Home Blog Page 1722

Exame para detectar doença rara em recém-nascido torna-se obrigatório

0

O exame clínico para identificar malformações dos dedos grandes dos pés típicos na Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP), em recém-nascidos, passa a ser obrigatório durante a triagem neonatal nas redes pública e privada de saúde com cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS).

É o que estabelece a Lei nº 15.094, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (9), em Brasília. O texto havia sido aprovado pelo Senado Federal no fim de 2024.

A FOP, também conhecida como Miosite Ossificante Progressiva, é uma doença rara, de causa genética, incurável e com incidência em uma em cada dois milhões de pessoas.

Atualmente, estima-se que cerca de quatro mil pessoas no mundo convivem com o problema. A condição se caracteriza pela formação de ossos em músculos, tendões, ligamentos e outros tecidos de forma progressiva, restringindo movimentos e podendo levar o paciente à imobilidade permanente.

O processo de ossificação geralmente é perceptível na primeira infância (0 a 5 anos), afetando os movimentos de pescoço, ombros e membros. Os pacientes podem ter dificuldade para respirar, abrir a boca e até para se alimentar.

Pessoas com FOP nascem com o dedo maior do pé (hálux) malformado bilateralmente, sendo que aproximadamente 50% também têm polegares malformados. Esse é um sinal importante para a doença e especialmente útil no exame do recém-nascido.

Outros sinais congênitos incluem má formação da parte superior da coluna vertebral (vértebras cervicais) e um colo do fêmur anormalmente curto e grosso. A FOP não tem cura, os cuidados multiprofissionais e alguns medicamentos são oferecidos de forma integral e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e podem amenizar os sinais, sintomas e inflamações.

Por ser doença rara, a assistência especializada para as crianças e adolescentes com diagnóstico de FOP é realizada em hospitais-escola ou universitários, com tratamento terapêutico ou reabilitador, conforme a necessidade de cada caso, incluindo os Centros Especializados em Reabilitação, presentes em todos os estados.

O tratamento atual é baseado no uso de corticoides e anti-inflamatórios na fase aguda da doença, a fim de limitar o processo inflamatório.

 

Avião agrícola cai em MT e piloto é resgatado após 15h de buscas

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O piloto de um avião pequeno porte sobreviveu à queda da aeronave em uma fazenda na zona rural de Nova Canãa do Norte, há 696 km de Cuiabá (MT). A aeronave foi localizada na manhã desta quinta-feira (9) após mais de 15h de buscas.

 

A aeronave, usada para operação agrícola, caiu por volta das 18h de quarta-feira (8) na Fazenda Barra Bonita. As buscas começaram ontem, com uma operação conjunta entre o Cipaer (Centro Integrado de Operações Aéreas) e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.

A aeronave caiu em área montanhosa e de mata fechada, o que dificultou o resgate. Bombeiros tiveram de abrir uma clareira para quem helicóptero pudesse resgatar a vítima.

O piloto sofreu fraturas no tórax e cortes no rosto. Ele estava consciente ao ser resgatado, segundo informações do Corpo de Bombeiros.

A vítima contou que pulverizava uma lavoura na região e, em uma manobra de retorno, o avião perdeu a potência e caiu no meio da mata. Ele foi levado ao Hospital Regional em Colíder (MT). A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso, que informou que não está autorizada a divulgar o quadro de saúde dos pacientes.

 

Jessica Alba e Cash Warren terminam casamento de 16 anos, diz site

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Jessica Alba, 43, e Cash Warren, 45, colocaram um ponto final no casamento de 16 anos -os dois estavam casados desde 2008.

 

Alba e Warren já deram início ao processo de separação, que está com os trâmites avançados para oficializar o divórcio. As informações são do site TMZ.

A atriz e o produtor de cinema passaram as festas de fim de ano juntos, em família. No entanto, ainda segundo o TMZ, Jessica foi vista sozinha e sem aliança durante uma festa com famosos pré-Globo de Ouro, no sábado (4), em Hollywood. Nesse mesmo período, Cash também foi visto sem o anel de compromisso em Los Angeles.

Warren e Alba se conheceram durante as filmagens de “Quarteto Fantástico”, em 2004. A atriz deu vida a personagem Sue Storm no filme da Marvel Stúdios, enquanto Cash atuou como o assistente de direção do filme.

Jessica e Cash são pais de Honor, 16, Haven, 13, e Hayes, 7. Em 2021, Alba revelou em entrevista que a chegada dos filhos alterou a dinâmica do casal. Até o momento, os dois não se manifestaram publicamente sobre o divórcio.

Leia Também: Variety aposta na indicação de Fernanda Torres para o Oscar por ‘Ainda Estou Aqui’

Casos de manipulação de resultados de futebol têm queda de 48% no Brasil em 2024

0

Após anos de crescimento, a corrupção no mundo esportivo, principalmente no futebol, entrou em declínio em 2024. Esta é a conclusão do relatório anual de integridade divulgado pela empresa de tecnologia esportiva Sportradar, que monitorou mais de 850 mil partidas realizadas em todo o mundo em 70 modalidades durante o ano.

