Home Blog Page 1767

Quatro adolescentes detidos por militares são achados mortos no Equador

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Ministério Público do Equador informou nesta terça-feira (31) que os corpos carbonizados encontrados próximos a uma base militar foram identificados como os quatro adolescentes que desapareceram depois de serem detidos por soldados há três semanas.

 

A Justiça ordenou a prisão preventiva de 16 militares envolvidos com o caso, que aconteceu na região de Guayaquil, no sudoeste do país, e procuradores os acusam de desaparecimento forçado. Os adolescentes tinham entre 11 e 15 anos de idade.

Saúl Arboleda, Steven Medina e os irmãos Josué Arroyo e Ismael Arroyo saíram de casa para jogar bola quando foram detidos por uma patrulha de soldados no bairro de Las Malvinas no dia 8 de dezembro depois de serem acusados de roubo.

A região de Guayaquil é uma das mais afetadas pelo narcotráfico, contra o qual o governo do presidente Daniel Noboa vem prometendo atuar duramente, inclusive utilizando as Forças Armadas.

Os quatro corpos carbonizados foram encontrados no último dia 24 em uma área de mangue próxima a uma base da Força Aérea do Equador na cidade de Taura -a mesma de onde saiu a patrulha de 16 soldados que deteve os adolescentes. A Justiça determinou que houve um desaparecimento forçado ao ordenar a prisão dos militares.

Depois de semanas sem se pronunciar oficialmente sobre o caso, o governo Noboa disse por meio de nota do Ministério da Defesa que lamenta profundamente a confirmação de que os cadáveres são de Arboleda, Medina e dos irmãos Arroyo. “Esse fato deixa todo o país de luto”, diz a nota.
“Reafirmamos o nosso compromisso com a verdade, para que este caso seja conduzido com total transparência até que sejam encontrados os responsáveis por este assassinato.”

Segundo o órgão de direitos humanos de Guayaquil, os corpos estavam completamente destruídos e só puderam ser identificados por meio de exames de DNA.

A Justiça informou que os soldados devem ficar detidos em uma cadeia comum, e não no quartel. Se condenados, eles enfrentam penas de até 26 anos de prisão.

Os militares negam ter matado os adolescentes. Segundo a versão deles, os quatro foram detidos por roubo e levados até a base da Força Aérea, mas liberados logo em seguida. O comandante da aeronáutica, Celiano Cevallos, disse que os soldados agiram “diante de um crime flagrante”.

Dezenas de familiares, vizinhos e ativistas realizaram um protesto nesta terça em frente ao tribunal que decretou a prisão dos militares. Os manifestantes queimaram um boneco de papelão representando Noboa com as mãos sujas de sangue e ergueram cartazes chamando o presidente de assassino.

Um protesto a favor dos militares também foi registrado em Guayaquil, com manifestantes carregando uma faixa com os dizeres “eu apoio os 16”, em referência aos soldados presos.

Cerca de 40 entidades acusam Noboa, eleito com a promessa de ampliar a guerra contra o crime organizado, de uma série de “graves violações aos direitos humanos” em 2024. O presidente chegou a declarar conflito armado interno em janeiro de 2024, com a mobilização de militares nas ruas.

A decisão aconteceu depois da fuga da prisão de um dos principais líderes do crime organizado do país. O incidente fez irromper uma crise de violência, com explosões de carros-bomba em atos coordenados e sequestro de policiais, além da invasão de uma emissora de TV em Guayaquil por homens encapuzados.

Na semana passada, em uma entrevista a uma rádio local, Noboa pediu que as buscas pelos adolescentes fossem intensificadas e disse que vai declarar os quatro “heróis nacionais”. O Congresso, de maioria opositora, declarou três dias de luto oficial e pediu que o governo e a Justiça apliquem “todo o peso da lei” contra os culpados no caso.

Chuva e ventos fortes: Como se preparar para temporais

0

Os desastres naturais parecem estar aumentando em frequência e intensidade nos últimos anos como resultado das mudanças climáticas. Furacões, tempestades e incêndios florestais estão atingindo áreas que nunca tinham sofrido com essas emergências antes, afligindo milhões de pessoas completamente despreparadas. Por isso, por via das dúvidas, é importante que todos nós comecemos a aprender sobre o básico de sobrevivência. Por exemplo, como armazenar comida e água e como encontrar abrigo.

 

Nesta galeria, confira algumas dicas simples e essenciais que vão te ajudar a se preparar para o pior.

