Home Blog Page 1667

Karla Sofía Gascón, de ‘Emilia Pérez’, é primeira atriz trans indicada ao Oscar

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Karla Sofía Gascón, que faz a personagem-título no longa “Emilia Pérez”, de Jacques Audiard, é a primeira mulher trans a ser indicada ao Oscar de melhor atriz. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23) pela manhã, após ser adiado duas vezes devido aos incêndios em Los Angeles.

 

Gascón já havia feito história ao ser a primeira pessoa trans a vencer o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes. Ela também foi indicada ao Globo de Ouro, premiação na qual “Emilia Pérez” saiu com quatro estatuetas, incluindo a de melhor filme de comédia ou musical.

“Emilia Pérez” acompanha a trajetória da advogada Rita, vivida por Zoe Saldaña, que ajuda um chefe de cartel de drogas no México a se transformar numa mulher, papel de Gascón.

Apesar do sucesso crítico, o musical enfrentou polêmicas devido à falta de presença de profissionais mexicanos na equipe de produção, assim como o uso de inteligência artificial em algumas das canções.

Pessoas transgênero já haviam figurado antes no Oscar, caso da compositora Angela Morley, a primeira pessoa trans a ser indicada na categoria de melhor trilha sonora, em 1974, por “O Pequeno Príncipe”. Em 2007, Elliot Page foi indicado a melhor atriz pelo filme “Juno”, quando ainda não se identificava publicamente como uma pessoa trans.

Em 2017, Yance Ford foi o primeiro homem transgênero indicado a uma estatueta de melhor documentário por “Strong Island”.

Outros atores trans já indicados a grandes prêmios incluem as americanas Laverne Cox, que concorreu ao Emmy e SAG Awards por “Orange Is the New Black”, e Michaela Jaé Rodriguez, de “Pose”, indicada ao Emmy e ao Globo de Ouro.

A 97° cerimônia do Oscar, com a entrega das estatuetas, acontece a partir das 21h do dia 2 de março, transmitida ao vivo pelo canal TNT e streaming Max.

Leia Também: Natalie DiDonato, de “Mob Wives”, é encontrada em segurança após sumiço

Naves vê sequência dura para o Palmeiras, mas festeja evolução do time: ‘Continuar trabalhando’

0

Com sete pontos conquistados até aqui e ostentando um aproveitamento de 77% nas três rodadas que disputou no Campeonato Paulista (duas vitórias e um empate), o Palmeiras volta suas atenções para o confronto deste sábado, diante do Novorizontino, pelo Estadual.

 

Um dos destaques do time neste início de temporada, o zagueiro Naves vem aproveitando as chances dadas por Abel Ferreira, que optou pelo rodízio do elenco a fim de não estourar os jogadores. Diante da boa campanha, o defensor já projeta a partida de sábado.

“Já começamos a preparação. É um pouco do que está por vir na temporada (a sequência pesada de jogos), mas vamos continuar trabalhando para sair com os três pontos também”, afirmou o atleta.

Depois de encarar o Novorizontino, o Palmeiras recebe o Bragantino no dia 28, visita o Guarani em Campinas no dia 2 de fevereiro e depois faz o clássico diante do Corinthians, no Allianz, quatro dias depois.

A atuação do Palmeiras no clássico desta quarta-feira deu mostras de que o time está no caminho certo, segundo Naves. “Foi um jogo muito bom (vitória de 2 a 1 sobre o Santos). Graças a Deus, saímos com os três pontos. No primeiro tempo, faltou algo a mais, acertar no último terço, finalizar mais. Mas, na etapa final, voltamos melhor e conseguimos a virada”, disse.

Ele comentou sobre o trabalho feito pelo treinador palmeirense e disse que o elenco está em sintonia com o comandante. “A comissão tomou a decisão de rodar o elenco, e isso é muito bom. E também me sinto muito feliz por estar atuando depois de um tempo sem ter uma sequência”, disse o atleta que tem boas chances de iniciar a partida como titular.

No treino desta quinta-feira, na Academia de Futebol, os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos na Vila Belmiro seguiram o cronograma regenerativo. Os demais foram ao gramado para um treino técnico de passes e marcação. Abel Ferreira comandou ainda um coletivo em campo reduzido que teve também a participação de alguns jovens da base palmeirense.

Leia Também: ‘Quero jogadores que queiram jogar no Palmeiras’, diz Abel após recusa de Claudinho

Farinha de São Francisco e abacaxi do NF recebem Laudo de Delimitação de Área Geográfica de Produção

0
Farinha de São Francisco e abacaxi do NF recebem Laudo de Delimitação de Área Geográfica de Produção

A farinha de mandioca de São Francisco de Itabapoana e o abacaxi do Norte Fluminense receberam nesta quinta-feira (24) o Laudo de Delimitação da Área Geográfica de Produção. O documento é um passo importante para que os dois produtos posteriormente obtenham a Indicação Geográfica (IG), uma espécie de selo de procedência e qualidade conferido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) a produtos com características únicas ligadas ao seu local de origem.

Os laudos foram assinados na Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, com a presença da prefeita Yara Cinthia; do secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Deodalto José Ferreira; e do superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no estado do Rio de Janeiro, Victor Tinoco, entre diversas outras autoridades.

Os documentos foram elaborados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Seapa), com base em estudos técnicos e científicos realizados pela Emater, em parceria com entidades locais. Foram assinadas a Indicação de Procedência da Farinha de Mandioca de São Francisco de Itabapoana e a Denominação de Origem do Abacaxi Norte Fluminense, que contempla a fruta produzida nos municípios de São Francisco de Itabapoana, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e Quissamã.

