Home Blog Page 1733

Em reunião com Defensoria Pública e IFF, Prefeitura anuncia melhorias em comunidades quilombolas

0
Em reunião com Defensoria Pública e IFF, Prefeitura anuncia melhorias em comunidades quilombolas

Traçar estratégias para garantir mais educação, desenvolvimento e qualidade de vida nas comunidades quilombolas de São Francisco de Itabapoana. Este foi o objetivo de uma reunião, na manhã desta quarta-feira (08), na Defensoria Pública de Campos, com o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Vítor Saraiva, a defensora pública de Tutela Coletiva, Carolina Henning, e as presidentes das comunidades quilombolas de Barrinha, Lídia de Barrinha, e Deserto Feliz, Valquíria Neves. Também participaram os secretários municipais de Agricultura e Abastecimento, Enaldo Barreto; e de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra.

Segundo Enaldo Barreto, a Secretaria de Agricultura vai criar uma horta medicinal em Barrinha, que é um desejo antigo dos moradores. “Vamos oferecer material para a construção de uma estufa e equipe técnica, que ajudará os moradores na produção dos produtos medicinais, possibilitando que eles possam fomentar a economia local”.
O secretário de Educação destacou que o governo municipal dará continuidade ao projeto “Cozinha Escola”, que vai funcionar na escola de Deserto Feliz. “Também pretendemos reativar a fábrica de biscoito da localidade, para que os moradores possam complementar suas rendas”, disse Gustavo Terra, que estava acompanhado da subsecretária da pasta, Kíssila Sobrinho.

O reitor do IFF reafirmou a parceria da instituição pelo bem-estar das comunidades quilombolas do município. “Nossa proposta é levar qualificação profissional, com cursos técnicos e profissionalizantes para que as pessoas possam entrar no mercado de trabalho e, assim, melhorar sua renda”.

Educação, cultura e abastecimento
Carolina Hennig destacou que o objetivo da reunião foi priorizar as principais demandas das comunidades quilombolas, tais como como saúde, educação e transporte. “Nós fomos aos quilombos para mapear as demandas dos territórios. Identificamos questões como acesso à educação, ensino da história negra nas escolas, qualidade da água, entre outros. Em Deserto Feliz, a escola estava com telhas quebradas, marimbondos. Já na última vez que fomos à comunidade, vimos que houve avanços”, disse a defensora pública, citando a instalação de aparelhos de ar condicionado e reformas na estrutura.
Valquíria Neves pediu intervenções no sistema de abastecimento de água em Deserto Feliz. Segundo ela, a comunidade precisa de um poço, pois muitas casas ainda não são abastecidas. A líder quilombola também pediu melhoria na qualidade da água.
Lídia da Barrinha destacou a importância de resgatar a cultura das duas comunidades. “Queremos fortalecer a nossa história e cultura. Nós estamos sempre pensando na necessidade do saneamento, da saúde, que são importantes, mas a gente não pode deixar de pensar no viés da cultura. As comunidades vão deixar de existir, se não trabalharmos nisso agora”, disse a líder quilombola.

galleryIFF quilombolas/gallery

 

HMPV: OMS diz que não há surto na China e aumento de casos é esperado

0

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta terça-feira, 7, uma nota oficial sobre o aumento de infecções respiratórias no Hemisfério Norte e os relatos de alta de casos de metapneumovírus humano (HMPV) na China.

 

Segundo a entidade, os números estão dentro da faixa esperada para o inverno nessa região. “Em climas temperados, epidemias sazonais de patógenos respiratórios comuns, incluindo influenza, ocorrem frequentemente durante os períodos de inverno”, afirmou.

Em relação à situação na China, a OMS informou que está em contato com autoridades de saúde locais e não recebeu “nenhum relato de padrões incomuns de surtos”.

Dados publicados até 29 de dezembro de 2024 indicam que as infecções respiratórias agudas aumentaram nas últimas semanas, incluindo o HMPV, particularmente nas províncias do norte do País – mas esse crescimento é esperado nesta época do ano.

Além disso, as autoridades chinesas afirmaram à OMS que o sistema de saúde não está sobrecarregado. Indicaram ainda que a taxa de ocupação hospitalar atual é inferior à do mesmo período do ano passado e que não houve declarações ou respostas de emergência.

Ministério monitora casos

O Ministério da Saúde afirmou que está acompanhando o surto de HMPV na China e que a vigilância epidemiológica brasileira está em constante comunicação com autoridades sanitárias da OMS e de diferentes países para trocar informações.

