Home Blog Page 1547

Papa Francisco “continua melhorando”, diz Vaticano

0

O Papa Francisco realizou esta quinta-feira (27) fisioterapia respiratória e também teve períodos de descanso. Apesar de melhorias, o quadro clínico continua sendo “complexo” e são necessários “alguns dias” para definir o prognóstico.

 

“Confirma-se que a condição clínica do Santo Padre continua melhorando”, refere o Vaticano em um comunicado.

Segundo a Santa Sé, o Papa “alternou a oxigenoterapia de alto fluxo com” com o uso de uma máscara de oxigênio.

“Considerando a complexidade do quadro clínico, são necessários mais alguns dias de estabilidade para definir o prognóstico”, adiantam na nota.

Segundo o Vaticano, o Papa Francisco teve nesta quinta “fisioterapia respiratória” durante a manhã, período durante o qual também descansou. À tarde, após mais uma sessão de fisioterapia, recolheu-se em oração na Capela do apartamento privado, localizado no 10º andar, onde recebeu a Eucaristia; em seguida, dedicou-se às suas atividades de trabalho”, finalizam.

Vale destacar que o Vaticano informou que foram canceladas as audiências do Papa Francisco previstas para sábado.

Leia Também: Garantias para a Ucrânia ficam para depois, diz Trump

41 pessoas desaparecem após avalanche nos Himalaias

0

Pelo menos 41 pessoas estão desaparecidas após terem sido arrastadas por uma avalanche, esta sexta-feira (28), em uma região montanhosa no norte da Índia, nos Himalaias, na região de Chamoli. 

 

De acordo com a Sky News, o incidente ocorreu junto dos estaleiros de uma construção.

A polícia revelou que, inicialmente, pelo menos, 57 pessoas estavam desaparecidas. No entanto, 16 já foram resgatadas.

“Um total de 57 trabalhadores do departamento de estradas de fronteira da Índia ficou soterrado após ocorrer uma avalancha. Entretanto, 16 destes já foram resgatados”, disse o ministro-chefe do estado de Uttarakhand, Pushkar Singh Dhami, em uma declaração para imprensa.

Cinco das pessoas até agora resgatadas estão em estado grave e foram transportadas para uma instalação militar para receberem tratamento.

Um repórter da Índia, da Sky News, afirmou que o exército indiano está também ajudando, em conjunto com os serviços de resgate, com cerca de 150 militares.

“Neste momento, a operação de resgate é lenta porque estamos enfrentando dificuldades devido à chuva”, informou o magistrado do distrito de Chamoli, Sandeep Tiwari, acrescentando que “assim que o tempo melhorar” vão acelerar o resgate. 

A área montanhosa no oeste dos Himalaias, a 20 quilômetros da fronteira com a China, foi atingida por precipitações nas últimas horas e continua em alerta laranja, de acordo com o mais recente relatório do departamento meteorológico indiano (IMD, na sigla em inglês).

Segundo o engenheiro chefe do departamento de estradas de fronteira da Índia, C.R. Meena, pelo menos três ambulâncias foram enviadas para a área, mas a equipe de resgate está com dificuldades em chegar ao local onde ocorreu o incidente.

As tempestades de neve e as avalanchas são os dois maiores perigos nos Himalaias indianos, localizados no norte do país.

As avalanchas costumam afetar os visitantes que vêm à região para admirar as suas paisagens e caminhar pelas suas montanhas.

Pelo menos nove turistas morreram nos Himalaias indianos em 06 de junho do ano passado, depois de terem ficado presos durante quase 48 horas numa tempestade de neve.

Os acidentes durante a construção de infraestruturas são comuns na Índia, onde as condições nem sempre são as mais seguras ou cumprem as normas de segurança.

Leia Também: Papa Francisco “continua melhorando”, diz Vaticano

Vereadores travam troca de nome da GCM e impõem primeira derrota a Nunes

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Vereadores paulistanos barraram nesta quinta-feira (27) a tentativa da base do prefeito Ricardo Nunes (MDB) de mudar o nome da GCM (Guarda Civil Metropolitana) para Polícia Municipal de São Paulo.

 

Nos bastidores da Câmara, a discussão era tratada como um grande teste para Nunes diante da Legislatura que teve início em janeiro deste ano. É que pela primeira vez o prefeito reeleito precisaria de dois terços dos votos -37 de 55-, a chamada “maioria qualificada”.
Ocorreram fracassos, porém, nas duas tentativas governistas de colocar a proposta em votação. Além de uma sessão extraordinária convocada para debater o tema nesta quinta, o projeto também estava pautado para a sessão realizada na véspera, mas nem sequer chegou a ser discutido.

Debates sobre a nomenclatura e as atribuições das guardas municipais ganharam fôlego em prefeituras de todo o país após o STF (Supremo Tribunal Federal) ter autorizado esses agentes a aturarem como polícia, em vez de ficarem restritos à proteção do patrimônio do município.

Diante dessa decisão do Supremo, a gestão Nunes buscou acelerar a troca de nomes por meio de um projeto aprovado em primeira votação ainda em 2019, restando apenas a obtenção dos votos em segundo turno para liquidar a questão.

Ao ir direto para a segunda instância, o governo também pularia uma etapa que antecede a apreciação de novos projetos, que é a discussão nas comissões, que ainda não foram constituídas nesta nova legislatura.

Apesar da baixa resistência na Câmara quanto ao reconhecimento de que guardas municipais podem atuar como polícia, o rito apressado imposto pelo governo enfrentou numerosa rejeição.

Em vez de votarem o texto recomendado pelo prefeito, alguns vereadores decidiram protocolar projetos para modificar o original. Isso inviabilizou a aprovação imediata porque impõe a retomada do debate nas comissões, além de duas votações em plenário.

