Resultado da 1ª etapa de seleção para professores do Programa Brasil Alfabetizado
Marina fala em retrocesso e desmonte do licenciamento ambiental após pressão de Alcolumbre
(FOLHAPRESS) – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, rebateu nesta quinta-feira (8), a tentativa do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), de aprovar o projeto de lei que flexibiliza o licenciamento ambiental no Brasil.
Como mostrou a Folha, Alcolumbre passou a impulsionar a proposta para tentar impor nova derrota a Marina no Congresso Nacional e pressionar pela liberação na exploração de petróleo na Foz do Amazonas.
Após determinação de Alcolumbre, o texto, que estava travado, voltou a andar, e um relatório foi apresentado na quarta-feira (7), alinhado com os desejos da bancada ruralista.
“Identificamos vários pontos que, na nossa avaliação, desde sempre constituem um grande retrocesso e um desmonte do processo de licenciamento no Brasil”, afirmou ela, nesta quinta.
“Esses retrocessos vieram da Câmara dos Deputados e permaneceram no relatório apresentado. Estamos fazendo uma discussão interna no governo para possível reversão desses retrocessos”, disse.
O projeto flexibiliza e moderniza uma série de normas -e foi considerado pelos críticos como um das principais pautas do chamado “pacote da destruição”.
Quatro pessoas envolvidas nas negociações afirmam, sob reserva, que a movimentação é uma forma de Alcolumbre pressionar Marina, em razão da não liberação da exploração de petróleo na Foz do Amazonas.
Enquanto Alcolumbre articulou o avanço do projeto, o Palácio do Planalto do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por sua vez, foi omisso, e deixou Marina isolada em sua posição crítica ao texto.
“O ministério o tempo todo vem acompanhando todas essas materiais [sobre meio ambiente], esse [projeto] do licenciamento sempre foi uma grande prioridade para o ministério, e estamos em diálogo tanto com parlamento quanto, sobretudo, internamente no governo”, afirmou a ministra nesta quinta.
Segundo ela, o processo do licenciamento ambiental é uma das principais ferramentas de proteção das florestas, da biodiversidade, dos recursos hídricos e da natureza brasileira.
“Todos estamos imbuídos do propósito de não permitir que esses retrocessos ou esse desmonte prospere”, completou.
A pauta da Foz do Amazonas é objeto de divergências internas no governo. O próprio Lula defende a exploração e chegou a dizer ao presidente do Senado, em fevereiro deste ano, que a exploração seria autorizada pelo Ibama (Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis).
O parlamentar é grande interessado na obra, já que ela fica na costa do seu estado, o Amapá.
Em outra ocasião, Lula também afirmou que Marina não seria contrária ao uso da região, por ela ser “uma pessoa inteligente”. De acordo com ele, a preocupação da ministra seria apenas de que o uso não seja predatório em relação à amazônia.
Antes, a ministra já havia dito que a decisão sobre a exploração não caberia ao Ministério do Meio Ambiente.
O projeto de lei que flexibiliza o licenciamento ambiental não afeta a licença para a Foz do Amazonas, mas as propostas servem como mais uma forma de pressão política para que a Petrobras seja autorizada a explorar petróleo no local.
A proposta é criticada por ambientalistas por promover uma série de flexibilizações nas proteções ambientais -defensores dizem que ela simplifica os processos e dá segurança jurídica.
Como mostrou a Folha de S.Paulo, cerca de 80 mil licenciamentos podem ser afetados caso a proposta seja aprovada.
“Se aprovada uma lei com um conteúdo próximo ao texto da Câmara, será uma derrota histórica para a política ambiental e para o país. O maior retrocesso no nosso direito ambiental nas últimas quatro décadas. A implosão do licenciamento ambiental no Brasil”, afirma Suely Araújo, ex-presidente do Ibama (Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis) e coordenadora de políticas públicas do Observatório do Clima.
Leia Também: Campos Neto diz que informou Comissão de Ética Pública sobre cargo no Nubank, mas governo nega
Vídeo mostra gaivota regurgitando rato antes do Habemus Papam
Enquanto os olhos do mundo estavam voltados para a chaminé da Capela Sistina, na expectativa pelo sinal de fumaça branca que anunciaria a eleição do novo Papa, uma cena inusitada acabou chamando a atenção no Vaticano: uma gaivota foi filmada regurgitando um rato para alimentar seu filhote, segundos antes da escolha de Leão XIV ser oficializada.
O momento, registrado por fiéis e jornalistas presentes na Praça de São Pedro, mostra a ave alimentando calmamente sua cria, alheia à movimentação histórica ao redor. O vídeo rapidamente viralizou nas redes sociais, com internautas comentando o contraste simbólico entre a natureza e um dos eventos mais solenes da Igreja Católica.
At the very beginning of the video, a seagull is vomiting a rat so that its baby could have its meal.
39 seconds later, Pope is announced.
This is certainly an omen.
Time will tell us of what kind #HabemusPapam pic.twitter.com/xt7fHRcK7R
— Tancredi Palmeri (@tancredipalmeri) May 8, 2025
A cena ocorreu na tarde de quinta-feira (8), pouco antes da fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina, indicando a eleição do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como o novo líder da Igreja Católica. Aos 69 anos, Prevost adotou o nome de Leão XIV e se tornou o 267º Papa da história.
Nascido em Chicago, com ascendência espanhola e nacionalidade peruana, o novo pontífice pertence à Ordem de Santo Agostinho. Ele sucede o Papa Francisco, falecido no dia 21 de abril, aos 88 anos.
Leia Também: Menina pede primeiro autógrafo ao Papa Leão XIV e emociona; veja o vídeo
Irmão do Papa Leão 14 diz que soube da eleição pela TV: “Foi um choque”
John Prevost, irmão mais velho de Robert Francis Prevost — eleito na quinta-feira (8) como novo Papa da Igreja Católica, sob o nome de Leão XIV — revelou que soube da eleição do irmão pela televisão e que a notícia o pegou completamente de surpresa.
Em entrevista ao jornal norte-americano Daily Herald, John, de 71 anos, contou que havia falado com Robert por telefone na véspera do início do conclave, mas não imaginava que ele realmente seria escolhido. “Fiquei tão surpreso quanto todo mundo quando anunciaram o nome dele, apesar de saber que havia uma pequena chance”, declarou.