A pasta lembrou que o risco de uma pandemia é considerado baixo pelos especialistas e salientou a importância das medidas de prevenção e controle de infecções respiratórias, principalmente a vacinação.

“A imunização contra a covid-19 e a gripe é uma das maneiras mais eficazes de prevenção, especialmente para grupos prioritários como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades”, disse em nota o coordenador-geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e outros Vírus Respiratórios do ministério, Marcelo Gomes.

“Além disso, o uso de máscaras por pessoas com sintomas gripais e resfriados ajuda a diminuir a transmissão de todos os vírus respiratórios, inclusive o metapneumovírus”, enfatizou.

O que é HMPV?

O HMPV é um dos vários patógenos que circulam anualmente em todo o mundo causando doenças respiratórias. Em países com meses de clima frio, ele pode apresentar uma temporada anual, semelhante ao que ocorre com o vírus da gripe. Já em locais próximos ao Equador, ele circula em níveis mais baixos durante todo o ano.

O HMPV é semelhante ao vírus sincicial respiratório (VSR), com sintomas como tosse, febre, congestão nasal e chiado no peito. A maioria das infecções é leve, lembrando resfriados comuns. No entanto, casos graves podem resultar em bronquite ou pneumonia, especialmente em bebês, idosos e pessoas imunocomprometidas. Indivíduos com doenças pulmonares preexistentes, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou enfisema também têm maior risco de complicações.

Em países de alta renda, o vírus raramente é fatal. Já em países de baixa renda, com sistemas de saúde frágeis e vigilância limitada, as mortes são mais comuns.

Leia Também: Novo surto de vírus respiratório deixa China em alerta; o que é o HMPV?

Chuva deixa São Paulo em atenção para alagamentos nesta quarta (8)

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Toda a cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos das 14h15 às 15h38 desta quarta-feira (8), segundo o monitoramento do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura. Não houve pontos de alagamento registrados.

 

Segundo o órgão municipal, havia potencial para rajadas de vento, queda de granizo e formação de enchentes. A chuva moderada, inicialmente registrada no extremo da zona sul, se espalhou pela cidade, mas não durou muito. A Defesa Civil estadual registrou rajadas de vento de até 66,7 km/h no Campo de Marte, na zona norte, às 15h.

Segundo a Enel, concessionária de energia, cerca de 37 mil imóveis estavam sem fornecimento às 14h37. Às 5h30, eram 41 mil, o que representa 0,49% do total de clientes atendidos na Grande São Paulo.

Apesar do fim do estado de atenção, o CGE avisa que, até o início da noite, ainda podem ocorrer chuvas isoladas com até forte intensidade.

 

Denise Fraga lamenta morte da mãe

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Denise Fraga, 60, comunicou a morte de sua mãe, Wilma Fraga, aos 83 anos, nesta quarta-feira (8).

 

Denise lamentou a morte da mãe em postagem nos stories do Instagram. “Depois de muitos ensaios de despedida, a mulher da minha vida faz finalmente a sua estreia como estrela. Prepare-se para tamanho brilho”, legendou.

Atriz não revelou qual foi a causa da morte. No entanto, em texto para a revista Crescer, em setembro de 2024, ela relatou que sua mãe sofria com enfisema pulmonar, doença crônica e degenerativa que compromete a capacidade de ação dos pulmões.

Em julho passado, ao celebrar o aniversário de 83 anos de Wilma, Denise relembrou momentos íntimos vividos com a matriarca. “Minha mãe se fingia de morta. Éramos crianças. Chamávamos por ela e ela continuava ali, inerte, no sofá. Quando estávamos prestes a chorar, ela acordava com uma gargalhada divertida, rompendo com o nosso possível desespero. Fomos nos acostumando com a brincadeira. Brincadeira de péssimo gosto, eu sei. Mas, na época, eu não sabia nem o que era gosto. Acabava achando divertido”, disse ela na ocasião.

Denise Fraga também falou sobre despedida da mãe. “Em suas últimas internações, cheguei a chorar despedidas e a Bela Adormecida veio me abraçar novamente. Sei que um dia vamos estrear os treinos de partida que fizemos nessa vida inteira. Como no Teatro, vou me preparando em ensaios para esta estreia difícil”.

Leia Também: ‘Me achava a loira burra. Bial mudou isso em mim’, diz Grazi Massafera sobre fama após BBB

Ancelotti nega que Real Madrid esteja cansando de Vini Jr., defende o astro e critica punição

0

O brasileiro Vinicius Júnior voltou a ser tema no Real Madrid nesta quarta-feira. O técnico Carlo Ancelotti teve que responder questionamentos sobre o atacante na entrevista coletiva que antecedeu a partida contra o Mallorca, que ocorre na quinta, pela semifinal da Supercopa da Espanha.

