Home Blog Page 1564

Hamas liberta 5 dos 6 reféns previstos na primeira fase do cessar-fogo

0

O Hamas entregou na madrugada deste sábado (22), outros 3 reféns, totalizando cinco dos últimos seis reféns vivos previstos para serem trocados na primeira fase do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza, que entrou em vigor em 29 de janeiro.

 

O movimento terrorista palestino já havia entregado dois reféns, por volta das 5h deste sábado (horário de Brasília): Tal Shoham, de 40 anos, e Avera Mengistu, de 39 anos. Eles foram entregues à Cruz Vermelha em Rafah, no sul de Gaza.

Outros três reféns foram entregues pelo Hamas à Cruz Vermelha em um segundo ponto de entrega, na região central da Faixa de Gaza, em Nuseirat, por volta das 7h40 (horário de Brasília). Israel confirmou o recebimento dos cinco libertados. De acordo com a agência de notícias Reuters

Até a última atualização, haviam sido resgatados Tal Shoham e Avera Mengisto (em Rafah), além de Omer Shem, Eliya Cohen e Omer Wenkert (em Nuseirat), conforme informações da agência de notícias Reuters. A libertação de Hisham Al-Sayed é esperada para as próximas horas.

Quatro dos reféns, Eliya Cohen, 27 anos, Tal Shoham, 40, Omer Shem Tov, 22, e Omer Wenkert, 23, foram sequestrados durante o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023.

Já Avera Mengisto, 39 anos, e Hisham Al-Sayed, 36, foram capturados separadamente após entrarem na Faixa de Gaza há cerca de uma década, sob circunstâncias ainda não esclarecidas.

Em contrapartida, Israel deverá libertar 602 prisioneiros palestinos que estão sob custódia em seus centros de detenção.

O acordo de troca de reféns e prisioneiros foi mantido, apesar das tensões recentes entre as partes, que quase resultaram no rompimento do cessar-fogo. Desde a entrada em vigor do cessar-fogo, em 19 de janeiro, esta é a sétima troca de reféns por prisioneiros.

Leia Também: Trump critica Biden por comprar petróleo à Venezuela e “fortalecer” Maduro

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 120 milhões

0

As seis dezenas do concurso 2.832 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 120 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

As seis dezenas do concurso 2.832 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 120 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

 

Flamengo enfrenta o Maricá no Maracanã para conquistar a Taça Guanabara

0

O Flamengo pode conquistar o título da Taça Guanabara, oferecido ao primeiro colocado da fase de classificação, neste sábado, quando enfrenta o Maricá pela 11ª rodada, a partir das 19 horas, no Maracanã. Se vencer tem amplas condições de terminar na frente do Volta Redonda, com quem divide a liderança, com 20 pontos.

Acontece que os dois times têm as mesmas seis vitórias, no entanto, o Flamengo tem larga diferença no saldo de gols: 15 a 3. O Volta Redonda vai jogar contra o Boavista, em Saquarema, e teria que vencer e tirar uma diferença de 12 gols, algo improvável.

Ser campeão é o primeiro passo para o Flamengo depois conquistar o título do Campeonato Carioca, uma vez que entrará com a vantagem nas semifinais de jogar por dois resultados iguais ou maior placar agregado contra o quarto colocado.

No último sábado, o time do técnico Filipe Luís teve uma grande atuação e venceu por 2 a 0 o Vasco, no clássico disputado no Maracanã. Antes, em jogo atrasado, bateu por 1 a 0 o Botafogo.

A principal novidade será a volta do meia Gerson, que cumpriu suspensão automática. É importante porque De La Cruz está se recuperando de um corte no pé sofrido em casa e virou dúvida para o confronto.

Fora dos últimos dois jogos, o lateral-esquerdo Ayrton Lucas está recuperado de uma pancada no joelho esquerdo e já voltou a treinar com o restante do elenco. Ele deve jogar porque Alex Sandro está em tratamento de uma lesão na coxa esquerda. Lateral-direito de origem, Varela foi improvisado no setor nos últimos jogos.

A tendência é que Filipe Luís preserve alguns titulares. O comandante já afirmou em algumas ocasiões que não planeja desgastar completamente os atletas no Carioca. “Estou tentando dar minutos para todos os jogadores. No entendimento da preparação física, alguns precisam de mais minutos. Agora vem o Maricá, depois a semifinal, e vamos continuar usando todos os jogadores para chegar bem no Brasileirão. A temporada é longa e temos que saber respeitar os processos.”

Alternando entre trabalhos na academia e no campo, o atacante Juninho deve seguir de fora, finalizando tratamento de um edema muscular na coxa direita. Por outro lado, Michael segue se recuperando de uma lesão na coxa esquerda, sofrida contra o Vasco, no último sábado. O lateral-direito Daniel Sales, o volante Pablo Lúcio e o atacante Wallace Yan, da base, foram novidades nos treinos da semana.

O Maricá tem 12 pontos, em nono lugar, e briga para ficar entre os oito melhores e depois brigar pela Taça Rio, que vai reunir os times da quarta à oitava posições. Por outro lado, no último domingo, o time deixou a desejar e perdeu para a Portuguesa por 3 a 1, no estádio Luso-Brasileiro.

