Home Blog Page 1751

Pai lamenta separação entre Meghan Markle e primeiro marido

0

LONDRINA, PR (UOL/FOLHAPRESS) – Thomas Markle, 80, voltou a falar sobre sua relação conturbada com a filha, Meghan Markle, 43. Os dois não se falam desde 2018, quando ela começou a se relacionar com o atual marido, príncipe Harry, 40.

 

O cinegrafista afirmou que, por conta do conflito com Meghan e Harry, nunca conheceu os filhos do casal, Archie, 5, e Lilibet, 3.

Não obstante, ele assegura não guardar mágoa da herdeira e estar disposto a uma reconciliação. “Vou sempre amá-la. As minhas portas estarão sempre abertas para ela. Eu a amo e isso nunca vai mudar”, afirmou, em entrevista ao jornal britânico Daily Mail.

Thomas acrescentou ainda que até hoje lamenta o fato de Meghan ter se separado do primeiro marido, o produtor de cinema Trevor Engelson, 48. “Eu gostava de verdade do Trevor. Acho que ele também nunca entendeu o motivo de ela ter terminado com ele.” Engelson e Meghan foram casados entre 2011 e 2014.

 

Warriors e Lakers perdem, Cavaliers vencem mais uma e Thunder derruba Celtics na NBA

0

Dois dos principais times da Conferência Oeste da NBA, o Golden State Warriors e o Los Angeles Lakers foram derrotados na noite deste domingo. Já o Cleveland Cavaliers confirmou o favoritismo e o Oklahoma City Thunder contou com o apoio da torcida para derrubar o Boston Celtics.

 

Em casa, os Warriors sofreram a derrota mais dolorida da rodada. O time que dominou a NBA nos últimos anos foi superado pelo irregular Sacramento Kings, apenas o 11º colocado do Oeste, pelo placar de 129 a 99. Os visitantes buscaram a vitória apesar do desfalque de peso de De’Aaron Fox, principal jogador da equipe na temporada.

Sem ele, os Kings foram liderados por Malik Monk e Domantas Sabonis, responsáveis por um “double-double” cada. Monk anotou 26 pontos e 12 assistências, enquanto Sabonis anotou 22 pontos, 13 rebotes e sete assistências. Foi a quarta vitória consecutiva da equipe de Sacramento, que soma 17 vitórias e 19 derrotas.

Pelos Warriors, Stephen Curry foi o principal pontuador, com 26. E teve o apoio de Andrew Wiggins e seus 18 pontos. Dennis Schröder decepcionou a torcida ao contribuir com apenas três pontos nos 20 minutos em que esteve em quadra. O time de São Francisco ocupa o nono lugar da tabela, fora da zona de classificação direta aos playoffs, com 18 triunfos e 17 derrotas.

Também pela Conferência Oeste, o Los Angeles Lakers não resistiu ao bom momento vivido pelo anfitrião Houston Rockets, que deixou a quadra com a vitória por 119 a 115. As boas atuações de Anthony Davis (30 pontos e 13 rebotes) e LeBron James (21 pontos, 13 rebotes e nove assistências) não foram suficientes para conter o ímpeto do jogo coletivo dos Rockets.

Jalen Green foi o cestinha da partida, com 33 pontos. Amen Thompson contribuiu com um “double-double” de 23 pontos e 16 rebotes. Fred VanVleet e Alperen Sengun anotaram 15 e 14 pontos, respectivamente. E os Rockets se consolidaram na vice-liderança, com 23 vitórias e 12 derrotas. Os Lakers aparecem em quinto, com retrospecto de 20/15.

Em casa, o Oklahoma City Thunder mostrou força ao conquistar sua 15ª vitória consecutiva, justamente sobre o Boston Celtics, vice-líder do Leste, por 105 a 92. Trata-se do recorde de triunfos seguidos da franquia na história da NBA. O Thunder não perde desde o dia 1º de dezembro – a derrota na final da NBA Cup, para o Milwaukee Bucks, não entra na conta da temporada regular da NBA.

Shai Gilgeous-Alexander foi o líder dos anfitriões, com seus 33 pontos e 11 rebotes. Do outro lado, os Celtics contaram com dois dígitos em dois fundamentos diferentes de Jayson Tatum: 26 pontos e 10 rebotes. Jaylen Brown ajudou com 21 pontos para os atuais campeões da NBA, que seguem em segundo lugar no Leste, com 26/10. O Thunder lidera o Oeste com folga, e a segunda melhor campanha do campeonato: 30 vitórias e apenas cinco derrotas.

No Leste, os Celtics só estão atrás do Cleveland Cavaliers, sensação da temporada. O líder da tabela e dono da melhor campanha da temporada superou o Charlotte Hornets por 115 a 105. A 10ª vitória seguida dos Cavaliers foi comandada por Darius Garland (25 pontos) e Jarrett Allen (19 pontos e 11 rebotes).

A equipe de Cleveland exibe 31 triunfos e quatro derrotas, enquanto os Hornets ocupam a penúltima colocação do Leste, com apenas sete vitórias e 27 revezes.