O momento da revelação foi assistido por John ao lado da sobrinha. “Estávamos no telefone, e os dois não conseguimos acreditar. Depois disso, o telefone da casa, o iPad e meu celular enlouqueceram com ligações, mensagens e e-mails”, relatou o ex-diretor de uma escola católica.
John descreveu uma infância simples ao lado de Robert e dos demais irmãos. “Tivemos uma infância normal. É curioso, mas nós três sabíamos bem cedo o que queríamos da vida. O Rob — como sempre o chamamos — sabia que queria ser padre desde que começou a andar. Um vizinho chegou a dizer que ele seria Papa um dia. Imagine isso como previsão?”, brincou.
Durante o último telefonema, os irmãos conversaram de maneira descontraída sobre possíveis nomes papais. “Ele me perguntou: ‘Como devo me chamar?’ Começamos a brincar com nomes. Eu disse que não escolhesse Leão, porque pensei que seria o XIII. Mas ele deve ter feito alguma pesquisa e viu que, na verdade, seria o XIV”, comentou.
John também destacou o perfil pastoral e engajado do novo Pontífice. “O coração dele está no trabalho missionário. Ele sempre se dedicou a ajudar os mais pobres e os oprimidos”, afirmou com orgulho.
Até o momento da entrevista, John ainda não havia conseguido falar com o irmão desde a eleição. “Não tive tempo nem de chorar. Acho que, quando eu estiver sozinho e puder organizar meus pensamentos, vou sentir o peso desse momento. Por enquanto, ainda não consegui reagir direito.”
Leão XIV, de 69 anos, nasceu em Chicago (EUA), tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana. Ele pertence à Ordem de Santo Agostinho e sucede o Papa Francisco, falecido em 21 de abril, aos 88 anos.
Leia Também: AO MINUTO: Papa Leão XIV ‘estreia-se’ no Vaticano com 1.ª missa
IBGE lança mapa-múndi invertido, com o Sul no alto e o Brasil no centro
Depois de lançar um mapa-múndi com o Brasil no centro do mundo, no ano passado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou uma nova versão, desta vez com a perspectiva invertida: o Brasil permanece no centro do globo, mas o Sul figura no topo da imagem.
“Estamos lançando o novo mapa-múndi, que tem o Brasil nesse centro do mundo, mas agora de uma forma invertida, estimulando a reflexão sobre como nos vemos neste novo mundo em que as transformações ocorrem mais rapidamente e exigem um protagonismo brasileiro ainda maior”, defendeu Marcio Pochmann, presidente do IBGE, em vídeo postado no site do instituto.
IMPORTÂNCIA DO SUL GLOBAL
Em nota divulgada ontem à imprensa, o IBGE informou ainda que “o lançamento inédito” contará com o mapa-múndi oficial invertido em versões em português e em inglês.
“Esse lançamento integra uma série de ações estratégicas para a reflexão e o debate sobre a importância do Sul Global, em meio à crescente importância do Brasil no cenário internacional e às mudanças geopolíticas mundiais”, declarou o IBGE. “O lançamento é feito em ano que o Brasil tem ativa participação nos debates e perspectivas do Sul Global e do cenário mundial, em especial por presidir o BRICS e o Mercosul. E recebe a COP 30”, justificou o instituto.
O mapa do IBGE destaca os países que são integrantes do Brics, do Mercosul, nações de língua portuguesa e países cujos territórios abrangem o bioma amazônico, além das cidades do Rio de Janeiro, de Belém e do Ceará.
“A maior parte do mundo está acostumada a ver a América do Norte no Norte e a América do Sul no Sul, mas essa representação não é a única possível e nem a única que foi registrada durante a história. Na verdade, não existe uma razão técnica para colocar os pontos cardeais nas direções convencionais e, portanto, a representação tradicional é tão correta quanto a representação invertida. A convenção cartográfica do Norte para cima e do Leste para a direita foi estabelecida pelo astrônomo Ptolomeu e foi amplamente adotada por outros cartógrafos como Mercator e Waldseemüller. Mas existem mapas que têm outra orientação e onde o Norte não está no topo. É o caso, por exemplo, dos mapas medievais ou de alguns mapas feitos por outras culturas”, argumentou o IBGE. O novo mapa-múndi pode ser adquirido no site https://loja.ibge.gov.br/.
Leia Também: Vídeo mostra gaivota regurgitando rato antes do Habemus Papam
Filho de Luciano Huck termina namoro com influencer após polêmica
Benício Huck, filho dos apresentadores Angélica e Luciano Huck, teria encerrado seu relacionamento com a influenciadora digital Duda Guerra após pouco mais de um ano de namoro. A informação foi divulgada pelo colunista Leo Dias e aponta que o término teria sido motivado pela recente exposição nas redes sociais, envolvendo um desentendimento entre Duda e outras influenciadoras adolescentes.
Segundo a coluna, Benício teria se incomodado com a repercussão da polêmica e optado pelo rompimento. Nas redes sociais, internautas notaram que ele arquivou uma foto com Duda, que também apareceu sem a aliança em publicações feitas na última quarta-feira (7). No entanto, a joia voltou a aparecer em vídeos publicados por ela na quinta-feira (8), aumentando a especulação sobre o status do relacionamento.
A reportagem do Terra tentou contato com as assessorias de Duda Guerra e da família Huck, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para manifestações.
Entenda a polêmica
A controvérsia começou durante uma viagem de influenciadores adolescentes a Gramado (RS), da qual Duda Guerra participou. Segundo relatos da tiktoker Antonela Braga, Duda teria sido grosseira ao reagir a um pedido para seguir uma conta privada de Benício no Instagram, voltada apenas a amigos próximos.
A situação gerou debates nas redes sociais e levou Duda a se pronunciar. Ela explicou que apenas questionou Antonela sobre o pedido, mas negou ter sido agressiva ou feito a abordagem diante de outras pessoas, como a tiktoker alegou.
O caso ganhou ainda mais repercussão após internautas perceberem que o perfil de Angélica, mãe de Benício, havia curtido um comentário com críticas à nora. A apresentadora se manifestou posteriormente, afirmando que a curtida foi um engano cometido por sua equipe, enquanto moderava mensagens ofensivas sobre o casal.
