Home Blog Page 1559

Zema distorce situação de Bolsonaro, ataca Justiça e se esquiva sobre denúncia

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), esquivou-se nesta segunda-feira (24) de comentar a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em razão da trama golpista para impedir a posse do presidente Lula (PT).

 

Zema afirmou não ser jurista e optou por criticar a Justiça, “pródiga em condenar e descondenar ao sabor do momento”.

“Não sou jurista. Não sou advogado. Mas a nossa Justiça tem sido infelizmente pródiga em condenar e descondenar ao sabor do momento, o que é muito ruim”, disse ele após participar do encontro Pensa Brasil, promovido pela Firjan (Federação da Indústria do Rio de Janeiro).

“No Brasil, o que temos assistido infelizmente é que, dependendo do sabor da onda do momento político, temos condenado e descoordenado pessoas. Isso é muito ruim porque coloca nosso sistema judicial em total descrédito. Então precisaríamos ter mais imparcialidade e todos tendo direito de defesa e devem responder pelos seus erros. É algo que vamos aguardar.”

Durante a palestra, Zema afirmou que vai participar ativamente da campanha presidencial do ano que vem, seja como candidato, seja como apoiador de um nome. O governador afirmou que Bolsonaro seria o melhor nome da direita “se elegível”.

“O presidente Bolsonaro certamente, caso elegível, seria o nome mais viável da direita. Todos os governadores de direita têm plena ciência disso. Na minha opinião estariam o apoiando. Então é aguardarmos a definição sobre o que vai acontecer com o processo dele ou não”, afirmou Zema.

“Nossa Justiça é historicamente lenta, os processos levam anos. Isso acaba criando uma dúvida sobre quem será o candidato, já que o principal nome seria o dele”, disse Zema, ao distorcer a situação atual de Bolsonaro e ignorar o fato de ele já estar inelegível.

O ex-presidente já foi condenado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por ataques e mentiras sobre o sistema eleitoral e é alvo de diferentes outras investigações no STF (Supremo Tribunal Federal). Neste momento, ele já está inelegível ao menos até 2030.

Na fala de mais de uma hora a empresário, Zema fez críticas ao governo Lula. Criticou os “sigilos de cem anos” e disse que o país atualmente tem um presidente “que diz que estudar não é necessário”.

Anielle rebate Silvio Almeida, diz que postura intimida vítimas e fala em ‘estratégia repulsiva’

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, rebateu nesta segunda-feira (24) as declarações do ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida em que a acusou de ter “se perdido num personagem” no período em que o denunciou por importunação sexual.

 

Em posicionamento oficial, a ministra afirmou que a postura do ex-colega usou o espaço público para desqualificar as denúncias e intimidar as vítimas de assédio. À época, Anielle afirmou ter sido uma das vítimas a denunciá-lo à organização Me Too Brasil.

“A tentativa de descredibilizar vitimas de assedio sexual, minimizar suas dores e transformar relatos graves em “fofocas” e “brigas politicas” e inaceitavel. Na vespera de prestar depoimento a Policia Federal como investigado, o acusado escolheu utilizar um espaco publico para atacar e desqualificar as denuncias, adotando uma postura que perpetua o ciclo de violencia e intimida outras vitimas”, diz nota da ministra.

Ainda no comunicado, Anielle reforça o direito à defesa do ex-colega, mas destaca que insinuar retaliações a quem denuncia os crimes é uma “estratégia repulsiva”.

“Importunacao sexual nao e questao politica, e crime. Sendo assim, reitero minha confianca na seriedade das investigacoes conduzidas pela Policia Federal e reforco meu compromisso com a defesa das vitimas e o combate a violencia de genero e raça.”

Silvio Almeida se manifestou pela primeira vez sobre o tema desde que foi exonerado do cargo por conta das denúncias, nesta segunda, em entrevista ao Uol.

Turista americana dá à luz e joga bebê de janela de hotel em Paris

0

Uma turista norte-americana teria dado à luz e jogado o bebê, ainda com cordão umbilical, pela janela do 2º andar do hotel onde estava hospedada, em França.

 

A mulher é uma jovem norte-americana de 18 anos, que estava hospedada em um hotel Ibis quando deu à luz, revela o Le Parisien.

A mulher “fazia parte de um grupo de jovens que viajavam pela Europa”, declarou o Ministério Público da França, acrescentando que a jovem foi levada para o hospital, onde se encontra sob vigilância policial.

Um magistrado do Ministério Público de Paris e agentes da unidade de proteção de menores (BPM) da Polícia Judiciária de Paris compareceram no local, segundo uma fonte policial. O Ministério Público de Paris confirmou a abertura de um inquérito por “homicídio contra um menor de 15 anos”.

Leia Também: Papa Francisco continua em estado crítico, diz Vaticano

Papa apresenta leve melhora, e insuficiência renal não preocupa, diz Vaticano

0

ROMA, ITÁLIA (FOLHAPRESS) – O papa Francisco apresenta uma “leve melhora” e não teve crises respiratórias nesta segunda-feira (24), segundo novo boletim divulgado pelo Vaticano na tarde desta segunda-feira (24). A insuficiência renal registrada no domingo (23) não é preocupante, segundo os médicos. Este é o décimo dia do pontífice no hospital Agostino Gemelli, em Roma, a quarta internação em seu papado e agora a mais longa não programada –em 2021, ele também ficou dez dias no Gemelli, mas para uma cirurgia prevista no intestino.

