Home Blog Page 1574

Sou mais uma na luta pelo corpo real, diz Paolla Oliveira

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Paolla Oliveira, 42, se despede do cargo de rainha de bateria da Grande Rio e, a cada ensaio técnico, vai confirmando o quanto é querida pelos componentes da agremiação de Duque de Caxias. “Linda”, “maravilhosa” e “gostosa” são alguns dos elogios que a atriz recebe das pessoas e agradece ora com um sorriso, ora com um aperto de mão (com o calor na casa dos 40 graus, abraços nem sempre são agradáveis).

 

Em conversa com a reportagem, ela não titubeou ao ser apontada por outras mulheres como um símbolo na luta pela aceitação dos corpos reais e justificou: “O que eu posso dizer é que todos os temas femininos são importantes, e eu vou sempre falar, me posicionar”, disse. “Com relação ao corpo real, existem outras centenas de mulheres fazendo esse movimento na vida, porque é o corpo que a gente carrega não só no Carnaval, mas na vida. Sou mais uma na luta pelo corpo real”

Paolla também falou da representatividade feminina no Carnaval, não só como musas ou destaques. Nas escolas de samba, é cada vez maior o número de ritmistas e diretoras. “Acho isso incrível, e isso acontece em vários setores do Carnaval. Muitas mulheres já estão ocupando os postos mais importantes, que eram majoritariamente masculinos. Eu gosto. Gosto de olhar para trás (para dentro da bateria) e ver as minhas meninas. É potente”.

A atriz não deu detalhes sobre a fantasia que vai usar na Sapucaí. “Gata, tu está querendo ouro assim, na minha cara? Tenho que manter um certo suspense”, brincou a atriz.

A reportagem apurou que, desde setembro, Paolla vem trabalhando com o estilista Bruno Oliveira, em São Paulo, e já fez várias provas de figurino. “Sei que as pessoas estão na maior expectativa porque a coisa da onça no ano passado foi linda mesmo, mas acho que tentar repetir aquele efeito seria um erro”.

Paolla então prosseguiu: “É uma fantasia linda. Fiquei pensando por muito tempo em como poderia fazer diferente de todas as que já vesti, e ela está… (risos), sabe? Posso dizer que estou feliz com o figurino”.

Neymar, Gabigol, Coutinho, Thiago Silva e outros pedem fim de gramados sintéticos

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Vários jogadores proeminentes publicaram nesta segunda-feira (18) um manifesto contra a utilização de gramados sintéticos no futebol brasileiro. Atletas como Neymar, Gabigol, Philippe Coutinho e Thiago Silva, com passagens por clubes da Europa e pela seleção brasileira, reclamaram dos campos artificiais.

 

“Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando. É um absurdo a gente ter que discutir gramado sintético em nossos campos”, dizem eles, em texto intitulado “Futebol é natural, não sintético!”. “Objetivamente, com o tamanho e a representatividade que tem o nosso futebol, isso não deveria nem ser uma opção.”

Diante do recorrente argumento de que os campos artificiais são melhores do que os gramados naturais de má qualidade vistos no Campeonato Brasileiro, em suas todas as suas divisões, os jogadores responderam: “A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim”.

Eles preferiram não apontar no manifesto o risco de lesões -ainda são inconsistentes os estudos sobre o assunto. Mas problemas físicos em outras partes do mundo geraram proibições, e a Fifa (Federação Internacional de Futebol), embora permita o campo sintético, já avisou aos Estados Unidos, principal sede da próxima Copa do Mundo, que o torneio terá só grama natural.

“Nas ligas mais respeitadas do mundo, os jogadores são ouvidos e investimentos são feitos para assegurar a qualidade do gramado nos estádios. Trata-se de oferecer qualidade para quem joga e assiste”, diz o texto dos atletas, compartilhado também por Cássio, Lucas Moura, Gerson e Alan Patrick.

“Se o Brasil deseja definitivamente estar inserido como protagonista no mercado do futebol mundial, a primeira medida deveria ser exigir qualidade do piso que os atletas jogam e treinam. Futebol profissional não se joga em gramado sintético”, conclui o manifesto, replicado nos perfis dos esportistas nas redes sociais.

O movimento ocorre antes do conselho técnico do Campeonato Brasileiro, que definirá detalhes das regras deste ano. Três dos clubes da Série A pretendem mandar seus jogos em campos sintéticos. Já o fazem Palmeiras (Allianz Parque) e Botafogo (Engenhão). O Atlético Mineiro está concluindo a instalação do piso artificial na Arena MRV.

Recentemente reinaugurado, o estádio do Pacaembu, em São Paulo, também tem grama sintética. A arena tem sido utilizada pela Portuguesa no Campeonato Paulista. E a expectativa é que seja usada por São Paulo e Santos em partidas da competição nacional, cujo início está marcado para 29 de março.

Bolsonaro diz ter zero preocupação sobre denúncia e afirma ter votos para anistia ao 8/1

0

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (18) em visita ao Senado que está tranquilo diante da possibilidade de ser denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) sob acusação de ter liderado uma trama golpista em 2022.

