Home Blog Page 1545

Palmeiras fecha três compras históricas em menos de dois meses

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Com a chegada de Vitor Roque, o Palmeiras fechou as três maiores compras de sua história nesta janela de transferência -tudo isso em menos dois meses.

 

No dia 20 de dezembro de 2024, o Palmeiras anunciou a contratação de Facundo Torres por 12 milhões de euros e se tornou a contratação mais cara da história do clube. Mas isso só durou 11 dias.

No dia 31 de dezembro, o Palmeiras fez o anúncio da compra de Paulinho junto ao Atlético-MG por 18 milhões de euros. Superando assim a marca do uruguaio.

Já nesta sexta-feira (28), o Alviverde oficializou a chegada de Vitor Roque por 25,5 milhões de euros + 5 milhões de euros em bônus. E além de ser o mais caro da história do Palmeiras, se tornou a contratação mais cara do futebol brasileiro.

Reforços milionários são uma resposta da diretoria do Palmeiras. A presidente Leila Pereira e o diretor de futebol são cobrados constantemente por não investirem em contratações de peso, mas agora são “pais” de quatro das cinco maiores compras da história alviverde.

VEJA O TOP 5 MAIORES COMPRAS DA HISTÓRIA DO PALMEIRAS

Vitor Roque – 25,5 milhões de euros + 5 milhões de euros em bônus
Paulinho – 18 milhões de euros
Facundo Torres – 12 milhões de euros
Borja – 12 milhões de euros*
Mauricio – 10,5 milhões de euros
*contratação de 2017, na gestão de Mauricio Galiotte.

A DUPLA CONCRETIZOU TAMBÉM QUATRO DAS CINCO MAIORES VENDAS DA HISTÓRIA PALMEIRENSE:

Endrick – 72 milhões de euros, sendo 35 milhões de euros fixos
Estevão – 61,5 milhões de euros, sendo 45 milhões de euros garantidos
Vitor Reis – 37 milhões de euros fixos
Gabriel Jesus – 32 milhões de euros*
Luiz Guilherme – 30 milhões de euros
*contratação de 2017, na gestão de Mauricio Galiotte.

Trânsito intenso é esperado a partir desta sexta-feira (28) em SFI

0
Trânsito intenso é esperado a partir desta sexta-feira (28) em SFI

A partir desta sexta-feira (28), o fluxo de veículos para São Francisco de Itabapoana (SFI) deve triplicar, principalmente pela RJ 224, conforme informações do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRV). O movimento intenso vai seguir durante todo o Carnaval.

“Vamos reforçar o efetivo, com atenção especial à RJ 224, nas regiões de Imburi, Ponte da Integração e Ponte da Amizade, além de pontos na RJ 196, em Sossego e Gargaú”, informou o sargento Paravidino.

28 02 2025 MOVIMENTO CHEGADA SÃO FRANCISCO 1

A orientação para motoristas é redobrar a atenção à segurança pessoal e coletiva. Uso de cinto de segurança, cadeirinha para crianças, capacetes e não ingerir bebida alcoólica ao dirigir são essenciais. Além disso, é importante estar com os documentos do veículo e a carteira de habilitação em dia.

A Prefeitura de SFI está preparada para o aumento da movimentação nas praias e áreas centrais. A programação diversificada de shows e blocos de rua promete animar foliões e turistas, e a colaboração de todos é fundamental para garantir uma festa segura e tranquila.

Edney Silvestre comemora após procedimento no coração

0

SALVADOR, BA (UOL/FOLHAPRESS) – Edney Silvestre comemorou nesta sexta (28), por estar vivo após ter passado por uma cirurgia no coração.

 

O jornalista e escritor compartilhou uma selfie em suas redes sociais para dizer como está se sentindo. “Em recuperação: 5 km caminhados a passos enérgicos na areia. Que privilégio e quanto prazer estar vivo hoje, aqui e agora.”

Na imagem, o escritor aparece sem camisa na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Edney Silvestre realizou uma ablação do átrio esquerdo no último sábado (22).

O jornalista demonstrou otimismo pós-cirurgia. “Saber que estou bem escudado contra AVCs e isquemias – entre outros inimigos invisíveis – me deixou eufórico.”

Lula decide nomear Gleisi Hoffmann ministra da articulação política do governo

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O governo Lula (PT) anunciou Gleisi Hoffmann como nova ministra da SRI (Secretaria de Relações Institucionais) nesta sexta-feira (28).

 

A atual presidente do PT assume o cargo no lugar de Alexandre Padilha, que foi remanejado para o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade. A posse da nova ministra está marcada para o dia 10 de março.

Segundo interlocutores, o presidente tem se queixado de falta de disputa política na relação com o Congresso Nacional. Nas conversas sobre a sucessão na SRI, Lula disse que deve a Gleisi a oportunidade de mostrar capacidade articulação.

Lula afirmou ainda que a opção por ela no ministério seria um reconhecimento ao seu trabalho no comando do PT, onde está desde 2017.

