Home Blog Page 1416

Governo federal anuncia campanha de vacinação nas escolas públicas

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Escolas públicas de todo o Brasil estarão engajadas na vacinação de estudantes nas próximas semanas, entre os dias 14 e 25 de abril. Parte do programa Saúde na Escola (PSE), a iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação é aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes de até 15 anos de idade.

 

A ação, que contará com a participação de 5.544 municípios, pretende vacinar 27,8 milhões de estudantes em 109,8 mil escolas, o que representa 80% de toda a rede pública de ensino.

“A escola representa uma grande oportunidade para vacinarmos esse público. Estamos falando de uma faixa etária que, muitas vezes, frequenta menos as unidades básicas de saúde. Não é tão comum que pais ou responsáveis os levem até lá”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em material divulgado pelo governo federal.

O objetivo da campanha é vacinar 90% desses estudantes. Serão aplicadas, de acordo com a faixa etária de cada estudante, doses das vacinas contra febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY e HPV.

Com apoio de profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde), os alunos serão vacinados diretamente nas escolas ou encaminhados e acompanhados pela instituição até uma UBS (Unidade Básica de Saúde), sempre com a autorização dos pais ou responsáveis.

Além da aplicação das vacinas, haverá uma verificação das cadernetas de vacinação com o objetivo de informar e alertar as famílias sobre a necessidade de atualizar o esquema vacinal dos estudantes.

O Ministério da Saúde investiu R$ 150 milhões para apoiar a iniciativa, sendo R$ 15,9 milhões para os estados e R$ 134 milhões para os municípios. A partir deste ano, a vacinação no ambiente escolar passa a ser oficialmente reconhecida como uma estratégia específica de imunização, diz a pasta.

As doses aplicadas nas escolas ou por encaminhamento das instituições devem ser registradas com a opção “Vacinação Escolar”, o que permitirá um monitoramento mais preciso do impacto da iniciativa. Desde 2022, 4,3 milhões de estudantes passaram a ter acesso a ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, segundo o Ministério da Saúde.

Das 109,8 mil escolas participantes, 53,6 mil atendem majoritariamente alunos do Bolsa Família; 2.220 estão localizadas em territórios quilombolas, e 1.782 contam com a presença de estudantes indígenas.

VERSÃO DIGITAL DA CADERNETA DE SAÚDE DA CRIANÇA

O Ministério da Saúde lançou a versão digital da Caderneta de Saúde da Criança, agora integrada ao aplicativo Meu SUS Digital. A ferramenta permite que os dados sejam atualizados em tempo real por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde, possibilitando às famílias o acompanhamento do histórico vacinal, previsão das próximas doses e recebimento de alertas com lembretes para a vacinação.

A Caderneta Digital mostra os “registros de saúde”, com dados sobre vacinas, crescimento, desenvolvimento, saúde bucal e histórico clínico da criança; e “cuidados da família”, que reúne conteúdos educativos e interativos sobre temas como amamentação, alimentação saudável, prevenção de acidentes, uso de eletrônicos, combate à violência e cuidados com prematuros.

O acesso à Caderneta Digital é feito por meio do app Meu SUS Digital. Para utilizá-lo é necessário que tanto a criança quanto o responsável tenham contas ativas na plataforma Gov.br.

 

Diagnosticado com câncer, Netinho passará por transplante de medula óssea

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Netinho, 58, contou aos seguidores nesta manhã que já está no Hospital Aliança Star, em Salvador, terminando a segunda fase de seu tratamento.

 

Diagnosticado com um linfoma raro, câncer originado no sistema linfático, ele publicou um novo vídeo para dar atualizações de seu tratamento. “Bom dia, gente. Hoje é o 11 de abril de 2025. Estou aqui no Hospital Aliança Star, em Salvador, Bahia, terminando a segunda fase da minha quimioterapia. Serão seis fases no total”.

De acordo com ele, ao terminar as seis fases do tratamento, ele passará por um transplante de medula óssea. “No final, haverá um transplante de medula. Sem doador, um transplante de mim para mim mesmo. Vou fazer as fases todas. Tudo indo muito certo. Vamos que vamos. Bom dia!”, afirmou.

HISTÓRICO DE SAÚDE

Em 2013, Netinho descobriu um tumor benigno no fígado, chamado de adenomas hepáticos. Na época, ele passou por uma cirurgia, depois de sentir fortes dores abdominais. Ele foi submetido a uma biópsia e, durante o procedimento, teve uma das veias rompida, precisando passar por um processo cirúrgico.

Em 2019, Netinho foi submetido a um cateterismo e esclareceu a seus fãs o que aconteceu. O cantor afirmou ter descoberto um problema durante um exame de rotina e que nada foi feito às pressas.

No dia 25 de fevereiro deste ano, o cantor foi internado após reclamar de fortes dores nas costas e dificuldades para andar. Na ocasião, ele lamentou ter cancelado sua agenda de shows para o Carnaval.

Jornal espanhol aponta ‘conexão falha’ entre Mbappé e Vini Jr. no Real Madrid

0

Em um momento de crise do Real Madrid na temporada, Kylian Mbappé e Vinícius Júnior, duas das principais estrelas do time, começam a ser questionados por sua parceria em campo. Embora o clube merengue esteja vivo no Campeonato Espanhol e na final da Copa do Rei, a derrota diante do Arsenal, por 3 a 0, acendeu um sinal de alerta entre os torcedores e a imprensa espanhola.