 

O ex-presidente disse ainda acreditar já ter votos na Câmara para aprovar a anistia aos responsáveis pelos ataques golpistas do 8 de janeiro de 2023.

“Não tenho nenhuma preocupação quanto às acusações, zero”, disse a jornalistas após almoço com senadores aliados.

“Estou aguardando chegar [a denúncia]. Espero que agora eu possa ter acesso aos autos. Você já viu a minuta de golpe, por acaso? Não viu. Eu também não vi. Já viu a delação do [Mauro] Cid? Você não viu. Estou aguardando.”

Bolsonaro foi ao Senado nesta terça para tenta manter a oposição unida diante do cerco do Judiciário. O ex-presidente foi indiciado pela Polícia Federal por tentativa de golpe e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, indicou que a denúncia contra ele está praticamente finalizada.

Bolsonaro foi ao Senado em outubro do ano passado para selar o apoio do PL ao então candidato a presidente, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Após a reunião, defendeu enfaticamente a anistia aos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e a ele próprio, que está inelegível.

Desta vez, disse acreditar já ter votos para aprovar o projeto de lei que anistia os envolvidos na Câmara dos Deputados.

O senador Marcos Rogério (PL-RO) diz que, desta vez, o ex-presidente foi convidado pela bancada para discutir as prioridades da oposição antes da volta aos trabalhos. Bolsonaro chegou ao Senado com o líder do grupo no Senado, Rogério Marinho (PL-RN).

Bombeiros combatem mais de 300 focos de incêndio em meio à onda de calor no Rio

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro foi acionado para combater mais de 300 incêndios em vegetação nas últimas 24 horas em diferentes regiões do estado.

 

Na tarde desta terça-feira (18), os bombeiros tentavam combater focos em ao menos 20 pontos, incluindo Jacarepaguá, Niterói, Volta Redonda, Angra dos Reis, Araruama, Gávea, Duque de Caxias, Guadalupe, Belford Roxo e Cabo Frio.

Desde o início do ano, a corporação já registrou cerca de 2.000 ocorrências desse tipo. O aumento das chamas ocorre em meio a uma onda de calor intensa, que levou a cidade do Rio ao nível 4 do protocolo de calor extremo nesta segunda (17).

Ainda nesta terça, um incêndio de grandes proporções destruiu uma cidade cenográfica dos Estúdios Globo, em Curicica, na zona oeste da capital fluminense. Não houve feridos. A emissora informou que não havia gravação no momento em que as chamas começaram.

Para tentar conter o fogo, cerca de 40 militares de sete unidades atuavam no local. As equipes contam com apoio de 13 viaturas e de drones da corporação com câmera térmica.

O calor extremo, associado à baixa umidade do ar -que pode ficar abaixo dos 40% nesta terça, segundo a Defesa Civil-, leva a um aumento do risco de incêndios.

O órgão alerta para temperaturas elevadas em todo o estado e pede que a população evite o descarte de materiais inflamáveis em locais abertos.

Segundo o Cemaden-RJ (Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), o risco de incêndios florestais é considerado muito alto na capital e nas regiões Metropolitana, Baixada Litorânea, Norte e Noroeste.

No Sul Fluminense, na Baixada Fluminense e na Serra, o alerta é de risco alto.
A população pode acompanhar os alertas meteorológicos pelos canais oficiais do governo e da Defesa Civil.

Nesta terça, não há previsão de chuva. As temperaturas permanecerão elevadas, podendo ultrapassar os 40°C, com ventos moderados à tarde.

Na quarta (19) e quinta-feira (20), pode haver períodos de céu nublado. Apesar de um leve declínio nas temperaturas, o calor intenso persistirá e não há previsão de chuva. Já na sexta-feira (21), o céu ficará entre claro e parcialmente nublado, sem previsão de precipitação e com temperaturas ainda elevadas.

CONHEÇA OS NÍVEIS DE CALOR NO RIO

Nível 1 – Não há previsão de altos índices de calor – Sem impactos na rotina da cidade

Nível 2 – Calor de 36°C a 40°C por um ou dois dias consecutivos – Sem impactos na rotina. Prefeitura dá informações sobre os sintomas de exposição ao calor e orienta a população com o apoio técnico da Secretaria de Saúde.

Nível 3 – Calor de 36°C a 40°C com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos – Sem impactos na rotina. Prefeitura faz reforço das orientações em site, aplicativo, redes sociais, mobiliário urbano, além de comunicação direta aos veículos de comunicação e imprensa

Nível 4 – Calor de 40°C a 44°C com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos

– Indicação de equipamentos públicos já existentes com ar-condicionado ou refrigeração para servirem como pontos de resfriamento;
– Amplia a oferta de estações de hidratação ou distribuição de água em locais de acolhimento das populações mais vulneráveis;
– Possibilidade de cancelamento ou reagendamento de eventos de médio e grande porte, megaeventos em áreas externas, caso estes não se ajustem;
– Possível suspensão de atividades realizadas em áreas externas para transferência para espaços sombreados ou internos

Nível 5 – Calor extremo (acima de 44°C) com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos

– Abertura de unidades municipais para serem utilizadas como pontos de resfriamento;
– Possibilidade de reagendamento de eventos de médio e grande porte;
– Possibilidade de suspensão de atividades ao ar livre em escolas;
– Possibilidade de suspensão de trabalhos ou atividades esportivas ao ar livre
Fonte: Centro de Operações e Resiliência do Rio de Janeiro

 

Pedro Sampaio passa por cirurgia para corrigir lesão no joelho

0

LONDRINA, PR (UOL/FOLHAPRESS) – Pedro Sampaio, 27, revelou ter se submetido a uma operação para corrigir a lesão que sofreu recentemente no joelho.

