Home Blog Page 2527

Gilberto Manhães assume presidência da Fundenor

0
Gilberto Manhães - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O empresário Gilberto Manhães é o novo presidente da Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor) para o triênio (2024/2027), após dois mandatos de Eraldo Bacelar à frente da Fundação.

A posse ocorreu no último dia 09, o ex- presidente Eraldo Bacelar, juntamente com o conselho diretor, empossou por aclamação a nova diretoria. O empresário Leonardo Castro de Abreu foi eleito vice-presidente.

De acordo com Gilberto, uma das primeiras ações será aprimorar e fomentar junto com a iniciativa privada e universidades, ferramentas de gestão para novos projetos, visando o crescimento regional. “Foram convidados para compor a diretoria empresários de várias áreas de atuação, como também diretores ligados as Universidades, Polos de Tecnologia, Inovação e ao Agronegócio. Setores importantes para o Desenvolvimento Econômico e Social da nossa região”, comentou.

A nova diretoria presidida pelo empresário Gilberto Manhães contará com a participação dos membros efetivos e suplentes do Conselho de Administração da FUNDENOR:

EFETIVOS:

Gilberto de Souza Manhães – Presidente;

Leonardo Castro de Abreu – Vice-Presidente;

Ronaldo Bartholomeu dos Santos;

Jorge Fernando de Azevedo Trindade;

Maurício Vicente Gonçalves Cabral.

SUPLENTES:

Wanderson Primo de Souza;

Henrique Rego Monteiro da Hora;

Rodrigo Anido Lira;

Carlos Frederico de Menezes Veiga;

Fernando de Almeida Abreu.

Mulher é presa ao tentar afogar a filha de seis meses em piscina

0
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma mulher foi presa sob suspeita de tentar afogar sua própria filha de seis meses na piscina de um clube em Cidade Ocidental, Goiás, na terça-feira (14).

Imagens das câmeras de segurança capturaram o momento em que a mãe submerge na água com a criança e bate a cabeça dela na borda da piscina, conforme informado pela polícia.

De acordo com a Polícia Militar, a bebê foi resgatada da água por um funcionário do clube e levada ao hospital da cidade pelo Conselho Tutelar. Felizmente, a criança não corre risco de vida.

Antes do incidente na piscina, a mãe foi vista tentando sufocar a bebê com uma mamadeira. Em seguida, ela entrou no clube, que também funciona como um bar. No clube, a Polícia Militar encontrou a criança aos cuidados dos funcionários.

Funcionários relataram que a mulher entrou na piscina com a bebê no colo e ainda vestida, sem pedir permissão. Ela mergulhou repetidamente com a criança e bateu a cabeça dela na borda da piscina. Os funcionários conseguiram retirar a menina da mãe, que estava sem ar, e prestaram os primeiros cuidados.

A mulher foi presa em flagrante e será investigada pela Polícia Civil. Ela já cumpria pena em regime semiaberto por roubo e aparentava estar sob a influência de álcool e drogas.

Governo propõe aumento de salário de 13% a 31% a professores até 2026

0
Foto: Reprodução

Em greve há um mês, os professores de universidades e colégios federais receberam uma proposta de aumento de 13,3% a 31% até 2026. No entanto, os aumentos só começariam em 2025.

Os índices de reajustes deixarão de ser unificados e variarão com base na categoria. Os que ganham mais terão o aumento mínimo de 13,3%. Quem recebe menos ganhará o reajuste máximo de 31%. Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), essa é a última oferta do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), aos professores de ensino superior.

Com o reajuste linear de 9% concedido ao funcionalismo federal em 2023, o aumento total, informou o MGI, ficará entre 23% e 43% no acumulado de quatro anos. A pasta ressaltou que o governo melhorou a oferta em todos os cenários e que os professores terão aumento acima da inflação estimada em 15% entre 2023 e 2026.

A proposta anterior previa reajuste zero em 2024, 9% em 2025 e 3,5% em 2026. Somado ao reajuste linear de 9% concedido ao funcionalismo federal no ano passado, o aumento total chegaria a 21,5% no acumulado de quatro anos.

Com a proposta em mãos, a Andes fará novas rodadas de assembleias para definir a resposta a ser dada até o próximo dia 27. Originalmente, os professores esperam contraproposta à reinvindicação de reajuste salarial de 22,71%, com pagamento ainda no segundo semestre deste ano.

Os professores querem também que o governo recomponha o orçamento das universidades federais e revogue normas que prejudicam a carreira docente, baixadas no governo anterior. Na terça-feira (21), o MGI se reunirá com os técnicos administrativos das instituições de ensino superior, que estão em greve desde o início de março, para apresentar uma proposta.

Polícia federal cumpre 105 mandados de prisão contra crime organizado

0
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Polícia Federal está cumprindo nesta quinta-feira (16), 105 mandados de prisão preventiva para combater o tráfico de drogas e o crime organizado em Minas Gerais, de acordo com autoridades.