Integrantes do Legislativo que fazem oposição ao governo municipal ou se apresentam como independentes reclamam que Ricardo Nunes tenta usar a mudança de nome das polícias para ganhar popularidade com o eleitorado, sobretudo setores da direita mais sensíveis aos temas da segurança pública.

Rubinho Nunes, vereador do União Brasil que vinha integrando a base governista até o ano passado, conseguiu 24 assinaturas em um projeto de sua autoria para substituir a proposta do prefeito.

O projeto de Rubinho exige que os guardas passem a ter uma série de benefícios adicionais para atuarem como polícia, incluindo a criação de um fundo para aquisição de equipamentos e valorização profissional. “Precisamos de garantias de segurança para os profissionais e também definir a forma como eles irão atuar”, afirma.

Integrante da oposição, a vereadora Luna Zarattini (PT) também apresentou um texto alternativo. Entre as mudanças exigidas pela petista está o destaque para a atuação comunitária da polícia e a equiparação de direitos dos guardas civis aos dos militares, como antecipação da idade de aposentadoria.

“Queremos debater como melhorar a segurança na cidade, mas não aceitamos um marketing político barato”, diz Zarattini.

Líder do governo, o vereador Fábio Riva (MDB) refutou as acusações de uso político da troca do nome da GCM. Ele afirma que o projeto apoiado pelo prefeito valoriza a guarda e também os vereadores, pois a proposta partiu da Câmara.

Riva diz ainda que questões técnicas impedem a aprovação dos substitutivos apresentados pelos vereadores. Ele cita a necessidade de estudos para avaliação do impacto do custo da criação de benefícios para servidores municipais.

“Existe uma Lei de Responsabilidade Fiscal que, inclusive, criou as bases para várias medidas de valorização da GCM nos últimos anos”, diz Riva.

Com um efetivo de aproximadamente 7.000 profissionais, os trabalhadores da Guarda Civil Metropolitana são institucionalmente favoráveis à troca imediata do nome para Polícia Municipal ou Metropolitana, segundo o presidente do Sindguardas-SP (sindicato da categoria), Márcio dos Santos. “Toda discussão de direitos é positiva, mas entendemos que a troca do nome é prioritária”, diz.

Integrantes da GCM presentes à sessão também disseram ser favoráveis à troca do nome porque isso tornaria mais claro para a sociedade quais as atribuições da guarda, abrindo assim caminho para a discussão de direitos como a aposentadoria especial.

 

Família de Michelle Trachtenberg impede autópsia, e causa da morte é indeterminada

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A família de Michelle Trachtenberg impediu os médicos de realizarem uma autópsia para determinar a causa da morte da atriz de “Buffy: A Caça-Vampiros” e “Gossip Girl”, aos 39 anos. Ela foi encontrada sem vida na manhã desta quarta-feira (26) pela mãe, Lana, em seu apartamento no tradicional bairro de Manhattan, Nova York, Estados Unidos.

 

A certidão de óbito de Trachtenberg não trará a causa da morte, que será considerada “indeterminada”. “Segundo a lei de saúde pública, as famílias podem se opor a autópsias por razões religiosas e, se não há suspeita de crime ou alguma questão relacionada à saúde pública, o médico legista honra essa objeção”, afirmou um representante do Gabinete do Médico Legista-Chefe de Nova York ao site Page Six.

O médico legista realizou apenas um exame externo no corpo. Segundo o portal, é improvável que qualquer outro exame seja feito. De acordo com a imprensa internacional, Trachtenberg pode ter tido complicações após um transplante de fígado, realizado recentemente. Fontes disseram ao TMZ que o corpo da atriz pode ter rejeitado o órgão.

O último grande trabalho de Trachtenberg foi como produtora executiva e apresentadora da série documental sobre crimes reais “Meet, Marry, Murder”, da Tubi TV, em 2021. Ela também trabalhou no filme “Spyral”, produção independente lançada no ano passado e dirigida por Bill Guttentag. Amigos e colegas do elenco de “Gossip Girl” usaram as redes sociais para lamentar a morte de Michelle. “Ela era eletrizante. Você sabia quando ela entrava em uma sala porque a vibração mudava”, lembrou Blake Lively.

Leia Também: Blake Lively presta homenagem emocionante a Michelle Trachtenberg

Leia Também: Michelle Trachtenberg, de Gossip Girl e Buffy, é encontrada morta nos EUA

Homem é assassinado e outro fica gravemente ferido em ataque criminoso em Guarus

0
Foto: Reprodução

Na noite desta quinta-feira (27), um homem foi assassinado e outro ficou gravemente ferido durante uma ação criminosa na Rua Alcyr Ferreira, no bairro Codin, em Guarus, Campos dos Goytacazes. As vítimas ainda não foram identificadas.

Segundo a Polícia Militar, agentes foram acionados após denúncias de que um homem havia sido agredido e baleado no local. Ao chegarem, confirmaram a situação e acionaram o Corpo de Bombeiros, que socorreu a vítima em estado grave para o Hospital Ferreira Machado (HFM).

Enquanto ainda atendiam a ocorrência, os policiais receberam novas informações sobre uma segunda vítima no mesmo endereço. Durante a varredura, encontraram um homem já sem vida, amarrado e com marcas de tiros na cabeça, tórax e abdômen.

A motivação e a autoria do crime ainda são desconhecidas. A polícia segue em buscas para localizar os responsáveis. O caso foi registrado na 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, e o corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do Caju.

Polícia apreende drogas em Campos após suspeito fugir durante patrulhamento

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nessa quarta-feira (26), a Polícia Militar realizou a apreensão de drogas, na Avenida Dário Canela, na localidade conhecida como “Linha do Limão”, no distrito de Campos.