Confira os resultados da noite deste domingo:

Oklahoma City Thunder 105 x 92 Boston Celtics

Cleveland Cavaliers 115 x 105 Charlotte Hornets

Washington Wizards 98 x 110 New Orleans Pelicans

Orlando Magic 92 x 105 Utah Jazz

Houston Rockets 119 x 115 Los Angeles Lakers

Golden State Warriors 99 x 129 Sacramento Kings

Acompanhe os jogos desta segunda-feira:

Philadelphia 76ers x Phoenix Suns

Detroit Pistons x Portland Trail Blazers

Brooklyn Nets x Indiana Pacers

Toronto Raptors x Milwaukee Bucks

New York Knicks x Orlando Magic

Memphis Grizzlies x Dallas Mavericks

Minnesota Timberwolves x Los Angeles Clippers

Chicago Bulls x San Antonio Spurs

Sacramento Kings x Miami Heat

Leia Também: Luis Suárez ajuda a evitar tentativa de suicídio no Uruguai

João Fonseca dá salto no ranking e fica mais perto do Top 100 antes de estreia em Melbourne

0

O brasileiro João Fonseca deu um salto no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) na atualização desta segunda-feira. A jovem promessa do País conquistou 32 posições na lista dos melhores do mundo e aparece agora na 113ª colocação, a melhor de sua carreira até agora.

 

Com a subida, o tenista de apenas 18 anos se consolida como o número três do Brasil, atrás apenas de Thiago Wild (76º) e Thiago Monteiro (106º). Fonseca vinha do 145º posto até ser campeão do Challenger de Camberra, na Austrália, no fim de semana. A conquista, sem perder um set sequer, permitiu o salto do brasileiro, agora mais perto do Top 100.

Entrar no Top 100 é uma das principais metas de tenistas desta idade. Estar na elite do tênis mundial permite ao atleta entrar nas chaves principais de todos os quatro Grand Slams da temporada, além de facilitar a presença em torneios de nível inferior, como os Masters 1000.

Ao ser campeão em Camberra, Fonseca levantou seu segundo título deste tipo de torneio, que está abaixo apenas das competições ATPs (ATP 250, ATP 500 e Masters 1000). O primeiro aconteceu e Lexington, nos Estados Unidos, em julho do ano passado. O brasileiro soma agora 10 vitórias consecutivas porque vem de título do Torneio Next Gen, que reuniu os oito melhores do mundo com até 20 anos de idade, em dezembro.

Em grande momento, o jovem carioca estreará no qualifying do Aberto da Austrália na madrugada desta terça-feira, contra o argentino Federico Augustín Gómez, 136º do mundo. Em Melbourne, Fonseca precisa vencer as três partidas no quali para entrar na chave principal do primeiro Grand Slam do ano. Se for bem-sucedido, entrará numa chave deste nível pela primeira vez na carreira.

No momento, o Brasil tem apenas um garantido na disputa principal do Aberto da Austrália: Thiago Wild. O número 1 do Brasil perdeu duas posições e caiu para 76º nesta segunda, enquanto Monteiro conquistou três postos: 106º.

BIA SOBE UMA POSIÇÃO

No feminino, Beatriz Haddad Maia ganhou uma posição e agora aparece no 16º lugar. A brasileira vinha de duas derrotas em jogos de simples na United Cup, competição que abriu a temporada, ainda no mês de dezembro. Nesta semana, ela compete em Adelaide, em preparação para o Grand Slam disputado em Melbourne.

TOP 10

A lista dos 10 melhores do mundo contou com apenas uma troca de posições no masculino. O australiano Alex de Minaur desbancou o russo Andrey Rublev e despontou no oitavo lugar, jogando o rival para o nono posto. No Top 10 feminino, não houve nenhuma novidade.

Confira a lista das 10 melhores do mundo:

1ª – Aryna Sabalenka (BLR), 9.656 pontos

2ª – Iga Swiatek (POL), 8.120

3ª – Coco Gauff (EUA), 6.888

4ª – Jasmine Paolini (ITA), 5.399

5ª – Qinwen Zheng (CHN), 5.325

6ª – Elena Rybakina (CAS), 4.821

7ª – Jessica Pegula (EUA), 4.671

8ª – Emma Navarro (EUA), 3.551

9ª – Daria Kasatkina (RUS), 3.368

10ª – Barbora Krejcikova (RCH), 3.214

Confira o Top 10 do ranking masculino:

1º – Jannik Sinner (ITA), 11.830 pontos

2º – Alexander Zverev (ALE), 7.635

3º – Carlos Alcaraz (ESP), 7.010

4º – Taylor Fritz (EUA), 5.350

5º – Daniil Medvedev (RUS), 5.030

6º – Casper Ruud (NOR), 4.210

7º – Novak Djokovic (SER), 3.900

8º – Alex de Minaur (AUS), 3.535

9º – Andrey Rublev (RUS), 3.520

10º – Grigor Dimitrov (BUL), 3.200

Leia Também: Luis Suárez ajuda a evitar tentativa de suicídio no Uruguai

Motociclista fica ferido em colisão frontal com carro em Campos

0
HFM/Foto: ClickCampos

Na madrugada deste domingo (5), um homem de 30 anos, identificado pelas iniciais J.L.N.O., ficou ferido após a moto em que estava colidir frontalmente com um carro no km 35 da RJ 216, próximo ao Heliporto de Farol de São Thomé, litoral de Campos dos Goytacazes.

O motociclista, que conduzia uma Honda CG 150 preta em direção ao Farol, se chocou com um Gol branco, dirigido por um homem de 29 anos, que seguia no sentido Campos.

O motociclista foi socorrido com ferimentos moderados e encaminhado ao Hospital Ferreira Machado (HFM), enquanto o motorista do carro recusou atendimento médico. As causas do acidente ainda não foram divulgadas.