 

Vinicius Júnior pegou dois jogos de suspensão pela expulsão no duelo da última sexta, contra o Valencia, pelo Campeonato Espanhol. Ele se envolveu em confusão com o goleiro adversário, Dimitrievski. A sanção é válida para os próximos compromissos do Real no Campeonato Espanhol. Desse modo, Vini Jr. está à disposição para esta quinta-feira.

Carlo Ancelotti não concordou com a punição dada a Vinicius Júnior. O técnico do clube espanhol defendeu o brasileiro após mais uma polêmica. “Outra vez?”, disse Ancelotti, incomodado com mais uma pergunta sobre o atleta brasileiro. “Tanto eu como ele ouvimos coisas que aconteceram no campo. Sigo dizendo que é difícil ser Vinicius. A sanção não é correta. Cada um opina o que quer. Quando se fala da provocação de Vinicius, desvia-se o foco de insultos que ele recebe. Estamos muito contentes com ele”, argumentou o comandante italiano.

O Real Madrid irá recorrer da punição aplicada ao atacante. O clube merengue destaca que ocorreram “graves insultos racistas ao jogador no momento anterior à expulsão, que não foram registrados na súmula e não motivaram qualquer atitude da arbitragem da partida”. O Real ainda cita o arrependimento espontâneo de Vinicius Júnior depois do jogo pelo ocorrido.

A reação de Vinicius Júnior foi considerada como “violência esportiva”, enquadrada no artigo 130 do Código Disciplinar da Federação Espanhola de Futebol. O ato não foi considerado uma agressão.

Na coletiva desta quarta, Carlo Ancelotti ainda fez uma análise da semifinal da Supercopa desta quinta, contra o Mallorca. “Vejo o time muito melhor, cada jogo tem seus problemas e dificuldades. Estou tranquilo no sentido de que o elenco lida muito bem com esse tipo de partida. Não vamos ter problemas de atitude e nem compromisso, a dinâmica está sendo boa”, concluiu.

Leia Também: Vini Jr pega dois jogos de suspensão por expulsão em jogo contra o Valencia

Prefeitura e IFF firmam cooperação técnica para ofertar EJA integrada à Educação Profissional

0
Prefeitura e IFF firmam cooperação técnica para ofertar EJA integrada à Educação Profissional

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Yara Cinthia, e o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Victor Saraiva, assinaram na tarde desta quarta-feira (08), um acordo de cooperação técnica para ofertar no município a Educação de Jovens e Adultos (EJA) Integrada à Educação Técnica Profissional.

— Fiz parte da implantação da EJA em nossa cidade, em 2001, e hoje tenho muito orgulho de selar este importante avanço na área educacional. Os munícipes terão a facilidade de se qualificarem sem precisar se deslocar para outras cidades — afirmou a prefeita. Ela acrescentou que este é “o início de um grande projeto”.

b404903d 8ea0 4977 8567 99ff1debe32b

O reitor do IFF explicou que o acordo prevê um plano de trabalho conjunto entre a instituição e o Poder Público Municipal. Já o secretário municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Ribeiro, informou que a previsão é que as aulas comecem em março, na Escola Modelo Municipal Herval Luiz dos Santos Batista, na área central.

— Através de uma das principais articulações da prefeita, neste ano conseguiremos ofertar 60 vagas nesta modalidade de ensino, sendo 30 para Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e outras 30 para Operador de Computador — explicou.

887df1e7 5f2a 4468 a56f cc865927b196

Guarda de Campos emite mais de 30 notificações em três dias de operação “Verão Seguro”

0
Foto: Divulgação Ascom

Em três dias de operação “Verão Seguro”, a Guarda Civil Municipal (GCM) emitiu 37 notificações, 43 autuações e removeu 30 veículos em situação irregular. Mais de 150 veículos foram abordados. As ações de fiscalização, em conjunto com a Polícia Militar e a Secretaria de Ordem Pública, iniciaram no dia 31 de dezembro de 2024 e seguiram semana passada, na sexta-feira (3) e sábado (4), em Farol de São Tomé e Santo Amaro.

