Home Blog Page 1709

Homem é preso com arma após disparos em Travessão

0
146ª DP/Foto: ClickCampos

Na noite deste domingo (12), um homem foi preso com um revólver calibre 32 na RJ-224, em Travessão, distrito de Campos dos Goytacazes. A prisão ocorreu após denúncias de disparos de arma de fogo na região.

Segundo a Polícia Militar, ao chegarem ao local indicado, os agentes colheram informações de testemunhas que descreveram as características do suspeito, incluindo as roupas que ele vestia. Com base nas informações, os policiais iniciaram buscas e localizaram o homem.

Durante a abordagem, os militares encontraram a arma em sua cintura, carregada com quatro munições deflagradas e uma intacta. O suspeito foi conduzido à 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, onde foi autuado e permanece preso.

Golfinho ameaçado de extinção é encontrado morto em Grussaí

0
Foto: Reprodução Parahybano

Um golfinho da espécie Toninha franciscana (Pontoporia blainvillei), único golfinho ameaçado de extinção no Brasil, foi encontrado morto na praia de Grussaí, distrito de São João da Barra. O animal apresentava sinais de mordidas, possivelmente causadas por um tubarão, fato que chamou a atenção de banhistas na orla.

De acordo com especialistas, a Toninha franciscana é classificada como vulnerável pela IUCN. Quando adultos, os machos podem atingir até 1,23 metro de comprimento, enquanto as fêmeas chegam a um tamanho máximo de 1,44 metro.

O corpo do golfinho foi recolhido para exames, que deverão confirmar se os ferimentos foram causados por um tubarão ou outro animal.

Saúde vai oferecer serviços de emergência na Festa de Santo Amaro

0
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá disponibilizar ambulâncias para atender às necessidades dos fiéis durante a tradicional peregrinação até o Santuário de Santo Amaro, que ocorre todos em 15 janeiro, Dia do Padroeiro da Baixada Campista. O planejamento visa garantir que os peregrinos possam realizar a caminhada com a tranquilidade, sabendo que têm à disposição serviços de saúde para atendê-los em qualquer eventualidade.
A estrutura de emergência será composta por quatro ambulâncias que estarão à disposição dos fiéis durante o trajeto e em Santo Amaro, sendo uma fixa no distrito de Santo Amaro e três acompanhando o trajeto dos fiéis a partir de Goitacazes.
Segundo o subsecretário de Infraestrutura e Operações da Secretaria de Saúde, Genil Alves, cada ambulância contará com um técnico de enfermagem e um enfermeiro para garantir o atendimento emergencial.
“No dia de Santo Amaro, teremos duas ambulâncias fixas no local do evento, já que não terão mais romeiros, apenas as pessoas que já estão no distrito para os eventos religiosos e culturais. Esse esquema é o mesmo que foi utilizado nos últimos anos e se mostrou um sucesso e suficiente para suportar as demandas”, disse Genil. “Ele visa ajudar tanto na questão do transporte quanto na segurança da luminosidade, com a referência do giroflex ligado servindo como ponto de referência para quem cumpre o trajeto”, completou o subsecretário.
Além da estrutura de ambulâncias, o Hospital São José, referência na Baixada Campista, estará preparado para atender à demanda de atendimentos de emergência gerada pela festividade tradicional. O hospital, que mantém uma média de 400 a 500 atendimentos diários, incluindo emergências e consultas ambulatoriais, contará com uma equipe especializada para dar suporte à festa de Santo Amaro.
“O Hospital São José está pronto para estabilizar e triar casos, garantindo eficiência e qualidade no atendimento à população”, afirmou o superintendente do hospital, o médico Dante Pinto Lucas, lembrando, também, que o hospital reforça o suporte à Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Farol de São Tomé durante o verão.

Motoboy fica ferido após acidente no Parque Aurora

0

No final da tarde dessa sexta-feira (10), uma colisão entre um carro de passeio, modelo Honda City, e uma motocicleta, ocorreu na rua Doutor Beda, esquina com Rua Ayer Campos, no Parque Aurora, em Campos.

Proprietário do tradicional supermercado do bairro, Supermercado Vanusa, cedeu as imagens do acidente para a equipe do ClickCampos, e, salientou que já solicitou diversas vezes a prefeitura, uma sinalização na esquina, onde vem ocorrendo diversos acidentes com frequência.

”Não só eu, como vários vizinhos do bairro, fizemos a solicitação a prefeitura, que colocassem um sinal, ou até mesmo um quebra mola nessa esquina, pois é muito movimentada, e vem acontecendo muitos acidentes com frequência”, concluiu Pablo, proprietário do Supermercado.

No vídeo divulgado é possível ver o carro atravessando a rua e colidindo com o motoqueiro do outro lado da rua. O motoboy, que não teve sua identidade revelada, aguardou a chegada do Corpo de Bombeiros e foi atendido no local.