Saúde com estrutura montada para atender aos veranistas em Farol de São Tomé

0
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará atuando nos finais de semana durante os shows do “Verão de Todos Nós 2025”, na praia de Farol de São Tomé. Na área da Marinha, próximo ao palco principal, os veranistas dispõem de um posto de saúde, que funciona aos sábados e domingos. Já às sextas, sábados e domingos, a população conta com reforço de quatro ambulâncias, sendo três básicas e uma de terapia intensiva.
O posto é voltado para atender pessoas que possam ter problemas relacionados ao consumo de alimentos ou bebidas, funcionando como um serviço de hidratação e primeiros socorros, com equipe composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. Além disso, a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) do Farol também estará disponível durante o final de semana. A estrutura de saúde permanecerá até o final do verão.
Reforço UPH
A unidade conta com infraestrutura completa, incluindo salas de repouso masculino e feminino, sala de mal súbito, serviços de raio-X e uma equipe multidisciplinar capacitada para atendimentos de urgência e emergência.
Entre os reforços para o período, a unidade contará com um clínico geral a mais, disponível 24 horas por dia, durante toda a semana. Também haverá um pediatra adicional, atuando 12 horas por dia às sextas, sábados, domingos e segundas, além da ampliação do atendimento em ortopedia, que agora funcionará 24 horas diariamente. O quadro de enfermagem também foi incrementado, com a inclusão de dois técnicos e um enfermeiro na escala.

GAM realizou mais de 790 resgates de animais silvestres em 2024

0
O Grupamento Ambiental (GAM) da Guarda Civil Municipal (GCM) resgatou 791 animais ao longo de 2024. O gambá foi a espécie com o maior número de resgates, 642 no total. O balanço é referente ao período de janeiro a novembro de 2024. O GAM resgata animais silvestres em boas condições de saúde e os devolve para o seu habitat natural, contribuindo para a preservação de várias espécies.
Dos 642 gambás resgatados, 139 foram encontrados apenas no mês de outubro. O GAM destaca que o gambá é um animal essencial para o equilíbrio ambiental. Se alimenta de animais e vegetais. Ao se alimentarem de frutas, espalham as sementes por onde passam por meio das suas fezes. Outro fato é que os gambás são importantes para o controle de pragas, pois comem escorpiões, cobras, baratas, carrapatos, entre outros. Essa espécie de animal é mais comum de ser resgatada devido à sua facilidade de reprodução. As fêmeas de gambás se reproduzem de uma a três vezes por ano, com o período de gestação entre 12 e 13 dias, podendo nascer até 20 filhotes. Por ano, cada gambá fêmea pode ter até 60 filhotes.
Já o segundo animal com maior número de resgate em Campos foi a jiboia, totalizando 69 resgates entre janeiro e novembro. O terceiro foi a cobra papa-pinto, com 21 resgates. Também houve registros de resgates de anfisbenas (2), cobras falsa coral (4), aranhas (2), ouriços (5), lagarto teiú (6), capivaras (8), coruja (7), tatu (1), sapo cururu (1), macaco prego (2), jacaré-do-papo-amarelo (2), cágado (2), cobra boi peva (1), cobra muçurana (1), cachorro do mato (3), cobra exótica (3), tamanduá (2), siriema (1), bacurau (1) e pássaros (5).
Neste ano, outubro foi o mês que registrou o maior número de resgates, com 155 atendimentos. O segundo foi setembro, que contabilizou 108 animais resgatados, e o terceiro foi março, que somou 101 resgates.
“A cidade é muito grande e o único órgão preparado para atuar na fiscalização ou no resgate hoje é o Grupamento Ambiental. Os  crimes ambientais cresceram muito e nós tentamos fazer 100% do serviço para combater os crimes. É um benefício tanto para a população, como para os animais. Devido a grandes queimadas, construções irregulares, corte de árvores, os animais saem prejudicados e acabam indo para a área urbana. Mas o GAM está sempre em alerta para fazer o resgate desses animais e devolvê-los aos seus habitats naturais. Então, é muito gratificante o nosso serviço”, disse o comandante do GAM, Ralph Xavier.
O GAM orienta que entrem em contato com o Grupamento por meio dos telefones (22) 98175-0758, 153 e (22) 98102-0185, sempre que avistarem um animal silvestre, contribuindo para um resgate seguro.

Espaço da Oportunidade tem 113 vagas de emprego disponíveis nesta segunda

0
O Espaço da Oportunidade, vinculado à Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego, está com 113 vagas de emprego disponíveis. O destaque na primeira segunda-feira do ano é para as funções de corretor de imóveis e auxiliar de prevenção de perdas, frentista e mecânico/eletrotécnico, que contam, cada uma, com 10 vagas disponíveis. Todas as vagas divulgadas são destinadas a pessoas com 18 anos ou mais, com diferentes níveis de escolaridade. Para Pessoas com Deficiência (PCD) há quatro oportunidades. Para fazer o cadastro, os interessados devem acessar o link AQUI.
Há também oportunidades disponíveis para outras áreas, como vendedor externo (7), vendedor interno (6), gerente de pista (5), atendente de açougue (4), adesivador (3), atendente de gráfica (2) e ajudante de entrega (2). Para PCD, são quatro oportunidades, na área de serviços gerais/jardineiro.
Saiba como se cadastrar
Para realizar o cadastro, o interessado deve entrar em contato pelo WhatsApp (22) 98175-2553, informando o número do CPF e o código da vaga. Quem preferir o cadastro presencial, é necessário procurar o Espaço da Oportunidade, que fica localizado na sede da Secretaria de Qualificação e Emprego, na Avenida Sete de Setembro, nº 411, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já para o cadastro pelo site da Prefeitura de Campos, o interessado precisará clicar na barra “Menu” e ir em “Serviços”. Na sequência, clicar em “Espaço da Oportunidade”.
Empregadores interessados em divulgar suas vagas no Espaço devem entrar em contato com o órgão e preencher um formulário para o cadastro no sistema. Após o preenchimento do formulário, a vaga será devidamente divulgada no site do Espaço da Oportunidade.