 

O DJ confirmou que a cirurgia foi bem-sucedida e que já está se recuperando do procedimento. “Operei o joelho. Deu tudo certo! Estou bem”, informou ele nos stories de seu Instagram, na legenda de uma foto do membro enfaixado.

Pedro Sampaio rompeu o ligamento do joelho ao sofrer acidente durante um show, em 12 de janeiro. Ele estava se apresentando no festival carioca Universo Spanta, quando pulou de cima de uma estrutura metálica e caiu deitado no chão, já ferido.

A lesão o obrigou a cancelar toda sua agenda de Carnaval. Pedro era atração confirmada em várias programações da folia, como o Carnaval da Cidade e o Bloco Beats, de São Paulo.

Leia Também: Incêndio atinge Estúdios Globo e destrói cenários de novelas

Lenda do tênis vai à loucura com título de João Fonseca

0

(UOL/FOLHAPRESS) – Ex-número 1 do mundo, o alemão Boris Becker foi à loucura com o título de João Fonseca no ATP 250 de Buenos Aires.

 

Ativo nas redes sociais, o ex-tenista começou a se empolgar com o brasileiro ainda durante a final contra o argentino Francisco Cerúndolo, no domingo (16).

“Estou assistindo à história sendo escrita com Fonseca jogando contra Cerúndolo na final do Aberto da Argentina”, disse Becker.

Após a confirmação do título, Boris Becker voltou a elogiar João Fonseca e pediu para ficarem de olho na jovem revelação do tênis brasileiro.

“A história está feita! João Fonseca vence seu primeiro torneio profissional na Argentina, contra Cerúndolo. Acompanhem esse garoto do Brasil. O céu é o limite!”

João Fonseca se tornou o brasileiro mais jovem a vencer um torneio da ATP. Ele conseguiu o feito com 18 anos, um a menos que Thiago Wild, que conquistou o ATP de Santiago aos 19, em 2020.

O carioca de 18 anos volta às quadras nesta terça-feira (18) para a sua estreia no Rio Open 2025. O seu primeiro adversário será o francês Alexandre Müller, no último confronto da Quadra Guga Kuerten, depois de Alexander Zverev (ALE) x Yunchaokete Bu (CHI). O argentino Sebastian Baez e o indiano Sumit Nagal abrem os jogos da quadra principal a partir das 16h30 (de Brasília).

Leia Também: João Fonseca admite surpresa com objetivos alcançados precocemente

Jovens que fugiram do Degase em Campos ainda não foram localizados

0
Degase Campos/Foto: Divulgação
Degase Campos/Foto: Divulgação

Os quatro jovens que fugiram do Centro de Socioeducação (Cense) Professora Marlene Henrique Alves, na manhã desta segunda-feira (17), em Campos, ainda não foram encontrados. Segundo o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), a evasão ocorreu durante o deslocamento para uma atividade esportiva.

A Corregedoria do Degase está investigando o incidente, que também foi comunicado à Polícia Civil, ao Ministério Público (MP) e ao Poder Judiciário.

As buscas continuam sendo realizadas pela Polícia Civil, com a colaboração da direção do Cense e da equipe responsável pela segurança da unidade.

Vaticano cancela compromissos do papa Francisco para o fim de semana

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O papa Francisco, em seu quinto dia de internação devido a uma bronquite que evoluiu para uma “situação clínica complexa”, não participará dos eventos da Igreja Católica deste fim de semana, afirmou o Vaticano nesta terça (18).

 

“Devido ao estado de saúde do Santo Padre, a audiência jubilar de sábado, 22 de fevereiro, está cancelada”, anunciou a Santa Sé em um comunicado. Uma missa papal agendada para domingo (23) ainda ocorrerá, diz a nota, mas será liderada por um alto funcionário do Vaticano.

Apesar disso, o papa trabalhou nesta terça, quando aceitou a renúncia do bispo canadense Jean-Pierre Blais, 75, da diocese de Quebec, nomeando o reverendo Pierre Charland como substituto. Segundo a diocese, a desistência não está ligada a alegações de agressão sexual contra o religioso canadense, que as nega. Bispos devem oferecer renúncia aos 75 anos.

Anteriormente, o Vaticano já havia cancelado a presença do pontífice na audiência semanal na praça São Pedro, marcada para quarta (19), e uma visita aos famosos estúdios de cinema de Cinecittà, em Roma, que estava agendada para esta segunda (17).

O pontífice de 88 anos sofre de bronquite há mais de uma semana e foi internado na manhã de sexta (14) no hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma. Na ocasião, os médicos recomendaram repouso absoluto, o que impediu Francisco de realizar sua oração semanal de domingo para os peregrinos na praça São Pedro ou liderar uma missa especial para marcar o Jubileu da Igreja Católica, comemorado a cada 25 anos.