Jovem de 19 anos morre esmagado em travessia do Canal da Mancha

0

Um jovem de 19 anos morreu esmagado a bordo de um pequeno barco enquanto tentava atravessar o Canal da Mancha na madrugada de sábado.

 

De acordo com o jornal britânico Metro, cerca de 60 pessoas estavam na embarcação, que partiu da praia de Sangatte, a oeste de Pas-de-Calais, no norte da França.

A travessia foi complicada, e o barco começou a encher de água, o que levou cerca de 30 pessoas a caírem no mar.

Pouco tempo depois, a polícia interceptou o barco e os passageiros desembarcaram. Nesse momento, foi encontrado o corpo do jovem.

“Na parte inferior do barco, um homem de nacionalidade síria foi encontrado em parada cardiorrespiratória”, informou o procurador Guirec Le Bras, citado pela publicação.

Segundo Le Bras, o jovem “provavelmente foi esmagado pelos outros migrantes”.

Outras 35 pessoas foram resgatadas por um helicóptero, um barco da guarda costeira e uma embarcação de pesca. Um adolescente precisou ser levado para o hospital local, e duas pessoas foram detidas.

“Podemos confirmar que ocorreu um trágico incidente envolvendo um pequeno barco na costa francesa, que resultou na perda de uma vida. Nossos pensamentos estão com os afetados”, declarou um porta-voz do governo britânico.

No ano passado, 77 pessoas morreram nessas travessias, o maior número registrado desde que começaram em 2018. As causas incluem afogamento e as condições precárias dos pequenos barcos.

Este ano, o mau tempo tem dificultado as travessias, e, até o momento, apenas 61 pessoas chegaram ao Reino Unido em embarcações pequenas.
 

Leia Também: Ataque cardíaco: 11 sintomas que você nunca deve ignorar

Homem morre após tentar estuprar vaca em fazenda no Distrito Federal

0

Um homem de 45 anos morreu na manhã da última quarta-feira (8/1) em uma fazenda localizada no núcleo rural Laje da Jibóia, em Samambaia, Distrito Federal. Segundo a Polícia Civil (PCDF), o caso está sendo investigado pela 32ª Delegacia de Polícia (Samambaia Sul).

 

De acordo com relatos colhidos pelo site Metrópoles, a vítima trabalhava e residia na propriedade rural. Um colega de trabalho afirmou à polícia que, na terça-feira (7/1), ambos passaram o dia ingerindo bebidas alcoólicas. Na manhã seguinte, por volta das 5h, o colega notou que o homem já havia se levantado para realizar a ordenha das vacas leiteiras da fazenda.

Após levar o leite colhido para o patrão e tomar café da manhã, o homem voltou ao curral para continuar o trabalho. No entanto, ele demorou a retornar, o que levantou suspeitas entre os demais trabalhadores.

Por volta das 6h35, o colega decidiu ir até o curral verificar o que havia acontecido e encontrou o homem caído, inconsciente, próximo a uma das vacas. Ao examinar a cena, ele percebeu que a vítima estava usando um preservativo, com uma embalagem de camisinha ao lado, levantando a hipótese de que o homem teria tentado abusar sexualmente do animal e sofrido um coice.

A vítima foi encontrada sem sinais vitais, com os olhos semiabertos e uma secreção esverdeada saindo do nariz.

Os moradores da fazenda acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF). Os profissionais realizaram manobras de reanimação por cerca de uma hora, mas não obtiveram sucesso, e o óbito foi constatado no local.

A Polícia Civil segue investigando o caso para determinar as circunstâncias exatas da morte. 

Leia Também: Menina desaparece após pegar ônibus para ir visitar a avó em Campo Grande

 

Vinícius Júnior negocia compra de time português por 10 milhões de euros

0

Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid, está em negociações avançadas para adquirir a Sociedade Anônima Desportiva (SAD) do Futebol Clube de Alverca, equipe que atualmente disputa a Liga Portugal 2, a segunda divisão do futebol português. O investimento estimado é de 10 milhões de euros (cerca de R$ 53 milhões).

 

Antes de focar no Alverca, o jogador brasileiro considerou a aquisição do Leixões, outro clube da segunda divisão portuguesa, mas as negociações não avançaram. A possível compra do Alverca está progredindo positivamente, especialmente devido ao suporte financeiro de um grupo empresarial robusto que apoia Vinícius Júnior 

Fundado em 1939 e localizado nos arredores de Lisboa, o Alverca tem um histórico de participações na Primeira Liga portuguesa, embora atualmente esteja na segunda divisão. A aquisição por parte de Vinícius Júnior pode representar uma oportunidade de revitalização e crescimento para o clube 

Paralelamente às negociações, Vinícius Júnior continua sua carreira no Real Madrid. Recentemente, ele se destacou ao marcar um hat-trick na vitória por 4 a 1 sobre o Barcelona na final da Supercopa da Espanha, consolidando-se como um dos principais jogadores da equipe madrilenha. 