 

Mbappé e Vini Jr. lideram estatísticas individuais nesta temporada. Mas, quando não atuam juntos, são ainda melhores. É o que aponta o jornal espanhol Marca. “Depois de 41 partidas juntos, a impressão geral é de que Mbappé é mais importante quando não compartilha o protagonismo com seu companheiro. Faz mais gols, aparece mais, faz melhores jogos”, escreveu o periódico.

Não é de hoje que a parceria é questionada. Em março, Jorge Valdano, ex-treinador e ex-atacante do Real, já havia apontado esse problema “tático” que a dupla de atacantes vive na equipe. “Eles são acusados de não se encontrarem, mas isso tem a ver com suas características. Além disso, às vezes tenho a sensação de que eles exageram a busca um pelo outro quando a jogada pede por uma finalização em vez de um passe”, afirmou, à época.

O atacante francês lidera a artilharia do Real nesta temporada, com 33 gols em 48 jogos. No entanto, o aproveitamento do camisa 9 sobe quando atua sem o brasileiro ao seu lado: sete gols em sete partidas. Ele foi às redes 26 vezes nas 41 oportunidades em que dividiram o campo. Por outro lado, Vini Jr. não marcou nos quatro jogos em que atuou sem o atacante.

A declaração de Valdano também se prova nas estatísticas dos jogadores. Quando estão em campo, de fato os atacantes costumam forçar mais passes. Vini Jr. é quem mais dá passes para Mbappé finalizar, mas poucas destas chances são revertidas em gols: o camisa 9 marcou três vezes após passes de Vini, enquanto o brasileiro converteu duas assistências de Mbappé nesta temporada.

Na questão tática, os atacantes acabam por dividir o mesmo setor do campo. Ainda que Ancelotti tente colocar Mbappé mais centralizado, a dupla prefere atuar pelo lado direito do campo. “O certo é que ambos contribuem mais jogando separados do que quando estão juntos em campo. Se estão os dois, não levam bem a divisão das tarefas ofensivas”, afirma o Marca.

Depois da derrota para o Arsenal, pela ida das quartas de final da Liga dos Campeões, as equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, no Santiago Bernabéu, para definir a vaga à semifinal da competição europeia. Antes disso, pelo Campeonato Espanhol, o Real tem compromisso diante do Alavés, fora de casa. Quatro pontos separam o clube merengue do líder Barcelona.

MC Carol anuncia fim do casamento com ex-ator pornô

0

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – MC Carol revelou nesta quinta-feira (10), por meio das redes sociais, que seu casamento com Cosme Santiago chegou ao fim.

 

A cantora firmou que o casamento chegou ao fim após meses de conversas sobre as diferenças entre eles. “Não aconteceu nada grave. Apenas percebemos que pequenos detalhes, pensamentos e costumes diferentes também são capazes de afastar as pessoas”, explicou Carol. Ela ressaltou que, por ter tornado o relacionamento público desde o início, sentiu que era justo compartilhar o desfecho com os fãs que sempre torceram pelo casal.

Em sua mensagem, a artista desejou sucesso ao ex-companheiro. “Quero que você prospere, realize seus sonhos. Assim como eu vou continuar buscando os meus, com muito foco no trabalho e na arte”, comentou, adiantando que pretende retomar seus projetos na atuação, na música e também no desenvolvimento de um roteiro.

Cosme Santiago, que estrelou filmes no pornô gay, também se pronunciou nas redes sociais. Em tom mais direto, afirmou estar aliviado com o término. “Já era algo que eu queria há bastante tempo. Agora posso me dedicar aos meus filhos, estar mais perto da minha família. Agradeço a Carol por tudo, mas essa fase acabou. Me sinto um homem livre”, destacou o ex-marido.

Leia Também: Evaristo Costa diz ter sido agredido pela PM durante Carnaval de Salvador

Allianz tem mais shows que jogos, mas bloqueia agenda para fases decisivas

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Palmeiras e Corinthians se enfrentam neste sábado (12), às 18h30 (de Brasília), na Arena Barueri, pela 3ª rodada do Brasileirão. O duelo será em Barueri por causa dos shows de Gilberto Gil no Allianz Parque nos dias 11 e 12 de abril, o que impossibilitaria qualquer operação para poder atuar no estádio.

 

A Real Arenas, empresa do grupo WTorre que cuida do Allianz, lamenta que o Palmeiras tenha de jogar o Dérbi e o próximo Choque-Rei longe de seu estádio, mas entende que a CBF tem uma boa parcela de culpa na história.

A entidade só divulgou a tabela detalhada das rodadas 2 a 12 da Série A no dia 28 de março, e deu pouco tempo para as partes pensarem em saídas para as datas em conflito -já que os shows são marcados com muita antecedência.

PALEMEIRAS E WTORRE VIVEM DIAS MELHORES E TÊM ACORDOS

O Allianz Parque teve 46 datas para shows de grande ou médio porte no ano passado, um recorde na história do estádio. Por outro lado, 2024 foi o ano em que o Palmeiras menos teve o estádio à disposição (apenas 25 jogos, sem contar o ano da inauguração com dois jogos). Para efeito de comparação, em 2023 foram 36 shows e 32 jogos.

A equipe ficou quase dois meses sem usar o Allianz no início da temporada por que o composto termoplástico, que fazia o preenchimento do gramado sintético, derreteu, e formava uma massa que grudava na chuteira dos atletas e prejudicava o jogo.

Em 2025, o Allianz Parque já recebeu 5 shows e esse número vai aumentar para 12 nas próximas semanas -e o Palmeiras só deve fazer mais 5 jogos no Allianz até o Super Mundial (são 9 até agora no ano). Os shows que aconteceram até agora foram: Jão (18 de janeiro), Twenty One Pilots (26 de janeiro), CarnaUOL (8 de fevereiro), Offspring (8 de março) e Simply Red (15 de março). Os que ainda vão acontecer: Gilberto Gil (11, 12, 25 e 26 de abril), Monsters of Rock (19 de abril) e System of a Down (10 e 11 de maio).