Durante um patrulhamento de rotina, os agentes do 8º BPM avistaram um homem em atitude suspeita. Ao perceber a presença da viatura, o suspeito fugiu, não sendo possível alcançá-lo. No entanto, ao realizarem buscas na área onde ele estava, os policiais encontraram e apreenderam 17 pinos de cocaína, 50 buchas de maconha, 18 pedras de crack e 6 frascos de loló.

O material apreendido foi encaminhado para a 134ª DP/Centro, onde o caso foi registrado.

Caminhões com mais de 4 eixos não poderão mais trafegar pelas ruas de Campos

0
Foto: João Marcos Campinho / Divulgação
Foto: João Marcos Campinho / Divulgação
A Prefeitura de Campos, por meio do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), determina que, a partir do dia 10 de março, veículos de carga acima de 4 eixos não poderão mais trafegar pelas ruas do município. A portaria foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (27). O presidente do IMTT, Álvaro Oliveira; o subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur; o secretário de Captação de Recursos e Convênios, Thiago Ferrugem; e representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) se reuniram na última terça-feira (25) para tratar sobre a determinação, que visa garantir a segurança e fluidez do trânsito, além de diminuir o desgaste das vias.
A portaria determina, ainda, que a proibição não se aplica aos veículos que atendem a estabelecimentos comerciais do município. O veículo utilizado no transporte de carga que não se enquadre nos limites de peso e de dimensões estabelecidos pelo Contran deve possuir Autorização Especial de Trânsito (AET), expedida pelo IMTT, assim como casos excepcionais, que devem passar por análise técnica individualizada pelo órgão.
O presidente do IMTT, Álvaro Oliveira, afirma que o objetivo dessa determinação é beneficiar a população. “É uma medida que visa dar maior segurança e fluidez para o trânsito, além de manter a qualidade do pavimento que foi requalificado em quase toda a cidade. Deixando bem claro que ninguém está aqui para multar e sim estabelecendo uma medida para que as empresas possam se planejar para cumprir a determinação da Prefeitura e não atrapalhar o fluxo do trânsito”, disse Álvaro.
Os veículos de carga rígidos ou articulados com mais de 4 eixos com destino ao Porto do Açu deverão seguir pela BR 356, sentido BR 101, Avenida Presidente Kennedy (Jockey Clube), RJ 216, até o trevo de Donana, depois pela RJ 238 (Estrada dos Ceramistas) até a BR 101. Na chegada ao município pela BR 101 sentido BR 356, o mesmo trajeto deverá ser realizado em sentido contrário.
O Subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur, destaca que a portaria se dá em função de transtorno no fluxo de veículos e desgaste das vias. “A rotina da cidade estará voltando à normalidade após o Carnaval. Então, em função do elevado desgaste das vias, dos transtornos no fluxo do trânsito em vias principais, como Avenida Dr. Arthur Bernardes, Avenida Alberto Lamego, Avenida José Alves de Azevedo (Beira-valão) e a Visconde do Rio Branco, a Prefeitura está realizando essa determinação em benefício da população”, concluiu Sérgio.

Desfiles de SP cultuam de Cazuza a Zé Celso, em meio a diversidade, fé e raízes africanas

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O início no melhor estilo de um cordão de rua baiano. O fim em uma homenagem ao dramaturgo que brilhou no teatro encravado num dos berços do samba paulistano. Com propostas diversas, 14 escolas de samba desfilam nesta sexta (28) e sábado (1º), invadindo as madrugadas, pelo Grupo Especial do Carnaval de São Paulo.

 

Sete delas se apresentam a partir das 23h desta sexta até o nascer do sol no dia seguinte no Sambódromo do Anhembi, zona norte paulistana. O restante desfila a partir das 22h30 de sábado no mesmo local.

As duas agremiações com as piores notas nas duas noites, em apuração a ser realizada a partir das 16h de terça-feira (4), serão rebaixadas, assim como subirão as duas melhores do Grupo de Acesso, que desfilam na noite de domingo (2).

Quem for às arquibancadas do Anhembi ou assistir aos desfiles pela TV em ao menos algum momento deverá se identificar com alguma das propostas cantadas em samba.

De volta à elite após ser vice-campeã do Grupo de Acesso em 2024, a Colorado do Brás foi buscar nos 75 anos do Filhos de Gandhy o tema para seu enredo. O bloco é apontado como maior afoxé do Carnaval baiano, em que homens saem vestidos de branco e azul em homenagem a Oxalá e a Ogum -será a primeira das inúmeras referências às crenças e à cultura negra nas duas noites de desfile.

A partir daí, escolas falar no Sambódromo sobre as raízes africanas ou retratar as desigualdades nos dias de hoje. “Imagine como é o preconceito contra quem é LGBT, negro e morador da periferia”, afirma Murilo Lobo, carnavalesco da Estrela do Terceiro Milênio, campeã do Grupo de Acesso em 2024.

Com o enredo, “Muito além do arco-íris!”, a escola do Grajaú, no extremo sul de São Paulo, promete um desfile de luta por direitos da comunidade LGBTQIA+ para além do sambódromo. “Fizemos conversas com mães resistentes e nossa proposta foi tocando a comunidade”, diz.

A bicampeã Mancha Verde desfila com “Bahia, da fé ao profano”, desenvolvido a partir do documentário que leva o mesmo nome, que retrata seis importantes festas populares da Bahia que, entre outros, misturam crenças cristãs e de matriz africana.

O enredo da Acadêmicos do Tatuapé, “Justiça – A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar”, se baseia em discurso do lendário ativista norte-americano Martin Luther King Jr. (1929 – 1968).

Barroca Zona Sul, Mocidade Alegre e Gaviões da Fiel têm os enredos “Os nove oruns de Iansã”, “Quem não pode com mandinga não carrega patuá” e “Irin Ajó Emi Ojisé, respectivamente, também com base em raízes negras.