A SRI é responsável pela relação do Executivo com o Legislativo e ficará vaga com a ida de Alexandre Padilha para o Ministério da Saúde.

A aliados, Lula lembrou que a deputada trabalhou para construção de palanques nas eleições presidenciais de 2018 e 2022, tendo conversado com todos os partidos que compuseram a aliança em torno de sua candidatura.

Ele também ressaltou o bom relacionamento de Gleisi com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Ainda segundo aliados do presidente, ele já vinha apontando o nome dela para a função. Mas deu sinais mais enfáticos ao convidá-la para a viagem desta sexta-feira (28) ao Uruguai e ao afirmar que precisa de maior agressividade na política.

Ao discursar na festa de aniversário do PT, Lula defendeu a habilidade de negociação de Gleisi como uma prova de que ela não é estreita politicamente.

Em 2022, após ser eleito presidente, o petista fez o mesmo discurso durante jantar na residência oficial do presidente do Senado. Ele perguntou qual dos senadores presentes nunca tinha conversado com ela, em uma tentativa de mostrar a amplitude de Gleisi. Naquele ano, ela assumiu a coordenação da campanha de Lula e da transição do governo.

Em 2018, Gleisi atuou pela neutralidade do PSB na corrida presidencial, o que impediu que o partido se aliasse a Ciro Gomes (PDT). Após eleição de Jair Bolsonaro (PL), articulou a recomposição do campo de esquerda para formação da frente de oposição.

Além de atuar na articulação da aliança em 2022, defensores do nome de Gleisi lembram que, sob sua condução, o PT aprovou com 84% de votos o nome de Geraldo Alckmin (PSB) para a vice de Lula.

A expectativa é que, na SRI, ela trabalhe para compor uma aliança em torno de Lula com vistas a 2026.

Aliados interpretaram esses elogios de Lula como um sinal de que não tinha desistido de nomeá-la para a SRI, apesar de ter sido aconselhado a optar por um nome com maior capacidade de articulação no Congresso Nacional.

Antes mesmo de ser anunciada por Lula, a nomeação de Gleisi já tinha causado incômodo entre ministros do PT e de partidos da base aliada. A cúpula da Câmara trabalha para colocar no posto o líder do MDB, Isnaldo Bulhões Jr. (AL).

O ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), deputado licenciado pelo Republicanos, e Motta fizeram chegar ao presidente a preferência dos dirigentes partidários por Isnaldo.

Silvio Costa Filho chegou a ser lembrado para a função. Ele tem a confiança de Lula. Mas aliados do petista afirmam ser difícil deslocá-lo da pasta que ocupa hoje por resistências do Republicanos, partido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (SP).

Essa resistência de partidos aliados a se comprometerem com o governo, a ponto de entrarem no Palácio do Planalto, é apontada como um dos motivos pelos quais Lula buscaria uma alternativa caseira.

Na quinta-feira (27), dias após a demissão de Nísia, Lula afirmou ter demitido a socióloga da Saúde por querer “mais agressividade”.

“Nísia era uma companheira da mais alta qualidade, minha amiga pessoal, mas eu estou precisando de um pouco mais de agressividade, mais agilidade, mais rapidez, por isso estou fazendo algumas trocas”, disse em entrevista ao programa Balanço Geral Litoral (SP), da Record.

Argentina sob Milei recua após classificar deficientes como “idiotas”

0

Resolução da Agência Nacional da Pessoa com Deficiência (Andis) da Argentina, publicada nesta quinta-feira (27), causou revolta entre entidades e famílias de pessoas com deficiência intelectual por ter classificado essas pessoas pelos termos “imbecil”, “idiota” e “débil mental” de acordo com o grau da incapacidade cognitiva.  

 

Após a repercussão negativa, a entidade que cuida do tema, sob a gestão do governo de Javier Milei, afirmou que a resolução publicada no Diário Oficial do país foi um erro derivado do uso de conceitos obsoletos e que a resolução será refeita.

“Os regulamentos incluíam um anexo contendo termos que historicamente foram usados ​​na medicina psiquiátrica para descrever graus profundos de déficit intelectual, mas que agora foram descontinuados”, informou a Andis.  

A resolução publicada descrevia os critérios para classificação do grau de deficiência intelectual para a concessão de benefícios para pessoas com incapacidade para o trabalho.

Segundo a norma, ainda em vigor, o “idiota” é aquele que “não lê, nem escreve, não conhece o dinheiro”, além de “não atender suas necessidades básicas, não conseguir subsistir sozinho”. Já o “imbecil” seria aquele que “atende suas necessidades elementares, podem realizar tarefas rudimentares”.

O documento classifica ainda o “débil mental” como leve, moderado e profundo, sendo o profundo aquele que “somente assina, tem vocabulário simples, não maneja dinheiro, pode realizar tarefas rudimentares”.Por meio de nota, a Associação Síndrome de Down da Argentina (Asdra) repudiou a mudança na classificação realizada pelo governo. Para a entidade, a classificação é discriminatória e estigmatizante contra as pessoas com deficiência intelectual.