Garantido na primeira divisão do Carioca no ano que vem, o Maricá, atual campeão da Copa Rio e da segunda divisão estadual, cumpriu seu principal objetivo neste início de ano. Nesta última rodada, terá o retorno do volante Bezerro. O atleta não entrou em campo contra a Portuguesa, na última rodada, porque estava cumprindo suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

A tendência é que a base da escalação usada na última rodada seja mantida. A principal dúvida está na lateral-direita, onde Magno Nunes, destaque na última temporada, disputa a condição de titular com Almir Sóta, atuou diante da Portuguesa.

O ‘Tsunami’, como é chamado, é treinado por Reinaldo, velho conhecido da torcida do Flamengo. Ex-atacante revelado pelo clube rubro-negro, ele teve passagens por grandes times do futebol brasileiro e do exterior, como Botafogo, São Paulo, Santos, Paris Saint-Germain, da França, entre outros.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO X MARICÁ

FLAMENGO – Matheus Cunha; Wesley, Léo Pereira, Léo Ortiz e Varela (Ayrton Lucas); Allan (Erick Pulgar), Evertton Araújo e Gerson; Luiz Araújo, Bruno Henrique e Everton Cebolinha (Gonzalo Plata). Técnico: Filipe Luís.

MARICÁ – Dida; Almir Sóta (Magno Nunes), Mizael Monteiro, Sandro Silva e João Victor; Cleyton, Vinícius Matheus e Walber; Denilson, Jonathan Chula e Hugo Borges. Técnico: Reinaldo Oliveira.

ÁRBITRO – Yuri Elino Ferreira da Cruz.

HORÁRIO – 19h.

LOCAL – Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

Ex-atriz do ‘Zorra’ vai se casar com ex-chefão da CBF, 50 anos mais velho

0

Clara Brasil, ex-atriz do programa “Zorra Total”, de 32 anos, e Marco Polo Del Nero, ex-presidente da CBF de 83 anos, confirmaram que pretendem se casar em breve, após seis anos de namoro. O casal, que chamou atenção desde o início por causa dos 50 anos de diferença de idade, enfrenta críticas desde o início do relacionamento. Apesar disso, Clara mostrou recentemente que os dois seguem firmes, compartilhando momentos juntos em Angra dos Reis, um dos destinos favoritos do casal.

 

Clara, que soma 444 mil seguidores no Instagram, utiliza as redes sociais para compartilhar sua rotina de exercícios, cuidados pessoais, viagens e receitas saudáveis. Antes de sua relação com Del Nero, ela teve uma trajetória variada, incluindo participações no programa “Zorra Total”, desfiles como musa da Viradouro e uma breve incursão na música sob o nome artístico de Clariane Caxito. Apesar das mudanças na carreira, Clara mantém sua presença ativa como influenciadora digital.

Marco Polo Del Nero, por sua vez, vive longe do cenário esportivo desde que foi banido pela FIFA em 2018, acusado de corrupção e outros crimes investigados pelo FBI. Mesmo mantendo o romance longe dos holofotes por boa parte do tempo, o ex-dirigente agora se prepara para oficializar a relação com Clara, que se tornou um dos pilares de sua vida pessoal nos últimos anos.

Leia Também: Drew Barrymore, atriz que cresceu à frente do público, completa 50 anos

Ponto final! Maiara termina noivado com Mohamed Nassar

0

Maiara, de 37 anos, está solteira novamente. O fim do namoro com o empresário Mohamed Nassar foi confirmado por Leo Dias no programa “Focalizando” desta sexta-feira (21). O relacionamento começou no final de 2024 e ganhou visibilidade após trocas de carinho públicas, como durante o festival “Buteco”, de Gusttavo Lima, em dezembro.

 

Os rumores do romance surgiram após o casal ser visto de mãos dadas em um cruzeiro musical da dupla Maiara e Maraisa. Nassar, proprietário de uma loja de eletrônicos e perfumes em Ciudad del Este, Paraguai, chegou a brincar pedindo Maiara em casamento na festa de 50 milhões de seguidores de Virginia Fonseca. Apesar das demonstrações públicas de afeto, o relacionamento foi breve e chegou ao fim poucos meses depois.

Agora, Maiara está aproveitando um período de descanso antes de retomar sua agenda de shows. A próxima apresentação da dupla Maiara e Maraisa acontece no dia 28 de fevereiro, na cidade de Barreiras, na Bahia.

Leia Também: Ex-atriz do ‘Zorra’ vai se casar com ex-chefão da CBF, 50 anos mais velho

Hailey está “preocupada” com Justin Bieber após vídeo bizarro do cantor

0

Hailey Bieber está “muito preocupada” com o marido, Justin Bieber. 

 

Uma fonte revelou ao Page Six que a empresária não reagiu bem a um vídeo que se tornou viral e no qual o cantor demonstra um comportamento bizarro.

“[Hailey] não sabe como lidar com as coisas a esta altura do campeonato. Justin está passando um momento difícil e a Hailey está fazendo o seu melhor para o apoiar, mas não há muita coisa que possa fazer”, realça a mesma fonte.

“A Hailey ama o Justin de todo o coração, mas isso não significa necessariamente que esteja feliz”, acrescenta.

