Home Blog Page 2530

Novos bombardeios israelenses deixam mais de 80 mortos em Gaza, afirma Hamas

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Bombardeios israelenses na Faixa de Gaza ao longo desta terça-feira (14) deixaram mais de 80 mortos, anunciou o grupo terrorista Hamas. A ofensiva sobre Rafah continua, apesar de esforços dos Estados Unidos de dissuadir Tel Aviv de lançar uma grande operação terrestre na cidade do sul do território palestino.

Na madrugada, testemunhas relataram ataques em várias regiões de Gaza, incluindo Rafah, onde quase 1,4 milhão de palestinos se aglomeram, a grande maioria de deslocados internos.

Com os 82 mortos divulgados nesta terça, subiu para 35.173 o número de mortos, na maioria civis, desde o início da guerra, informou o Ministério da Saúde do Hamas.

Desse total, 24.686 já tiveram suas identidades checadas e confirmadas pelo ministério até o dia 30 de abril: 7.797 crianças (32%), 4.959 mulheres (20%), 10.006 homens (40%) e 1.924 idosos (8%), de acordo com o Ocha (Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários).

Há combates no leste de Rafah, onde as tropas israelenses entraram com tanques em 7 de maio e tomaram o posto de fronteira homônimo, por onde entrava boa parte da ajuda humanitária aos civis palestinos. Segundo o Qatar, um dos países que fazem a mediação diplomática entre Israel e Hamas, Gaza não recebe nenhum comboio com mantimentos desde o dia 9.

O Exército israelense ordenou a saída de civis da área leste da cidade no dia 6; desde então, de acordo com a ONU, quase 450 mil foram deslocados.

“Os ataques aéreos são contínuos. É muito assustador. Estou com medo pelos meus filhos”, disse à AFP Hadil Radwane, 32, deslocado do oeste de Rafah. Moradores dessa região de Rafah disseram mais tarde que podiam ver colunas de fumaça subindo dos bairros a leste.

No norte de Gaza, os palestinos também foram orientados a deixar algumas áreas após a retomada dos combates, especialmente em Jabalia e na Cidade de Gaza, onde, segundo Tel Aviv, o Hamas está tentando “repor suas capacidades militares”.

Israel tem dito que pretende continuar a avançar sobre Rafah mesmo sem o apoio de seus aliados, dizendo que a operação é necessária para eliminar os terroristas remanescentes do Hamas.

Após o ataque de 7 de Outubro, o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, prometeu destruir a facção, que tomou o poder em Gaza em 2007.
A Corte Internacional de Justiça (CIJ) informou que realizará audiências na quinta (16) e sexta-feira (17) para avaliar um novo pedido da África do Sul a favor de se adotar medidas de emergência contra a incursão em Rafah.

Homem armado assalta estabelecimento no Centro de SJB

0
Viatura da Polícia Militar/Foto: ClickCampos

Na noite desta segunda-feira (13), um estabelecimento comercial na rua João Francisco de Almeida, no Centro de São João da Barra, foi alvo de um assalto.

O criminoso, vestindo um casaco verde, chegou de bicicleta até a padaria, exigiu 200 reais do caixa e fugiu. Apesar das buscas, ninguém foi preso. Testemunhas próximas relataram que algumas pessoas correram assustadas. O caso será registrado na 145ª DP.

Acusado de atirar garrafa em Milei é condenado a 3 anos e meio de prisão

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Justiça argentina condenou a três anos e meio de prisão o homem detido em dezembro de 2023 sob acusação de atirar uma garrafa de vidro na direção de Javier Milei no dia da posse presidencial. A sentença inclui uma condenação anterior, por outro crime.

Gastón Ariel Mercanzini, 51, já tinha uma pena a cumprir, de três anos de reclusão, por ter agredido a mãe de seus filhos. A liberdade condicional para este crime foi revogada, e ele permanecerá preso.

Em 10 de dezembro, Milei estava dentro de um carro Mercedes Benz conversível com sua irmã Karina Milei se dirigindo do Congresso até a Casa Rosada. Ele acenava para a população na rua.

O veículo passava pela avenida de Mayo com a Montevideo, quando uma garrafa de vidro passou voando perto da cabeça de Milei e caiu sobre o subcomissário Guillermo Armentano, que pertence à Superintendência de Segurança e Custódia da Polícia Federal Argentina. O objeto atingiu sua orelha.