 

O boletim anterior, da noite de domingo (23), dizia que ele não tinha tido novas crises respiratórias, como a verificada ao longo do sábado (22), mas apresentava sinais de insuficiência renal. Ele continuava recebendo oxigênio por cateter nasal, mas não tinham sido feitas novas transfusões.

Pela manhã, a nota se limitou a relatar que a noite tinha sido boa e que o papa estava descansando depois de ter dormido. Segundo fontes do Vaticano, o papa se alimentava normalmente, sem nutrição artificial, e estava de bom humor. Ele continuava com o tratamento farmacológico e não sentia dores.

Nesta segunda, às 21h (17h de Brasília), o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé, vai conduzir um rosário na praça São Pedro para rezar e manifestar solidariedade ao papa. Ele é um colaborador próximo de Francisco.
Devem participar demais cardeais que moram em Roma e funcionários da Cúria Romana, o braço administrativo do Vaticano.

Na noite de domingo (23), o cardeal Matteo Zuppi, presidente da Conferência Episcopal Italiana, alinhado a Francisco, já havia celebrado uma missa para o pontífice em Bolonha.

“Queremos nos unir ao Santo Padre, pedindo ao Senhor que o apoie neste momento de sofrimento, para que encontre alívio e possa se recuperar o mais rápido possível”, disse Zuppi.

Em demonstração de que segue em parte suas funções, o papa assinou a nomeação de quatro bispos nesta segunda, incluindo um brasileiro. O mineiro dom Joaquim Giovani Mol Guimarães foi nomeado como coadjutor da Diocese de Santos.

Depois de evidente dificuldade respiratória em eventos públicos desde o início de fevereiro, o papa foi internado no dia 14 com sintomas de bronquite.

Exames depois revelaram a existência de uma infecção polimicrobiana e pneumonia bilateral (nos dois pulmões). O equilíbrio da terapia farmacológica é um desafio, disseram os médicos do papa na sexta (21), na única entrevista coletiva até o momento.

Francisco, papa desde 2013, tem sofrido com problemas de saúde nos últimos dois anos. Ele é propenso a infecções pulmonares porque desenvolveu pleurisia quando jovem e teve parte de um pulmão removida.

Trump aprova força de paz europeia após trégua na Ucrânia

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse não se opor ao envio de uma força de paz europeia para salvaguardar um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia em caso de cessar-fogo na guerra que completou três anos nesta segunda (24).

 

Ele se encontrou com um dos entusiastas da proposta, o presidente francês, Emmanuel Macron, na primeira visita de um líder europeu à Casa Branca desde que ele assumiu o governo, há pouco mais de um mês. Para Trump, que já disse que encerrar o conflito em um dia, a guerra pode acabar “em algumas semanas”.

O francês veio em missão de paz, por assim dizer, após duas semanas em que Trump praticamente rompeu com o ucraniano Volodimir Zelenski e abriu negociações diretas com o russo Vladimir Putin acerca do fim do conflito -sem enviados de Kiev ou da Europa à mesa na Arábia Saudita, onde as conversas começaram.

O americano também havia dito que Zelenski era um “ditador sem eleições” e dispensável por obstruir acordos. Trump quer que os ucranianos cedam US$ 500 bilhões (R$ 2,8 trilhões) em reservas minerais estratégicas em troca do apoio que já receberam de Washington e, talvez, de ajuda futura.

Na semana passada, o Kremlin disse que a presença de forças da Otan, a aliança militar liderada pelos EUA com 30 sócios europeus e o Canadá, era inaceitável. A proposta franco-britânica, vazada à imprensa, previa 30 mil soldados em cidades próximas, mas não na linha de frente a ser congelada.

Trump disse nesta segunda que Putin irá aceitar a força, caso ela seja estabelecida. Após as reações horrorizadas de líderes europeus ante os movimentos do republicano, Macron buscou pontos de consenso durante a fala conjunta a jornalistas.

Ele disse que o acordo de minerais de Trump “é uma boa ideia”, como Zelenski já havia indicado no fim de semana, após dizer que não poderia “vender o país”.

Macron também apoiou o emprego dos US$ 300 bilhões (R$ 1,7 trilhão) em reservas tomadas dos russos na Europa para reconstruir a Ucrânia, conforme haviam sinalizado negociadores americanos. “Isso está sobre a mesa”, disse o francês.

Tocando música para Trump, que sempre pede mais investimento europeu em defesa e cujo vice, J.D. Vance, sugeriu que os EUA podem retirar suas tropas do continente, Macron afirmou que tal despesa é necessária. Hoje, 8 dos 32 membros da Otan não cumprem a meta de 2% do PIB aplicados no setor.

A ofensiva europeia para tentar voltar ao jogo no tema da guerra continua na quinta (27), quando o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, visitará Trump na Casa Branca.

O presidente americano, questionado sobre as perdas territoriais que ele mesmo já disse serem inevitáveis para Kiev, disse: “Vamos ver”. Hoje, Putin controla quase 20% da Ucrânia, contando aí os 7% representados pela Crimeia, anexada em 2014.