Em comunicado, a PF detalhou que estão sendo cumpridos 96 mandados de busca e apreensão em várias cidades do estado, além do vizinho Rio de Janeiro.

“As autoridades destacaram que um dos alvos da investigação é o líder, em Minas Gerais, de uma facção criminosa do Rio de Janeiro.”

Além disso, foram apreendidos dois imóveis no Rio de Janeiro avaliados em 1,5 milhões de reais e um veículo blindado.

Adicionalmente, 23 investigados tiveram suas contas bloqueadas pela justiça. No total, a operação envolveu cerca de 450 policiais Civis, Federais, Militares e Penais.

CBF suspende duas rodadas do Brasileirão

0

A CBF anunciou nesta quarta-feira a paralisação do Brasileirão por duas rodadas em razão da tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. Em seu ofício, a entidade explica que atende a pedido de 15 times dos 20 que disputam a Série A.

As rodadas adiadas são a 7 e a 8, nos dois próximos fins de semana. A data coincide com a suspensão anunciada anteriormente dos jogos das equipes gaúchas – Grêmio, Inter e Juventude – até o dia 27 de maio. Se não houver mudança, o Brasileirão volta em 1º de junho, na 9ª rodada.

Na segunda-feira, os 11 clubes da Liga Forte União se manifestaram publicamente pedindo a suspensão do Brasileirão. Eles ganharam o reforço de Atlético-MG, Bahia, Grêmio e Vitória. Segundo a CBF, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Red Bull Bragantino e São Paulo não defenderam a paralisação. No entanto, o Bragantino afirmou que enviou ofício à entidade na manhã desta quarta informando ser favorável à suspensão.

+ Saiba como ajudar as vítimas da chuva no Rio Grande do Sul

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, havia dito na sexta-feira que a decisão seria dos clubes. Assim, a entidade convocou Conselho Técnico da Série A para o próximo dia 27. Porém, a entidade recebeu críticas pela demora na marcação da reunião. O vice-presidente do Grêmio, Antônio Brum, chegou a chamar a data do Conselho de “brincadeira de mau gosto”.

Ao chegar à Tailândia, onde a Fifa anunciará na sexta a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, Ednaldo afirmou na terça que acataria a decisão dos clubes. Porém, o presidente da CBF disse que “não é tão fácil” parar o Brasileirão.

No próximo meio de semana, haverá jogos da Copa do Brasil. A entidade não anunciou paralisação dos outros campeonatos que organiza. A medida é restrita à Série A, pois houve manifestação formal da maioria de seus integrantes pedindo à CBF a suspensão das partidas.

Os clubes gaúchos não entram em campo desde a última semana de abril. Se não houver reviravolta, Inter e Grêmio voltarão a disputar uma partida oficial no fim de maio. O Colorado recebe o Belgrano, no dia 28, pela Sul-Americana. O Tricolor encara o The Strongest, no dia 29, pela Libertadores. Não há definição de local para os jogos. O Juventude retornará a campo no dia 1º de junho, contra o Bragantino, fora de casa, pelo Brasileirão.

Com as instalações afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o Grêmio vai treinar no CT do Corinthians, em São Paulo, a partir de sexta. O território gaúcho foi afetado por fortes chuvas nos últimos 20 dias. Até agora, há confirmação de 149 mortes.

Veja a nota da entidade:
“Nos últimos dias, o Brasil se viu radicalmente afetado por uma tragédia ambiental sem precedentes na história, que impactou diretamente milhões de pessoas no Estado do Rio Grande do Sul e, por conseguinte, o futebol praticado no Brasil.

Nesse sentido, não se pode olvidar que o esporte e a sociedade caminham concomitantemente, não podendo se separar ainda mais em um momento tão difícil para a população brasileira.

Sendo assim, a CBF, como entidade nacional de administração do desporto, se solidariza com cada vítima desse evento catastrófico, ressaltando que está empreendendo todos os esforços, no âmbito nacional e internacional, que estão ao seu alcance para colaborar com o povo gaúcho nessa drástica crise através de ações e iniciativas, sem prejuízo de outras que ainda serão desenvolvidas, caso necessário.

Desse modo, após consultar os 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro e receber o pedido de 15 equipes pela suspensão da competição até o dia 27 de maio, a CBF reitera o compromisso público assumido de transparência e diálogo pela atual gestão e suspende as rodadas 7 e 8 do certame.

Os clubes que pediram a suspensão da competição são:

(1) Atlético ClubeGoianiense;

(2) Atlético Mineiro SAF;

(3) Club Athletico Paranaense;

(4)Criciúma Esporte Clube;

(5) Cruzeiro Esporte Clube SAF;

(6) Cuiabá EsporteClube SAF;

(7) Esporte Clube Bahia SAF;

(8) Esporte Clube Juventude;

(9) EsporteClube Vitória;

(10) Fluminense Football Club;

(11) Fortaleza Esporte Clube;

(12) Grêmio Football Porto Alegrense;

(13) SAF Botafogo;

(14) Sport ClubInternacional;

(15) Vasco da Gama SAF.