Gilmar Ramos ASCOM SFI 3

— Hoje São Francisco está vivendo um momento histórico, um momento de reconhecimento daquilo que nós temos — comemorou a prefeita Yara Cinthia. “Esta é uma data marcante, o pontapé inicial para que nosso agronegócio cada dia mais venha fomentar, movimentar e trazer recursos e desenvolvimento para o nosso município”.

Segundo o secretário Deodalto José Ferreira, São Francisco vai crescer muito a partir do reconhecimento de seus produtos tradicionais. “Eu fico muito feliz pelo convite em estar participando desse evento maravilhoso, não apenas para uma Indicação Geográfica, mas duas. Quero muito agradecer ao governador Cláudio Castro e ao presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), Rodrigo Bacellar, por ter nos proporcionado esse olhar sensível para o agro de nosso estado”.

Gilmar Ramos ASCOM SFI 4

A importância da IG
A Indicação Geográfica (IG) é um passo importante para que São Francisco tenha sua produção reconhecida e valorizada em todo o Brasil. Produtos como o queijo Canastra, a cachaça de Paraty e o café do Cerrado Mineiro são exemplos de produtos que ganharam destaque no mercado após obterem a IG.

O reconhecimento fortalece a economia local, agregando valor ao produto e protegendo contra falsificações, garantindo que apenas produtores da região possam utilizar a marca registrada. Além do impacto econômico, a IG tem potencial para impulsionar o turismo e a cultura local, atraindo visitantes interessados na história e na tradição do abacaxi e da farinha.

— Significa muito para nós. A IG vai chegar com muito benefício para São Francisco, para os produtores de mandioca e os fazedores de farinha — celebrou a presidente da Associação dos Produtores e Fabricantes de Farinha de Mandioca de Travessão de Barra (Aprofar), Vanessa Ribeiro. “Agora é trabalhar para que isso aconteça da melhor forma”.

WhatsApp Image 2025 01 24 at 11.59.02

A certificação IG é um processo que envolve várias etapas. Após a mobilização conjunta entre governos e produtores para a elaboração e assinatura do Laudo de Delimitação da Área Geográfica de Produção, será elaborado um caderno de especificações técnicas, regras de produção e uso da IG, que será enviado ao INPI. A expectativa é que a certificação de IG seja concedida num prazo de um ano.

— Esse é um momento único não só para a associação, mas para todo o Norte Fluminense — comentou o presidente da Associação dos Produtores de Abacaxi do Norte Fluminense (Para-Rio), Heraldo Meireles. Ele destaca que, como segundo maior produtor de abacaxi do Brasil, o município de São Francisco merece ser reconhecido pelas autoridades e ter sua produção agrícola reconhecida em nível nacional.

WhatsApp Image 2025 01 24 at 12.00.43

Também estiveram presentes à assinatura dos laudos o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Francisco de Itabapoana, Enaldo Barreto; a presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Caroline Alves da Costa; o deputado federal Hugo Leal; e o vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira da Alerj, deputado estadual Jair Bittencourt, o Superintendente do Ministério da Agricultura, Rafael Moreira, que representou o Ministro da Agricultura Carlos Favaro, representando o Ministro do Desenvolvimento Agrário Paulo Teixeira, o chefe da Divisão de Desenvolvimento do Ministério de Agricultura, Celso Merola, a Reitora da UENF, Rosana Rodrigues, o Reitor do IFF, Victor Saraiva, o Coordenador Regional do SEBRAE, Guilherme Reche, os representantes da SICRED, Michael Barbosa e Ulisses Lemos Porto, o Presidente da Câmara, Alexandre Barrão, os vereadores Daniel Abílio, Eleno, Patrícia Cherene, Mazinho do Lava Jato, Mazinho de Caboclo, Sorriso, Ralfinho e Nelcimar Jr. entre outras autoridades.

Confira mais registros:

galleryabacaxi/gallery

Sábado da Família movimenta Gargaú neste sábado (25)

0
Sábado da Família movimenta Gargaú neste sábado (25)

O Sábado da Família promete agitar a localidade de Gargaú neste sábado (25), a partir das 15h. O evento, que está em sua segunda edição, faz parte da programação do Verão 2025 e é promovido pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT). O Sábado da Família prossegue até 15 de fevereiro em várias localidades, com uma programação para todos os públicos. Até os pets estão incluídos nas atividades.

Sem Título 2 Recuperado Recuperado 1

A programação promete animação para todas as gerações. A criançada terá diversão garantida, com distribuição de pipoca e algodão doce, pintura facial, animação cultural e brinquedos. Também haverá encontro e concurso de pets, música ao vivo com o cantor local Gustavo Alves, painel para fotos e distribuição de amostras de ração e petiscos. Para deixar as famílias ainda mais animadas, uma gincana unirá pais e filhos, garantindo muitos momentos de descontração.

 

Confira a programação
25/01 – Gargaú (Lagoa do Comércio)
01/02 – Guaxindiba (Praça dos Pescadores)
08/02 Santa Clara (orla)
15/02 Manguinhos (praça)

galleryse/gallery

Homem é preso por agredir a companheira

0
128ª DP
128ª DP

Policiais civis da 128ª DP (Rio das Ostras) prenderam um homem em flagrante, na última quarta-feira (22/01), por lesão corporal, na forma da Lei Maria da Penha. A prisão ocorreu após a vítima procurar a delegacia relatando que foi agredida pelo seu companheiro.

A unidade realizou diligências, localizando o autor no bairro de Ouro Verde, em Rio das Ostras, na Região dos Lagos. A vítima foi agredida com chutes nas costelas e também por enforcamento.

