundo o Insider.

Ele passou por duas grandes atualizações. Em 2008, surgiu o J-10B com alterações que reduziam sua visibilidade por radares, mudanças no cockpit, sensores de rastreamento infravermelho e sistema de alerta digital, entre outras melhoras. Já em 2015, veio o J-10C.

O Dragão Vigoroso incluía à família de caças um radar AESA. Este foi um salto em precisão de alvos, resistência eletrônica, melhora no alcance de detecção de ameaças, sistemas de comunicação via satélite e maior redução de detecção por radares. Os primeiros modelos ainda contavam com motor russo AL-31F, mas ultimamente ele tem sido produzido já com um motor chinês WS-10, que teria reduzido suas limitações.

Este é um dos primeiros combates aéreos em que o caça chinês é utilizado. As ações da sua fabricante saltaram em cerca de 54% no seu valor entre os dias 7 e 13 de maio, sugerindo maior confiança de investidores na empresa após o conflito, e uma posição comprometedora para as empresas ocidentais.

O Dragão Vigoroso não é o caça mais avançado da China. O título pertence à aeronave de quinta geração J-20, mas pode se tornar o mais comercialmente viável. Ele é capaz de atingir velocidade Mach 1,8 (2.223 km/h) e mísseis que chegam a Mach 5, isto é, cinco vezes a velocidade do som ou cerca de 5.700 km/h com alcance de 300 km, segundo o South China Morning Post. No entanto, a versão “tipo exportação” enviada ao Paquistão teria armas de alcance reduzido de 145 km.

Já o Rafale, apesar de ter o mesmo tipo de radar que atualizou o J-10C, teria mísseis que atingiriam “apenas” Mach 4 -ou 4.887 km/h ao nível do mar. O alcance ainda seria de até 200 km.

Ana Maria Braga lamenta perda do bebê de Tati Machado

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ana Maria Braga lamentou a perda do bebê de Tati Machado nesta terça-feira (13), por meio de uma publicação nas redes sociais.

 

“Recebi essa notícia com o coração apertado. Que tristeza Que dor profunda. Você sabe que estou aqui, sempre. De braços e coração abertos, para tudo que você precisar”, disse a apresentadora.

Tati Machado é apresentadora titular do programa “Mais Você” e também atua como substituta quando necessário. As duas são muito próximas.

“Nossa proximidade me faz sentir como se fosse da família -um pouco mãe, um pouco avó-, e é impossível não compartilhar essa dor com você”, contou Ana Maria.

A apresentadora prosseguiu: “Toda mulher que já sonhou, que já esperou, vai sentir junto com você esse luto silencioso, essa perda que não se explica”. “Mas, minha menina Deus só coloca no nosso caminho aquilo que, de algum jeito, a gente pode atravessar”, afirmou. “Você é forte, é luz, é amor. E esse amor continua, mesmo na ausência.”

A perda do bebê foi confirmada pela assessoria de Tati Machado por meio de seus stories e confirmada pelo F5. Ela estava com 33 semanas de gestação.

Leia Também: Tati Machado perde bebê com 33 semanas de gestação

João Fonseca é anunciado como nova estrela da Laver Cup

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Laver Cup, competição que não conta pontos para o ranking mundial e coloca frente a frente um time europeu contra um time do resto do do mundo, anunciou nesta terça-feira que o brasileiro João Fonseca fará parte do evento deste ano. A edição de 2025 será em San Francisco, nos Estados Unidos, de 19 a 21 de setembro.

 

“Estou muito empolgado por ter sido escolhido para jogar pelo Time Mundo na Laver Cup. Vejo o evento desde criança e sempre sonhei em jogar. Agora estar em um time com caras como Fritz, Paul e Shelton, e ser treinado por Andre Agassi é inacreditável! Vou dar tudo que tenho!”, disse o brasileiro no texto de anúncio de sua participação.

“João é o tipo de jovem talento que faz a Laver Cup muito especial. Ele não tem medo, é energético, tem um jogo enorme e agora grandes palcos. Sua atuação nesta temporada me mostra que ele está pronto para isto. Tenho certeza que ele vai florescer no ambiente de equipe e estou ansioso para trabalhar com ele e conhecê-lo melhor”, disse Agassi, que fará sua estreia como capitão do Time Mundo.