Tal decisão foi baseada também no pedido feito pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados.

A CBF informa também que a reunião do Conselho Técnico Extraordinária da Série A está mantida para o dia 27 de maio. Na conferência, os clubes vão deliberar sobre aspectos técnicos das competições bem como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes e questões de direitos de transmissão e patrocínios.

Os presidentes das 10 federações com clubes envolvidos na competição também estão convidados a participar”

Fonte: Ge

Deputado começa a colher assinaturas para abertura de CPI dos Planos de Saúde

0
Foto: Reprodução

O deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) está colhendo assinaturas para a criação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que se propõe a investigar eventuais ilegalidades praticadas por planos de saúde como rescisões de contrato injustificadas e reajustes abusivos de contratos coletivos por adesão.

O início da coleta de assinaturas foi anunciado em audiência pública realizada na última quarta (15), na Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados, para discutir o crescente número de rescisões de contratos coletivos, entre eles idosos, pessoas em tratamento, crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), com síndromes raras e paralisia cerebral.

As reclamações de consumidores sobre as rescisões unilaterais dispararam. O Procon de São Paulo, por exemplo, constatou um aumento de 85% entre abril e maio deste ano. Na ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), a alta foi de 99% no trimestre em relação a igual período de 2023. Esses cancelamentos são permitidos pela atual legislação que rege os planos de saúde coletivos.

“Simplesmente cancelam esses contratos, muitas vezes por um e-mail. No meio de um tratamento de um câncer, no meio de tratamentos extremamente necessários. E o que ocorre? Agravamento da doença, endividamento das famílias que estão no desespero e acabam contratando crédito para fazer o custeio particular”, disse Robson Campos, do Procon-SP.

Na audiência, entidades de defesa do consumidor e parlamentares afirmaram que as operadoras estão promovendo seleção de risco e discriminação de beneficiários, excluindo de suas carteiras pacientes mais custosos. Isso é vetado pela legislação.

Entre outras questões, a CPI pretende investigar se está ocorrendo essa seleção de risco e trazer a público informações como a evolução do número de cancelamentos e o perfil dessas rescisões. Para a criação, é preciso que um terço dos deputados assine o requerimento de instalação.

Conab fará 1º leilão de compra de arroz importado no dia 21

0
Foto: Reprodução

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou na quarta-feira (15), que o primeiro leilão para compra de arroz importado ocorrerá na próxima terça-feira, 21, com a aquisição de até 104.034 toneladas de produto da safra 2023/2024. O arroz que será adquirido pela estatal chegará ao consumidor por, no máximo, R$ 4 o quilo.

O presidente da Conab, Edegar Pretto, destacou em nota que o arroz terá uma embalagem especial do governo federal e vai constar o preço que deve ser vendido ao consumidor.

“O preço máximo ao consumidor será de R$ 4 o quilo”, afirmou Pretto.

A Conab publicou mais cedo o edital que determina as condições do leilão para a compra do cereal beneficiado, polido e importado. A importação de arroz visa enfrentar as consequências sociais e econômicas decorrentes das enchentes no Rio Grande do Sul.

A primeira remessa vai para São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Pará e Bahia, segundo a portaria do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Ministério da Fazenda. O valor da operação estabelecido no ato interministerial é de R$ 416.140.000

Ainda conforme edital da empresa pública, o produto deverá ser descarregado nos portos de Santos (SP), Salvador (BA), Recife (PE) e Itaqui (MA).

O cereal deverá ser empacotado em embalagem de 2kg padronizada, com a logomarca do governo federal. Para participar do certame público, as empresas devem estar cadastradas nas bolsas de mercadorias e cereais.

O preço máximo aceito pela companhia para fechamento da compra será definido dois dias úteis anteriores à data de realização do leilão, segundo o edital da Conab.

Mãe detona quem critica filho gay: "Pior era se fosse homofóbico"

0

Um conhecido streamer, que conta com 17 mil seguidores no Twitch, estava jogando ‘World of Warcraf’ quando foi alvo de um insulto homofóbico. Enquanto jogava, Luis recebeu uma mensagem onde se podia ler: “O que é que os teus pais pensam de você? É nojento por ser gay”. 

O homem esperou pelo final da partida para responder à provocação e chamou a mãe para o ajudar.

Num vídeo que compartilhou na sua conta do X, Luis decide ligar à mãe e lhe perguntar o que gostaria de responder ao seu seguidor.

A mulher não teve papas na língua: “Teria ainda mais nojo se tivesse um filho xenófobo, homofóbico e cretino”, dispara a mãe de Luis, acrescentando que “ter um filho homossexual foi a melhor coisa que lhe aconteceu na vida”.

O vídeo já foi visto por milhares de pessoas que elogiaram a resposta da mãe.

Leia Também: Funcionário de aeroporto cai de avião na Indonésia após remoção de escada

TSE aprova súmula de fraude à cota de gênero em eleições proporcionais

0
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (16), por maioria, uma nova súmula jurisprudencial para orientar as instâncias inferiores sobre o julgamento de fraudes à cota de gênero nas eleições proporcionais.