Astro de ‘Doutor Estranho’ sofreu sequestro que marcou sua vida

0

(UOL/FOLHAPRESS) – Benedict Cumberbatch, 48, revelou ter ficado traumatizado ao sofrer um sequestro na África do Sul, em 2004.

 

O astro de “Doutor Estranho” foi raptado por criminosos enquanto gravavam o programa “To The Ends of the Earth” (BBC). Os bandidos renderam Benedict e seus colegas de produção, amarraram-nos, roubaram suas coisas e depois foram embora.

Essa experiência marcou profundamente a vida de Cumberbatch, tornando-o uma pessoa menos paciente. “Me deu um senso de urgência, não necessariamente bom. Resultou em uma impaciência por uma vida menos ordinária, ainda sigo encarando essa impaciência”, revelou ele à revista Variety.

A paixão que o ator desenvolveu por esportes radicais também é resultado do trauma pelo ocorrido. “A experiência de quase morte fomentou tudo isso. Me fez pensar, ‘exatamente, isso aí, posso morrer a qualquer momento’. Então passei a me jogar de aviões e correr todo tipo de risco. Mas na época não tinha mais ninguém além dos meus pais [ele é casado desde 2015 com Sophie Hunter, com quem tem três filhos]. Agora isso mudou e isso traz certa sobriedade. Estive à beira do precipício, e me sinto confortável com o que está abaixo.”

Fluminense joga com força máxima diante da Portuguesa e quebra jejum de vitórias no Carioca

0

O técnico Mano Menezes escalou sua força máxima diante da Portuguesa, nesta quinta-feira, no estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, e o Fluminense quebrou o jejum de vitórias na Taça Guanabara. Com dois gols do artilheiro Cano, o time triunfou por 3 a 1. Keno anotou o outro gol da equipe.

 

“Vai ser um clima de estreia, mas vamos escalar os melhores, até porque existe uma necessidade da gente buscar a vitória”, justificou Mano Menezes antes do jogo e agora no comando do time, até então dirigido por Marcão e com a presença de muitos jovens e alguns poucos profissionais. Entre as novidades nesta quinta, o estreante volante Hércules, ex-Fortaleza.

Com a primeira vitória, o Fluminense subiu para cinco pontos, no sétimo lugar. A Portuguesa, com seis, ocupa a quarta posição e hoje estaria nas semifinais.

Credenciados como titulares, os tricolores mostraram logo que pretendiam definir o jogo. Após uma pressão inicial, o Fluminense abriu o placar com Keno, aos 10 minutos. Serna fez a ultrapassagem pelo lado direito e cruzou para trás, para o chute em diagonal do atacante.

Ofensivo, o time de Mano Menezes ampliou aos 32, com Gérman Cano cobrando pênalti sofrido por Samuel Xavier, tocado por trás por Thomás Kayck. O artilheiro bateu forte, rasteiro e no canto. Indefensável.

A ideia do Fluminense era liquidar logo o jogo, tanto que quase ampliou com Martinelli. Mas, em alguns minutos, a história mudou, porque a Portuguesa percebeu a falta de ritmo do rival e passou a “gostar do jogo”.

E diminuiu com um gol bonito e bem trabalhado. Lohan ajeitou de peito para Joãozinho, que cruzou do fundo para o complemento na área de Romarinho, ídolo do clube, aos 37. Animada, a Portuguesa quase empatou aos 43, quando Joãozinho apareceu na área para desviar o cruzamento de Lucas Mota e o goleiro Fábio fez grande defesa.

A Portuguesa voltou para o segundo tempo para aproveitar a falta de ritmo do adversário e começou com pressão no ataque. Mas o Fluminense marcou o terceiro, aos 13 minutos, após o goleiro Bruno falhar e soltar a bola nos pé de Cano, que não perdoou e empurrou a bola para o gol.

Pouco depois, Mano Menezes fez três trocas, mudando o seu ataque e poupando os titulares para as entradas de Canobbio, Kauã Elias e Riquelme Felipe. Com fôlego novo, o Fluminense não permitiu uma nova reação do adversário e festejou sua primeira vitória na temporada.

No domingo, pela quinta rodada, o Fluminense vai enfrentar o Madureira, a partir das 21 horas. No mesmo dia, porém à tarde, a Portuguesa encara o Vasco, em São Januário.

 

Foragido da justiça é preso em São Fidélis

0
Foto: 141ª DP/São Fidélis

Na última terça-feira (23/01/2025), um foragido da justiça foi capturado pela Polícia Militar na Estrada São Benedito, no bairro Penha, em São Fidélis, Norte Fluminense.

A guarnição do RAS São Fidélis recebeu informações de que o suspeito, identificado pelo artigo 121 do Código Penal, possuía um mandado de prisão em aberto e estava no endereço mencionado. Com apoio da equipe do PATAMO IV, os policiais se deslocaram até o local, onde lograram êxito em localizar e prender o indivíduo.

O foragido foi conduzido para a 141ª DP/São Fidélis, onde o caso foi registrado.

Carro bate em árvore e tomba na Baixada Campista deixando criança em estado grave

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Na manhã desta sexta-feira (24), um carro colidiu contra uma árvore e tombou na RJ-208, no distrito de Coqueiro de Tocos, na Baixada Campista. O acidente deixou uma criança de cinco anos em estado grave e uma mulher de 32 anos com ferimentos moderados.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência de capotagem e, ao chegar ao local, encontrou o veículo tombado após o impacto contra a árvore. As vítimas foram socorridas e encaminhadas para o Hospital Ferreira Machado (HFM). A criança foi hospitalizada em estado grave, enquanto a mulher sofreu ferimentos moderados. O carro foi removido com a ajuda de um trator.

