Home Blog Page 1315

Jornal volta a destacar possível saída de Rodrygo no Real Madrid

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O atacante brasileiro Rodrygo vem perdendo espaço no Real Madrid e não é mais titular incontestável da equipe. A fase conturbada dá ainda mais indícios de uma possível saída do camisa 11 de Madri.

 

Rodrygo ‘perdeu’ a concorrência no time titular para Arda Guler, no clássico deste domingo (11) diante do Barcelona entre os 11.

O jovem turco vem se destacando e ganhando mais espaço no time. Com Bellingham, Vini e Mbappé como ‘intocáveis’, o preterido foi Rodrygo.
Rodrygo marcou apenas um gol nos últimos 21 jogos que disputou. Além do momento ruim, o camisa 11 ficou fora do time em função de uma gripe, e Arda Guler ‘tomou’ a posição.

Diante da fase do Rayo e tendo os nomes de Vini, Bellingham e Mbappé como ‘líderes’ do projeto, o Real Madrid não descarta negociar Rodrygo ao final da temporada.

Vini Jr. acertou sua renovação com o clube merengue até 2030, e o Real se vê na necessidade de fazer caixa com uma boa venda de um nome como Rodrygo.
Rodrygo tem contrato até 2028, e seu valor de mercado está avaliado em 100 milhões de euros (cerca de R$ 636 milhões).

O brasileiro desperta o interesse do mercado europeu, e já foi especulado em gigantes como Arsenal e Manchester City.

As informações são do jornal espanhol ‘As’.

Leia Também: Ancelotti atinge 350 jogos no Real Madrid e futuro vira incógnita

Ninguém acerta os números da Mega-Sena e prêmio vai para R$ 55 milhões

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ninguém acertou as seis dezenas do Concurso 2.861 da Mega-Sena, sorteadas na noite de sábado (10), em São Paulo, e o próximo prêmio é estimado em R$ 55 milhões.

Os números sorteados ontem foram 02, 21, 27, 46, 51 e 53.

A quina teve 55 acertadores, e cada um receberá R$ 72.740,95. Os 5.930 apostadores que acertaram quatro dezenas será de R$ 963,80.

Os números do Concurso 2.862 serão sorteados na terça-feira (13), em São Paulo.

Polícia Militar prende foragido e apreende armas e drogas em Campos

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na noite desse sábado (10), uma ação da Polícia Militar resultou na prisão, de um foragido da Justiça, e na apreensão de armas e drogas, na Avenida Alair Ferreira, no bairro Mineiros, em Campos.

De acordo com informações, equipes do 6º CPA e 8º BPM atuaram em conjunto após receberem denúncias sobre a guarda de drogas e armas no local, além de um mandado de prisão pendente contra o suspeito conhecido como “Da Roça”. Durante o cerco à residência, os policiais localizaram o indivíduo e apreenderam no interior do imóvel uma pistola calibre 9mm, um carregador municiado com 17 munições calibre 9mm, aproximadamente 1kg de pasta base de cocaína, um caderno de anotações do tráfico e diversos materiais para endolação de drogas.

O caso foi registrado na 134ª DP/Centro, onde o suspeito foi autuado nos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/06 e artigo 16 da Lei 10.826/03, além do cumprimento do mandado de prisão em seu desfavor.

Congresso tem semana de recesso branco com deputados e senadores no exterior

0

(FOLHAPRESS) – Com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), fora do país, o Congresso terá mais uma semana esvaziada, com recesso informal já confirmado para todos os deputados federais.

 

Motta estará nos Estados Unidos para participar de um fórum de discussões com empresários na terça-feira (14) em Nova York, assim como líderes de PL, PP e MDB. O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Feitas (Republicanos), também são esperados no encontro.

Além da agenda enxuta nas comissões da Câmara, não haverá votações no plenário.

O esvaziamento foi justificado pelo esforço para a aprovação de medidas controversas na última semana, como o projeto que aumenta o número de deputados de 513 para 531 e o requerimento que suspendia a ação penal contra o deputado e ex-diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) Alexandre Ramagem (PL-RJ) -o Supremo já decidiu pela derrubada da medida.

O calendário da Casa prevê eventos pontuais durante a semana, como sessões de homenagens ao dia internacional da enfermagem, ao dia do medicamento genérico e à procissão do fogaréu da cidade de Goiás, além de audiências públicas em parte das comissões.

No Senado, ao menos 10 senadores receberam autorização para viajar ao exterior -a maioria com custos pagos com dinheiro público. A partir dos pedidos de autorização apresentados, a reportagem identificou três agendas distintas nos Estados Unidos durante a semana: dois fóruns empresariais em Nova York e uma missão da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado em Washington.

A participação de congressistas e ministros em encontros fora do país tem sido cada vez mais comum. No ano passado, Câmara e Senado desembolsaram ao menos R$ 600 mil para bancar a ida de 30 parlamentares a um fórum jurídico em Portugal.

Já os senadores Magno Malta (PL-ES) e Damares Alves (Republicanos-DF) anunciaram que vão à Argentina para visitar brasileiros que fugiram ao país vizinho após os ataques golpistas de 8 de janeiro. A dupla pretende inspecionar um presídio em que estariam ao menos cinco deles.

Alcolumbre, por sua vez, acompanha o presidente Lula (PT) em viagem à Rússia desde a última terça-feira (6). O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-PI), e três deputados federais, além dos líderes do PT e do PDT no Senado, juntaram-Lula tenta estreitar as relações com o Congresso -e especialmente com Alcolumbre- em um momento delicado para o governo, em que a oposição pressiona pela criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) ou uma CPI mista diante do escândalo de fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O objetivo do Palácio do Planalto é adiar ao máximo ou enterrar a instalação de uma comissão de investigação.

A investigação sobre o caso levou o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi (PDT) a entregar o cargo e forçou o presidente Lula a demitir Alessandro Stefanutto do comando do INSS.

Mesmo com um novo ministro da Previdência pedetista, a bancada do partido na Câmara deixou a base do governo e disse buscar alternativas para as eleições presidenciais do ano que vem.

O novo ministro da Previdência, Wolney Queiroz, foi convidado pelo Senado para tratar do assunto na Comissão de Fiscalização e Controle. A agenda ainda não foi confirmada, mas poderá ocorrer na próxima quinta-feira (15).

Alcolumbre também tenta costurar um projeto de lei alternativo ao da anistia aos golpistas de 8 de janeiro sob o argumento de que é preciso evitar um perdão amplo e liberar a pauta do Congresso para outros assuntos.

Em vez de anistia, pessoas que não planejaram nem financiaram a destruição teriam as penas reduzidas.

Essa é a terceira viagem do presidente do Senado com Lula em cerca de um mês e meio. No fim de março, o senador acompanhou o petista na missão ao Japão e ao Vietnã. No mês passado, a dupla viajou com Barroso e Motta para o velório do Papa Francisco, no Vaticano.