No primeiro dia de operação, em Santo Amaro, foram removidas 12 motocicletas por irregularidades e emitidas 28 notificações. Já no segundo dia, em Farol, sete automóveis foram removidos, sem dois carros e cinco motos. Além disso, 37 notificações foram emitidas. O terceiro dia de operação também foi realizada em Farol. Na ocasião, foram abordados 59 veículos. Do total, 11 foram removidos, sendo 10 motos e um carro. Também foram emitidas 43 autuações.

“Nós iniciamos as operações no dia 31 de dezembro de 2024. Nosso foco inicial é manter o ordenamento na praia de Farol. Abordamos mais de 150 veículos nesses três dias. Também lavramos 108 autos de infração e removemos 30 veículos para o pátio”, explicou o gerente de Transporte Interno e Trânsito da GCM, Batista Simões.

Neste período de verão, a GCM tem intensificado a fiscalização em Farol de São Tomé, mas também segue em atuação em outras áreas do município. Entre os dias 3 e 6 de janeiro deste ano, foram aplicadas 297 multas. Segundo balanço da Guarda, o maior número de multas geradas foi por condução de motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem capacete de segurança. Já a segunda maior irregularidade é o estacionamento em passeio e a falta do uso de cinto de segurança é a terceira infração que mais gerou multas neste período.

Fonte: Ascom

SFI avança na implantação do Destacamento de Bombeiro Militar

0
SFI avança na implantação do Destacamento de Bombeiro Militar

A implantação de um Destacamento de Bombeiro Militar em São Francisco de Itabapoana (SFI) foi tema de reunião entre a prefeita Yara Cinthia e o comandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar, tenente-coronel Rodrigo Lestayo.

— Estamos avaliando entre os espaços pertences ao Poder Público Municipal qual é o mais adequado para sediar o destacamento. Aproveitei a oportunidade também para iniciar as tratativas para que a corporação colabore conosco no litoral são franciscano no decorrer deste verão — destacou a prefeita, que estava acompanhada do vice-prefeito, Renato Roxinho.

Sobre a unidade do Corpo de Bombeiros na cidade, Yara reafirmou o compromisso “de trilhar os caminhos que forem necessários para estabelecer esta estrutura”. Ela lembrou que atualmente, a cidade depende do quartel sediado em Campos dos Goytacazes, uma distância de cerca de 50 km de São Francisco.

O comandante do 5º GBM destacou a relevância da cidade no contexto do Norte Fluminense, ao citar números populacionais e de extensão territorial.

— Sabemos da necessidade do destacamento e trabalharemos em conjunto em prol deste objetivo — afirmou Lestayo, que estava acompanhado do subcomandante, major Joesil Peres.

Também participaram do encontro o presidente da Câmara Municipal, Alexandre Barrão, e o vereador, Erbson Gomes (Bibinho).

Ucrânia ataca base de bombardeiros nucleares da Rússia

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Ucrânia atacou a principal base de bombardeiros nucleares da Rússia na madrugada desta quarta (8) com drones, iniciando um incêndio no depósito de combustível que serve a instalação militar.

 

O Ministério da Defesa russo apenas confirmou ter havido a ação com os aviões-robôs, sem comentar os inúmeros vídeos em redes sociais mostrando grandes explosões e o fogo. O governo local confirmou haver “incêndio em instalações industriais”, sem nomeá-las.

Segundo blogueiros militares russos, a base em si não registrou danos. A Força Aérea da Ucrânia disse que o ataque “cria sérios problemas para a aviação estratégica dos ocupantes russos e vai reduzir significativamente sua habilidade de atacar cidades pacíficas e civis”.

O local, chamado de Engels-2, fica a cerca de 800 km a leste das fronteiras ucranianas. De lá partem aviões que empregam mísseis de cruzeiro contra o vizinho invadido em 2022, que geralmente se posicionam sobre o mar Cáspio para fazer os ataques.

Usualmente, são modelos quadrimotores turboélice Tu-95MS, operados também de outros pontos da Rússia, mas já houve operações com os mais poderosos Tu-160, o maior bombardeiro estratégico supersônico do mundo. Todos os 13 aviões do tipo que a Rússia tem ficam em Engels-2.

Usados para ataques convencionais nesta guerra, eles são o esteio da força estratégica russa, composta também por submarinos e mísseis intercontinentais lançados do solo. Em Engels-2 há um depósito subterrâneo com ogivas nucleares.

Os 69 Tu-95MS que a Rússia opera, segundo o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (Londres), ficam em várias bases, mas aqueles com capacidade de lançar mísseis de cruzeiro com ogivas atômicas operam de Engels-2 na porção europeia do país e de Ukrainka, na parte asiática.