Concorrente direta ao Oscar de Melhor Atriz, Mikey Madison elogia Fernanda Torres

0

 (FOLHAPRESS) – Protagonista de “Anora”, Mikey Madison, 25, foi surpreendida com a indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Empolgada por estar entre as finalistas, ela contou, em entrevista logo após a divulgação da lista, que já se sente uma vitoriosa e ainda elogiou uma concorrente direta à estatueta: Fernanda Torres.

 

Madison citou a brasileira, protagonista de “Ainda Estou Aqui”, ao ser perguntada se havia alguém nesta temporada de premiações que ela ainda não conhecia e gostaria de encontrar nos bastidores do Oscar. “Não tive a chance de conhecer Fernanda [Torres]. Ela é uma atriz tão incrível e linda. Que talento”, disse à revista Variety.

Mikey Madison despontou em Hollywood com a série “Better Things”. A produção foi lançada entre 2016 e 2022, com ela interpretando uma das filhas da protagonista, vivida pela atriz e comediante Pamela Adlon. Ela também participou de “Era uma Vez em… Hollywood (2019)”, de Quentin Tarantino, no papel de uma das seguidoras da seita do assassino Charles Manson.

Dirigido pelo cineasta Sean Baker, “Anora” também concorre na categoria de Melhor Filme, ao lado da obra de Walter Salles. O longa conta a história de uma trabalhadora do sexo (Madison) que decide se casar impulsivamente com um jovem russo. No entanto, à medida que a família do noivo começa a investigá-la, seu sonho de um final feliz se vê ameaçado.

Leia Também: Fernanda Torres bate 4 milhões de seguidores após indicação ao Oscar

Vasco supera o Madureira na estreia do time principal e desencanta no Carioca

0

Com Coutinho e Vegetti titulares e Fábio Carille fazendo sua estreia no comando técnico, o Vasco colocou seu time principal em campo pela primeira vez na temporada. Mais qualificada, a equipe de São Januário desencantou na Taça Guanabara ao derrotar o Madureira, por 2 a 0, nesta quinta-feira, na Arena da Amazônia, em Manaus, pela quarta rodada. O astro francês Payet entrou somente aos 30 minutos do segundo tempo.

 

Até então com um time misto, sem as principais peças, o Vasco empatou três jogos (Nova Iguaçu, Bangu e Boavista). Com gols de Paulinho e Vegetti, o time se manteve invicto no estadual e chegou a seis pontos, ocupando a quinta colocação. Já o Madureira é o 10º, com quatro.

O primeiro tempo foi animador para o torcedor do Vasco. O time principal mostrou poder de decisão e controle da partida. Mesmo encarando um Madureira muito defensivo, soube rodar a bola, flutuar entre as linhas e encontrar espaços. Piton teve uma chance de ouro, livre de marcação, mas isolou.

Marcando pressão, Tchê Tchê interceptou o passe e serviu Paulinho, que bateu por debaixo das pernas do goleiro para abrir o placar, aos 21 minutos. Na reta final, o Vasco sentiu a parte física e o Madureira conseguiu equilibrar as ações. Arriscando de longe, levou perigo em chute de Marcelo, que raspou a trave.

Na segunda etapa, o panorama pouco se alterou em relação ao fim do primeiro tempo. O Vasco não conseguia ter aquele ímpeto inicial e ficou refém de jogadas individuais de Coutinho. O camisa 11 deixou Vegetti na cara do gol, mas o atacante demorou para finalizar. O Madureira tampouco aproveitou as chances.

O jogo só foi ganhar emoção e levantar a torcida quando Payet entrou. Cheio de gás, o francês entrou dando trabalho para a defesa adversária, porém não conseguiu deixar sua assinatura na partida. Na reta final, o Vasco abaixou as linhas e no contra-ataque sacramentou a vitória com gol de cabeça de Vegetti.

O Vasco volta a campo no domingo, na estreia dos titulares em São Januário, diante da Portuguesa, às 21h. Mais cedo, às 16h, o Madureira encara o Fluminense, no estádio Kléber Andrade.

FICHA TÉCNICA

VASCO 2 X 0 MADUREIRA

VASCO – Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Oliveira e Lucas Piton; Jair, Tchê Tchê (Hugo Moura), Paulinho (Mateus Carvalho) e Philippe Coutinho (Payet); Alex Teixeira (Maxime Domínguez) e Vegetti. Técnico: Fábio Carille.

MADUREIRA – Mota; Celsinho, Arthur (Wellington Zarú), Jean e Caio Felipe; Matheus Lira (Lucas Paraíba), Wagninho, Wallace (Jefferson) e Marcelo; Gustavo Coutinho (Minho) e Flávio Souza (Renato Henrique). Técnico: Daniel Neri.

GOLS – Paulinho, aos 18 minutos do primeiro tempo; Vegetti, aos 50 do segundo.

CARTÕES AMARELOS – Paulinho, Léo Jardim e Jair (Vasco); Marcelo e Minho (Madureira).

ÁRBITRO – Júlio César de Oliveira.

RENDA – Não divulgada.

PÚBLICO – 17.240 presentes.

LOCAL – Arena da Amazônia, em Manaus (AM).