Além de Hailey, também os amigos do artista já se mostraram preocupados: “Têm visto os altos e baixos na sua relação com a Hailey. É algo sobre o qual ele já falou, não é novidade nenhuma”. 

No vídeo viral, que pode ver abaixo, o intérprete de ‘Never Say Never’ aparece conversando com a diretora da Refinery29 Sara Tan enquanto sorri de forma estranha.

@parismatch #justinbieber #rhode #haileybieber #tiktokmusic original sound – Shehan Perera

Leia Também: Advogado de Sean ‘Diddy’ Combs entra com pedido para se retirar do caso

Drew Barrymore, atriz que cresceu à frente do público, completa 50 anos

0

Drew Barrymore é uma cara muito conhecida do público, pois cresceu à frente das câmaras. 

 

A atriz e apresentadora ficou famosa com apenas sete anos, quando fez parte do filme ‘E.T. O Extraterrestre’, de 1982. 

Durante a vasta carreira, recebeu vários prêmios, entre eles um Globo de Ouro e um Emmy. 

Hoje, 22 de fevereiro, Drew Barrymore completa 50 anos de vida e, por isso, destacamos imagens na galeria que mostram como cresceu diante do público. 

Leia Também: Hailey está “preocupada” com Justin Bieber após vídeo bizarro do cantor

CEO do Manchester United toma medida implacável e ‘ameaça’ funcionários

0

O jornal inglês The Guardian publicou, nesta sexta-feira, um artigo no qual revela que Omar Berrada, CEO do Manchester United, enviou um e-mail a todos os funcionários do clube, alertando que eles poderão ser demitidos caso continuem vazando informações confidenciais para a imprensa.

 

Nos últimos anos, ocorreram diversas fugas de informação no clube comandado por Ruben Amorim, e Berrada iniciou uma investigação para identificar os responsáveis. A mensagem explica que o vazamento de informações sigilosas será considerado “falta grave” e poderá resultar na demissão do funcionário envolvido.

O e-mail de Omar Berrada não foi bem recebido por alguns funcionários, que temem perder seus empregos. Curiosamente, o aviso não teve o efeito esperado, já que a mensagem acabou chegando à imprensa.

“Qualquer pessoa que divulgue informações fora do clube está violando suas obrigações de confidencialidade, e somos muito claros quanto ao fato de que isso será considerado uma falta grave. Para proteger o clube e seus colegas, estão sendo tomadas medidas adicionais para evitar futuras violações de confidencialidade e também para identificar quaisquer responsáveis. Os jornalistas são extremamente habilidosos na obtenção de informações de múltiplas fontes”, diz o e-mail.

Essa mensagem surge em um momento complicado para o Manchester United. Os resultados do time comandado por Ruben Amorim estão abaixo do esperado e, atualmente, os Red Devils ocupam a 15ª posição na Premier League, com apenas 29 pontos em 25 jogos. Além disso, há insatisfação fora dos gramados devido ao aumento no preço dos ingressos e à demissão de vários funcionários.

Leia Também: STF homologa acordo que reconhece Ednaldo Rodrigues no comando da CBF

Victor Hugo é o vencedor do Festival de Música da SMECT

0
Victor Hugo é o vencedor do Festival de Música da SMECT

A Praia de Manguinhos foi palco de uma noite inesquecível nesta sexta-feira (21), com a grande final do Festival de Música promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT). O grande vencedor da noite foi Victor Hugo, que encantou o público e conquistou o 1º lugar, consolidando-se como um dos novos talentos da música local.

A programação da noite foi animada pelas apresentações de Edvane Santos e Banda, que trouxe energia ao palco, e pela talentosa Larissa Sobrinho, que emocionou todos os presentes com sua bela voz.

Os finalistas da competição — Soraya Souza, Raquel Lemos, Elizângela Santos, Kézia Marta, Davi Marins, Júnior Silva, Lucas Dias, Josué Gomes, Maria Vitória e Victor Hugo — deram um verdadeiro show de talento, técnica e emoção. A disputa foi acirrada e cheia de momentos emocionantes.

Corpo 2 fest

Após as apresentações, o júri, composto por Gustavo Alves, Léo Brun, Larissa Sobrinho, Roberto Acruche e Elias Oliveira, elegeu os vencedores da noite: 1º lugar – Victor Hugo, 2º lugar – Júnior Silva, e 3º lugar – Lucas Dias.

A prefeita Yara Cinthia, que prestigiou o evento, destacou a importância do festival para o fortalecimento da cultura local e o incentivo aos novos talentos da música. “É um orgulho para nós apoiar iniciativas como essa, que valorizam a arte e revelam grandes artistas da nossa região”, afirmou.

Com um público vibrante e performances inesquecíveis, o Festival de Música da SMECT se consolidou como um evento de destaque no calendário cultural do município. A expectativa é que, nas próximas edições, o festival continue a promover a arte e os talentos locais.

A programação de verão da SMECT termina neste sábado (22), com o último Luau de Verão em Barra do Itabapoana, a partir das 21h, com o show de Félix Oliveira e Banda, além da participação especial do DJ Aquiles.

 

Confira mais imagens: 

galleryFestival de musica smect/gallery

EUA querem usar US$ 300 bi tomados da Rússia na Ucrânia

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os Estados Unidos querem que a Rússia aceite empregar suas reservas internacionais congeladas no exterior como parte das sanções pela invasão da Ucrânia, cerca de US$ 300 bilhões (R$ 1,7 trilhão) para reconstruir o país vizinho.