Leia Também: Angélica se pronuncia após polêmica com curtida em crítica à nora
Manny Pacquiao deve voltar ao boxe em julho após quase 4 anos parado
O lendário boxeador filipino Manny Pacquiao, de 45 anos, está prestes a retornar aos ringues após quase quatro anos afastado da modalidade. A informação foi revelada pela ESPN, que aponta que Pacquiao já teria fechado um acordo para enfrentar Mario Barrios em uma disputa pelo cinturão dos meio-médios do Conselho Mundial de Boxe (WBC).
O duelo está previsto para o dia 19 de julho, em Las Vegas, nos Estados Unidos, pouco mais de um mês após o nome de Pacquiao ter sido incluído no Hall da Fama do Boxe Mundial — uma das maiores honrarias da modalidade — e em plena campanha eleitoral nas Filipinas, onde concorre ao cargo de senador.
Pacquiao não entra em um ringue profissional desde agosto de 2021, quando foi derrotado por Yordenis Ugás na luta justamente pelo título que agora volta a disputar. Desde então, o ex-campeão vinha se dedicando exclusivamente à carreira política, mas a derrota e a perda do cinturão parecem ter permanecido como uma espécie de “capítulo inacabado”.
Apesar do acordo já estar selado, o anúncio oficial do retorno de Pacquiao só poderá ser feito legalmente após as eleições filipinas, que acontecem na próxima quarta-feira (15), em razão da legislação eleitoral do país.
Caso se confirme, o combate marcará mais um capítulo histórico na carreira de um dos maiores nomes do boxe mundial, dono de um currículo que inclui títulos em oito categorias diferentes — um feito sem precedentes no esporte.
Leia Também: Real Madrid acerta com Xabi Alonso para substituir Ancelotti, diz jornal
Dia D de vacinação contra a gripe para grupos prioritários neste sábado (10) em SFI

São Francisco de Itabapoana realiza, neste sábado (10), o Dia D de vacinação contra a Influenza, vírus causador da gripe. A imunização é para as pessoas dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A vacina será aplicada das 8h às 16h, nas 15 unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e na sala de vacina do Hospital Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas. A Secretaria Municipal de Saúde afirma que a vacina é segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação. Estão sendo disponibilizadas 3 mil doses, aguardando o público alvo para a campanha.
Devem se vacinar as pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência permanente (PCDs), professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, trabalhadores da saúde, pessoas em situação de rua, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos), trabalhadores do transporte rodoviário coletivo para passageiros urbanos e de longo curso, caminhoneiros, trabalhadores portuários, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza teve início em 4 de abril, para grupos de maior risco. Entretanto, segundo o coordenador do Programa Municipal de Imunização, Cristiano Souza, a adesão ainda é considerada muito baixa. Foram aplicadas cerca de 2 mil doses.
Para quem já tomou o imunizante em anos anteriores, o esquema vacinal é de dose única. Já para as crianças que vão tomar a vacina pela primeira vez, serão duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.
Homem é morto a tiros dentro de casa e esposa fica ferida em Gargaú
Um homem foi assassinado a tiros dentro de casa nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (9), na localidade de Barra Velha, na Praia de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana. A vítima ainda não teve a identidade confirmada pelas autoridades.
Durante a ação criminosa, a esposa do homem também foi baleada. Ela foi socorrida por uma equipe do Resgate Municipal e encaminhada para atendimento médico.
A Polícia Militar foi acionada por volta das 5h30 e, ao chegar ao local, encontrou cápsulas de fuzil espalhadas pela residência. Até o momento, ninguém foi preso e as circunstâncias do crime estão sendo investigadas por agentes da 147ª DP.
*Matéria em atualização*
Homem com 12 passagens criminais é preso em flagrante por furto em Guarus
Na manhã desta quinta-feira (8), um homem foi preso em flagrante por furto em Guarus, subdistrito de Campos dos Goytacazes. O caso aconteceu por volta das 11h30 na Avenida José Carlos Pereira Pinto, nas proximidades do Hospital Geral de Guarus (HGG).
De acordo com informações da Operação Segurança Presente, os agentes estavam em patrulhamento quando receberam, por meio do grupo interno de serviço, imagens que mostravam o momento em que um suspeito furtava objetos de um veículo Celta estacionado. Entre os itens levados estavam um rádio veicular e uma carteira.
Com base nas imagens, a equipe iniciou buscas pela região e localizou o suspeito próximo ao hospital. Ao receber a ordem de parada, ele tentou fugir pela contramão, sendo interceptado após uma breve perseguição. Durante a abordagem, os policiais observaram o momento em que o homem dispensou um objeto. Após revista pessoal, foram encontrados em sua posse dois cartões bancários, um em nome da vítima e outro em nome da mãe da vítima, o rádio furtado, um galão com gasolina, dois celulares e R$ 100 em espécie.
Em seguida, ao revistar o trajeto percorrido, um morador entregou aos agentes uma carteira encontrada em sua calçada. Dentro estavam os documentos pessoais da vítima, outros cartões e o documento do veículo alvo do furto.
A vítima foi localizada e informou que uma compra no valor de R$ 100 havia sido realizada em um posto de combustíveis com um de seus cartões.
O homem foi levado à 134ª Delegacia de Polícia, onde foi autuado por furto (art. 155 do Código Penal) e permaneceu preso à disposição da Justiça. Segundo a polícia, ele possui um histórico de 12 passagens criminais, sendo nove por furto e três por receptação (art. 180).
Menina pede primeiro autógrafo ao Papa Leão XIV e emociona; veja o vídeo
Um vídeo do Papa Leão XIV está emocionando fiéis e viralizando nas redes sociais ao registrar o momento em que o novo líder da Igreja Católica assina pela primeira vez seu nome papal. A cena ocorreu durante sua primeira aparição surpresa como Pontífice, quando ele retornou ao Palácio do Santo Ofício, onde morava desde 2023, para cumprimentar os trabalhadores do Vaticano.