Leia Também: Fluminense define local que será usado como base no Mundial de Clubes

Educação divulga resultado da primeira fase da pré-matrícula para novos alunos

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia divulgou, nessa quinta-feira (23), o resultado da primeira fase da pré-matrícula para os novos alunos que desejam ingressar na rede municipal de ensino. A efetivação da matrícula desses alunos deverá acontecer entre os dias 24 de janeiro e 4 de fevereiro de 2025 na própria unidade escolar, para confirmar a vaga. Confira no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) aqui.
No site também é possível verificar a lista dos alunos novos que continuam na fila de espera do processo de pré-matrícula 2025. Além disso, foi divulgada, ainda, a lista de espera dos alunos do 6º ano que solicitaram a continuidade dos estudos; e a previsão é para que uma nova relação desses estudantes seja feita no dia 11 de fevereiro, a partir das 17h.
Os pais e responsáveis que perderam o prazo para solicitar a pré-matrícula devem ficar atentos, pois uma nova oportunidade foi concedida: a segunda fase de inscrição para quem deseja ingressar, pela primeira vez, na rede municipal de ensino, vai até o dia 21 de fevereiro. Para preencher o cadastro, acesse aqui. Já o resultado dessa segunda fase da pré-matrícula será divulgado a partir do dia 13 de março e o período de efetivação de matrícula desta etapa vai de 18 de março a 4 de abril, na própria unidade escolar.
Quanto aos alunos antigos, uma segunda listagem de encaminhamento dos estudantes que solicitaram a continuidade dos estudos na rede municipal de ensino foi divulgada no dia 17 de janeiro. A matrícula desses alunos, que vão continuar nas escolas e creches da Prefeitura de Campos, deverá ser efetivada até esta sexta-feira, 24 de janeiro. A primeira lista foi liberada em 8 de janeiro. Os alunos ainda não contemplados na lista de encaminhamento devem continuar aguardando na lista de espera, incluindo os estudantes do 6º ano de escolaridade.
TRANSFERÊNCIA — Quem desejar solicitar transferência de escola deverá ficar atento ao prazo, que vai de 27 a 31 de janeiro. A divulgação da relação dos alocados na transferência será a partir de 5 de fevereiro e a efetivação da matrícula, neste caso, será entre 10 e 14 de fevereiro.
“Caso identifiquem problemas ou erros relacionados ao encaminhamento, por favor, enviem os seguintes dados dos alunos para fazermos as alterações: nome, CPF, data de nascimento e unidade escolar que solicitou, para o seguinte endereço de e-mail: [email protected]”, informou o coordenador do Departamento, Francisco Junior, que também relembrou os telefones de contatos para atendimento ao público: (22) 98131-0312, 98131-0314 ou 98131-0317.
Confira o novo cronograma:
– Segunda listagem de encaminhamento dos alunos para continuidade dos estudos – 17/01/2025
– Matrícula dos alunos que vão continuar na Rede Municipal – 13/01/2025 a 24/01/2025
– Resultado da pré-matrícula (1a fase) – novos alunos: 24/01/2025
– Efetivação da Matrícula dos alunos novos – 24/01/2025 a 04/02/2025
– Período de transferência – 27/01/2025 a 31/01/2025
– Divulgação da relação dos alocados na transferência – a partir de 05/02/2025
– Matrícula dos alunos alocados na transferência – 10/02/2025 a 14/02/2025
– Nova relação de alunos encaminhados (6º ano) – 11/02/2025 (a partir das 17h)
– 2ª fase de pré-matrícula – alunos novos – até 21/02/2025
– Resultado – a partir do dia 13/03/2025 (17h)
– Efetivação de matrícula da 2ª fase – 18/03/2025 a 04/04/2025

Polícia encontra drogas e itens usados no preparo em casa abandonada em Guarus

0
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (23), policiais do 8º BPM, durante cumprimento de ordem de policiamento, realizaram uma apreensão significativa de drogas, no bairro Aeroporto, em Guarus.

Durante patrulhamento na Rua Gelson Garcia, os agentes notaram a atitude suspeita de alguns homens, que, ao avistarem a viatura, fugiram para dentro de casas próximas. Em varredura pela área, os policiais identificaram um forte odor vindo de uma residência desabitada. Ao inspecionar o local, visualizaram uma sacola com a anotação “1kg de pó A.P.”. Ao adentrarem o imóvel, encontraram 27 sacolés de cocaína (aproximadamente 108 gramas), 25 pinos de cocaína (aproximadamente 250 gramas), 113 gramas de cocaína avulsa, uma balança de precisão, martelo, dois liquidificadores, fita adesiva e cerca de 5.000 pinos vazios, além de outros materiais usados no preparo da droga.

O caso foi registrado na 146ª DP/Guarus, onde o material foi apreendido e as investigações seguem em andamento.

Inscrições para o Concurso de Remoção até domingo (26)

0
Inscrições para o Concurso de Remoção até domingo (26)

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT) de São Francisco de Itabapoana (SFI) iniciou nesta sexta-feira (24) as inscrições para o Concurso de Remoção. A oportunidade é para que professores e auxiliares de serviços gerais de escolas e creches realoquem oficialmente o posto de trabalho.

Os interessados devem preencher formulário on-line até domingo (26). As regras e critérios para a análise das inscrições foram publicados em edição extra do Diário Oficial, nesta quinta-feira (23).

— Através do concurso de remoção, os servidores efetivos que atuam nas escolas e creches de nossa rede terão a chance de transferir de maneira oficial o local de trabalho de sua matrícula. É uma maneira, por exemplo, de escolherem uma unidade de ensino mais próxima de sua residência — afirmou o secretário municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Ribeiro.

As vagas estão disponíveis em mais de 20 unidades escolares. Os requisitos para participar do processo incluem, por exemplo, estar com mais de 730 dias de efetivo exercício e não ter gozado de licença sem vencimento em 2024. A classificação terá como base o tempo de trabalho. A cada ano efetivo de atividade, a partir da data de admissão, será convertido em um ponto.