“Essas expressões, além de inaceitáveis ​​do ponto de vista ético e de direitos humanos, reforçam preconceitos e concepções arcaicas que violam a dignidade das pessoas com deficiência intelectual. Essas são expressões introduzidas em 1912 e substituídas há mais de 70 anos”, destacou a associação argentina.

Leia Também: Governo Milei classifica pessoas com deficiência de idiotas e débeis mentais

‘Nova Sharapova’ já ganhou R$ 22 milhões sem ter conta bancária própria

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A tenista russa Mirra Andreeva desponta como a próxima grande estrela do tênis. Com apenas 17 anos, a “nova Sharapova” já venceu dois títulos WTA, entrou no top 10 e faturou mais de R$ 22 milhões em prêmios, mas ainda não tem uma conta bancária própria.

 

Andreeva ganhou quase US$ 600 mil (R$ 3,5 milhões) pelo título do Masters 1000 de Dubai, na última semana. Ela derrotou a dinamarquesa Clara Tauson (#38) na final e se sagrou campeã de torneio do circuito profissional pela segunda vez -sua primeira taça foi no WTA 250 de Iasi, na Romênia, em julho do ano passado.

A russa revelou que todo o dinheiro vai para o pai dela, já que ainda não tem idade para possuir uma conta bancária própria. O novo fenômeno brincou que espera que receba um pouco do valor para “comprar batatas fritas e Coca-Cola”.

Todas as perguntas [sobre o que fará com o prêmio] para meu pai. Tudo vai no cartão dele porque eu ainda não tenho o meu. Não posso ter minha própria conta porque não tenho 18 anos. Espero que ele me deixe um pouco para eu gastar em algo, como comprar batatas fritas e Coca-Cola.

Andreeva, À WTA

Ela já recebeu aproximadamente US$ 3,8 milhões (R$ 22,1 milhões) em bônus antes mesmo de atingir a maioridade. A tenista, que fará 18 anos em 29 de abril, compete profissionalmente desde os 15 e foi eleita como atleta revelação da WTA em 2023. Já chegou à semifinal de Roland Garros e caiu nas oitavas do Australian Open deste ano, perdendo para a vice-campeã Sabalenka.

Andreeva também é medalhista olímpica e furou o top 10 pela primeira vez. Ela conquistou a prata nas duplas dos Jogos de Paris e se tornou, na última segunda, a mais jovem a ocupar o topo do ranking internacional nos últimos 18 anos -desde Nicole Vaidisova, em 2007.

Seus feitos a fizeram ser comparada à lenda Maria Sharapova. A ex-tenista russa, 20 anos mais velha que Andreeva, terminou a carreira com 36 títulos, sendo cinco Grand Slams. Sharapova passou ao todo 21 semanas como a número 1 do mundo e é um dos maiores nomes da história da modalidade.

Dino vota para manter decisão que liberou parte das emendas parlamentares

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), votou nesta sexta-feira (28) para manter a decisão que homologou o plano de trabalho apresentado pelo Congresso Nacional para dar mais transparência às emendas parlamentares.

 

O magistrado deu aval à proposta do Legislativo na última quarta-feira (26) e submeteu a decisão para análise do plenário da corte, em votação no plenário virtual. O julgamento teve início à 0h desta sexta e segue até às 23h59 da próxima quarta (5).

Ainda que tenha liberado a execução das emendas referentes ao Orçamento de 2025, bem como as relativas a exercícios anteriores, Dino manteve ressalvas impostas anteriormente, como as suspensões referentes às ONGs e entidades do terceiro setor.

Dino, na decisão da quarta-feira, deu novos recados ao Congresso sobre o tema. Ele declarou que mais diálogos serão necessários para lidar com todas as questões ainda existentes e que os inquéritos e ações judiciais em andamento sobre casos de uso irregular da verba serão mantidas, “a fim de que as sanções correspondentes sejam aplicadas”.

O relator deixou clara a exigência de que as transferências diretas para Estados e municípios, popularmente chamadas de emendas Pix, só sejam pagas com apresentação de planos de trabalho. Além disso, reforçou a determinação de que as emendas ao Orçamento não poderão crescer em ritmo superior ao do arcabouço fiscal, das despesas discricionárias do governo ou a variação da receita corrente líquida.

Ele ressaltou que a homologação do acordo não é definitiva e que continuará atento para que o acordo seja cumprido. Também deu prazo até 30 de maio para que o Congresso preste novas informações sobre o andamento dos ajustes técnicos e legislativos prometidos num plano de trabalho.

“O plano de trabalho em foco oferece um caminho de aprimoramento institucional para o Estado brasileiro, mas não encerra o debate, com suas naturais controvérsias”, afirmou o ministro na decisão.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), comemorou a homologação do plano apresentado pelo Congresso. Disse que é resultado de diálogo entre os Poderes e do “reconhecimento das prerrogativas parlamentares”.