No Time Mundo, Fonseca vai atuar ao lado de Taylor Fritz, Ben Shelton e Tommy Paul, além de outros dois tenistas que ainda serão anunciados. Andre Agassi substitui John McEnroe como capitão da equipe, e o Australiano Patrick Rafter será o vice-capitão.

Enquanto isso, o Time Europa já conta com as presenças confirmadas de Carlos Alcaraz e Alexander Zverev, além de Holger Rune, que foi anunciado também nesta terça-feira. Os europeus também terão um novo capitão, que será o francês Yannick Noah. O britânico Tim Henman será o auxiliar.

Polícias Civil e Militar prendem homem acusado de sequestro e tortura

0
Foto: Divulgação Polícia Civil

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar resultou, no último sábado (10), na prisão de um homem conhecido como “Bebel”, acusado de participar do sequestro e tortura de um jovem em Itaperuna, no Noroeste Fluminense. A prisão foi realizada por agentes da 143ª Delegacia de Polícia, coordenados pelo delegado Carlos Augusto Guimarães, e por policiais do 29º BPM, sob comando do coronel Fabiano.

De acordo com as investigações, a vítima, T.L.C, foi abordada por volta das 4h40 da madrugada, na Rua Varre Sai, bairro Cidade Nova, nas proximidades de um circo. Após ser sequestrado, o jovem foi levado para o bairro São Matheus, onde sofreu sessões de tortura com golpes de faca na cabeça e nas costas, além de ter o polegar direito amputado.

A vítima foi encontrada por um morador do Morro da Bomba e socorrida para o Hospital São José do Avaí. No hospital, a vítima conseguiu relatar o ocorrido e fornecer informações que permitiram a rápida identificação e prisão de um dos envolvidos. Bebel foi capturado em sua residência no bairro Vinhosa e levado à delegacia, onde teve sua prisão em flagrante formalizada pelo crime de tortura majorada pelo sequestro.

Segundo a polícia, a motivação do crime estaria ligada à rivalidade entre facções criminosas que atuam nos bairros Vinhosa e São Matheus. A vítima teria ligação com um grupo rival ao dos autores do crime.

O veículo utilizado no sequestro, um carro alugado da empresa Localiza, foi localizado na Rua Joaquim Nabuco, bairro Boa Fortuna, na noite do dia 11. O automóvel foi apreendido e passou por perícia para coleta de digitais e vestígios de sangue. A empresa será contatada para informar quem efetuou a locação.

As investigações seguem em andamento para localizar os demais envolvidos. As autoridades informaram que as duas facções seguem sob monitoramento para evitar represálias e novos confrontos.

Comerciante é preso em flagrante por furto de energia

0
Foto: Reprodução

Na tarde desta segunda-feira (12), policiais civis da 128ª Delegacia de Polícia, sob a coordenação da delegada Carla Ferrão, prenderam em flagrante o proprietário de um estabelecimento comercial, identificado pelas iniciais L.S.A., pelo crime de furto de energia elétrica. A ação aconteceu na Avenida Ouro Verde, em Rio das Ostras.

A prisão ocorreu após uma operação conjunta entre os agentes da Polícia Civil e equipes da concessionária Enel, que foram até o local para apurar a denúncia. Durante a inspeção, foi constatado o furto de energia, confirmado posteriormente por uma perícia técnica realizada no estabelecimento.

O comerciante foi encaminhado à sede da 128ª DP, onde os fatos foram apresentados à autoridade policial, que determinou sua prisão em flagrante.

Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos

0

Na tarde desta terça-feira (13), morreu José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos. Em abril de 2024, o político e militante havia revelado a descoberta de um tumor no esôfago em estágio avançado.

 

Yamandú Orsi, presidente do Uruguai, confirmou a morte do aliado político: “É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, líder e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, escreveu Orsi em nota.

Pepe Mujica governou o Uruguai entre 2010 e 2015 e se transformou em um dos nomes mais fortes da esquerda no mundo. Em 2024, após descobrir o câncer, o político afirmou que seu quadro de saúde era “duplamente complexo”, já que sofria de uma doença imunológica há mais de 20 anos que havia afetado os rins.

Em janeiro deste ano Mujica revelou que a doença havia se espalhado. Desde então, sua saúde vinha se deteriorando. Nas últimas semanas, o político estava muito debilitado e ficou internado em estado terminal, nos cuidados paliativos.