Twenty One Pilots, Gilberto Gil e System of a Down são os “culpados” pelo Palmeiras deixar o Allianz.

O Palmeiras perdeu o Allianz em três jogos deste ano, e a WTorre traçou uma estratégia para não prejudicar o time em jogos grandes. Todas as datas de mata-matas da Copa do Brasil e da Copa Libertadores, por exemplo, estão bloqueadas para receber shows e o Palmeiras não precisa deixar o estádio.

Os jogos que o Palmeiras perdeu/perderá no ano foram: Novorizontino (derrota por 2 a 1 no dia 25 de janeiro), o clássico contra o Corinthians deste fim de semana, e o Choque-Rei contra o São Paulo no dia 11 de maio.

Palmeiras e WTorre encerraram uma briga judicial de quase 10 anos pelo Allianz Parque no final do ano passado. As partes estimam que o clube pode faturar mais de R$ 60 milhões anuais com os repasses de receitas geradas pela arena.

Quem está no dia a dia de Palmeiras e WTorre garante que o acordo fez a relação mudar da água para o vinho. A questão do conflito de agendas, o diálogo, a logística e a programação para montagem e desmontagem dos palcos dos shows foram pontos que melhoraram -a prova disso é a megaoperação que Palmeiras e WTorre organizaram e durou mais de 13 horas para que o estádio tivesse público total na ida da final do Paulistão.

O Palmeiras fez a cessão do terreno do estádio para a WTorre até 2044 e, em troca, ganhou a reforma completa da arena e de parte do seu clube social sem custos. A partir de 2045, a cessão acaba e só o Palmeiras terá direito ao uso do local

Prefeitura lança Programa Campo Ambiente Saudável

0
Prefeitura lança Programa Campo Ambiente Saudável

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana lançou, nesta quarta-feira, o Programa Campo Ambiente Saudável, por meio de uma parceria das Secretarias Municipais de Agricultura e Abastecimento e Meio Ambiente, com recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). É um projeto de educação e saúde ambiental que tem como público alvo produtores e trabalhadores das fábricas de farinha de mandioca.

O evento contou com as presenças do presidente da Funasa, Robson Lima, do secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Enaldo Barreto, do engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e coordenador técnico do Programa Campo Ambiente Saudável, Jamilson Júnior, representantes do Sebrae, das cooperativas financeiras Sicoob e Sicred, Associação dos Produtores e Fabricantes de Farinha de Travessão de Barra (Aprofar), além de produtores.

CORPO FUNASA

O projeto está alinhado com as demandas para reconhecimento da Identificação Geográfica da farinha do município, que é um produto de tradição de São Francisco de Itabapoana.

– Ele vai trabalhar além da parte ambiental, a parte social, como os aspectos econômicos, a criação de ecossistemas propícios ao associativismo, a gestão de resíduos, as boas práticas no processo produtivo, no uso da água e na conservação e utilização do solo, no tratamento de afluentes sanitários, saúde e segurança no trabalho  – explicou o coordenador do programa. Segundo Jamilson, serão realizadas oficinas, treinamentos e capacitações voltados para todos os eixos que fazem parte do projeto.

Mulher fica ferida após pneu de moto estourar na RJ-224

0
Hospital Municipal Manoel Carola

Uma mulher de 49 anos ficou ferida na manhã desta sexta-feira (11) após sofrer uma queda de moto na RJ-224, entre as localidades de Bom Jardim e Volta Redonda, em São Francisco de Itabapoana.

Segundo informações, a vítima, identificada pelas iniciais N.M.S., estava na garupa da motocicleta a caminho do trabalho, no Centro, quando o pneu dianteiro do veículo estourou. A moto ficou instável e, com o impacto, ela caiu na pista.

O condutor não se feriu, já que conseguiu manter o controle da moto, que não chegou a tombar.

A mulher sofreu um corte profundo no braço, foi socorrida pelo Resgate Municipal e encaminhada ao Hospital Municipal Manoel Carola. No momento do atendimento, ela estava lúcida e orientada, sendo examinada pela equipe médica.

Maioria acha que Tarcísio deveria disputar apenas reeleição em SP

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A maioria da população de São Paulo afirma que Tarcísio de Freitas (Republicanos) deveria concorrer à reeleição no ano que vem em vez de renunciar ao cargo e tentar a Presidência, aponta nova pesquisa Datafolha.

 

Para 58% dos entrevistados, ele deveria disputar um segundo mandato no Governo de São Paulo. Já 30% afirmam que ele deveria ser candidato a presidente da República, e 12% não souberam responder. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento ouviu 1.500 eleitores com mais de 16 anos, de 81 cidades paulistas, de 1 a 3 de abril.

Pela legislação eleitoral, Tarcísio tem até abril do ano que vem para tomar uma decisão. Publicamente, ele nega haver planos para o Palácio do Planalto em 2026 e afirma que seu candidato ao posto é Jair Bolsonaro (PL), seu padrinho político.

O ex-presidente, contudo, está inelegível até 2030 por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O tribunal considerou que ele cometeu abuso de poder em reunião com diplomatas estrangeiros na qual divulgou afirmações falsas sobre as urnas e nas comemorações do bicentenário da Independência. Bolsonaro é ainda réu no STF (Supremo Tribunal Federal) sob acusação de liderar uma trama golpista de 2022 e pode ser condenado a mais de 40 anos de prisão.