Leia Também: Homem é empurrado em trilhos do metrô e atingido por trem em Nova York

Lotérica do DF com bilhete premiado da Mega da Virada teve outro prêmio milionário há 3 anos

0

DEMÉTRIO VECCHIOLI
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Uma das oito lotéricas que tiveram bilhetes premiados pela Mega da Virada desta terça-feira (31) já havia comemorado, em 2021, a distribuição de um grande prêmio da Mega-Sena.

 

A Lotérica Onze da Sorte fica dentro do Shopping Deck Brasil, no Lago Sul, uma das regiões mais caras de Brasília.

Em outubro de 2021 um apostador levou para casa R$ 35,7 milhões após ganhar com um bilhete simples de seis números feitos na lotérica o concurso 2416, que estava acumulado.

Agora, de acordo com a Caixa Econômica Federal, a mesma lotérica foi uma das que vendeu bilhetes com os seis números sorteados na Mega da Virada de 2024: 01 – 17 – 19 – 29 – 50 – 57.

O país tem mais de 13 mil casas lotéricas.

Desta vez o prêmio saiu em um bolão de 13 números, que custa R$ 8.580,00. Segundo a Caixa, a aposta teve 30 cotas, ou seja, R$ 286 por apostador.

Cada um dessas cotas ficará com cerca de R$ 2,6 milhões dos R$ 79 milhões que serão pagos pelo bilhete premiado.

No total, a Mega da Virada 2024 teve oito apostas vencedoras. Também em Brasília, a Real Lotérica (que fica na antiga Rodoferroviária da cidade) teve um bolão de três cotas vencedor, que vai render R$ 26,4 milhões para cada vencedor.

Curitiba teve dois bilhetes vencedores, um deles um bolão de 28 cotas, que vai pagar R$ 2,8 milhões por cotista. Em Pinhais, também no Paraná, o prêmio para cada um dos apostadores de um bilhete de 50 cotas será de R$ 1,5 milhão. Já em Osasco o bolão tinha 56 cotas, e o prêmio para cada é de R$ 1,4 milhão.

Só três das apostas vencedoras foram feitas em cota única -o que não significa que o valor não possa ter sido dividido informalmente. Elas foram feitas em lotéricas de Curitiba, Nova Lima (MG) e Tupã (SP).

 

Divórcio, mas com sobrenome: famosos que não abriram mão do nome do ex

0

Depois de passar por um divórcio, algumas pessoas mantêm o sobrenome do ex, especialmente se forem uma pessoa conhecida cujo nome faz parte de sua identidade pública. Várias atrizes, músicos e figuras públicas famosas ainda usam os sobrenomes de seus ex, mesmo que estejam divorciados há muitos anos. Alguns até se casaram novamente e se divorciaram novamente, mas mantiveram o sobrenome de seus cônjuges anteriores.

 

De Susan Sarandon a Demi Moore, passando por algumas brasileiras, essas celebridades decidiram manter o sobrenome do ex-marido ou até da ex-esposa mesmo depois que seus casamentos terminaram. Clique na galeria a seguir!

Leia Também: ‘Estava entediada’, diz influenciadora que forjou o próprio sequestro

Dani Olmo sai da lista de inscritos do Campeonato Espanhol e pode deixar o Barcelona de graça

0

A LaLiga, organizadora do Campeonato Espanhol, retirou o meia Dani Olmo e o atacante Pau Víctor da lista de inscritos da competição. Através de um comunicado, a entidade afirmou que o clube não apresentou ‘nenhuma alternativa’ para o cumprimento das regras de controle econômico e, por isso, não poderá inscrever nenhum atleta a partir do dia 2 de janeiro.

Dani Olmo só foi inscrito na LaLiga até 31 de dezembro, aproveitando a longa ausência de Andreas Christensen, lesionado. O Barcelona usou um artigo das regras orçamentárias da LaLiga, referente a casos de lesão prolongada de um jogador. Com isso, foi possível destinar 80% do salário do zagueiro dinamarquês para contratar o craque espanhol. Com Christensen recuperado, é necessário readequar o acordo. O mesmo ‘modus operandi’ foi usado no caso de Pau Víctor.

O clube tentou apelar ao Tribunal de Primeira Instância 47 de Barcelona, mas não obteve sucesso. As acusações feitas pelo clube foram recusadas, o que levou a LaLiga a retirar Dani Olmo e Pau Víctor da lista de inscritos. A situação do primeiro é mais preocupante, justamente por ter exigido um alto investimento por parte do clube catalão, na casa dos R$ 355 milhões.

Dani Olmo pode, inclusive, optar pela rescisão unilateral com o clube, haja vista uma cláusula em contrato. Recentemente, o Barcelona havia apresentado garantias com os acordos de vendas dos camarotes VIP do Camp Nou, mas a iniciativa acabou não sendo suficiente na visão da LaLiga. Já Pau Víctor não possui essa cláusula em seu vínculo com o clube.