Leia Também: William ‘planeja tomar trono’ do pai doente ‘para salvar seu casamento’

Unesp divulga datas do vestibular 2026; veja calendário

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma das principais universidades públicas do estado de São Paulo, a Unesp (Universidade Estadual Paulista) definiu as datas de inscrições e aplicação das provas para o vestibular 2026.

 

O período de inscrições gerais começará no dia 4 de setembro e terminará no dia 8 de outubro. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site da Vunesp, responsável pela organização da prova.

A primeira fase das provas será realizada no primeiro domingo de novembro, dia 2. Nesta fase, o candidato terá cinco horas para resolver 90 questões de múltipla escolha sobre as quatro áreas de conhecimento -matemática, linguagens, ciências humanas e ciências da natureza.

Diferentemente do modelo usado no Enem, todas as questões presentes na primeira fase têm o mesmo peso na Unesp. Para calcular a nota nesta fase, o candidato tem que multiplicar o número de questões certas por cem, depois dividir por 90 e o resultado será a nota final.

A segunda fase do processo seletivo será aplicada nos dias 7 e 8 de dezembro. No primeiro dia, a prova vai contar com 24 questões discursivas das áreas de matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

No segundo dia, os temas abordados serão relacionados com a área de linguagens e a redação. Tanto o primeiro quanto o segundo dia da segunda fase terá duração de cinco horas.

A nota da segunda fase é composta pela soma da pontuação das questões discursivas e da redação. As questões discursivas valem de zero até 72 pontos e a redação de zero e 28 pontos. O resultado final do vestibular será divulgado em 30 de janeiro de 2026.

De acordo com a instituição, as informações sobre a quantidade de vagas oferecidas e a relação de cursos serão divulgadas em agosto. No mesmo mês, também serão publicadas as regras para a solicitação de isenção e redução da taxa de inscrição.

Além das modalidades de isenção e redução, a Unesp anunciou que os candidatos matriculados no último ano do ensino médio da rede pública estadual de São Paulo terão direito a uma redução de 75% no valor da taxa de inscrição.

Os cursos oferecidos pela instituição estão em 24 cidades do estado de São Paulo, entre elas: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.

Antes do vestibular 2026, a Unesp realizará neste mês a sua seleção de meio do ano, com 144 vagas nos cursos de engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica do campus de Ilha Solteira. As inscrições estão encerradas.

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR UNESP 2026

– Período de solicitação da isenção e redução da taxa de inscrição: A partir do mês de agosto
– Período de inscrição geral: 4 de setembro a 8 de outubro
– Aplicação da prova na 1ª fase: 2 de novembro
– Aplicação da prova na 2ª fase: 7 e 8 de dezembro
– Divulgação da lista dos aprovados: 30 de janeiro de 2026

 

Preta Gil atualiza fãs ao chegar nos EUA para tratamento experimental

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Preta Gil, 50, pousou nos Estados Unidos para iniciar um tratamento experimental contra seu câncer. A cantora atualizou os seguidores ao compartilhar uma foto desembarcando nos Stories do Instagram. “Chegamos em Washington! Amanhã eu tenho consulta”, informou.

 

A viagem faz parte da nova etapa do seu tratamento. No mês passado, a cantora revelou durante o Domingão com Huck que viajaria em busca de tratamento. “No Brasil, já fizemos tudo o que podíamos. Agora minha chance de cura está no exterior, e é para lá que eu vou”, contou.

Leia Também: Tati Machado perde bebê com 33 semanas de gestação

Corinthians anuncia saída de diretor de marketing após 39 dias no cargo

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Corinthians confirmou a saída de Edgard Soares, diretor estatutário de marketing, pouco mais de um mês após anunciá-lo no cargo.

 

Na manhã desta terça-feira (13), Soares enviou um e-mail ao presidente Augusto Melo solicitando a exoneração. Ao todo, o profissional permaneceu apenas 39 dias na função.

Apesar de curta, a passagem do diretor foi bastante conturbada no departamento. As demissões e declarações polêmicas promovidas por Edgard geraram um período de instabilidade nas áreas de marketing e comunicação do clube.

Com mais essa saída de um dirigente, o Corinthians agora soma 14 nomes que deixaram ou foram retirados da gestão.

O UOL apurou que, após a demissão dos dois superintendentes na semana retrasada, o clima era de revolta e insegurança entre os funcionários.

Aliás, a contratação de Edgard Soares tinha cunho político para o atual mandatário do Timão. Isso porque o agora ex-diretor havia, que é conselheiro do clube, havia participado do primeiro pedido de impeachment contra Augusto Melo.

LEIA A NOTA DO CORINTHIANS

“O Sport Club Corinthians Paulista informa que Edgard Soares não faz mais parte da diretoria do Clube.

O desligamento foi formalizado por meio de um e-mail enviado ao presidente Augusto Melo, no qual Edgard solicitou sua saída.

O Corinthians agradece pelos serviços prestados e deseja sucesso em sua trajetória profissional.”

Balcão de Empregos de SFI oferece novas oportunidades com contratação imediata

0
Balcão de Empregos de SFI oferece novas oportunidades com contratação imediata

O Balcão de Empregos da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana está com nove novas oportunidades de trabalho no comércio e na área de cursos preparatórios, para contratação imediata. Os interessados podem procurar o Balcão com um currículo, das 08h às 17h. Quem não tem o currículo, pode solicitar a criação do documento à equipe do setor.

Além de entregar o currículo atualizado presencialmente no órgão, que funciona na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, os interessados podem enviar o documento para o e-mail [email protected]. Para tirar dúvidas, basta entrar em contato pelo WhatsApp (22) 99906-4243.

As oportunidades são para:
Comércio:
Motorista D (1)
Repositor (1)
Confeiteiro (1)
Açougueiro (2)
Embalador (1)
Repositor (1)

Área de curso preparatório:
Vendedor (1)
Auxiliar Pedagógico (1)

Não perca a chance de se candidatar às vagas!

O Balcão de Empregos está localizado na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, 141, no Centro de São Francisco de Itabapoana.

Dois homens são assassinados dentro de van em São Francisco de Itabapoana

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Dois homens foram mortos a tiros na tarde desta terça-feira (13) enquanto estavam dentro de uma van, na RJ-196, na localidade de Buena, litoral de São Francisco de Itabapoana. As vítimas, que ainda não foram identificadas, morreram no local após serem atingidas por diversos disparos. Este é o quarto homicídio registrado no município apenas neste mês de maio.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o vidro do veículo com, pelo menos, seis marcas de tiros, evidenciando a brutalidade do crime. A Polícia Militar foi acionada e segue realizando buscas na região na tentativa de localizar os autores.

A motivação do duplo homicídio ainda é desconhecida. O caso será investigado pela 147ª Delegacia de Polícia de SFI.

Ucrânia pede ajuda a Brasil e EUA para convencer Putin a encontrar Zelensky

0

BELO HORIZONTE, MG (UOL/FOLHAPRESS) – O ministro da Relações Exteriores ucranianos, Andrii Sybiha, recorreu nesta terça-feira (13) ao Brasil para que o país ajude a convencer o presidente russo Vladimir Putin a participar das negociações sobre a guerra na Ucrânia esta semana em Istambul.

 

Já o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pediu ao presidente dos EUA, Donald Trump, que também participe das conversas, acreditando que isso poderá ser um impulso para que Putin compareça.

Putin propôs conversas diretas com a Ucrânia em Istambul depois de amanhã. Zelensky aceitou a proposta, e disse que estará “esperando por Putin na Turquia”. A Rússia, entretanto, não confirmou a presença do presidente e se recusou a comentar sobre uma possível reunião entre os mandatários.

Assessoria diz que Zelensky só participará de conversas com a presença de Putin. “O presidente Zelensky não se reunirá com nenhum outro representante russo em Istambul, exceto Putin”, disse à Reuters o assessor presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak.

Kremlin não revelou os nomes dos integrantes da delegação russa que vão a Istambul. O chefe de gabinete de Zelensky, Andrii Yermak, afirmou que a ausência de Putin “será o sinal definitivo de que a Rússia não quer acabar com esta guerra”.

Zelensky pediu nesta terça para que o presidente dos EUA, Donald Trump, também participe das negociações na Turquia. “Se ele confirmasse sua participação, acho que isso daria a Putin um impulso adicional para comparecer”, disse o presidente ucraniano. Trump, entretanto, afirmou que irá enviar seu secretário de Estado, Marco Rubio, para as negociações.

Ucrânia também recorreu ao Brasil. Nesta terça, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, conversou com seu homônimo brasileiro, Mauro Vieira, para pedir que o Brasil ajude a convencer Putin a participar das conversas em Istambul. “Pedi ao Brasil que use sua voz autorizada em seu diálogo com a Rússia para que essa reunião direta de alto nível aconteça”, afirmou Sybiha em publicação no X.