Trump disse que, “se tudo der certo”, visitará Moscou, “mas não a tempo do 9 de maio”, em referência à data na qual a Rússia comemora a vitória na Segunda Guerra Mundial. Putin comandará novamente um grande desfile militar, no qual deverão estar presentes o chinês Xi Jinping e líderes como Lula (PT).

Mais cedo, na rede Truth Social, Trump havia voltado a defender o viés negócios de sua mudança na política americana. “Eu estou em sérias discussões com o presidente Vladimir Putin sobre acabar com a guerra, e também sobre grandes transações de desenvolvimento econômico que ocorrerão entre EUA e Rússia”, disse.

O republicano não enviou ninguém ou participou virtualmente dos eventos marcando o terceiro aniversário do conflito, o maior na Europa desde a Segunda Guerra (1939-45). Mais cedo, ele e Macron estiveram juntos no Salão Oval em uma videoconferência com líderes do G7 da qual Zelenski participou.

O ucraniano disse, ao lado de líderes europeus de países médios que o visitaram nesta segunda em Kiev, que quer “acabar com a guerra ainda neste ano”.

Dilma Rousseff é internada às pressas na China depois de passar mal

0

A ex-presidente Dilma Rousseff foi internada em um hospital em Xangai, na China, depois de apresentar pressão alta, vômito e tonturas.

 

De acordo com o jornal ‘Folha de S. Paulo’, Dilma foi levada ao hospital Shangai East International Medical Center.

A ex-presidente, que tem 77 anos, preside o Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como “Banco do Brics”, desde 2023, e atualmente vive em Xangai.

O hospital não deu detalhes do estado de saúde de Dulma, que teve de cancelar sua participação na reunião de ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais dos Brics, realizada na África do Sul.

Leia Também: Trump aprova força de paz europeia após trégua na Ucrânia

Assembleia-Geral da ONU reitera apoio à Ucrânia em derrota para Trump, e Brasil se abstém

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Assembleia-Geral da ONU reiterou nesta segunda-feira (24) seu apoio à integridade territorial da Ucrânia e condenou a invasão russa que completa três anos, em uma derrota para os Estados Unidos, que não conseguiram aprovar um texto pedindo uma solução rápida e sem condições.

 

O breve projeto de resolução do governo de Donald Trump -que deu uma guinada na política externa e se aproximou da Rússia de Vladimir Putin- pedia um “fim rápido” do conflito sem mencionar a integridade territorial da Ucrânia. Foi tão emendado que os EUA acabaram se abstendo de votá-lo nesta segunda.

O texto preparado pela Ucrânia e seus aliados europeus -adotado por 93 votos a favor, 18 contra, incluindo EUA e Rússia, e 65 abstenções-, reitera o “compromisso com a soberania, independência, unidade e integridade territorial da Ucrânia”. Na lista dos que se abstiveram estavam, entre outros, Brasil, Argentina e Cuba.

A resolução destaca também a urgência de acabar com a guerra “este ano”, repete as exigências anteriores da Assembleia de um cessar-fogo imediato da Rússia contra a Ucrânia e a retirada de suas tropas.

“Nenhum país está seguro se uma agressão é justificada e a vítima é culpada por sua resiliência e desejo de sobreviver”, disse antes da votação Mariana Betsa, vice-ministra ucraniana das Relações Exteriores aos 193 estados da ONU. “Essa guerra nunca foi apenas sobre a Ucrânia. É sobre o direito fundamental de qualquer país existir, escolher seu próprio caminho e viver livre de agressão.”

A votação representa um revés diplomático para a política defendida por Trump para resolver rapidamente o conflito na Ucrânia, de negociar diretamente com as autoridades russas e marginalizar o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, a quem o americano chamou de “ditador sem eleições”.

E também significa uma vitória para as nações europeias preocupadas com as aberturas dos EUA para a Rússia pelo governo Trump.

O rascunho original dos EUA tinha três parágrafos -lamentando a perda de vidas durante o “conflito Rússia-Ucrânia”, reiterando que o principal propósito da ONU é manter a paz e segurança internacionais e resolver disputas pacificamente, e instando a um fim rápido do conflito e a uma paz duradoura.

Mas emendas europeias adicionaram referências à invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia e à necessidade de uma paz justa, duradoura e abrangente em conformidade com a Carta fundadora da ONU.

Após as numerosas emendas adotadas, o texto também foi adotado por 93 votos a favor, oito contra e 73 abstenções, incluindo a da delegação dos EUA.

À luz dessas votações no terceiro aniversário da invasão russa, o apoio à Ucrânia caiu consideravelmente desde os 140 votos a favor que a primeira resolução da Assembleia-Geral obteve em favor da soberania da Ucrânia. Por outro lado, os 15 membros do Conselho de Segurança foram paralisados pelo poder de veto da Rússia.

A votação colocaria os delegados europeus em uma situação difícil. Para ser adotada, uma resolução precisa do voto de pelo menos nove dos 15 membros do Conselho de Segurança, sem vetos de nenhum dos cinco membros permanentes (EUA, Reino Unido, França, Rússia e China).

Portanto, a abstenção de alguns membros da União Europeia (França, Eslovênia, Dinamarca, Grécia) e do Reino Unido não seria suficiente para rejeitá-la.