Leia Também: Eduardo Leite se coloca para 2026 pelo PSD, mas rejeita disputa com Ratinho Jr. e admite apoiar Tarcísio

Redução de penas do 8/1 sinaliza intrincado debate sobre influência de multidão

0

(FOLHAPRESS) – Uma eventual aprovação de proposta pelo Congresso abrandando a punição para crimes contra o Estado democrático de Direito “influenciados por uma multidão” pode se desdobrar, na prática, em um intrincado debate no STF (Supremo Tribunal Federal) para avaliar a quais acusados pelos ataques do 8 de janeiro a condição mais benéfica se aplicaria.

 

Como mostrou a Folha, alterações na Lei de Defesa do Estado democrático de Direito nessa direção estão sendo discutidas pela cúpula do Congresso, com objetivo de diminuir as penas daqueles que não tiveram papel de planejamento ou financiamento naqueles atos.

A articulação ocorre em meio a ofensiva bolsonarista para aprovação de uma anistia ampla.

Especialistas consultados pela Folha têm opiniões distintas sobre a adoção desse tipo de proposta, mas afirmam que essa análise seria complexa e pode levar praticamente a um novo julgamento.

Isso porque, apesar de a lei mais benéfica ao réu poder retroagir, a decisão sobre a quais dos réus ela se enquadraria ou não seria tomada pelo tribunal, caso a caso, a partir das provas em cada processo. Uma dos aspectos que pode gerar controvérsia, por exemplo, seria a de quem cometeu os crimes meramente influenciado pela multidão e quem teve papel de influenciar.

Diego Nunes, professor de história do direito penal da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e organizador do livro “Crimes Contra o Estado Democrático de Direito”, considera que, a partir dos casos já julgados, o STF parece entender que todos contribuíram em algum grau para influenciar uns aos outros.

“Por isso me parece que colocar no tipo penal a questão da influência da multidão não traria de forma automática a redução para os envolvidos no 8/1”, diz, afirmando ser possível que parte deles seja considerada como influenciadores.

Nunes avalia, porém, que uma alteração legislativa nessa linha pode ser positiva, por descrever a participação no crime de forma mais detalhada.

A advogada Tatiana Stoco, que é professora de direito e processo penal do Insper, faz a ressalva de que alterar a lei para diminuir as penas poderia servir como um incentivo a atos do tipo no futuro.

Ela também minimiza a importância da alteração, apontando que hoje existe no Código Penal uma atenuante da pena para crime cometido “sob a influência de multidão em tumulto, se [a pessoa] não o provocou”.

No caso de Aécio Lúcio Pereira, primeiro a ser condenado pelo 8 de janeiro, com pena de 17 anos, sua defesa chegou a pedir que ela fosse aplicada.

O voto do relator Alexandre de Moraes, que foi seguido pela maioria, considerou a inexistência de atenuantes. O ministro Cristiano Zanin, por sua vez, também rejeitou a aplicação de uma pena menor por este motivo, afirmando ser “evidente que ele [réu] deu causa à turbulência provocada”.

Também no processo da ré que pichou a estátua “A Justiça”, Débora Rodrigues, e que tem sido usado pelos bolsonaristas como símbolo do pedido de anistia, os votos de Moraes e Zanin seguiram a mesma linha.

Ainda sem um texto público apresentado, o projeto de alteração na lei ainda está em debate de bastidores e passará pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). No fim de março, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) apresentou uma proposta de lógica semelhante à que está sendo negociada.

Um segundo ponto em comum discutido para diminuir as penas do 8 de janeiro seria impedir que a condenação em duplicidade pelos crimes de golpe de Estado e de abolição do Estado democrático de Direito.

A maioria dos especialistas consultados pela reportagem entende, porém, que não caberia a uma lei definir, por exemplo, que um crime poderia “absorver” o outro, como defendeu o ministro Luís Roberto Barroso em seu voto.

Eles apontam que esse tipo de análise deve ser feita pelo juiz no caso concreto. Já 1 dos 4 entrevistados considerou que seria preciso debater a redação em si, mas que os parlamentares poderiam criar tal previsão.

O professor de direito penal da PUC-RS e autor do livro “Crime Político, Segurança Nacional e Terrorismo”, Alexandre Wunderlich, diz que o debate de aprimoramento da Lei de Defesa da Democracia, que foi aprovada em 2021, não pode se dar no calor dos fatos.

“Legislações de emergência para atender determinadas situações pontuais não funcionam”, afirma. Para ele, houve excesso de punitivismo em condenações envolvendo o 8 de janeiro, e o problema não está na lei, mas em como ela foi aplicada.

Francisco Monteiro Rocha, advogado e professor de direito penal da UFPR (Universidade Federal do Paraná), avalia que o caminho de alterar as penas, para haver maior proporcionalidade nos casos de quem teve uma contribuição menor, pode ser adequado.

Ele aponta, porém, que o que ocorre no julgamento no 8/1 é um aspecto estrutural na cultura jurídica do país, que não aplicaria o aparato penal já existente para fazer a diferenciação entre quem tem maior ou menor culpabilidade.

Segundo ele, caso haja a alteração, em caso de dúvida sobre o papel do acusado na multidão, o STF deveria aplicar a pena mais benéfica ao réu.

O advogado diz que, se uma nova lei for aprovada, nas ações transitadas em julgado, cabe à defesa pleitear uma revisão criminal, tendo que provar que a pena menor se aplicaria a seu cliente, enquanto nos casos ainda em curso, o tribunal poderia atuar por iniciativa própria.

À Folha o senador Alessandro Vieira afirmou que o projeto que ele apresentou teve a preocupação de se alinhar ao que historicamente já seria feito no direito brasileiro. Ele disse ainda que cada caso vai exigir uma análise -frisando que, por isso, a conduta de cada acusado tem de ser individualizada- e que acredita que ela seria feita com brevidade.

Leia Também: Castro sanciona lei para ter policiais em ônibus do Rio após aumento de assaltos

Mais de um século depois, corpo de santa morta em 1582 está em exposição

0

A Basílica da Anunciação de Nossa Senhora do Carmo, em Salamanca, na Espanha, vive um momento histórico com a abertura da sepultura de Santa Teresa de Jesus, permitindo que fiéis possam venerar seus restos mortais até o dia 25 de maio.

 

Esta é apenas a terceira vez que o corpo da santa, que faleceu em 1582, é exposto ao público. As ocasiões anteriores ocorreram em 1760 e 1914. A abertura atual acontece diariamente, das 9h às 23h.

A cerimônia simbólica que marcou o início da veneração aconteceu na manhã de domingo, 11 de maio. Durante o ato, o prior dos Carmelitas da cidade pediu que os visitantes reflitam sobre o legado espiritual da santa, lembrando que ele vai além da contemplação de sua imagem física.

Santa Teresa de Jesus, também conhecida como Teresa d’Ávila, é uma das figuras mais importantes do catolicismo espanhol e uma referência no misticismo cristão.

Hamas anuncia libertação de refém americano nesta segunda (12)

0

O braço armado do grupo Hamas, as Brigadas Al-Qassam, anunciou nesta segunda-feira (12) que vai libertar Edan Alexander, refém com cidadanias israelense e norte-americana, sequestrado durante os ataques de 7 de outubro de 2023.

 

A informação foi divulgada pelo porta-voz do grupo, Abu Obeida, em uma mensagem publicada no Telegram: “As Brigadas Al-Qassam decidiram libertar o soldado sionista de nacionalidade norte-americana, Edan Alexander, atualmente detido. A libertação terá lugar hoje”.