Aliados de Tarcísio afirmam que, reservadamente, o governador já admitiu a possibilidade de entrar na disputa se tiver o apoio do ex-presidente.

A preferência do eleitor de São Paulo pela candidatura à reeleição vale tanto para os diferentes espectros ideológicos, de acordo com a pesquisa.

Entre os que se declaram bolsonaristas, 61% dizem que Tarcísio deveria tentar disputar novamente o governo, e 32%, que deveria tentar a Presidência. Entre petistas, os índices são de 58% e 28%, respectivamente. Nos dois segmentos, a margem de erro da pesquisa é de cinco pontos.

O Datafolha também perguntou qual candidato a governador Tarcísio deveria apoiar caso não tente a reeleição.

Em empate técnico, lideram o influenciador Pablo Marçal (PRTB), com 23%, e o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), com 22%.

Ambos estiveram em lados opostos na última eleição municipal. Tarcísio apoiou a campanha vencedora de Nunes e fez críticas a Marçal ao longo da disputa.

Para 10% dos entrevistados, Tarcísio deveria apoiar seu secretário de Governo, Gilberto Kassab (PSD), ex-ministro dos governos Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) e ex-prefeito da capital.

Parte da base bolsonarista tem ressalvas ao nome de Kassab, cujo partido também faz parte do governo Lula (PT).

Outros 7% dos entrevistados afirmam que Tarcísio deveria apoiar Rodrigo Manga (Republicanos), o “prefeito tiktoker” de Sorocaba, a 101 km da capital, correligionário do governador e alvo de operação da Polícia Federal nesta quinta-feira (10).

Já 6% apontam que o apoio deveria ir para o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL), e 3%, para o presidente da Alesp (Assembleia Legislativa), André do Prado (PL).

Avião com 3 pessoas a bordo cai em rua movimentada na Flórida, nos EUA

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um pequeno avião de pequeno porte com três pessoas a bordo caiu na manhã desta sexta-feira (11) após decolar do Aeroporto de Boca Raton, na Flórida, nos Estados Unidos. Ainda não há informações oficiais sobre mortos ou feridos.

 

A aeronave caiu por volta das 10h20 (11hh20, no horário de Brasília). Avião tinha como destino o Aeroporto Internacional de Tallahassee, também na Flórida. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra destroços espalhados por uma estrada e trilhos de trem. O modelo da aeronave é Cessna 310R, construída em 1977, de acordo com dados de registro da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos.

Ainda não há informações das vítimas. Testemunhas relataram ter visto a aeronave voando baixo antes de cair. O avião pegou fogo após a queda, informou a NBC South Florida.

Avião permaneceu no ar por pouco menos de 20 minutos antes de cair. As informações são do site de monitoramento de voos Flightradar24.

Autoridades estão no local da queda. A polícia local disse em uma publicação no X que a área da Military Trail e da Glades Road foi fechada devido ao acidente.

Prefeito pediu respeito às famílias. Em um comunicado, o prefeito de Boca Raton, Scott Singer, pediu paciência e respeito às famílias das vítimas enquanto as informações são confirmadas.”Estamos profundamente tristes em confirmar que um acidente aéreo ocorreu hoje cedo em nossa comunidade. Nossos pensamentos estão com todos os afetados por este trágico evento. Pedimos paciência e respeito às famílias envolvidas enquanto as investigações prosseguem”.

A queda será investigada. A Administração Federal de Aviação e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos apuram o que motivou a queda da aeronave.

Modelo Lucy Markovic morre aos 27 anos; Donatella Versace lamenta

0

Donatella Versace foi uma das grandes estrelas do mundo da moda que prestaram uma homenagem à estrela de ‘Australia’s Next Top Model’, Lucy Markovic, que morreu com apenas 27 anos. 

 

Ao compartilhar uma foto de Lucy em um desfile, Donatella escreveu: “Sinto muito pela Lucy. Descansa em paz, linda menina.”

A modelo – que ficou em segundo lugar na 9.ª temporada do ‘Australia’s Next Top Model’ – morreu após sofrer de uma rara condição cerebral e ter que ser submetida a uma cirurgia de emergência antes de ficar em coma, no início desta semana. 

Notícias ao Minuto © Instagram_donatella_versace  

Leia Também: Justin Bieber ironiza cegueira de Stevie Wonder

Bolsonaro sente fortes dores e é internado às pressas no RN

0

Nesta sexta-feira (11), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado em um hospital da cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, após passar mal.

 

Segundo a coluna de Bela Megale, do ‘O Globo’, Bolsonaro procurou atendimento médico após sentir dores em decorrência da facada que sofreu em 2018.

O ex-presidente estava em Santa Cruz para o lançamento do projeto de seu partido, o Rota 22, para fortalecer a presença do PL no Nordeste por meio de visitas, oficinas e seminários. 

Bolsonaro foi transferido para Natal para o atendimento médico e para passar por exames.

Leia Também: Bolsonaro rejeita articulação de Motta e pede ‘anistia ampla, geral e irrestrita’

Prefeito de Sorocaba é réu por compras suspeitas na educação e tem gestão do orçamento contestada

0

BAURU, SP (FOLHAPRESS) – O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), que foi alvo de ação da Polícia Federal nesta quinta-feira (10), é réu sob acusação de improbidade administrativa em duas ações na Justiça e teve os bens bloqueados em 2023 no âmbito de uma delas.

 

Ele também é investigado em um inquérito policial e um Procedimento Investigatório Criminal e conduz uma gestão cujas finanças têm sido objeto de alertas do Tribunal de Contas de São Paulo por problemas na gestão fiscal -documento que aponta situações desfavoráveis ou irregulares relacionadas à execução orçamentária dos governos municipais.