Um funcionário do Departamento de Estado dos EUA anunciou que seu país vetará qualquer emenda.

Trump disse nesta segunda que a guerra na Ucrânia poderia terminar “em algumas semanas”, e Macron pediu que Kiev fosse incluída nas negociações, durante reunião entre os dois líderes na Casa Branca.

Antes das votações, o embaixador da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, elogiou Trump por perceber que Zelenski “não está interessado em ter paz em seu país porque está se agarrando ao poder.”

Avião com Ludmilla faz pouso de emergência após falha técnica no ar

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Ludmilla relatou aos seguidores que seu voo precisou fazer pouso de emergência após falha técnica no ar. Ela sinalizou que passa bem.

 

A cantora disse que estava a caminho de São Paulo. “A gente tá fazendo um pouso de emergência agora. Meu Deus, tava a caminho do evento da Kings League em São Paulo”.

Ludmilla explicou que retorno da aeronave ao Rio se deu pela falha técnica no ar. “Mas deu uma falha técnica no avião e a gente está tendo que pousar e agora voltando para o Rio de Janeiro. Não passa WiFi, gente”.

Na sequência, ela explicou que o pouso ocorreu bem. “Pousamos, amém! Menina que frio na barriga doido”.

Ludmilla não deu mais explicações sobre a falha técnica. Após sinalizar que tudo estava bem, ela postou uma publicidade.

Leia Também: Roberta Flack, cantora de ‘Killing Me Softly’, morre aos 88 anos

Federação anuncia datas, horários e locais das quartas do Paulista

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Federação Paulista divulgou nesta segunda-feira (24) as datas, horários e locais dos jogos pelas quartas de final do Paulista. Os confrontos serão realizados em partida única, entre sábado (1) e segunda-feira (3).

 

Corinthians, São Paulo, Santos e São Bernardo serão os mandantes. As equipes lideraram seus respectivos grupos e, por isso, jogarão em seus domínios.

Por outro lado, Mirassol, Novorizontino, Red Bull Bragantino e Palmeiras jogarão longe de seus torcedores. Em caso de empate no tempo regulamentar, as disputas irão para os pênaltis.

VEJA AS DATAS E HORÁRIOS DOS JOGOS

Sábado (1)

20h30 (de Brasília) – São Bernardo x Palmeiras – Primeiro de Maio
Transmissão: CazéTV, Uol Play, Nosso Futebol e Zapping

Domingo (2)

18h30 (de Brasília) – Corinthians x Mirassol – Neo Química Arena
Transmissão: RecordTV, CazéTV, Uol Play, Nosso Futebol e Zapping

20h45 (de Brasília) – Santos x Red Bull Bragantino – Vila Belmiro
Transmissão: CazéTV, Uol Play, Nosso Futebol e Zapping

Segunda-feira (3)

20h (de Brasília) – São Paulo x Novorizontino – MorumBis
Transmissão: TNT e Max

Campanha “A Vida Não Tem Reprise” conscientiza motoristas em São João da Barra

0
Foto: Divulgação PRF

Uma ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal, a Prefeitura de São João da Barra e a Câmara Municipal levou conscientização aos motoristas que passaram por Cajueiro na manhã deste sábado. A campanha “A Vida Não Tem Reprise” teve como objetivo alertar a população sobre a importância do respeito às leis de trânsito e incentivar a adoção de comportamentos mais seguros.

Realizada entre 9h30 e 12h30, a mobilização contou com a participação de cerca de 100 pessoas, que puderam aferir a pressão arterial e medir a glicose. Além disso, motoristas receberam orientações e panfletos informativos sobre segurança viária. Durante a blitz educativa, materiais foram distribuídos a praticamente todos os veículos que passaram pelo local.

A iniciativa busca não apenas reduzir o número de acidentes, mas também reforçar a importância da saúde dos condutores, destacando como pequenas atitudes podem fazer a diferença no trânsito. Para incentivar a adesão à campanha, os participantes receberam brindes como forma de reconhecimento.

A mobilização representa um passo importante na luta pela segurança viária e na preservação de vidas nas rodovias da região.

Mulher morre após ser atropelada por motociclista que fazia manobras perigosas em Guarus

0
Hospital Ferreira Machado/Foto: ClickCampos
Hospital Ferreira Machado/Foto: ClickCampos

No último sábado (22), Cleide Maria Deris Pessanha, de 51 anos, faleceu após ter sido atropelada por um motociclista no Parque Presidente Vargas, em Guarus, Campos dos Goytacazes.

O acidente aconteceu na sexta-feira (21), quando o condutor, que realizava manobras perigosas e empinava a moto, atingiu Cleide e fugiu sem prestar socorro. A vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Ferreira Machado (HFM), mas não resistiu aos ferimentos.

A polícia segue em busca do motociclista responsável pelo atropelamento.

Roberta Flack, cantora de ‘Killing Me Softly’, morre aos 88 anos

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Roberta Flack, lenda do R&B, morreu na manhã desta segunda-feira (24) aos 88 anos.

 

A informação foi confirmada, em nota, por um representante da artista à revista Variety. A causa da morte não foi divulgada.