Homem é preso em flagrante após tentativa de roubo de celular em Campos

0
Foto: Divulgação Operação Segurança Presente

Na manhã do último sábado (4), por volta das 10h05, a Polícia Militar foi acionada após um homem gritar “pega ladrão” e apontar para um suspeito, que estava com um pedaço de pau na mão. O suspeito, que usava calça jeans azul clara, camisa polo verde e boné azul, ao perceber a aproximação da guarnição, tentou fugir a pé, em direção contrária ao fluxo de veículos.

A polícia conseguiu alcançar o suspeito, realizar uma revista pessoal e consultar sua situação. Não foi encontrado nenhum mandado de prisão em aberto contra o homem. Com ele, foram encontrados R$ 7,50, enquanto o aparelho celular roubado (modelo Samsung A03 Core) foi entregue pela vítima. O suspeito confessou ter pegado uma carona com a vítima e, após roubar o celular, tentou fugir quando avistou a viatura policial. A vítima, por sua vez, afirmou que, ao perceber a chegada da polícia, o suspeito jogou o celular no chão e fugiu.

O caso foi registrado na 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, onde o acusado foi autuado em flagrante pelo crime de furto (art. 155 do Código Penal). O suspeito permaneceu preso e, devido ao risco de fuga, foi necessário o uso de algemas, conforme a Súmula Vinculante nº 11. O suspeito foi informado de seus direitos constitucionais e o caso foi documentado na Bodycam (número J15749610).

Confira cuidados para evitar doenças diarreicas no litoral paulista

0

Cidades do litoral paulista, especialmente Guarujá e Praia Grande, têm sido notícia nos últimos dias por conta de casos de doenças diarreicas. A  Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo orienta a população a tomar alguns cuidados para impedir o avanço da contaminação por essas doenças.

 

“Diante do aumento das gastroenterites, a principal recomendação é reforçar a higienização das mãos, principalmente antes de se alimentar e antes de preparar qualquer tipo de alimento, e evitar alimentos mal cozidos. Se for fazer consumo de alimentação fora da residência, que esteja atento às questões de higiene do estabelecimento em questão”, alertou a diretora da Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar da Secretaria de Estado da Saúde, Alessandra Lucchesi, em entrevista à Agência Brasil.

Para consumo de água, gelo e sorvete, o alerta é para que sejam de fontes confiáveis e que se utilize água tratada. Além disso, em relação ao armazenamento, é recomendado que os alimentos sejam devidamente refrigerados, por conta das altas temperaturas observadas neste início de ano.

Para fazer a desinfecção da água em casa, a população pode fazer uso do hipoclorito de sódio  (água sanitária) a 2,5%, caso perceba alguma alteração de cor, gosto ou cheiro na água fornecida pelo sistema de abastecimento público. “A recomendação da proporção é de duas gotas por litro de água, esperar 30 minutos para depois fazer o consumo, tanto para a ingestão quanto para cozinhar ou até mesmo para lavar os utensílios”, orientou a diretora. Ela ressalta que o hipoclorito de sódio está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde (UBSs).

No caso dos municípios, a recomendação do governo do estado é que estejam atentos às unidades de pronto-atendimento, que são os serviços normalmente mais procurados neste período, e que verifiquem o aumento dos atendimentos por doença diarreica aguda. São feitas ainda recomendações de coleta e organização de fluxos.

“A partir disso, [a orientação é que] comecem a monitorar os territórios para que a gente possa entender quais são os bairros com a maior incidência de casos. E então, com todos os procedimentos que já são da rotina, fazer a notificação, a investigação e, quando aplicável, fazer a coleta de amostras de fezes, amostras de água ou até mesmo investigar uma possível fonte comum de contaminação que porventura possa ser algum alimento”, disse Alessandra Lucchesi.

Outra forma de prevenção de doenças diarreicas, destacou a diretora, é não tomar banho em praias classificadas como impróprias. Para consultar a qualidade da água do mar, há um monitoramento da situação das águas no site da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Das 175 praias frequentadas por banhistas no estado de São Paulo e que são monitoradas pela Cetesb, 38 estão impróprias para banho.

A população pode também acompanhar a bandeira de sinalização das praias: se ela estiver vermelha, isso indica que a praia se encontra imprópria para banho. Não é recomendado o banho na água 24 horas após as chuvas, por conta do risco de deslocamento de alguns resíduos para a água do mar. “Essas medidas de precaução já auxiliam consideravelmente na interrupção da transmissão dessas doenças diarreicas e gastroenterite de modo geral”, destacou Alessandra Lucchesi.

Leia Também: Surto de virose no Guarujá: quais as possíveis causas? Como se prevenir de infecções?

 

75% dos inquéritos por queimada e desmatamento na Polícia Federal não indiciam ninguém

0

(FOLHAPRESS) – Apenas em 1 em cada 4 inquéritos abertos por desmatamento ou queimadas na Polícia Federal aponta os responsáveis pelos respectivos crimes.