“A decisão do ministro Flávio Dino, de aprovar o plano de trabalho das emendas, é resultado dos esforços do Legislativo em dialogar com os demais Poderes. É também um reconhecimento das prerrogativas dos parlamentares”, disse no X, antigo Twitter.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), manteve a mesma linha de Motta, exaltando um “importante resultado para o Brasil”.

Zanin vota para tornar 3 deputados do PL réus sob acusação de corrupção

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal), votou nesta sexta-feira (27) pelo acolhimento da denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) contra três deputados do PL sob a acusação de corrupção passiva envolvendo emendas parlamentares.

 

O julgamento ocorre na Primeira Turma do STF e deve se encerrar em 5 de março. Zanin é o relator do processo, e faltam votar os ministros Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Os deputados federais denunciados são Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Bosco Costa (PL-SE) e Pastor Gil (PL-MA). Segundo a PGR, o trio solicitou “de modo consciente e voluntário” o pagamento de propina de José Eudes Sampaio Nunes, ex-prefeito de São José de Ribamar (MA).

A denúncia foi recebida também em relação a outras cinco pessoas apontadas como operadoras do esquema. As defesas dos parlamentares ainda não se manifestaram sobre o voto de Zanin. Procuradas à época da denúncia da PGR, elas também preferiram não se posicionar sobre o caso.

O caso ocorreu em 2020. A PGR diz que os deputados pediram R$ 1,6 milhão como “contrapartida à destinação de recursos públicos federais”. O valor corresponde a 25% do total de emendas enviadas pelos três parlamentares ao município de São José de Ribamar: R$ 6,6 milhões.

“Josimar Maranhãozinho, além de autor de uma das emendas, coordenou a destinação dos recursos das outras duas, conforme revelam os inúmeros diálogos por ele mantidos com Pastor Gil e João Bosco Costa, por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp”, afirma a Procuradoria.

De acordo com a investigação, os deputados decidiram enviar emendas parlamentares para São José de Ribamar já com o objetivo de extorquir a prefeitura do município. O agiota Josival Cavalcanti da Silva, conhecido como Pacovan, encarregava-se das abordagens, segundo a acusação.

Segundo a PGR, Pacovan chegou a ir à casa do prefeito e enviar um bilhete ao caseiro em que estava escrito o seu nome e o número de telefone. José Eudes Nunes, porém, se recusou a pagar a propina.

Com as tentativas do agiota, os deputados Josimar Maranhãozinho e Pastor Gil “passaram a agir pessoalmente para convencer o prefeito”, segundo a acusação.

A Procuradoria inclui na denúncia uma série de mensagens dos parlamentares a José Eudes, na qual tentam marcar reuniões para “resolver logo” o problema.

José Eudes comunicou à polícia sobre a intimidação e os pedidos de propina ainda em 2020. Para a PGR, a negativa do prefeito em desviar os recursos das emendas não deve livrar os acusados dos crimes cometidos.

“O quadro fático, tal como apresentado, não deixa dúvida de que os atos por eles praticados, nas diversas formas em que se deu a participação de cada um, configuram o crime de corrupção passiva”, concluiu a procuradoria.

A PGR ainda apresenta na denúncia provas de que o mesmo grupo de parlamentares e operadores agiram da mesma forma para corromper outros municípios maranhenses.

Nesses outros casos, porém, a Procuradoria não aprofunda a investigação e apenas mostra conversas de WhatsApp, planilhas e registros de transferências bancárias entre os denunciados -sem apresentar o contexto sobre as suspeitas.

Considerando o caso de São José de Ribamar e as suspeitas de desvio de emendas em outros municípios, a PGR afirmou que ficou demonstrado que “os denunciados formaram organização criminosa, liderada por Josimar Maranhãozinho, voltada à indevida comercialização de emendas parlamentares”.

TCU vai rastrear emendas parlamentares com nova ferramenta, diz presidente da Corte

0

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho, prometeu que a Corte de contas fiscalizará a execução das emendas parlamentares, inclusive as “emendas Pix”. Segundo o ministro do TCU, há a previsão de que uma ferramenta de monitoramento dos repasses seja lançada neste ano.

 

“Como os recursos são da União, então por necessidade e imperiosidade legal, o TCU tem que administrar esses recursos”, afirmou Vital do Rêgo Filho em entrevista à TV Globo e ao portal G1.

Segundo o ministro, o lançamento da ferramenta de fiscalização aguarda o julgamento “no mérito” do Supremo Tribunal Federal (STF), onde o tema está sob a relatoria do ministro Flávio Dino. O Supremo iniciou nesta sexta-feira, 28, o julgamento da decisão do magistrado para destravar as emendas, e a Corte já formou maioria para acompanhar Dino.

A “emenda Pix”, chamada oficialmente de “transferência especial”, permite alocar recursos do Orçamento da União com maior agilidade a Estados e municípios. Esse tipo de emenda, porém, carece de meios de transparência e de fiscalização. É possível saber qual congressista fez o repasse, mas não a localidade para qual a verba foi destinada. Além disso, no destino, o dinheiro pode ser usado livremente pelo governador ou pelo prefeito, sem vinculação com programas federais, o que compromete o planejamento do recurso.