Mercanzini não foi preso na hora, mas logo em seguida começaram a aparecer imagens do ataque na internet. Seus perfis nas redes sociais continham fotos com líderes kirchneristas.

“Eles são tão estúpidos que tive que fazer outro perfil, não vou para a cadeia e, se for, irei de cabeça erguida, me animei a fazer o que muitos não puderam”, escreveu Mercanzini, quando as imagens já eram públicas e a polícia o procurava. Ele se entregou no dia seguinte.

Em seu perfil do Facebook, ele aparecia em fotos com o rival de Milei nas eleições, Sergio Massa. “Viva a Pátria! Viva Cristina Fernández Kirchner! Que bom para mim, por estar bem e saber aproveitar”, escreveu ele na publicação.
O suspeito foi identificado dois dias depois em uma rua do bairro turístico de San Telmo por agentes da Polícia da Cidade de Buenos Aires.

Aos agentes Mercanzini afirmou que estava desempregado, era usuário de drogas, vivia nas ruas e, no dia do ataque, estava embriagado. Em seu interrogatório, diz que se arrependeu, de acordo com informações do jornal argentino La Nación.

“Quero pedir desculpas ao presidente e à sua irmã. Não quis machucar ninguém, não tive intenção de fazê-lo. Não tenho militância política, as fotos que apareceram na mídia com líderes políticos eu tirei por curiosidade”, declarou.

No julgamento, Mercanzini foi acusado de lesões leves contra Milei e sua irmã Karina, em grau de tentativa, e por lesões consumadas contra o policial. A pena máxima para esse tipo penal é de dois anos de prisão (ele foi condenado a um ano e meio).

A Justiça não levou em consideração o argumento do réu de que tinha problema de dependência química e considerou que ele poderia voltar a cometer um ataque desse tipo, de acordo com o jornal Clarín.

RS terá geada terça (14) e quarta (15) e a volta da chuva na sexta-feira (17)

0

CLAUDINEI QUEIROZ
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As chuvas deram uma trégua ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (13), o que ajudou o nível dos rios a baixar nos vales. No entanto, a passagem de uma frente fria mais intensa sobre a região sul do país e o o ingresso de uma massa de ar frio e seco provocará uma queda brusca das temperaturas, com a expectativa até de geada.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os chuviscos em grande parte do estado nesta segunda, aliados ao vento, especialmente na faixa leste, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, ajudou no declínio das temperaturas.

Assim, tanto terça (14) quanto quarta-feira (15) terão o tempo seco e frio no estado. A geada deve ocorrer ao amanhecer desta terça em parte da campanha gaúcha e na fronteira com o Uruguai.

“Na quarta, por sua vez, os ventos diminuem de intensidade e o frio aumenta. Neste dia, a previsão indica a formação de geada em grande parte do Rio Grande do Sul, principalmente na região serrana e metade sul, incluindo a campanha gaúcha”, informa o boletim do Inmet.

De acordo com a previsão do instituto, as temperaturas mínimas vão oscilar entre 2°C e 4°C no sul e na serra e, em torno dos 7°C e 8°C na capital e Grande Porto Alegre. As máximas em alguns municípios da serra gaúcha não passarão dos 10°C.

Na quarta-feira, de acordo com os dados do Inmet, o ar frio e seco ganha força e o amanhecer do dia pode ter mínima de 0°C a 1°C, com possibilidade de geada moderada a forte em alguns pontos. Na região da campanha e serra, as mínimas ficarão em torno dos 2°C. O período da tarde será de temperaturas baixas na maior parte do estado.

Entre quinta (16) e sexta-feira (17), a previsão indica o retorno da chuva no estado, porém, sem volumes expressivos, a princípio. Isso ocorre devido à passagem de um novo sistema frontal, que provocará volumes de chuvas que podem vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento na região, especialmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, diz o Inmet.

O instituto reforça que, devido à situação das cheias e ao solo encharcado em diversos municípios do estado gaúcho, qualquer volume de chuva merece atenção neste momento.