Edan Alexander foi capturado enquanto servia em uma unidade de elite no sul de Israel, durante a ofensiva lançada pelo Hamas que deixou cerca de 1.200 mortos e resultou na tomada de mais de 250 reféns, segundo dados israelenses. Ele é o único refém com dupla cidadania israelense e americana que ainda permanecia vivo em cativeiro em Gaza.

O Catar e o Egito, países que têm atuado como mediadores nos esforços para um acordo de cessar-fogo em Gaza, manifestaram uma reação positiva ao anúncio da libertação do refém israelita-americano. Ambos os países descreveram o evento como um passo “encorajador” que pode impulsionar a retomada das negociações entre as partes envolvidas no conflito.

Ainda nesta segunda-feira, representantes do Hamas e dos Estados Unidos realizaram discussões diretas em Doha, no Catar. Duas fontes do grupo terrorista informaram à agência AFP sobre o encontro, com uma delas mencionando “avanços” em direção a uma possível trégua em Gaza.

Segundo uma das autoridades do Hamas, as negociações em Doha abordaram um cessar-fogo, a troca de prisioneiros (reféns israelenses por prisioneiros palestinos) e a entrada de assistência humanitária na Faixa de Gaza. A fonte acrescentou que as discussões “ainda estão em andamento”, indicando a continuidade dos esforços diplomáticos para alcançar uma resolução para o conflito.

Leia Também: Israel não pretende retirar tropas de Gaza e amplia guerra contra o Hamas

 
 
 

Baby boom em hospital dos EUA: 14 enfermeiras grávidas ao mesmo tempo

0

O Hospital St. Vincent, localizado em Green Bay, no estado de Wisconsin, está vivenciando uma coincidência rara e curiosa: 14 enfermeiras obstetras da instituição estão grávidas ao mesmo tempo. A informação foi confirmada pelo próprio hospital, que brinca com a situação, chamando-a de um verdadeiro “baby boom”.

 

“Quando ela contou que estava grávida logo no início, pensei: eu também!”, contou a enfermeira Anna Cody à emissora local NBC26. Anna e sua colega Molly Van Enkenvort têm apenas quatro dias de diferença entre as datas previstas para o parto. “Isso nos dá mais apoio”, completou Molly, destacando a rede de suporte mútuo que se formou entre as futuras mães. “Estamos todas nos ajudando”, disse.

A gestação em série vem chamando atenção até dos pacientes. “As pessoas andam pelo corredor e dizem: ‘Ali tem uma grávida, ali tem outra — todas as enfermeiras estão grávidas!’”, relatou Ashlyn Short, outra integrante do grupo.

A diretora de enfermagem do hospital, Amy Bardon, afirmou que o anúncio coletivo ganhou um significado ainda mais especial por ter ocorrido durante a Semana dos Enfermeiros, comemorada entre os dias 6 e 12 de maio, e poucos dias antes do Dia das Mães, celebrado nos Estados Unidos no último domingo (11).

“É muito especial. Todas essas mulheres ocupam um lugar especial no meu coração. Trabalhamos juntas há anos. Estive presente para o nascimento de alguns dos filhos delas e agora vamos viver tudo isso juntas mais uma vez”, declarou emocionada.

Segundo o hospital, os bebês devem nascer entre maio e o outono.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Atleta de fisiculturismo morre durante competição em Campo Grande

Duas crianças de 7 e 9 anos são flagradas com arma carregada nos EUA

0

Duas crianças de apenas 7 e 9 anos foram flagradas manuseando uma arma de fogo carregada em Albuquerque, no estado norte-americano do Novo México, em 16 de fevereiro. As imagens do episódio, registradas por um drone da polícia, só foram divulgadas na última sexta-feira (10), pelo Gabinete do Xerife do Condado de Bernalillo.

 

De acordo com as autoridades, a liberação do vídeo teve como objetivo destacar o uso da tecnologia de drones e da Unidade de Saúde Comportamental, que acompanhou toda a situação em tempo real e forneceu atualizações táticas essenciais. “A tecnologia permitiu proteger a área de forma rápida e segura, evitando um confronto potencialmente letal com os menores”, explicou o comunicado oficial.

No vídeo, os dois irmãos, vestidos de pijama, aparecem passando a arma um ao outro e até discutem para ver quem ficaria com ela, como se fosse um brinquedo. Segundo o xerife John Allen, um dos meninos chegou a puxar o gatilho quando os policiais dispararam uma munição menos letal para distraí-los. Felizmente, a arma falhou. “Se tivesse disparado, nossos agentes teriam sido forçados a usar força letal. Isso teria chocado o país”, afirmou Allen ao Albuquerque Journal.

As autoridades ainda não sabem como os garotos conseguiram a arma. O Gabinete do Xerife revelou que a polícia já havia sido chamada à residência da família mais de 50 vezes por ocorrências anteriores envolvendo os meninos e seus pais. Apesar da gravidade do episódio, as crianças não foram acusadas formalmente e continuam sob guarda dos pais. A arma foi apreendida.

Allen afirmou que a intenção não é punir as crianças, mas oferecer apoio à família. “Esses meninos foram ensinados a usar uma arma e estão repetindo o que aprenderam. Temos de investir na reabilitação e não na punição, porque são apenas crianças. O cérebro delas ainda está em desenvolvimento”, disse, destacando que a prioridade agora é garantir que elas tenham chance de um futuro melhor.

Michael Lucero, diretor clínico da Unidade de Saúde Comportamental, explicou que a equipe especializada foi acionada para prestar assistência à família, que enfrenta um histórico extenso de traumas. Segundo ele, as crianças e os pais já estão recebendo apoio psicológico e psiquiátrico.

Veja o vídeo.

Leia Também: Médico lista sinais simples para saber se uma pinta é câncer de pele

Cratera na marginal Tietê, em São Paulo, reabre um mês depois

0

 (FOLHAPRESS) – Uma cratera voltou a aparecer na marginal Tietê na altura da ponte Atílio Fontana, na Vila Anastácio, zona oeste de São Paulo, um mês após o registro anterior. Segundo a prefeitura, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) fez uma interdição total da pista central da via, no sentido rodovia Castelo Branco, 300 metros antes da ponte.

 

A Sabesp afirmou que foi acionada na madrugada deste domingo (11) por causa do reaparecimento do buraco. A empresa diz que equipes trabalham no local desde as 5h. Até o momento, os técnicos analisam a estrutura para dimensionar o problema antes de definir que obras serão feitas para reparo.

A área foi isolada e, segundo a Sabesp, não houve registro de ocorrências relacionadas ao reaparecimento da cratera.

A CET recomenda que motoristas evitem, se possível, esse trecho da marginal Tietê enquanto durarem as obras. Como alternativa, sugere que os motoristas com destino à rodovia Castelo Branco e a marginal Pinheiros utilizem a região da Lapa, seguindo pela ponte da Freguesia do Ó, av. Ermano Marchetti, rua Nossa Senhora da Lapa, rua Pio XI, av. Cerro Corá, av. Queiroz Filho e ponte do Jaguaré.