 

A negociação foi aberta em Riad, na Arábia Saudita, onde as delegações russa e americana se encontraram pela primeira vez na terça-feira (18) para discutir o fim do conflito. A ausência de ucranianos e europeus à mesa gerou uma crise ainda em curso entre Washington e Kiev.

A oferta sobre as reservas foi revelada pela agência de notícias Reuters. Segundo a reportagem, a Rússia disse que aceitaria o trato se um terço do valor fosse colocado para a reconstrução das áreas que domina no leste e sul do país.

Com a Crimeia anexada em 2014, Vladimir Putin controla 20% da Ucrânia, e os EUA já indicaram concordar com que ele fique com o território.

A Folha ouviu uma pessoa com conhecimento das linhas gerais das discussões em Moscou. Ela confirmou que o assunto está na mesa, dentro das discussões acerca do fim gradual das sanções impostas à Rússia que a desconectaram do sistema internacional de pagamentos, o Swift.

Ressalvando não ter informações mais detalhadas sobre a suposta contrapartida de investimento nas áreas ocupadas, essa mesma pessoa disse que os russos não gostaram da proposta.

O motivo é óbvio: Putin e outras autoridades russas denunciam que o congelamento dos fundos, a maior parte deles na Bélgica, equivale a um assalto. Em retaliação, diversos ativos de empresas de países ocidentais que aplicaram sanções a Moscou foram nacionalizados ou vendidos a russos.

O debate mostra que, apesar do giro de 180 graus de Trump em direção à Rússia, ainda há muita desconfiança de lado a lado. Como a Folha relatou, em Moscou há animação e cautela, incluindo o temor de que o americano queira alijar a China de seu principal parceiro estratégico -com efeito, o Kremlin anunciou nesta sexta-feira (21) que Putin e Xi Jinping irão “conversar em breve”.

O dinheiro está depositado em bancos na forma de títulos do Tesouro, a maior parte de países europeus (US$ 200 bilhões), mas também de EUA, Reino Unido, Japão e outros países. O valor bloqueado equivale a quase metade dos US$ 627 bilhões (R$ 3,5 trilhões) em reservas estrangeiras e em ouro que o Banco Central russo declarou em 2024.

Essa magnitude parece tornar difícil o negócio, mas por outro lado coloca uma fatura para a absorção dos territórios ocupados. No acordo de paz que quase vingou no começo da guerra, isso não estava na mesa, mas Kiev aceitava a cessão de suas terras como temporária, para discussão futura em até 15 anos.

Agora, ainda não se sabe como ficará essa questão, que até antes de Trump voltar ao poder era inaceitável para o governo de Zelenski.

A Rússia já destinou, em seus orçamentos de 2023 e 2024, US$ 60 bilhões (R$ 342 bilhões) para as regiões de Lugansk, Donetsk, Zaporíjia e Kherson, anexadas por Putin de forma ilegal em 2022. Como a Folha mostrou em novembro, as obras seguem em ritmo acelerado, mas boa parte dos recursos é destinado a programas secretos, presumidamente militares.

O Banco Mundial estimou, no ano passado, que a reconstrução da Ucrânia, considerando aí o lado sob controle de Kiev, custaria ao menos US$ 486 bilhões (R$ 2,7 trilhões).

Em reunião em 2024, o G7, grupo das nações mais ricas que já incluiu a Rússia no passado, defendeu o uso dos recursos congelados do Kremlin para a reconstrução ucraniana.

A ideia é malvista na China e em países que buscam o não alinhamento no conflito, como a Índia e o Brasil. O temor é o do estabelecimento de um precedente segundo o qual nenhuma reserva internacional está a salvo em caso de conflito, algo que também incomoda segundo relatos o Banco Central Europeu, pois mina a confiança no euro.

Advogado de Sean ‘Diddy’ Combs entra com pedido para se retirar do caso

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Anthony Ricco, um dos advogados que representam Sean “Diddy” Combs, entrou com um pedido nesta sexta-feira (21) para sair da representação legal do rapper, preso por tráfico sexual e extorsão. A informação é da revista especializada Variety.

 

“Embora eu tenha fornecido a Sean Combs o alto nível de representação legal esperado pelo tribunal, sob nenhuma circunstância posso continuar a servir efetivamente como advogado de Sean Combs”, escreveu em seu pedido. Segundo Ricco, há “razões suficientes”, protegidas pelo privilégio entre advogado e cliente, para explicar o pedido vago.

Outros representantes legais de Diddy, como Marc Agnifilo e Teny Geragos, continuarão no caso. O artista, que está detido no Brooklyn, em Nova York, nega todas as acusações apresentadas contra ele.

Segundo Ricco, não haverá atraso na seleção do júri ou do próprio julgamento, marcado para maio. Ele foi inicialmente contratado em setembro, quando o rapper foi preso.

Mais de 100 pessoas acusaram Diddy de participar em atividades ilegais após sua prisão em 16 de setembro. Em uma nota, sua defesa acusa as táticas de serem “tentativas claras para obter publicidade” e mantém a inocência do rapper.