Leia Também: Liverpool usa reservas e goleia time da 4ª divisão na Copa da Inglaterra

‘Pode demorar 6 meses ou 2 anos, mas João Fonseca vai se meter entre os melhores’, diz Meligeni

0

Os elogios a João Fonseca, prestes a estrear na chave principal do Aberto da Austrália, em duelo com o russo Andrey Rublev, vêm de todos os lados. De Andy Roddick a Boris Becker, ambos ex-número 1 do mundo, o nome do brasileiro tem sido citado sempre acompanhado de elogios no universo do tênis. Fernando Meligeni, ex-top 25 e hoje comentarista da ESPN, faz coro aos entusiastas do astro carioca de 18 anos, mas não dispensa a dose de cautela necessária na hora de analisar um esporte que envolve tantas variáveis.

 

Ter Fonseca entre os melhores tenistas do mundo é um sonho muito possível para o tênis brasileiro. Meligeni vê isso acontecendo em algum momento no futuro próximo, mas entende que pode ser necessário esperar mais um pouco para colher esse fruto e alerta que imprevistos podem ocorrem no caminho.

“Lógico, é natural olhar para o jogo dele e falar que ele pode ascender rapidamente. Mas quem esteve lá mesmo, sabe que uma derrota tira confiança. Você perde três, quatro jogos, e, então, a ideia de que você seria top 50… você começa a jogar mal três, quatro torneios, dá uma duvidada. Ou você ganha do Rublev, estava em pensando ser 100, mas agora é 60, 40, até 20 e não sabe para onde vai. É muito relativo”, disse ao Estadão.

“Acho que, se você conversar com o interno dele (equipe de Fonseca), o que menos deve estar preocupando eles é quando ele vai chegar. E sim, construir uma carreira, um processo bem colocado. Pode demorar um ano, seis meses ou dois anos. Mas que ele vai se meter, isso para mim é certeza. Se nada muito estranho acontecer. Não tendo nenhum problema maior, ele se mete. Agora, se meter esse ano, a gente vai ter que “reconversar” e falar: ‘caramba, que rápido'”, completou.

Embora considere difícil fazer previsões sobre o desempenho futuro de tenistas, Meligeni acredita que é possível visualizar João Fonseca terminando o ano pelo menos dentro do top 50. Para ele, hoje, este é um cenário mais fácil de prever do que foi o título conquistado por Guga em Roland Garros em 1997, por exemplo.

“Eu jogava do lado dele, contra ele. Se você me falasse três semanas antes que ele ganharia Roland Garros, eu ia falar que não, certeza absoluta e coloco minha casa e meu carro em jogo. Ia perder minha casa e meu carro. Por isso, se você fala para ele: ‘Guga, você vai ganhar Roland Garros daqui a três semanas’, ele iria dar risada da sua cara, e falar que a gente é louco. É mais previsível pensar que o João vai ser 50 do mundo em pouco tempo, até o final do ano, do que pensar que o Guga ia ganhar Roland Garros. São chutes, previsões muitos difíceis”, pontuou.

A expectativa que já se tinha sobre Fonseca cresceu ainda mais depois que ele passou pelas três rodadas do qualifying do Major australiano sem perder um set, aumentando para 13 sua série de vitórias, que inclui os títulos do Next Gen e do Challenger de Camberra. Para ampliar a sequência de triunfos, terá de passar por Andrey Rublev, número 9 do mundo. O russo oscilou um pouco nos últimos meses e é conhecido pelo temperamento explosivo. Mesmo assim, não há como não colocá-lo como favorito à vitória, até porque ele é se mantém no top 10 do mundo há quase cinco anos.

“Eu acho que a gente não pode olhar como ‘Rublev está em uma boa fase ou não’. É um top 10. A boa fase não é por um dia. O cara que é top 10 praticamente nunca está em má fase, então tem de ter o respeito pelo gigante que é o Rublev. Acho que a gente tem várias maneiras de olhar isso. Principalmente, a gente tem de ter muito cuidado quando a gente fala do Fonseca porque nesse momento parece que ele é o 10 do mundo e já está querendo colocar uma pressão de ele ter de fazer um papel acima do que se espera”, opinou Meligeni.

“É o primeiro Grand Slam dele, primeiro jogo contra um top 10 em um Grand Slam. Jogo duríssimo, contra um cara muito favorito dentro de jogo. Isso não quer dizer que ele não tenha chance. Ele joga muito bem. Muito mais do que a gente esperar, a gente vai poder analisar. A espera, mesmo ele, mesmo o time, estão lá para fazer o melhor jogo que podem e, se tiver a oportunidade, tentar ganhar, obviamente. Depois, a gente tem muito mais a analisar pós-jogo, do que antes do jogo. Muito difícil, muito interessante. Dois jogadores que jogam de forma parecida, na pancadaria o tempo inteiro”, concluiu.