“Nosso coração está partido após a morte da gloriosa Roberta Flack nesta manhã. Ela morreu tranquilamente, cercada por sua família. Roberta quebrou barreiras e recordes. Ela era também uma orgulhosa educadora”, afirma nota.

Leia Também: Shakira adia show na Colômbia

Responsável por cabeça de porco não poderá ir a jogos e terá conta excluída

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Responsável pelas cabeças de porco nos dois últimos clássicos entre Corinthians e Palmeiras, o torcedor Osni Fernando Luiz, o ‘Cicatriz’, ficará impedido de entrar em jogos e terá seu perfil no Instagram excluído. Ele foi detido nesta segunda-feira (24) para prestar depoimento e liberado em seguida.

 

Osni confessou o envolvimento no caso da cabeça de porco colocada em um dos portões do Allianz Parque, e indicou a participação de outra pessoa. Uma amiga do torcedor, que mora no litoral, seria a segunda envolvida no episódio.

Foram apreendidos celulares, máscaras, capacetes e a moto utilizada na ocasião, informou a Secretaria de Segurança Pública (SSP). A 6ª Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade) foi a responsável por cumprir mandado de busca e apreensão na residência do torcedor.

O torcedor foi impedido de entrar em jogos durante o processo, que segue em andamento. Ele precisará se apresentar ao batalhão de choque durante as partidas.

Além disso, sua conta nas redes sociais, que supera 60 mil seguidores, será excluída. Ele se identifica como Rafael Modilhane no Instagram.

Osni também estava envolvido na compra e no arremesso de uma cabeça de porco ao gramado da Neo Química Arena no fim do ano passado. Na ocasião, ele se apresentou na 6ª Drade, prestou depoimento e foi liberado.
Osni Fernando Luiz foi procurado pela reportagem, mas ele não irá se manifestar.

O QUE DISSE A SSP

“Após investigações que levaram à identificação do autor, a 6ª Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade) cumpriu mandado de busca e apreensão na residência dele, onde foram apreendidos celulares, máscaras, capacetes e a moto utilizada na ocasião. Durante depoimento o investigado confessou o envolvimento no caso e indicou a participação de outra pessoa. As diligências prosseguem para elucidar o caso.”

EPISÓDIO NO ALLIANZ PARQUE

A cabeça de porco foi jogada no estádio na madrugada do dia 6 de fevereiro, dia do clássico pelo Paulistão. Na ocasião, o Palmeiras buscou imagens de câmeras de segurança na região ao redor do estádio na tentativa de identificar possíveis suspeitos.

Envolvido na compra da cabeça de porco lançada na Neo Química Arena em 2024, Osni Fernando Luiz compartilhou a foto do episódio em suas redes sociais. Ele, porém, não assumiu a autoria do fato.

CASO NA NEO QUÍMICA ARENA

A cabeça de porco foi arremessada no gramado da Neo Química Arena durante a vitória do Corinthians sobre o Palmeiras pelo Brasileiro. O ato aconteceu durante o primeiro tempo da partida.

O vídeo de Osni com a cabeça de porco antes da partida viralizou nas redes sociais logo após ela ser jogada no gramado. No registro, ele aparece no Mercadão da Lapa com a parte do animal nas mãos.

Duas pessoas foram identificadas pela polícia ainda no estádio e conduzidas ao Jecrim (Juizado Especial Criminal) do estádio. Ambos negaram envolvimento no caso. Um boletim de ocorrência foi lavrado pela Drade (Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva), segundo apuração do UOL.

Os dois suspeitos de atirar o item no gramado foram liberados, após não aceitarem pagar um acordo de transação penal com o MP. Os autores do fato se recusaram a pagar R$ 4.000 cada um pelo acordo. A transação penal é um acordo entre o autor de um delito e o Ministério Público para evitar a instauração de um inquérito.

Osni foi flagrado jogando sacola com a cabeça por cima das grades do setor sul do estádio antes do clássico. As informações foram passadas por pessoas que trabalhavam na montagem da festa para recepção da equipe alvinegra, segundo Saad.

Reunião define detalhes do desfile dos blocos carnavalescos de São Francisco

0
Reunião define detalhes do desfile dos blocos carnavalescos de São Francisco

Na tarde desta segunda-feira (24), representantes dos blocos carnavalescos de São Francisco de Itabapoana se reuniram na prefeitura para acertar os últimos detalhes dos desfiles de carnaval. O encontro teve como objetivo definir as datas, horários, locais e as exigências do poder público para garantir a segurança dos foliões. Durante a reunião, também foram assinados os termos de autorização exigidos pelo 8º Batalhão de Polícia Militar e pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil.

O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Turismo e contou com a presença de representantes das Secretarias de Educação, Cultura e Tecnologia, Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, além da Guarda Civil Municipal e da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi). Ao todo, 15 blocos carnavalescos irão desfilar pelo município entre os dias 1o e 4 de março, todos previamente cadastrados na prefeitura.

Sheila Maria da Silva, que representou o bloco Mangus Folia, tradicional na cidade e com 12 anos de desfile, destacou a importância das reuniões organizativas. “Começamos com uma brincadeira com as crianças, e hoje temos um bloco com um perfil bem familiar.” Essas reuniões são fundamentais para a nossa organização, especialmente para sabermos como será a segurança, já que temos crianças no bloco e queremos garantir a segurança de todos os integrantes”, afirmou Sheila. A coordenadora de fiscalização, Sheila, ainda garantiu que a Guarda Municipal e a Emtransfi estarão à disposição para garantir a segurança durante os desfiles.