Leia Também: Morre Peter Jason, ator de ‘Karatê Kid’ e ‘Jurassic World’, aos 80 anos

Bolsa encontrada no hotel em que Liam Payne morreu pode ajudar a esclarecer caso

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Segundo investigações periciais, uma bolsa de couro que pertencia a Liam Payne pode ajudar a esclarecer a morte do cantor. A informação é do jornal britânico Daily Mail.

 

Está é a revelação mais recente a respeito do caso envolvendo o ex-vocalista do One Direction, que morreu após cair da varanda de um hotel na Argentina em outubro de 2024.

Na época, objeto foi descoberto na sacada do segundo andar do local, abaixo do quarto em que o músico estava hospedado, e continha um conjunto de pílulas, uma garrafa de uísque Jack Daniel’s e um bilhete com o escrito “para Liam”.

O objeto pode sugerir que Payne estivesse tentando fugir de uma possível ameaça. Além da peça, um chapéu e outra bolsa foram encontrados próximos ao corpo do artista.

Segundo o Daily Mail, fontes próximas afirmam que a suposta tentativa de fuga não teria sido a primeira de um lugar em que Payne estava hospedado.

Em setembro do ano passado, ele também teria tentado escapar de uma propriedade na Flórida após um suposto desentendimento com seu segurança pelo abuso de drogas.

A teoria defendida pelo juiz responsável pelas investigações do caso defende que o cantor teria sido levado por funcionários, enquanto estava inconsciente, de volta ao seu quarto, onde caiu da sacada dez minutos mais tarde.

“Eu mantenho que a pessoa em questão tentou sair pela sacada do local onde estava porque os peritos forenses notaram que ele não perdeu o equilíbrio. Foi assim que a queda aconteceu”, afirmou ele em janeiro.

STF homologa acordo que reconhece Ednaldo Rodrigues no comando da CBF

0

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou nesta sexta-feira (21) um acordo firmado entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), cinco dirigentes da entidade e a Federação Mineira de Futebol (FMF) para encerrar a disputa judicial contra a eleição de Ednaldo Rodrigues para presidência da entidade máxima do futebol brasileiro.  

 

 
Com a homologação, as partes reconhecem o resultado da assembleia geral da CBF que elegeu Rodrigues para o cargo, em março de 2022.

A decisão teve parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR), Advocacia-Geral da União (AGU), do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), autor de uma ação protocolada na Corte que trata do mesmo assunto e discute a constitucionalidade da Lei Pelé e da Lei Geral do Esporte.

Antes da homologação do acordo, o presidente da CBF já contava com uma liminar de Gilmar Mendes para mantê-lo no cargo. No ano passado, uma liminar da Justiça do Rio de Janeiro afastou Edinaldo do cargo, mas o ministro do STF derrubou a decisão. 

Entenda
Em dezembro de 2023,  o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) decidiu retirar Ednaldo Rodrigues do cargo. Na ocasião, a 21ª Câmara de Direito Privado extinguiu a Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público (MP) contra eleições que teriam sido realizadas irregularmente pela CBF em 2017.

Diante do processo, a entidade máxima do futebol brasileiro aceitou assinar em 2022 um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que estabeleceu a realização de uma nova eleição, da qual Ednaldo Rodrigues saiu vencedor.

A decisão de retirar Ednaldo Rodrigues da CBF foi tomada atendendo a um pedido de ex-vice-presidentes da entidade que perderam seus cargos no âmbito do TAC de 2022.

Para o TJ-RJ, o TAC assinado entre o MP e a CBF foi ilegal. Após a decisão do tribunal, o ministro Gilmar Mendes concedeu a liminar para manter Ednaldo Rodrigues no cargo.

Na ocasião, o ministro disse que a Fifa, entidade máxima que regula o futebol no mundo, encaminhou sucessivos ofícios ao Brasil afirmando não reconhecer como legítimo o interventor indicado pelo TJRJ para a CBF, José Perdiz,  presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O ministro reiterou ainda o risco de a seleção olímpica masculina perder o pré-olímpico por não ter um dirigente reconhecido internacionalmente.

Leia Também: Técnico de rival do Palmeiras no Mundial diz que grupo não dá ‘tanto susto’

Carlos Bolsonaro chora em evento do PL e diz que Brasil não vive democracia

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente da República, afirmou nesta sexta-feira (21) que o Brasil “não vive mais uma democracia” e chamou de desumano o momento que vem sendo enfrentado por sua família.

 

Carlos participou de evento do PL em Brasília e chegou a chorar durante a sua fala de abertura, ao lembrar de situações vividas com seu pai no passado.

“Vivemos momento delicado nesse país. Acredito que a gente não vive mais numa democracia. Temos que nos adaptar aos tempos para ficar vivos, mas sem jamais nos calar”, afirmou o vereador.

O filho do ex-presidente destinou parte de sua fala para o momento político atual, após a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) contra seu pai por causa da trama golpista.

“O momento que a gente vive é delicado, é covarde. Eu não desejo isso para ninguém na vida, nem para uma pessoa que tenha posição política diferente da gente. O que está acontecendo com meu pai, com a família, é desumano. Mas bola para frente”, afirmou.