A situação pode ficar mais complicada para Fonseca se forem necessários quatro ou cinco sets para decidir a partida. Como nunca jogou a chave principal de um Grand Slam, na qual é preciso vencer três sets para eliminar o adversário, está habituado apenas aos jogos de no máximo três sets. O duelo com Rublev, portanto, também pode ser um teste físico e mental para o jovem de 18 anos.

“É um cara que está acostumado a jogar cinco sets contra um cara que nunca jogou. Se for um jogo dramático, de quatro, cinco sets, a gente não sabe como o físico e a mente do João vão lidar, porque ele nunca teve essa experiência. Em Grand Slam, a adrenalina é diferente. As pessoas imaginam: ‘é cinco sets, então se demorar duas horas e meia, eu já joguei jogo de três sets e duas horas e meia’. O problema é a atenção durante tanto tempo, o que faz uma diferença absurda. É difícil você mensurar se você nunca jogou… Eu estou esperando sentado para ver como esse jogo vai ser, e a partir dali analisar. A gente vai ter uma ideia melhor do momento do João”, afirmou Meligeni.

Quanto ao frisson do público ao redor do jovem tenista, especialmente nas redes sociais, Fininho não vê como algo prejudicial e entende que é o momento de o torcedor brasileiro curtir o nascimento de uma possível estrela, mas sem deixar de lembrar dos demais tenistas do País.

“Você não pode tirar essa euforia. O público tem mais que fazer meme, enlouquecer, falar que ele vai ser número 1 do mundo, e está tudo certo. Acho que nós temos que segurar a euforia… jornalistas, pessoas especializadas, cada um na sua área. Acho que esse é o ponto de tomar cuidado. O público tem de curtir. A gente curtiu os momentos da Bia também. Isso faz parte da essência, querendo ou não”, disse.

“Estamos todos eufóricos. Só que não esqueçamos dos outros grandes jogadores que o Brasil tem. Isso é uma coisa que a gente faz muito. A gente se apaixona por um e esquece dos outros. A gente tem uma jogadora que é 20 do mundo (Bia Haddad), o Wild (Thiago) top 70. Tem o Monteiro como uma carreira consolidadíssima. Merecem atenção, respeito, espaço. Se não, a gente sempre vai ser um país de um jogador só”, completou.

Leia Também: Vinícius Júnior negocia compra de time português por 10 milhões de euros

Homem é preso após enforcar a companheira

0
Foto: Divulgação Polícia Civil

Na manhã do último sábado (11), policiais civis da 123ª Delegacia de Polícia de Macaé, sob a coordenação do delegado Victor Azevedo, prenderam em flagrante um homem de 27 anos, identificado pelas iniciais D.D.C.C.M., pelo crime de lesão corporal com base na Lei Maria da Penha.

De acordo com informações da Polícia Civil, o crime ocorreu por volta das 6h, quando o agressor chegou em casa e atacou a vítima, enforcando-a contra a parede da residência do casal.

Após a vítima relatar os fatos na delegacia, os policiais se dirigiram ao bairro Malvinas, onde localizaram e prenderam o suspeito. Ele foi levado à 123ª DP e autuado em flagrante pelo crime.

Delegado Carlos Augusto Guimarães deixa a 146ª DP de Guarus

0
Delegado Carlos Augusto Guimarães/Foto: Divulgação

O delegado Carlos Augusto Guimarães deixará o comando da 146ª Delegacia de Polícia (Guarus) para assumir a titularidade da 143ª Delegacia de Polícia, em Itaperuna. A confirmação foi feita pelo próprio delegado nesta sexta-feira (10).

Carlos Augusto reassumiu a 146ª DP em março de 2023, após já ter comandado a unidade entre 2012 e 2014. Durante sua atuação recente em Campos, esteve à frente de casos de grande repercussão, como o assassinato de Eliana de Lima Tavares Cardoso, de 59 anos, atropelada e morta pelo próprio filho em outubro de 2024. O acusado, Carlos Eduardo de Aquino, de 32 anos, estudante de medicina, está preso, e o caso já teve sua primeira audiência em 12 de dezembro.

De acordo com a Polícia Civil, quem assume a 146ª DP é o delegado Ronaldo Andrade Cavalcante.

Nove pássaros silvestres são resgatados de cativeiro em Campos

0
Foto: Divulgação

Após denúncia ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia, nove pássaros da fauna silvestre brasileira foram resgatados neste sábado (11) no distrito de Goytacazes, em Campos dos Goytacazes.

Agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano se deslocaram até a Rua São Vicente, local citado na denúncia, e encontraram seis tizius, dois coleiros e um canário-da-terra. As aves estavam em gaiolas penduradas na varanda de uma residência, todas sem anilhas de identificação.

Durante a fiscalização, um homem presente no local informou que os pássaros pertenciam ao genro, que estava trabalhando. Ele também alegou desconhecer a existência de qualquer documentação autorizando a criação das aves. Diante disso, com base no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98), os policiais encaminharam a ocorrência para a 134ª Delegacia de Polícia (DP).

Os pássaros foram recolhidos e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, onde passarão por cuidados e posterior reintrodução ao habitat natural.

Como denunciar crimes ambientais

Denúncias podem ser feitas 24 horas por dia ao Linha Verde pelos números (21) 2253-1177 e 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado. Também é possível registrar denúncias pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, pelo site [www.disquedenuncia.org.br](http://www.disquedenuncia.org.br) ou pela página no Facebook (facebook.com/linhaverdedd).

Suspeitos de assassinato no Calçadão são presos pela PM

0
IML de Itaperuna/Foto: Reprodução Italva em Foco

Policiais Militares do 29º Batalhão prenderam, neste domingo (12), os suspeitos de envolvimento no assassinato de Wilson Simplício Aguiar, de 33 anos. O crime ocorreu na madrugada do mesmo dia, por volta das 5h, no Calçadão de Itaperuna, no Noroeste Fluminense. Durante a operação, a motocicleta utilizada no homicídio também foi localizada e apreendida.

O ataque foi registrado por câmeras de segurança da região. As imagens mostram que Wilson atravessava uma faixa de pedestres próximo a um trailer quando foi abordado por dois indivíduos em uma motocicleta azul. Ao perceber a aproximação em alta velocidade, a vítima pareceu reconhecer ao menos um dos suspeitos. Em seguida, o passageiro da moto sacou um revólver e atirou, sem dar chance de reação. Wilson foi atingido e faleceu no local antes de receber socorro.

Após a perícia, o corpo foi removido pelo rabecão dos bombeiros e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Itaperuna para os exames de praxe. As investigações seguem em andamento.

Incêndio destrói residência em Guarus

0
Foto: Reprodução

Na noite deste sábado (11), um incêndio de grandes proporções atingiu uma residência na Rua Adenor Alves Campos, no Parque Santa Helena, em Guarus, Campos. Apesar dos danos materiais significativos, não houve registro de vítimas humanas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as equipes foram acionadas por volta das 21h, mas o fogo se espalhou rapidamente, consumindo boa parte do imóvel. A operação para controlar o incêndio foi concluída em pouco mais de 30 minutos.

Informações preliminares indicam que o incêndio pode ter sido causado por um carregador de celular deixado na tomada. Há relatos de que o cachorro da família, que estava dentro da casa, não conseguiu escapar e morreu no local, mas os órgãos oficiais ainda não confirmaram essa informação.

Vítima de ataque em Travessão morre após mais de um mês internado no HFM

0
HFM/Foto: ClickCampos
HFM/Foto: ClickCampos

Rômulo de Azeredo Souza e Silva, uma das vítimas do ataque criminoso ocorrido em novembro de 2024 em Travessão, Campos, faleceu no último sábado (11) no Hospital Ferreira Machado (HFM). Ele estava internado há pouco mais de um mês desde o incidente. O funeral foi realizado no domingo (12), com o sepultamento no Cemitério da Paz de Travessão.

RELEMBRE O CASO

No dia 30 de novembro de 2024, um ataque a tiros em uma praça localizada na Avenida Antônio Luiz da Silveira, em Travessão, deixou uma criança morta e três homens feridos. João Lucas Thomas Barbosa, de seis anos, foi atingido no pescoço e não resistiu.

Segundo a Polícia Militar, o ataque ocorreu em uma tarde movimentada, quando famílias aproveitavam o espaço da praça. Um veículo Fiat Argo preto, identificado como de uma plataforma de transporte por aplicativo, parou no local, e pelo menos quatro homens encapuzados e armados desceram do carro, disparando contra as pessoas presentes.

Além de João Lucas, as vítimas foram: um homem de 40 anos, baleado no rosto e na perna esquerda; outro de 28 anos, ferido no braço e no pé direito; e Rômulo, de 31 anos, atingido no abdômen. Apenas essas quatro vítimas deram entrada no hospital.

A suspeita é de que o ataque tenha relação com o tráfico de drogas na comunidade do Santuário. Entretanto, até o momento, os autores do crime não foram identificados. Os crimes estão sendo investigados pela 146ª Delegacia de Polícia de Guarus.