Na segunda, o Vaticano afirmou que seu quadro clínico era complexo e envolvia uma infecção polimicrobiana -ou seja, por mais de um microrganismo, como bactérias, vírus ou fungos- das vias respiratórias, o que exigiu mudança no tratamento e “hospitalização adequada”.

Horas depois, a Santa Sé informou que o papa estava estável.

“O Santo Padre continua apirético [sem febre] e prossegue com a terapia prescrita. Sua condição clínica é estável. Nesta manhã, ele recebeu a Eucaristia [hóstia consagrada] e depois se dedicou a algumas atividades de trabalho e à leitura de textos”, dizia a nota da noite desta segunda.

“O papa Francisco está comovido com as numerosas mensagens de afeto e proximidade que continua recebendo; em particular, deseja agradecer àqueles que estão atualmente hospitalizados, pelo carinho e amor que expressam”, afirma nota divulgada pelo Vatican News, serviço prestado pelo Dicastério para a Comunicação da Santa Sé.

De acordo com a agência de notícias italiana Ansa, o pontífice passou uma noite tranquila e manteve seus hábitos. Durante a noite, por exemplo, ele teria ligado para uma paróquia católica na Faixa de Gaza, algo que vem fazendo diariamente nos últimos meses devido à guerra entre Israel e Hamas no território palestino.

Antes de ser internado, o líder religioso pediu ajuda para ler discursos duas vezes em uma semana. Na primeira ocasião, na missa de domingo do dia 9 de fevereiro, o pontífice não conseguiu ler sua homilia devido a “dificuldades para respirar”.

Três dias depois, ele voltou a fazer o pedido durante sua audiência semanal no Vaticano. “Deixe-me pedir ao padre que continue lendo porque ainda não posso com minha bronquite. Espero que da próxima vez eu possa”, disse ele, que teve uma parte de um dos pulmões removida quando era jovem.

O jesuíta, eleito papa em 2013, sofreu com vários problemas de saúde nos últimos anos, incluindo dores nos joelhos e quadris, inflamação do cólon e uma operação de hérnia. Apesar disso, o argentino manteve um ritmo acelerado no Vaticano.

A atual hospitalização do papa é a quarta em menos de quatro anos e reacendeu o debate sobre sua saúde. Francisco foi hospitalizado durante três dias em 2023 devido a uma bronquite, tratada com antibióticos. Ele ainda sofreu duas quedas recentemente, machucando o queixo em dezembro e o braço em janeiro.

Hamas confirma libertação de seis reféns

0

O Hamas, que controla a Faixa de Gaza, confirmou nesta terça-feira (18), a libertação, no próximo sábado (22), dos últimos seis reféns vivos a serem entregues segundo o acordo da primeira fase do cessar-fogo, que previu a libertação de 33 reféns.  

 

As negociações da segunda etapa para o acordo de cessar-fogo em Gaza devem começar ainda nesta semana. Enquanto isso, o Hamas deve entregar os corpos de quatro prisioneiros israelenses nesta quinta-feira (20).

De acordo com Khalil Al-Hayya, líder do Hamas, os reféns devem ser entregues “em troca da libertação do número acordado de nossos prisioneiros no sábado, 22 de fevereiro, e os restos mortais acordados restantes serão transferidos durante a sexta semana da primeira fase do cessar-fogo”. Segundo o governo israelense, outros quatro corpos serão entregues na próxima semana.

O grupo palestino pediu, em troca, que Israel cumpra com o acordo e permita a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza. “O governo de Netanyahu tem procurado fugir de suas obrigações do acordo, particularmente com relação ao seu protocolo humanitário”, disse Khalil.

“Ainda estamos trabalhando dia e noite, em todas as direções, e com os mediadores, especialmente o Catar e o Egito, para obrigar a ocupação a cumprir o que foi acordado na primeira fase, particularmente com relação a materiais de socorro e abrigo, equipamentos pesados, combustível e alternativas de eletricidade”, disse o líder do Hamas.

Ainda segundo o Hamas, o governo israelense não tem cumprido sua parte no acordo, em especial a permissão para a entrada de maquinário pesado para retirar os corpos dos escombros de Gaza.

Segunda etapa
O Hamas acusa Israel de não ter iniciado as negociações para a implementação da segunda etapa do acordo de cessar-fogo, iniciado no dia 19 de janeiro. A primeira etapa do cessar-fogo termina na próxima semana.

“Destacamos que o inimigo continua evitando se envolver em negociações para a segunda fase do acordo de cessar-fogo, que deveria começar no 16º dia após a assinatura do acordo”, alerta Khalil Al-Hayya.

Por meio de nota, o gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, informou que a equipe recebeu “instruções para a continuação das negociações referentes à segunda etapa”.

Segundo o Hamas, as exigências para a segunda fase são o cessar-fogo completo; a retirada total de Israel de Gaza; e a finalização da troca de prisioneiros de uma só vez. “Estamos prontos para concordar com isso em um pacote abrangente”, afirmou o líder do Hamas.

Justiça de SP penhora 19 imóveis de Maluf por dívida de R$ 417 mi com prefeitura

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Justiça de São Paulo determinou a penhora de 19 imóveis de Paulo Maluf, 93, por causa de uma dívida com a Prefeitura de São Paulo.

 

O ex-prefeito foi condenado por ter usado um símbolo de sua campanha eleitoral como marca oficial da gestão municipal durante seu mandato (1993-1996).

O processo movido pela Prefeitura de São Paulo começou em 1993, ou seja, há 32 anos. A condenação ocorreu em 2007, mas os valores nunca foram pagos.

A decisão sobre a penhora é do juiz Fausto José Martins Seabra, da 3ª Vara de Fazenda Pública. Cabe recurso.

A defesa de Maluf foi procurada e respondeu que não vai se manifestar.

Maluf foi condenado por improbidade administrativa em 2007, após uma ação popular, por ter feito promoção pessoal com recursos públicos ao adotar como símbolo oficial da cidade de São Paulo um trevo de quatro folhas formado por quatro corações.

O logo havia sido usado por ele na campanha para a prefeitura paulistana, em 1992.

A dívida do ex-prefeito referente a esse caso gira em torno de R$ 417 milhões, considerando as correções desde o início do processo.

Procurada, a Prefeitura de São Paulo disse que “o ex-prefeito foi condenado pela ilegalidade do uso do símbolo ‘trevo de quatro folhas’ na gestão”.

OUTROS CASOS

Em março de 2024, a Justiça da Suíça confirmou a repatriação de US$ 16,3 milhões (cerca de R$ 82 milhões) que estavam bloqueados em contas ligadas a Maluf no país europeu.

De acordo com a AGU (Advocacia-Geral da União), a decisão, tomada pela Suprema Corte suíça, é definitiva e não tem mais possibilidade de recursos por parte da defesa de Maluf.

Em setembro de 2023, a Justiça suíça determinou a devolução do dinheiro, mas ainda havia possibilidade de recurso, o que foi feito pela defesa.

Maluf foi condenado em 2017 pela Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) por lavagem de dinheiro. À época do julgamento, o político alegou falhas processuais que levaram à decisão da corte.

Os ministros entenderam que o ex-prefeito ocultou e dissimulou dinheiro desviado da construção da avenida Água Espraiada (atualmente chamada de avenida Roberto Marinho) enquanto era prefeito de São Paulo.

O esquema de corrupção utilizou transações no exterior para repatriar os desvios, segundo o Ministério Público Federal.

Segundo a AGU, as autoridades brasileiras fundamentaram o pedido de repatriação dos valores com base no julgamento do STF.

Em maio de 2023, o ministro do Supremo Edson Fachin declarou extintas as penas privativas de liberdade a Maluf.

O ministro avaliou que o ex-parlamentar se enquadrou nas exigências previstas no decreto de indulto de Natal editado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022.

 

Palmeiras defende gramado sintético e fala em ‘críticas rasas e sem base’

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Palmeiras se manifestou nas redes sociais para defender a utilização de gramados sintéticos após a crítica conjunta de jogadores. O Alviverde afirmou que “respeita a opinião dos atletas”, mas apontou “críticas rasas e sem base científica”.

 

O Palmeiras destacou que o uso do gramado sintético é certificado pela Fifa e que o gramado passa por inspeções regulares. O Allianz Parque conta com a grama sintética desde 2020.

O clube apontou a falta de comprovação científica de que o sintético causa mais lesões do que a grama natural. O Alviverde afirmou ainda que o Palmeiras é o “clube da Série A do Campeonato Brasileiro com menor número de lesões”.

Além do Palmeiras, os times da Série A que possuem gramado sintético (ou estão em fase de mudança) são: Botafogo e Atlético-MG.

“O clube respeita a opinião dos atletas que manifestaram preferência por campos de grama natural e considera urgente o debate sobre a qualidade dos gramados do futebol brasileiro; este problema, contudo, não será solucionado com críticas rasas e sem base científica”, afirma trecho da nota do Palmeiras.

CAMPANHA CONTRA O SINTÉTICO

Um grupo de jogadores se manifestou nesta terça-feira (18) contra o uso de gramado sintético no Brasil. Nomes como Neymar (Santos), Thiago Silva (Fluminense), Lucas Moura (São Paulo), Gabigol (Cruzeiro), Gerson (Flamengo), Cássio (Cruzeiro), Coutinho (Vasco), Bruno Henrique (Inter) e Alan Patrick (Inter) compartilharam o texto nas respectivas redes sociais.

A mensagem dá a entender que a insatisfação é mais com os efeitos do sintético na qualidade do jogo. “Futebol profissional não se joga em gramado sintético” é o lema principal do movimento.

O TEXTO DOS JOGADORES

Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando. É um absurdo a gente ter que discutir gramado sintético em nossos campos.

Objetivamente, com tamanho e representatividade que tem o nosso futebol, isso não deveria nem ser uma opção. A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim.

Nas ligas mais respeitadas do mundo os jogadores são ouvidos e investimentos são feitos para assegurar a qualidade do gramado nos estádios. Trata-se de oferecer qualidade para quem joga e assiste.

Se o Brasil deseja definitivamente estar inserido como protagonista no mercado do futebol mundial, a primeira medida deveria ser exigir qualidade do piso que os atletas jogam e treinam.

FUTEBOL PROFISSIONAL NÃO SE JOGA EM GRAMADO SINTÉTICO!

CCZ reforça alerta para riscos de acidentes com animais soltos em vias públicas

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recolheu, de janeiro até a última semana, 18 animais de médio e grande porte em vias públicas. Em 2024, foram recolhidos um total de 290 animais. A prática de abandono de animais pode causar graves acidentes, inclusive acidentes fatais.
Diante da gravidade da presença de animais soltos em vias públicas, o CCZ alerta também que a prática de abandono de animais é crime previsto no artigo 32 da Lei 9.605/98 e da Lei Federal, a 14.064/2020, que prevê pena de detenção de 2 a 5 anos, além de multa e a proibição de guarda. Essa prática de abandono leva o tutor do animal, quando identificado, a responder um processo criminal, segundo informa o diretor do CCZ, Carlos Morales.
“O animal apreendido é identificado e o proprietário tem cinco dias para retirá-lo do órgão, mediante apresentação de documentos pessoais e pagamento de uma taxa no valor de R$ 180 mais a diária do animal. Após esse prazo, o animal fica sob custódia da Prefeitura, vai para fazenda rural do órgão até ser doado para instituições legalizadas e que ofereçam assistência, como equoterapia. Quando identificado, esse tutor pode responder criminalmente”, explicou.
O CCZ conta com um caminhão que faz o recolhimento de equinos e bovinos, entre outros animais que podem causar acidentes, através do Setor de Controle de Médios e Grandes Animais. O órgão orienta a população para que, ao avistar ou ter conhecimento de animais soltos nas estradas, acione os órgãos competentes a fim de evitar acidentes.
Para além dos acidentes, animais soltos em vias públicas são causadores de zoonoses, como, por exemplo, mormo e encefalite equina, que são transmitidas aos seres humanos por meio de contato com cavalos, burros e mulas infectados. Logo, recomenda-se a criação desses animais em condições e ambientes adequados, visando não somente a qualidade de vida dos animais, dos tutores e da sociedade num todo.
Para o recolhimento de animais em vias públicas municipais, a equipe do CCZ pode ser acionada pelo telefone (22) 98173-0471. Em rodovias estaduais, como a RJ-216 (Campos-Farol) ou a RJ-158 (Campos-São Fidélis), por exemplo, o cidadão deve entrar em contato com a Polícia Militar ou o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), pelo 190. Já nas rodovias federais, como BR-101 e BR-356 — que cortam o município—, a competência é da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Cadastramento e recadastramento do Transporte Universitário terminam sexta-feira (21)

0
Cadastramento e recadastramento do Transporte Universitário terminam sexta-feira (21)

Universitários e alunos de cursos profissionalizantes têm até sexta-feira (21) para  realizar o cadastramento e recadastramento do transporte para Campos dos Goytacazes. O serviço gratuito da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana tem o objetivo de garantir o acesso dos estudantes às instituições de ensino.

O atendimento acontece das 8h às 11h30 e das 13h às 16h, na Secretaria Municipal de Transporte, localizada atrás da prefeitura.

Os estudantes devem apresentar os documentos originais e as cópias de: Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência (de dezembro de 2024 ou janeiro de 2025), comprovante de matrícula de 2025, declaração da instituição de ensino com papel timbrado e duas fotos 3×4.

Onda de calor: São Fidélis suspende atividades físicas nas escolas

0

A intensa onda de calor que atinge o país deve continuar até o dia 24 de fevereiro, com temperaturas próximas dos 40°C na região. Diante disso, a Prefeitura de São Fidélis determinou a suspensão das atividades físicas nas escolas até o dia 28, visando o bem-estar dos estudantes.

Segundo a administração municipal, até o momento não há necessidade de suspender as aulas, mas a situação segue sendo monitorada em conjunto com a Defesa Civil. Caso necessário, novas medidas poderão ser adotadas.

Para toda a população, a recomendação é reforçar a hidratação e evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão para esta terça-feira (18) em São Fidélis é de 39°C, com temperaturas variando entre 36°C e 37°C até sábado. O tempo permanece ensolarado, sem previsão de chuva.

As escalações de atores mais polêmicas de Hollywood

0

Hollywood percorreu um longo caminho, mas ainda tem um longo caminho pela frente em direção à igualdade e à inclusão. As escolhas de elenco são um ponto particularmente sensível, já que atores brancos são escalados como pessoas de cor, atores sem deficiência são escalados como personagens deficientes e atores cisgênero são escalados para papéis transgêneros — deixando atores marginalizados sem trabalho. Até mesmo filmes que visam mostrar uma comunidade sub-representada tropeçam em questões como colorismo — preconceito ou discriminação contra tons de pele mais escuros dentro do mesmo grupo racial.

Apesar do elenco diversificado do musical policial indicado ao Oscar ‘Emilia Pérez’, o diretor francês Jacques Audiard foi criticado por não ter escalado um falante nativo de espanhol do México para os papéis principais. O filme, que também foi escrito por Audiard, se passa no México e conta a história de três mulheres mexicanas. A protagonista é interpretada pela atriz espanhola Karla Sofía Gascón, que se envolveu em um escândalo após o lançamento do filme quando comentários racistas que ela fez nas redes sociais ressurgiram. As outras protagonistas são interpretadas por Selena Gomez, que se descreve como uma americana-mexicana de terceira geração, e Zoe Saldaña, atriz americana cujos pais são dominicano e porto-riquenha. Gomez teve aulas de espanhol para melhorar suas habilidades linguísticas para o filme, mas ainda foi duramente criticada por falantes nativos. Além disso, Audiard escolheu filmar ‘Emilia Pérez’ na França em vez do México, e foi acusado de lidar mal com tópicos delicados como os efeitos devastadores do tráfico de drogas.

Outra controvérsia de elenco surgiu quando foi revelado que a voz da atriz principal Karla Sofía Gascón foi aprimorada usando IA para ampliar seu alcance vocal. Críticos dizem que papéis musicais não deveriam ter sido dados a cantores não profissionais.

‘Emilia Pérez’ é apenas um dos muitos filmes que enfrentaram reações negativas por seu elenco. Clique para conferir mais dos elencos de filmes mais controversos da história recente de Hollywood.

Incêndio atinge Estúdios Globo e destrói cenários de novelas

0

Na tarde desta terça-feira (18), um incêndio tomou conta de parte dos Estúdios Globo, em Curicica, zona oeste do Rio de Janeiro, destruindo parte dos cenários de novelas da emissora.

 

O Corpo de Bombeiros e a Brigada da Globo estão combatendo os focos de incêndio, que atinge principalmente a cidade cenográfica da novela “Dona de Mim”, próxima novela das sete.

De acordo com o ‘Balanço Geral, da TV Record, não havia gravação no local no momento e não há feridos, segundo a emissora.

Leia Também: Atores de ‘Ainda Estou Aqui’ viram fenômeno mundial no TikTok

Polonesa volta a dizer que é Madeleine McCann e divulga testes de DNA

0

Julia Wandel, a jovem polonesa que atraiu as atenções do mundo em 2023 por afirmar nas redes sociais que era Madeleine McCann, divulgou o resultado de supostos testes de DNA que, segundo a própria, provam que tem ligações a Gerry McCann, pai da menina britânica desaparecida na Praia da Luz, em Portugal, em 2007.

 

A jovem de 23 anos, também conhecida como Julia Faustyna ou Julia Wendell, criou um perfil no Instagram, intitulada IamMadeleindeMcCann (Eu sou Madeleine McCann), onde mostrava supostas provas de que era a criança desaparecida. 

Julia acabou fazendo um teste genealógico que provou que tinha ascendência polonesa, lituana e romena e, por isso, não era Madeleine McCann e pediu desculpa a Kate e Gerry McCann, defendendo que não teve “intenção de magoar ninguém”. “Eu realmente queria saber quem eu sou”, revelou numa entrevista à BBC.

Agora, dois anos depois, a jovem voltou às redes sociais, com uma conta intitulada AmIJuliaWandelt (Eu sou Julia Wandelt?), e compartilhou novos resultados de um teste de DNA que teriam sido submetidos a um “especialista mundial”.

Segundo o perito, que Julia não identificou, o seu DNA corresponde a algumas das principais características de Madeleine McCann, incluindo olhos, dentes e voz.

“Os resultados reais de DNA mostram que sou parte britânica, parte irlandesa”, defendeu nas redes sociais, acrescentando que os testes “apoiam fortemente o fato de Gerry McCann poder ser o pai biológico de Julia Wandelt”.

As amostras para o DNA foram retiradas através de “cabelo obtido do chão do local do crime em Portugal” e “saliva obtida da colcha da cama no local” e mostram que há uma correspondência de 69,23%.

“As provas genéticas apoiam fortemente o fato de (Gerry) McCann poder ser o pai biológico de Julia Wandelt, uma vez que os dados se alinham perfeitamente com uma relação pai-filha”, lê-se nos documentos divulgados por Julia. 

O porta-voz de Wandelt, Surjit Singh Clair, afirmou, em declarações ao Daily Mail, que está determinado a que o casal McCann e os pais de Julia façam um teste de DNA.

“Apesar dos indicadores de que ela é parente de Gerry McCann, nem ele nem Kate farão um teste”, considerou o porta-voz.

Destaca-se que a menina britânica desapareceu em 3 de maio de 2007, poucos dias antes de fazer quatro anos, do quarto onde dormia juntamente com os dois irmãos gêmeos, mais novos, num apartamento em zona turística, na Praia da Luz, no Algarve.

Em 2023, o alemão Christian Brückner virou réu pelo Ministério Público pelo desaparecimento de Maddie McCann. O nome do alemão surgiu pela primeira vez na lista de suspeitos no rapto em junho de 2020.

Segundo as autoridades, Brückner teria vivido no Algarve durante períodos entre 1995 e 2007 e registos telefônicos colocam-no na área da Praia da Luz no dia em que a criança inglesa desapareceu.