Pela súmula aprovada, que teve como base dezenas de julgamentos do TSE sobre o assunto, ficou estabelecido que há fraude à cota sempre que estiver presente algum dos seguintes critérios:

•Votação zerada;
•prestação de contas padronizada ou com ausência de movimentações financeiras relevantes;
•ausência de atos efetivos de campanha;
•divulgação ou promoção da candidatura de terceiros.

Na ocorrência de alguma ou mais de uma dessas hipóteses, os juízes eleitorais e os tribunais regionais eleitorais (TRE’s) ficam autorizados a reconhecer a fraude e cassar toda a chapa do partido envolvido, independentemente dos outros candidatos eventualmente eleitos terem conhecimento ou participação no crime eleitoral.

Pelo texto aprovado, ficam inelegíveis todos os que tiverem participação direta ou anuírem com a fraude. Ficou assentado ainda que os votos recebidos pelo partido envolvido serão anulados, sendo realizado recálculo dos quocientes eleitorais e partidários.

A regra se aplica já para as eleições municipais deste ano, que estão marcadas para 6 outubro, com eventual segundo turno marcado para 27 de outubro, em cidades com mais de 200 mil habitantes.

Projeto do Mais Ciência inicia criação do Plano Municipal pela Primeira Infância

0
Um projeto que tem como foco a primeira infância teve sua continuidade aprovada no último edital do programa Mais Ciência, desenvolvido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). O projeto começou no Mais Ciência em 2022, com a realização do diagnóstico construído a partir de uma pesquisa que envolveu várias ações, dentre elas a escuta das crianças, bem como a discussão dos dados levantados junto à comunidade. Ano passado, as ações centraram-se na construção de indicadores e propostas de ações para compor o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI).
O PMPI vai ser submetido, dia 28 deste mês, ao Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA). A coordenadora do projeto, Beatriz Corsino Pérez, conta que o plano é um documento técnico e político fruto da mobilização e participação de diferentes atores sociais que atuam com crianças, especialmente na faixa etária de 0 a 6 anos de idade.
Ela explica que o foco na primeira infância decorre da necessidade de avançar no campo das políticas públicas, em direção à promoção e garantia dos direitos dessas crianças, frente a um contexto de invisibilização desse segmento em diferentes áreas.
Beatriz explica ainda que a pesquisa surgiu em 2022 a partir do diálogo da Universidade Federal Fluminense (UFF) com o CMPDCA. E, para elaborar o plano, teve que ser feito o diagnóstico da situação da primeira infância, e Campos ainda não tinha esse material. O diagnóstico não era só uma parte quantitativa com dados, também previa a participação das crianças na sua elaboração.
“Então, a partir dessa demanda, criamos um projeto de pesquisa, conseguimos financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e fomos buscar também parceiros, para que pudéssemos ter alunos bolsistas. E, dentro desse contexto, surgiu a parceria com o programa Mais Ciência, que começou em 2022. A gente se inscreveu no programa, o projeto foi contemplado com a bolsa, e foi muito importante para que os alunos pudessem se dedicar”, explicou.
O grupo fez a escuta em três escolas. “Os alunos estiveram presentes pensando na metodologia, participando das oficinas com as crianças, depois organizando os dados quantitativos, qualitativos, produzindo análises de todo esse material. Eles participaram de todas as etapas da pesquisa. E ter essa interface com o programa Mais Ciência foi muito importante, porque oficializou essa parceria da universidade com a Fundação e o Conselho da Criança e Adolescente e propiciou que a gente tivesse recursos da taxa de bancada para que pudéssemos desenvolver as atividades”, esclareceu Beatriz.
Integrante da equipe da Coordenação de Educação Infantil da Seduct, Regina Lannes, conta que fez parte da construção do plano, no qual centenas de crianças foram ouvidas. Ela diz ainda que foi um trabalho muito importante, pois deu voz e vez aos pequenos.
“Como já trabalho com essa vertente, foi com grande satisfação que integrei a comissão para elaboração do PMPI, que visa promover políticas públicas voltadas para as crianças de 0 a 6 anos. Temas como Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Mobilidade Urbana e tantos outros aspectos impactam a vida das crianças da primeira infância. É preciso valorizar as necessidades dos nossos pequenos cidadãos”, disse Regina.
A Seduct participou com sugestões por meio de reflexão e discussão nas unidades escolares e enviou propostas de metas e ações utilizando a metodologia participativa. “Ressalto que o documento é elaborado com olhar para todas as crianças do município como estudantes, crianças típicas e atípicas, de qualquer classe social, gênero, em situação de risco ou não. A elaboração do Plano é uma conquista a favor das nossas crianças”, disse Regina.
MAIS CIÊNCIA
A gerente de Programas e Parcerias da Seduct e coordenadora do Programa Mais Ciência, Leonora Tinoco, destacou a importância dessa aproximação com as universidades proporcionada pelo programa e que vem apresentando resultados extremamente satisfatórios.
“Fico muito feliz em ver os frutos do Mais Ciência. São diversos projetos atuando em vários setores da Prefeitura com temáticas de interesse do município. Esse, em especial, proporcionando a construção do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), tema de extrema importância para a elaboração de políticas públicas voltadas para nossas crianças. É gratificante”, finalizou.
O objetivo do Mais Ciência é apoiar estudantes universitários, por meio da concessão de bolsas e de taxas de bancada, para o desenvolvimento de projetos de interesse das secretarias, subsecretarias e demais órgãos da Prefeitura. O programa visa estimular a vocação científica e de extensão e a formação de novos pesquisadores nas instituições de ensino superior, articulando as pesquisas e atividades com as demandas necessárias ao processo de desenvolvimento socioeconômico no município.