 

A empresa identificou 1.108 jogos suspeitos, uma queda de 17% em relação a 2023, em 12 diferentes modalidades. A Europa é o continente mais afetado pela manipulação de resultados, com 439 partidas suspeitas, apesar da queda de 34% em comparação ao ano anterior. Também houve melhora considerável na África, onde teve a maior redução (36%).

De acordo com o relatório, 721 das partidas sob suspeita são de futebol, que registrou uma redução de 18% em relação ao ano anterior (881). O Brasil teve 57 confrontos detectados pelo sistema da Sportradar em 2024, quase metade dos 110 em 2023, e perdeu a liderança mundial de jogos suspeitos de manipulação.

No caso do Brasil, os jogos com fortes evidências de resultados viciados ocorrem principalmente em divisões inferiores de competições regionais e estaduais. Apenas quatro partidas suspeitas de 2024 foram disputadas em competições organizadas pela CBF, o que representa apenas 0,18% do total, segundo o estudo.

“Embora a redução significativa de partidas suspeitas em 2024 nos dê motivos para otimismo, ela também destaca a necessidade de vigilância contínua e inovação, já que o número ainda é expressivo”, afirmou Andreas Krannich, vice-presidente executivo de Integridade, Proteção de Direitos e Serviços Regulatórios da Sportradar, que mantém parceria com entidades como CBF, Fifa, Uefa e Conmebol, além de organizações como COI, ATP, NBA e Nascar. “Continuaremos aprimorando nossas tecnologias e trabalhando em conjunto com as indústrias esportiva e de apostas para promover o jogo limpo e proteger a integridade do esporte em todo o mundo.”

Para monitorar as competições e identificar padrões irregulares de apostas, a empresa utiliza tecnologia de análise de dados e inteligência artificial. Os dados coletados ajudaram em investigações que resultaram em 104 punições em 15 países em 2024.

Funeral de Jimmy Carter promove reunião de cinco presidentes dos EUA

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O funeral do ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter, nesta quinta-feira (9), promoveu na Catedral de Washington uma rara reunião dos cinco líderes que ocuparam o cargo no país: Joe Biden, Donald Trump, Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton.

 

O democrata, vencedor do Nobel da Paz, morreu no último 29 de dezembro em sua casa, em Plains, no estado da Geórgia. Suas últimas aparições públicas haviam sido no funeral da esposa em novembro de 2023, e ao votar em Kamala Harris, em outubro do ano passado.

Nesta quinta, durante o funeral, Obama -que foi sozinho, sem a esposa, Michelle- e Trump se sentaram lado a lado e conversaram antes do início da cerimônia. O republicano ainda teve o primeiro encontro em quatro anos com seu ex-vice, Mike Pence, que disputou a candidatura com Trump e se recusou a apoiá-lo no último pleito.

Também estavam presentes o atual presidente, Joe Biden, e a primeira dama, Jill Biden, sentados ao lado da atual vice, Kamala Harris, e seu marido, Doug Emhoff; os casais Bush e Clinton também marcaram presença na cerimônia.

Sua Presidência, de 1977 a 1981, não foi exatamente o que lhe rendeu apreço e reconhecimento públicos. Após um período de retiro ao término de seu mandato, o ex-presidente teve êxito em inúmeras negociações de paz e garantia de direitos humanos pelo mundo.

Biden discursou no funeral e exaltou o caráter e a personalidade de Carter, com quem manteve uma relação de amizade e apoio político desde seu primeiro mandato como senador, em 1973, aos 31 anos. Segundo ele, o ex-presidente “tornou reais os ideais de seu Salvador”. Amar o próximo como a si mesmo é “fácil de dizer, mas muito, muito difícil de fazer”, disse. Mas, segundo Biden, Carter o fez.

A criação do Carter Center, instituição sem fins lucrativos, consolidou a luta do ex-presidente e sua esposa, Rosalynn, para o avanço da democracia, resolução de conflitos e prevenção de doenças pelo mundo. O presidente da fundação, Jason Carter, neto do ex-presidente, falou durante a cerimônia.

“Ele erradicou uma doença com amor e respeito. Ele fez a paz com amor e respeito. Ele liderou esta nação com amor e respeito. Para mim, esta vida foi uma história de amor desde o momento em que ele acordou até deitar a cabeça.”

Durante o ato, também discursaram James e Josh Carter, outros dois netos do ex-líder, além de Steven Ford e Ted Mondale, filhos respectivamente do ex-presidente Gerald Ford -morto em 2006-, e do vice de Carter, Walter Mondale, morto em 2021. Ambos leram textos deixados por seus pais, com quem Carter teve importantes relações políticas, que destacaram sua humildade, capacidade de negociação e liderança.

Sua atuação na garantia de paz e dos direitos humanos em inúmeros conflitos internacionais foi o que lhe rendeu o Nobel da Paz em 2002. Ao receber o prêmio, disse: “Os vínculos da nossa humanidade comum são maiores do que as divisões de nossos medos e preconceitos. Deus nos deu a capacidade de escolher. Nós podemos escolher por aliviar o sofrimento. Nós podemos escolher por trabalhar juntos pela paz. Nós podemos fazer essas mudanças -e devemos”.