Desde 2020, o mecanismo movimentou cerca de R$ 21 bilhões e bateu recorde em 2024, ano de eleições municipais. Somente 4% desse montante é rastreável, segundo um levantamento do pesquisador Humberto Nunes Alencar, analista do Ministério do Planejamento.

Segundo Vital Rêgo Filho, pelos entraves na fiscalização, o monitoramento de “emendas Pix” requer uma força-tarefa dos governos estaduais. “A gente não tinha condições sem uma força-tarefa com os Estados. Dissemos o seguinte, os critérios para liberação, a gente toma conta aqui e vocês, nos Estados, nos alimentam com informações do dinheiro que chegou aí”, disse o presidente da Corte de Contas.

De acordo com o ministro, a proposta do TCU é criar uma ferramenta online na qual seja exibido um painel que relacione origem e destinação dos recursos.

Como revelou o Estadão em 2022, foi por meio de “emendas Pix” que cidades sem estrutura de energia elétrica, saneamento básico, asfalto e saúde primária receberam milhões do Orçamento da União para a contratação de shows. As apresentações foram programadas para a véspera da campanha eleitoral.

Em 18 de fevereiro, Flávio Dino pediu à Controladoria-Geral da União (CGU) uma auditoria em “emendas Pix” que somam R$ 469 milhões. Por falta de transparência, o ministro suspendeu a execução de emendas parlamentares no segundo semestre do ano passado. Ao liberá-las novamente, Dino ordenou que os recursos deveriam ser apresentados com o respectivo detalhamento da execução.

Nesta segunda-feira, 26, Dino homologou um plano de trabalho apresentado pelo Congresso e pelo Executivo, para aumentar a transparência e rastreabilidade das emendas parlamentares. A decisão precisa ser referendada pelo plenário da Corte, que termina o julgamento no dia 5.

Dilma deixa hospital em Xangai e volta a trabalhar na sede do Banco dos Brics

0

A ex-presidente da República e presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, o Banco dos Brics, Dilma Rousseff, deixou o hospital na quinta-feira, 27, em Xangai, na China. De acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa de Dilma, ela voltou a trabalhar normalmente na sede do banco.

 

Ela havia sido internada em 21 de fevereiro com neurite vestibular – uma inflação no “nervo do equilíbrio”.

A assessoria de comunicação de Dilma Rousseff usou o perfil da petista no X, antigo Twitter, para dar informações sobre seu estado de saúde nos últimos dias.

Segundo um desses comunicados, publicado em 24 de fevereiro, ela havia trabalhado inclusive de dentro do hospital.

Trump levanta a voz e bate boca com Zelensky na Casa Branca

0

Na tarde desta sexta-feira (28), o presidente dos Estados Unidos Donald Trump recebeu o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para uma reunião na Casa Branca e os dois acabaram batendo boca.

 

Durante a conversa sobre a guerra da Rússia com a Ucrânia, Trump se irritou e chamou Zelensky de desrespeitoso com os EUA e afirmou que o ucraniano “não está no direito de ditar nada”.

Os dois presidentes e o vice JD Vance conversavam sobre a ajuda dos Estados Unidos para a Ucrânia e a tentativa americana de encerrar a Guerra, propondo explorar os mineirais do solo do país de Zelensky. 

O ucraniano apontou que Trump tem abordagem mais leve com Vladimir Putin. Além disso, Zelensky rebateu as alegações de Trump de que as cidades ucranianas foram reduzidas a escombros por três anos de guerra. 

Trump demonstrou apoio a Putin e disparou contra o Zelensky: “Você está apostando com a vida de milhões de pessoas. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial, e o que você está fazendo é muito desrespeitoso com este país, um país que te apoiou muito mais do que muitos disseram que deveria”, afirmou.

O encontro ocorreu em meio a negociações entre EUA e Rússia para encerrar a guerra na Ucrânia. Países europeus criticam os EUA de não incluir a Ucrânia nas conversas, tampouco outro país da UE como mediador.

Mesmo com clima tenso, a reunião continuou com Trump e Zelensky conversando sobre a expliração das terras ucranianas.

Leia Também: Moraes reage a post do governo Trump e diz que Brasil deixou de ser colônia em 1822

Leia Também: Comissão dos EUA intima big techs a informar sobre ordens de Moraes

Trump lamenta falta de acordo de paz e detona: “Zelensky não está pronto”

0

Na tarde desta sexta-feira (28), o presidente dos Estados Unidos Donald Trump recebeu o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para uma reunião na Casa Branca e os dois acabaram batendo boca.

 

Zelensky criticou a falta de apoio dos Estados Unidos e que Trump tem abordagem mais leve com Vladimir Putin. O presidente dos Estados Unidos, então, levantou a voz e disparou que o ucraniano está apostando na ‘Terceira Guerra Mundial’. “É muito desrespeitoso com este país, um país que te apoiou muito mais do que muitos disseram que deveria”, afirmou o norte-americano.