O Barcelona corre contra o tempo para inscrever os atletas, assim como prometera o presidente Joan Laporta até para não correr o risco de perder uma de suas principais estrelas de graça.

Aos 26 anos, Olmo disputou 11 partidas pelo Espanhol e marcou 5 gols. O Barcelona fechou 2024 na terceira posição no campeonato, com 38 pontos. O líder Atlético de Madrid soma 41 pontos, e o Real Madrid, 40.

Estudo revela migração escandinava até o Império Romano a partir do século 1º

0

REINALDO JOSÉ LOPES
SÃO CARLOS, SC (FOLHAPRESS) – Com a ajuda de uma nova metodologia de análise comparativa do DNA, uma equipe internacional de cientistas flagrou o rastro genético da expansão de grupos vindos da Escandinávia a partir do século 1º d.C., um processo que provavelmente contribuiu para a queda do Império Romano e para o surgimento de muitos povos europeus atuais, como os ingleses, alemães e suíços.

 

O estudo sobre o tema, que acaba de sair na revista especializada Nature, é particularmente impactante porque parece confirmar, ao menos em parte, o que dizia a tradição oral dos chamados bárbaros germânicos, como são conhecidos os povos que invadiram e acabaram destruindo a parte ocidental dos domínios de Roma.

De fato, as histórias contadas por esses povos, como os godos, lombardos, burgúndios e vândalos, falavam de regiões de origem na Escandinávia ou nas áreas adjacentes do atual norte da Alemanha. Esses grupos, segundo relatos de historiadores do período romano ou do começo da Idade Média, teriam migrado progressivamente para o sul ao longo dos séculos, entrando em conflito com as forças de Roma ou, às vezes, aliando-se a elas.

Em linhas gerais, esse cenário bate com os dados de DNA apresentados na Nature pela equipe de Pontus Skoglund, do Laboratório de Genômica Antiga do Instituto Francis Crick, em Londres (Inglaterra). No trabalho, Skoglund e seus colegas analisaram o genoma de mais de 1.500 europeus que viveram entre 500 a.C. e 1.000 d.C., período que vai do fim da Idade do Bronze até a Era Viking, no auge da Idade Média.

Só foi possível “enxergar” o avanço das populações escandinavas rumo ao sul graças a novos avanços metodológicos, diz Leo Speidel, coautor do estudo que foi pesquisador do Instituto Francis Crick e hoje trabalha no Riken, instituição de pesquisa básica do Japão.

“Nós já tínhamos ferramentas estatísticas confiáveis para comparar as características genéticas de grupos humanos muito diferentes, como antigos caçadores-coletores e agricultores primitivos, mas análises robustas de mudanças populacionais mais sutis, como as migrações que revelamos no novo artigo, tinham ficado obscurecidas até agora”, explicou ele em comunicado oficial.

“O objetivo era criar um método de análise de dados que nos oferecesse uma lente mais aguçada para enxergar a história genética em escala detalhada”, completa Pontus Skoglund.

A nova metodologia criada nesse esforço foi apelidada de Twigstats (algo como “estatística dos galhinhos”, em inglês) porque ela concentra sua análise em alterações do DNA relativamente bem recentes, na “ponta dos galhinhos” das árvores genealógicas das populações europeias. Com isso, ficou relativamente mais fácil diferenciar grupos do mesmo continente que se separaram uns dos outros apenas nos últimos milhares de anos, o que é pouquíssimo tempo em termos evolutivos.

Com a ajuda do Twigstats, os pesquisadores verificaram que um componente genético típico da Escandinávia começa a aparecer em regiões mais ao sul, como as atuais Polônia e Eslováquia, no século 1º d.C. -curiosamente, é também nessas áreas que cronistas do Império Romano situam alguns dos migrantes escandinavos nesse período.

Os grupos citados nas crônicas romanas, assim como muitos dos povos atuais associados a eles, falam as chamadas línguas germânicas, descendentes de um idioma ancestral comum entre as quais estão o inglês, o alemão e o holandês, além de, é claro, as línguas escandinavas (dinamarquês, sueco, norueguês e islandês -o finlandês pertence a um grupo totalmente diferente).

Os dados históricos indicam que, ao longo do tempo, várias dessas populações foram sendo atraídas para a fronteira com o Império Romano, que, na época, coincidia com o curso dos rios Reno e Danúbio (em locais como a atual cidade alemã de Colônia e o oeste da Hungria moderna, por exemplo). Havia oportunidades de enriquecimento por meio do comércio com Roma e mesmo pela participação no Exército romano no papel de forças auxiliares, cujos membros, mais tarde, podiam até receber a cidadania.