“A gente vai desbravar como construímos nossas relações com amuletos e proteções”, afirma Caio Araújo Oliveira, que estreia como carnavalesco da Mocidade, escola 12 vezes campeã. “A figura dela [presidente] influencia numa identidade muito própria da Mocidade Alegre.”

A cultura indígena embala a Acadêmicos do Tucuruvi, e a literatura, a Império de Casa Verde.

A Dragões da Real, que em 2024 somou os mesmo 270 pontos da campeã Mocidade Alegre, mas acabou na segunda colocação nos critérios de desempate, foi buscar no drama pessoal do carnavalesco Jorge Freitas, que perdeu o neto de 8 anos há cerca de dez meses, força e inspiração para não bater na trave desta vez.

O enredo “A vida é um sonho pintado em aquarela!” tem como proposta desmembrar as várias partes da vida pelas alas da escola. Surgiu a partir da música “Aquarela”, composta por por Guido Morra, Toquinho, Vinicius de Moraes e Mushi, que ficou eternizada na voz de Toquinho.

“Não é inspiração na aquarela de propaganda de lápis de cor, da música infantilizada, mas que conta o ciclo da vida”, diz o diretor de Carnaval Márcio Santana.

O enredo “Em Retalhos de Cetim, a Águia de Ouro do jeito que a vida quer” é uma homenagem ao romântico Benito di Paula, que vai estar com a família no último carro da escola da Pompeia, bairro da zona oeste.

O samba “Retalhos de Cetim”, de 1973, é um dos clássicos do cantor de 83 anos.
Num estilo musical bem diferente, Cazuza (1958-1990) será tema da vizinha Camisa Verde e Branco, agremiação da Barra Funda.

O samba-enredo da escola brinca com letras das músicas do ex-vocalista da banda Barão Vermelho. O trecho “pro dia nascer feliz”, nome de uma das mais consagradas músicas cantadas por Cazuza, é repetido várias vezes na letra da escola que vai desfilar no nascer do dia -é a última da primeira noite.

Para muitos sete é número da sorte. E sete é a quantidade de títulos da Rosas Ouro, que aposta em vários tipos jogos para compor seu colorido desfile. A imagem para definir o enredo da escola da Freguesia do Ó, na zona norte, tem dados, xadrez e roleta.

O Vai-Vai fechará o Carnaval com uma homenagem ao dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, morto em um incêndio em seu apartamento em 2023.

À coluna de Mônica Bergamo, o carnavalesco Sidnei França afirma que pretende usar a homenagem a Zé Celso para questionar o que considera um formato “engessado” do Carnaval paulistano, trazendo elementos da linguagem provocativa do Teatro Oficina, espaço cultural comandado pelo diretor conhecido por desconstruir lógicas tradicionais da dramaturgia.

Tanto o Oficina quanto a escola ficam no Bixiga, onde o samba lota bares e ruas do bairro no centro da cidade aos fins de semana.

VEJA A ORDEM DOS DESFILES DO GRUPO ESPECIAL DE SP

Sambódromo do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, zona norte de São Paulo.
Os ingressos de arquibancada estão esgotados.

SEXTA-FEIRA (28)

21h00 – Desfile das velhas-guardas de São Paulo
23h00 – Colorado do Brás
00h05 – Barroca Zona Sul
01h10 – Dragões da Real
02h15 – Mancha Verde
03h20 – Acadêmicos do Tatuapé
04h25 – Rosas de Ouro
05h30 – Camisa Verde e Branco

SÁBADO (1º)

20h30 – Afoxé Filhos da Coroa de Dadá
22h30 – Águia de Ouro
23h35 – Império de Casa Verde
00h40 – Mocidade Alegre
01h45 – Gaviões da Fiel
02h50 – Acadêmicos do Tucuruvi
03h55 – Estrela do Terceiro Milênio
05h00 – Vai-Vai

 

Condenado, Eduardo Costa acata decisão judicial e fará serviço comunitário

0

LONDRINA, PR (UOL/FOLHAPRESS) – Eduardo Costa, 46, acatou sua condenação à prestação de serviço comunitário, em processo movido contra ele por Fernanda Lima, 47.

 

O cantor sertanejo trabalhará gratuitamente para uma entidade que presta assistência a pacientes de fibrose cística. De acordo com o jornal O Globo, a resolução leva a assinatura da juíza Maria Tereza Donatti, do IV Juizado Especial Criminal.

A pena se estenderá por oito meses e contempla a carga semanal de sete horas. Costa deve entrar em contato nos próximos dias com a Central de Medidas Alternativas, que vai orientá-lo sobre como e onde prestar as medidas de apoio.

Fernanda Lima processou Eduardo Costa após este fazer ofensas a seu trabalho no extinto programa Amor & Sexo (2009-2018). Na ocasião, ele publicou um texto nas redes sociais, chamando Fernanda de ‘imbecil’ e acusando a atração da Globo de ser “esquerdista, destinada a bandidos e maconheiros”.

Leia Também: Com vaias a Claudia Leitte, Carnaval de Salvador começa com celebração aos 40 anos da Axé Music

BR-101 deve receber mais de 720 mil veículos durante o feriado de Carnaval

0
Foto: Divulgação Arteris Fluminense

As equipes da Arteris Fluminense estão preparadas para o aumento na demanda de tráfego na BR-101 RJ/Norte durante o feriado de Carnaval. A operação especial de tráfego começa no próximo dia 28 de fevereiro e se estende até o dia 06 de março, período em que a rodovia deve receber cerca de 720 mil veículos. Os usuários contarão com apoio e assistência 24h de equipes, viaturas, guinchos e ambulâncias da concessionária ao longo dos 322 quilômetros de rodovia.