 

Desde 2019, segundo os dados da própria PF levantados pela reportagem, foram instauradas 5.406 investigações para apurar esses tipos de violação, e apenas em 1.385 o processo chegou a algum indiciamento. Ou seja, em 75% isso não acontece.

Indiciar é o ato de apontar a possível autoria do crime, ou seja, significa que a polícia acredita que colheu evidências suficientes para que alguém possa ser responsabilizado por determinada conduta.

Após essa etapa, ainda cabe ao Ministério Público analisar a documentação enviada pela PF. Caso concorde, oferece uma denúncia à Justiça, que então pode, caso ache plausível, recebê-la e, só então, começa a julgar o caso para eventualmente decidir pela condenação.

Ou seja, o indiciamento é apenas a primeira etapa do processo de responsabilização, mas é essencial para que haja punição pelos crimes.

Procurada, a PF afirmou que a taxa não está distante do índice geral de indiciamentos da corporação: 28% do total de inquéritos abertos para apurar todo tipo de crime.

Mas ressaltou que a sua taxa de solução atualmente é de 89,5% para os crimes ambientais (não exclusivamente queimadas e desmatamento).

“Para que se busque aumentar as taxas de solução dos crimes ambientais relacionados a incêndios florestais, tem-se intensificado a capacitação dos policiais, a adoção de novas tecnologias como imagens de satélite, cooperação com outros órgãos e com polícia de outros países para a troca de expertises”, disse a PF, em nota.

De acordo com a legislação, a PF atua na repressão a crimes “em detrimento a bens, serviços e interesses da União”, o que inclui áreas federais de proteção ambiental como reservas e parques nacionais.

O rol de atribuições da corporação engloba ainda infrações consideradas como de repercussão interestadual ou internacional, ampliando o leque de delitos contra o meio ambiente sob a responsabilidade do órgão.

Nos últimos anos, o Brasil viveu uma série de crises de incêndios florestais que, como mostrou a Folha de S.Paulo, em sua enorme maioria são causados por ações humanas -as causas naturais representam uma quantidade insignificante do recorde de focos de fogo registrados no país.

Mesmo assim, os dados apontam para um número baixo de responsabilização dos autores de tais queimadas.

Exemplo disso é o que aconteceu no chamado Dia do Fogo, em 2019, quando o país registrou quase 1.500 focos de incêndio em um único dia, no Pará.

Na ocasião, o fato chegou a ser antecipado em um jornal local, e há indícios de articulação de fazendeiros em grupos de WhatsApp.

Mesmo assim, não houve qualquer tipo de responsabilização por tais casos, e as propriedades envolvidas voltaram a registrar incêndios nos anos seguintes.

Dados compilados pela PF a pedido da Folha de S.Paulo mostram que, desde 2019 até o fim do ano passado, foram abertos 361 inquéritos sobre queimadas, mas só 72 levaram a pelo menos um indiciamento.

Em 2024, o Brasil enfrentou uma grave crise de incêndios florestais, e tanto o governo Lula (PT) quanto o STF (Supremo Tribunal Federal) pressionaram a polícia por investigações mais profundas.

No ano passado, houve um aumento no número de inquéritos instaurados por queimadas: foram 119. Em nenhum dos cinco anos anteriores este número foi maior do que 70.

A PF afirmou que, dos inquéritos abertos em 2024, 101 ainda estão em andamento, mas 9 já chegaram a algum indiciamento.

“Estudos criminais nacionais e internacionais apontam que os crimes relacionados incêndios florestais são de maior dificuldade de solução”, disse a Polícia Federal.

Desde 2019, foram abertas 5.045 investigações por desmatamento, o que engloba destruir, danificar, cortar, desmatar, degradar ou explorar economicamente florestas sem autorização.

Este montante inclui os dados até outubro de 2024. Neste período, 1.313 inquéritos foram relatados com indiciamento.

Foram 251 pessoas presas em flagrante -e 87% dos casos foram solucionados.

Já a taxa de identificação da autoria dos atos é maior, de cerca de 50% dos inquéritos em geral e 41% para os de incêndios florestais.

“O não indiciamento pode ocorrer em razão de terem sido identificados elementos de exclusão de culpabilidade, por exemplo, além de outras situações específicas previstas pela legislação penal”, disse a PF, em nota.

Mas, sob reserva, um delegado afirma que a falta de indiciamento se dá porque muitas vezes a investigação não consegue colher provas suficientes para que o processo penal leve à punição do responsável e, por isso, ele acaba nem indiciado.

O Brasil registrou uma explosão de desmatamento florestal a partir de 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

A Amazônia Legal, por exemplo, teve 13 mil km² destruídos em 2021, segundo dados do Inpe (Instituto Brasileiro de Pesquisas Espaciais), algo que não acontecia desde 2006.

O governo Lula conseguiu reverter drasticamente as taxas de desmatamento no país. Para 2024, a estimativa é que este índice fique em pouco mais de 6.000 km² , ainda de acordo com o Inpe.

Leia Também: 2024 é o ano mais quente já registrado no Brasil

 

Mamãe tinha certeza que eu ia vencer, afirma Fernanda Torres sobre o Globo de Ouro

0

(FOLHAPRESS) – Fernanda Torres, primeira brasileira a vencer o Globo de Ouro de atriz em filme de drama, afirmou estar chocada com a premiação e que não tem ideia do porquê foi campeã em entrevista à GloboNews.

 

“Juro, eu achava que não tinha jeito, que não tinha chance. Esse filme, ‘Ainda Estou Aqui’, é tão bonito, está movendo tantas coisas”, ela disse ao canal após o encerramento da cerimônia de entrega das estatuetas, em Los Angeles.