Com o tempo, grupos germânicos foram ganhando cada vez mais importância para as forças militares romanas. Alguns chefes se tornaram generais do império, enquanto outros buscaram criar regiões autônomas só para si dentro do território imperial. Esse processo, por fim, levou à fragmentação da parte ocidental do império, com a formação dos chamados reinos bárbaros em locais como a Gália (atual França), a Espanha e a Bretanha (Inglaterra e País de Gales).

As análises genômicas ajudaram a detectar esse processo, flagrando ancestralidade escandinava num cemitério militar ou de gladiadores na atual Inglaterra (entre os séculos 2º d.C. e 4º d.C.), na Hungria, na Baviera (sul da Alemanha) e no norte da Itália entre os séculos 4º d.C. e 6º d.C.

Não se deve imaginar, porém, que os grupos de origem escandinava exterminaram os habitantes originais do Império Romano. Em todos os lugares, há sinais de um processo de miscigenação, em que os recém-chegados foram se juntando às populações nativas.

O pior acidente submarino da história

0

Concebido pela primeira vez como uma embarcação no século XIX, o submarino foi rapidamente adotado por marinhas de vários países do mundo para fins de ataque e defesa. Mas por sua própria natureza, como um navio projetado para passar muitas semanas, se não meses, submerso, um submarino é um ambiente inerentemente perigoso para se viver e trabalhar. E quando algo dá errado, a probabilidade de escapar de um incidente é muito limitada. Infelizmente, isso foi comprovado em inúmeras ocasiões em que embarcações desse tipo afundaram rapidamente, deixando muitas vítimas fatais, presas em mortes longas e agonizantes. Mas quais foram os piores desastres submarinos da história?

 

Clique e mergulhe nesta galeria dos acidentes subaquáticos mais catastróficos de todos os tempos.

Leia Também: Homem é empurrado em trilhos do metrô e atingido por trem em Nova York

Âncora da Globo erra e chama turistas de ‘farofeiros’ ao vivo

0

Uma falha técnica na InterTV, afiliada da Globo no interior do Rio de Janeiro, expôs a apresentadora do RJ1, Isabella Chaboudt, chamando turistas de “farofeiros” durante um ensaio. O incidente ocorreu na manhã desta terça-feira (31), quando a programação da Globo exibia o programa Mais Você, mas a InterTV cortou o sinal e transmitiu ao vivo o ensaio dos apresentadores sem que eles soubessem.

 

No momento da falha, Isabella ensaiava uma chamada para uma reportagem sobre a presença de turistas na Região dos Lagos. “Hoje é dia 31 de dezembro, graças a Deus o último dia de 2024, muita gente quer mais aproveitar o dia, o sol tá marcando presença na Região dos Lagos. Os turistas, como sempre farofeiros…”, disse a jornalista, interrompendo a fala ao perceber que estava ao vivo. Após tomarem ciência do erro, Chaboudt e o apresentador Vinicius Ferreira seguiram com a programação normal, sem comentar o ocorrido.

O termo “farofeiros”, que tem conotação pejorativa, gerou repercussão negativa nas redes sociais, onde telespectadores criticaram a postura da emissora e da jornalista. Muitos usuários classificaram o comentário como desrespeitoso em relação aos turistas que frequentam a região.

A InterTV, que transmite conteúdos locais e parte da programação da Globo, ainda não se manifestou sobre o caso.

 

Leia Também: Filha de Travis Barker responde a rumores de que foi hospitalizada

Galvão Bueno fuma charuto, dança frevo e pula sete ondas no ano-novo: ‘Faz parte do show’

0

A virada de Galvão Bueno foi bastante animada na praia de Serrambi, no litoral sul de Pernambuco. O narrador aproveitou o momento ao lado da família e registrou, com a mulher Desirée Soares, diversos vídeos que foram publicados em suas redes sociais.

 

 

“Feliz ano-novo com muita alegria, magia e bençãos para todos vocês”, escreveu o casal no Instagram, em uma foto com o piloto Cacá Bueno, filho do narrador, e os netos.

 

Uma das fotos mais comentadas, Galvão aparece fumando charuto ao lado do empresário João Studart, dono de uma casa de apostas da qual o narrador é garoto-propaganda. Com o microfone em uma mão e uma taça de champanhe na outra durante a festa de celebração, o locutor fez a contagem regressiva para a chegada de 2025.