Outras opções para a margina Pinheiros e a zona sul, de acordo com a CET, são a ligação Leste/Oeste e o minianel viário.

Em 10 de abril, a cratera havia aparecido após um dia de chuva forte e imagens mostravam água e terra no buraco. Com a interdição da pista, o congestionamento registrado havia chegado à marca de dez quilômetros por volta das 19h30.

Diferentemente da ocorrência de abril, desta vez não houve grandes pancadas de chuva na capital.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo, o volume acumulado deste domingo, até as 7h, foi de 13,2 milímetros.

Leia Também: Neymar é criticado após comentário em foto sensual de Marina Ruy Barbosa

 

Gisele Bündchen mostra primeira foto do terceiro filho; “Maior presente”

0

No último domingo (11), Gisele Bündchen celebrou o Dia das Mães com uma publicação especial nas redes sociais. A modelo de 44 anos compartilhou pela primeira vez uma imagem do terceiro filho, fruto do relacionamento com o professor de jiu-jitsu Joaquim Valente. A foto mostra o bebê no colo da mãe, usando um pijama com a frase “amo a mamãe”.

 

Na legenda, Gisele explicou o motivo de seu afastamento das redes sociais desde o nascimento do bebê, em fevereiro deste ano. “Tenho estado silenciosa por aqui, mas muito ocupada vivendo a vida. Às vezes, os momentos mais lindos não são compartilhados, são simplesmente vividos”, escreveu. Ela também mencionou que tem buscado “ritmos mais lentos, conexões mais profundas e a beleza das lições que vêm com a presença”.

Emocionada, a modelo aproveitou a data para homenagear sua mãe, Vânia Maria Nonnenmacher, que faleceu em janeiro deste ano, aos 75 anos. “Hoje, no Dia das Mães, sinto especialmente a falta da minha mãe, mas meu coração está cheio. Ser mãe tem sido o meu maior presente.”

Gisele concluiu sua mensagem com uma homenagem às mães: “O amor de vocês molda o mundo de formas que as palavras não conseguem descrever. Eu vejo vocês. Eu honro vocês. Feliz Dia das Mães!”

Além do recém-nascido, Gisele Bündchen é mãe de Benjamin, de 15 anos, e Vivian, de 12, frutos de seu casamento com o ex-jogador de futebol americano Tom Brady.

 

Vitor Roque faz nos acréscimos, Palmeiras bate São Paulo e é líder isolado

0

(UOL/FOLHAPRESS) – O Palmeiras venceu o São Paulo por 1 a 0 com gol quase no último lance, na Arena Barueri, pela 8ª rodada do Brasileiro.

 

O gol foi marcado por Vitor Roque aos 49 minutos da segunda etapa aproveitando rebote de Rafael após chute de Felipe Anderson. O assistente chegou a anular o gol marcando impedimento, mas o VAR checou a posição e validou.

O clássico contou com duas expulsões nos bancos de reserva: Maxi Cuberas, auxiliar de Zubeldía, recebeu vermelho na primeira etapa, enquanto Abel Ferreira foi expulso por reclamação na segunda etapa.

Com o resultado, o Palmeiras foi a 19 pontos e manteve a liderança do Brasileirão. O São Paulo teve sua primeira derrota no torneio.

O jogo marcou o recorde de público da Arena Barueri: 29.709 pessoas. O número superou por pouco o recorde anterior, que era de 29.647.

O Palmeiras volta a campo nesta quinta-feira, quando recebe o Bolívar (BOL) pela Copa Libertadores. O São Paulo também joga em casa pela competição continental: nesta quarta-feira contra o Libertad (PAR).

PALMEIRAS

Weverton; Giay, Gustavo Gómez e Bruno Fuchs; Aníbal (Vitor Roque), Piquerez, Ríos (Felipe Anderson), Estêvão e Allan (Lucas Evangelista); Paulinho (Maurício) e Flaco López (Raphael Veiga). T.: Abel Ferreira.

SÃO PAULO

Rafael; Ferraresi, Ruan, Alan Franco e Wendell (Enzo Díaz); Alisson, Marcos Antônio (Pablo Maia) e Alves (Oscar); Cédric (Lucas Ferreira), Ferreirinha (Luciano) e André Silva. T.: Luis Zubeldía.

Local: Arena Barueri, em Barueri-SP
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Ilberto Estevam da Silva (SP)
Gol: Vitor Roque (49’/2ºT)
Amarelos: Ruan; Abel Ferreira
Vermelho: Maxi Cuberas; Abel Ferreira

Leia Também: Ancelotti atinge 350 jogos no Real Madrid e futuro vira incógnita

Homem é preso após agredir companheira com tapas e socos em Campos

0
Foto: Divulgação Deam

Na manhã deste sábado (10), policiais civis da DEAM Campos, sob a coordenação do delegado de plantão Ronaldo Cavalcante, prenderam em flagrante um homem identificado pelas iniciais L.A.S.J., de 30 anos, por agredir a companheira, L.P.P.S., de 20 anos, no bairro Parque Rosário, em Campos.

De acordo com o relato da vítima, ela compareceu à delegacia especializada e informou que foi agredida pelo companheiro na madrugada do mesmo dia após uma discussão. O casal, que já enfrentava problemas no relacionamento, foi envolvido em uma briga, momento em que o homem desferiu socos e tapas no rosto, barriga e braços da mulher, deixando-a lesionada. Após o ocorrido, o agressor fugiu em sua moto.

Com base nas informações fornecidas, os agentes da DEAM, por determinação da autoridade policial, localizaram o agressor no bairro Parque Rosário. O homem não resistiu à prisão e foi conduzido à unidade policial.

O suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de lesão corporal, conforme a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

Homem é morto a tiros após desentendimento com colega de trabalho

0
123ª DP/Foto: Divulgação Polícia Civil
123ª DP/Foto: Divulgação Polícia Civil

Um homem de 32 anos foi morto a tiros na tarde do último sábado (10) em frente ao Mercado Municipal de Peixes, no Centro de Macaé. Segundo informações da Polícia Militar, a vítima teria se desentendido com um colega de trabalho, com quem atuava em uma fábrica de gelo.

Durante a discussão, o suspeito teria deixado o local, ido até sua residência para buscar uma arma de fogo e, ao retornar, efetuado diversos disparos contra a vítima. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Após o crime, o autor fugiu e ainda não foi localizado. Os agentes do Programa Segurança Presente já identificou o suspeito e realiza buscas para encontrá-lo. O caso será investigado pela 123ª Delegacia de Polícia de Macaé.

Homem investigado por ataque aos seguranças de Garotinho e Rosinha é preso na Baixada Campista

0
Viatura na 134ª DP/Foto: ClickCampos
Viatura na 134ª DP/Foto: ClickCampos

Um homem de 32 anos, identificado pelas iniciais J.V.C., foi preso na noite do último sábado (10) durante uma ação conjunta entre policiais militares do 8º BPM e agentes do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRV), na Avenida Alair Ferreira, em Saturnino Braga, na Baixada Campista.

Contra o suspeito havia um mandado de prisão em aberto pelos crimes de roubo e porte ilegal de arma de fogo. Ele é conhecido pelo vulgo “Da Roça” e também é investigado por suposta participação no ataque a tiros contra a equipe de segurança dos ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho, ocorrido em novembro de 2023.