Depois da enorme repercussão do bate boa, Trump decidiu publicar uma note sobre o encontro com Zelensky e a falta de um acordo de paz. “Tivemos uma reunião muito significativa na Casa Branca hoje. Entendemos que a situação nunca poderia ser compreendida sem uma conversa, que está sob tanto fogo e pressão. É incrível o que sai através da emoção, e eu entendi que o presidente Zelensky não está pronto para a paz com a ajuda dos Estados Unidos, porque ele sente que nosso envolvimento lhe dá uma grande vantagem nas negociações. Eu não quero vantagem, eu quero PAZ. Ele desrespeitou os Estados Unidos da América em seu querido Salão Oval. Ele pode voltar quando estiver pronto para a paz”, publicou na rede ‘Truth Social’.

Leia Também: Trump levanta a voz e bate boca com Zelensky na Casa Branca

Colher rara de 2.000 anos usada para prever futuro é achada no Reino Unido

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma colher de bronze misteriosa da Idade do Ferro (1.200 a.C. a 550 a.C.) foi encontrada na Ilha de Man, no Reino Unido.

 

Colher de bronze teria a função de ‘prever’ o futuro, dizem os estudiosos. Arqueólogos encontraram o item, considerado raro, utilizando detector de metais em uma fazenda. Trata-se do 28º artefato semelhante encontrado no mundo. Antes já haviam encontrado algo parecido na Grã-Bretanha, Irlanda e França.

“Datada de cerca de 400-100 a.C., esta colher de bronze é um dos objetos mais intrigantes já descobertos na Ilha. Descobertas da Idade do Ferro são relativamente escassas, com colheres de bronze datadas deste período sendo raras, tornando esta descoberta ainda mais notável”, disse Allison Fox, curadora de Arqueologia do Manx National Heritage.

A colher exibe uma tigela ampla com contornos semelhantes a um morango. Também tem um cabo arredondado adornado com padrões espirais. Na tigela, duas linhas discretamente gravadas formam uma cruz, convergindo para a parte mais profunda da colher.

“Embora pareça bastante simples porque a chamamos de colher, é realmente uma descoberta incomum que ilustra uma potencial atividade ritual pré-histórica ocorrendo na Ilha de Man”, disse Allison Fox.

Seria uma colher usada em cerimônias de adivinhação. Embora não se tenha a certeza da função real deste objeto, a hipótese mais aceita sugere que ele era empregado em cerimônias em que os antepassados tentavam prever o futuro.

“As colheres são geralmente encontradas em pares, e foi sugerido que algum tipo de líquido teria sido derramado na colher que tem a cruz, e qualquer moeda em que caísse contaria algo sobre o futuro. Os detalhes de tais cerimônias foram perdidos no meio do tempo”, disse Allison Fox.

Os artefatos foram doados ao Manx National Heritage e estão disponíveis para estudos futuros. “Doações como esta realmente nos ajudam a explorar o que nossos ancestrais estavam fazendo, e esta descoberta em particular coloca a Ilha de Man firmemente no mapa do ritual da Idade do Ferro”, finaliza a curadora.

Trump expulsou Zelensky da Casa Branca, revela jornalista da CNN

0

Na tarde desta sexta-feira (28), o presidente dos Estados Unidos Donald Trump recebeu o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para uma reunião na Casa Branca onde iriam discutir um acordo de paz para a guerra com a Rússia e também a exploração de minerais no solo da Ucrânia, mas os dois acabaram batendo boca.

 

Zelensky criticou a falta de apoio dos Estados Unidos e que Trump tem abordagem mais leve com Vladimir Putin. O presidente dos Estados Unidos, então, levantou a voz e disparou que o ucraniano está apostando na ‘Terceira Guerra Mundial’ e que ele era “muito desrespeitoso” com os Estados Unidos.

Após muita tensão e repercussão do bate boca entre os dois presidentes, funcionários da Casa Branca revelaram que Zelensky acabou sendo expulso pela equipe de Trump. 

Segundo a jornalista Kaitlan Collins, da CNN dos Estados Unidos, um funcionário da Casa Branca afirmou que Trump consultou o vice-presidente JD Vance e a equipe do governo e decidiu que Zelensky “não estava em condições de negociar” e que o ucraniano deveria deixar a reunião. 

Trump teria ordenado que o Secretário Marco Rubio e seu conselheiro de segurança nacional Mike Waltz entregassem a mensagem para a comitiva ucraniana: “era hora de Zelensky sair”. O funcionário da Casa Branca disse que os ucranianos queriam continuar as negociações. Mas foi-lhes dito que não e que deveriam ir embora. Zelensky saiu logo depois.

Leia Também: Trump lamenta falta de acordo de paz e detona: “Zelensky não está pronto”

Leia Também: Trump levanta a voz e bate boca com Zelensky na Casa Branca

Fã japonesa do BTS é investigada por beijar Jin à força

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma mulher japonesa foi intimada a um interrogatório pela polícia da Coreia do Sul por supostamente beijar à força o cantor Jin, da banda de K-pop BTS.