 

Depois, Galvão e Desirée se dirigiram à praia. O narrador queria pular as sete ondas, tradição comum no réveillon, mas sua mulher questionou: “Sete ondas não. Só molhar o pezinho. Para quê (pular sete ondas)?”. O locutor, então, respondeu que “faz parte do show”. Ele cumpriu o ritual, porém reclamou da água gelada.

 

Galvão ainda se arriscou em passos de frevo com a taça de champanhe na mão e ficou acordado até o dia raiar para acompanhar o primeiro nascer do sol de 2025.

 

Nos últimos dias, o narrador viralizou nas redes ao aparecer tocando bateria e dançando com Ronaldinho Gaúcho durante um show do grupo É o Tchan, no Réveillon Amoré, em Maracaípe-PE.

Verstappen espera evolução da Red Bull em 2025 e diz: ‘Não dá para vencer com a Sauber’

0

Tetracampeão mundial de Fórmula 1, Max Verstappen pontuou as falhas ao longo da última temporada e diz esperar uma evolução na Red Bull para brigar por título em 2025. O holandês até fez uma comparação a outros carros, que costumam fazer papel de coadjuvantes. O alvo, desta vez, foi a Sauber, que terá o brasileiro Gabriel Bortoleto no grid.

“É claro que só pode fazer isso até certo ponto. Não dá para vencer o campeonato com uma Sauber, claro que isso não é possível. Esta temporada maximizamos tudo em determinados momentos importantes, enquanto em outros cometemos erros. Foi assim que vencemos o título”, afirmou o holandês à revista Formula 1 Magazine .

Verstappen revelou o momento que o mais preocupou na temporada, em Monza, onde ficou em sexto, quase 40s atrás de Charles Leclerc, da Ferrari, que venceu o Grande Prêmio. “Houve alguns momentos em que pensei: isso não deveria acontecer com muita frequência, porque aí realmente temos um problema. Como em Monza. Se tivéssemos atuado assim até o final da temporada…”, completou.

Aproveitando as férias de final de ano com a família e esperando um filho com Kelly Piquet, Verstappen guiará novamente a Red Bull nos últimos dias de fevereiro para a sessão única de testes de pré-temporada, que acontecerá no Bahrein.

O primeiro Grande Prêmio de 2025 acontecerá apenas em março, em Melbourne, na Austrália. A corrida está prevista para o dia 16.

Brasil assume a partir de hoje presidência anual dos BRICS

0

O Brasil assumiu a presidência dos BRICS, sucedendo à Rússia. O bloco, formado em 2006 por Brasil, Rússia, Índia e China, ganhou a adesão da África do Sul em 2011 e, em 2024, dos países Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos e Etiópia. Representando mais de 40% da população mundial e 35% do PIB global, os BRICS consolidam sua relevância como uma voz importante do Sul Global.

 

Em 2025, o bloco pode ganhar novos membros associados, como Turquia, Indonésia, Nigéria, Argélia, Bielorrússia, Cuba, Bolívia, Cazaquistão, Vietnã, Tailândia, Malásia, Uzbequistão e Uganda. O embaixador Eduardo Saboia, negociador-chefe dos BRICS, afirmou que a presidência brasileira tem como objetivo “arrumar a casa” após a ampliação e avançar com os planos de integração.

Ao longo do ano, o Brasil sediará 18 reuniões ministeriais, culminando em uma cúpula de líderes prevista para julho. A diplomacia brasileira buscará impulsionar reformas na governança global, aumentando a representatividade de países emergentes em instituições como o Conselho de Segurança da ONU, FMI, Banco Mundial e OMS, com o objetivo de corrigir as desigualdades geopolíticas e dar mais voz ao Sul Global.

A agenda climática também será prioridade, especialmente com a realização da Cúpula do Clima de 2025 em Belém, marcando uma década do Acordo de Paris. Sobre o uso de moedas locais para transações, Saboia explicou que a proposta visa reduzir custos e fomentar comércio e investimentos. Apesar das ameaças do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, de impor tarifas de 100% ao bloco se minarem o dólar, Saboia destacou que os países dos BRICS possuem grandes reservas em dólar e que a diversificação econômica é uma medida legítima e eficiente.

Leia Também: Homem é empurrado em trilhos do metrô e atingido por trem em Nova York

Sobe para 12 total de mortos após queda de ponte

0

SÃO PAULO, SP (AGÊNCIA BRASIL) – A Marinha do Brasil confirmou a 12ª morte em razão da queda da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). A estrutura, que liga os estados do Maranhão e do Tocantins, desabou no último dia 22. De acordo com o comunicado da Marinha, cinco pessoas seguem desaparecidas.