De acordo com a Polícia Militar, a operação foi deflagrada após informações apontarem que entorpecentes e armas ligadas ao tráfico de drogas estariam sendo guardadas no local. Os agentes cercaram a residência e localizaram o suspeito no interior do imóvel.

Durante a ação, foram apreendidos uma pistola calibre 9mm, um carregador com 17 munições, cerca de 1 kg de cocaína, um caderno com anotações do tráfico e materiais utilizados para endolação de drogas.

Todo o material foi recolhido e o suspeito encaminhado para a 134ª Delegacia de Polícia, onde o caso foi registrado.

Assalto em Donana: criminosos mantêm família refém e levam armas e R$ 90 mil

0
134ª DP/Foto: ClickCampos
134ª DP/Foto: ClickCampos

Na noite do último sábado (10), um empresário de 38 anos foi feito refém junto com a esposa e os dois filhos durante um assalto à sua residência, localizada na Rua Capitão Victor Cláudio, em Donana, na Baixada Campista. A família foi surpreendida por cinco criminosos armados enquanto estava na garagem de casa com o portão aberto, distraída mexendo no celular.

Os assaltantes, que chegaram em um veículo GM/Classic preto, modelo sedã, invadiram o imóvel exigindo dinheiro e armas. Segundo a Polícia Militar, a ação foi motivada pelo fato de o empresário possuir registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC). Ele também atua nos ramos da construção civil e venda de veículos.

Durante o assalto, a família foi mantida em cárcere privado enquanto diversos bens eram levados. Entre os itens roubados estão: uma pistola calibre 9mm, aproximadamente R$ 90 mil em dinheiro, seis aparelhos celulares (três iPhones, um Samsung, um Redmi 12 e um Motorola), 20 frascos de perfumes, um cordão de ouro avaliado em cerca de R$ 20 mil, um videogame Playstation 5, uma caixa de som Boombox, joias diversas e até um pássaro da espécie papa-capim, avaliado em R$ 5 mil.

Após os criminosos iniciarem a fuga, o empresário conseguiu acessar um revólver calibre 357, que não havia sido encontrado pelos bandidos, e reagiu. Houve troca de tiros, e ele acredita ter atingido o carro e possivelmente algum dos assaltantes. Os disparos feitos pelos criminosos atingiram os vidros da sacada da casa e também de duas residências vizinhas.

Populares informaram que um dos suspeitos teria se escondido em uma creche em construção nas proximidades, identificada como Creche Baronesa. No local, foram encontrados quatro frascos de perfume, uma calça jeans, uma jaqueta preta, uma blusa de manga marrom, uma cueca azul, um par de tênis preto e um boné preto, possivelmente pertencentes a um dos envolvidos. A perícia foi acionada e apreendeu oito estojos de munição calibre .380.

Apesar das buscas realizadas, nenhum dos criminosos foi localizado até o momento. Ainda segundo a PM, há indícios de que o empresário também atua como agiota, e ele justificou a presença de uma grande quantia em espécie na casa como parte de um pagamento referente à venda de um veículo realizada no mesmo dia do crime. Em suas redes sociais, a vítima exibe armas, veículos e dinheiro.

A casa da vítima não possui câmeras de segurança, mas imóveis vizinhos captaram os sons dos disparos. No entanto, até agora não foram obtidas imagens que identifiquem os autores do crime. A arma utilizada pelo empresário está devidamente registrada e não foi apreendida. O caso foi registrado na 134ª Delegacia de Polícia do Centro.

Adolescentes não têm apoio para lidar com redes sociais, diz pesquisa

0

Uma pesquisa realizada em abril mostrou que 90% dos brasileiros maiores de 18 anos que têm acesso à internet acreditam que adolescentes não recebem o apoio emocional e social necessário para lidar com o ambiente digital, em especial as redes sociais. Foram ouvidos no levantamento mil brasileiros conectados de todas as regiões e classes sociais, com 18 anos ou mais.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para o total da amostra, considerando um intervalo de confiança de 95%.

 

Segundo a pesquisa, 9 em cada 10 brasileiros acreditam que os jovens não têm apoio emocional e social suficiente, enquanto 70% defendem a presença de psicólogos nas escolas como caminho essencial para mudar esse cenário.

O levantamento foi realizado pelo Porto Digital, em parceria com a Offerwise, empresa especializada em estudos de mercado na América Latina e no universo hispânico, a partir da repercussão de um seriado que abordou o lado sombrio da juventude imersa no mundo digital e o abismo entre pais e filhos.

 

Para 57% dos entrevistados, o bullying (agressão intencional e repetitiva, que pode ser verbal, física, psicológica ou social, para intimidar uma pessoa) e violência escolar são um dos principais desafios de saúde mental. Também estão entre os principais desafios atualmente enfrentados pelos jovens a depressão e a ansiedade (48%) e a pressão estética (32%).

Brasília (DF) 09/05/2025 -  90% dos brasileiros acima de 18 anos, que acessam a internet, acreditam que os adolescentes não recebem o apoio emocional. ( Pierre Lucena) Foto Porto Digital divulgaçãoBrasília (DF) 09/05/2025 -  90% dos brasileiros acima de 18 anos, que acessam a internet, acreditam que os adolescentes não recebem o apoio emocional. ( Pierre Lucena) Foto Porto Digital divulgação
Adolescência, série apresentada pela Netflix evidenciou necessidade de colocar a questão em debate, diz Pierre Lucena – Divulgação: Porto Digital

 

Na avaliação do presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, a série Adolescência, apresentada pela rede de streaming Netflix, colocou em evidência a necessidade de se debater a questão.

“O cuidado com a juventude deve ser um compromisso compartilhado, que envolve escolas, famílias, empresas e governos. Essa pesquisa evidencia que não basta discutir inovação tecnológica – é preciso humanizá-la e colocá-la a serviço da sociedade”, disse. “O futuro da inovação está diretamente ligado à forma como cuidamos dos nossos jovens. Não basta impulsionar avanços tecnológicos — é fundamental criar pontes entre a tecnologia e a transformação social real”, afirmou.

A pesquisa mostra que uma das ferramentas usadas pelos pais é o controle do tempo de navegação na internet. Segundo o estudo, entre crianças de até 12 anos, o controle tende a ser mais rígido e constante, inclusive com o uso de mecanismos de monitoramento. No entanto, apenas 20% dos pais responderam que pretendem usar futuramente alguma ferramenta de controle.

Já entre os adolescentes de 13 a 17 anos, a supervisão tende a diminuir. Os pais ainda acompanham, mas de forma mais flexível, permitindo maior autonomia.

Para o diretor-geral da Offerwise, Julio Calil, o cenário mostra a necessidade de desenvolvimento de espaços de acolhimento e orientação, tanto para os pais quanto para os filhos, como alternativas para proteção no ambiente digital.

“Os resultados da pesquisa nos mostram que a população enxerga a necessidade de um esforço conjunto para criar espaços mais seguros e de apoio nas escolas, especialmente diante do uso precoce e intenso das redes sociais”, apontou.