Os procedimentos na esfera criminal são conduzidos pela Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo e tramitam no Tribunal de Justiça de São Paulo em razão do foro por prerrogativa de função.

Um primeiro apura suspeita de favorecimento numa licitação milionária de semáforos. Um segundo investiga compra suspeita de kits de robótica, cujo valor, mais de R$ 20 milhões, a Procuradoria diz ter sido superfaturado. O mesmo caso é objeto de uma das ações por improbidade a que ele responde em primeira instância.

No episódio dos kits, o agora ex-secretário de Educação foi afastado. Também foram tomadas medidas constritivas sobre bens dos envolvidos. O bloqueio atingiu contas bancárias do prefeito, que perdeu R$ 140 mil num único dia. A cifra equivale a quase cinco salários de Manga, de R$ 29 mil.

A licitação, que a denúncia na esfera cível diz ser “nitidamente irregular”, também é questionada. A Promotoria local vê dispositivos que apontam para o direcionamento do certame à empresa Carthago Editorial, também ré na ação.
A reportagem procurou a Prefeitura de Sorocaba nesta quinta, mas não obteve retorno até a publicação deste texto. A Carthago Editorial foi procurada por email, mas não respondeu. Por telefone, a ligação não foi completada.

Um relatório da Promotoria de 2023 mostra que 8 dos 11 participantes do certame tinham de nenhum a três funcionários. Uma das interessadas, sem nenhum colaborador, era mantida por sociedade entre dois idosos de 93 anos.
Já a vencedora, Carthago Editorial, não tem nenhum colaborador no quadro e recebeu R$ 101,9 milhões de prefeituras entre abril de 2014 e abril de 2023.

Outra ação contra Manga envolve caso semelhante. Ajuizada em 2022, quando o inquérito sobre a compra dos kits de robótica já estava aberto, a denúncia barrou a compra de outros materiais didáticos num pregão do qual participaram duas empresas com ligações entre si -uma das quais administrada por uma mulher que já chegou a ser presa por suspeita de fraude a licitação em outro caso.

A operação deflagrada nesta quinta contra Manga, conhecido nacionalmente por uma estratégia de exposição nas redes sociais -o que lhe deu a alcunha de “prefeito tiktoker”-, apura a existência de uma organização criminosa suspeita de desviar recursos da saúde.

Este não é o único revés do prefeito na área da saúde. A PF já fez buscas no âmbito de um inquérito que apura irregularidades em outra OS (organização social) que prestava serviços em Sorocaba -o Incs (Instituto Nacional de Ciências da Saúde)-, contratada em 2022 para gerenciar uma UPA da cidade.

Manga, que foi reeleito no ano passado, rompeu com a OS no final de 2023, logo após a primeira fase da operação, mas outro mandado foi cumprido em dezembro de 2024. O contrato de R$ 60 milhões entre a prefeitura e a entidade foi rejeitado pelo TCE em decisão que critica critérios subjetivos do chamamento público vencido pela organização.

A reportagem também procurou a OS Incs. Os emails retornaram ao remetente, e o número de telefone disponível em fichas cadastrais consta como incorreto. O site da entidade está fora do ar.

O prefeito também enfrenta problemas relacionados ao orçamento da prefeitura.

O exercício de 2024 fechou com R$ 94 milhões em déficit -prejuízo que só foi revertido porque a administração usou mais da metade da reserva de R$ 161 milhões para cobrir o rombo.

Já a dívida consolidada da gestão somava R$ 528.579.865,90 em janeiro do ano passado. Em dezembro, o valor passou para R$ 726.066.785,82 -principalmente por compromissos contratuais assumidos ao longo de 2024, ano eleitoral.

A cifra acende o alerta para a gestão fiscal e orçamentária de 2025, diz Reinaldo Cafeo, especialista em engenharia econômica e professor de economia da ITE (Instituição Toledo de Ensino), de Bauru, que analisou os resultados financeiros de Sorocaba a pedido da reportagem.

“A execução orçamentária deve permitir o planejamento mês a mês, linha a linha. Aí você enxerga como está a alocação de recursos para eventualmente segurar investimentos, adiar algumas decisões que impactam financeiramente”, explica.

O aumento nas despesas, diz Cafeo, não se refletiu em eficiência. O chamado índice de efetividade da gestão municipal (IEG-M), do TCE-SP, mostra que Sorocaba recebeu a nota C em planejamento e C+ em gestão fiscal, a primeira e segunda mais baixas respectivamente.

“Isto é: não obstante todo marketing que ele [Manga] faz, o município não está na vanguarda das melhores notas de eficiência na gestão”, diz o professor.

O prejuízo de 2024 destoa do superavitário exercício de 2023. O resultado, porém, é contestado pelo MPC (Ministério Público de Contas), que pediu ao TCE a rejeição das contas de Sorocaba daquele ano.

A manifestação do MPC, a que a reportagem teve acesso, diz que a gestão usou manobras orçamentárias para suplementar o orçamento de 2023 com resultados positivos de anos anteriores sem que isso fosse contabilizado no resultado final.

“A administração desfigurou os valores inicialmente considerados e transformou o orçamento em mera peça de ficção, incorrendo num tema há muito superado por este Tribunal”, afirma trecho do parecer. O TCE ainda não julgou o balanço daquele exercício.

Reeleito em primeiro turno com 73,75% dos votos válidos, o segundo maior percentual da história da cidade, Manga havia sido também o vereador mais votado da história em Sorocaba.