 

Durante um evento público com fãs em Seul, em junho do ano passado, o cantor abraçava pessoas em comemoração a dispensa do serviço militar quando a mulher teria beijado ele no rosto sem consentimento.

As autoridades não revelaram o nome da mulher, mas afirmam que ela tem cerca de 50 anos e teria se gabado nas redes sociais por ter encostado na “pele macia” de Jin. A fã foi identificada junto com a ajuda da polícia japonesa.

A ação teria incomodado fãs do BTS, e um deles entrou com uma queixa legal em um site do governo coreano, de acordo com o jornal New York Times. Ela pode enfrentar acusações de assédio sexual.

Leia Também: Rainhas de bateria do Carnaval 2025 apostam em procedimentos com ‘aspecto natural’

Reforço menos badalado impressiona Palmeiras e atende sonho antigo de Abel

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O zagueiro Micael chegou ao Palmeiras sem causar grande impacto na torcida. O jogador de 24 anos passou pela base da Inter de Limeira e do Atlético-MG, mas praticamente não atuou como profissional no Brasil e só consolidou sua carreira no futebol dos Estados Unidos. Mesmo assim, em uma semana no Alviverde, o defensor já impressionou quem está no dia a dia do clube.

 

O zagueiro impressionou pelo aspecto físico. Profissionais do Núcleo de Saúde e Performance do Alviverde ficaram impressionados com os testes de força que Micael fez ao chegar na Academia de Futebol.

O técnico Abel Ferreira queria um jogador mais forte fisicamente em seu elenco, e todos ficaram surpresos com Micael. O defensor fez quatro treinos pelo clube e recebeu elogios pela imposição física.

Além disso, Micael atende um pedido de Abel Ferreira à direção desde 2020: um zagueiro canhoto. O jogador vem de duas temporadas como titular absoluto no Houston Dynamo, da MLS, e foi eleito o melhor defensor da equipe no ano passado.

Micael diz que sua inspiração é outro atleta que marcou época no Palmeiras: Felipe Melo. “Sempre gostei de assistir a ele jogando”, disse o atleta em sua apresentação. Micael assinou com o Palmeiras até o fim de 2029 e custou 5 milhões de dólares (cerca de R$ 29 milhões na cotação atual).

Leila Pereira, presidente do Palmeiras, afirmou antes da apresentação oficial do jogador na última quinta-feira que o departamento de scouting do clube já acompanhava o futebol de Micael há um bom tempo.

O zagueiro deve ser inscrito pelo Palmeiras até esta sexta-feira para as finais do Paulista e pode estar à disposição de Abel Ferreira para o jogo das quartas de final no próximo sábado (1º), contra o São Bernardo, no estádio Primeiro de Maio, às 20h30 (de Brasília).

Mais de mil veículos são esperados em São Francisco de Itabapoana entre sexta-feira à noite e sábado ao longo do dia

0
Mais de mil veículos são esperados em São Francisco de Itabapoana entre sexta-feira à noite e sábado ao longo do dia

A partir desta sexta-feira (28), a estimativa é de que mais de mil veículos cheguem à cidade, principalmente pela RJ 224, de acordo com informações do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRV). Esse movimento é apenas o início, já que a expectativa é de que o trânsito continue intenso durante todo o período de festas.

“Estaremos com um reforço no efetivo, atuando na RJ 224, especialmente nas regiões de Imburi, na chegada da Ponte da Integração Deputado João Peixoto, e na Ponte da Amizade, na divisa com o Espírito Santo. Também atuaremos na RJ 196, com pontos de policiamento em Sossego e Gargaú”, destacou o sargento Paravidino.

28 02 2025 MOVIMENTO CHEGADA SÃO FRANCISCO 1

A orientação para motoristas e foliões é redobrar a atenção com a segurança pessoal e a dos outros. É essencial o uso do cinto de segurança, cadeirinha para crianças, capacetes, o motorista não deve falar ao celular dirigindo, além de nunca ingerir bebida alcoólica ao dirigir. Também é importante verificar a validade da carteira de habilitação, os documentos do veículo devem estar em dia.

A prefeitura está preparada para receber foliões e turistas durante o Carnaval. Com uma programação diversificada, com shows e blocos de rua, o município espera uma grande movimentação nas praias e áreas centrais e pede a colaboração de todos para garantir uma festividade tranquila e segura para moradores e turistas.

Guardas municipais de SFI concluem treinamento da Ronda Escolar

0
Guardas municipais de SFI concluem treinamento da Ronda Escolar

Agentes da Guarda Civil Municipal de São Francisco de Itabapoana concluíram, nesta sexta-feira (28), um treinamento para atuar na Ronda Escolar, nas escolas municipais. O treinamento começou na segunda-feira (24) e capacitou 25 agentes.