Plataformas

Recentemente, as principais plataformas digitais modificaram suas regras para restringir ou excluir a moderação de conteúdos publicados na internet, dificultando a identificação de contas ou publicações com conteúdos considerados criminosos.

Brasília (DF) 09/05/2025 -  90% dos brasileiros acima de 18 anos, que acessam a internet, acreditam que os adolescentes não recebem o apoio emocional. ( Luciano Meira) Foto Arquivo pessoalBrasília (DF) 09/05/2025 -  90% dos brasileiros acima de 18 anos, que acessam a internet, acreditam que os adolescentes não recebem o apoio emocional. ( Luciano Meira) Foto Arquivo pessoal
Professor Luciano Meira defende regulação de plataformas para manter espaço social online saudável para jovens e crianças que têm menos – Foto: Arquivo pessoal

 

Para o professor adjunto de psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, Luciano Meira, tal decisão parece priorizar interesses comerciais e políticos dos proprietários das redes.

“Essa decisão diminui a responsabilidade social das big techs, das corporações, das organizações controladoras das plataformas. Isso tem um impacto direto na proliferação de ódio, desinformação, conteúdos prejudiciais em diversas camadas,  especialmente, entre populações vulneráveis. Muito jovens ficam mais expostos a conteúdos inadequados sem essa moderação e, claro, quando se trata de desinformação, isso ataca instituições e a própria democracia”, avaliou.

Na outra ponta, o Supremo Tribunal Federal (STF) está julgando a constitucionalidade do Artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), segundo o qual, provedores, websites e redes sociais só podem ser responsabilizados por conteúdo ofensivo ou danoso postado por usuários caso descumpram uma ordem judicial de remoção.

Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia e mestre em psicologia cognitiva, Meira pontua que a ausência de uma decisão sobre o tema pode levar a uma potencial sobrecarga judicial.

“Pode haver um aumento considerável de casos judiciais justamente pela falta dessas ações preventivas. Então, é possível preservar a liberdade de expressão com moderação responsável. A meu ver, o posicionamento é uma rediscussão do Artigo 19 do Marco Civil da Internet para fortalecer o que seria a proteção social, não só de crianças e jovens, mas de avaliar o que se faz com o grupo de idosos hoje, vulnerabilizados por todo um conjunto de ataques, de cooptação a determinados tipos de ideologia”, acrescentou.

Além disso, tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei 2.630 de 2020, conhecido como PL das Fake News, principal proposta de regulação das plataformas digitais. O texto já foi aprovado pelo Senado e está travado na Câmara dos Deputados. A proposta trata da responsabilidade civil das plataformas e também tem elementos de prevenção à disseminação de conteúdos ilegais e danosos a indivíduos ou a coletividades.

“Regular essas plataformas é vital para que tenhamos a manutenção de um espaço social online, produtivo e saudável para todas as pessoas – principalmente jovens e crianças que têm menos mecanismos individuais de proteção”, afirmou. “Aqueles que defendem a desregulamentação total das redes certamente têm uma uma ideia frágil e inconsistente do que é liberdade. Uma liberdade restrita sem controle social destrói, degenera as bases da nossa capacidade de construir e de fazer evoluir uma civilização. Então, claramente, a autorregulação é insuficiente, especialmente em se tratando de empresas que buscam lucro através, por exemplo, da publicidade, do comércio, enfim, as grandes plataformas, as big techs”, alertou.

Enquanto não há uma decisão sobre o tema, o professor considera necessário construir um ambiente de confiança, na escola, na família e nos demais espaços onde crianças e jovens são acolhidos para evitar que crianças e adolescentes acabem sendo submetidos a situações de disseminação de ódio e bullying, entre outras.

“O principal é a construção da confiança entre as pessoas. Sem a construção desses laços, desse relacionamento baseado na confiança, qualquer dessas estratégias não terá os efeitos desejados. A primeira orientação é estabelecer um diálogo aberto. Então, pais, mães, filhos e filhas, eles têm que, de alguma forma, estabelecer, manter, ou evoluir essa interlocução confiante.

De acordo com Meira, esse ambiente propicia a realização de conversas sobre os riscos online e também sobre a forma como se dão os relacionamentos com e nas redes sociais. “Eu entendo que essas são conversas íntimas que, baseadas na confiança, podem progredir de forma saudável”, afirmou.

Outro ponto defendido pelo professor é o estabelecimento de limites claros sobre o uso da internet e de redes sociais como, por exemplo, de tempo e de tipos de relacionamento.

“Isso não vai ser realizado, não vai ser cumprido se não existir um diálogo aberto em que crianças e adolescentes entendam que existem conteúdos inadequados e que precisam ter senso crítico, ter seu pensamento e formas de raciocínio. No entanto, nessa faixa etária, eles simplesmente ainda não conseguem capturar os riscos. Por isso, precisam de um adulto que tenha pelo menos uma intuição mais apurada para identificar formas de cyberbullying, de exposição excessiva, de conteúdos inadequados, de contato com estranhos entre outros tipos de relacionamentos”, disse.

Luciano Meira ressalta que pais e responsáveis tendem a simplesmente restringir ou proibir o uso de redes sociais, sem um diálogo consistente sobre o porquê da decisão.

“Sinto dizer que os responsáveis o proíbem de uma forma muito autocrática e que talvez não surta efeito, porque não se tem controle absoluto sobre o que acontece na vida de absolutamente ninguém. Você pode estabelecer uma forma de monitoramento participativo, em que busca conhecer, e esse monitoramento pode ser apoiado, do ponto de vista técnico, inclusive por softwares, com aplicações computacionais que você instala no notebook, no computador de mesa ou no dispositivo móvel dessa criança ou jovem para ter acesso ao que está acontecendo nesses dispositivos”, sugeriu.

Por fim, o professor afirma  defende que não se deve deixar de lado o mundo real e exemplifica com a legislação que proíbe o uso de celulares nas escolas.

“Mais recentemente, as escolas têm visto alguma movimentação em torno das crianças voltarem a construir relações no mundo físico. Por exemplo, ao proibir o uso de dispositivos nas escolas, convidam as crianças para uma existência que é também offline. No final das contas, um equilíbrio é necessário entre esses mundos para que no final a gente tenha a construção de relacionamentos sociais mais duradouros e que ganhe sustentação na confiança entre as pessoas e não apenas em algoritmos”, concluiu.

Uma pesquisa realizada em abril mostrou que 90% dos brasileiros maiores de 18 anos que têm acesso à internet acreditam que adolescentes não recebem o apoio emocional e social necessário para lidar com o ambiente digital, em especial as redes sociais. Foram ouvidos no levantamento mil brasileiros conectados de todas as regiões e classes sociais, com 18 anos ou mais.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para o total da amostra, considerando um intervalo de confiança de 95%.

Segundo a pesquisa, 9 em cada 10 brasileiros acreditam que os jovens não têm apoio emocional e social suficiente, enquanto 70% defendem a presença de psicólogos nas escolas como caminho essencial para mudar esse cenário.

O levantamento foi realizado pelo Porto Digital, em parceria com a Offerwise, empresa especializada em estudos de mercado na América Latina e no universo hispânico, a partir da repercussão de um seriado que abordou o lado sombrio da juventude imersa no mundo digital e o abismo entre pais e filhos.