O seminário do PL sobre comunicação termina nesta sexta-feira. Ele conta com a presença das principais lideranças do partido, como o presidente Valdemar Costa Neto e parlamentares. O evento terá ainda workshops da Meta, do TikTok, do X, do Google e do Kwai.

No local, telões eletrônicos traziam dizeres como “as maiores big techs do mundo com o maior partido do Brasil”, e “o Partido Liberal e big techs unidos pela liberdade de expressão”.

Pela manhã, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro havia afirmado que as ações contra seu marido configuravam uma “perseguição”.

Em discurso repleto de menções a Deus, Michelle não mencionou diretamente a denúncia da PGR na qual acusa seu marido de líder da trama golpista em 2022, mas falou ainda que nunca mais tiveram um dia de paz.

“Obrigada também ao nosso ex e futuro presidente, Jair Messias Bolsonaro, e todo apoio que ele tem nos dado para que nosso trabalho siga firma e adiante. Homens e mulheres seguindo firmes fortes e edificando a nossa nação, que Deus abençoe a cada um de vocês”, disse, ao final de sua fala.

Bolsonaro foi denunciado ao STF nesta terça-feira (18) pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, sob acusação de liderar uma tentativa de golpe de Estado, após perder as eleições de 2022, para impedir a posse de Lula (PT).

Ele é acusado de praticar os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito e de golpe de Estado, de dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União, deterioração de patrimônio tombado e participação em uma organização criminosa.

Somadas, as penas máximas chegam a 43 anos de prisão, sem contar os agravantes, além da possibilidade de ele ficar inelegível por mais tempo do que os oito anos pelos quais foi condenado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Bolsonaro diz que exagerou ao falar ‘caguei’ para prisão

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta sexta-feira (21) que exagerou ao falar “caguei” para uma eventual prisão após julgamento da trama golpista no STF (Supremo Tribunal Federal), o que pode ocorrer ainda neste ano.

 

“Ontem eu exagerei aqui um pouquinho. Falei que estava… assim… para uma possível prisão. Exagerei um pouco”, disse.

“Mas você, de vez em quando, dá uns coice por aí para mostrar que somos de carne e osso. E a verdade vem nesses momentos. Como eu disse ontem, podia muito bem estar do outro lado, mas o lado de vocês não tem preço”, completou.

As declarações foram dadas no 1º Seminário Nacional de Comunicação do PL. Nesta sexta, ele foi responsável pelo encerramento do evento, que contou com a presença de parlamentares, prefeitos, vereadores e influenciadores do partido.

O tom da fala do ex-presidente também foi mais ameno do que na véspera. Ainda assim, ele também citou o processo contra ele pela trama golpista. Sem citar o nome de Alexandre de Moraes, ele disse que o objetivo do ministro do STF é tirá-lo da eleição.

“Não existe nada, sequer uma mensagem de zap, nada. Aquilo surpreendeu todos vocês, inclusive. Mas eles querem aqui… Vocês sabem quem é, ele. ‘Tirei o cara de combate, vamos acabar com a possibilidade de retornar’. Eleição sem oposição é negação da democracia. Não tenho medo nenhum de enfrentar esses caras nas urnas. Zero”, afirmou.

Bolsonaro foi denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) ao Supremo sob acusação de liderar uma trama de golpe em 2022. Os crimes incluídos na denúncia somam penas que podem se aproximar de 50 anos de prisão.

Mais cedo, ao deixar o evento do partido, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro chamou evitou responder diretamente se teme a prisão de seu marido, ao ser questionada por jornalistas, preferindo lançar uma ironia: “Só o supremo poderoso que poderá dizer”, afirmou, em referência a Deus, mas usando um trocadilho com o STF.

Ela também, em seu discurso, se queixou de perseguições ao seu marido e chamou-o de “ex e futuro presidente”.

Bolsonaro foi declarado inelegível pelo TSE em 2023 por oito anos. Mas, como mostrou a Folha, vem insistindo publicamente na possibilidade de que conseguirá reverter este cenário como forma de manter seu capital político em momento de fragilidade.

Leia Também: Carlos Bolsonaro chora em evento do PL e diz que Brasil não vive democracia

Leia Também: Tarcísio interrompe entrevista e evita pergunta sobre Bolsonaro após evento com tom eleitoral

Justiça Eleitoral condena Marçal e o declara inelegível por 8 anos

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Justiça Eleitoral de São Paulo condenou Pablo Marçal (PRTB), candidato derrotado na eleição para prefeito da capital no ano passado, por abuso de poder político e econômico, determinando que ele fique inelegível por oito anos, a partir de 2024.

 

O juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral da capital, acolheu parcialmente ações movidas pela campanha de Guilherme Boulos (PSOL) e pelo PSB, partido que tinha Tabata Amaral como candidata.

Marçal publicou em suas redes sociais ofertas para a gravação de vídeos de apoio a candidatos “de direita” em troca de transferências via Pix de R$ 5 mil.

Segundo o juiz, a prática foi uma “conduta ilícita que ostenta a potencialidade de lesar o bem jurídico protegido (legitimidade das eleições)”. Zorz afirmou ainda que a atitude de Marçal “configura conduta altamente reprovável (gravidade qualitativa) e violadora do princípio da legitimidade das eleições”.