Alguns temas abordados durante o treinamento foram: mediações de conflitos, noções de primeiros socorros/foco crianças e adolescentes, noções de direito, tipos de crimes, Lei Federal 15.100 (proibição do uso do celular nas escolas), Lei Federal 13.022 (Estatuto Geral das Guardas Municipais do Brasil), direitos humanos, abordagem de grupos vulneráveis, violência contra a mulher, Estatuto da Criança e do Adolescente e abordagem de adolescentes em conflito com a lei.

A Prefeita Yara Cinthia compareceu à palestra e falou sobre a proposta de retornar com a Ronda Escolar. “Nosso objetivo é crescer cada vez mais, principalmente no âmbito educacional. Obrigada por estarem aqui e por se dedicarem a aprender e a melhorar a nossa Guarda”, ressaltou Yara. 

De acordo com a comandante da Guarda Municipal, Deborah Mata, serão 10 patrulheiros atuando em dupla durante a semana nas escolas, com três a quatro palestras semanais. Eles terão a supervisão da agente Cristini Batista.

– Essa capacitação teve a importância de levar proximidade à comunidade escolar, onde a criança ou adolescente abordado possa também levar para casa os temas das palestras. Muitas vezes, esse aluno vivencia uma situação em sua casa que poderia atrapalhar o seu desenvolvimento, e ele, passando por esse aprendizado, pode contribuir de alguma forma em seu lar – ressaltou Deborah, destacando que será agendada uma avaliação escrita aos agentes para avaliar o quanto foi adquirido e obter uma classificação do curso.

Justiça converte prisão de acusado de matar subsíndico em condomínio de Campos

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

A Justiça converteu para preventiva a prisão de José Renato Costa Queiroz, de 33 anos, acusado de assassinar a tiros seu vizinho e subsíndico, Vinicius da Silva Azevedo. O crime ocorreu na madrugada de quarta-feira (26), dentro do condomínio onde ambos moravam, em Campos dos Goytacazes. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (28), durante audiência de custódia.

O juiz Iago Saúde Izoton, responsável pelo caso, classificou o crime como homicídio qualificado por motivo fútil e ressaltou a brutalidade do ato. Segundo a decisão, após efetuar os disparos, José Renato se aproximou da vítima e, com frieza, desferiu coronhadas na cabeça e pontapés, mesmo quando Vinicius já estava caído e gravemente ferido. “Tudo isso aconteceu sob os olhares aterrorizados da esposa da vítima”, destacou o magistrado.

A ficha criminal do acusado também foi um fator determinante para a decisão. O juiz apontou que José Renato possui diversas anotações por diferentes delitos, demonstrando alto risco de reincidência. “A alegação de que possui residência fixa ou emprego formal não é suficiente para afastar o perigo que representa”, afirmou.

Diante da gravidade do crime e da periculosidade do acusado, o juiz descartou a possibilidade de medidas cautelares alternativas, como monitoramento eletrônico ou comparecimento em juízo, considerando-as ineficazes para garantir a segurança pública e a aplicação da lei. “A manutenção da custódia se faz necessária para a proteção da sociedade e o regular andamento do processo”, concluiu.

Gene Hackman e mulher pareciam estar mortos há dias, dizem autoridades

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ator Gene Hackman e a pianista Betsy Arakawa pareciam estar mortos há dias quando seus corpos foram encontrados dentro residência do casal em Santa Fé, nos Estados Unidos. O mandado de busca foi divulgado pelo jornal New York Times.

 

O documento afirma que, no começo da tarde desta quarta-feira (26), um prestador de serviço que fazia manutenção na casa de Hackman e Arakawa ligou à polícia. Confira o áudio abaixo:

Ele relatou ver o corpo caído de Arakawa pela janela ao contatar o serviço de emergência. Ele diz que não conseguiu entrar na casa e que não sabia se o casal estava vivo.

“Uma autópsia foi realizada. Os achados iniciais não apontaram nenhum trauma externo em nenhum dos indivíduos. Testes toxicológicos e de monóxido de carbono foram solicitados para ambos os indivíduos. A maneira e a causa das mortes não foram determinadas”, divulgaram as autoridades.

“Os resultados oficiais da autópsia e dos relatórios toxicológicos estão pendentes. Esta continua sendo uma investigação em aberto”, conclui o comunicado.

A morte do casal foi confirmada pelo xerife do condado de Santa Fé, Adan Mendonza, na madrugada de quinta-feira (27).

A polícia relatou encontrar a porta da casa aberta, mas sem sinais de arrombamento. O corpo de Betsy Arakawa estava no banheiro. Um frasco de remédios com comprimidos estava espalhado no balcão, e havia o corpo de um de seus cachorros ao seu lado.

Segundo o documento, havia indícios óbvios de morte: decomposição corporal, inchaço na face, e mumificação nas mãos e pernas de Betsy Arakawa. Os sinais também foram observados no corpo de Gene Hackman, que estava em outro cômodo.

O detetive Roy Arndt afirmou que a residência não parecia ter sido roubada. Outros dois cães foram encontrados, saudáveis; um deles com o corpo de Arakawa e, o outro, na parte externa da casa.

Leia Também: Mortes de Gene Hackman e esposa consideradas ‘suspeitas’ após busca