Para 57% dos entrevistados, o bullying (agressão intencional e repetitiva, que pode ser verbal, física, psicológica ou social, para intimidar uma pessoa) e violência escolar são um dos principais desafios de saúde mental. Também estão entre os principais desafios atualmente enfrentados pelos jovens a depressão e a ansiedade (48%) e a pressão estética (32%).

 

Na avaliação do presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, a série Adolescência, apresentada pela rede de streaming Netflix, colocou em evidência a necessidade de se debater a questão.

“O cuidado com a juventude deve ser um compromisso compartilhado, que envolve escolas, famílias, empresas e governos. Essa pesquisa evidencia que não basta discutir inovação tecnológica – é preciso humanizá-la e colocá-la a serviço da sociedade”, disse. “O futuro da inovação está diretamente ligado à forma como cuidamos dos nossos jovens. Não basta impulsionar avanços tecnológicos — é fundamental criar pontes entre a tecnologia e a transformação social real”, afirmou.

A pesquisa mostra que uma das ferramentas usadas pelos pais é o controle do tempo de navegação na internet. Segundo o estudo, entre crianças de até 12 anos, o controle tende a ser mais rígido e constante, inclusive com o uso de mecanismos de monitoramento. No entanto, apenas 20% dos pais responderam que pretendem usar futuramente alguma ferramenta de controle.

Já entre os adolescentes de 13 a 17 anos, a supervisão tende a diminuir. Os pais ainda acompanham, mas de forma mais flexível, permitindo maior autonomia.

Para o diretor-geral da Offerwise, Julio Calil, o cenário mostra a necessidade de desenvolvimento de espaços de acolhimento e orientação, tanto para os pais quanto para os filhos, como alternativas para proteção no ambiente digital.

“Os resultados da pesquisa nos mostram que a população enxerga a necessidade de um esforço conjunto para criar espaços mais seguros e de apoio nas escolas, especialmente diante do uso precoce e intenso das redes sociais”, apontou.

Recentemente, as principais plataformas digitais modificaram suas regras para restringir ou excluir a moderação de conteúdos publicados na internet, dificultando a identificação de contas ou publicações com conteúdos considerados criminosos.

 Para o professor adjunto de psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, Luciano Meira, tal decisão parece priorizar interesses comerciais e políticos dos proprietários das redes.

“Essa decisão diminui a responsabilidade social das big techs, das corporações, das organizações controladoras das plataformas. Isso tem um impacto direto na proliferação de ódio, desinformação, conteúdos prejudiciais em diversas camadas,  especialmente, entre populações vulneráveis. Muito jovens ficam mais expostos a conteúdos inadequados sem essa moderação e, claro, quando se trata de desinformação, isso ataca instituições e a própria democracia”, avaliou.

Na outra ponta, o Supremo Tribunal Federal (STF) está julgando a constitucionalidade do Artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), segundo o qual, provedores, websites e redes sociais só podem ser responsabilizados por conteúdo ofensivo ou danoso postado por usuários caso descumpram uma ordem judicial de remoção.

Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia e mestre em psicologia cognitiva, Meira pontua que a ausência de uma decisão sobre o tema pode levar a uma potencial sobrecarga judicial.

“Pode haver um aumento considerável de casos judiciais justamente pela falta dessas ações preventivas. Então, é possível preservar a liberdade de expressão com moderação responsável. A meu ver, o posicionamento é uma rediscussão do Artigo 19 do Marco Civil da Internet para fortalecer o que seria a proteção social, não só de crianças e jovens, mas de avaliar o que se faz com o grupo de idosos hoje, vulnerabilizados por todo um conjunto de ataques, de cooptação a determinados tipos de ideologia”, acrescentou.

Além disso, tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei 2.630 de 2020, conhecido como PL das Fake News, principal proposta de regulação das plataformas digitais. O texto já foi aprovado pelo Senado e está travado na Câmara dos Deputados. A proposta trata da responsabilidade civil das plataformas e também tem elementos de prevenção à disseminação de conteúdos ilegais e danosos a indivíduos ou a coletividades.

“Regular essas plataformas é vital para que tenhamos a manutenção de um espaço social online, produtivo e saudável para todas as pessoas – principalmente jovens e crianças que têm menos mecanismos individuais de proteção”, afirmou. “Aqueles que defendem a desregulamentação total das redes certamente têm uma uma ideia frágil e inconsistente do que é liberdade. Uma liberdade restrita sem controle social destrói, degenera as bases da nossa capacidade de construir e de fazer evoluir uma civilização. Então, claramente, a autorregulação é insuficiente, especialmente em se tratando de empresas que buscam lucro através, por exemplo, da publicidade, do comércio, enfim, as grandes plataformas, as big techs”, alertou.

Enquanto não há uma decisão sobre o tema, o professor considera necessário construir um ambiente de confiança, na escola, na família e nos demais espaços onde crianças e jovens são acolhidos para evitar que crianças e adolescentes acabem sendo submetidos a situações de disseminação de ódio e bullying, entre outras.

“O principal é a construção da confiança entre as pessoas. Sem a construção desses laços, desse relacionamento baseado na confiança, qualquer dessas estratégias não terá os efeitos desejados. A primeira orientação é estabelecer um diálogo aberto. Então, pais, mães, filhos e filhas, eles têm que, de alguma forma, estabelecer, manter, ou evoluir essa interlocução confiante.

De acordo com Meira, esse ambiente propicia a realização de conversas sobre os riscos online e também sobre a forma como se dão os relacionamentos com e nas redes sociais. “Eu entendo que essas são conversas íntimas que, baseadas na confiança, podem progredir de forma saudável”, afirmou.

Outro ponto defendido pelo professor é o estabelecimento de limites claros sobre o uso da internet e de redes sociais como, por exemplo, de tempo e de tipos de relacionamento.

“Isso não vai ser realizado, não vai ser cumprido se não existir um diálogo aberto em que crianças e adolescentes entendam que existem conteúdos inadequados e que precisam ter senso crítico, ter seu pensamento e formas de raciocínio. No entanto, nessa faixa etária, eles simplesmente ainda não conseguem capturar os riscos. Por isso, precisam de um adulto que tenha pelo menos uma intuição mais apurada para identificar formas de cyberbullying, de exposição excessiva, de conteúdos inadequados, de contato com estranhos entre outros tipos de relacionamentos”, disse.

Luciano Meira ressalta que pais e responsáveis tendem a simplesmente restringir ou proibir o uso de redes sociais, sem um diálogo consistente sobre o porquê da decisão.

“Sinto dizer que os responsáveis o proíbem de uma forma muito autocrática e que talvez não surta efeito, porque não se tem controle absoluto sobre o que acontece na vida de absolutamente ninguém. Você pode estabelecer uma forma de monitoramento participativo, em que busca conhecer, e esse monitoramento pode ser apoiado, do ponto de vista técnico, inclusive por softwares, com aplicações computacionais que você instala no notebook, no computador de mesa ou no dispositivo móvel dessa criança ou jovem para ter acesso ao que está acontecendo nesses dispositivos”, sugeriu.