24 02 2025 Reunião Bloco Carnavalesco Personagem

O secretário de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Milson Mota, ressaltou a importância da parceria com os blocos para o sucesso da festa. “O nosso objetivo é garantir uma festa tranquila e segura para todos.” Com o apoio da Guarda Municipal, Emtransfi e Polícia Militar, vamos manter a ordem e assegurar que os foliões aproveitem o carnaval com muito mais segurança. Reforçamos também que a venda de bebidas em garrafas de vidro será proibida durante os desfiles, visando a integridade física de todos”, afirmou o secretário.

Confira a programação completa de shows e blocos que você encontra nas redes oficiais da prefeitura de São Francisco de Itabapoana.

Iniciado Mutirão de Atualização do CadÚnico para beneficiários do Cartão Goitacá

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foi iniciado, nesta segunda-feira (24), o Mutirão de Atualização do Cadastro Único voltado para beneficiários do programa Cartão Goitacá. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, está convocando cerca de 2.600 famílias assistidas para atualizarem seus cadastros. A ação acontece na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca, sempre a partir das 9h, até quinta-feira (27). A lista completa com o nome dos convocados pode ser conferida AQUI.
Por dia, a previsão é de que 600 pessoas sejam atendidas pelo Mutirão. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, a ação foi convocada para evitar que famílias atendidas pelo Cartão Goitacá tenham o benefício bloqueado ou suspenso, já que a inscrição no CadÚnico bem como a atualização da base de dados são critérios para permanência no programa.
“É necessário que as pessoas estejam atentas ao chamado que foi divulgado nos veículos oficiais, porque sem a atualização cadastral desses dados, infelizmente, o benefício pode ser suspenso, porque presumimos que a pessoa não está mais no perfil para ter o benefício. A partir disso, ele pode ser suspenso, bloqueado e, posteriormente, cancelado. Não deixem de vir, porque é uma condição para continuar no programa, mas só aquelas que foram convocadas”, falou o secretário.
Moradora em Ururaí, Karla Vitória Rosa Gomes foi com a filha recém-nascida, atualizar os dados e elogiou o atendimento recebido neste primeiro dia de Mutirão. “No meu caso, o CadÚnico já tinha passado do prazo para atualizar, então eu recebi a convocação e vim para resolver, porque, neste momento, o Cartão Goitacá ajuda bastante. O atendimento foi muito rápido e consegui atualizar”, disse a dona de casa.
Cartão Goitacá é benefício de transferência de renda no valor de R$ 200 mensais a famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, são 20 mil famílias beneficiadas. De acordo com a coordenadora de Programas de Transferência de Renda da Prefeitura, Marcélia Cardoso, mensalmente são feitos cruzamentos de dados para verificar se os beneficiários, que precisam estar inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, ainda atendem aos critérios do programa.
“É importante que as pessoas saibam que hoje, em Campos, principalmente no que diz respeito à nossa transferência de renda municipal, que é o Cartão Goitacá, ela não funciona sem o Cadastro Único. Tanto que para a pessoa ser inserida no programa, ela tem que estar no Cadastro Único, tem que ter o número de NIS e sua renda per capita tem de ser R$ 218. Existe esse processo de averiguação, que é um processo que é anual para o cartão Goitacá e a cada dois anos para o Cadastro Único. As famílias precisam estar atentas a esse período, indo ao CRAS todos os anos para atualizar o seu cadastro, para fazer a avaliação e reavaliação do Cartão Goitacá”, disse.
Para ser atendido, o titular do Cartão Goitacá deve ficar atento às documentações necessárias, que são as mesmas para o atendimento de atualização comum do Cadastro Único. A ação acontece através de senha, que é entregue aos titulares do CadÚnico entre público comum e prioridade.
“O Cadastro Único é uma base nacional que serve para muitos programas sociais nas três esferas. Ele serve para programas sociais a nível municipal, estadual e a nível federal. Quem está inscrito no Cadastro Único, de maneira nenhuma, pode se esquecer do compromisso que ela tem de atualizar essa base. Devem ser informadas alterações como escola, endereço, composição familiar, renda, entre outras. A ação está acontecendo hoje na maior tranquilidade e vai até quinta-feira”, disse a coordenadora da Gestão do Cadastro Único em Campos, Kamilla Oliveira.
AGENDAMENTO SUSPENSO – Em função do Mutirão entre os dias 24 e 27 de fevereiro não haverá abertura de agendamento para atualização do Cadastro Único. Além disso, entre os dias 28 de fevereiro e 14 de março, o atendimento ficará indisponível para a transição de sistema do CadÚnico, que se tornará, a partir de março, uma plataforma online de interligação de diferentes bases de dados do Governo Federal. Neste período (28 de fevereiro a 14 de março), os profissionais que atuam no CadÚnico passarão por capacitações. A abertura do agendamento para inclusão e atualização do CadÚnico será retomada no dia 14 de março, a partir das 9h, através do site.