Não é a primeira vez que a instalação é atacada. Em 2022, houve duas ações com drones que danificaram ao menos um Tu-95 e mataram três soldados. No ano passado, ocorreu mais um ataque, aparentemente sem causar danos.

A alegação de que o incêndio vai afetar a capacidade russa é discutível e só poderá ser comprovada à frente. Neste conflito, os Tu-95 têm voado principalmente de Olenia, no Ártico russo, a 1.900 km de distância da Ucrânia, bem mais difícil de ser alvejada por drones.

Os ucranianos enfatizaram não ter empregado mísseis ocidentais na ação, o que é um truísmo, dado que nenhum dos modelos fornecidos pelos aliados tem alcance para chegar à base. Mas a citação visa evitar ainda mais críticas do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que já se disse contrário à autorização para ataques a solo russo dada por Joe Biden.

Na terça (7), o republicano havia dito que compreendia a motivação de Vladimir Putin em invadir a Ucrânia, citando que a Otan não deveria ter insinuado a admissão de Kiev -o principal fator alegado pelo russo para sua ação.

Com isso, cresce a expectativa do que irá ocorrer na prática quando ele assumir, no dia 20. Depois de passar a campanha eleitoral falando em acabar com a guerra em um dia, na terça ele disse que gostaria que isso ocorresse em até seis meses.

O temor em Kiev, dadas as declarações prévias de Trump, é de que os EUA cortem o apoio militar ao país, o maior entre seus aliados ocidentais, para forçar Volodimir Zelenski a negociar em termos favoráveis a Putin.

Na mesma entrevista, o presidente eleito também voltou a criticar os parceiros europeus na aliança, cobrando maior gasto com defesa deles, uma tática empregada em sua primeira passagem pela Casa Branca.

AÇÃO MATA 13 NA UCRÂNIA

Enquanto isso ocorre, ambos os lados buscam estabelecer sua posição. Os ucranianos seguem uma tentativa de ganhar território na área meridional russa de Kursk e promovem seus ataques, demonstrando estar no jogo apesar das derrotas que vêm sofrendo no leste de seu país.

Lá, Moscou segue avançando lentamente desde fevereiro do ano passado, e as defesas de Kiev estão fortemente pressionadas.

Ainda nesta quarta, as autoridades de Zaporíjia disseram que ao menos 13 pessoas morreram em um ataque com uma bomba guiada no centro da capital homônima da região ucraniana, que fica no terço controlado por Kiev da província.

O ataque atingiu um prédio residencial, segundo o governo local, e destroços caíram em um bonde e um ônibus de passageiro. Outras 18 pessoas foram hospitalizadas. Zelenski publicou mensagem dizendo que o Ocidente precisa evitar mais morte de ucranianos.

Trump recorre a Supremo para suspender sentença de caso Stormy Daniels

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou um recurso à Suprema Corte americana pedindo a suspensão do anúncio de sua sentença no caso Stormy Daniels, no qual foi considerado culpado de encobrir a compra de silêncio de uma atriz pornô.

 

A audiência está prevista para acontecer nesta sexta-feira (10), dez dias antes da cerimônia de posse do republicano. Na prática, o cancelamento da sessão representaria o fim da possibilidade de Trump ser sentenciado pelo caso, já que ele não poderia mais ser processado após assumir a Casa Branca.

Em um documento de cerca de 40 páginas datado de terça-feira (7) e tornado público nesta quarta-feira (8), os advogados de Trump solicitam ao Supremo americano que a audiência seja cancelada “para evitar grave injustiça e dano à instituição da Presidência e às operações do governo federal”.

Defendem também que o líder já está protegido do procedimento devido a uma decisão do Supremo de conceder imunidade parcial a presidentes e ex-presidentes acusados de cometerem crimes durante os seus mandatos.

Trump a princípio pode comparecer pessoalmente ou à distância, por vídeo, à audiência -sua presença é em certa medida simbólica, já que se ele não fosse, não seria preso nem multado.

Além disso, o juiz do tribunal de Manhattan que presidiu o julgamento do caso, Juan Merchan, já antecipou que ele não será sentenciado à prisão.

O mesmo pedido de suspensão da sentença feito pelos advogados de Trump nesta terça já tinha sido negado pelo próprio Merchan e por uma corte de apelações. A equipe legal do republicano disse que solicitou em paralelo que o Supremo do estado de Nova York avalie o caso.

Caso o pedido deles não seja atendido, a sessão judicial acontece em Nova York na sexta às 9h30 do horário local (11h30 em Brasília).