Chuva volta ao RS nesta quinta-feira (16), mas em menor volume; frio continua

0

(FOLHAPRESS) – Após três dias de trégua, a chuva volta nesta quinta-feira (16) ao Rio Grande do Sul. De acordo com a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), pode garoar de manhã. A partir da tarde, a chuva retornará vindo pelo noroeste, passando pelo norte e centro até a região nordeste.

Como os níveis dos rios e do lago Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, estão baixando após as tempestades recentes e a chuva desta vez não deve ser intensa, não há expectativa de maiores problemas para os gaúchos.

“Os volumes variam de 20 a 40 milímetros ao longo desta quinta-feira. Na sexta, a chuva pode ganhar um pouco mais de força, principalmente no norte e no nordeste gaúcho. Nas áreas de divisa com Santa Catarina, podemos ter volumes de até 80 milímetros. Ou seja, é uma chuva forte, mas ela não vai trazer riscos para alagamentos para piorar a situação dos nossos rios”, destaca Cátia Valente, meteorologista da Sala de Situação da Sema-RS (Secretaria Estadual do Meio Ambiente).

Valente afirma, porém, que o fato de o solo estar encharcado pelas recentes chuvas não descarta a possibilidade de deslizamentos e quedas de barreiras em regiões já castigadas.

Segundo o Inmet, deve chover na região até sexta-feira (17), com pancadas e trovoadas isoladas. No sábado (18), o céu deve ser ensolarado, com muitas nuvens, assim como no domingo (19), quando pode ocorrer novas pancadas de chuva isoladas.

Em relação ao frio, o Rio Grande do Sul permanecerá gelado nos próximos dias. Nesta quarta-feira (15), apesar do sol em todo o estado, fez bastante frio. Em Quaraí, na divisa com o Uruguai, a mínima foi de apenas 0,2°C. Em São José dos Ausentes, chegou a 1°C de madrugada. Em Santana do Livramento fez 1,9°C e em Vacaria, 2°C.

A serra catarinense também ficou gelada, principalmente em São Joaquim e Bom Jardim da Serra, onde as mínimas foram de 1,6°C.

Nesta quinta, o dia começa igualmente frio, com previsão de geada no sul, na campanha e na serra. Em Porto Alegre, a mínima será de 7°C e a máxima não passará dos 13°C.

“O frio vai continuar ao longo desta quinta, sexta e também durante o final de semana. E falando no final de semana, o sol volta a predominar em todas as regiões. Apenas no nordeste gaúcho, na serra e no litoral norte, parte da região metropolitana, ainda pode ter algum chuvisco no amanhecer do sábado. Depois, o tempo volta a ficar firme”, diz Cátia Valente.

Leia Também: Enchentes alagam hospitais e ondas de doenças e de frio devem colapsar saúde no RS

 

Aumenta para 151 o número de mortos na tragédia no Rio Grande do Sul

0

 (FOLHAPRESS) – As fortes chuvas do Rio Grande do Sul causaram ao menos 151 mortes, de acordo com boletim divulgado às 9h desta quinta-feira (16). O número pode aumentar nos próximos dias, já que ainda há 104 desaparecidos.

As mortes ocorrem em 44 cidades, conforme a Defesa Civil, e há 806 feridos.

No total, 458 municípios foram afetados, sendo que 77.199 pessoas estão desabrigadas e 538.164 ficaram desalojadas.
Conforme o governo do Rio Grande do Sul, 76.620 pessoas foram resgatadas.

As aulas foram suspensas nas 2.338 escolas da rede estadual e mais de 362 mil alunos foram impactados. Nesta terça, são 1.044 escolas afetadas, 538 danificadas e 83 servindo de abrigo.

A tragédia tem sido comparada ao furacão Katrina, que em 2005 destruiu a região metropolitana de Nova Orleans, na Lousiana (EUA), atingiu outros quatro estados norte-americanos e causou mais de mil mortes.

Profissionais de saúde apontam semelhanças entre as duas tragédias, como falta de prevenção de desastres naturais e inexistência de uma coordenação centralizada de decisões. Colapso nos hospitais, dificuldade de equipes de saúde chegarem aos locais de trabalho e desabastecimento de medicamentos e outros insumos são outras semelhanças apontadas.