Prefeita participa de reunião com mães atípicas para tratar de demandas do Centro de Terapias Especiais

0
Prefeita participa de reunião com mães atípicas para tratar de demandas do Centro de Terapias Especiais

A prefeita de São Francisco de Itabapoana, Yara Cinthia, participou nesta segunda (24) de uma reunião com o “Grupo Mães Atípicas”, com o objetivo de discutir soluções e atender às demandas das famílias que têm crianças com necessidades especiais. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença de representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Cultura e Tecnologia, que estão diretamente envolvidas no atendimento e no cuidado das crianças no Centro de Terapias Especiais.

Durante a reunião, a prefeita Yara Cinthia reforçou o compromisso da administração municipal em promover o bem-estar e a inclusão das crianças atípicas no município. Ela afirmou que todos os esforços serão feitos para garantir que cada criança receba o atendimento necessário, com qualidade e dedicação. “Estamos aqui para ouvir as mães, entender suas necessidades e trabalhar juntos para melhorar os serviços prestados, garantindo que todas as crianças atípicas da nossa cidade tenham acesso ao que é fundamental para seu desenvolvimento”, afirmou.

Yara também lembrou que a participação das Secretarias de Saúde e Educação é fundamental para que os cuidados com as crianças sejam realizados de forma integrada e eficaz, promovendo um ambiente de apoio e acolhimento. A reunião reafirmou o compromisso da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana em buscar soluções que atendam às necessidades dessa importante parcela da população.

3J5A2297

A prefeita também informou que o Centro de Terapias Especiais, uma iniciativa que foi idealizada por ela quando ainda era vereadora, vai ter atendimentos e especialidades ampliadas.

— O Centro de Terapias Especiais é um sonho que se concretizou e que agora irá se expandir, com mais serviços e profissionais, para poder atender a um número maior de crianças e adolescentes. Estamos comprometidos em garantir um atendimento de qualidade e aumentar a oferta de serviços para todas as famílias — destacou Yara Cinthia.

O Centro tem como objetivo proporcionar atendimento especializado para crianças com diferentes tipos de deficiência, oferecendo tratamentos terapêuticos, acompanhamento psicológico e programas de reabilitação.

3J5A2363

Euzilene Rodrigues, representante do grupo, destacou a importância do diálogo com o poder público e a atenção recebida pela prefeita. “A união entre as mães é fundamental e nos dá uma força imensa. Cada uma de nós tem uma história única, mas todas buscamos o melhor para nossos filhos. O mais importante é que sentimos um olhar carinhoso e atento da prefeita, que, em pouco mais de um mês, já está buscando atender aos nossos pedidos. Ela já determinou a ampliação do atendimento e a inclusão de mais especialidades médicas, o que para nós é uma grande conquista”, declarou Euzilene.

galleryatipica/gallery

Veja a classificação final do Paulista

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A primeira fase do Campeonato Paulista terminou, e teve time que ficou entre os quatro melhores na classificação geral, mas não avançou ao mata-mata. A Ponte Preta superou pontuações de São Paulo e Santos, mas terminou na terceira colocação do Grupo D e acabou fora das quartas de final.

 

O QUE ACONTECEU

O Corinthians liderou o Grupo A, a classificação geral e é o time que mais venceu no Estadual até então. O Alvinegro conquistou 27 pontos, com oito triunfos, três empates e uma derrota. Além disso, foram 20 gols marcados e 13 sofridos.

São Bernardo, Palmeiras, e a eliminada Ponte Preta completam o G4. A derrota para o Red Bull Bragantino na última rodada -somado ao triunfo do time de Abel Ferreira- tirou a equipe de Campinas do mata-mata do Estadual.

São Paulo, Santos, Novorizontino, Mirassol e Red Bull Bragantino completam o G-9. Eles seguirão somando pontos durante o mata-mata, para definir os confrontos das semifinais e também os mandos de campo.

Na parte debaixo, o Noroeste escapou do rebaixamento, diferentemente de Água Santa e Inter de Limeira. A lanterna Inter, inclusive, caiu para a Série A2 sem uma vitória sequer.

COMO FICOU A CLASSIFICAÇÃO GERAL

1 – Corinthians – 27 pontos*
2 – São Bernardo – 23 pontos*
3 – Palmeiras – 23 pontos*
4 – Ponte Preta – 22 pontos
5 – São Paulo – 19 pontos*
6 – Santos – 18 pontos*
7 – Novorizontino – 18 pontos*
8 – Mirassol – 17 pontos*
9 – Red Bull Bragantino – 17 pontos*
10 – Guarani – 13 pontos
11 – Velo Clube – 13 pontos
12 – Portuguesa 13 pontos
13 – Botafogo-SP – 11 pontos
14 – Noroeste – 8 pontos
15 – Água Santa – 7 pontos
16 – Inter de Limeira – 7 pontos

* times classificados para as quartas de final

Os jogos das quartas de final

Corinthians x Mirassol
Santos x Red Bull Bragantino
São Paulo x Novorizontino
São Bernardo x Palmeiras

** as datas e horários ainda serão divulgados pela FPF

Criança de um ano morre após ser atingida por portão em Campos

0
HFM/Foto: Reprodução
HFM/Foto: Reprodução

Na tarde deste domingo (23), um trágico acidente resultou na morte do pequeno Rhavi Lucca, de um ano e oito meses, em Guandu, região próxima a Travessão de Campos. O menino sofreu ferimentos graves ao ser atingido pelo portão de ferro da residência.