No processo, a defesa de Marçal afirmou que os recursos recebidos foram estornados posteriormente e que apenas seis pessoas chegaram a fazer transferências. Contudo, os argumentos não foram aceitos pelo juiz.

A Folha procurou a campanha de Marçal para comentar a decisão, mas não teve resposta. O candidato derrotado ainda pode recorrer.

Quadro do papa é de risco, mas ele não corre perigo de vida neste momento, dizem médicos

0

MILÃO, es E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os médicos do papa Francisco, 88, internado há uma semana para tratar uma pneumonia bilateral, afirmaram nesta sexta-feira (21) que o pontífice é um paciente frágil devido à sua idade, mas não está em risco de morte.

 

“Ele está fora de perigo? Não. Mas se a pergunta é ‘ele está em perigo de morte’, a resposta é não”, disse um de seus médicos, Sergio Alfieri, em uma entrevista coletiva no final da tarde, no hospital Agostino Gemelli, em Roma.

“Agora passou 20 minutos andando do seu quarto à capela para rezar. Mas a situação realisticamente é essa: ele é um papa, mas também é homem.”

Segundo o médico, o papa disse a ele que está ciente da gravidade de sua situação.

Francisco não está acamado, de acordo com o informe, mantém seu bom humor, respira sem ajuda de aparelhos e tem o coração em perfeitas condições. Apesar disso, o quadro ainda representa riscos. Segundo os médicos, o papa ficará no hospital pelo tempo necessário para o tratamento -período que deve incluir pelo menos mais uma semana. Eles disseram que cabe ao pontífice a decisão de fazer ou não sua oração pública semanal neste domingo (23).

“Trata-se de uma infecção importante, com muitos micróbios, com uma pneumonia bilateral em um senhor que anda pouco, usa cadeira de rodas, que tem 88 anos”, disse Alfieri. “Não é fácil equilibrar a terapia. Tem um pouco de cortisona para fazer respirar, e isso faz abaixar a defesa imunológica e aumentar a glicemia -um terreno para infecções.”

O principal risco, segundo Alfieri, é que ele venha a ter uma condição de sepse -resposta inflamatória exacerbada do organismo a uma infecção- caso os germes que estão nas vias respiratórias caiam na corrente sanguínea. Isso não aconteceu, diz, mas ainda é um risco, mesmo com a terapia farmacológica em curso.

Os médicos esclareceram que os boletins médicos que têm sido divulgados diariamente são redigidos por eles e são a síntese de todas as avaliações de especialistas. Em seguida, “de acordo com o Santo Padre” eles liberam “a notícia ao mundo”. “O papa sempre quis que disséssemos a verdade”, afirmaram.

Durante a manhã, um comunicado do Vaticano havia informado que o líder religioso havia tido uma noite tranquila e levantado do leito hospitalar.

Questionados sobre a ausência de imagens do líder religioso no hospital, os profissionais disseram que não é possível tirar fotos dele de pijama. “Não é que ele fica vestido como papa o dia todo”, disse Alfieri. “Precisamos respeitar a sua privacidade.”

Também esclareceram, que diante de dificuldades respiratórias evidentes ao menos desde o dia 5 de fevereiro, o papa já tinha começado um tratamento, com auxílio médico, na Casa Santa Marta, onde mora no Vaticano, para manter seus compromissos de trabalho.

Anteriormente, a Santa Sé já havia afirmado que a missa papal seria liderada por um alto funcionário do Vaticano devido ao estado de saúde de Francisco, que teve todos os seus compromissos públicos cancelados até o fim da semana. Ele não tem mais eventos oficiais no calendário publicado pelo Vaticano.

Francisco foi hospitalizado em decorrência de uma bronquite e, na terça-feira (18), o Vaticano anunciou que ele sofria de uma pneumonia bilateral. Trata-se de uma infecção grave que torna a respiração mais difícil e pode inflamar e cicatrizar ambos os pulmões. O anúncio reacendeu a preocupação com a saúde do líder da Igreja Católica, que teve o lobo pulmonar direito removido quando jovem.

Na quarta-feira (19), porém, a Santa Sé indicou que “os exames de sangue, analisados pela equipe médica, mostram uma leve melhora”, em particular em relação aos indicadores de inflamação. No mesmo dia, seus colaboradores mais próximos e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, visitaram-no.

Apesar do diagnóstico, funcionários do Vaticano afirmam que o papa continua se mantendo informado e tentando trabalhar -lendo e assinando documentos, escrevendo e conversando com seus colaboradores.

 

Novo coronavírus é descoberto em morcego na China

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um novo tipo de coronavírus que infecta morcegos, recém-descoberto por cientistas chineses, tem o risco de ser transmitido a humanos.

 

Segundo estudo publicado pela revista Cell e artigo publicado na Nature, o vírus usa o “mesmo receptor de entrada” que o Sars-CoV-2, causador da Covid. Há, portanto, um risco de que possa desencadear contágio em humanos, conforme os autores.

Trata-se do HKU5-CoV-2, que pode entrar nas células usando uma proteína chamada receptor ACE-2, encontrada nas células de muitas aves e mamíferos, incluindo humanos. Virologistas ouvidos pela Folha de S.Paulo descartam, no entanto, um risco de pandemia nesse primeiro momento.