O boletim também previu o tempo para o estado de 21 a 29 deste mês. Segundo os dados, haverá pancadas de chuvas que podem superar 90 mm no centro-leste gaúcho e de Santa Catarina, além do sul do Paraná. No restante da região sul, a previsão é de menores acumulados de chuva.

Leia Também: Cão abraça perna de voluntária após ser resgatado em Rio Grande do Sul

 

Idosos são os mais prejudicados por calor excessivo e aquecimento global, mostra estudo

0

BARRA MANSA, RJ (FOLHAPRESS) – Quase um quarto da população idosa mundial poderá estar vivendo em áreas de calor excessivo até a metade do século. A previsão é que em 2050 sejam quase 250 milhões de idosos vivendo em um planeta grassado pelos efeitos do aquecimento global. A exposição a altas temperaturas pode causar desidratação, distúrbios de sódio, disfunção renal e até mesmo a morte, sobretudo entre os mais velhos.

Os dados são de uma nova pesquisa científica publicada na revista Nature Communications. Para Eduardo Ferriolli, professor da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), a mitigação desses efeitos passa por políticas públicas de saúde coletiva. “A gente precisa, de preferência, prevenir. Como sociedade, temos obrigação de cuidar dos nossos idosos”, diz.

No estudo, publicado nesta terça-feira (14), os pesquisadores analisaram as projeções demográficas dos diferentes continentes e compararam com os dados de temperaturas do planeta previstas para o próximo quartil deste século. Até 2050, é esperado que a exposição ao calor excessivo duplique em todos os cenários.

Os autores do estudo definiram como limiar crítico as temperaturas máximas diárias de 37,5 °C. Hoje, 14% da população com mais de 69 anos já sofre essa exposição crônica ao calor. Segundo as estimativas, na metade do século, mais de 23% dos idosos estarão vivendo nas regiões mais afetadas pelo aquecimento global na África, na Ásia e na América do Sul. As mudanças mais radicais do clima devem ocorrer nas chamadas latitudes médias do planeta, que incluem as regiões centro-sul do Brasil.

Isso é esperado sobretudo com os rápidos crescimentos demográficos recentes pelo que passam os continentes asiático e africano. Por aqui, o aumento do número de idosos deve ser menor, comparado com os valores europeus. De acordo com diferentes estimativas, essa porcentagem significa entre 180 e 250 milhões de pessoas vulneráveis expostas diariamente a altas temperaturas.

Ferriolli explica que a população idosa possui menos mecanismos de defesa contra o calor excessivo. Além do corpo perder mais água pela urina, os mais velhos não conseguem controlar a temperatura do corpo pelo suor de forma eficiente. Para agravar ainda mais a situação, possuem a sede reduzida em relação aos jovens, o que pode levar a cenários de desidratação.

Sem água suficiente no organismo, podem surgir distúrbios de sódio e potássio no sangue e a função renal pode se ver comprometida, uma das principais causas de falecimento. Além disso, como a vasodilatação e a sudorese são menores, o calor sentido na pele pode chegar aos órgãos internos, causando alterações no metabolismo de diversas proteínas. Outro agravante é a locomoção restrita. Muitos idosos acamados ou que dependem de cuidadores podem ter mais dificuldade de buscar um copo d’água, aumentando os casos de desidratação.

No ano passado, pesquisadores da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) publicaram um estudo na revista Plos One que estima um aumento no número de mortes por doenças cardiovasculares e respiratórias durante ondas de calor no estado. O resultado foi obtido a partir de análises computacionais de dados de mais de 40 mil fluminenses.

O trabalho revela uma correlação direta entre o aumento da temperatura média do dia e o maior número de óbitos. Embora a análise estatística mostre que toda a população está igualmente suscetível aos danos do calor, os dados sugerem que mulheres e idosos possam estar mais vulneráveis, sobretudo para o agravamento de quadros cardiovasculares. Os resultados também indicam uma piora da situação durante ondas prolongadas de calor.

A população brasileira, especialmente, está envelhecendo em taxas aceleradas. O aumento do número de idosos, segundo Ferriolli, exigirá atenção da sociedade como um todo. Para o especialista, é fundamental pensar em medidas de saúde pública. Disponibilização de água em bebedouros públicos e oferecimento de sombra, como nos pontos de ônibus cobertos, são medidas que podem mitigar os efeitos do calor excessivo.