Saúde de Campos alerta para os cuidados com doenças após contato com águas de chuvas

0
Secretaria de Saúde/Foto: Divulgação Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para os cuidados essenciais que todos devem tomar após o contato com águas de chuvas acumuladas É fundamental que a população esteja atenta para evitar que doenças infecciosas sejam transmitidas pela água contaminada. O secretário Paulo Hirano explica que essa água geralmente carrega consigo substâncias contaminantes, como bactérias, vírus, substâncias tóxicas, que podem ser trazidas de diversos locais por onde passou. “Isso é especialmente preocupante quando o nível da água sobe e entra em contato com fossas sépticas, criando um ambiente de contaminação ainda maior. Entre as doenças mais comuns nesse cenário estão a leptospirose, hepatite A, gastroenterites e tétano”.

Hirano destaca que sempre que há feridas na pele e o indivíduo tem contato com águas acumuladas, o risco de leptospirose é alto. “Essas doenças se manifestam com sintomas gerais, como febre, diarreia, náuseas, dor abdominal e vômitos”, disse o médico. Outro risco é o de infecções mais graves causadas por ferimentos. “Se a pessoa se machucar com pregos, pedaços de vergalhão ou objetos cortantes presentes na lama, o risco de contaminação por tétano aumenta”, completou o secretário.

Para evitar essas doenças, é importante seguir algumas recomendações de prevenção e cuidados. Caso haja contato com as águas contaminadas, a higiene pessoal deve ser uma prioridade. “Após o contato com a água da enchente, é essencial lavar bem o corpo com água e sabão, retirando qualquer resíduo da lama que possa estar contaminado”, orientou Hirano. Além disso, ele reforça que o manuseio da lama deve ser feito com proteção, utilizando botas de borracha ou, no mínimo, plásticos que cubram as pernas, para evitar o contato direto com a água contaminada.

A limpeza das residências após uma enchente também exige cuidados específicos. Os poços de água podem ser contaminados com as águas das chuvas, e é essencial esterilizá-los para garantir que a água consumida seja segura. O secretário orienta a utilização de hipoclorito de sódio 2,5%, conhecido como água sanitária, para purificar a água. “Para esterilizar a água para consumo, é necessário fervê-la e adicionar duas gotas de hipoclorito a um litro de água. Para desinfetar superfícies, a proporção é de um litro de hipoclorito para 20 litros de água”, explicou.

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que, ao notar sintomas como febre, diarreia, náuseas ou sinais de infecção em feridas, a pessoa procure atendimento médico imediato. A rápida identificação e tratamento podem evitar complicações mais graves.

Fonte: Ascom

Incêndios devastam Los Angeles, e mansão intacta em Malibu chama atenção

0

Desde a última terça-feira, Los Angeles, na Califórnia, enfrenta incêndios devastadores que já destruíram milhares de casas e tiraram a vida de pelo menos 24 pessoas. Mais de 200 mil moradores foram obrigados a abandonar suas residências, enquanto ventos intensos continuam a dificultar o trabalho das equipes de bombeiros que combatem as chamas há vários dias.

 

Entre as imagens marcantes dessa tragédia, uma em especial tem intrigado muitas pessoas. Enquanto bairros inteiros foram completamente devastados pelo fogo, uma mansão em Malibu permaneceu intacta, cercada por ruínas carbonizadas.

A luxuosa propriedade, avaliada em 8 milhões de dólares e construída no ano 2000, pertence supostamente a David Steiner, empresário do setor de gestão de resíduos, segundo informações do Metro britânico.

Ainda não há explicações concretas sobre como a residência conseguiu escapar ilesa das chamas. O caso tem sido descrito por alguns como um verdadeiro milagre, enquanto outros especulam sobre possíveis métodos avançados de construção ou sistemas de proteção contra incêndios instalados na propriedade.

Leia Também: Sobe para 24 número de mortos em incêndios de Los Angeles

Leia Também: Ator de ‘Gladiador’ perde casa em incêndios de Los Angeles

Chuvas deixam 10 mortos e 1 desaparecido no interior de Minas Gerais

0

(FOLHAPRESS) – Fortes chuvas registradas na madrugada deste domingo (12) deixaram ao menos dez pessoas mortas nas cidades de Ipatinga e Santana de Paraíso, em Minas Gerais.

 

A maioria das vítimas é de Ipatinga (a cerca de 150 quilômetros de Belo Horizonte), onde nove pessoas perderam a vida, sendo duas crianças e dois idosos, após desabamento de casas.

Segundo o prefeito Gustavo Nunes (PL), uma pessoa está desaparecida e cerca de 150 estão desalojadas, ou seja, tiveram de ir para a casa de amigos ou parentes.

Em Santana de Paraíso, cidade vizinha a Ipatinga, pelo menos uma pessoa morreu no hospital depois de ser resgatada do desabamento de uma casa.