Leia Também: Enchentes alagam hospitais e ondas de doenças e de frio devem colapsar saúde no RS

 

Polícia Militar encontra esconderijo de drogas do tráfico

0

A Polícia Militar realizou nessa quarta-feira (15), uma apreensão de drogas na Rua Osmar de Assim Maia, em São Fidelis.

Por se tratar de um local já conhecido por guarda de material ilícito, os agentes encontraram 24 buchas de maconha, e 05 pinos de cocaína. Nenhum suspeito foi preso na operação.

Os materiais foram encaminhados a 141ª DP/São Fidélis, onde o caso foi registrado.

Operação policial apreende drogas e material do tráfico em Guarus

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Na manhã desta quinta-feira (16), policiais militares com o apoio do Batalhão de Ações com Cães (BAC), realizaram uma operação no bairro Santa Helena, em Guarus, para combater a criminalidade, especialmente o tráfico de drogas na região. Durante a ação, foram apreendidas drogas e outros materiais relacionados ao tráfico.

De acordo com a PM, enquanto atuavam na área controlada por uma facção criminosa, os policiais confiscaram 75 pinos de cocaína, 59 buchas de maconha, 26 pedras de crack, 21 munições calibre nove milímetros, um rádio comunicador, uma balança de precisão e 3 mil pinos vazios.

Todo o material apreendido foi encaminhado para a 146ª Delegacia de Polícia de Guarus. A operação continua em andamento.

Foto: Divulgação Polícia Militar

Campos cria 115 vagas de estacionamento exclusivas para motocicletas na área central

0

Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), irá destinar mais de 110 vagas de estacionamento exclusivo para motocicletas na área central do município. A portaria que determina a criação das vagas foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (16).

O vice-presidente do IMTT, Davi Alcântara, explicou que a medida atende a uma reivindicação dos motociclistas, principalmente daqueles que usam o veículo para trabalhar. “Com a mediação da Comissão de Transporte da Câmara, eles fizeram algumas reuniões no IMTT e apresentaram esse pleito da possibilidade de criar algumas áreas de estacionamento exclusivo para moto, principalmente para o pessoal que é motoboy e que precisa de espaço para carga e descarga. Então, eles indicaram alguns pontos e a gente fez a análise de critério para realocar alguns desses pontos que eles apresentaram”, disse.

Ao todo, são 115 vagas. Na Avenida Pelinca serão três pontos de estacionamento exclusivo, sendo cinco vagas próximo ao cruzamento com a Rua Voluntários da Pátria, outras cinco perto da Rua Barão de Lagoa Dourada, e 10 no cruzamento com a Rua Álvaro Tâmega. Já na Rua Voluntários da Pátria, serão 20 vagas em três pontos distintos. Outras cinco serão criadas próximo ao cruzamento das ruas Gil de Góis e Voluntários da Pátria. Na Rua Treze de Maio, serão criadas 30 vagas em quatro pontos distintos da via.

O IMTT também determinou a criação de 10 vagas exclusivas para motos na Rua Barão do Amazonas, próximo à Rua João Pessoa, e outras 20 em dois pontos da Rua Doutor Lacerda Sobrinho. Na Praça do Santíssimo Salvador também serão criadas 10 vagas.

A sinalização dos estacionamentos exclusivos será instalada na próxima semana.

Fonte: Ascom

Foragido da justiça com mandado de prisão é preso em Campos

0
134ª DP/Foto: ClickCampos

Em uma operação rotineira de patrulhamento, a Polícia Militar conseguiu deter um homem na Estrada Do Assentamento Antonio Farias, em Pernambuca, em Campos. O suspeito estava foragido do sistema prisional e era alvo de um mandado de prisão por crimes graves, incluindo homicídio e assalto.

O mandado de prisão, emitido pela Vara Meio Fechado e Semiaberto da Comarca da Capital, referia-se a crimes previstos nos artigos 121 e 157 do Código Penal, além do artigo 33 da Lei 11.343/06. Após a detenção, a equipe policial conduziu o foragido para a 134ª Delegacia de Polícia do Centro, onde foi constatado que ele estava cadastrado no registro de ocorrência como um dos autores de um homicídio ocorrido em 2009.

O foragido estava cumprindo pena por esse e outros crimes, mas conseguiu fugir do sistema prisional. Após o registro da ocorrência na delegacia, o homem permaneceu sob custódia.

Morre aos 69 anos, jornalista Antero Greco

0

Morreu na madrugada desta quinta-feira, em São Paulo (SP), o jornalista Antero Greco, aos 69 anos. Ele estava internado no hospital Beneficência Portuguesa, na capital paulista, tratando um tumor no cérebro, onde passou por duas cirurgias nos últimos anos.

O velório acontecerá a partir do meio-dia, e o sepultamento será às 16h, em um cemitério na região central de São Paulo.

Antero Greco foi um dos jornalistas mais respeitados da crônica esportiva brasileira. Formado pela Universidade de São Paulo (USP), ele passou pelo Diário Popular, Diário de S. Paulo, Estadão, Folha de S. Paulo, Grupo Bandeirantes, entre outros veículos.