Carter é visto como um dos ex-presidentes americanos mais devoto à sua fé religiosa. Ele costumava lecionar na escola dominical da Igreja Batista Maranatha, em sua cidade natal, Plains, até os 90 anos. O ex-presidente será levado para lá por um avião da Presidência dos EUA, onde ocorrerá a última despedida da população da cidade -que tem em torno de 500 habitantes. O caixão deve ser enterrado ao lado de onde Rosalynn foi sepultada, na área externa da casa em que viveram.

PF inaugura novo posto para emissão de passaportes em SP

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Polícia Federal inaugurou, nesta quarta-feira (8), um novo posto no Shopping Market Place, zona sul, para atender o público que precisa emitir passaporte. De acordo com o órgão, o estabelecimento conta com máquinas modernas e tem a capacidade de produzir até 160 documentos diariamente.

 

A instalação do novo posto, segundo a PF, tem como objetivo atender a alta demanda da região, ampliar a capacidade de emissão de passaportes e facilitar o acesso ao serviço.

Ainda segundo a polícia, foi atingido o menor prazo histórico para agendamento de passaporte no estado de São Paulo, de 2,6 dias.

 

Variety aposta na indicação de Fernanda Torres para o Oscar por ‘Ainda Estou Aqui’

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A atriz Fernanda Torres foi apontada pela revista americana Variety como um dos nomes que deve aparecer no Oscar de melhor atriz deste ano. A análise da categoria da premiação foi publicada nesta quinta-feira (9) pelo veículo, em texto assinado pelo jornalista Clayton Davis.

 

A Variety foi o veículo que previu a vitória de Torres no Globo de Ouro no último domingo. A brasileira saiu do evento com a estatueta de melhor atriz em um filme dramático por seu trabalho no filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles.

Na publicação, Davis escreve que a vitória de Torres na premiação deu um empurrão vital para a artista, em especial diante de uma corrida acirrada. Ele nota que os sites especializados apontam que quatro das cinco indicadas ao Globo de Ouro de melhor atriz em uma comédia ou musical devem aparecer na categoria, incluindo Demi Moore, Cynthia Erivo, Mikey Madison e Karla Sofía Gascón. Por isso mesmo, a brasileira aparece na quinta posição das previsões.

Logo atrás das cinco atrizes previstas, a Variety aponta como possíveis surpresas as artistas Marianne Jean-Baptiste, por seu trabalho em “Hard Truths”; e Pamela Anderson, por “The Last Showgirl”. A última apareceu entre as indicadas da categoria no SAG Awards, o principal termômetro dos prêmios de atuação do Oscar e onde Torres ficou de fora da disputa.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anuncia os indicados ao Oscar no dia 19 de janeiro. Os vencedores serão revelados em cerimônia no dia 2 de março.

Leia Também: As conquistas de Fernanda Torres e ‘Ainda Estou Aqui’ em números

Jornal cita ‘seca de gols’ de Endrick e compara situação do atacante com a de Vitor Roque

0

O jornal “Sport”, da Espanha, destacou nesta quinta-feira, o momento difícil que Endrick tem enfrentado com a camisa do Real Madrid. O periódico analisou a situação do brasileiro, dizendo que ele vive uma “incrível seca de gols”.

 

De acordo com o “Sport”, Endrick “está sofrendo muito no processo de adaptação ao futebol europeu”. O jornal compara a situação do jogador com a de outro brasileiro, Vitor Roque, que não conseguiu se firmar no Barcelona e acabou emprestado para o Real Bétis.

Desde que chegou ao Real Madrid, Endrick anotou apenas dois gols, sendo um no Campeonato Espanhol e o outro na Liga dos Campeões. Ele não balança as redes desde o dia 17 de setembro de 2024, em partida contra o Stuttgart, da Alemanha.

“Atualmente, ele é a última opção do ataque. Só acumula 248 minutos em competições oficiais em cinco meses, repartidos em 16 aparições, sendo apenas duas como titular”, lembrou o jornal espanhol.

Na última segunda-feira, Endrick foi titular no confronto contra a Deportiva Minera, pela Copa do Rei. O time merengue goleou por 5 a 0, mas o ex-Palmeiras não brilhou na partida. “São três meses sem marcar, exatamente 113 dias de seca. O jovem sente a ansiedade, como foi comprovado contra a Deportiva Minera, quando ele passou em branco na goleada por 5 a 0. Ao invés dele, quem aproveitou os minutos foi Arda Güler, que marcou dois gols”, disse o periódico.

O jornal também apontou a “seca” de Endrick na seleção brasileira, afirmando que o último gol pelo time nacional foi em junho, em amistoso contra o México. O veículo enfatiza que Endrick perdeu espaço na equipe do Brasil.