A máxima instância judicial federal dos EUA tem maioria conservadora, o que tende a favorecer Trump -6 dos 9 juízes são republicanos, e 3 destes foram indicados pelo próprio presidente eleito. Uma resposta do colegiado é esperada para até a manhã da quinta-feira (9).

Trump foi condenado por encobrir a compra do silêncio da atriz pornô Stormy Daniels no ano passado. A decisão fez dele o primeiro ex-presidente considerado culpado em uma ação criminal da história dos EUA.

Segundo um júri de 12 pessoas, o empresário falsificou registros empresariais para encobrir o pagamento de US$ 130 mil (cerca de R$ 800 mil no câmbio atual) a Daniels e, assim, evitar que ela divulgasse que supostamente manteve relações sexuais com o então candidato às vésperas da eleição de 2016.

Trump nega qualquer relação sexual com a atriz e afirma ser vítima de uma “caça às bruxas” orquestrada por seus adversários políticos.

O caso Stormy Daniels foi o único que pôs o republicano no banco dos réus. Os outros três processos de que ele era alvo foram suspensos, e desde que venceu Kamala Harris em novembro, ele ainda acumulou várias outras vitórias nos tribunais.

Ele tinha colhido mais uma delas na terça, quando uma juíza impediu a divulgação de um relatório produzido pelo procurador especial Jack Smith apresentando o resultado de investigações dos casos paralisados.

Nesta quarta, porém, o Departamento de Justiça afirmou que divulgará uma parte do documento, relativa à tentativa do republicano de tentar reverter sua derrota para Joe Biden na eleição de 2020.

A outra parte do relatório, reunindo informações sobre a acusação de que Trump manteve documentos confidenciais em sua posse ilegalmente depois de deixar a Casa Branca, segue sob sigilo.

Leia Também: Europa diz que defenderá fronteiras após Trump ameaçar Groenlândia

As experiências de famosos em seitas secretas

0

Como humanos, tendemos a ter um fascínio por cultos, pois eles inicialmente atraem pessoas com ideais de uma comunidade utópica e busca de autoconhecimento. Contudo, algumas dessas seitas podem ser radicais e, seus seguidores só percebem, algum tempo depois. Inclusive, várias celebridades fazem ou fizeram parte de comunas religiosas. Quem foram e como foram essas experiências? Alguns famosos relataram vivências positivas, enquanto outros negativas.

Clique na galeria para descobrir!

Acusado de roubo é preso em borracharia em Guarus

0
Foto: Divulgação

Na tarde desta quarta-feira (8), a Polícia Civil prendeu um homem identificado pelas iniciais M.C.A.S., acusado de roubo, em uma borracharia no bairro Custodópolis, em Guarus, Campos dos Goytacazes.

A prisão foi realizada por volta das 13h, após informações anônimas levarem os agentes até o local. A operação foi coordenada pela delegada Carla Tavares, titular da 134ª Delegacia de Polícia (Centro).

Contra o acusado havia um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal de Campos.

Polícia Civil prende homem suspeito de homicídio

0
128ª DP
128ª DP

Nessa terça-feira (07), policiais civis da 128ª Delegacia de Polícia, em Rio das Ostras, prenderam um homem acusado de homicídio. A captura ocorreu na própria cidade, localizada na Região dos Lagos.

De acordo com os agentes, o crime foi cometido em dezembro de 2024. A vítima foi assassinada e enterrada após um desentendimento com integrantes do tráfico de drogas. Contra o detido, havia um mandado de prisão temporária, que foi devidamente cumprido.

O caso segue sob investigação na 128ª DP/Rio das Ostras, onde foram registradas as ocorrências e prosseguem as apurações.

Mulher morre em banheiro de restaurante e só é encontrada dias depois

0

Uma mulher britânica de 47 anos foi encontrada morta no banheiro de um restaurante de Blackpool, no Reino Unido, dois dias depois de ter desaparecido.

 

O caso aconteceu ao ano passado, mas só agora foi divulgado pelos jornais britânicos. Sabrina Lyttle teria morrido sentada na privada do banheiro para pessoas com mobilidade reduzida de um restaurante asiático no dia 28 de novembro. Porém, o seu corpo só foi descoberto cerca de 48 horas depois, a 30 de novembro.

As autoridades estão agora investigando as causas da morte, mas as conclusões podem demorar meses. Tudo indica que tenha se tratado de um caso de morte súbita.

No Facebook a filha de Sabrina prestou uma homenagem à mãe. “Espero que esteja dançando no céu, mãe. Não imagina o buraco que deixaste na minha vida. O meu coração está despedaçado”, escreveu Jade.

Leia Também: Marido pede divórcio após mulher beijar cantor durante show

Lisa Kudrow revela ter achado bilhete de Matthew Perry um ano após tragédia

0

LONDRINA, PR (UOL/FOLHAPRESS) – Lisa Kudrow, 61, contou ter descoberto uma antiga mensagem de Matthew Perry (1969-2023) dentro de um presente dado pelo ator.

 

O ‘recipiente’ da nota foi um pote de biscoitos que pertencia a um dos cenários de “Friends” e acabou ficando com a atriz. “O Matthew me deu no fim [das filmagens] do nosso último episódio”, revelou ela, em entrevista ao programa de Drew Barrymore, 49, no YouTube.

Lisa afirmou que, somente mais de um ano após a morte de Perry, encontrou o bilhete que ele havia deixado dentro do pote. “Eu recentemente encontrei o bilhete que ele colocou dentro do pote para mim. Eu não havia aberto para ver o que havia dentro. Ele colocou um bilhete lá dentro e eu esqueci.”

A comediante, porém, optou por não revelar o conteúdo da mensagem deixada pelo antigo colega de elenco. Eles trabalharam juntos em “Friends” de 1994 a 2004, nos respectivos papéis de Phoebe Buffay e de Chandler Bing.

Leia Também: ‘Não entra nessa gelada, eu me ferrei’, diz Datena sobre Gusttavo Lima na política

Leia Também: Henri Castelli abre agência de imigração brasileira nos Estados Unidos

Morte de Liam Payne é confirmada por “múltiplos traumas”; entenda

0

A causa da morte de Liam Payne, cantor britânico de 31 anos, foi finalmente confirmada, conforme revelado por jornais britânicos como Daily Mail e The Sun.

 

De acordo com documentos oficiais recentemente divulgados, a morte prematura do artista foi atribuída a “múltiplos traumas”. Essa conclusão surge após três meses de investigação sobre a fatal queda de Liam da varanda de um hotel em Buenos Aires, Argentina, no dia 16 de outubro de 2024.

A tragédia, que abalou fãs ao redor do mundo, se deu em meio a uma série de eventos que envolvem o cantor. Em 3 de janeiro de 2025, Braian Paiz, o empregado responsável por fornecer drogas a Liam Payne, foi detido pelas autoridades. Além disso, outras quatro pessoas foram implicadas na morte do artista. Entre elas, estão Ezequiel Pereyra, funcionário do hotel Casa Sur, e Rogelio Nores, empresário acusado de homicídio por negligência. Gilda Martín, gerente do hotel, e Esteban Grassi, gerente da Casa Sur, também enfrentam acusações relacionadas ao caso, sendo processados por homicídio por negligência.

 

Leia Também: Preso o homem suspeito de ter fornecido drogas a Liam Payne

Leia Também: Psiquiatra de Liam Payne alertou sobre maiores cuidados com a saúde do cantor um mês antes da morte

‘Me achava a loira burra. Bial mudou isso em mim’, diz Grazi Massafera sobre fama após BBB

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Assim como muitos dos que passaram pelo Big Brother, Grazi Massafera viu sua vida mudar após sair campeã da quinta edição do programa. Natural do Paraná e miss, ela contou no ‘BBB: O Documentário’, como superou a imagem de “loira burra” e se tornou uma atriz de sucesso.

 

Grazi atribuiu a Pedro Bial, então apresentador do programa, o apoio para conseguir subverter a imagem que tinha. “Eu me achava a loira burra (…). Bial foi o primeiro a pincelar esse olhar para mim mesma. De que eu conseguiria ser mais do que só a miss”, disse.

Na entrevista, ela ainda relembrou a surpresa em sair campeã do programa: “Quando entro no programa, entro com expectativa de mudança de vida, de ganhar dinheiro, de fazer algumas coisas Mas foi um choque, um susto, quando saí, porque foi muito maior do que eu imaginava. Estavam todos diferentes. Meu pai e minha mãe já tinham dado entrevistas”.

Quando veio a oportunidade para um teste em “Verdades Secretas” (2015), Grazi resolveu ir com tudo e acreditar no seu potencial. O papel rendeu a ela uma indicação ao prêmio de melhor atriz no Emmy Internacional. “Chamam isso de sorte. É o jeito de diminuir toda a sua potência”, disse.

“O BBB foi único na minha vida. Quem entra achando que vai se tornar uma Sabrina [Sato], uma Grazi, é bom acreditar que é possível, mas não é fácil”, declarou a atriz.