A prevenção também passa por precauções individuais, sobretudo com o consumo de no mínimo dois litros de água por dia para pessoas sem problemas cardíacos. No caso dos idosos, o professor Ferriolli recomenda o uso de garrafas com medidas para contornar a falta de sede e calcular o volume de líquido ingerido. Além disso, resfriar e umidificar o ambiente pode ajudar.

O aumento da temperatura média do planeta também poderá impactar o número de acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Uma pesquisa recente publicada na prestigiada revista científica JAMA (Journal of the American Medical Association) revelou uma associação entre os dois fatores. O trabalho, que envolveu mais de 80 mil chineses com idade média de 65 anos de idade, revelou que houve um número maior de casos de derrames em horário do dia com temperaturas elevadas, sobretudo aquelas extremamente altas, em torno de 33 ºC.

Modelos computacionais mostraram que em altas temperaturas e desidratado, o sangue fica mais viscoso, aumentando a probabilidade de coagular, afirma Márcio Cataldi, meteorologista e professor da UFF (Universidade Federal Fluminense). O especialista ainda alerta que o impacto na saúde será ainda mais agravado em locais onde a população não esteja habituada a lidar com ondas de calor extremo.

Cataldi explica que não há ainda um consenso entre os pesquisadores sobre o que é uma onda de calor, e é comum que os meteorologistas usem parâmetros arbitrários nas suas pesquisas. Para contornar o problema, o brasileiro está trabalhando junto com especialistas espanhóis no desenvolvimento de um modelo computacional capaz de apontar objetivamente ondas de calor que sejam nocivas para a saúde humana.

Espaço do Empreendedor de Campos participa de missão técnica no Paraná

0

Campos foi um dos dez municípios escolhidos pelo Sebrae para uma missão técnica em Foz do Iguaçu (PR). Nos dias 8, 9 e 10 de maio, uma comitiva de 19 pessoas de municípios fluminenses conheceu os projetos de apoio ao empreendedorismo desenvolvidos pela cidade paranaense, que em abril deste ano conquistou pela terceira vez consecutiva o título de campeã estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. Participaram da missão a chefe administrativa da Secretaria Desenvolvimento Econômico de Campos, Laryssa Batista, e a analista do Sebrae Melissa Valladão.

“A missão técnica me possibilitou ver de perto boas práticas e projetos realizados num município que é referência nacional. Foi muito proveitoso e inspirador para alcançarmos grandes conquistas e premiações para nosso atendimento no Espaço do Empreendedor de Campos. Retornamos com boas ideias, que vamos colocar em prática para incentivar ainda mais o empreendedorismo na nossa cidade”, disse Laryssa.

Durante a visita a Foz do Iguaçu, Campos também teve a oportunidade de apresentar o trabalho realizado pelo Espaço do Empreendedor, que oferece suporte completo à formalização de pequenas empresas e Microempreendedores Individuais (MEI). No governo Wladimir Garotinho, todos os setores envolvidos no processo foram concentrados num só local, nos altos da Rodoviária Roberto Silveira. O Espaço do Empreendedor também ganhou um núcleo no Farol de São Tomé. Por esse trabalho, em março deste ano, a Prefeitura de Campos foi contemplada com o Selo Sebrae Referência em Atendimento na Categoria Prata.

Corpo com sinais de facadas e queimaduras é encontrado em estrada de Campos

0
134ª DP/Foto: ClickCampos

O corpo de um homem, cuja identidade ainda não foi divulgada, foi encontrado na manhã desta terça-feira (14) no KM 98 da RJ 196, em Bela Vista, região de Campos. Ele apresentava sinais de ferimentos por faca e queimaduras no pescoço.

De acordo com relatos de moradores locais, o corpo foi encontrado de bruços à beira da estrada RJ 196. As lesões visíveis incluíam perfurações pelo corpo e na cabeça, aparentemente causadas por uma faca, além de ter uma corda enrolada em volta do pescoço e marcas de queimaduras na região.

Ao lado do corpo, os policiais localizaram uma pequena faca de cozinha, que apresentava vestígios de sangue. O caso foi registrado na 134ª Delegacia de Polícia do Centro, enquanto o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos legais. A investigação sobre as circunstâncias e a identidade da vítima está em andamento.