“Por meio do sistema de CFTV, nossa equipe acompanha tudo o que acontece, de veículo parado na rodovia, acidentes e utilização indevida do acostamento, por exemplo, proporcionando ainda mais agilidade no acionamento dos recursos de atendimento e desobstrução da via”, acrescenta Simone Cardozo, gerente de operações da concessionária.

O aumento no fluxo da rodovia deve ocorrer a partir das 06h desta quinta-feira (27), quando são esperados cerca 96 mil veículos. Na sexta (28), a previsão é de 105 mil veículos, com fluxo intenso entre 15h e 22h. A expectativa é que a movimentação seja mais intensa no trecho de 60 quilômetros entre as cidades de Niterói e Rio Bonito, além dos trechos urbanos de Campos dos Goytacazes e Casimiro de Abreu.

Atendimento ao usuário

Toda a operação na rodovia será coordenada 24 horas por profissionais que trabalham no Centro de Controle e Segurança Operacional (CCSO) da Arteris Fluminense. Localizado na região de São Gonçalo, as equipes da Arteris monitoram, atualmente, 161 câmeras ao longo dos 322 quilômetros de rodovia sob sua concessão. Essa estrutura coordena os trabalhos 24 horas por dia e é responsável pelo acionamento dos recursos necessários para os atendimentos às ocorrências na BR-101/RJ.

A estrutura também conta com a presença de um Policial Rodoviário Federal dedicado para fiscalização da rodovia através do videomonitoramento e da interação com as demais autoridades da região para segurança nas rodovias.

Planeje sua viagem

Antes de pegar a rodovia é fundamental que os motoristas façam a revisão completa do veículo. Planejar o percurso, incluindo pontos de parada para descanso, reduz o estresse e contribui para uma viagem mais segura. Para acompanhar o movimento na rodovia atualizado 24 horas, os usuários podem acessar o perfil da concessionária no Twitter (@Arteris_AFL) e conferir os melhores horários para viajar.

Para José Júnior, Superintendente de Operações, manter os itens de segurança dos veículos revisados é essencial. “Os motoristas devem fazer uma programação antes de sair para a rodovia, independente de dirigir caminhões ou carros de passeio. É comum encontrarmos em campanhas realizadas em parceria com a PRF, veículos com problemas graves de manutenção, como pneus sem condições de trafegar e freios desgastados, além falta de óleo, água e combustível”.

Ao longo do trecho sob concessão, a concessionária disponibiliza sete bases SOS Usuários, com local adequado para pausa na viagem, banheiros, fraldários e água. Priorize pegar a rodovia nos primeiros horários do dia, quando a temperatura ainda estiver amena. Caso ocorram imprevistos durante a viagem, o usuário deve seguir sinalizar a parada em local seguro e comunicar imediatamente a concessionária através do telefone de emergência 0800 282 0101.

Fonte: Arteris

Colisão entre dois carros deixa feridos

0
Foto: Divulgação Parahybano

No fim da tarde desta quinta-feira (27), uma colisão entre dois carros deixou pelo menos dois homens gravemente feridos na rua dos Passos, em São João da Barra.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas foram socorridas e levadas ao Centro de Emergência da Santa Casa de Misericórdia do município. O trânsito ficou interrompido até a conclusão do resgate, sendo controlado por agentes da Guarda Civil Municipal.

O acidente foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.

Passageiro aciona escorregador de emergência e atrasa voo em SP

0

Um passageiro de um avião da companhia aérea Latam Airlines provocou um atraso de quatro horas em um voo, na terça-feira, em São Paulo, após ter decidido ativar o escorregador de emergência da parte traseira da aeronave, momentos antes da decolagem. 

 

De acordo com o ‘G1’, o homem foi retirado do avião, tendo a companhia aérea pedido o apoio da Polícia Federal, devido ao seu “comportamento indisciplinado”. 

Nas redes sociais, há também vários vídeos circulando que mostram o avião parado e com o escorregador solto.

“A viagem prosseguiu normalmente e a aeronave pousou às 5h20 de quarta-feira em segurança em seu destino final. A LATAM lamenta os transtornos causados e reitera que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos”, escreveu a companhia aérea num comunicado. 

Estava previsto o avião decolar de São Paulo às 23h45, mas acabou saindo apenas às 3h41, uma vez que foi necessário trocar a aeronave. 

Veja o vídeo acima.

Leia Também: Mulher é presa tentando colocar explosivos em loja da Tesla nos EUA

 

Vitória Strada vence a sétima Prova do Líder do BBB 25

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Vitória Strada venceu a sétima Prova do Líder do BBB 25 nesta quinta-feira (27). A atriz colocou Thamiris e Diego no VIP.

 

Na prova, os brothers precisavam apertar o botão que representava um dos sanduíches que apareciam em uma tela, rapidamente. Tudo isso enquanto andavam em uma esteira. Maike e Vilma foram vetados e não participaram da prova.

DISPUTA

Gracyanne e Diego disputaram a primeira prova. O ex-ginasta saiu na frente.

Vinícius e Joselma seguiram e o baiano passou na frente.

Renata e Eva disputaram e não passaram Vinícius.

Camilla e Daniele foram as quartas na disputa e o baiano continuou na frente.
João Pedro passou a marca de Vinícius disputando com Guilherme.

Logo em seguida, Vitória superou novamente. Ela jogou ao lado de Thamiris.

Aline e João Gabriel foram os últimos. Por apenas dois pontos o gêmeo não passou a pontuação da atriz.

Botafogo perde título da Recopa para o Racing e vê crise aumentar

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Depois de viver a temporada mais gloriosa de sua história em 2024, o Botafogo acumula decepções neste ano. Diante de seus torcedores, no estádio Nilton Santos, nesta quinta-feira (27), a formação alvinegra foi novamente superada pelo Racing, por 2 a 0, e perdeu a disputa da Recopa Sul-Americana.

 

No confronto de ida, em Buenos Aires, o argentinos venceram por 2 a 0 e poderiam até perder por um gol de diferença no Brasil que mesmo assim ficariam com a taça.
Os atuais campeões da Copa Sul-Americana, porém, voltaram a aproveitar as fragilidades de um elenco que até horas antes da partida não tinha um treinador efetivo -Matías Zaracho, aos 5 minutos da etapa final, e Bruno Zuculini, aos 24, definiram o placar no Rio de Janeiro.

Pouco antes do duelo, o Botafogo acertou a contratação do português Renato Paiva, 54, desempregado desde sua saída do Toluca, do México, em dezembro do ano passado. Ele deverá ser oficializado no cargo nesta sexta-feira.

A equipe carioca estava sem um treinador desde a saída do português Artur Jorge, em janeiro. Após o adeus de um dos principais responsáveis pelas recentes conquistas da Libertadores e do Brasileiro, dois interinos passaram pelo cargo.

Carlos Leiria, que dirigiu a equipe na derrota por 3 a 1 para o Flamengo na Supercopa do Brasil, e Cláudio Caçapa, que viu o time ser eliminado na primeira fase do campeonato estadual.

John Textor, dono do clube, demorou para encontrar um substituto e acumulou recusas de Rafa Benítez, Tata Martino e André Jardine.

Com a demora, o planejamento para a sequência da temporada ficou comprometido. A formação carioca tem pela frente o Campeonato Brasileiro, a Libertadores e o novo Mundial de Clubes da Fifa.

Moraes nega novo pedido de Bolsonaro para ampliar prazo de defesa

0

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quinta-feira (27), em Brasília, novo pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para ter 83 dias para apresentar defesa na denúncia sobre a trama golpista.   

 

A decisão foi motivada pelo pedido feito ao ministro na segunda-feira (24). Os advogados recorreram da primeira decisão de Moraes que também negou o aumento do prazo legal de defesa de 15 para 83 dias. 

Os advogados afirmaram que necessitam de acesso total às provas obtidas pela Polícia Federal (PF) e querem se manifestar somente após a defesa do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator nas investigações. 

Para a defesa, o prazo de 83 dias é para compensar o mesmo período em que o processo ficou na Procuradoria-Geral da República (PGR) para elaboração da denúncia. 

Provas

Na decisão proferida hoje, Moraes reiterou que a defesa de Bolsonaro teve acesso às provas contidas na denúncia. 

“Dessa forma, não há nenhuma dúvida de que a defesa de Jair Messias Bolsonaro teve integral acesso aos autos e ao sistema, por meio da mídia disponibilizada pela Secretaria Judiciária, sendo possível analisar todos os elementos colhidos nos aparelhos de telefone celular”, afirmou o ministro do STF. 

De acordo com o STF, o prazo para os advogados do ex-presidente entregarem defesa termina no dia 6 de março. O prazo de 15 dias começou a contar no dia 19 de fevereiro.

Leia Também: Comissão dos EUA intima big techs a informar sobre ordens de Moraes

Garantias para a Ucrânia ficam para depois, diz Trump

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta (27) que as garantias exigidas pela Ucrânia para evitar futuras agressões russas ficam para depois de um eventual cessar-fogo entre os países em guerra há três anos.

 

“Temos de chegar à paz”, disse sobre o tema. “A fase 1 é alcançar a paz, depois veremos a fase 2”, afirmou ele ao lado do premiê britânico, Keir Starmer, que antes da entrevista coletiva de ambos havia dito que só haveria “paz duradoura com o garantias de segurança americanas”.

Negociadores americanos já haviam antecipado isso, ao preparar a visita de sexta (27) do presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski. Trump já havia dito que as garantias, na forma provável de uma força de paz, seriam um problema da Europa.

Tratorado, Starmer retomou o discurso proativo e disse novamente que está pronto para oferecer “botas no chão e aviões nos céus” após uma trégua. O problema para eles é que Vladimir Putin insiste que tal ideia é inaceitável, por envolver forças da aliança militar Otan a quilômetros de suas fronteiras.

Trump voltou a falar sobre o acordo de exploração mineral que arrancou de Zelenski, após o ucraniano dizer que não “venderia seu país”. Ele não traz os números mirabolantes levantados pelo americano, mas sugere uma parceria, com destaque às estratégicas terras raras -cujos principais depósitos de todo modo estão nas mãos de Putin.

O americano ignorou quando foi questionado se iria se desculpar por Zelenski por tê-lo chamado de ditador, mas disse que “o respeita muito”. Antes, havia dito que confiava em Putin acerca de qualquer arranjo que for acertado. “Eu acho que ele manterá a palavra.”

Starmer foi o segundo líder europeu a visitar Trump. Na segunda (24), aniversário dos três anos da guerra, foi a vez do francês Emmanuel Macron concordar em discordar educadamente em público com o americano. Ambos o corrigiram sobre o fato de que a Europa não recebeu de volta o dinheiro dado a Kiev, que o republicano acha que irá recuperar em minerais.

O Reino Unido é o terceiro maior doador individual do esforço de guerra de Kiev. Até 31 de dezembro, segundo o Instituto para Economia Mundial de Kiel (Alemanha), enviou o equivalente a R$ 89,8 bilhões, 68% do valor em armamentos. Os EUA lideram esse ranking, com R$ 676,5 bilhões, 56% disso em apoio militar.

O americano, antecipando a visita de sexta, fez aberturas a Zelenski, com quem admitiu ter tido problemas. Disse que “iria ver” como a Ucrânia poderia “ganhar de volta” algo dos 20% o país que estão sob controle russo.

Mais cedo, o Kremlin havia reafirmado os termos mínimos de paz de Putin: neutralidade ucraniana, já reafirmada por Trump, e a cessão das quatro regiões anexadas ilegalmente em 2022. O porta-voz Dmitri Peskov foi sucinto sobre a questão das áreas e da Crimeia, absorvida em 2014: “Elas são inegociáveis”.

Trump até fez um chiste, quando uma repórter perguntou se ele ainda achava que Zelenski era um ditador, como escreveu há uma semana na rede Truth Social. “Eu disse isso?”, afirmou, mudando de assunto. Em Moscou, Putin havia dito que “elites europeias querem minar o diálogo” EUA-Rússia.

O presidente disse que “se não tivermos uma paz logo, não teremos nenhuma”, justificando a abertura de diálogo bilateral com Putin, o que se concretizou com uma reunião de nível ministerial na Arábia Saudita na semana passada, e continuou nesta quinta na Turquia.

A Ucrânia e os europeus ficaram de fora, elevando temores da entrega de um prato feito pela dupla Trump-Putin ou, como se vê, uma tentativa do americano de extrair vantagens de ambos os lados.

Starmer até tentou falar grosso. “O senhor criou uma oportunidade. Mas temos de fazer isso direito. Temos de ganhar a paz, discutimos um acordo duro e justo. Não pode ser uma paz que recompense o agressor, que encoraje regimes como o deles”, afirmou. Trump nada disse.

A abertura do encontro foi aberta à imprensa, e ambos responderam a algumas questões. O clima estava descontraído: ao comentar que os EUA nunca abandonariam militarmente o Reino Unido, apesar de achar “que eles sabem se cuidar”, Trump ainda brincou com Starmer: “Vocês encaram a Rússia?”.

Starmer havia feito “hedge” na questão, ao anunciar na antevéspera que aumentaria para 2,5% do PIB o gasto de defesa do país até 2027, ante os atuais 2,3%. Trump insiste que os países da Otan precisam gastar mais que os 2% da meta atual, sugerindo irreais 5%, mas parecia satisfeito ao falar sobre o caso britânico.

Do historicamente distante dos republicanos Partido Trabalhista, Starmer buscou ao máximo bajular o ego do anfitrião. Entregou entregou a Trump uma carta do rei Charles 3º convidando o americano para uma visita de Estado pela segunda vez, algo inédito. O republicano esteve lá em 2019, mas a soberana então era Elizabeth 2ª, e aceitou o convite.

Trump também afirmou que apoia os britânicos na planejada devolução das ilhas Chagos, no Índico. Isso importa para os EUA porque sua Força Aérea usa uma base no local, que continuará sob controle de Londres, como principal ponto avançado na região, no atol de Diego Garcia.

Havia expectativa acerca da posição americana, tanto que a devolução foi congelada com a eleição de Trump. Um de seus maiores aliados no Reino Unido, o populista Nigel Farage, passou semanas dizendo que o republicano iria vetar a ideia.

Na entrevista coletiva, Starmer tocou música para Trump, dizendo que é contra regulação excessiva em campos como a inteligência artificial. O americano, por sua vez, sugeriu que haverá “um grande acordo comercial” bilateral entre Washington e Londres, afastando a ideia de colocar o Reino Unido na guerra tarifária proposta a outros atores.

Até um busto do premiê britânico Winston Churchill que havia sido removido por Joe Biden em 2021 do Salão Oval foi tema de afagos. Trump o trouxe de volta a seu escritório na Casa Branca, restando saber o que político que lutou contra o apaziguamento de Adolf Hitler e, no poder, contra as forças nazistas, diria sobre apaziguar Putin.

Confira o resultado do concurso 2834 da Mega-Sena sorteado nesta quinta (27)

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Caixa Econômica Federal sorteou na noite desta quinta-feira (27) o concurso 2834 da Mega-Sena, que tem o prêmio principal de R$ 2.767.027,68.

 

Os números sorteados no Espaço da Sorte, em São Paulo, foram: 05 – 08 – 11 – 15 – 39 – 47.

A aposta simples para a Mega-Sena custa R$ 5 e pode ser feita até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio em uma casa lotérica ou pela internet, por meio do aplicativo Loterias Caixa ou pelo site de loterias da Caixa.

A probabilidade de acerto para quem faz uma aposta de seis números (no valor de R$ 5) da Mega-Sena é de uma em mais de 50 milhões. Na aposta com sete números (que custa R$ 35), a chance sobe para uma em 7,1 milhões.

 

Com vaias a Claudia Leitte, Carnaval de Salvador começa com celebração aos 40 anos da Axé Music

0

SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) – Com foguetório, chuva e ao som de “O Guarani”, de Carlos Gomes, o cantor Carlinhos Brown deu o pontapé sonoro de abertura do Carnaval de Salvador, no circuito Osmar, no Campo Grande.

 

Logo, a cantora Margareth Menezes, ministra da Cultura, juntou-se ao cantor Lazinho e cantou a música “Faraó”, hino carnavalesco de Salvador, sempre acompanhado em coro pelo público com a saudação “ê, Faraó”.

Cantando na frente do trio, no asfalto, na altura dos foliões, em seu Camarote Andante, Brown e seus convidados foram acompanhados por percussionistas do Olodum e pela beleza das alas dos blocos afro e afoxés dos Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Malê Debalê, Muzenza e Commanche do Pelô.

Esse ano, o tema do Carnaval são os 40 anos da Axé Music e o que se viu na abertura foi uma coletânea de grandes sucessos do gênero.

“Estou emocionada, é uma alegria estar aqui com vocês”, disse Daniela Mercury, mais uma convidada ilustre.