Por fim, o professor afirma  defende que não se deve deixar de lado o mundo real e exemplifica com a legislação que proíbe o uso de celulares nas escolas.

“Mais recentemente, as escolas têm visto alguma movimentação em torno das crianças voltarem a construir relações no mundo físico. Por exemplo, ao proibir o uso de dispositivos nas escolas, convidam as crianças para uma existência que é também offline. No final das contas, um equilíbrio é necessário entre esses mundos para que no final a gente tenha a construção de relacionamentos sociais mais duradouros e que ganhe sustentação na confiança entre as pessoas e não apenas em algoritmos”, concluiu.

Leia Também: Congresso tem semana de recesso branco com deputados e senadores no exterior

 

Trump pode usar avião do Catar como novo Air Force One, diz imprensa

0

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avalia aceitar um avião da família real do Catar como presente, com a intenção de utilizá-lo como novo Air Force One, aeronave oficial da presidência norte-americana. A informação foi divulgada pela emissora ABC News neste domingo (11), que aponta que o anúncio deve ocorrer durante a viagem de Trump ao Oriente Médio, que inclui Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos.

 

Segundo a reportagem, Trump demonstrou insatisfação com os atrasos na entrega dos dois novos Boeing 747-8 encomendados durante seu primeiro mandato. Inicialmente, os aviões deveriam ser entregues em 2024, mas, de acordo com a Força Aérea dos EUA, a Boeing prevê agora a conclusão apenas em 2027.

O presidente chegou a visitar, em fevereiro, o 747-8 pertencente à família real do Catar, que ficou estacionado no aeroporto de Palm Beach, na Flórida, perto da residência de Trump em Mar-a-Lago. À época, a Casa Branca afirmou que a visita foi apenas para que Trump compreendesse como seria a configuração ideal da aeronave presidencial.

Após a repercussão da possível doação, o ex-presidente se manifestou na rede Truth Social:

“O Departamento de Defesa está recebendo um PRESENTE GRATUITO de um 747 para substituir o Air Force One, com 40 anos de idade… e isso perturba os democratas desavergonhados”, escreveu Trump. “Os democratas são uns fracassados de classe mundial!”
A ideia, no entanto, gerou forte reação de parlamentares democratas e de organizações de ética pública, que apontam possíveis conflitos legais e constitucionais. O senador Chuck Schumer, líder democrata no Senado, ironizou:

“Nada diz ‘America First’ como um Air Force One dado pelo Catar”, publicou no X (antigo Twitter). “Não é só suborno. É influência estrangeira com espaço extra para as pernas.”
A organização CREW (Citizens for Responsibility and Ethics in Washington) questionou a legalidade da proposta, lembrando que a Constituição dos EUA proíbe funcionários públicos de aceitarem presentes de governos estrangeiros sem aval do Congresso. “Parece um presente de US$ 400 milhões vindo de um país com o qual Trump tem negócios pessoais”, afirmou o porta-voz Jordan Libowitz.

Vale lembrar que, no fim de abril, a Organização Trump anunciou um projeto imobiliário no Catar, com a construção de um clube de golfe e moradias em Doha.

Procurado pelo New York Times, o porta-voz da família real do Catar, Ali Al-Ansari, afirmou que a oferta do avião ainda está em análise e nenhuma decisão foi tomada.

Ainda segundo a ABC News, advogados da Casa Branca e do Departamento de Justiça concluíram que a aceitação do avião é legal, desde que seja transferido ao acervo presidencial de Trump ao fim de seu mandato, em 2029. Dessa forma, o ex-presidente poderia continuar usando a aeronave como cidadão privado, sem violar as leis anticorrupção ou a Constituição.

Leia Também: Trump anuncia “grandes progressos” nas negociações entre China e EUA

Leia Também: Ex-integrante do governo Trump desmaia durante programa de TV

Le Pen acusa Macron de estar ” se preparando para a guerra” na Ucrânia

0

A líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, criticou duramente o presidente da França, Emmanuel Macron, neste domingo (11), ao acusá-lo de agir como um “guerreiro” e de estar se preparando para um envolvimento mais direto na guerra da Ucrânia. As declarações foram feitas durante entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, à margem de um evento da Liga, partido de direita liderado por Matteo Salvini.

 

As críticas vêm após o anúncio da chamada “coligação dos dispostos”, formada por França, Alemanha, Reino Unido e Polônia, que promete intensificar o apoio militar à Ucrânia até que a Rússia aceite um cessar-fogo completo e incondicional de 30 dias.

“Eu me pergunto qual é o verdadeiro objetivo dessa coligação. Eles querem realmente um acordo de paz ou estão apenas incentivando a continuidade da guerra?”, questionou Le Pen. “Não posso afirmar com certeza se Emmanuel Macron deseja, de fato, construir a paz. Mas, nos últimos meses, tenho a sensação de que ele está se preparando para a guerra”, completou.

No sábado, Macron se reuniu com os líderes do Reino Unido, Polônia e Alemanha — Keir Starmer, Donald Tusk e Friedrich Merz — na capital ucraniana Kyiv, ao lado do presidente Volodymyr Zelensky. O encontro reforçou o apoio ocidental diante do avanço das tropas russas, que desde fevereiro de 2022 controlam cerca de 20% do território ucraniano.

Neste domingo, Zelensky anunciou que espera um encontro presencial com Vladimir Putin na próxima quinta-feira (15), em Istambul, após o presidente russo propor negociações diretas e sem pré-condições com a Ucrânia.

“Estarei esperando Putin na Turquia. Pessoalmente”, declarou Zelensky.
Putin confirmou a disposição da Rússia para negociações imediatas. “Estamos prontos para conversar sem exigências. A proposta está feita para o dia 15 de maio, em Istambul”, afirmou em comunicado no Kremlin.

A guerra na Ucrânia, que já causou dezenas de milhares de mortes, continua sendo o principal foco de tensão geopolítica no continente europeu e um desafio crescente para os líderes ocidentais — tanto na frente diplomática quanto no campo de batalha.

Leia Também: Putin quer “negociações diretas” com Ucrânia; entenda

Atleta de fisiculturismo morre durante competição em Campo Grande

0

Uma fatalidade marcou o Pantanal Contest, um evento de fisiculturismo realizado no último sábado (10) em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O atleta Wanderson da Silva Moreira, de 30 anos, natural de Rondonópolis (MT), sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto participava da competição e não resistiu. A Polícia Civil confirmou o óbito, deixando esposa e três filhos.

 

Wanderson, que estava na capital sul-matogrossense com um amigo para o evento sediado no bairro Jardim Autonomista, passou mal repentinamente. Socorristas do Pantanal Contest prestaram os primeiros atendimentos ao atleta, acionando em seguida o Samu. Informações policiais indicam que Wanderson tinha histórico de pressão alta, segundo relato de seu amigo. Apesar das tentativas de reanimação, incluindo massagem cardíaca, choques, medicação e intubação, o atleta não sobreviveu.

Nas redes sociais, Wanderson compartilhava sua dedicação ao fisiculturismo. Em sua última postagem, dedicou sua participação à esposa, expressando a intenção de conquistar mais um troféu para a família.

Leia Também: Fisiculturista Gui Bull morre aos 30 e namorada desmente boatos