Homem morre após caminhão capotar na estrada

0
Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Um homem, que não teve sua identidade divulgada, morreu em um grave acidente na tarde dessa segunda-feira (13), na RJ-148, entre Friburgo e Sumidouro, na Região Serrana.

A vítima estava em um caminhão, que transportava tintas, quando acabou capotando e foi parar em uma via abaixo da rodovia. O caminhão ficou completamente destruído.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, quando os militares chegaram ao local, o homem já estava sem vida.

Avião da Delta pega fogo após aterrissar no aeroporto de destino

0

Na semana passada, um avião da Delta Airlines pegou fogo no Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma, nos Estados Unidos.

Uma bola de fogo foi avistada saindo do nariz da aeronave, levando à evacuação imediata do avião.

O voo 604 da Delta, vindo de Cancun, no México, pousou em segurança no aeroporto de Washington, mas algo incomum aconteceu durante o pouso.

Os pilotos detectaram cheiro de fumaça e ordenaram a abertura das saídas de emergência imediatamente. Em imagens capturadas no local, pode-se ver uma chama surgindo repentinamente perto do nariz do avião.

A maioria dos 189 passageiros evacuou usando os escorregadores de emergência, enquanto os demais já tinham desembarcado pela ponte de embarque de passageiros, de acordo com o NY Post.

A aeronave foi retirada de operação e encaminhada para manutenção pela companhia aérea.

 

 

Delta Flight 604 on Monday last week caught on fire starting in the nose of the aircraft.

It had just landed and taxied to a stop in Cancun, Mexico.

The plane then had to be evacuated.

00:18 Fire
01:55 Evactuation

Did Delta’s DEI policies cause this?

@JeremyHarrisTV pic.twitter.com/gehB2VV3oq

— Paul A. Szypula ?? (@Bubblebathgirl) May 14, 2024

 

Leia Também: Avião derrapa na pista no Senegal e fere dez pessoas

 

Jiboia de aproximadamente 1,10m tenta entrar em casa no Parque Rosário

0
Screenshot

Uma jiboia de aproximadamente 1,10m foi encontrada na tarde desta segunda-feira (14), em frente a uma casa na Rua Viveiro de Vasconcelos, no Parque Rosário, em Campos.

Pessoas que passavam pelo local presenciaram a cobra tentando entrar em uma residência e, em seguida, chamaram a moradora do imóvel.

De acordo com populares, o Corpo de Bombeiros e o CCZ foram acionados, mas não tiveram retorno. Ainda de acordo com a população, um homem, que alegou ser acostumado a capturar animais silvestres fora de seu habitat natural, fez o resgate da cobra e a entregou ao órgão responsável.
Apesar do susto, ninguém se feriu.

Segundo especialistas, não é recomendado fazer o resgate e muito menos encostar no animal, porque alguns reagem quando ficam assustados. O ideal é isolar a área, tentar fazer imagens do animal e acionar o Grupamento Ambiental.

O Grupamento Ambiental (GAM) resgata animais silvestres em boas condições de saúde e os devolve para o seu habitat natural. O GAM é um dos grupamentos da Guarda Civil Municipal (GCM). Os telefones para acionar o GAM são (22) 98175-0758, 153 e (22) 98102-0185.

Maio Roxo: prefeitura promove evento de conscientização sobre fibromialgia nesta quarta-feira (15)

0

Conforme decreto federal, 12 de maio é o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia. Para lembrar a data, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta quarta-feira (15) o evento “Fibromialgia em Foco”.

A iniciativa terá o tema “Conscientização e Caminhos para o bem-estar” e será promovida, a partir das 10h, na Câmara Municipal.

O evento contará com depoimentos e participações de pacientes e profissionais de saúde, como a fisioterapeuta Izabela Rangel e o psicólogo Renato Chagas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Fibromialgia, a síndrome é uma condição caracterizada por dor muscular generalizada e crônica, que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Ela é acompanhada de sintomas, como sono não reparador e cansaço, além de distúrbios do humor, como ansiedade e depressão, e alterações da concentração e de memória.

Ainda segundo o órgão, a fibromialgia afeta 2,5% da população mundial, sem diferenças entre nacionalidades ou condições socioeconômicas, sendo mais comum em mulheres com idadee entre 30 a 50 anos.