Leia Também: Influenciador morre ao tentar descer vulcão de bicicleta no México

Adolescente leva mais de 4 mil picadas de abelhas em escola no DF

0

Um adolescente, de 14 anos, sofreu mais de quatro mil picadas de abelhas durante uma partida de futebol com amigos, em Fercal, no Distrito Federal. O médico que socorreu o menor disse que este tinha ferrões “por todo o corpo”.

 

O ataque aconteceu quando o menor foi buscar a bola a uma área de mata, perto da escola onde jogava com os colegas. As testemunhas explicaram que a bola passou por cima de uma grande do campo escolar e três estudantes atravessaram para a ir buscar. As abelhas apareceram e dois dos jovens conseguiram regressar, contudo, o outro não conseguiu abandonar o local e foi picado cerca de 4.500 vezes.

Um médico e funcionários de uma unidade de saúde perto da escola dirigiram-se rapidamente ao local para o ajudar. 

“Tinha ferrão por todo o corpo, abelha muito aderida ao rosto, ouvido e boca. Muito ferido mesmo, e se queixando de muito de calor no corpo, acredito que pelo veneno da abelha e também pelo calor do fogo que já estava ali próximo dele”, disse o médico Madson Rodrigo, que socorreu o menor. 

O adolescente encontra-se hospitalizado numa Unidade de Cuidados Intensivos, em coma induzido, sem previsão de alta. 

Leia Também: Garoto amassa borboleta, injeta liquido extraído na perna e morre na Bahia

 

Shakira recebe alta hospitalar e confirma show no Peru

0

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Shakira recebeu alta hospitalar na noite deste domingo (16) em Lima, capital do Peru, segundo a imprensa local. A cantora havia sido internada de urgência no dia anterior após sentir fortes dores abdominais em uma clínica particular no distrito turístico de Miraflores. Ela cancelou o show que faria neste domingo.

 

Nos stories do Instagram, a estrela pop colombiana não mencionou seu estado de saúde, mas informou que as portas do Estádio Nacional, local previsto para sua apresentação, serão abertas às 16h no horário local (18h de Brasília). Mais cedo, ela agradeceu as mensagens dos fãs por causa da internação. “Obrigada a todos pelo carinho. Me dão tanta força! Amo vocês com todo o meu coração”.

Shakira chegou a Lima no sábado, vinda do Brasil, onde iniciou sua turnê mundial do álbum “Las Mujeres Ya No Lloran”, lançado em março de 2024. A cantora se apresentou no Rio de Janeiro e em São Paulo antes de seguir para a capital peruana. As próximas apresentações acontecerão na Argentina, Chile, Colômbia, México e Estados Unidos.

Leia Também: Shakira agradece fãs pelas mensagens de carinho após cancelar show

 

Atores de ‘Ainda Estou Aqui’ viram fenômeno mundial no TikTok

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O filme “Ainda Estou Aqui” se tornou um fenômeno tanto no Brasil quanto internacionalmente, acumulando indicações e prêmios em festivais de prestígio, como o Globo de Ouro. O sucesso não ficou restrito às telonas: no TikTok, o filme de Walter Salles gerou um grande engajamento, aumentando ainda mais a popularidade dos atores.

 

Protagonista do filme, Fernanda Torres se tornou uma das figuras centrais na divulgação do longa nacional, levando seu nome a um novo público na plataforma de vídeos rápidos.

Entre 6 de novembro e 6 de dezembro de 2024, Fernanda ganhou 71.298 novos seguidores. No mês seguinte, com sua vitória na categoria melhor atriz em filme de drama (Globo de Ouro), o número saltou para 94.466 seguidores, um crescimento de 32%. Além disso, as buscas por seu nome aumentaram 118 vezes entre os dias 5 e 7 de janeiro. No período do anúncio dos indicados ao Oscar, ela ainda conquistou mais 47.622 seguidores.

Enquanto isso, Selton Mello também viu seu público crescer de forma impressionante. De novembro a dezembro de 2024, o ator ganhou 16.951 novos seguidores, mas após a vitória de Fernanda, o crescimento explodiu: o número saltou 1.310%, atingindo 239.048 novos seguidores. Na semana da premiação, Selton acumulou 118.250 novos seguidores, refletindo a intensa campanha de divulgação e o entusiasmo dos fãs.

A interação também aumentou expressivamente. Fernanda registrou um crescimento de 44,38% no volume de comentários entre novembro e janeiro, enquanto Selton teve um impressionante salto de 449% no mesmo período.

#AINDAESTOUAQUI: SUCESSO IMPULSIONADO NO TIKTOK

O impacto do filme se refletiu também nas hashtags relacionadas, que cresceram nas buscas do TikTok. Na semana do anúncio dos indicados ao Oscar, a hashtag #AindaEstouAqui teve um aumento de 793% em publicações.
No mercado internacional, com a estreia do filme nos Estados Unidos, a #ImStillHere registrou um crescimento de 1.562% em postagens, refletindo o entusiasmo do público global com a produção brasileira.

Leia Também: Shakira recebe alta hospitalar e confirma show no Peru