Ela cantou seu grande sucesso “O canto da cidade”, que conquistou o Brasil em 1992. “Nós levamos o axé para o mundo”, disse Daniela, falando dos blocos afro e lembrando de Neguinho do Samba (1954-2009).

Mas quando Brown deu a entender que chamaria Claudia Leitte, o público começou a vaiar, antes mesmo de seu nome ser anunciado. Quando ela começou a cantar, o clima melhorou, e o público se deixou envolver pela performance de Claudia Leitte, cantando junto com ela, que terminou saudada.

No fim de sua participação, ela pediu paz e disse que “música é o que a gente faz de melhor”.

“A favela, respeite quem vem de lá”, disse Brown para apresentar Márcio Victor, que entrou dando uma indireta a Claudia Leitte. “Quem acredita em Deus e nos Orixás, levante a mão”, disse ele, que se apresentou logo após a cantora.

Recentemente, Claudia Leitte foi bastante criticada por adeptos de religiões de matrizes africanas por alterar a letra da música “Caranguejo”, mudando o verso “Saudando a rainha Iemanjá” por “Só louvo meu rei Yeshua”.

Leia Também: Principal jornal americano aposta na vitória de Fernanda Torres no Oscar

Musk sugere aumentar salários de políticos nos EUA em meio a cortes de gastos

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O bilionário Elon Musk, à frente da iniciativa radical de corte de gastos do governo federal dos Estados Unidos, sugeriu nesta quinta-feira (27) aumentar o salário de membros do Congresso americano e de “altos funcionários do governo” como uma forma de combater corrupção.

 

A fala de Musk, feita na rede social X, da qual é dono, vem em meio à demissão em massa de dezenas de milhares de servidores públicos por parte do Doge (Departamento de Eficiência Governamental) desde que Donald Trump assumiu a Presidência do país.

O Doge é a iniciativa criada por Trump e chefiada por Musk que busca cortar gastos e enxugar a máquina pública americana. Segundo levantamentos da imprensa do país, cerca de 30 mil pessoas foram demitidas, e a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que 75 mil servidores aceitaram participar de um plano de demissão voluntária oferecido pelo Doge.

No X, Musk publicou um vídeo de uma funcionária do Doge dando uma entrevista e disse que “pode fazer sentido aumentar a remuneração para o Congresso e altos funcionários do governo para reduzir o incentivo à corrupção, que pode ser mil vezes mais cara para o povo”.

Hoje, deputados e senadores americanos ganham US$ 174 mil por ano, o que equivale a R$ 1 milhão, ou cerca de R$ 85 mil por mês. Não há um aumento de salário ou correção monetária desde 2009. Em comparação, o salário de parlamentares brasileiros da Câmara e do Senado é de R$ 46.366,19 por mês, reajustado pela última vez no dia 1º de fevereiro deste ano.

Muitos congressistas americanos, tanto republicanos quanto democratas, são a favor de um aumento salarial, argumentando que um bom salário é a melhor maneira de atrair novos talentos para a política, levando em consideração o alto custo das campanhas eleitorais nos EUA.

Houve uma tentativa de fazer uma correção monetária nos salários dos parlamentares em dezembro do ano passado, mas a medida foi duramente atacada pelo próprio Musk, que escreveu no X que “qualquer congressista que vote a favor desta proposta escandalosa merece perder [seu assento]”. A proposta acabou derrubada.

Comitiva de ‘Ainda Estou Aqui’ no Oscar terá mais de 20 pessoas

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – “Ainda Estou Aqui” estará representado na premiação do Oscar 2025, que acontece neste domingo (2), por uma vasta equipe de pessoas envolvidas com o filme. Dirigido por Walter Salles, o filme concorre às categorias de melhor filme, melhor filme internacional e melhor atriz, pelo papel de Fernanda Torres.

 

Além do cineasta, da atriz e do ator Selton Mello, a comitiva do candidato brasileiro ao prêmio da Academia terá um total de 23 pessoas que trabalharam na produção. São eles os dois roteiristas, parte do time de produtores, produtores executivos e outros profissionais, como o diretor de fotografia, o montador do longa e o figurinista.

Nesta semana, Torres participou do jantar oficial para os indicados ao prêmio da Academia. Ela foi fotografada com diversas estrelas e os produtores Rodrigo Teixeira e Maria Carlota Bruno -que receberão a estatueta caso o filme vença a categoria de melhor filme- também estavam no evento.

VEJA A LISTA DA EQUIPE QUE IRÁ REPRESENTAR O FILME NO OSCAR 2025

– Walter Salles (diretor)
– Fernanda Torres (atriz)
– Selton Mello (ator)
– Maria Carlota Bruno (produtora)
– Rodrigo Teixeira (produtor)
– Heitor Lorega (roteirista)
– Murilo Hauser (roteirista)
– Daniela Thomas (produtora associada)
– Thierry de Clermont-Tonnerre (produtor executivo)
– Renata Brandão (produtora executiva)
– Juliana Capelini (produtora executiva)
– Adrian Teijido (diretor de fotografia)
– Affonso Gonçalves (montador)
– Cláudia Kopke (figurinista)
– Letícia Naveira (diretora de elenco)
– Anna Luiza Muller (chefe de comunicação)
– Camila Leal Ferreira (coordenadora de produção executiva)
– Berta Marcchiori (produtora executiva da RT Features)
– Manuel Belmar (Diretor de Finanças e Produtos Digitais da Globo)
– Tatiana Costa (Diretora de Canais de Entretenimento da Globo)
– Alex Medeiros (Head de Conteúdo do Globoplay)
– Clarissa Kede (Gerente de Gestão Executiva e Produção na Globo)
– Andrucha Waddington (cineasta e marido de Fernanda Torres)

Leia Também: Principal jornal americano aposta na vitória de Fernanda Torres no Oscar