Inscrições para a Guarda Mirim Municipal prosseguem até sete de junho

0

As inscrições para a quarta turma da Guarda Mirim Municipal (GMM) prosseguem até sete de junho. O programa, criado em 2018 pela prefeita Francimara Barbosa Lemos, é executado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), em conjunto com diversas secretarias municipais.

Os interessados em participar devem comparecer à sede da SMTDH, situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, 141, no Centro da Cidade, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 8h às 17h. É necessário levar cópias de RG, CPF, NIS, comprovantes de residência atualizado e de escolaridade do candidato, além de cópias do RG, CPF e NIS do responsável. Cada guarda mirim receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100.

“O programa tem como principais objetivos a promoção da formação humana, capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho, além do fortalecimento do vínculo pessoal, familiar, comunitário e social”, ressaltou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

A diretora do Departamento da Juventude, órgão vinculado à SMTDH, Ana Paula Ribeiro, informou que no total serão 50 vagas para adolescentes com idade entre 14 e 18 anos incompletos, obrigatoriamente matriculados no ensino regular e moradores de SFI. Já na segunda etapa serão avaliados, por intermédio de questionário socioeconômico, os jovens que tenham o perfil para atuarem na GMM, através de análise da equipe técnica da SMTDH.

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 2,5 milhões

0

As seis dezenas do concurso 2.724 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá a transmissão ao vivo pelo canal Caixa no YouTube e no Facebook das loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está estimado em R$ 2,5 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

Jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Leia Também: Violência contra pessoas LGBTQIA+ em SP cresce 970% em oito anos

 

Enem: resultados dos pedidos de isenção da taxa estão disponíveis

0

Os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição (R$ 85) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram divulgados na noite desta segunda-feira (13), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Tire suas dúvidas abaixo.
Como saber se o pedido foi aprovado? O aluno deve entrar na Página do Participante e digitar os dados de login.

O que fazer se o pedido for negado? É possível entrar com recurso até sexta-feira (17), também na Página do Participante. O candidato deve anexar documentos que comprovem seu direito à isenção.

Quando saem os resultados dos recursos? Em 24 de maio.

Quem tem direito à isenção?
Participantes que estão no último ano do ensino médio de escolas públicas;
alunos que estudaram durante todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais da rede privada, desde que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 2.118);
cidadãos em vulnerabilidade social, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

E quem estava isento no Enem 2023, mas não fez a prova? Nesse caso, é necessário entrar na Página do Participante, clicar na parte de “recurso” e justificar a ausência (anexando um atestado médico ou um boletim de ocorrência, por exemplo). Caso contrário, perderá o direito à isenção.

Quem conseguir a isenção precisa se inscrever no Enem? Sim! Todos, isentos ou não, deverão fazer a inscrição entre 27 de maio e 7 de junho.

Quando acontecerá o Enem 2024? As provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro. O edital foi publicado nesta segunda-feira.

Veja abaixo o cronograma completo do Enem 2024:

Inscrições: de 27/5 a 7/6/2024

Pagamento da taxa de inscrição: de 27/5 a 12/6/2024

Pedido de tratamento pelo nome social: de 27/5 a 7/6/2024

Solicitação de atendimento especializado: de 27/5 a 7/6/2024

Resultado das solicitações de atendimento especializado: 17/6/2024

Recurso para pedidos negados: de 17/6 a 21/6/2024

Resultado do recurso: 27/6/2024

Divulgação dos locais de prova: data a ser marcada

Aplicação do Enem: 3 e 10/11/2024

Divulgação do gabarito: 20/11/2024

Divulgação do resultado: 13/1/2025

Fonte: G1

Polícia detém suspeito de envolvimento em roubos a residências em São João da Barra

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Um suspeito de envolvimento em roubos a residências foi detido nesta segunda-feira (13), pela Polícia Militar em São João da Barra, após ser encontrado na posse de munição e cartões bancários. A abordagem ocorreu na Avenida Santo Amaro, do outro lado da Lagoa de Grussaí.

Durante o patrulhamento, os policiais abordaram um veículo conduzido por um homem com antecedentes criminais, relacionados a posse e porte de arma de fogo de uso restrito, além de envolvimento em roubos residenciais e tráfico de drogas na área. Após uma revista no interior do veículo, foram encontrados diversos itens, incluindo uma munição de calibre 38, um relógio, um anel de prata, dois aparelhos celulares, e cartões bancários.