 

“A força-tarefa de busca e resgate às vítimas do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira retirou um veículo Voyage branco do rio Tocantins, com o emprego de mergulhadores e dispositivos de reflutuação. No veículo, havia um corpo previamente localizado e outro corpo, até então, desaparecido”, anunciou a Marinha.

Em nota, ela informou ainda que, dentre os 12 óbitos confirmados, há um corpo localizado dentro de um caminhão, mas que ainda não foi resgatado. Os mergulhadores chegaram ao local do desabamento no último dia 23. Além deles, um helicóptero UH-15, da Força Naval, transportou um equipamento sonar com capacidade de busca no leito do Rio Tocantins.

ENTENDA
O vão central da ponte cedeu na tarde do dia 22 de dezembro, derrubando pelo menos 10 veículos, incluindo três caminhões transportando cerca de 25 mil litros de agrotóxicos e 76 toneladas de ácido sulfúrico. A Agência Nacional de Águas (ANA) informou que a análise da qualidade da água indica que não houve vazamento dos materiais.

Segundo o Ministério dos Transportes, a ponte foi inaugurada em 1961 e a estrutura antiga “já não atendia ao aumento do fluxo de veículos e de carga transportada pelo eixo”. A Polícia Federal abriu investigação para apurar as responsabilidades pela queda da estrutura.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) também instaurou sindicância para apurar as responsabilidades sobre o desabamento. A comissão terá 120 dias para apresentar os resultados da apuração.

NOVA PONTE
O Ministério dos Transportes contratou esta semana uma empresa que ficará responsável pelas obras de reconstrução da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. Ao todo, a obra tem valor estimado em R$ 171,9 milhões e o prazo para a reconstrução da estrutura vai até o dia 22 de dezembro de 2025, um ano após a queda da ponte.

A contratação foi em caráter emergencial, ou seja, com dispensa de licitação. O consórcio Penedo-Neópolis, formado pelas empresas Construtora Gaspar S/A e Arteles Construções Limitada, será o responsável pelas obras.

 

Filha de Travis Barker responde a rumores de que foi hospitalizada

0

Alabama, filha do baterista Travis Barker, usou sua conta no Instagram para esclarecer rumores de uma suposta hospitalização relacionada à abstinência de nicotina, que circularam no final do ano.

 

“Quero deixar claro que não estive no hospital neste mês ou no anterior. A situação aconteceu há algum tempo, e fiquei lá por três horas até receber alta. Me deram um adesivo de nicotina e um inalador, e foi isso”, explicou a jovem em uma story publicada e posteriormente apagada, conforme divulgado pela People.

No último dia 30 de dezembro, a imprensa internacional noticiou que Alabama era fumante e teria sido orientada a abandonar o hábito para não prejudicar sua voz, já que está iniciando uma carreira na música.

Leia Também: Psiquiatra de Liam Payne alertou sobre maiores cuidados com a saúde do cantor um mês antes da morte

De Neymar a Jorge Jesus; as metas para 2025 no Al Hilal

0

O Al Hilal divulgou nesta quarta-feira um vídeo destacando as metas do elenco para 2025, além de relembrar os melhores momentos de 2024, tanto dentro quanto fora de campo.

 

De Neymar a Jorge Jesus, passando pelos portugueses Rúben Neves e João Cancelo, os feitos alcançados foram variados. No caso do técnico português, o recorde no Guinness mais uma vez foi destacado.

Veja o vídeo.

 

Leia Também: Em 1h, cruzeirenses adquirem 15 mil ingressos para apresentação de Gabigol

Psiquiatra de Liam Payne alertou sobre maiores cuidados com a saúde do cantor um mês antes da morte

0

ANA CORA LIMA
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Um mês antes da morte de Liam Payne (1993-2024), em Buenos Aires, Argentina, a psiquiatra do cantor inglês alertou sobre a necessidade de cuidados maiores com a saúde do ex-integrante do One Direction.

 

A profissional listou locais de reabilitação e médicos especializados que poderiam ajudá-lo com sua saúde mental. “Obrigada por sua compreensão e desejo a você o melhor em sua jornada contínua em direção à saúde mental e ao bem-estar”, escreveu em uma carta enviada a Payne. O documento foi divulgado pelo site Page Six.

Após a morte do cantor britânico, exames identificaram traços de álcool, cocaína e antidepressivos em seu organismo, indicando o uso dessas substâncias nas 72 horas anteriores ao incidente. Ainda de acordo com o documento, a ex-psiquiatra teria recomendado que Payne seguisse um plano de tratamento, destacando a importância de tomar medicamentos “apenas conforme prescrito” e de evitar “beber muito” durante o uso.