Seus pais o socorreram imediatamente e o levaram ao Hospital Ferreira Machado (HFM). No entanto, apesar dos esforços da equipe médica, Ravi não resistiu e faleceu às 18h45, vítima de traumatismo cranioencefálico.

O velório está marcado para esta segunda-feira (24), às 18h, no Cemitério de Travessão.

Acordo de Hugo Motta pretende aumentar número de deputados de 513 para 527

0

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), quer construir um acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF) para alterar o número de deputados federais de 513 para 527. A ideia é que as bancadas que representam os Estados se ajustem às estimativas populacionais do Censo de 2022, mas sem que alguns percam vagas.

 

Uma proposta para essa finalidade pode ser colocada em tramitação depois do Carnaval. Se ocorrer, a mudança no número de deputados será a primeira desde 1993.

A Corte determinou em agosto de 2023 que a Casa defina a proporcionalidade de representação estadual, ou seja, o número de deputados para cada Estado, de acordo com a população apontada pelo Censo de 2022. A decisão analisava uma ação movida pelo Estado do Pará.

As mudanças populacionais apontadas pelo Censo de 2022 indicam alguns Estados estão sub-representados, enquanto outros têm deputados a mais. Bancadas como as de Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba e Piauí seriam as que mais perderiam vagas com o ajuste. Já a bancada do Pará ganharia quatro novas cadeiras.

Em entrevista à Rádio Arapuan, em João Pessoa (PB), no início do mês, Hugo Motta declarou que quer encontrar uma alternativa em que ninguém saia perdendo.

“Perder essa representatividade é perder orçamento, tira vozes importantes e o critério também não é justo. Quem cresceu tem o direito. Penso que a solução seria um acordo, combinado com o Supremo, para que se aumente a quantidade de deputados federais e ninguém perca”, disse Motta.

Ele também demonstrou preocupação com os impactos da mudança aos olhos da opinião pública, já que o aumento de deputados significaria o aumento dos custos da Câmara para o contribuinte. “Temos que fazer o dever de casa para que isso não represente aumento do custo da Casa”, disse Motta na ocasião.

O prazo dado pelo STF para que a mudança ocorra é até o dia 30 de junho. Se a partir dessa data o Legislativo não tiver aprovado uma lei complementar sobre o tema, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é quem vai determinar, até outubro (um ano antes do pleito), o número de cadeiras que cada unidade da Federação terá nas eleições de 2026.

De acordo com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), 14 Estados teriam mudança nas bancadas para que elas refletissem as estimativas populacionais do Censo de 2022. O Rio de Janeiro perderia quatro vagas, enquanto Rio Grande do Sul, Piauí, Paraíba e Bahia perderiam duas. Pernambuco e Alagoas teriam uma vaga a menos.

Já outros sete Estados ganhariam com a mudança. Santa Catarina e Pará teriam quatro novas vagas e o Amazonas, duas. Ceará, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso ganhariam um parlamentar.

Já há um projeto de lei em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara que visa fazer a adequação de acordo com a decisão do STF. O projeto estava para ser votado no final do ano passado, mas a pressão de deputados da bancada do Rio, em especial, adiou a análise.

Leia Também: Revisão da Ficha Limpa tornaria inócuas punições como a de Bolsonaro e Crivella

Leia Também: Rumble e empresa de Trump pedem liminar para que ordens de Moraes não sejam cumpridas nos EUA

Hariany Almeida anuncia fim de namoro com Matheus Vargas, filho de Leonardo

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Hariany Almeida anunciou que não está mais namorando o cantor Matheus Vargas, filho de Leonardo. É o segundo filho de Leonardo que termina relacionamento em menos de uma semana.

 

Hariany fez anúncio do fim do namoro na noite de domingo (23) e pediu para que fãs não questionem motivação: “Em respeito a meus fãs, venho comunicar que eu e o Matheus não namoramos mais”.

A influenciadora disse que não estava em um bom momento: “Estou mal, espero que me entendam, e não me questionem”, escreveu nos Stories do Instagram.

Matheus Vargas ainda não falou sobre o assunto em rede social. Última publicação dele no Instagram foi de 13 de fevereiro, com uma participação no programa da cunhada Virginia Fonseca, no SBT.

Apesar de escrever que estava mal, na manhã desta segunda-feira (24) Hariany já apareceu sorridente. Ela divulgou link de vendas de sua marca de marca de roupas, a Wemood.

Término de Hariany com Matheus foi o segundo desde a última semana na família do cantor Leonardo. Na quarta (29), Bruna Marquezine e João Guilherme terminaram a relação de “forma amigável”.

Hariany esteve na festa de aniversário do agora ex-cunhado no começo do mês em Goiás. Ela chegou a abrir os pontos de cirurgia nos seios após “exageros”.

Ela namorava o cantor Matheus Vargas, um dos seis filhos do sertanejo Leonardo, há um ano e meio. Os dois se conheceram nos bastidores de um clipe dele e assumiram romance em setembro de 2023, chegando a posarem juntos no Rock in Rio.

Leia Também: Bruna Marquezine e João Guilherme terminam namoro