Chegou à Câmara pela primeira vez em 2012 pelo PP. Depois, em 2016, foi reeleito pelo DEM (hoje União Brasil) com 11,4 mil votos, maior votação da história até então. Nesse período foi também presidente da Câmara e conduziu a sessão que cassou o então prefeito José Crespo, na época seu correligionário.

EUA e Irã voltam a negociar programa nuclear

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Negociadores americanos e iranianos irão se encontrar neste sábado (12) em Omã para tentar reavivar as negociações visando evitar que Teerã desenvolva a bomba atômica. A chancelaria de Teerã disse nesta sexta (11) que quer dar uma “chance genuína” ao diálogo.

 

É a primeira tentativa de retomar o diálogo de fato desde que Donald Trump abandonou, em seu primeiro mandato, o acordo fechado em 2015 que trocava o fim de sanções ocidentais ao Irã pelo abandono dos objetivos militares de seu avançado programa nuclear.

Agora, o pessimismo impera a tentativa de Trump de chegar a um acordo, não menos porque o americano colocou suas forças de ataque em prontidão para ir às vias de fato contra os iranianos caso as conversas não avancem.

“Nós pretendemos avaliar as intenções e a resolução do outro lado neste sábado. Seriamente e com vigilância sincera, vamos dar à diplomacia uma chance genuína”, escreveu no X o porta-voz diplomático iraniano Esmaeil Baghaei. As conversas serão entre o negociador de Trump Steve Witkoff e o chanceler do Irã, Abbas Araqchi. O chanceler do Omã, Badr al-Busaidi, será o intermediário.

A seguir, um resumo de como a crise chegou ao ponto agudo em que está.

DESCONFIANÇA VEM DE LONGE

A relação de desconfiança entre Irã e EUA remonta a 1953, quando Washington e Londres patrocinaram a derrubada do governo que havia nacionalizado uma empresa petrolífera britânica. O golpe colocou no poder o xá Reza Pahlevi, altamente impopular.

Em 1979, religiosos fundamentalistas liderados pelo então exilado aiatolá Ruhollah Khomeini tomaram o poder e o xá foge parra os EUA, fundando a República Islâmica. A crise dos reféns na embaixada americana em Teerã, prego no caixão do governo de Jimmy Carter, acabou de vez com as relações diplomáticas entre os ex-aliados.

CONFLITOS PAUTAM A AGENDA

De 1980 a 1988, o Irã travou uma sangrenta guerra com o Iraque, cujo ditador Saddam Hussein recebia apoio dos EUA que depois o matariam. A política de expansão iraniana por meio de prepostos como o Hezbollah libanês floresceu, com choques como o atentado que matou 241 fuzileiros americanos em Beirute em 1984. Quatro anos depois, os EUA matam 290 iranianos ao derrubar por engano um jato comercial no golfo Pérsico.

COMEÇA A TENSÃO NUCLEAR

Após a primeira Guerra do Golfo (1991), os EUA buscam conter a proliferação de armas de destruição em massa na região. Isso leva a um embargo total à venda de petróleo e gás pelos iranianos. Teerã tinha um programa nuclear assistido pela ONU desde os anos 1950, mas nos anos 1980 a suspeita de que ele servia para disfarçar a busca pela bomba cresceu. Agora, viraria tema constante na agenda internacional.

APROXIMAÇÃO E O EIXO DO MAL

Após dois períodos breves de tentativa de negociação, no fim do governo Bill Clinton em 2000 e quando Washington e o Irã tinham um inimigo comum no Talibã afegão, George W. Bush colocou o país persa ao lado de Coreia do Norte e Iraque no chamado “eixo do mal”, em 2002. Quatro anos depois, o presidente Mahmoud Ahmadinejad acelera a produção de urânio enriquecido, enquanto faz uma abertura a Bush numa carta inédita. Não dá certo, e o iraniano denuncia Israel e a direita americana pelo fracasso.

O CAMINHO DO ACORDO

Em 2013, Barack Obama inicia a negociação com o moderado Hassan Rouhani, chamando à mesa seus aliados europeus, a Rússia e a China. O resultado veio dois anos depois, com o JCPA (sigla inglesa para Plano de Ação Global Conjunto), em que Teerã submeteu seu programa a um regime de inspeção e renunciou à busca pela bomba na prática, em troca do fim de sanções ocidentais e a liberação de US$ 100 bilhões congelados.

TRUMP ZERA O JOGO

Presidente, Trump fez os EUA saírem do JCPA em 2018, alegando que os iranianos apenas ganhavam tempo rumo à bomba. Passou à fase de coerção militar, pressionando Teerã a negociar sob a ameaça de ataques às instalações do programa. Trump manda matar o principal general do país, e depois uma operação israelense assassinou um cientista central para o programa nuclear.

O IRÃ ACELERA NOVAMENTE

Pressionada, a teocracia acelera a produção de material físsil, que é enriquecido em ultracentrífugas. A agência da ONU diz que as “linhas vermelhas” estão rompidas e que a bomba está à mão do Irã em questão de meses. A última estimativa fala em matéria-prima para de quatro a seis bombas rudimentares. O país assina um pacto estratégico e militar com a Rússia neste ano, que muitos temem embutir cláusulas secretas para ajudar na montagem de uma ogiva em mísseis balísticos.

MAS A TEOCRACIA ESTÁ ENFRAQUECIDA

Isso tudo ocorre em momento de fraqueza do regime. Primeiro, problemas econômicos e sociais levaram a protestos inéditos em 2022. Depois, a guerra disparada pelo aliado Hamas contra Israel levou à destruição de boa parte da defesa primária de Teerã, na forma de grupos como o terrorista palestino ou o Hezbollah libanês. Irã e Israel trocam fogo inédito à distância, com o Estado judeu sinalizando que pode atacar as instalações nucleares. Os aliados iranianos no Iêmen se envolvem na guerra e são objeto de pressão. Para piorar, o presidente radical Ebrahim Raisi morreu em 2024 em um estranho acidente de helicóptero.