Palmeirense discreto, Antero Greco contava com a simpatia de torcedores de outros clubes pela maneira como conduzia os seus comentários.

Foi na televisão que o jornalista ficou popular conduzindo a apresentação do programa “Sportscenter”, da ESPN Brasil, ao lado de Paulo Soares, o Amigão. O bom humor da dupla chamava atenção no noticiário noturno, que teve grande audiência.

Antero Greco foi um dos primeiros contratados da emissora, ainda em 1994. Nos últimos anos, com a evolução da doença, o jornalista diminuiu as aparições no canal, restringindo apenas a participações pontuais em programas da casa.

Fonte: Ge

Morre aos 89 anos, o narrador Silvio Luiz

0

Morreu nesta quinta-feira, em São Paulo, o locutor esportivo Silvio Luiz, aos 89 anos, em decorrência de falência de múltiplos órgãos. Não há ainda informações sobre velório e sepultamento.

Silvio era casado com a cantora Márcia desde 1989 e deixa três filhos: Alexandre, Andréa e André.

Silvio Luiz Peres Machado de Souza nasceu em 1934, na capital paulista. A carreira na comunicação teve influência da irmã, a ex-atriz Verinha Dercy, morta aos 32 anos vítima de feminicídio. Silvio participou de duas novelas (Éramos Seis e Cela da Morte) como ator, ao lado da irmã.

Antes de se consolidar como um dos maiores locutores esportivos do Brasil, Silvio Luiz foi árbitro de futebol entre o fim da década de 1960 e início dos anos 1970. No jornalismo, foi diretor de programação da Rede Record e trabalhou em diversos veículos, como as rádios Bandeirantes, Record, TV Excelsior, SBT, TV Paulista, entre outras.

Como narrador, participou de diversas Copas do Mundo e foi uma das principais vozes do esporte brasileiro nas últimas décadas. Os bordões criativos ganharam o público e o tornaram famoso. Relembre abaixo algumas das principais marcas de Silvio Luiz:

“Está valendo”

“Acerta o seu daí que eu arredondo o meu daqui”

“Olho no lance, éééé…”

“Confira comigo no replay”

“Pelas barbas do profeta”

“O que eu vou dizer lá em casa?”

“Pelo amor dos meus filhinhos”

“Balançou o capim no fundo do gol”

“Foi, foi, foi, foi ele… o craque da camisa número…”

O amor pelo futebol o fez se candidatar por duas vezes para presidir a Federação Paulista de Futebol. No pleito de 1982, teve apenas quatro votos perdendo para José Maria Marin e Nabi Abi Chedid. Três anos depois, dobrou o número de votos, com quatro, mas ainda insuficiente para ser eleito.

O último trabalho de Silvio Luiz na televisão foi na Record, onde comandava uma transmissão alternativa dos jogos do Campeonato Paulista ao lado dos humoristas Carioca e Bola. Foi durante uma partida, entre Santos e Palmeiras, por sinal, que o narrador passou mal e foi internado pela primeira vez neste ano em São Paulo.

Após receber alta depois de ficar quase um mês no hospital, Silvio Luiz voltou a ser internado em 8 de maio, no hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, local onde morreu.

Fonte: Ge

Passa de 150 o número de mortos em enchentes que atingem o RS

0

Lagoa dos Patos em elevação
O nível da Lagoa dos Patos subiu 30 centímetros em 48 horas e atingiu 2,75 metros na manhã desta quinta, de acordo com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Com isso, a água avançou mais sobre cidades do Sul do RS, principalmente Pelotas e São Lourenço do Sul. O nível mais alto a que o lago chegou foi 2,88 metros em 1941.

Em Pelotas, mais de 2 mil pessoas precisaram sair de casa em áreas de risco. O acesso à Praia do Laranjal foi bloqueado por questões de segurança, o que não havia sido necessário fazer até então.

No Canal São Gonçalo, que deságua na lagoa, o nível da água chegou ainda mais alto: 3 metros nesta quinta. De acordo com a prefeitura, a região do porto só não foi inundada porque há diques que contém o avanço.

Em São Lourenço do Sul, o nível da lagoa chegou a 2,7 metros e já invade ruas. Em algumas delas, a água atinge a cintura das pessoas. Em outras, chega até às janelas de casas. Cerca de 150 moradores precisaram sair dos locais em que residiam e, agora, recebem acolhimento em abrigos da prefeitura.

Guaíba abaixo dos 5 metros
O nível do Guaíba, em Porto Alegre, baixou de 5 metros pela primeira vez desde a última segunda-feira (13), chegando a 4,98 metros. A medição foi realizada às 5h15 desta quinta pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Apesar de ainda estar acima da cota de inundação, de 3 metros, a aferição confirma o prognóstico de estabilidade do nível do lago e a tendência de queda divulgado pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fonte: G1

Enchentes alagam hospitais e ondas de doenças e de frio devem colapsar saúde no RS

0

(FOLHAPRESS) – O professor Gilmar Lima, 56, costumava ir ao Hospital Pronto Socorro de Canoas para exames e problemas emergenciais. Com a casa atingida pela enchente, sua esposa, Maria Conceição, 55, ficou com o psicológico abalado.