Caminhada de filhotes de tartarugas ao mar reúne centenas de pessoas em Grussaí

0
Foto: Divulgação Ascom SJB

Centenas de pessoas, entre elas integrantes do projeto Botinho, moradores e visitantes acompanharam a caminhada de filhotes de tartarugas ao mar nesta quinta-feira, 23, próximo à passarela de acessibilidade do Posto-2, em frente ao Polo Gastronômico de Grussaí. A ação de sensibilização ambiental foi para demonstrar a importância de cuidar da orla que compõe a área costeira do município, berçário das tartarugas marinhas.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo, destacou que essa ação realizada pela Reserva Caruara, em parceria com a Fundação Projeto Tamar e apoio da Prefeitura, serve como um exemplo de conservação ambiental. A proposta é que as pessoas conheçam como acontece a desova em toda a orla do município e como ações irresponsáveis podem prejudicar não só o nascimento das tartarugas, mas todo o ecossistema. Um exemplo disso, é o tráfego e estacionamento de veículos na faixa de areia, cuja infração pode gerar multa de até R$ 10 mil.

— Realizamos diariamente ações de educação ambiental, nas quais abordamos não só as principais ameaças para as tartarugas, mas também da importância de toda a biodiversidade associada ao município, visando a médio e longo prazo ressignificar o uso desses espaços, fazendo com que esses recursos naturais estejam disponíveis para as futuras gerações — declarou o coordenador da Reserva Caruara, Daniel Nascimento.

Todos os dias, uma equipe do Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas percorre 62 km de faixa de areia, desde o pontal de Atafona, em São João da Barra, até a Barra do Furado, em Campos, para fazer a observação e proteção dos ninhos. Ao identificar os que eclodiram, onde as tartaruguinhas nasceram, os profissionais acompanham todo o processo e fazem o remanejamento de parte dos animais, que geralmente fica retida no fundo do ninho. São esses os filhotes levados para a caminhada ao mar que nada mais é do que um momento de educação ambiental.

A mineira de Viçosa, Cláudia Neves, que reside há 20 anos em Curitiba, está veraneando com a família na praia de Grussaí e levou a filha Laís, de 9 anos, para assistir a caminhada dos filhotes de tartarugas marinhas. “Este é um espetáculo da natureza raro de se ver, e tenho certeza que minha filha jamais esquecerá. Estivemos aqui há dois anos, ela era mais novinha, porém agora consegue assimilar melhor o intuito dessa ação”, declarou Cláudia.

– Foi muito legal ver os filhotinhos e como eles vão para o mar e vivem assim – disse Laís que, apesar de já ter acompanhado a ação em uma outra oportunidade, estava tão empolgada quanto as várias crianças que viram de perto os filhotes das tartarugas pela primeira vez.

O campista Alexandre Moura, que estava acompanhado da esposa, fez questão de levar a filha Ana Elis, de 8 anos, e o afilhado Heitor, de 6 anos, para acompanhar a ação. “Estamos passando férias por aqui e acordamos cedo para não perder essa oportunidade de mostrar para nossa filha e afilhado os filhotes de tartarugas, e esse ciclo natural onde caminham em direção ao mar, que para eles foi uma novidade”, comentou Alexandre.

— Esse evento é de extrema importância. A conscientização ambiental tem que começar desde pequeno, e as crianças, também ajudam a conscientizar os adultos. Mais do que diversão, essa ação proporciona outras experiências de vida para os pequenos e melhora a conscientização com relação ao meio ambiente e o planeta em que a gente vive — disse Cláudia.

Fonte: Ascom SJB

Cúpula da Câmara quer driblar Padilha e negociar reforma direto com Lula

0

(FOLHAPRESS) – A cúpula da Câmara dos Deputados aguarda a eleição do novo comando da Casa para negociar diretamente com o presidente Lula (PT) a reforma ministerial, driblando o responsável pela articulação política, Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais).

 

Embora Padilha tenha recebido essa atribuição de Lula, os deputados não reconhecem no ministro legitimidade para a tarefa. Essas lideranças esperam a chegada de Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara para negociar com o presidente da República.

Também fizeram chegar ao Palácio do Planalto a informação de que preferem que os presidentes de partidos não sejam procurados pelo governo, para que toda a negociação seja conduzida pelo Congresso Nacional.

De acordo com relatos feito à reportagem, a cúpula da Câmara já tem um desenho do que gostaria que acontecesse na reforma, com ascensão de líderes para ministérios do petista.

Na avaliação dos deputados, esse novo desenho, que já chegou a integrantes do Planalto, daria equilíbrio na relação de forças com o Senado e garantiria a governabilidade à gestão petista. Hoje, os deputados se sentem subrepresentados na Esplanada de Lula.

Nesse plano, está a ida do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), para o Ministério da Agricultura, hoje chefiado pelo senador licenciado Carlos Fávaro, do PSD.

Um aliado do alagoano diz que Lira cobiça a pasta da Saúde, que tem à frente Nísia Trindade, mas reconhece ser remota essa possibilidade, diante da estrutura robusta do ministério. A gestão de Nísia sofre críticas entre congressistas e integrantes do próprio governo, que cobram dela uma marca para sua gestão.

A ida para a Agricultura daria visibilidade a Lira, que pretende concorrer a uma vaga ao Senado em 2026. A cúpula da Câmara avalia que o governo ganharia com essa troca porque o congressista poderia criar pontes com o agronegócio, setor no qual ainda há resistências à gestão petista.

Além disso, ele poderia frear a postura de oposição ao governo da Frente Parlamentar da Agropecuária, uma das forças mais expressivas do Congresso, já que o presidente do grupo, Pedro Lupion (PP-PR), é aliado de Lira.
Integrantes do PP dizem ainda que esse movimento poderia desencadear, mais adiante, uma eventual neutralidade do partido na eleição presidencial em 2026.

A nomeação de Lira exigiria, no entanto, mudanças em outras pastas, como a possível saída de André Fufuca (PP) do Ministério dos Esportes.