De acordo com o prefeito de Ipatinga, o bairro Bethânia, um dos mais atingidos, registrou precipitação de 204 milímetros durante a madrugada.

“Mas não foi só a precipitação dessas últimas horas, teve chuva praticamente todos os dias no último mês, que deixou a terra molhada. Tivemos um número muito elevado de deslizamento de terra em vários bairros”, disse Gustavo Nunes, durante entrevista coletiva.

Ele ainda disse que há previsão de chuva de 40 milímetros até a manhã de segunda (13), e pediu que a população evite locais de risco e que aqueles que foram retirados pela Defesa Civil não retornem para suas casas.

Afirmou também que Ipatinga convive com um problema de ocupação irregular de territórios há 60 anos e que a prefeitura faz seu papel para evitar novas construções nessas áreas.

Uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade chegou a ser inundada pela água e pela lama, e os pacientes foram transferidos para o hospital municipal de Ipatinga.

A prefeitura declarou neste domingo situação de emergência por meio de decreto, que tem vigência de seis meses. Também disse que o estádio municipal foi disponibilizado para abrigar os desalojados e está recebendo as doações.

“No momento não estamos precisando de doações de roupas, mas de água mineral, alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza para distribuir a famílias atingidas”, afirmou o prefeito.

Um decreto que será publicado amanhã vai permitir à prefeitura depositar um salário mínimo para os atingidos que se encaixarem nos termos previstos em lei.

Sobre a falta de alerta para a população antes das chuvas, o prefeito afirmou que a chuva pegou todos de surpresa.

“Não tinha essa previsão para poder alertar, foi de madrugada, começou às 3h de forma mais intensa”, disse o prefeito. Ele ainda afirmou que em um bairros da cidade, quando a chuva se intensificou, os moradores deixaram suas casas antes de elas desabarem.

De acordo com boletim da Defesa Civil de Minas Gerais da última sexta (10), 13 pessoas haviam morrido até o momento no estado em decorrência das chuvas no atual período chuvoso, que se estende de setembro a março.

O governador Romeu Zema (Novo) deve ir a Ipatinga na manhã desta segunda (13) para acompanhar os trabalhos de atendimento às vítimas.

Ao todo atuam nos resgates 67 militares e 16 viaturas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Há ainda três equipes da Defesa Civil.

Zema disse em publicação nas redes sociais que se solidariza com as vítimas e que colocou a estrutura do estado à disposição do prefeito de Ipatinga.

Leia Também: Sobe para 24 número de mortos em incêndios de Los Angeles

 

Morre Oliviero Toscani fotógrafo das polêmicas campanhas da Benetton

0

O famoso fotógrafo italiano Oliviero Toscani, conhecido por suas campanhas publicitárias ousadas e provocativas para a marca de roupas Benetton, faleceu nesta segunda-feira, 13 de janeiro de 2025, aos 82 anos, após enfrentar uma longa doença. A notícia foi confirmada por sua família.

 

“É com imensa tristeza que anunciamos que hoje, 13 de janeiro de 2025, o nosso querido Oliviero iniciou a próxima viagem”, escreveu a família em um comunicado nas redes sociais.

Nascido em 28 de fevereiro de 1942, em Milão, no norte da Itália, Toscani construiu uma carreira baseada na provocação e na quebra de tabus. A partir de 1983, ele ganhou reconhecimento mundial pelas campanhas “United Colors of Benetton”, que abordavam questões sociais e éticas com imagens impactantes.

Entre as campanhas mais marcantes, estão a foto de uma mulher negra amamentando uma criança branca (1989), um homem morrendo de AIDS ao lado da família (1992), prisioneiros no corredor da morte nos Estados Unidos (2000) e uma jovem vítima de anorexia (2007). Muitas dessas campanhas foram banidas em países como Itália e França devido à sua natureza controversa.

Em 2010, Toscani declarou: “Detesto a fotografia artística. Uma fotografia se torna arte quando provoca uma reação, seja ela de interesse, curiosidade ou atenção”. Ele acreditava que o impacto ético, estético e político era mais importante do que a beleza isolada de uma imagem.

Quando questionado sobre qual foto destacaria de sua carreira, Toscani respondeu que não era uma única imagem que definia sua obra, mas sim o conjunto das coleções e o compromisso por trás delas. “Não é uma foto que faz história, mas a escolha ética, estética e política”, afirmou.Em agosto de 2024, Toscani revelou que sofria de amiloidose, uma doença rara e incurável que causa o acúmulo de proteínas insolúveis nos tecidos do corpo. Apesar do diagnóstico, o fotógrafo demonstrou serenidade. “Não tenho medo de morrer, desde que não seja doloroso”, disse em entrevista ao jornal Corriere della Serra.