Além disso, a frente fria que chegou ao Rio Grande do Sul despertou uma crise de bronquite nela.

O centro de saúde próximo à residência da família, agora, está debaixo d’água e ele decidiu levar sua mulher para outra unidade de saúde pública na cidade vizinha de Porto Alegre.

O atendimento que antes era concluído em média em três horas, segundo ele, desta vez demorou mais que o dobro, uma vez que há mais consultas concentradas no Hospital Nossa Senhora das Graças.

Essa é a realidade geral no RS, que já vivia problemas na área e, agora, deve enfrentar um colapso no sistema de saúde estadual.

Ao menos 13 municípios tiveram todas unidades básicas de saúde comprometidas e em outros 220 houve danos parciais que prejudicam os atendimentos. Nos últimos anos, o estado já convivia com um baixo índice de aportes e penava para atingir o mínimo de 12% de investimento da receita corrente bruta no setor.

A área era um ponto de tensão entre o governo Eduardo Leite (PSDB) e prefeituras, que se queixavam da baixa nos repasses para a saúde municipal.

Além dos problemas que já existiam, a chegada da frente fria e uma possível onda de doenças desencadeadas pelas águas paradas são fatores que preocupam.

A doutora em epidemiologia Fátima Marinho afirma que será difícil evitar um colapso. Ela considera inclusive que isso já pode ter começado a acontecer.

A médica diz que os alagamentos, com águas paradas em diversos municípios, e a presença de muitas pessoas aglomeradas em abrigos ampliam as dificuldades. “Infelizmente, há um cenário de muita gente reunida no mesmo espaço e exposta ao frio. Estou muito preocupada com isso”, relata.

Ela afirma que um primeiro passo é fazer uma ampla campanha de vacinação. “Mesmo que a imunização contra a gripe não tenha efeito imediato, protege mais para frente e vai desafogando o sistema”, afirma. A frente fria que chegou ao estado também é preocupante, segundo a especialista.

“É necessário um plano concreto, por exemplo, para enfrentar as doenças respiratórias. Quem tem asma ou bronquite crônica, principalmente crianças pequenas, agora podem ver o quadro piorar”. Ela prevê um aumento nos casos de leptospirose e hepatite A devido às águas paradas.

Afora as enfermidades relacionadas diretamente com as enchentes, a situação amplia problemas estruturais. O conferente Adriano Bueno, 55, é canoense e espera há dois anos para realizar exames e iniciar o tratamento de catarata.

Ele conta que o problema tem prejudicado seu trabalho, mas que toma remédios paliativos para seguir em atividade. Diz que, após as enchentes, se prepara para enfrentar um percurso ainda mais longo até uma solução para a doença. “O sistema de saúde já estava horrível. Agora, não tenho chance de ter uma solução tão cedo, infelizmente”, lamenta.

A secretária de Saúde estadual, Arita Bergmann, diz que a crise gerada pelas enchentes deve ter como consequência o aumento na procura por médicos. “Nesses momentos as pessoas estão mais fragilizadas e procuram mais os hospitais”, prevê.

Ela faz um apelo para a população se vacinar a fim de evitar aumento no número de doenças e diz que buscará recursos do governo federal para evitar um colapso na saúde.

“Estamos aguardando a visita da ministra da Saúde, Nísia Trindade, para buscar incremento de recursos a partir do que foi anunciado de R$ 816 milhões, para que parte venha justamente para podermos ampliar o número de leitos”, declara.

Ela afirma que o maior problema serão as internações em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva). “Em relação a leitos clínicos, não há registro de que nós teremos colapso. Leitos de UTI, se houver falta, nós vamos propor a ampliação, mas para isso a gente precisa de recursos do governo federal”, diz.

As enchentes causaram problemas em série no sistema de saúde, como a suspensão de cirurgias e procedimentos eletivos, abastecimento de água por caminhões pipa, dificuldade para recebimento de oxigênio e alimentos e funcionários dormindo nos locais de trabalho porque suas casas estão debaixo d’água.

Outro desafio é a logística, em razão de estradas bloqueadas e municípios isolados. O comprometimento de hospitais obrigou o estado e municípios a transferirem, em alguns casos de helicóptero, pacientes em situações de urgência, como gestantes próximas ao parto e aqueles que necessitam de sessões de diálise e que estavam isolados.

Há também problemas peculiares causados pelas enchentes. Em Muçum, a cerca de 115 km de Porto Alegre, por exemplo, a prefeitura tem trabalhado do hospital municipal. A cidade ficou mais de 10 dias sem luz e o único ponto com energia na cidade era o hospital devido a um gerador. O trabalho do local, portanto, ficou comprometido.

Leia Também: Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS