Home Blog Page 1309

Imigrantes detidos em prisão nos EUA pedem para ser deportados

0

Imagens aéreas divulgadas nesta semana mostram um grupo de migrantes detidos no Centro de Detenção de Bluebonnet, nos Estados Unidos, organizando um protesto silencioso em forma de apelo internacional. Os detentos formaram um SOS humano no pátio da unidade e, em seguida, exibiram uma faixa com os dizeres: “Ajudem-nos a ser deportados. Não somos terroristas”.

 

O centro abriga imigrantes em situação irregular, incluindo indivíduos acusados de ligação com gangues e que aguardam processos de deportação. Segundo informações da imprensa norte-americana, cerca de 200 desses detidos estão em vias de serem removidos do país.

Na segunda-feira, o governo dos EUA, sob gestão do presidente Donald Trump, solicitou ao Supremo Tribunal autorização para acelerar a deportação do grupo. Muitos dos detidos expressam preocupação com a possibilidade de serem enviados ao Centro de Confinamento de Terrorismo, uma prisão de segurança máxima localizada em El Salvador, conhecida pelas condições extremas e denúncias de abusos.

Leia Também: Julgamento de Diddy começa com acusações de tráfico sexual e abuso

Pepe Mujica está em estado terminal e recebe cuidados paliativos

0

O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, de 88 anos, encontra-se em estado terminal em decorrência de um câncer no esôfago, segundo informou sua esposa, Lucía Topolansky. Em entrevista ao jornal uruguaio La Diaria, ela explicou que o tratamento agora é focado em cuidados paliativos, visando garantir conforto, ausência de dor, tranquilidade e sono ao político.

 

Mujica revelou em janeiro deste ano que a doença havia se espalhado. Desde então, sua saúde vem se deteriorando. No último domingo (11), ele não participou das eleições departamentais do país, e Lucía explicou que a ideia era levá-lo para votar, mas a recomendação médica foi para que ele permanecesse em casa. “Sair de carro já era demais para ele”, afirmou.

Topolansky, que também foi vice-presidente do Uruguai, declarou que está ao lado de Mujica há mais de quatro décadas e continuará com ele até o fim. “Foi o que prometi”, disse, acrescentando: “Tentamos preservar a privacidade da família, mas com uma figura como o Pepe, é quase impossível”.

O atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, visitou Mujica na última quinta-feira e comentou sobre o encontro em entrevista coletiva. Segundo ele, o estado de saúde do ex-presidente é “delicado”. Ainda assim, destacou a importância de Mujica para o país: “Ele continua sendo muito útil nessas conversas em que você leva uma hora, duas, e sai com uma riqueza de ideias que nos são muito necessárias”.

Leia Também: Após 584 dias refém, Edan Alexander reencontra a família em Israel

 
 
 

Papa viraliza dando bronca em irmão por não atender ao telefone; veja

0

(FOLHAPRESS) – Caçula de três filhos homens, o papa Leão 14 tem uma relação próxima e amigável com os irmãos, John Prevost, 71 e Louis Prevost, 73. Ambos vivem nos EUA, país natal do papa.

 

Uma cena divertida entre o pontífice e um dos irmãos, John, vem viralizando nas redes desde o final de semana. Enquanto dava uma entrevista à Associated Press na última quinta-feira (8), John perdeu um telefonema do recém-nomeado Leão 14. Ele demorou duas horas para se dar conta da ligação perdida.

“Por que você não atende seu telefone?”, bronqueou o papa, do outro lado da linha. “Antes que você continue, estamos no viva-voz e você está ao vivo. Estamos sendo filmados, estão gravando tudo”, avisou John.

O trecho acabou não indo ao ar pela AP, que afirmou que o papa não concordou em ser entrevistado. O restante do telefonema ficou entre irmãos. A agência de notícias afirmou apenas que eles “conversaram como irmãos normais” e que John parabenizou o caçula e prometeu ir a Roma. No último domingo (10), John já estava no Vaticano.

O vídeo com o trecho, porém, foi compartilhado no X pelo jornalista americano Rich Luchette e se tornou viral. “Papas: são exatamente iguais à gente”, escreveu Luchette.

Leia Também: Leão 14 reabre apartamento papal selado após morte de Francisco

Médico diz que refrigerante foi principal causa para formação de 35 pedras em bexiga de idoso em MG

0

(FOLHAPRESS) – Um homem de 60 anos teve 35 cálculos (pedras) retirados de sua bexiga em um procedimento cirúrgico no dia 28 de abril, no hospital de Capinópolis, no Triângulo Mineiro.

 

De acordo com o médico responsável pela cirurgia, o urologista Thales Andrade, a principal causa para a formação dessa quantidade de cálculos está relacionada ao alto consumo de refrigerantes, que chegava a superar os dois litros por dia.

“O refrigerante é muito rico em açúcar, sódio e ácido fosfórico. São os três componentes que quando estão em alto nível no nosso organismo aumentam muito a produção de cálculos”, afirma o médico.

O profissional disse que o paciente, oriundo do SUS (Sistema Único de Saúde), se queixava de uma dor e peso na parte de baixo da barriga, região conhecida como baixo-ventre.

O homem relatou, inclusive, que ele próprio havia retirado alguns cálculos menores que estavam no canal da urina com o uso de um clipe que era introduzido pela uretra.

Os exames apontaram que o paciente apresentava uma próstata aumentada, o que também é um complicador para a formação de cálculo.

Durante a análise, foi constatado que uma das pedras tinha 1,8 centímetro, por isso foi recomendada a cirurgia por endurologia, pelo canal do pênis. O médico afirmou, porém, que só teve conhecimento da grande quantidade de cálculos na hora da cirurgia.

“No início do procedimento, a gente identificou que ele tinha um estreitamento do canal da uretra que dificultava a passagem da urina e aumentava o sedimento urinário. Quando eu entrei na bexiga dele parecia que estava em uma caverna, pela quantidade de cálculos”, diz Andrade.

Ele afirmou que a formação dos cálculos leva tempo, portanto, o homem deve sofrer com o problema há anos.

A recomendação do médico para evitar o acúmulo de cálculos na bexiga é o aumento da ingestão de água e realização de check-ups uma vez por ano com consultas ao urologista, além de exames de imagem e de sangue para avaliação.

Leia Também: Pepe Mujica está em estado terminal e recebe cuidados paliativos

 

Gérard Depardieu é condenado por agressão sexual na França

0

O Tribunal Penal de Paris condenou nesta terça-feira (13) o ator francês Gérard Depardieu, de 76 anos, a 18 meses de prisão com pena suspensa por agressões sexuais cometidas contra duas mulheres durante as filmagens do longa Les Volets Verts, em 2021.

 

Depardieu não compareceu à audiência em que foi considerado culpado. Além da pena, o tribunal determinou que seu nome seja incluído no registro francês de agressores sexuais.

Ao justificar a sentença, o juiz destacou que a decisão levou em consideração a idade do ator, o estado debilitado de saúde e o fato de que ele nega as acusações. Segundo o magistrado, Depardieu “não parece ter compreendido o conceito de consentimento”.

Leia Também: Acusações de assédio contra o ator Gérard Depardieu receberão veredito na terça

Leia Também: Gérard Depardieu admite linguajar ‘sujo’, mas nega ‘se esfregar nos outros’

Julgamento de Diddy começa com vídeos chocantes e relatos explícitos

0

O julgamento federal de Sean “Diddy” Combs teve início nesta segunda-feira, 12 de maio de 2025, em Nova York, marcando um momento decisivo na carreira do produtor musical. Combs enfrenta acusações de conspiração, extorsão e tráfico sexual, com alegações que remontam a 2004. O processo, que deve se estender por aproximadamente oito semanas, promete revelar detalhes impactantes sobre a vida privada do artista.D24AM

 

 
Acusações e principais testemunhas
A promotoria alega que Combs liderou uma rede criminosa por duas décadas, utilizando sua influência para coagir mulheres a participarem de festas conhecidas como “freak-offs”, caracterizadas por consumo de drogas e práticas sexuais extremas. Entre as principais testemunhas está a cantora Cassie Ventura, ex-namorada do rapper, que afirma ter sido vítima de agressões físicas e abusos sexuais durante o relacionamento. Um vídeo de 2016, apresentado no tribunal, mostra Combs agredindo Ventura em um hotel na Califórnia. DIE WELT

Outra testemunha, identificada como “Jane”, relatou ter sido forçada a consumir drogas e participar das festas organizadas por Combs. Ela descreveu episódios de violência física e psicológica, incluindo agressões e ameaças. New York Post

 Estratégia da defesa

A defesa de Combs, liderada pela advogada Teny Geragos, reconheceu comportamentos abusivos por parte do cliente, mas argumentou que as relações foram consensuais e que os eventos descritos não configuram tráfico sexual. Geragos afirmou que o caso envolve questões de “amor, ciúmes, infidelidade e dinheiro”, tentando desqualificar as motivações das vítimas. 

A equipe de defesa também questionou a autenticidade das alegações, sugerindo que as vítimas estão em busca de compensações financeiras. Combs permanece detido no Centro de Detenção Metropolitana do Brooklyn desde setembro de 2024, após ter seus pedidos de fiança negados. 

Provas e expectativas

Além dos testemunhos, o júri assistirá a vídeos das “freak-offs”, que, segundo a acusação, foram utilizados para chantagear as vítimas. A promotoria também apresentou evidências de que Combs ameaçava divulgar gravações comprometedoras para manter o controle sobre as mulheres envolvidas. 

O julgamento de Sean “Diddy” Combs é um dos mais aguardados do ano e poderá resultar em uma sentença de prisão perpétua, caso o réu seja considerado culpado.

Testemunhos contêm descrições explícitas e gráficas

No primeiro dia de julgamento, o júri ouviu descrições explícitas do que acontecia nas festas, desde sexo a três, passando por prostituição, masturbação, voyeurismo, drogas e grandes quantidades de óleo de bebé.

Nestes momentos, as filhas de Combs levantaram-se e saíram do tribunal, voltando pouco depois. 

Também se assistiu ao vídeo no qual o rapper batia em Ventura. 

Combs é apoiado pela família

Cerca de duas filas do tribunal estavam ocupadas com familiares e amigos de Combs, que fizeram questão de apoiá-lo. Entre eles estavam seis dos seus filhos, assim como a irmã e a mãe. 

Leia Também: Julgamento de Diddy começa com acusações de tráfico sexual e abuso

 
 

Medalhista olímpico é preso em operação contra prostituição

0

O lutador norte-americano Kyle Snyder, medalhista de ouro na luta olímpica nos Jogos do Rio de 2016, foi preso na sexta-feira (9) durante uma operação da polícia de Columbus, em Ohio, contra um esquema de prostituição. A informação foi confirmada pelas autoridades ao canal NBC.

 

Segundo a polícia, o atleta de 29 anos foi detido ao lado de outras 15 pessoas suspeitas de envolvimento em redes de prostituição, tanto presenciais quanto online. De acordo com a investigação, Snyder teria encontrado um policial disfarçado em um hotel da cidade e oferecido dinheiro em troca de atos sexuais.

O lutador foi liberado após a detenção, mas deverá comparecer ao tribunal no próximo dia 19 de maio. Ele é formalmente acusado de envolvimento com prostituição.

Kyle Snyder conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio, na categoria até 97 kg do wrestling. Em Tóquio 2020, disputada em 2021, levou a prata após perder a final. Já nos Jogos de Paris, ficou em quarto lugar, fora do pódio.

 

 

 

 

Leia Também: Medalhista olímpica que desmaiou em prova de nado entra para o exército

Banksy: mural ‘Battle to Survive a Broken Heart’ será leiloado em NY

0

Um mural do artista britânico Banksy intitulado Battle to Survive a Broken Heart será leiloado em Nova York no dia 21 de maio pela casa Guernsey’s. Criada em 2013 na lateral de um armazém no bairro do Brooklyn, a obra foi cuidadosamente preservada durante mais de uma década pela família proprietária do imóvel, mesmo após a demolição do prédio.

 

Com quase quatro toneladas e 1,80 metro de altura, o mural teve seu valor sentimental transformado em causa solidária. Toda a renda obtida no leilão será destinada à Associação Americana do Coração, em homenagem a Vassilios Georgiadis, empresário que administrava a empresa dona do galpão e morreu aos 67 anos, vítima de um ataque cardíaco.

“É muito significativo para nós porque ele era cheio de amor. É um coração com bandagens. Todos nós temos amor e passamos por situações difíceis, em que colocamos um curativo e seguimos em frente”, disse Maria Georgiadis, filha de Vassilios, ao The Standard.

A obra foi originalmente pintada por Banksy na região portuária de Red Hook, um dos locais menos frequentados de Nova York à época. Para Ulrich Blanche, professor de história da arte na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, o artista quis incentivar a redescoberta de áreas esquecidas da cidade. “Ele queria que as pessoas fossem a lugares que normalmente não iam — e que gostassem dele por isso”, afirmou.

O mural, que retrata um coração remendado com esparadrapos, é considerado por especialistas uma peça “muito bem executada” dentro do repertório do enigmático artista britânico.

Leia Também: Banksy monta rinoceronte sobre carro velho em oitavo grafite de animal em Londres

Leia Também: Veja as imagens do vandalismo feito na obra de arte de Banksy em Londres

 
 
 

 

Após 584 dias refém, Edan Alexander reencontra a família em Israel

0

O refém americano Edan Alexander já se reencontrou com a família depois de ter sido sequestrado pelo Hamas e ter ficado em cativeiro por 584 dias. Foi libertado esta segunda-feira.

 

No vídeo compartilhado nas redes sociais pelo gabinete do primeiro-ministro israelita, é possível ver o jovem de 21 anos, emocionado, abrançando os pais, Yael e Adi Alexander.

 

Horas antes, foi também compartilhado o momento em que os pais do ex-refém falaram com ele, pela primeira vez, pelo celular: “Você é forte. Está protegido. Está em casa. Vamos nos em breve. Te amo“.

Das 251 pessoas raptadas em Israel durante os ataques de 07 de outubro de 2023, 58 continuam detidas em Gaza, 34 das quais foram declaradas mortas pelo exército israelense.

No dia 07 de outubro de 2023 um ataque sem precedentes do grupo islamita  Hamas em solo israelense causou cerca de 1.200 mortos e o grupo fez mais de 200 de reféns. Israel respondeu com ataques sobre Gaza que já causaram mais de 52 mil mortos e uma destruição quase total das infraestruturas do pequeno território, controlado pelo Hamas desde 2007.

Leia Também: Vídeo mostra pessoa pendurada em balão em chamas antes de cair no México

Leia Também: Hamas anuncia libertação de refém americano nesta segunda (12)

Homem é morto por leão enquanto tentava domesticá-lo no Iraque

0

Um homem de 50 anos morreu após ser atacado por um leão que ele mantinha em casa, na cidade de Kufa, em Najaf, no sul do Iraque. O incidente ocorreu na quinta-feira (8), enquanto ele tentava domesticar o animal. Segundo o portal de notícias Rudaw, o leão chegou a devorar boa parte do corpo da vítima antes de ser abatido pelas autoridades locais.

 

“Hoje, em um jardim na cidade de Kufa, em Najaf, um cidadão foi atacado por um leão em seu próprio jardim e morreu imediatamente”, declarou Mufid Tahir, porta-voz da Polícia de Najaf.

Quando os policiais chegaram ao local, o animal ainda estava se alimentando do corpo. De acordo com a corporação, o leão se recusou a se afastar dos restos mortais e foi então neutralizado.

A vítima criava leões e outros animais selvagens em seu jardim há anos, segundo as autoridades. Apesar de o Iraque ter assinado, em 2014, a Convenção sobre a Proteção dos Animais — que regula o comércio internacional de espécies e produtos de origem animal —, o tráfico ilegal continua sendo um problema no país. Caçadores e contrabandistas se aproveitam da escassez de fiscalização e da alta demanda para capturar e vender animais exóticos.

Leia Também: Médico deixa aviso sério sobre uso de ibuprofeno e paracetamol

Julgamento de Diddy começa com acusações de tráfico sexual e abuso

0

Começou oficialmente nesta segunda-feira (12), em Nova York, o julgamento do rapper e produtor musical Sean “Diddy” Combs, acusado de uma série de crimes graves, incluindo conspiração para extorsão, tráfico sexual e transporte de pessoas com fins de prostituição.

 

Durante a abertura dos trabalhos, os advogados de Diddy admitiram que houve episódios de violência doméstica contra a cantora Cassie Ventura, ex-namorada do artista e primeira mulher a denunciá-lo. No entanto, a defesa nega o envolvimento do rapper nas demais acusações, que incluem relatos de abusos envolvendo outras vítimas.

Um dos depoimentos mais contundentes do dia foi do stripper Daniel Phillip, que afirmou ter recebido milhares de dólares para fazer sexo com Cassie, enquanto Diddy observava a cena e se masturbava. Phillip também declarou ter testemunhado episódios de agressão do artista contra a cantora, mas não interveio por medo.

Ainda no início da audiência, o advogado de defesa Teny Geragos minimizou uma das apreensões feitas pelas autoridades, que encontraram mais de 50 frascos de óleo de bebê. “Isso não é crime”, ironizou o advogado.

O caso tem gerado forte repercussão nos Estados Unidos e promete trazer à tona novas revelações sobre os bastidores da indústria musical e a conduta de uma das figuras mais influentes do hip-hop.

Leia Também: Juiz do caso Diddy adia escolha dos jurados para evitar desistências por medo

Kate Middleton lança série sobre a natureza e saúde mental; vídeo

0

A princesa de Gales, Kate Middleton, anunciou nesta segunda-feira (12) o lançamento da série de vídeos Mother Nature (“Mãe Natureza”, em tradução livre), voltada à celebração das paisagens naturais do Reino Unido e à reflexão sobre o impacto positivo da natureza no bem-estar humano.

 

Em publicação nas redes sociais, Kate destacou que a iniciativa foi inspirada por sua vivência pessoal ao longo do último ano. “A natureza foi o meu santuário. A capacidade do mundo natural de nos inspirar, nos nutrir, nos ajudar a curar e a crescer é infinita”, afirmou.

A princesa ressaltou que a primavera é um período de renovação e otimismo, traçando um paralelo entre o renascimento da natureza e o potencial humano de transformação. “Vamos nos reconectar com a natureza e celebrar um novo amanhecer em nossos corações. Muitas vezes, é das menores sementes que nascem as maiores mudanças.”

O projeto, que marca a Semana da Conscientização da Saúde Mental no Reino Unido, pretende estimular o público a valorizar as conexões com o ambiente natural como forma de enfrentar os desafios da vida moderna.

Kate Middleton é conhecida por seu envolvimento com causas ambientais e já apoiou diversas iniciativas ligadas ao cuidado com a natureza e à infância. Segundo a publicação, Mother Nature reforça a importância de buscar equilíbrio em um mundo cada vez mais complexo e digital. “Precisamos nos apegar ao que realmente nos conecta”, completou.

Leia Também: Este é um dos visuais mais deslumbrantes que Kate usou recentemente

Após cirurgia, Vera Viel faz novos exames e dá atualização sobre câncer

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Vera Viel, 49, deu novos detalhes sobre seu estado de saúde, após passar por uma cirurgia em outubro de 2024, para retirar um tumor do tipo sarcoma sinovial.

 

Após passar por novos exames, a esposa de Rodrigo Faro anunciou que segue em remissão do câncer. “Continuou em remissão do câncer para toda honra e toda glória de Deus, que fez a cura completa no dia da cirurgia. Acabei de ver os resultados dos meus exames”, escreveu em uma publicação no Instagram.

Ao celebrar sua cura, Vera ainda explicou que seguirá fazendo os exames ao longo deste ano. “Hoje de manhã fiz os meus exames que farei de 3 em 3 meses esse ano depois da cirurgia. Obrigada meu Deus! ELE me prometeu que daria Vida!”, ainda escreveu.

No dia em que completa sete meses de sua cirurgia para retirada do tumor, Vera Viel ainda mostrou a cicatriz nos Stories. “A marca do milagre, minha cicatriz”.

Leia Também: Reality culinário afasta Ana Maria do ‘Mais Você’; tudo sobre novo programa

Medalhista olímpica que desmaiou em prova de nado entra para o exército

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Nadadora que passou mal durante o Campeonato Mundial Aquático da FINA (Federação Internacional de Natação) em 2022, Anita Alvarez anunciou carreira no exército.

 

Além de atleta, Alvarez afirmou fazer parte das Forças Aéreas dos Estados Unidos, disse à revista People. A nadadora agora é recruta do ambiente militar e compõe o WCAP (Programa de Atletas de Classe Mundial), para continuar atuando em competições de nado.

Poder usar dois uniformes e me preparar em tempo integral para as próximas Olimpíadas, ao mesmo tempo em que representava a Força Aérea dos EUA, parecia algo que eu não poderia deixar passar. Anita Alvarez, à revista People

Notícias ao Minuto [Anita Alvarez]© Getty Images  

Alvarez esteve presente na conquista da medalha de prata dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. A atleta disse ainda que sonha com mais um pódio nas próximas Olimpíadas, em Los Angeles-2028, mas que já pensa em se preparar para sua futura carreira na Força Aérea.

Em 2022, durante prova de nado sincronizado, a atleta desmaiou dentro da piscina e foi resgatada por sua treinadora, Andrea Fuentes, quatro vezes campeã olímpica na modalidade. “Acredito que nunca havia nadado tão rápido”, disse a técnica, em entrevista à emissora COPE, na época.

Prazo para regularizar título de eleitor termina na segunda (19)

0

O prazo para eleitoras e eleitores que deixaram de votar em três turnos consecutivos regularizar o título se encerra na próxima segunda (19). A uma semana do encerramento do prazo, 1,3 milhão de pessoas no estado ainda estão com o documento pendente de regularização. Nos últimos dois meses, mais de 26 mil pessoas procuraram a Justiça Eleitoral para regularizar o título.

 

Quem não fizer a regularização pode ter o título cancelado. O serviço de regularização é gratuito, não havendo nenhuma cobrança por parte da Justiça Eleitoral. É necessário apenas que o eleitor pague a multa no valor de R$ 3,51 por turno que deixou de votar ou de justificar a ausência. Para a Justiça Eleitoral, cada turno de votação é considerado uma eleição. Nas cidades em que houve eleição suplementar, esse pleito também entra na conta.

Consulta ao título e quitação de multas

Com mais de 415 mil eleitores faltosos, a capital lidera o ranking dos municípios do estado com mais pessoas com pendência. Os dados por cidade estão disponíveis nas estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para consultar a situação do título, basta acessar a página de Autoatendimento Eleitoral (opção 7) ou o aplicativo e-Título (clicar em “Mais opções” na barra inferior da tela). Caso tenha multa, o pagamento também pode ser feito por meio do Autoatendimento ou pelo aplicativo, inclusive via Pix. No estado de São Paulo, os eleitores nessa situação também podem ser atendidos presencialmente em qualquer cartório, independentemente da zona eleitoral à qual seu título está vinculado (consulte o cartório mais próximo de sua residência).

O atendimento ao público nos cartórios é feito de segunda a sexta, das 11h às 17h. É necessário fazer agendamento prévio pelo site do Tribunal antes de ir ao cartório. A eleitora ou o eleitor que comparecer a uma das unidades deverá apresentar, obrigatoriamente, documento oficial com foto.

Se, eventualmente, durante a consulta à situação eleitoral, a pessoa identificar pendência por ausência às urnas, mas tiver votado, justificado a falta ou mesmo pagado a multa, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) orienta a comparecer a um dos cartórios levando os comprovantes de votação, de justificativa ou de pagamento de multa não processado pela Justiça Eleitoral para fazer a baixa no sistema.

Eleitora ou eleitor com deficiência

No estado, ainda há 12.599 faltosos que declararam ter algum tipo de deficiência. Se a eleitora ou o eleitor tiver deficiência que impossibilite ou torne extremamente oneroso o exercício de suas obrigações eleitorais e o seu título constar entre os pendentes, é possível requerer diretamente ou por procurador regularmente constituído a isenção da sanção por ausência às urnas. É necessário apresentar autodeclaração da deficiência e documentação comprobatória para análise da autoridade judiciária competente.

Consequências do cancelamento

Caso perca o prazo para a regularização, a eleitora ou o eleitor que deixou de votar nas três últimas eleições terá o documento cancelado automaticamente. Quem não está com o título em dia pode não conseguir, por exemplo, regularizar o CPF, emitir passaporte, fazer matrícula em instituições públicas de ensino e tomar posse em cargo público, entre outros impedimentos.

Falecidos

Parentes ou representantes de partidos políticos podem solicitar o cancelamento da inscrição eleitoral apresentando a certidão de óbito da eleitora ou do eleitor. Além disso, o documento pode ser encaminhado pelo cartório de registro civil.

 

Após mais de 50 anos de carreira, Marília Gabriela anuncia aposentadoria

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Marília Gabriela, 76, anunciou em suas redes sociais que está oficialmente aposentada.

 

Nesta manhã, a jornalista compartilhou uma foto vestindo uma camiseta com os dizeres “Aposentada: eu faço o que eu quero, quando eu quero. Além disso: não é mais meu problema”. “Sim, é o que está escrito: aposentada, fazendo o que eu quero, quando quero e pronto, não se fala mais nisso?”, escreveu na legenda do Instagram.

Marília ainda revelou que seus planos incluem apenas aproveitar a vida. “Só viajar e fazer Teatro? por enquanto. Daí pergunto: pra que mais?”, questionou aos seguidores.

A apresentadora ainda relembrou do início de sua vida profissional. “Minha primeira carteira de trabalho, um “caco”, mostra que fui admitida na Rádio Televisão Paulista (Globo) em 1º de abril de 1970. Encontrei-a hoje numa gaveta! Vida que segue”, finalizou na publicação.

Em mais de 50 anos de carreira, Marília Gabriela se destacou com seu próprio programa de entrevistas, De Frente com Gabi (SBT). Antes disso, ela ainda trabalhou como apresentadora do Jornal Hoje, Fantástico e Jornal Bandeirantes.

Leia Também: Ex-galã da Globo, Leonardo Vieira abre ateliê de cerâmica em Portugal

Invasão de campo em Hamburgo deixa 44 feridos e 25 hospitalizados

0

SÃO PAULO, SP ()UOL/FOLHAPRESS) – A festa do acesso do Hamburgo de volta à Bundesliga depois de sete temporadas terminou com um incidente: após a invasão de campo, 44 torcedores ficaram feridos, 25 foram levados a hospitais, e um deles corre risco de vida.

 

A festa do acesso teve um desfecho preocupante: na euforia da comemoração dentro do campo, alguns torcedores acabaram feridos.

Em nota, o Corpo de Bombeiros de Hamburgo afirmou que 25 pessoas foram levadas a hospitais locais, cinco com ferimentos leves, 19 com ferimentos graves e uma com risco de morte.

O Hamburgo voltou à elite do futebol alemão após ficar sete temporadas na segunda divisão. A equipe nunca havia sido rebaixada, até cair na temporada 2017/18 e não conseguir voltar desde então.

O acesso veio com uma goleada por 6 a 1 sobre o Ulm, que garantiu o retorno do clube à Bundesliga. O Hamburgo tem seis títulos do Campeonato Alemão.

Oposição protocola pedido de CPI mista do INSS

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A oposição protocolou nesta segunda-feira (12) um pedido de CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito), formada por deputados federais e senadores, para investigar os descontos ilegais em aposentadorias e pensões no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

 

O requerimento foi apresentado com a assinatura de 36 senadores e 223 deputados federais -superior ao número mínimo exigido de 27 e 171, respectivamente. Apesar disso, a instalação da comissão ainda depende do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Parlamentares de oposição afirmam que vão procurar Alcolumbre nos próximos dias para tratar do tema. O requerimento precisa ser lido em sessão do Congresso Nacional -prevista, até o momento, para dia 27 deste mês.

“Aposentados e pensionistas de todo o país foram prejudicados, e há muita confusão com as informações até aqui divulgadas. O Brasil apoia essa CPMI, e quem não apoia precisa se explicar”, disse a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) em nota.

Leia Também: Febraban e INSS devem fazer força-tarefa para investigar fraudes a aposentados

Motta aguarda posição jurídica da Câmara para definir resposta ao STF no caso Ramagem

0

NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) – O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), espera a conclusão de um estudo da consultoria jurídica da Casa para reagir à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que derrubou uma manobra dos parlamentares a favor do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ).

 

Motta tem dito em conversas reservadas querer agir com responsabilidade para evitar um atrito entre os Poderes, mas ressalta que foram mais de 315 votos a favor da medida que paralisa uma ação penal contra o parlamentar. Por isso, ele busca dar uma resposta aos pares.

O presidente da Câmara deve definir até esta terça-feira (13), quando acaba o julgamento sobre o caso no Supremo, sobre qual será seu posicionamento. Ele está nesta semana nos Estados Unidos e participará, em Nova York, de um fórum de discussões com empresários organizado pelo Lide e de outro preparado pelo Esfera Brasil.

Motta tem sido cobrado, sobretudo pela oposição, a defender a posição do Parlamento no caso.

A Câmara aprovou na semana passada um projeto para suspender a ação penal contra Ramagem na investigação sobre a trama golpista de 2022, abrindo também brecha para tentar atingir todo o processo relativo ao caso e beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Foram 315 deputados a favor e 143 contra, numa derrota para o governo Lula (PT), que não conseguiu brecar a matéria. A Primeira Turma do Supremo, porém, derrubou no final de semana os efeitos do projeto, por 5 a 0, a decisão da Câmara.

Os deputados alegam que paralisar a ação é uma prerrogativa deles já que Ramagem é deputado. Os ministros do STF, por sua vez, entendem que esse entendimento só deve ser aplicado quando se trata de crimes cometidos após a diplomação dos parlamentares.

No caso de Ramagem, acusado de ter atuado para impedir a posse de Lula, o crime teria ocorrido antes de ele tomar posse como deputado.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, votou contra a paralisação de toda a ação penal contra o deputado e foi acompanhado pelos ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia, em julgamento no plenário virtual da corte.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, deputados bolsonaristas reclamaram da decisão do Supremo. O líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), foi às redes sociais para cobrar uma resposta de Motta.

“Acaba de ser formada a maioria na Primeira Turma do STF para derrubar parte da sustação aprovada por 315 deputados em plenário. Um ministro está se sobrepondo à vontade de toda a Câmara. Com a palavra, o presidente Hugo Motta. Vai defender a soberania do Parlamento ou assistir calado?”, questionou no X.

Já o líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), comemorou o resultado da corte. “STF forma maioria e derruba ‘trem da anistia’. Bolsonaro e seus generais terão que responder por seus crimes. A Câmara não pode trancar a totalidade da ação penal. É ilegal e inconstitucional”, disse.

Moraes determina apreensão do passaporte diplomático de Collor

0

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (12) a apreensão do passaporte diplomático do ex-presidente Fernando Collor.  

 

Na mesma decisão, o ministro proibiu o ex-presidente de sair do país. Collor cumpre prisão domiciliar em Maceió. As medidas foram determinadas a pedido da Polícia Federal (PF). 

No mês passado, Moraes determinou a prisão do ex-presidente para dar início ao cumprimento da pena de 8 anos e 10 meses de reclusão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um dos processos da Operação Lava Jato. 

Contudo, uma semana depois, Collor ganhou o direito de cumprir a pena em casa após a defesa informar que o ex-presidente, de 75 anos, tem diversas comorbidades, como doença de Parkinson, apneia do sono grave e transtorno afetivo bipolar.

Em 2023, Collor foi condenado pelo STF. Conforme a condenação, o ex-presidente e ex-senador, como antigo dirigente do PTB, foi responsável por indicações políticas para a BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras, e recebeu R$ 20 milhões em vantagens indevidas em contratos da empresa. Segundo a denúncia, os crimes ocorreram entre 2010 e 2014.

Ao determinar a prisão, Moraes entendeu que os recursos da defesa de Collor para derrubar a condenação são protelatórios para evitar a condenação. A decisão também foi confirmada pelo plenário da Corte.