TRUMP VOLTA À CARGA

Depois de ordenar ataques mais intensos aos houthis do Iêmen, Trump envia carta ao líder supremo do Irã, Ali Khamenei, dando um prazo até 1 de maio para aceitar negociar. Enquanto isso, concentra uma força de ataque aéreo com bombardeiros furtivos ao radar na base de Diego Garcia e dois grupos de porta-aviões no Oriente Médio, dizendo que irá à guerra se Teerã não conversar. Após negar agir sob pressão, o Irã aceitou conversas indiretas por meio de mediadores no Omã, que começam no sábado (10).

PESSIMISMO DOMINA O AMBIENTE

O problema das negociações é que o governo Trump já deixou claro que quer uma “saída Gaddafi” para a crise, aludindo ao fim do programa nuclear líbio pelo ditador em 2003, em troca do fim de sanções. Muammar Gaddafi acabou morto na sarjeta em 2011, lembram os iranianos. A Rússia tentou agir como mediadora, sem muito sucesso, e a Casa Branca renovou sanções contra o país persa. Além disso, Trump é conhecido por ofertas heterodoxas, usualmente reversíveis, o que deixa o cenário incerto.

Entrevistada agride jornalista durante entrevista de rua em Nova York

0

Uma entrevista de rua acabou da pior forma, em Nova York, nos Estados Unidos, quando a entrevistada, descontente com a opinião de uma jornalista, a  decide agredir.

 

A jornalista, que se declara pró-vida, Savannah Craven Antao, acabou sendo agredida após criticar a entrevistada, que é pró-aborto.

Savannah afirmou que a entrevistada, Brianna J. Rivers, havia admitido aceitar a morte de crianças em lares adotivos e em situações de abuso. Em seguida, a entrevistada reagiu com dois socos no rosto da jornalista, que caiu e ficou com o rosto coberto de sangue.

O marido da profissional, Henry Antao, acabou gravando a situação, na qual a esposa ficou com um corte no supercílios.

Brianna foi detida esta quinta-feira acusada de uma agressão em segundo grau, conta o NY Post.

Na sua conta de Facebook, Brianna pediu desculpas a Savannah admitindo que a sua atitude não foi correta, mas disse que a jornalista não foi correta e está mostrando “um lado da história que não é verdade”.

Entretanto, a entrevistada abriu uma página de angariação de fundos para obter dinheiro para pagar os custos judiciais da sua defesa.

Leia Também: Aluno acusado de agressão sexual a colega de 16 anos em Espanha

Avião com 96 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

0

Já está no Brasil uma nova leva de brasileiros deportados dos Estados Unidos, em decorrência da política migratória implantada pelo governo de Donald Trump naquele país. A aeronave pousou com 96 repatriados às 9h10 no aeroporto de Fortaleza.  

 

De acordo com a Superintendência da Polícia Federal no Ceará, um homem com mandado de prisão aberto foi preso assim que chegou.

Após terem sido algemados pelas autoridades norte-americanas, os repatriados foram acolhidos em um posto avançado de atendimento humanizado.Em Fortaleza, os repatriados seguiram em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) até o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG). A previsão é que a aeronave chegue por volta das 15h na cidade.

Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, este é o 5º voo recebido em Fortaleza, e será o 6º em Confins, onde serão recebidos em sala exclusiva e adaptada. O primeiro voo, com 88 repatriados, chegou no Brasil via Aeroporto Internacional de Manaus.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres disponibilizará 50 passagens para deslocamento dos repatriados para unidades federativas brasileiras. Trinta delas para passageiros que desembarcaram em Fortaleza, com destino aos estados do Norte e do Nordeste.

As outras 20 passagens serão para que os repatriados encaminhados a Confins sejam deslocados para estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

Entre os serviços oferecidos aos repatriados estão os de alimentação e higiene; atendimento de saúde e suporte psicossocial; orientações sobre direitos e encaminhamentos para serviços públicos; apoio logístico para deslocamento até as cidades de origem; e contato com familiares.

Caso seja necessário, serão também oferecidos acolhimentos temporários.

Ação conjunta prende seis criminosos

0
132ª DP/Delegacia de Arraial do Cabo

Policiais civis da 132ª DP (Arraial do Cabo), em conjunto com o Ministério Público e policiais militares, deflagraram a “Operação Monte Alto” nesta quinta-feira (10/04) contra uma facção criminosa que atua nos municípios de Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. Durante a ação, seis pessoas foram presas.

No bairro da Prainha, em Arraial, os agentes cumpriram um mandado de prisão por homicídio e outro por tentativa de homicídio. Durante a ação, os agentes ainda prenderam um homem em flagrante por tráfico de drogas e apreenderam uma pistola, dois carregadores, munições, um caderno e um uniforme tático.

Na região do Monte Alto os policiais prenderam um criminoso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo a apreenderam uma sacola com diversas munições, além de dois revólveres e um simulacro de pistola. No mesmo bairro, os agentes cumpriram um mandado de prisão por homicídio.

O último criminoso foi capturado em São Pedro da Aldeia, onde se escondia. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão por homicídio e ocultação de cadáver.

Eric Dane, de ‘Greys Anatomy’ e ‘Euphoria’, recebe diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ator Eric Dane, 52, das séries “Grey´s Anatomy” e “Euphoria” , afirmou em entrevista à revista People que recebeu o diagnóstico de ELA (esclerose lateral amiotrófica).