O ex-vocalista do One Direction foi encontrado morto no hotel CasaSur, no bairro de Palermo, em Buenos Aires. Ele morreu ao cair do terceiro andar do estabelecimento, e cinco pessoas foram formalmente acusadas pela morte do cantor.

Os garçons Braian Paiz e Ezequiel Pereyra foram incriminados por terem fornecido drogas a Payne. O empresário Roger Nores foi acusado de abandono de pessoa seguido de morte e de facilitação de entorpecentes, sendo processado por homicídio culposo. Já Gilda Martín, gerente do hotel presente no momento da morte do cantor, e Esteban Grassi, responsável pelo estabelecimento, também foram denunciados.

Em 1h, cruzeirenses adquirem 15 mil ingressos para apresentação de Gabigol

0

EDER TRASKINI
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A torcida do Cruzeiro adquiriu 15 mil ingressos para a apresentação de Gabigol somente na primeira hora de abertura de vendas.

 

O time mineiro anunciou nesta manhã a apresentação do novo reforço para este sábado (4), no Mineirão. Gabigol foi confirmado como novo jogador do clube pouco depois da meia-noite desta quarta-feira (1º).

Foram 15 mil ingressos adquiridos na primeira hora da abertura de vendas. A entrada custa R$ 10.

Inicialmente, o Cruzeiro abriu somente três setores, mas já irá abrir mais. O setor vermelho inferior já foi esgotado e a Raposa abriu a parte superior também, além do setor amarelo inferior e superior.

Gabigol será apresentado 12h, logo depois concederá sua primeira entrevista coletiva como jogador do Cruzeiro. Ele assinou vínculo válido até o final de 2028 com o clube mineiro.

Em primeiros decretos do novo mandato, Paes prevê ‘refundação’ da guarda e distribuição de Ozempic no Rio

0

LEONARDO VIECELI
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou a publicação nesta nesta quarta-feira (1º) de 46 decretos que devem direcionar o início do quarto mandato do prefeito reeleito Eduardo Paes (PSD).

 

A maioria, segundo a administração municipal, se refere à formação de grupos de trabalho para colocar projetos em prática.

Um dos destaques é a área de segurança. Há previsão de debates sobre o que a prefeitura chama de criação da Força Municipal de Segurança e de um programa de “refundação” da guarda municipal.

No caso da guarda municipal, o objetivo é “modernizar a instituição e torná-la mais eficiente e eficaz na prestação de serviços à população”, conforme texto publicado no Diário Oficial.

O armamento da guarda municipal já foi debatido no Rio, mas ficou travado na Câmara. O texto publicado nesta quarta fala em “revisão do rol de atribuições e competências” da instituição. Não há, porém, uma menção clara ao armamento da guarda.

DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTO
Na área de saúde, um decreto cria um grupo de trabalho para realização de estudos para eventual fornecimento da semaglutida no tratamento contra a obesidade nas Clínicas da Família.

A semaglutida é o princípio ativo do remédio Ozempic. Durante a campanha, Paes disse que pretendia incluir o medicamento no atendimento de casos graves de obesidade na rede pública.

Aprovado para tratamento de diabetes tipo 2, o remédio está sendo usado em diferentes locais como produto para emagrecimento por aumentar a sensação de saciedade.

Além do Ozempic, há outras marcas como Wegovy e Mounjaro -todos nomes comerciais para a semaglutida.

 

Transporte público: As atitudes que deixam qualquer um irritado

0

O transporte público é uma invenção maravilhosa que nos leva do ponto A ao B por um preço decente e em uma quantidade razoável de tempo. No entanto, tendo em mente a sanidade e a segurança de nossos companheiros de viagem, existem certas diretrizes que todos nós deveríamos seguir (mas que muita gente ignora). Essas regras deveriam ser seguidas quase que automaticamente, sem muito pensamento sobre isso, mas todos nós precisamos de um lembrete de vez em quando. E algumas pessoas são menos conscientes do que outras… Você já fez essas coisas dentro do ônibus, trem ou metrô ou convive com esses problemas diariamente?

 

Na galeria, descubra coisas que ninguém nunca deveria fazer no transporte público – mas que faz mesmo assim!

Leia Também: Cinco das oito apostas vencedoras da Mega da Virada são de bolões

 

Palmeiras chega a R$ 187 milhões em reforços e bate recorde de ‘Era Leila’

0

CAROLINA ALBERTI
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Palmeiras resolveu gastar nesta janela de transferências e, apenas com as chegadas os atacantes Paulinho e Facundo Torres, bateu o recorde de investimento desde de que Leila Pereira assumiu a presidência, com R$ 187,5 milhões.