Assim como o Sars-CoV-2, o HKU5-CoV-2 contém características que o ajudam a entrar nas células, e foi capaz de infectar células de órgãos humanos cultivadas em laboratório -no intestino e vias aéreas-, apesar de não com tanta facilidade quanto o Sars-CoV-2.

Segundo Esper Kallás, médico infectologista e professor titular da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), o estudo descreve o isolamento de mais um coronavírus. A diferença é que ele não usa o receptor que esse tipo de vírus costuma utilizar para entrar na célula, chamado DPP4, mas usa um alternativo, o mesmo do Sars-CoV-2.

“A estrutura molecular da superfície se assemelha muito ao outro coronavírus que causa resfriado comum, o NL63”, afirma, acrescentando que o resultado é motivo para estudos: “Há incontáveis agentes que podem causar pandemias”.

Em geral, os morcegos podem ter uma infinidade de coronavírus, que, em casos raros, podem chegar às pessoas, muitas vezes por meio de outro animal. Um exemplo de vírus que possivelmente se originaram em morcegos incluem o Sars-CoV-2, da Covid, e o vírus que causa a síndrome respiratória do Oriente Médio (Mers).

O professor da Faculdade de Medicina de Rio Preto Maurício Nogueira destaca que ainda não há casos humanos, o que reduz esse vírus a uma preocupação menor que o da gripe aviária, por exemplo, que já foi detectado em humanos.

Um risco de pandemia, segundo o infectologista Alexandre Naime Barbosa, chefe de Departamento de Infectologia da Unesp, coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), dependeria da adaptabilidade do HKU5-CoV-2, se ele conseguirá se adaptar ainda mais para os receptores celulares dos seres humanos e se tornar patogênico.

Uma linhagem anterior do HKU5 foi sequenciada pela primeira vez pelo autor principal do estudo, Jing Chen, do Instituto de Virologia de Wuhan na China, e sua equipe em 2014, de material genético coletado de morcegos do gênero Pipistrellus.

Técnico de rival do Palmeiras no Mundial diz que grupo não dá ‘tanto susto’

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Grupo A do Super Mundial não dá “tanto medo” em comparação com as demais chaves, de acordo com o ex-jogador argentino Javier Mascherano, atualmente técnico do Inter Miami. É a chave do Palmeiras no torneio.

 

Mascherano disse que o Inter Miami caiu em grupo que, pelo “nome” dos adversários, não é tão intimidador quanto outros. Além do Palmeiras e do time da MLS, o Porto, de Portugal e o Al Ahly, do Egito, completam a chave.

No entanto, o técnico argentino destacou que será um “grupo duro” por rendimento. Ele destacou que tem bastante informação sobre Porto e Palmeiras e que se impressionou com o time egípcio na disputa do Intercontinental -perdeu para o Pachuca nos pênaltis no jogo que definiria o rival do Real Madrid.

“Ficamos em um grupo que talvez por nomes não dê tanto susto quanto outros, mas por rendimento é um grupo duro. Vi o Al Ahly na disputa do Intercontinental e o que fez não apenas na semi com o Pachuca, mas na outra partida. De Porto e Palmeiras temos um conhecimento muito maior, mas com a expectativa de chegar em boa forma nessa competição. É um desafio enorme para nós, ainda mais para o Inter Miami que tem tão pouco tempo de vida”, disse Mascherano, para a Fifa.

O Inter Miami fugiu de pedreiras europeias na definição dos grupos do Super Mundial. O time de Messi, Suárez e cia estava no Pote 4, foi alocado diretamente no Grupo A e conseguiu escapar de City, Real, Bayern ou PSG -que integravam o Pote 1 junto do Alviverde e dos outros sul-americanos. Além disso, o sorteio colocou o Porto no meio do caminho em um Pote 2 só de times da Europa.

Mas pegou um tricampeão continental. O Al Ahly era dos dos clubes mais credenciados do Pote 3 e só não venceu a Champions da África na temporada 2021/2022 nos últimos quatro anos.

A equipe dos EUA enfrentará o Palmeiras no último jogo da fase de grupos -no dia 23 de junho. O Inter Miami estreia contra o time egípcio e depois encara o Porto antes de medir forças contra

Sesep e Polícia Militar realizam operação conjunta em Travessão de Barra

0
Sesep e Polícia Militar realizam operação conjunta em Travessão de Barra

Com o objetivo de coibir irregularidades e combater crimes como o roubo de veículos, a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep) de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou, nesta sexta-feira (21), uma operação conjunta com a Polícia Militar na localidade de Travessão de Barra. 

A ação, que ocorreu entre o final da tarde e o início da noite, contou com a participação de agentes e viaturas da Guarda Civil Municipal, Guarda Ambiental e da Empresa Municipal de Trânsito, que atuaram em parceria com os policiais militares na Avenida Gabriel Paiva.

Jeitos.jpg

Durante a operação, uma biz roubada foi recuperada e uma motocicleta foi apreendida, sendo os condutores encaminhados à 147ª Delegacia de Polícia. Ao todo, 21 condutores de veículos foram notificados por diversas irregularidades, como problemas de documentação e falta de uso de capacete.

A ação é parte de um esforço contínuo, com novas operações já planejadas para garantir a segurança da população.

Otdg.jpg