No discurso de vitória, Torres dedicou o troféu à sua mãe, Fernanda Montenegro, que era a única brasileira indicada na mesma categoria até então. “Mamãe tinha certeza [da vitória]. Eu falava ‘mãe, não’, mas ela dizia que eu ia levar”, disse Torres, também à GloboNews.

“Não sei porque venci. Meu nome veio vindo, a Variety ajudou imensamente. Começou uma campanha bonita”, acrescentou ela, mencionando a revista americana de entretenimento que apostou em sua vitória na semana passada.

Com o prêmio, Fernanda Torres entrou para o seleto grupo de atrizes que já venceram o Globo de Ouro por trabalhos em filmes de drama não falados em inglês. Além dela, apenas a sueca Liv Ullmann e as francesas Anouk Aimée e Isabelle Huppert triunfaram nessa condição.

Torres recebeu o prêmio pelas mãos da atriz americana Viola Davis. “Meu Deus, não preparei nada porque já estava feliz [em ser indicada]. Este é um ano incrível para atuações femininas. Tantas atrizes aqui que eu admiro muito. Quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro, meu amigo, por essa história”, disse ela ao pegar a estatueta.

Salles é o diretor de “Ainda Estou Aqui”, que perdeu o troféu de melhor filme falado em língua não inglesa este ano para o francês “Emilia Pérez”. O cineasta venceu essa categoria há 26 anos por “Central do Brasil”.

Salles estava no Globo de Ouro, assim como Selton Mello, coprotagonista de “Ainda Estou Aqui”. Ele interpreta Rubens Paiva, o ex-deputado morto e cassado pelo regime militar que fora marido de Eunice Paiva, a personagem de Torres.

Mello postou um vídeo no seu Instagram nos bastidores da premiação. Emocionado, o ator esperava a colega descer do palco para abraçá-la. “Que coisa histórica, e eu vi isso ao vivo. Eu estava com ela em cada dificuldade, foi tão lindo. É do Brasil.”

Leia Também: Fernanda Torres leva Globo de Ouro por atuação em Ainda Estou Aqui

Bublik critica aposentadoria de Nadal e Murray: "Isso é um circo"

0

Alexander Bublik, atual número 33 do ranking mundial de tênis, deu uma extensa entrevista ao canal russo Match TV no último fim de semana, abordando diversos temas, incluindo seu futuro no esporte.

 

Aos 27 anos, o cazaque expressou o desejo de continuar jogando no mais alto nível por “muitos anos”, mas com a ressalva de que não pretende seguir o exemplo de Rafael Nadal e Andy Murray. Para Bublik, ambos os tenistas, que recentemente anunciaram o fim de suas carreiras, deveriam ter se aposentado mais cedo.

“Eu quero terminar no topo. Claro que não sou o Rafa, meu legado será muito menor, se é que posso chamar isso de legado. O que aconteceu com o Andy e o Rafa é um circo. Não consigo chamar de outra coisa”, afirmou Bublik.

Ele continuou: “Esses jogadores conquistaram tudo. Até nós, como colegas de profissão, olhávamos para eles com admiração no vestiário. Mas dá para ver que um deles está careca, e o outro está envelhecendo.”

“É óbvio que eles já não são os mesmos e jamais serão. Na minha opinião, isso poderia ser chamado de vergonha, ao invés de circo. Talvez seja mais adequado dizer isso. Embora o Rafa tenha se aposentado de forma digna…”, completou o jogador, gerando controvérsia com suas declarações.

Leia Também: Surfista Danilo Couto perde filha, Tiare Beatriz, em acidente no Havaí

Grealish ‘desaparece’ e Guardiola responde: "Se acham injusto, tudo bem"

0

O Manchester City conquistou sua segunda vitória consecutiva no último fim de semana, ao derrotar o West Ham por 4-1, um feito que não acontecia desde outubro de 2024. Na partida, Savinho brilhou ao fornecer assistências para os dois gols de Erling Haaland.

 

O atacante brasileiro parece ter garantido sua titularidade, deixando Jack Grealish no banco. Nos últimos três jogos, Grealish esteve em campo por apenas seis minutos. Pep Guardiola explicou de forma direta a razão para a queda de rendimento do inglês.

“É simples. Por mais que ele olhe para si mesmo, verá a concorrência e entenderá que precisa estar à altura. Savinho está em melhor forma em todos os aspectos, e por isso, ele é titular”, disse o treinador, conforme reportado pelo jornal britânico Mirror.

“Quero o Jack que conquistou o triplete? Sim, quero. Mas preciso ser honesto comigo mesmo sobre isso. Olhemos para a taxa de sucesso de Savinho na grande área, ela é superior à dos outros extremos. Portanto, todos têm que lutar”, continuou Guardiola.

“Podem achar que é injusto. Se acham isso, tudo bem, mas precisam provar e dizer ‘OK, vou lutar com Savinho para merecer essa posição, todos os dias, todas as semanas e todos os meses’. Eu lutei muito por Grealish, e sei que ele pode voltar a fazer isso”, finalizou o técnico.
 

Leia Também: Bublik critica aposentadoria de Nadal e Murray: “Isso é um circo”

Luis Suárez ajuda a evitar tentativa de suicídio no Uruguai

0

O atacante Luis Suárez, do Inter Miami, ajudou a evitar que um homem cometesse suicídio no Uruguai no final de semana. As informações foram divulgadas pelo jornal espanhol Marca. O atleta passa férias no país sul-americano.