Leia Também: Cotada como participante do BBB 25, Daniele Hypolito é exonerada de cargo no estado

Ex-número 1 do mundo faz elogios a João Fonseca: ‘Ele vai ser um problema para muitas pessoas’

0

O tenista João Fonseca recebeu elogios do norte-americano Andy Roddick, ex-número um do mundo. Ele se aposentou do circuito da ATP no ano de 2012. O campeão do US Open de 2003 se mostrou impressionado com a joia do tênis brasileiro. Segundo Roddick, Fonseca deve ter um grande futuro pela frente.

 

“Eu quero dizer que (João) Fonseca, que ganhou o Next Gen Finals, aquele garoto é ‘malvadão’. Ele vai ser um problema para muitas pessoas no circuito”, disse Andy Roddick em seu podcast “Served”.

No último final de semana, o australiano Nick Kyrgios, que retornou ao circuito na semana passada, no Torneio de Brisbane, já tinha feito diversos elogios ao brasileiro. “Com certeza vai ser uma estrela dentro dos próximos cinco anos”, previu.

No mês passado, João Fonseca sagrou-se campeão do Torneio Next Gen, sendo o primeiro tenista sul-americano a erguer o troféu da competição. E, no fim de semana passado, foi campeão do Challenger de Camberra, na Austrália.

Nesta semana, ele ampliou sua série invicta para 12 jogos ao vencer suas duas primeiras partidas no qualifying do Aberto da Austrália. Ele só precisa de mais uma vitória para entrar na chave principal, o que marcaria sua estreia num Grand Slam entre os profissionais.

Leia Também: Com direito a ‘pneu’, João Fonseca arrasa argentino em estreia no quali do Aberto da Austrália

Cotada como participante do BBB 25, Daniele Hypolito é exonerada de cargo no estado

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Daniele e Diego Hypólito são alguns dos nomes que circulam pela internet como possíveis membros do grupo Camarote do BBB 25. Em meio aos rumores, uma confirmação: a ex-ginasta deixou seu antigo trabalho e já pode ser confinada.

 

Daniele foi exonerada do cargo na Secretaria de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro na última segunda-feira (6), segundo publicou o Diário Oficial do Estado. A ex-ginasta trabalhava como assessora especial e deixou o cargo a pedido próprio.

Daniele Matias Hypólito é a recordista de participações olímpicas com o Brasil na ginástica artística. Presente na seleção brasileira da modalidade por mais de 20 anos, ela competiu pelo país nas edições de Sydney-2000, Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016.

A ex-ginasta também atuou como comentarista nas transmissões de ginástica dos canais SporTV durante as Olimpíadas de Paris. Ela já participou do reality Powe Couple Brasil 5 (Record), com o marido, Fábio Castro.

Seu irmão, Diego Hypólito, também ex-ginasta, pode entrar como sua dupla na 25ª edição do Big Brother Brasil. Ele foi medalhista de prata nas Olimpíadas do Rio-2016. Foi comentarista da Globo nos jogos de Paris.

Na manhã desta terça-feira (7), Daniele pode ter compartilhado uma confirmação de que será confinada. Em vídeo nos stories do Instagram, ela diz que “queria ter dormido até meio-dia”, mas foi derrubada da cama às 6h30: “acorda, levanta que o dia já começou”. Ela também publicou um vídeo em que aparece dançando.

Leia Também: Após chamar Fernanda Torres de nepobaby, Livian Aragão se explica

Área degradada de 5 mil metros quadrados é identificada em São João da Barra após denúncia de crime ambiental

0
Foto: Divulgação

Uma denúncia de crime ambiental feita ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), levou a equipe da 3ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) a identificar uma área degradada de cinco mil metros quadrados em São João da Barra.

Na localidade conhecida como Viena, próxima ao trevo, os agentes encontraram sinais de desmatamento seguido de queimada. Árvores nativas em diferentes estágios de regeneração natural haviam sido cortadas com uso de motosserra.

No local, um homem afirmou ser pedreiro e disse que realizava serviços em uma residência da propriedade, mas não apresentou informações sobre as licenças ambientais exigidas. Diante da irregularidade, os policiais encaminharam o caso à 145ª Delegacia de Polícia, com base nos artigos 38 e 41 da Lei 9.605/98.

O Linha Verde recebe denúncias anônimas de crimes ambientais 24 horas por dia, pelo telefone (21) 2253-1177 ou pelo 0300 253 1177 (ambos com WhatsApp anonimizado), além do aplicativo “Disque Denúncia RJ”, site oficial ou página no Facebook.