Também levaria à exoneração de Fávaro, a quem Lula é grato por seu apoio na eleição presidencial.

Além do apreço pessoal de Lula, Fávaro tem sido bem avaliado pela interlocução mantida com agronegócio. Sua saída implicaria mais mudanças além das já esperadas no espaço ocupado pelo PSD.

Uma mudança reivindicada pela cúpula da Câmara é a ida do líder do PSD, Antonio Brito (BA), para o Ministério do Desenvolvimento Social, hoje chefiado pelo senador petista Wellington Dias.

Brito foi candidato à sucessão de Lira, mas acabou desistindo em novembro, após Hugo Motta conseguir apoio de um leque de partidos, indo do PT de Lula ao PL de Jair Bolsonaro. Ele era considerado o nome mais governista entre os candidatos.

Desde o fim do ano passado, a bancada do PSD na Câmara indicou ao Executivo que não se sente atendida com o Ministério da Pesca, chefiado pelo ex-deputado André de Paula.

Na avaliação dos deputados, a ida de Brito para a pasta de Desenvolvimento Social, que tem sob seu guarda-chuva programas como Bolsa Família, daria grande visibilidade à bancada e traria ganhos políticos à Câmara como um todo, já que o congressista circula bem em diversos partidos na Casa.

Ainda que mantenham boa relação com Brito, petistas resistem à nomeação de um nome de outro partido para a pasta, cujas ações são identificadas com a agenda do PT.

Outro petista na mira dos deputados é o próprio Padilha. Seu cargo é reivindicado para o líder da bancada do MDB, Isnaldo Bulhões Jr. (AL). Isnaldo é da ala lulista do MDB, tem bom trânsito com deputados e senadores e é um dos congressistas mais próximos do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

Além disso, é um aliado de primeira hora de Hugo Motta e mantém boa relação com Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), favorito para assumir o comando do Senado a partir de fevereiro.

A indicação de seu nome esbarra no fato de o MDB já contar com três ministérios, ocupados por Renan Filho (Transportes), Jader Filho (Cidades) e Simone Tebet (Planejamento). Seria mais um integrante do partido a ocupar uma pasta, sendo alagoano como Renan Filho.

Nesse desenho, não está prevista movimentação do atual líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), para um ministério. Ele também foi candidato à presidência da Casa, chegou a ser considerado o favorito para ter apoio de Lira na disputa, mas foi preterido –e, desde então, rompeu com o alagoano, com quem mantinha amizade.

O União Brasil quer indicá-lo para ocupar um cargo na Mesa Diretora, mais especificamente a segunda vice-presidência. Há também conversas para uma possível vaga no TCU (Tribunal de Contas da União).

Apesar do movimento de exclusão de Padilha, o ministro tem sido informado das indicações dos congressistas e conversa diretamente com Lula sobre o mapa da Esplanada.

Sua tarefa é apresentar ao presidente cenários para a montagem do novo ministério, a partir das reivindicações do Legislativo. A ideia era que o plano estivesse pronto na semana que vem para ser posto em prática logo após a eleição do Congresso.

Leia Também: Bolsonaro cita hipótese de Michelle concorrer à Presidência e depois recua

Assistentes de bordo tentam ‘calar’ passageira agressiva com fita adesiva

0

Uma passageira de cerca de 60 anos foi contida com fita adesiva na boca durante um voo da Fiji Airways entre São Francisco (EUA) e Nadi (Fiji), no sábado (20), após apresentar comportamento agressivo e ofensivo. A mulher, que estava aparentemente alcoolizada, teria feito comentários considerados racistas e vulgares, segundo testemunhas.

 

O incidente foi registrado por passageiros e mostra a tripulação tentando imobilizar a mulher e tapar sua boca, devido à gravidade das ofensas. A Fiji Airways confirmou que o caso está sendo investigado e destacou que a equipe de bordo foi forçada a tomar essa medida extrema para garantir a segurança dos demais passageiros.

 

 

O voo pousou em Nadi, onde a passageira foi detida pelas autoridades locais. Segundo a polícia das Fiji, ela permanece sob custódia aguardando julgamento.

Um passageiro que registrou o ocorrido, mas preferiu não se identificar, afirmou que os comentários da mulher foram “extremamente ofensivos” e que a situação só foi controlada após a intervenção da tripulação. A Fiji Airways reiterou que o incidente está sendo tratado com seriedade e seguirá os trâmites legais apropriados.

Leia Também: Juiz suspende ordem de Trump que negava cidadania automática nos EUA

 

 

Grávida de Taubaté ressurge nas redes sociais e promete contar a verdade sobre sua farsa

0

(FOLHAPRESS) – Em 2012, Maria Verônica inventou que estava grávida de quadrigêmeos e enganou o Brasil inteiro. Deu entrevistas a jornais, portais e programas de TV e ganhou um enxoval completo de Gugu Liberato.
A gravidez, porém, não existia: ela usava uma bola de posto de gasolina debaixo do vestido.

 

Nesta semana, Maria Verônica reapareceu nas redes sociais, agora como influenciadora cristã, e prometeu contar a verdade sobre sua farsa.

“Vocês lembram da falsa grávida de Taubaté? Pois é, chegou a hora de contar a vocês o meu testemunho”, diz Maria em um vídeo publicado no Instagram.
No vídeo, ela aparece com um visual totalmente diferente: cabelo longo, óculos de grau e vestindo camisa social e saia.

Maria promete aos seguidores contar sua versão da história em um canal no Youtube. Os vídeos serão postados semanalmente.

Leia Também: MC Rafinha, ícone do funk romântico, morre aos 24 anos

 

Primeira etapa do Festival de Música aconteceu em Gargaú

0
Primeira etapa do Festival de Música aconteceu em Gargaú

A primeira etapa classificatória do Festival de Música de São Francisco de Itabapoana (SFI) aconteceu na noite desta quinta-feira (23), às 20h, na Lagoa do Comércio, no distrito de Gargaú. O evento reuniu talentos locais, com apresentações de Edivane Santos e Félix Oliveira, e emocionou o público.

A diretora do Departamento de Cultura, Maenilse Gonçalves, destacou que o festival é uma oportunidade de valorizar os artistas do município. “Foi um momento especial para revelar novos talentos, fortalecer nossa identidade cultural e unir a comunidade em torno da música”, afirmou Maenilse.

Wagner Fraga ASCOM SFI 7

O secretário de Educação, Gustavo Terra, e a subsecretária, Kissila Sobrinho, também participaram do evento, ressaltando a importância de iniciativas culturais para o desenvolvimento local. “Eventos como este reforçam o compromisso da gestão com a cultura e a educação”, pontuou Gustavo.

A comissão julgadora, formada por Roberto Pinheiro Acruche, Félix Oliveira, Fabrício Rizzone, Leonardo Brun e Jefinho Peregrino, avaliou os candidatos com base em critérios como afinação, presença de palco e conexão com o público. Acompanhados por uma banda profissional, os participantes mostraram talento e versatilidade.

WhatsApp Image 2025 01 24 at 09.06.40

Os finalistas desta etapa, que garantiram vagas para a próxima fase, foram Vitor Hugo Ayres, Júnior Silva e Soraya de Souza.

O festival integra a programação cultural do verão de São Francisco de Itabapoana, promovendo lazer e cultura para moradores e turistas.

Confira mais registros:

galleryfestival gargau/gallery

Saiba como saber se a carne está apta para o consumo ou estragada

0

GIULIA PERUZZO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Cerca de 800 toneladas de carne estragada foram compradas para revenda. Os pacotes de carne suína, bovina e avícola tinham ficado submersos nas enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul em 2024.

 

A empresa Tem Di Tudo Salvados, de Três Rios (RJ), realizou a transação sob alegação de que a mercadoria seria usada para a fabricação de ração animal, mas o carregamento foi “maquiado” para ser distribuído em diversas regiões do Brasil. Nesta quarta-feira (22), uma operação da Delegacia do Consumidor do RJ e do RS prendeu quatro pessoas, incluindo o dono da empresa.

O consumo de carne estragada apresenta um risco à saúde e à vida da população, já que existem doenças que podem ser transmitidas pela condição do alimento, como as zoonoses E-coli e a Salmonella. Para prevenir a intoxicação, é importante saber distinguir quando a carne está apta para consumo e também como higienizá-la e prepará-la da maneira correta.

O Ministério da Saúde alerta para os sintomas das doenças transmitidas por alimentos ou água. São esses o vômito, a diarréia líquida, náusea, cólicas abdominais e até mesmo febre. A depender da gravidade da doença transmitida, pode também resultar em distúrbios neurológicos, infecção generalizada e levar à morte.

COMO SABER SE A CARNE ESTÁ ESTRAGADA?

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul detalha seis passos para identificar se uma carne está ou não fresca. O primeiro, é sempre verificar a data de validade na embalagem. Se o produto estiver fora do prazo, mesmo em promoção, é melhor não arriscar. Caso esteja dentro da validade, é importante checar a cor do alimento. Uma carne vermelha picada, por já ter entrado em contato com o oxigênio, tem a cor vermelho púrpura -que é puxado para o roxo. Já a carne de aves pode variar do branco ao amarelo e deve ter uma superfície brilhante e firme.

Segundo recomendações do Departamento de Nutrição da UnB (Universidade de Brasília), a embalagem do alimento também não pode estar estufada, amassada, enferrujada ou rasgada. Também é importante verificar as condições do local de armazenamento. Um produto confiável deve ter o selo de garantia do Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura.

O cheiro é outro fator a se considerar antes de comprar alguma carne. Se sentir algum cheiro incomum, não consuma. Além disso, é fundamental olhar a carne de perto para verificar se há alguma textura viscosa ou pegajosa. Esse tipo de textura sinaliza que o alimento já está se deteriorando e não está apto para o consumo. O mesmo vale para manchas pretas ou verdes.

A gordura de uma carne saudável é branca e firme. Se a carne já estiver preparada, atente-se para texturas viscosas ou gelatinosas e manchas, o que indica que também não está em condições favoráveis.

CUIDADOS COM A CARNE

Quando comprar carnes para o preparo e consumo em casa, é preciso a atenção para as maneiras corretas de armazenamento, higienização e preparo. Carnes de todos os tipos só devem ser guardadas em geladeira caso forem ser preparadas e consumidas no mesmo dia da compra. Se não, o ideal é congelá-las em uma temperatura de -18°C. Uma vez descongelada, a carne não pode voltar ao refrigerador.

Bactérias se desenvolvem em ambientes com temperaturas entre 15 e 70°C. Por isso, deixar carnes em temperatura ambiente pode acarretar em um acúmulo de microorganismos maléficos. Além disso, carnes bovinas, suínas, de ave e peixe devem ser cozinhadas acima dessa temperatura e estar totalmente descongeladas antes do cozimento.

Manter a higiene do ambiente, dos utensílios e das mãos sempre antes de manusear e preparar o alimento pode prevenir a proliferação das bactérias. Guarde as sobras em recipientes com tampa e em locais refrigerados, reaquecendo sempre antes de consumir novamente.

Leia Também: Empresa vendeu 800 toneladas de carne podre submersa na enchente do RS