 

De acordo com o jornal, Suárez esteve com a mulher, Sofía Balbi, na região de Canelones e conversou com um homem que pensava em suicídio. O indivíduo ameaçou se enforcar caso a companheira não aparecesse.

Segundo relatos da polícia local, o homem subiu em uma árvore na noite da última sexta-feira. O indivíduo estava desarmado, mas tinha uma corda amarrada no pescoço. Ele afirmou que só sairia do local se a companheira aparecesse por ali.

Ao passarem pela região, Suárez e sua mulher se aproximaram do homem, que é acusado de violência doméstica. O atacante conseguiu conversar com o indivíduo, junto com membros de uma organização não-governamental, especializada em psicologia social.

“Suárez chegou e naquele momento o que fizemos foi tentar conversar de forma próxima e empática para que o homem não ficasse lá mais tempo. Até porque ele estava desde ontem lutando pela própria vida”, disse Andrea, integrante da ONG, em entrevista ao canal Telenoche Uruguay.

A situação só foi resolvida na tarde de sábado, quase cerca de 20 horas depois. O homem ficou aos cuidados da Unidade Especializada em Violência Doméstica do Ministério do Interior do Uruguai e receberá ajuda.

Leia Também: Surfista Danilo Couto perde filha, Tiare Beatriz, em acidente no Havaí

Homem acusado de estupro é preso em São João da Barra

0
145ª DP/Foto: Reprodução

Na tarde do último sábado (4), a Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão contra um homem de 43 anos, no bairro Chatuba, em São João da Barra, pelo crime de estupro de vulnerável.

A prisão foi possível após denúncias que ajudaram a localizar o acusado, que estava com um mandado de prisão em aberto. A confirmação do mandado foi realizada por meio de seus documentos pessoais.

O homem foi encaminhado inicialmente à 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra e, em seguida, à 134ª Delegacia de Polícia do Centro de Campos (Central de Flagrantes), onde permaneceu preso. Ele foi condenado a 10 anos de prisão em regime fechado, pelo crime de estupro, julgado em 2010.

Previsão do tempo aponta dia chuvoso hoje (06) em Campos

0
Tempo fechado em Campos/Foto: Divulgação Ascom

Campos deve ter dia chuvoso hoje (06). Segundo dados do Tempo Agora, a cidade tem previsão de temperaturas entre 22°C e 29°C e 89% de chance de chuvas ao longo desta segunda.

Tempo durante o dia em Campos

A cidade de Campos começa o dia com termômetros marcando 24°C de madrugada e também 24°C na parte da manhã. Durante a tarde, a previsão é de 29°C. A segunda termina com 27°C.

Chuvas

A probalidade de chuva é de 89% ao longo do dia.

Umidade

O nível de umidade relativa do ar para Campos deve alternar entre 68% e 100%.

Ventos

Referente ao vento, a cidade deve registrar ventos em uma velocidade média de 3 km/h hoje, atingindo o maior índice de tarde km/h, com pico de 7 km/h.

Novo surto de vírus respiratório deixa China em alerta; o que é o HMPV?

0

Nas últimas semanas, a China tem enfrentado um aumento de infecções causadas pelo HMPV (metapneumovírus humano), um vírus respiratório que pode afetar as vias aéreas e tem sobrecarregado hospitais em várias regiões. A maioria dos casos registrados tem ocorrido entre crianças, especialmente nas províncias do norte do país.

 

Imagens e vídeos de hospitais lotados têm circulado nas redes sociais, mostrando pessoas usando máscaras em unidades de saúde. Para conter a propagação do HMPV, as autoridades locais implementaram medidas de higiene padrão, embora Pequim minimize a situação, tratando-a como uma ocorrência sazonal comum do inverno.

“As infecções respiratórias são mais frequentes durante o inverno. Contudo, os casos parecem menos graves e estão se propagando em menor escala do que no ano passado”, afirmou Mao Ning, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, em entrevista ao The Independent.

Esse surto ocorre cinco anos após o início da pandemia global de Covid-19, que teve origem na cidade de Wuhan, na China, e causou milhões de mortes ao redor do mundo.

O que é o HMPV, como se propaga e quais são os sintomas?

O metapneumovírus humano é um vírus respiratório que provoca sintomas similares aos de uma gripe comum ou resfriado. Embora os casos geralmente sejam leves, o vírus pode causar complicações graves, como pneumonia, especialmente em bebês, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

O HMPV foi identificado pela primeira vez em 2001 e se espalha principalmente por gotículas respiratórias ou pelo contato com superfícies contaminadas. Os sintomas incluem tosse, febre, congestão nasal e cansaço, com um período de incubação que varia de três a seis dias.

Ao contrário da Covid-19, o HMPV ainda não possui uma vacina nem tratamento específico, sendo o controle feito com medicamentos para aliviar os sintomas.

A Administração Nacional de Controle e Prevenção de Doenças da China já reconheceu o aumento do HMPV no inverno, mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) não declarou a situação como uma emergência sanitária mundial, limitando-se a reforçar os sistemas de monitoramento e controle.

Leia Também: HMPV: vírus respiratório enche hospitais na China e acende alerta

Mulher condenada por homicídio após matar marido e obter guarda da filha

0

Ashley e Doug Benefield se conheceram em um evento e, em uma decisão surpreendente, decidiram se casar apenas 13 dias depois, apesar das preocupações de amigos e familiares, que viam a decisão como apressada, especialmente considerando os 30 anos de diferença entre eles. Essas desconfianças se confirmaram com o passar dos anos.