Durante o encontro, uma menina chamada Michaela pediu que ele autografasse sua Bíblia. Com bom humor, Leão XIV comentou que era a primeira vez que assinava com o novo nome e, aos risos, perguntou a data, enquanto pessoas ao redor lembravam que se tratava de um “momento histórico”. O gesto espontâneo gerou comoção entre os presentes e foi amplamente compartilhado nas redes sociais.
A visita informal, destacada pela agência italiana Ansa, incluiu bênçãos, fotografias e conversas descontraídas com os funcionários do Vaticano, marcando o início de um pontificado com sinais de proximidade e afeto.
Nesta sexta-feira (9), Leão XIV celebrará sua primeira missa como Papa ao lado dos cardeais, às 11h (horário local), na Capela Sistina. No domingo (12), às 12h, ele presidirá a tradicional oração Regina Coeli (Rainha do Céu), da sacada central da Basílica de São Pedro. Já na segunda-feira, o Pontífice terá seu primeiro encontro oficial com jornalistas, conforme anunciou Matteo Bruni, diretor da assessoria de imprensa do Vaticano.
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, o novo Papa tem ascendência espanhola, possui nacionalidade peruana e é membro da Ordem de Santo Agostinho. Aos 69 anos, Leão XIV sucede o Papa Francisco, que faleceu em 21 de abril, aos 88 anos.
Leia Também: Robert Prevost, 69, é o novo papa Leão 14, primeiro americano da história
Leia Também: Lula cumprimenta Leão 14 e pede continuidade da linha de Francisco
Queda do desmatamento na amazônia desacelera em abril, às vésperas de época de incêndios
(FOLHAPRESS) – A amazônia e o cerrado apresentaram aumento nos alertas de desmatamento em abril, às vésperas do início da temporada de maior índice de destruição da floresta em razão do aumento em incêndios. O começo do período de fogo vai de maio a julho.
No acumulado dos últimos meses, no entanto, ainda houve queda, em ambos os biomas, segundo dados do Deter, o sistema de satélites do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial), divulgados nesta quinta-feira (8).
Segundo integrantes do Ministério do Meio Ambiente, este cenário aponta que, apesar do desmatamento seguir diminuindo, a curva de queda desacelerou e pode estagnar, o que liga um sinal de alerta na ala do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comandada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Em abril de 2024, foram 174 km² de degradação na amazônia, contra 270 km² no mês em 2025, um crescimento de 55%.
O crescimento de março a abril é esperado, em razão da chegada da seca, mas agora ele foi maior que na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior. Em 2024, houve aumento de apenas 12 km², ou 7,5%, enquanto em 2025 o índice foi bem maior, de 128 km², ou 90%.
No acumulado de 2024 a 2025 (que contabiliza de agosto a abril), porém, houve uma queda de 5% com relação ao período anterior, que já havia apresentado uma redução histórica.
Marina Silva afirmou que os dados mostram uma estabilização em um processo de queda que vinha sendo registrado até aqui.
“Temos compromisso de fazer uma queda constante e estruturada do desmatamento, por isso os ajustes vão sendo feitos ao longo de todo o processo”, afirmou ela a jornalistas após a reunião interministerial do comitê de combate ao fogo.
“Como teve uma tendência de alta, a gente fez questão de vir aqui exatamente para poder fazer o devido ajuste, colocar para a sociedade brasileira o quanto o governo está comprometido a tomar todas as medidas necessárias”, completou.
Integrantes da ala ambiental do governo ponderam que o número ainda não é preocupante, pois o desmatamento vinha em uma quantidade muito baixa e este crescimento não é muito alarmante. Afirmam também que, em abril deste ano, houve bem menos nuvens no céu do que no ano passado (24% contra 14%), o que inflaciona os índices registrados via satélite.
Marina Silva minimizou a importância deste fator.
“Não importa. O importante é que quando você soma os primeiros meses, você verifica que chegamos a uma situação de estabilização, então nosso compromisso não é ter uma versão positiva para apresentar, nosso compromisso é ter uma queda consistente e duradoura”, disse.
Movimento semelhante, mas menos acentuado, foi registrado no cerrado: crescimento de 547 km² para 690 km² de alertas de desmatamento na comparação de abril de 2024 com o de 2025.
O crescimento entre março e o mês seguinte no último ano foi de 23 km², mas de 202 km² no atual.
O Deter também mostrou que, pela primeira vez desde que se iniciou o monitoramento do pantanal, em 2024, o mês de abril não registrou nenhuma cicatriz de incêndio.
“Identificamos uma possível reversão na queda de desmatamento, e o mês de abril chamou atenção, porque houve aumento significativo com relação à série que vínhamos tendo”, afirmou o secretário-executivo do ministério, João Paulo Capobianco.
A série histórica do Deter contabiliza os períodos de agosto de um ano a julho do outro. Nesta perspectiva, destaca Capobianco, os índices seguem mais baixos em 2024/2025 que no período anterior.
“O desmatamento está em queda”, afirmou. “O objetivo é chegar em julho [ainda] com desmatamento em queda”, completou.
A equipe do ministério e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) afirmou que tem movido ações contra desmatadores ilegais e também contra os incêndios criminosos que foram recorde em 2024.
Nesta quinta, o ministério também anunciou que finalizou os planos para proteção e controle do desmatamento dos biomas caatinga, mata atlântica e pampa.
O PPCDAm (o plano para a amazônia) foi uma estratégia pioneira criada por Marina em sua primeira passagem pelo ministério, no início dos anos 2000, e que levou a uma drástica queda da destruição da floresta neste local. Depois, foi criado também o do cerrado.
Estes planos foram paralisados pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e retomados com o retorno dela à pasta.
Após sua volta ao ministério, em 2023, Marina anunciou a criação do plano de controle do desmatamento no pantanal e agora o faz para os outros três biomas brasileiros que faltavam.
A variação na destruição na amazônia vem após fevereiro registrar o nível mais baixo de desmatamento da série histórica para o mês. Os satélites do Inpe detectaram alertas de desmate em 80,95 km².
O número representou uma queda de 64% em relação a fevereiro de 2024 e é o dado mais baixo desde a criação do sistema, em 2016.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já deu declarações se comprometendo a erradicar o desmatamento ilegal até 2030. Em novembro deste ano, o Brasil sediará a COP30, cúpula climática das Nações Unidas, em Belém.
Destinado principalmente a abrir espaço para a pecuária e a agricultura, o desmatamento no Brasil foi significativamente reduzido desde a chegada de Lula ao poder em 2023, após disparar durante o mandato de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL).
Participaram do anúncio, o secretário-executivo do Ministério do Ambiente, João Paulo Capobianco, o coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia e Demais Biomas Brasileiros do Inpe, Cláudio Almeida, o secretário extraordinário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do MMA, André Lima, o presidente substituto do ICMBio, Marcelo Marcelino, e o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Jair Schmitt.
Leia Também: Crianças de hoje enfrentarão extremos climáticos sem precedentes, alerta novo estudo
Mãe do filho de Liam Payne não tem direito a nenhum centavo da herança
A fortuna de Liam Payne, avaliada em cerca de 28 milhões de euros (aproximadamente R$ 176 milhões), será destinada integralmente ao seu filho Bear, de apenas 8 anos. O artista britânico, conhecido por integrar a boy band One Direction, faleceu no ano passado, aos 31 anos, sem deixar testamento.
Segundo informações divulgadas pelo site Page Six, a gestão do patrimônio ficará a cargo da ex-parceira de Payne e mãe da criança, Cheryl, juntamente com um advogado. Ambos atuarão como administradores legais até que Bear atinja a maioridade.
“É tudo para o Bear”, afirmou uma fonte próxima à família. “Mais ninguém fica com nada”, completou.
Mesmo com o controle sobre os bens, Cheryl e o advogado não poderão utilizar livremente os recursos — ou seja, não têm autorização para gastar o dinheiro em nome próprio, mas apenas para preservar e gerir o patrimônio em benefício da criança.
Antes de falecer, Liam Payne pagava uma pensão mensal de 9 mil euros (cerca de R$ 56.700) a Cheryl para auxiliar na criação do filho. Além disso, a cantora também tinha acesso a um cartão de crédito bancado por Payne para cobrir despesas adicionais relacionadas à educação e bem-estar de Bear.
Leia Também: Liam Payne, que morreu sem testamento, deixou fortuna de 24 milhões de libras
Vocalista do 3 Doors Down é diagnosticado com câncer em estágio 4
Brad Arnold, de 46 anos, vocalista da banda norte-americana de rock alternativo 3 Doors Down, revelou nesta quarta-feira (7) que foi diagnosticado com um câncer renal do tipo carcinoma de células claras, já em estágio quatro, com metástase no pulmão. A notícia foi compartilhada nas redes sociais da banda, que também anunciou o cancelamento da turnê nos Estados Unidos prevista para começar em 16 de maio, em Daytona Beach, na Flórida.
“Tenho uma notícia difícil para dividir. Estive doente nas últimas semanas, fui ao hospital, fiz exames e recebi o diagnóstico de carcinoma de células claras. Ele já se espalhou para o pulmão e está em estágio quatro, o que, obviamente, não é nada bom”, disse o cantor em vídeo publicado nas redes.
Apesar da gravidade do quadro, Brad demonstrou fé e otimismo. “Mas sabem de uma coisa? Nós servimos a um Deus poderoso, e Ele pode vencer qualquer coisa. Não estou com medo. Honestamente, não estou assustado”, declarou.
Na legenda do vídeo, a banda fez referência à música “It’s Not My Time”, lançada em 2008, sugerindo que a canção agora ganha um novo significado para o vocalista. “Obrigado por todas as memórias até aqui. Agora, realmente acredito que ‘It’s Not My Time’ é a minha música. Vai ser uma batalha, então precisamos dos nossos guerreiros de oração! Obrigado por serem os melhores fãs do mundo. Amamos vocês!”, escreveu o grupo.
O 3 Doors Down é conhecido mundialmente por sucessos como “Kryptonite”, “Here Without You” e “When I’m Gone”, que marcaram o rock dos anos 2000. A banda ainda não informou se haverá nova data para os shows cancelados.
Leia Também: Escândalos e surpresas que abalaram o mundo dos famosos em 2024
Real Madrid acerta com Xabi Alonso para substituir Ancelotti, diz jornal
O Real Madrid teria fechado um acordo com Xabi Alonso para que ele assuma o comando técnico da equipe principal na próxima temporada, segundo informações publicadas nesta sexta-feira (10) pelo jornal espanhol Marca. O ex-volante, que atualmente dirige o Bayer Leverkusen, é o escolhido para suceder Carlo Ancelotti no banco do clube merengue.
De acordo com a publicação, o contrato será válido por três temporadas, mas só entrará em vigor após a disputa do Mundial de Clubes da FIFA, competição que será realizada no meio de 2025.
Ídolo do clube, Xabi Alonso conhece bem o ambiente do Santiago Bernabéu. Ele atuou como jogador do Real Madrid entre 2009 e 2014, período em que conquistou títulos como a Liga dos Campeões e o Campeonato Espanhol.
O técnico de 43 anos deverá levar consigo os preparadores físicos Sebas Parrilla e Alberto Encinas, o que pode colocar em dúvida a permanência de Antonio Pintus, profissional muito respeitado no clube e conhecido por sua exigência física com o elenco.
Enquanto isso, o destino de Carlo Ancelotti parece cada vez mais próximo da Seleção Brasileira. Segundo o Marca, os entraves entre o treinador italiano, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Real Madrid teriam sido resolvidos. Ancelotti é o favorito para assumir a equipe pentacampeã, embora nomes como os portugueses Jorge Jesus, Abel Ferreira e José Mourinho também tenham sido especulados.
Leia Também: Ancelotti pode repetir roteiro e deixar Real sem título de expressão no ano
Leia Também: Ancelotti tem acordo para assumir o Brasil antes de jogos de junho, diz jornal
Campos Neto diz que informou Comissão de Ética Pública sobre cargo no Nubank, mas governo nega
(FOLHAPRESS) – A CEP (Comissão de Ética Pública) nega ter recebido consulta do ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto sobre supostos conflitos de interesse ao divulgar que deve assumir funções no Nubank. Comunicado da fintech divulgado na terça-feira (6) afirmou que a comunicação havia sido feita.