 

“Sou grato por ter minha amada família ao meu lado enquanto navegamos por este próximo capítulo”, disse. “Sinto-me afortunado por poder continuar trabalhando e estou ansioso para voltar ao set de ‘Euphoria’ na próxima semana”.

Dane é casado com Rebecca Gayheart. O casal tem dois filhos, Billie Beatrice, de 15 anos, e Georgia Geraldine, de 13 anos. O ator pediu que a privacidade de sua família seja respeitada.

A produção da terceira temporada de “Euphoria” começa nos próximos dias. Dane interpreta o patriarca da família Jacobs na série.

A esclerose lateral amiotrófica é uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa progressiva, acarretando paralisia motora irreversível.

Leia Também: Evaristo Costa diz ter sido agredido pela PM durante Carnaval de Salvador

Já classificado aos playoffs, Lakers recebem o Rockets; veja destaques da TV

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Depois de garantir sua classificação aos playoffs da NBA com a vitória sobre o Dallas Mavericks na última rodada, por 112 a 97, em noite mágica de Luka Doncic, que fez 45 pontos no primeiro encontro com sua ex-equipe, o Los Angeles Lakers volta a jogar nesta sexta-feira (10) para enfrentar o Houston Rockets, às 23h30 (de Brasília).

 

A equipe do esloveno chega à penúltima rodada com 49 triunfos e 31 derrotas e não ficará mais abaixo da sexta colocação da Conferência Oeste.

A equipe de Houston também já está classificada aos playoffs, com a segunda posição da conferência, ao acumular 52 triunfos e 28 derrotas. O Oklahoma City Thunder lidera a disputa: 65 vitórias e 14 derrotas.

CONFIRA OS DESTAQUES ESPORTIVOS DA PROGRAMAÇÃO DE SEXTA

6h Masters 1000 de Monte Carlo
Tênis: ESPN 2 e Disney+

10h Espanha x Brasil
Tênis, Billie Jean King Cup: ESPN 3 e Disney+

15h30 Wolfsburg x RB Leipzig
Campeonato Alemão: CazéTV e OneFootball

15h45 Udinese x Milan
Campeonato Italiano: ESPN e Disney+

16h Valencia x Sevilla
Campeonato Espanhol: ESPN 4 e Disney+

23h30 Los Angeles Lakers x Houston Rockets
Basquete, NBA: ESPN 2 e Disney+

Eles conquistaram riqueza, fama e poder, mas morreram falidos

0

Ser uma celebridade é tudo menos barato. Claro, eles podem ter um salário maior do que uma pessoa comum, mas ainda há muitos custos adicionais para astros e estrelas. Tem o IPTU de todas as propriedades e muitas contas para as férias luxuosas também. Vício em uma droga ou duas também tem seu preço. O estilo de vida da fama é bastante caro… Infelizmente, isso significa que nem todas as celebridades podem levar sua riqueza para o túmulo.

Algumas das pessoas mais influentes acabaram morrendo mergulhadas na falência. Clique na galeria e veja quem são as celebridades que morreram sem um tostão!

Brasil perde força e fica mais longe de receber final da Libertadores 2025

0

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O Brasil perdeu força na concorrência para receber a final única da Libertadores 2025. O jogo está marcado para 29 de novembro.

 

A candidatura formalizada pelo lado brasileiro foi a de Brasília, em uma tentativa de fazer com que o jogo mais importante da competição volte ao país depois de 2023, quando o Fluminense venceu o Boca Juniors no Maracanã.

A Conmebol tem outras duas alternativas: Lima, no Peru, e Montevidéu, no Uruguai.
Há aspectos estruturais e, principalmente, políticos na disputa.

A expectativa é de que o anúncio da Conmebol aconteça em breve, para desencadear as vendas de ingressos.

VAI PARA ONDE?

A capital peruana recebeu a decisão em 2019, abrigando a Conmebol após problemas de segurança em Santiago. Já Montevidéu sediou a final única em 2021.

Os uruguaios foram os primeiros a entrar no páreo para 2025. Os peruanos, oficialmente, os últimos.

Mas ordem de chegada não é critério decisivo na escolha da Conmebol.

As equipes técnicas da Conmebol visitam os estádios e cidades.

Desde a edição 2022, em Guayaquil, a entidade sul-americana passou a se preocupar mais com a logística e ofertas de voo para chegada às cidades.

A final da Sul-Americana deste ano já teve sede anunciada ano passado: será em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

A TENTATIVA DO DF

Brasília já tentou ser sede da final da Sul-Americana antes, mas agora foi a única cidade brasileira que foi mais longe na candidatura.

Houve movimento por parte de São Paulo para entrar no páreo, mas nada foi formalizado.

A TENSÃO COM O BRASIL

A relação do Brasil com a Conmebol se deteriorou nos últimos tempos, em um conflito entre o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.

A discussão sobre as penas contra o racismo aplicadas no âmbito sul-americano escalonou.

O aceno de pacificação foi feito por Ednaldo publicamente no Congresso desta quinta-feira (10). Ele endossou o discurso em prol da reeleição de Alejandro Domínguez para comandar a Conmebol por mais quatro anos.

Mas esse movimento não destaca Ednaldo em meio aos outros dirigentes do continente. Até porque quem puxou o assunto no encontro foi o uruguaio Ignacio Alonso. Então, o Brasil foi com o bloco.

Da parte dos outros países, a Conmebol também recebeu pressão em razão do tratamento apontado como violento por parte das forças de segurança em jogos em solo brasileiro.