 Leia Também: Morre a atriz Leslie Charleson aos 79 anos

 
 
 

Sobe para 24 número de mortos em incêndios de Los Angeles

0

O número de mortes causadas pelos incêndios florestais que devastam Los Angeles subiu para 24, conforme confirmado pelas autoridades às agências de notícias Reuters e Associated Press na noite deste domingo (12). Inicialmente, haviam sido registradas 16 vítimas fatais.

 

Os incêndios, que começaram no início da semana passada, já consumiram uma área de mais de 160 quilômetros quadrados, ultrapassando o tamanho da cidade de São Francisco. Segundo o Cal Fire, Departamento Florestal e de Proteção de Incêndios da Califórnia, os maiores focos são Eaton, que está 27% contido, e Palisades, com apenas 11% de contenção.

Além das fatalidades confirmadas, 16 pessoas permanecem desaparecidas, e o número pode aumentar, de acordo com a Associated Press. Equipes de resgate, auxiliadas por cães farejadores, continuam as buscas nas áreas mais atingidas.

Para ajudar os moradores evacuados, um banco de dados online está sendo criado para fornecer informações sobre danos ou destruição de suas residências, mantendo-os longe de áreas de risco.

“A região de Palisades ainda é extremamente perigosa, com incêndios ativos, linhas de gás rompidas, falta de energia e água, além de estruturas instáveis”, alertou Kristin Crowley, chefe dos bombeiros de Los Angeles. Ela pediu paciência aos moradores e garantiu que as equipes estão trabalhando para garantir a segurança antes de permitir o retorno às comunidades.

Uma estimativa preliminar da AccuWeather aponta que os danos econômicos podem chegar a US$ 150 bilhões, aproximadamente R$ 900 bilhões. A situação é agravada por uma onda de saques. Segundo Michael Lorenz, capitão do Departamento de Polícia de Los Angeles, sete pessoas foram presas nos últimos dois dias por pilhagem, enquanto as detenções diárias chegam a cerca de 10. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, se posicionou contra os crimes, declarando no X: “A Califórnia NÃO permitirá saques”.

Mais de 14 mil bombeiros, incluindo reforços do México, estão envolvidos na operação de combate ao fogo. A mobilização conta com 1.354 caminhões, 84 aeronaves e 70 caminhões-pipa adicionais, segundo Anthony C. Marrone, chefe do Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles. Marrone afirmou que as equipes estão preparadas para enfrentar as condições climáticas adversas previstas para os próximos dias.

O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu alertas de bandeira vermelha devido às condições severas até quarta-feira (14). Os ventos, com velocidade sustentada de 80 km/h e rajadas de até 113 km/h nas áreas montanhosas, devem dificultar ainda mais o trabalho dos bombeiros. Kristin Crowley, chefe do Corpo de Bombeiros da Califórnia, alertou que os incêndios podem persistir até meados da próxima semana.

Leia Também: Sobe para 16 o número de mortos nos incêndios florestais em Los Angeles

Zelensky propõe trocar soldados norte-coreanos por ucranianos em Moscou

0

A Ucrânia manifestou disposição para entregar dois soldados norte-coreanos capturados ao líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, caso ele consiga negociar a troca pelos combatentes ucranianos atualmente detidos na Rússia. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou a proposta em sua conta na plataforma X (antigo Twitter), conforme relatado pela agência francesa de notícias France-Presse (AFP).

 

“A Ucrânia está pronta para entregar os soldados norte-coreanos a Kim Jong Un, se ele puder organizar a troca por nossos combatentes detidos na Rússia”, escreveu Zelensky.

No sábado, Kyiv anunciou a captura de dois soldados norte-coreanos feridos durante combates na região russa de Kursk. O serviço nacional de informações da Coreia do Sul confirmou a captura dos militares norte-coreanos pelas autoridades ucranianas nesta segunda-feira.

Zelensky afirmou que “haverá, sem dúvida, mais” soldados norte-coreanos capturados por Kyiv no futuro e deixou uma mensagem aos combatentes asiáticos: “Para os soldados norte-coreanos que não desejarem retornar ao seu país, existem outras opções. Aqueles que contarem a verdade sobre esta guerra terão essa oportunidade”.

Nem Moscou nem Pyongyang reconheceram o envio de soldados norte-coreanos para lutar ao lado das forças russas. No entanto, para o presidente ucraniano, a captura dos dois militares é uma evidência de que Moscou “não pode mais prescindir do apoio militar de Pyongyang”.

A Ucrânia, os Estados Unidos e a Coreia do Sul acusaram a Coreia do Norte, um país com armas nucleares, de enviar mais de 10 mil soldados para reforçar as tropas russas. A situação aumenta as tensões entre as potências e reforça a complexidade do conflito na região.

Leia Também: Ucrânia afirma ter destruído 47 drones russos nas últimas horas