Caso Putin não participe, Zelensky pediu aos seus parceiros que apliquem as sanções “mais fortes” já impostas contra a Rússia. Por outro lado, Nesta segunda-feira (12) o Kremlin condenou a pressão de Kiev sobre os aliados. “A linguagem dos ultimatos é inaceitável para a Rússia, não é apropriada. Não se pode falar assim com a Rússia”, declarou o porta-voz da presidência, Dmitri Peskov.

Garimpeiros do AM ameaçam ‘meter bala’ contra operação da PF e Ibama

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Garimpeiros que atuam na extração ilegal de ouro no rio Madeira, na região de Humaitá, sul do estado do Amazonas, falam em motim e reação a tiros contra agentes da Polícia Federal e do Ibama que realizam uma operação contra o garimpo ilegal na região.

 

Por meio de grupos de WhatsApp, os garimpeiros trocam mensagens para avisar sobre os locais em que as operações estão ocorrendo nos rios e registram imagens de deslocamento de viaturas nas estradas.

Os garimpeiros também falam em causar confusão durante as festas de aniversário de Humaitá. O município completa 155 anos na próxima quinta-feira, dia 15 de maio, e tem uma agenda com uma série de eventos e shows previstos desde esta terça-feira (13).

A Folha de S.Paulo teve acesso a uma série de mensagens trocadas entre os garimpeiros. Em uma das falas, um dos homens é direto.

“Tá na hora de meter bala nesses arrombados aí”, diz. “Tem que se reunir aí no [rio] Beem, pô, e meter bala nesses caras, comprar foguete, pra não deixar eles queimarem [as balsas de garimpo]”, comenta outro. Um terceiro fala em “cercar os agentes” no rio Beem e “não deixar eles saírem”.

Ainda por mensagens de áudio, um quarto homem diz que a festa em Humaitá acabou, referindo-se aos eventos previstos para o aniversário da cidade.

“Olha, a festa no Humaitá acabou, hein”, afirma. “Eu já tô chamando a minha equipe todinha pra descer lá pra praça [central da cidade]. Se tentarem entrar no Beem, vamos meter todo tipo de barco em cima deles, não vai arredar ninguém.”

Em um dos áudios, é possível ouvir uma explosão ao fundo, enquanto um dos garimpeiros passa informações aos demais.

A reportagem questionou o Ibama e a Polícia Federal sobre a operação que acontece na região e medidas contra as ameaças. A PF declarou que não vai comentar o assunto. O Ibama não respondeu até a publicação deste texto.

Em agosto do ano passado, houve confronto direto entre garimpeiros e agentes da PF no centro de Humaitá, após uma operação que destruiu dragas usadas nas atividades ilegais. Policiais militares chegaram a ser chamados para controlar a retaliação dos garimpeiros, que lançaram rojões contra os agentes.

Houve a queima de pelo menos 223 balsas de garimpo ilegal nos rios Madeira, Aripuanã e Manicoré. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, 14 pessoas foram detidas.

A região de Humaitá é historicamente marcada pela presença de garimpeiros. Na operação da PF e Ibama, são destruídas as dragas, equipamentos instalados em balsas clandestinas, usados para sugar o leito do rio e “lavar” a terra, em busca de ouro.

Depois de revirar o fundo do rio, os garimpeiros separaram o ouro, por meio de esteiras acarpetadas, onde os resquícios de ouro ficam presos. Em seguida, costumam usar o mercúrio, também conhecido como azougue, para separar o ouro de impurezas.

Esse material, extremamente contaminante, acaba sendo lançado no próprio rio, comprometendo a qualidade da água, peixes e toda a cadeia alimentar associada à vida no rio.

Em fevereiro, páginas pessoais e grupos utilizados por garimpeiros tornaram-se alvo de uma investigação do Ministério Público Federal no Amazonas, que questionou por que a Meta -dona do Facebook e do Instagram- permite que as contas permaneçam ativas.

O inquérito é desdobramento de outra investigação, já existente, da Polícia Federal em Roraima, que apurava suspeitas de crimes contra a ordem econômica por usuários das redes sociais.

Em novembro de 2021, centenas de balsas formaram uma cidade flutuante próximo a Autazes, também no Madeira.