“O ex-presidente do Banco Central não consultou a Comissão de Ética Pública sobre trabalhar para o Nubank”, disse a CEP, vinculada à Presidência da República, em nota. “Depois de seis meses da saída do cargo, a pessoa está liberada e não depende mais de autorização da CEP para exercer atividade privada. Porém, jamais poderá usar ou divulgar informação privilegiada obtida em razão do exercício do cargo.”
A lei que determinou autonomia do Banco Central em 2021 proíbe, durante seis meses após a saída da presidência ou da direção da autarquia, atividade profissional (com ou sem vínculo empregatício) ou controle societário em instituições sob fiscalização do BC, como é o caso do Nubank.
Durante o período de veto à atuação profissional, a ex-autoridade recebe uma remuneração compensatória paga pelo Banco Central.
Procurados pela reportagem, os advogados de Campos Neto afirmam que “não há qualquer obrigação de pedido de permissão” à CEP para que o ex-presidente do Banco Central exerça qualquer atividade após o dia 1º de julho deste ano. O período de quarentena se encerra em 30 de junho.
“Por respeito à administração pública, onde esteve por quase seis anos e lealdade à CEP, Roberto Campos Neto fez questão de comunicar à comissão que passaria a integrar o quadro de dirigentes do Nubank a partir do dia 1º de julho”, afirmam os advogado em comunicado.
O presidente da Comissão de Ética Pública, Manoel Caetano, entretanto, nega que o ex-presidente tenha avisado a entidade.
Segundo Gustavo Justino de Oliveira, professor de direito pública da USP, esta é a primeira vez que há um anúncio de um ex-presidente do Banco Central sobre um futuro trabalho para uma instituição financeira ainda durante a quarentena, embora seja recorrente que autoridades do BC entrem na iniciativa privada após o período de veto.
Ainda de acordo com Oliveira, a lei 12.813 de 2014 exige que os agentes públicos comuniquem por escrito à CEP mesmo a intenção de aceitar propostas de trabalho no setor privado. “Não o fazer pode ser considerado uma violação das normas éticas aplicáveis, os quais incorrem em improbidade administrativa”, afirma.
Funcionários do Nubank dizem, sob condição de anonimato, que não há um contrato assinado entre a fintech e o ex-presidente do BC, que ainda poderia mudar de ideia sobre o convite.
Campos Neto, afirmou comunicado do banco, deve assumir os cargos de vice-presidente do conselho da instituição financeira e de chefe global de políticas públicas. Esta função, em geral, visa ao exercício de influência sobre decisões governamentais.
Questionado, o Nubank não detalhou se desenvolverá uma governança para evitar que Campos Neto use informações privilegiadas obtidas durante o mandato no regulador do sistema financeiro nacional. Também não fez pronunciamentos além do que foi divulgado na terça-feira.
Cabe à CEP investigar, de ofício ou mediante denúncia, atitudes que violem o código de ética profissional ou a lei de conflito de interesses, que veda a divulgação de informação privilegiada em proveito de terceiros. No momento, não há um processo de apuração em curso.
A lei de conflito de interesses também proíbe que a ex-autoridade “aceite cargo de administrador ou conselheiro ou estabeleça vínculo profissional com pessoa física ou jurídica que desempenhe atividade relacionada à área de competência do cargo ou emprego ocupado”. O presidente da CEP esclarece que esse acordo deve ser formalizado para caracterizar violação.
De acordo com o comunicado do Nubank, o executivo atuará “apoiando a formulação de políticas e regulações modernas e competitivas no cenário internacional”.
Campos Neto atuou como presidente do Banco Central do Brasil de 2019 até o final de 2024. Antes, ele ocupou importantes cargos de liderança no setor financeiro por mais de duas décadas, em empresas como Santander, Claritas Investments e Bozano Simonsen.
Para a professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Alketa Peci, trata-se de um possível caso de captura regulatória, onde indivíduos com poderes regulatórios no governo passam a trabalhar no setor privado. Cientistas políticos chamam essa tendência de “porta giratória”.
“A expertise que alguém com trajetória de regulamentação acumulada no setor público costuma ser um recurso bem valorizado pelo mercado em busca de oportunidades de negócios em áreas novas de atuação”, afirma Peci.
Leão 14, primeiro papa dos EUA, tem histórico de críticas a gestão de Donald Trump
(FOLHAPRESS) – Saudado nesta quinta-feira (8) por Donald Trump, o novo pontífice, o americano naturalizado peruano Robert Prevost, 69, o papa Leão 14, tem um histórico de mensagens críticas a políticas da gestão do presidente americano tanto do atual quanto do primeiro mandato do republicano.
Recentemente, em 14 de abril, ele republicou uma postagem no X com um artigo de um veículo católico com tom crítico à visita do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, a Trump, em que os dois comemoram a deportação de imigrantes ao país, incluindo um que tinha status protegido pela Justiça.
“Enquanto Trump e Bukele usam o Salão Oval para rir da deportação ilícita, feita pelo governo federal, de um residente dos EUA -que antes foi um salvadorenho indocumentado- o agora bispo auxiliar de Washington, Evelio, pergunta: “Vocês não veem o sofrimento? Sua consciência não se perturba? Como conseguem permanecer em silêncio?”, diz o texto republicado pelo agora papa.
Antes, em 3 de fevereiro, o pontífice repostou um artigo de outro veículo cristão que se opunha ao vice-presidente J. D. Vance: “J. D. Vance está errado: Jesus não nos pede para classificar nosso amor pelos outros”, lê-se na postagem.
O artigo foi escrito em contraponto a declarações que Vance havia dado em entrevista à Fox News afirmando que o amor cristão deve seguir uma hierarquia -começando pela família e terminando com o restante do mundo.
Em junho de 2018, quando Trump encampava a política que levava à separação de famílias, o papa repostou um comentário crítico às ações. “Não há nada remotamente cristão, americano ou moralmente defensável em uma política que separa crianças de seus pais e as coloca em jaulas. Isso está sendo feito em nosso nome, e a vergonha recai sobre todos nós”, diz a mensagem compartilhada por ele.
Durante o primeiro mandato do presidente, o pontífice compartilhou uma série de mensagens em defesa dos refugiados e com críticas às políticas de Trump e em apoio aos venezuelanos que deixavam o país por condições humanitárias.
Em setembro de 2017, ele republicou uma mensagem de uma pessoa com nome de Irmã Helen Prejean, na qual ela diz estar ao lado dos dreamers [como são chamados os imigrantes que foram ainda crianças para os EUA] e “todos que trabalham por um sistema de imigração que seja justo e moral”.
Em 27 de janeiro daquele ano, dias após a posse de Trump, o papa Francisco postou um comunicado da Conferência Católica de Bispos “se opondo fortemente” a um decreto porque ele prejudica refugiados e famílias imigrantes vulneráveis.
O novo pontífice também já deu sinais de preocupação com a questão climática. Ele repostou um artigo de um veículo romano que noticiava a preocupação de um grupo católico de que os EUA não atingiriam o compromisso com as metas de emissão de carbono após a eleição de Trump.
Em outra frente, a rede social do pontífice indica um alinhamento dele em relação a duas frentes consideradas ideológicas do governo Trump. Num post, ele questiona o que acontece com um bebê que foi abortado, mas acaba sobrevivendo, sinalizando ser contra essa política.
Em outras ocasiões, ele republicou notícias dizendo que há uma tentativa de se ensinar “ideologia de gênero” na América Latina. Ele compartilhou o trecho de um documento no qual se lê que as noções de masculino e feminino se constroem no dia a dia, em crítica a essa ideia.
O histórico não impediu Trump de parabenizar o pontífice e ressaltar o fato de ele ser americano. “Parabéns ao Cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa. É uma grande honra perceber que ele é o primeiro papa americano”, escreveu em postagem na sua rede social Truth Social. “Que emoção, e que grande honra para o nosso país. Estou ansioso para conhecer o Papa Leão 14. Será um momento muito significativo!”
Sob Francisco, a relação entre o papado e o governo Trump teve diversas polêmicas. Logo após a morte do pontífice, ao ser questionado por um jornalista sobre quem deveria ser o próximo chefe da Igreja, Trump afirmou: “Eu gostaria de ser papa. Essa seria minha escolha número um.” Em seguida, afirmou que não tinha preferência, mas fez referência ao arcebispo de Nova York. “Devo dizer que temos um cardeal que por acaso é de um lugar chamado Nova York, que é muito bom, então veremos o que acontece.”
Dias depois, em um caso que gerou irritação de católicos, o presidente publicou, nas redes sociais, uma imagem gerada por inteligência artificial em que aparece vestido como papa, sentado em uma cadeira de estrutura dourada. Após críticas, afirmou que não teve “nada a ver” com a publicação e chamou a imagem de piada.
Leia Também: Quanto ganha um papa? Onde mora? Veja respostas a dúvidas frequentes sobre os papas
Leia Também: Robert Prevost, 69, é o novo papa Leão 14, primeiro americano da história
Leia Também: 45 mil pessoas celebram em Roma a escolha do novo Papa; veja as imagens
Leia Também: Novo Papa é eleito após quatro votações no conclave no Vaticano
Índia e Paquistão vivem nova noite de confrontos na região de Caxemira
A Linha de Controle (LoC), que divide a disputada região da Caxemira entre Índia e Paquistão, voltou a ser palco de confronto armado na noite passada. De acordo com autoridades indianas, houve troca de tiros entre os dois exércitos, com danos registrados em diversas casas da região.
“As Forças Armadas indianas responderam adequadamente aos disparos não provocados do exército paquistanês ao longo da linha de demarcação”, afirmou o Exército da Índia em publicação na rede social X (antigo Twitter).
Segundo a agência de notícias indiana PTI, os disparos atingiram áreas residenciais e causaram estragos em várias localidades. A escalada acontece um dia após a Índia acusar o Paquistão de ter realizado um ataque aéreo com mísseis e drones contra postos militares do lado indiano da Caxemira. Nova Deli afirmou ter conseguido repelir a ofensiva sem registrar vítimas.
Islamabad negou as acusações e classificou a denúncia como “notícia falsa”, segundo fontes do Exército paquistanês ouvidas pela agência espanhola Efe sob condição de anonimato. Para os militares do país, a alegação indiana seria uma tentativa de justificar uma “agressão flagrante”.
Durante a noite, várias cidades da Caxemira indiana, como Srinagar — a principal da região —, desligaram a energia elétrica como medida preventiva diante do risco de novos ataques aéreos.
A tensão se intensificou após a ofensiva aérea da Índia em 7 de maio contra alvos em território paquistanês. Segundo Islamabad, o bombardeio matou 31 civis e feriu outros 57. O governo indiano afirma que os ataques miraram infraestruturas usadas por grupos terroristas, em retaliação ao atentado ocorrido em 22 de abril na Caxemira indiana, que deixou 26 mortos — a maioria turistas.
Índia e Paquistão reivindicam a soberania total sobre a Caxemira e mantêm um histórico de conflitos desde a independência de ambos, em 1947. Nas últimas semanas, os dois países têm trocado acusações de agressão mútua, levantando preocupações internacionais diante do risco de um confronto direto entre duas potências nucleares.
Leia Também: Paquistão afirma ter abatido aviões indianos após bombardeios na Caxemira
Leia Também: Turista grava ataque terrorista em Caxemira sem perceber o perigo; veja
Por que uma assinatura gera tanta discórdia na CBF e alimenta oposição
(UOL/FOLHAPRESS) – Traços a caneta viraram um motivo de discórdia para tumultuar os bastidores da CBF. Afinal, o Coronel Nunes assinou mesmo o acordo que encerrou uma disputa jurídica sobre a eleição de Ednaldo Rodrigues?
Quem vai tirar essa dúvida, por determinação do ministro Gilmar Mendes, do STF, é o Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ). Foi lá que a celeuma jurídica começou. É lá o próximo palco da discussão. Os opositores do atual presidente da entidade estão em polvorosa.
O documento em questão tem a data de 24 de janeiro de 2025. Por ordem alfabética, a primeira assinatura é a que rendeu polêmica: Antônio Carlos Nunes de Lima.
Além dele, Castellar Neto, Fernando Sarney, Gustavo Feijó, Adriano Aro (presidente da Federação Mineira) e o próprio Ednaldo Rodrigues (em nome da CBF) assinaram.
PARA QUE SERVE O DOCUMENTO
O documento é importante porque as partes reconhecem a validade da eleição de 2022, no processo que gerou o afastamento de Ednaldo em dezembro de 2023. O acordo, então, traria uma suposta calmaria ao ambiente político da CBF. Só que isso não durou cinco meses.
Quais os elementos trazidos para gerar dúvida de que Nunes, um octogenário ex-presidente da CBF, foi mesmo um dos signatários? Para começar, o estado de saúde dele.
O Coronel passou por uma cirurgia séria durante tratamento de câncer no cérebro.
Em 19 de junho de 2023, Jorge Pagura, médico que fez o procedimento e cuida do Coronel, fez um relatório no qual reportou “déficit cognitivo” no dirigente. Pagura ainda trabalha na CBF, como presidente da comissão médica.
O laudo passou a circular porque foi inserido em um processo na Justiça do Pará, no qual Nunes tentava interromper descontos de pensão da aposentadoria que recebe.
O relatório foi o primeiro elemento trazido na discussão atual sobre a assinatura do Coronel.
Na petição de Fernando Sarney, um dos vices da CBF que pediu afastamento de Ednaldo da CBF, mais um documento da mesma época: uma procuração assinada pelo Coronel dando poderes a outra pessoa para gerir sua conta bancária.
A escrevente do cartório até foi ao encontro do Coronel porque ele estava “impossibilitado de comparecer” ao órgão. A procuração tem tanto a assinatura por extenso quanto a rubrica do Coronel.
E A PERÍCIA?
Depois disso, veio um elemento controverso. Um parecer técnico de uma perita contratada pelo vereador carioca Marcos Dias (Podemos).
A empresa é de Jacqueline Tirotti. A conclusão dela é “impossibilidade de vinculação do punho” ao Coronel Nunes.
A perita citou “divergências em relação aos padrões apresentados, conforme demonstrado no exame, bem como, ressaltando a fragilidade do documento questionado, em razão da ausência de grampeamento/fixação de folhas e ausência de rubricas”.
A empresa que fez o laudo já teve trabalhos contestados, como no uso de um vídeo para acusar o padre Julio Lancelotti de pedofilia e na discussão se a apresentadora Ana Hickmann assinou documentos que geraram uma dívida na casa de R$ 1 milhão.
A CBF disse que o laudo “está sendo utilizado de forma midiática e precipitada, em verdadeira espetacularização que atende a interesses nada republicanos e aparentemente questionado por terceiros absolutamente estranhos ao processo”.
COMO GILMAR MENDES VIU ISSO
A análise sobre o Coronel foi toda juntada aos autos no STF.
Ao negar o afastamento de Ednaldo Rodrigues nesta quarta-feira (07), Gilmar determinou que o TJ-RJ analise a questão das assinaturas. Até porque o acordo foi feito na Justiça do Rio e só levado a Brasília para homologação.
“Os documentos juntados trazem notícias e graves suspeitas de vícios de consentimento capazes de macular o negócio jurídico entabulado”, reconheceu Gilmar.
Nessa mobilização que extrapolou o futebol, a CBF diz que “todos os atos relacionados ao acordo mencionado foram conduzidos dentro da legalidade e com a participação de representantes devidamente legitimados”.
Mas o Coronel Nunes não apareceu até agora. Foi visto em um evento da CBF pela última vez em setembro de 2023: o 5 a 1 do Brasil sobre a Bolívia, no Mangueirão, em Belém. Estava de cadeira de rodas.
Inevitavelmente, vai precisar se manifestar sobre a própria assinatura agora que a Justiça do Rio recebeu a missão de averiguar a situação.
Leia Também: Bruno Henrique vive seca no Flamengo em meio às denúncias sobre apostas
Doenças crônicas lideram mortes no Brasil por falta de prevenção
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como hipertensão, diabetes tipo 2 e câncer, seguem como as principais responsáveis por mortes prematuras no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essas doenças representam cerca de 71% dos óbitos no país, um número alarmante que reforça a necessidade de mais ações de prevenção e conscientização.
Para José Andys Rodrigues, coordenador do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera Vila Mariana, o cenário poderia ser diferente se houvesse mais atenção à prevenção e ao diagnóstico precoce. “O grande problema das doenças crônicas não transmissíveis é que, em sua maioria, são silenciosas até atingirem estágios graves. Muitas pessoas descobrem que têm hipertensão ou diabetes apenas quando já apresentam complicações sérias”, alerta o especialista.
A origem desse problema está diretamente ligada ao estilo de vida moderno. Má alimentação, sedentarismo, estresse crônico, além do consumo excessivo de álcool e tabaco, são os principais gatilhos para o desenvolvimento dessas doenças. “O consumo excessivo de ultraprocessados, ricos em açúcar e gorduras saturadas, a falta de atividades físicas e o tabagismo são fatores que impulsionam essa epidemia silenciosa”, explica José Andys.
O professor também destaca que a falta de acesso a cuidados médicos regulares e a baixa adesão a exames preventivos agravam o problema. “A medicina avançou muito no tratamento das DCNTs, mas a prevenção ainda é o melhor caminho. A mudança de comportamento e o autocuidado são essenciais para reduzir essas taxas de mortalidade precoce.”
Para reverter esse quadro, José enfatiza a necessidade de educação em saúde desde a infância. “A conscientização sobre alimentação saudável e a prática regular de exercícios devem começar cedo, dentro das escolas e das comunidades. Pequenas mudanças nos hábitos podem gerar impactos positivos na saúde a longo prazo.”
Além disso, o especialista reforça o papel da atenção básica de saúde na prevenção. “É fundamental que os serviços de saúde estejam atentos à monitorização de fatores de risco, como pressão arterial, glicemia e colesterol. Quanto mais cedo um problema for identificado, maiores as chances de controle e tratamento eficaz.”
Diante desse cenário, a mensagem principal é clara: cuidar da saúde não deve ser uma escolha apenas quando os sintomas aparecem, mas sim uma prática diária. “A informação e a conscientização são as principais armas para combater as DCNTs e evitar que mais pessoas percam a vida precocemente”, conclui José Andys Rodrigues.
Leia Também: Gracyanne Barbosa diz que virou mãe de bebê reborn





