 

Ashley, de 24 anos, era uma ex-bailarina e modelo que, após abandonar os estudos para se dedicar à dança desde os 8 anos, viu sua carreira desviar-se aos 21. Decidiu então começar a dar aulas. Doug, por sua vez, era um ex-militar de 54 anos, que havia perdido a esposa nove meses antes e cuidava da filha de 15 anos.

Desde o início, o relacionamento de Ashley e Doug foi marcado por conflitos. A mulher teve dificuldades em lidar com a filha do marido, e, em uma discussão entre as duas, Doug teve que disparar um tiro para acalmar a situação.

Apesar das dificuldades, o amor entre eles parecia ser forte. Doug apoiou Ashley em seu sonho de ter uma própria companhia de dança e, mais tarde, se submeteu a uma reversão de vasectomia para que pudessem ter filhos juntos. Foi essa decisão, no entanto, que acabou alterando o curso da relação.

Quando Ashley engravidou, ela aproveitou uma breve ausência do marido para sair de casa. A partir desse momento, começaram a surgir acusações de Ashley contra Doug, que ela alegava ter um comportamento abusivo. Ela chegou a acusá-lo da morte de sua ex-mulher, algo que nunca foi comprovado.

Em março de 2018, a filha do casal nasceu, e Ashley chegou a proibir Doug de se aproximar dela. Em 2020, o casal tentou uma reconciliação. No dia 27 de setembro daquele ano, enquanto a mãe de Ashley levou a neta ao parque, Ashley e Doug ficaram sozinhos em casa. Nesse momento, Ashley pegou uma arma e disparou fatalmente contra Doug, alegando que o marido tentava agredi-la e que ela agira em legítima defesa. Ela afirmou, em tribunal, que ele tinha um temperamento agressivo e que as discussões físicas eram comuns no relacionamento.

No entanto, os exames médicos realizados não encontraram lesões em Ashley, o que desmentiu sua versão. O tribunal concluiu que ela agiu com a intenção de afastar Doug e obter a guarda da filha, sendo considerada culpada de homicídio com arma de fogo. Ela foi condenada a 20 anos de prisão.

Até hoje, o julgamento é questionado por muitos. Alguns acreditam que as provas foram insuficientes e que Ashley manipulou a situação para ficar com a filha. Outros defendem sua inocência. Ela ficou conhecida como o “Cisne Negro” pela sua história e pela controvérsia que cercou o caso.

Leia Também: Novo surto de vírus respiratório deixa China em alerta; o que é o HMPV?

Pamela Anderson brilha no Globo de Ouro sem maquiagem e sem estilista

0

Pamela Anderson, aos 57 anos, fez uma aparição deslumbrante no tapete vermelho do Globo de Ouro 2025. Usando um vestido preto da Oscar de la Renta, sem maquiagem e sem qualquer auxílio de estilistas, a atriz impressionou ao escolher o look sozinha. Em entrevista durante o evento, ela revelou que não teve ajuda profissional para compor seu visual: “Eu só precisei de ajuda para colocar o colar, mas sem estilista, sem equipe de glamour, sou só eu”, disse Pamela, completando o look com joias Pandora, incluindo um elegante colar de diamantes sintéticos.

 

Indicada ao prêmio de Melhor Atriz de Drama por seu papel em The Last Showgirl, Pamela está concorrendo com Fernanda Torres, que interpreta em Ainda Estou Aqui. Ela foi acompanhada pelo filho, Brandon Thomas Lee, de 27 anos, fruto de sua união com o roqueiro Tommy Lee.

Notícias ao Minuto [Legenda]© Getty  

O filme The Last Showgirl retrata Shelley, uma dançarina de boate que vê sua vida desmoronar quando o espetáculo de variedades onde trabalha chega ao fim. Aos 50 anos, ela precisa se reencontrar e tentar reconstruir seu relacionamento com a filha, que havia sido deixada de lado por causa da carreira.

Leia Também: Fernanda Torres leva Globo de Ouro por atuação em Ainda Estou Aqui

Surfista Danilo Couto perde filha, Tiare Beatriz, em acidente no Havaí

0

Tiare Beatriz Couto, filha do  surfista de ondas gigantes Danilo Couto, faleceu em um trágico acidente ocorrido entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, no Havaí. A causa do acidente ainda não foi revelada. Em uma homenagem emocionada postada em suas redes sociais neste domingo (5), Danilo, que é um ícone do surfe, se despediu de sua filha de 19 anos com palavras comoventes.

 

“Quem tem Deus como império no mundo não está sozinho ouvindo sininhos. Minha filha, descanse em paz e tranquila, sua missão foi cumprida com excelência, ensinou o verdadeiro amor por onde passou. Siga amando, ensinando e com sua energia contagiante. Viva a sua nova jornada divina. Eternamente te amarei”, escreveu o surfista.

Tiare, que nasceu e foi criada na ilha de Oahu, no Havaí, acompanhava o pai desde pequena nos maiores momentos da sua carreira. Em 2011, ela teve a oportunidade de subir ao palco com Danilo no prêmio XXL Global Big Wave Awards, um dos maiores reconhecimentos para o surfe de ondas gigantes, para celebrar uma onda de 20 metros surfada por ele em Jaws, no Havaí. Tiare estava cursando Estudos Ambientais e Ciência Política na Universidade de Utah, em Salt Lake City.

 

Leia Também: Influenciadora com mais de 6 milhões de seguidores morre aos 27 anos