 

O QUE ACONTECEU
O Palmeiras gastou 18 milhões de euros (cerca de R$ 115 mi) em Paulinho e 12 milhões de dólares (R$ 72,5 mi) em Facundo. O Alviverde ainda envolveu Gabriel Menino e Patrick (capitão do sub-20 alviverde) na negociação com o Atlético-MG.

A quantia já supera o valor investido no ano passado em aproximadamente R$ 8,5 milhões. Em 2024, o Palmeiras gastou R$ 179 milhões para trazer Aníbal Moreno, Bruno Rodrigues, Caio Paulista, Lázaro, Rômulo, Maurício e Agustín Giay.

O número também está próximo da “cota” estimada do clube paulista para a chegada de novos jogadores. O Alviverde planejava desembolsar R$ 200 milhões com reforços.

A tendência, porém, é que a conta alviverde nesta janela seja ainda maior. O clube tenta as contratações de Andreas Pereira, do Fulham (ING), e Vitor Roque, do Betis (ESP).

Isso porque o Palmeiras planeja ter mais de um “time titular” em 2025. A expectativa é montar um elenco farto e com muita competitividade interna.
O Alviverde terá um longo calendário no próximo ano -que inicia em 15 de janeiro e termina em 21 de dezembro – além da disputa do Super Mundial de Clubes.

Por outro lado, alguns nomes podem estar de saída, mas o Alviverde não tem pressa. Zé Rafael e Rony possuem diversos interessados no mercado, mas o clube paulista aguarda as melhores propostas possíveis. Além disso, Richard Ríos e Vitor Reis podem ser negociados após o Super Mundial. O clube também perderá Estêvão para o Chelsea no segundo semestre de 2025.

VALORES INVESTIDOS PELO PALMEIRAS COM LEILA PEREIRA NA PRESIDÊNCIA:
2022 – R$ 113,7 milhões
2023 – R$ 51 milhões
2024 – R$ 179 milhões
2025 – R$ 187,5 milhões (até o momento)

Campeã olímpica, Egonu é eleita a melhor jogadora de vôlei de 2024; Gabi fica em 2º

0

A Federação Internacional de Voleibol (Volleyball World) elegeu a oposta Paola Egonu, do Milano e da seleção italiana, como a melhor jogadora do mundo em 2024. A campeã olímpica superou, inclusive, a brasileira Gabi Guimarães, que ficou com a segunda colocação.

“A rainha do vôlei! Não foi nenhuma surpresa que a oposta tenha sido homenageada como MVP da Liga das Nações e de Paris-2024 – dois dos muitos títulos de MVP que ela ganhou em prestigiosas competições de times nacionais e clubes durante sua extraordinária carreira. Bravíssima, Paola”, diz a postagem realizada pela Volleyball World nas redes sociais.

Egonu teve um ano mágico ao conquistar a Liga das Nações e o inédito ouro olímpico com a seleção italiana. A temporada só não foi melhor, pois faltou um título com o Milano, sua equipe. Ela conquistou a prata da Liga dos Campeões, da Copa da Itália, da Courmayeur Cup e da Supercopa da Itália. Ela ainda ficou em terceiro lugar na Liga Italiana e no Mundial de Clubes.

A lista de melhores jogadoras do ano ainda conta com mais quatro italianas: a líbero Monica De Gennaro ficou na sexta posição, à frente também da ponteira Myriam Sylla (6ª) e da levantadora Alessia Orro (9ª). Completam o Top-10: Gabi Guimarães, do Brasil, Kathryn Plummer, dos Estados Unidos, Mellisa Vargas, da Turquia, Joana Wolosz, da Polônia, Sarina Koga, do Japão, e Agnieszka Korneluk, da Polônia.

Gabi Guimarães, inclusive, conquistou o Mundial de Clubes, com o Conegliano, da Itália, e o bronze olímpico com a seleção brasileira. “Miss Everything” brilha por onde passa! Uma jogadora completa, com técnica apurada, ágil e rápida – o epítome do vôlei moderno. Nas palavras do técnico Stefano Lavarini, ‘a filha do Deus do vôlei’. Simplesmente Gabriela”, publicou a Volleyball World.

Confira a lista completa:

1 – Paola Egonu (ITA)

2 – Gabriela Guimarães (BRA)

3 – Kathryn Plummer (USA)

4 – Melissa Vargas (TUR)

5 – Joanna Wolosz (POL)

6 – Monica De Gennaro (ITA)

7 – Myriam Sylla (ITA)

8 – Sarina Koga (JPN)

9 – Alessia Orro (ITA)

10 – Agnieszka Korneluk (POL)