Oposição diz que María Corina foi detida e depois liberada na Venezuela

0

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – Aliados da líder opositora María Corina Machado dizem que ela foi “violentamente interceptada” e horas após liberada por oficiais da ditadura após participar de protestos na capital da Venezuela, Caracas, nesta quinta-feira (9), véspera da provável posse de Nicolás Maduro.

 

Oposição e regime convocaram protestos pelo país que ampliaram o clima de tensão em uma semana na qual a repressão já se acirrou na ditadura chavista. María Corina rompeu mais de cem dias de clandestinidade, refugiada em local desconhecido, e foi às ruas.

María Corina teria sido detida após discursar no ato oposicionista e se preparar para voltar para o refúgio. O local estava cercado por agentes de segurança armados. Aliados próximos a ela relatam que a opositora foi abordada por um contingente de oficiais em motos e com drones quando estava em uma moto. O motorista também teria sido levado, mas não há informações sobre seu paradeiro.

A líder, impedida de concorrer às eleições do último ano, é acusada pelo regime chavista de traição à pátria. Ela dizia ter em conta que sua segurança estava em risco nesta quinta-feira. “Mas não tenho outra opção”, afirmava María Corina, que pedia apoio policial e militar para parar a ditadura.

Diante de sua detenção, o opositor Edmundo González, o nome que concorreu contra Maduro em 28 de julho e que teria vencido com mais de 60% dos votos segundo projetos de checagem, disse que os órgãos de segurança “não devem brincar com fogo”.

Um dos primeiros líderes regionais a se manifestar foi o presidente do Panamá, José Raúl Mulino. “Exigimos liberdade para María Corina, assim como respeito à sua integridade. O regime ditatorial é responsável por sua vida”, disse. Depois, o governo de Javier Milei na Argentina disse que a ação é “um ataque criminal do regime chavista”.

Nas redes sociais circula um vídeo, não checado e que muitos dizem ser feito com ferramentas de inteligência artificial (IA), no qual uma pessoa que se parece com María Corina diz que está bem e segura. Figuras do regime, como membros do Ministério Público, também compartilham essa versão no WhatsApp, como o fizeram quando a reportagem perguntou por informações oficiais sobre o tema.

O partido de María Corina foi forçada a gravar vídeos enquanto estava detida.

Opositores começaram a marchar às 11h (10h locais) em Caracas e capitais estaduais. Mas relatos, vídeos nas redes sociais e informações dos poucos jornais independentes que ainda operam no país indicam que o tamanho das manifestações foi bem aquém do esperado.

Enquanto isso, o ditador Nicolás Maduro acionou nesta quarta-feira (8) o que chama de Órgão de Direção de Defesa Integral. Na prática, é o empoderamento de todas as forças de segurança, dos militares às milícias civis armadas, para atuarem em conjunto.

Nas principais ruas e praças do país havia dezenas de homens em motos enviados pelo regime para tentar dissuadir aqueles que pensavam em participar de mobilizações opositoras. São membros dos chamados coletivos, milícias de civis autorizadas pelo regime para atuar como uma espécie de órgão de segurança.

Em um cenário no qual a incerteza já reina, Edmundo González encontra-se na República Dominicana. Ele passou também pelo Panamá, pelos EUA, pelo Uruguai e pela Argentina, todos países nos quais se encontrou com os respectivos presidentes, que lhe deram apoio e o reconheceram como presidente eleito, em um giro pelas Américas para buscar respaldo nos vizinhos.

Da ilha de Hispaniola ele promete que irá à Venezuela nesta sexta-feira (10) para tomar posse. É uma afirmação vista como fantasiosa por muitos analistas independentes. Por questões de segurança, a oposição não deu detalhes. Mas ex-presidentes da região dizem que acompanhariam González na empreitada. O regime afirma que prenderá o opositor e qualquer outro que entrar no país para esse fim.

Dengue: Seis estados respondem por 84% dos casos no Brasil; saiba quais são

0

São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Santa Catarina acumulam 84% dos casos de dengue registrados nas últimas semanas, e a tendência de aumento colocou-os em monitoramento pelo Ministério da Saúde. A pasta trouxe o alerta durante a abertura preventiva do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue e outras Arboviroses, nesta quinta-feira, 9.

 

“Ainda não estamos numa situação de emergência (para a dengue). Estamos em mobilização e alerta”, afirmou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel. A função do COE é monitorar o cenário epidemiológico dessas doenças e coordenar nacionalmente seu enfrentamento. Historicamente, os casos de dengue costumam subir entre o fim de fevereiro e maio.

No ano passado, a dengue atingiu patamares inéditos no País. Foram mais de 6,4 milhões de casos prováveis, um aumento de 303,2% quando comparado a 2023, de acordo com nota técnica publica pela pasta na sexta-feira, 3. Foram mais de 6 mil mortes e outras 875 seguem em investigação.

Em 2025, até quarta-feira, 8, foram notificados 10,1 mil casos prováveis e 10 óbitos estão em investigação. Mais de 50% dos casos estão concentrados nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

De acordo com a modelagem preditiva do InfoDengue, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para a nova temporada da doença no País, estima-se que os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná apresentarão uma incidência acima da observada em 2024. No entanto, esses modelos não consideram a expansão do sorotipo 3 do vírus que tem se desenhado nas últimas semanas.

“Não temos nenhuma estimativa. A nossa estimativa é reduzir o número de casos. (Nossa estimativa) Não pode ser não ter dengue. Isso seria um sonho, uma utopia. Nesse momento, a meta é reduzir o número de casos e, ao mesmo tempo, com muita prioridade, evitar as mortes”, frisou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Embora não haja um remédio ou terapia específico para a dengue, as mortes são consideradas evitáveis. O sucesso do manejo se dá na identificação precoce de sinais de alarme, que indicam um agravamento do caso. Quanto mais rápido eles forem detectados e o tratamento, com foco na hidratação do paciente, começar, melhor o prognóstico.

Nísia ressaltou que, em 2024, boa parte dos países enfrentaram aumento nos casos de dengue. Segundo ela, o principal motivo para isso são as mudanças climáticas, com padrões irregulares de chuva e altas temperaturas, criando condições propícias para que o mosquito Aedes aegypti se reproduza mais e chegue a áreas em que antes não conseguia se proliferar.

“Nós tivemos, em 2024, temperaturas reportadas como as mais altas desde o início de nossas modelagens matemáticas”, completou Ethel.

A ministra informou que a pasta está dedicada à implantação do plano de contingência da dengue anunciado em setembro. Ele prevê intensificação das ações de conscientização para eliminação dos criadouros de mosquitos e investimento em tecnologias, incluindo a expansão do método Wolbachia de três para 40 cidades até o fim do ano, a liberação de insetos estéreis em aldeias indígenas e a instalação de estações disseminadoras de larvicidas.

A pasta segue com a estratégia de vacinação do público de 10 a 14 anos em cidades com maior incidência da doença. Para este ano, a previsão é distribuir 9,5 milhões de doses. Até agora, o único imunizante disponível é o da farmacêutica Takeda, que, como já mostrou o Estadão, oferece aos países um quantitativo restrito de doses.

Sorotipo 3 traz incertezas

Existem quatro sorotipos do vírus causador da doença (DENV-1, 2, 3 e 4). Ao contrair dengue, a pessoa fica imunizada permanentemente para o sorotipo que causou a infecção, mas não para os outros, daí a doença poder ser contraída mais de uma vez.

No ano passado, após décadas, os quatro sorotipos circularam ao mesmo tempo no País. De acordo com Ethel, o tipo 1 predominou por bastante tempo, de 2023 a 2024, no Brasil, sendo o principal responsável pelas infecções por aqui. O tipo 2 cresceu em importância ao longo do ano passado, encontrando muitas pessoas “suscetíveis”, ou seja, que não apresentavam defesas contra ele.

Agora, frisou Ethel, a preocupação é com o sorotipo 3. Segundo ela, nas últimas semanas de dezembro, foi observado um aumento significativo de casos causados por ele, em especial em São Paulo, Amapá, Paraná e Minas Gerais. “O sorotipo 3 não circula no Brasil desde 2008. São 17 anos sem esse sorotipo circulando em maior quantidade. Temos muitas pessoas suscetíveis.”

 

Procon-SP manda Enel justificar quedas de energia e pode aplicar nova multa

0

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP), vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, deu sete dias para que a concessionária italiana Enel preste esclarecimentos sobre a interrupção prolongada dos serviços de distribuição de energia na última terça-feira, 7. No dia, mais de 650 mil municípios na Região Metropolitana ficaram sem luz.

 

Na notificação enviada, o Procon-SP pede esclarecimentos detalhados da área e do número de consumidores impactados, uma vez que a plataforma informativa da empresa relatou instabilidade. Além disso, há a requisição de informações sobre as providências adotadas para a retomada do serviço e como a informação foi passada aos consumidores.

O órgão afirma que esse é o primeiro passo de uma fiscalização após quedas constantes. E, caso o prazo não seja cumprido, podem ocorrer sanções como multa. Seria a quarta em um período inferior a 14 meses, desde novembro de 2023.

O diretor-executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho, avalia que as justificativas da distribuidora, que atua em mais 20 cidades da Grande São Paulo, sempre são relacionadas a eventos climáticos severos e que providências efetivas nunca são tomadas. “Continuar alegando que os ventos têm sido acima do que era normal não pode mais ser uma resposta aceitável, pois deixou de ser um elemento surpresa para se tornar recorrente, como já vinha sendo alertado”, disse.

Segundo a Enel, houve uma ocorrência envolvendo linhas de transmissão da companhia no dia em questão. Após às 15h30, o número de domicílios sem luz foi para 150 mil. De acordo com os dados da empresa, a cidade mais atingida foi São Caetano do Sul (SP), com 57,04% dos clientes sem luz.

 

BBB: Vitória Strada venceu a Dança dos Famosos e fez protagonistas na TV

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Vitória Strada, 28, foi confirmada no elenco do BBB 25 (Globo). Sua dupla na competição será o amigo, Mateus Pires.

 

Antes de ser atriz, Vitória teve uma carreira como modelo. Ela estrelou campanhas de diversas marcas e, em 2014, foi a segunda colocada do Miss Mundo Brasil.

A atriz começou a carreira aos 12 anos. Em 2014, foi vice-campeã do Miss Mundo Brasil. No ano seguinte, foi aprovada para Artes Cênicas na UFRGS e participou do seu primeiro filme, “Real Beleza”.

Em 2017, ela estreou na Globo, como a protagonista de “Tempo de Amar”. Na sequência, Vitória emendou mais duas protagonistas, em “Espelho da Vida” e “Salve-se Quem Puder”.

Vitória Strada afirmou que atualmente está solteira. Ela afirma que está sempre estudando por ser muito focada. Nas horas vagas, gosta de praticar Taekwondo, dançar e desenhar.

A sequência de protagonistas lhe rendeu destaque na Forbes Under 30. Seu trabalho mais recente foi na novela ‘Fuzuê’ (2024).

Vitória foi convidada para o Dança dos Famosos em 2022. Ao lado do seu professor Wagner Santos, a atriz venceu a competição.

A atriz é assumidamente bissexual. Em 2019, começou a namorar a atriz Marcela Ricca, de quem ficou noiva em 2021. O relacionamento chegou ao fim em 2023.

O parceiro de Vitória na competição é seu amigo Mateus Pires. O rapaz é assumidamente gay e arquiteto.

Matheus é arquiteto, tem 28 anos e é de São José dos Campos, em São Paulo, mas se mudou para o Rio de Janeiro aos 10 anos. “Eu escolhi o Mateus para participar do BBB porque ele sempre me coloca para cima quando eu não estou legal. Mesmo quando estamos em uma situação ruim, a gente leva com leveza.”, disse Vitória sobre a dupla.

O arquiteto se considera uma pessoa leve e tranquila, mas garante que não perde uma festa. Solteiro, ama estar rodeado de pessoas. Ele afirma que a dupla será competitiva, mas que sempre se respeita e se apoia.

Vitória Strada e Mateus brincam que têm uma sintonia tão forte que chegam a parecer um casal. Os dois se consideram irmãos, e se tornaram inseparáveis quando Vitória se mudou para a capital carioca para protagonizar novelas, divulgou o gshow.

Leia Também: Emily Araújo fala pela primeira vez sobre agressão no BBB

Rodrygo marca, Real Madrid bate o Mallorca e decidirá com o Barcelona a Supercopa da Espanha

0

O Real Madrid derrotou o Mallorca por 3 a 0, nesta quinta-feira, no Estádio Rei Abdullah Sports City, em Jedá, na Arábia Saudita, e se classificou à decisão da Supercopa da Espanha. Rodrygo foi um dos destaques da partida, participando da jogada do primeiro gol e anotando o terceiro de sua equipe.

 

Com o resultado, o Real Madrid vai buscar seu 14º troféu da competição, neste domingo, às 16 horas (horário de Brasília), diante do rival Barcelona, que avançou à final ao derrotar o Athletic Bilbao por 2 a 0 na quarta-feira.

Tecnicamente mais qualificado, o Real Madrid dominou o primeiro tempo. Logo nos primeiros minutos, Lucas Vázquez e Rodrygo tiveram suas finalizações interceptadas pelo goleiro Greif, que impediu a equipe da capital espanhola de ir ao intervalo em vantagem. Apesar do ataque estrelado, o grupo comandado por Carlo Ancelotti pecava no último passe e na falta de pontaria, sem oferecer, assim, muito perigo.

Do lado do Mallorca, as propostas eram claras: defender-se com praticamente todos os seus atletas atrás da linha da bola e tentar desestabilizar Vinicius Júnior com provocações, principalmente com o lateral Maffeo, que o provocou e com quem se estranhou.

O Real Madrid manteve o controle da partida na etapa final, cercando a área da equipe adversária em busca de espaços para penetrar, contando com a habilidade do quarteto Bellingham, Rodrygo, Mbappé e Vinicius Júnior. De tanto insistir, a equipe merengue abriu o placar em um gol chorado aos 17 minutos. Da direita da área, Vini Júnior cruzou para Rodrygo, que cabeceou na trave e, após um bate-rebate entre ataque e defesa, a bola sobrou para Bellingham bater forte no meio do gol.

Apesar da vantagem, a equipe de Carlo Ancelotti se impôs em campo e continuou pressionando no campo ofensivo, enquanto o Mallorca se fechava, de forma desorganizada, e mal conseguia passar do meio de campo. Greif voltou a impedir que os chutes de Rodrygo, Mbappé e Camavinga balançassem sua rede e ampliassem a vantagem do atual campeão da competição.

Apesar da inoperância ofensiva do Mallorca, o Real Madrid garantiu o triunfo com dois gols nos acréscimos. Primeiro, Brahim Díaz, substituto de Vinicius Júnior, tentou acionar Mbappé na área e viu Valjent cortar a bola contra a própria meta. Na sequência, Rodrygo aproveitou o cruzamento de Vázquez da direita e fechou o placar.

Avião da FAB faz pouso de emergência em Brasília após problema técnico

0

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto de Brasília na manhã desta quinta-feira, 9. Segundo o Comando da Aeronáutica, a aeronave teve problemas técnicos durante um voo de experiência. Ninguém ficou ferido.

 

O avião de pequeno porte era um C-95 Bandeirante. O pouso foi “sem intercorrências”, segundo a FAB. A aeronave havia decolado pouco antes do mesmo aeroporto.

As causas dos problemas técnicos serão apuradas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). “Os dados coletados serão tratados para aplicação em métodos proativos e preditivos de prevenção de acidentes na aviação militar”, diz nota da Força Aérea.

Segundo a concessionária responsável, a Aeroportos Inframerica, a ocorrência não impactou na operação do aeroporto. O pouso de emergência ocorreu próximo do meio-dia.

“Os demais pousos e decolagens aconteceram normalmente na outra pista, e não há impacto na operação”, apontou em nota. “Por protocolo de segurança, os Bombeiros Civis de Aeródromo se deslocaram para aguardar o pouso na pista”, completou.

 

Justiça arquiva investigação sobre Gusttavo Lima por suspeita de lavagem de dinheiro de bets

0

A Justiça de Pernambuco arquivou nesta quinta-feira, 9, a investigação da Operação Integration que atingia o cantor Gusttavo Lima por suspeita de lavagem de dinheiro de jogos ilegais e associação criminosa. O artista chegou a ter a prisão preventiva decretada no inquérito, mas a ordem foi revogada antes de ser cumprida.

 

Gusttavo Lima foi garoto propaganda do site de apostas Vaidebet e era investigado por transações suspeitas. Nesta semana, o cantor anunciou que pretende disputar a presidência em 2026. Pendências com a Justiça poderiam atrapalhar seus planos políticos.

A decisão também beneficia outros quatro investigados – os empresários José André da Rocha Neto e Aislla Sabrina Truta Henriques Rocha, donos da Vaidebet, Thiago Lima Rocha e Rayssa Ferreira Santana Rocha, donos da Zelu Brasil Facilitadora de Pagamentos.

A juíza Andrea Calado da Cruz, da 12.ª Vara Criminal de Pernambuco, arquivou o inquérito a pedido do Ministério Público, após três representações do órgão para encerrar o caso. Os pedidos anteriores haviam sido rejeitados por ela.

“O Ministério Público de Pernambuco, no exercício de suas atribuições legais, requereu o arquivamento, tendo em vista que não há elementos suficientes que justifiquem o oferecimento de denúncia”, escreveu a magistrada.

“Considerando que o Titular da Ação Penal, órgão responsável pela propositura da ação, optou por não apresentar denúncia, determino o arquivamento do presente Inquérito Policial”, segue a juíza.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, braço do Ministério Público, e a subprocuradora-geral do Estado, Norma Mendonça Galvão de Carvalho, pediram o arquivamento do inquérito alegando não ver provas suficientes de crimes.

Com a decisão, as medidas cautelares que haviam sido impostas ao cantor e aos demais investigados, como a proibição de deixar o Brasil, foram revogadas. A juíza também mandou restituir os bens apreendidos no inquérito.

Leia Também: Gusttavo Lima quer falar com Lula e Bolsonaro para campanha à presidência

Prefeita e vereadores alinham ações em prol da população

0
Prefeita e vereadores alinham ações em prol da população

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Yara Cinthia, participou de reunião nesta quarta-feira (08) com 12 dos 13 vereadores. O encontro aconteceu na Câmara Municipal.

— Como sempre falo, o Executivo e Legislativo são poderes independentes, mas, quando trabalham em cooperação e unidos em prol dos moradores, o resultado é o desenvolvimento. É exatamente isto que alinhamos neste encontro — destacou a prefeita, que estava acompanhada do vice-prefeito, Renato Roxinho.

No decorrer do encontro, Yara apresentou as primeiras ações governamentais, além do panorama de trabalho em respostas às consequências das chuvas dos últimos dias.

O presidente da Câmara Municipal, Alexandre Barrão, reforçou o posicionamento da prefeita sobre a unidade entre os trabalhos.

— Que nossos mandatos sejam prósperos e com muitas conquistas pela população são franciscana. Que Deus nos dê sabedoria e discernimento em nossas ações — reafirmou.

Princípio de incêndio é registrado em navio na Bacia de Campos

0
Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (9), um princípio de incêndio foi registrado no navio BRAM FORCE enquanto realizava operações de apoio à plataforma P-37, na Bacia de Campos. Toda a tripulação foi evacuada para outro navio de apoio como medida de segurança. Até o momento, não há informações de feridos, e não foi constatada poluição hídrica.

Segundo a Marinha, embarcações estão atuando na área para combater o incêndio, garantir a flutuabilidade do navio e prevenir possíveis danos ambientais. Após o controle das chamas, o BRAM FORCE será rebocado para o Porto do Açu.

A Marinha também informou que será instaurado um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para investigar as causas e circunstâncias do incidente, bem como apurar responsabilidades. Após a conclusão, o inquérito será encaminhado ao Tribunal Marítimo para os procedimentos legais.

Ana Hickmann é condenada a pagar pensão de R$ 15 mil por mês ao ex-marido

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Ana Hickmann, 43, foi condenada a pagar pensão compensatória ao ex-marido, Alexandre Correa, 51.

 

A modelo foi condenada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) a pagar o valor de R$ 15 mil por mês para o ex-cônjuge, segundo informações da coluna de Fabia Oliveira, do Metrópoles.

A pensão, que deverá ser paga até que o caso seja concluído pela justiça, trata-se de uma compensação pela separação dos dois.

Alexandre Correa foi afastado das empresas e contratos que administrava junto à ex-mulher. A juíza do caso teria levado em consideração que o ex-marido da modelo teve importância na participação dos negócios e considerado necessário corrigir o desequilíbrio financeiro ocorrido após a separação entre ambas as partes.

Além disso, foi determinado também que o empresário deverá pagar, a título de alimentos, R$ 4,5 mil para o filho. Ele e Ana são pais de Alêzinho, 10 anos.

Em nota enviada ao UOL, o advogado da modelo, Marco Fanucchi, declarou que Ana está serena e não vai comentar o caso. “Sobre as notícias da fixação de alimentos compensatórios ao ex-marido, em sede de tutela de primeiro grau, e a condenação do Sr. Alexandre na prestação de alimentos ao filho, a defesa de Ana Hickmann lamenta a veiculação de decisões judiciais do processo de divórcio, sabidamente em segredo de justiça. Por tal razão, não se manifestará sobre a decisão, que recebeu com serenidade”.

Splash procurou a defesa de Alexandre, que disse não comentar o caso por estar sob sigilo. A reportagem também tenta contato com a assessoria do empresário. O espaço segue aberto.

Ana Hickmann e Alexandre Correa se separaram em 2023. Ela o acusa de violência doméstica e de ter falsificado sua assinatura em contratos. O empresário admitiu ter tido um “desentendimento” com a ex-mulher na época, mas nega agressões.

Leia Também: As conquistas de Fernanda Torres e ‘Ainda Estou Aqui’ em números

Santos empresta volante Vinícius Balieiro à Chapecoense

0

Ainda em processo de formação do seu elenco para a temporada 2025, o Santos emprestou o volante Vinícius Balieiro à Chapecoense, que disputará a Série B do Campeonato Brasileiro neste ano. O contrato do atleta com a equipe catarinense vai até 31 de dezembro de 2025.

 

Balieiro vinha perdendo espaço no Santos nos últimos dois anos. Ao longo de 2024, recebeu três sondagens, até mesmo de times de fora do Brasil. Mas recusou as novas oportunidades para tentar uma “segunda chance” na equipe santista, sem sucesso. Com a chegada do técnico Pedro Caixinha, a direção do clube decidiu negociar a transferência do atleta, o que foi oficializado nesta quinta.

Natural de Campinas, Balieiro deu os primeiros passos no futebol nas categorias de base do Paulista antes de se transferir para o Santos, em 2017. Na equipe da Vila Belmiro, o volante ascendeu ao time profissional e disputou competições importantes, como a Série A do Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores.

Em 2023, o jogador de 25 anos foi emprestado ao Ituano, onde acumulou experiência na Série B. De volta ao Santos, no ano passado, ele praticamente não entrou em campo pelo time que buscou o acesso à primeira divisão e o título da Segundona.

Balieiro não escondeu a empolgação em vestir a camisa do time catarinense e destacou o compromisso com a equipe. “Estou muito feliz pela oportunidade de chegar à Chapecoense. Minhas expectativas são as melhores, e vou me empenhar ao máximo para contribuir com a equipe em busca dos nossos objetivos”, afirmou o volante.

Mudança no IMTT: Nelson Godá deixa o cargo de presidente

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Na tarde desta quinta-feira (9), o prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho, anunciou a saída de Nelson Godá da presidência do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT). O cargo será assumido pelo ex-vereador Álvaro Oliveira.

Em publicação nas redes sociais, Wladimir agradeceu a Nelson Godá pelo trabalho realizado à frente do IMTT e destacou sua nova função como presidente da Empresa Pública de Transporte em Niterói (Nittrans). “Hoje anunciamos a transição no @imtt.campos e agradecemos ao amigo por todo trabalho e dedicação até aqui. Ele agora assume um novo desafio na Nittrans, e desejamos muito sucesso em sua trajetória”, afirmou.

O prefeito também elogiou Álvaro Oliveira, que já foi líder de governo na Câmara, e destacou sua missão de aprimorar os serviços e conduzir o ordenamento do trânsito em Campos com técnica e responsabilidade.

Nelson Godá já havia sido anunciado pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, no último dia 31 de dezembro, como novo presidente da Nittrans.