O suspeito foi encaminhado à 145ª Delegacia de Polícia de SJB, onde uma mulher, também com antecedentes criminais, se apresentou como proprietária do veículo. Os materiais apreendidos, juntamente com o veículo, foram retidos pela delegacia para investigação, sob a suspeita de estarem ligados a roubos residenciais na área de São João da Barra.

O delegado responsável pelo caso informou que será aberto um inquérito para avaliar a procedência dos materiais, considerando a possibilidade de estarem relacionados a um roubo a uma loja de celulares ocorrido recentemente em Campos, onde cerca de 60 aparelhos foram subtraídos. O suspeito e a mulher foram ouvidos e liberados, enquanto as investigações continuam em andamento na 145ª DP.

Saúde alerta para a prevenção e cuidados com a febre amarela

0
Apesar de não ter registro de caso de febre amarela nos últimos anos no município, a Secretaria de Saúde de Campos alerta a população para os riscos da doença e a importância da vacinação contra o vírus. A preocupação se tornou ainda mais latente após o Ministério da Saúde registrar dois casos isolados da doença na região Sudeste.
A febre amarela predomina em áreas silvestres, mas eventualmente ela ocorre em áreas periurbanas. Ao todo, 3.094 doses do imunizante contra a doença foram aplicadas até abril deste ano. Já em 2023 foram aplicadas 10.981 doses.
Diretor de Vigilância em Saúde, o infectologista Rodrigo Carneiro explica que nos últimos anos estão sendo feitos diagnósticos da doença em alguns pacientes da região Sudeste. “É uma doença potencialmente grave, com uma alta letalidade, e a melhor forma de prevenção por meio da vacinação, que vem sendo adotada pelo Ministério da Saúde nos últimos anos para toda a população. Outra forma de prevenção é evitar o contato principalmente com área de mata”, explicou Rodrigo.
O infectologista também explicou como acontece a transmissão da doença, que ocorre principalmente pela picada do mosquito dos gêneros Haemagogus e Sabethes em áreas silvestres. Já na área urbana a transmissão ocorre pelo Aedes aegypti. “A transmissão ocorre através da picada de um mosquito, que fica predominantemente em área de matas, mas que, eventualmente, pode aparecer em localidades próximas dessas matas, principalmente como é o que vem ocorrendo em vários estados da região Sudeste”, disse o diretor.
Ainda segundo Rodrigo Carneiro, a maior parte dos pacientes diagnosticados com febre amarela necessita de internação hospitalar e internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “É uma doença de início súbito, febril, com dores no corpo, cefaleia, náusea, vômito e eventos hemorrágicos, que podem desencadear uma grave hepatite. Não existe uma medicação específica contra o vírus da febre amarela. A única forma de tratamento é com suporte clínico e aguardar a evolução do paciente. Com isso, se torna muito importante a adesão da população à vacinação para evitar o risco de adquirir a doença e, com isso, ter um quadro clínico grave”, alerta Rodrigo.
A população deve procurar a vacina contra a febre amarela nos postos de imunização do município, incluindo a sede da Secretaria Municipal de Saúde, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, e aos finais de semana e feriados das 8h às 17h.
CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO
 
Posto com horário ampliado (segunda a sexta-feira)
 
Secretaria Municipal de Saúde (antigo Centro de Saúde) — das 8h30 às 20h
Clínica da Criança — das 8h30 às 18h
Salas de vacinação (segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h)
 
Policlínica da Tapera
UBSF Lagoa de Cima
UBS Penha
UBSF Santa Maria
UBSF Sentinela do Imbé
UBSF Aldeia
UBSF Conselheiro Josino
UBSF Custodópolis
UBSF Eldorado
UBSF Félix Miranda
UBSF IPS
UBSF Jamil Ábido
UBSF Lagoa de Cima
UBSF Morro do Coco
UBSF Parque Aurora
UBSF Parque Imperial
UBSF Patronato São José
UBSF Ponta da Lama
UBSF Santo Amaro
UBSF São Sebastião
UBSF Saturnino Braga
UBSF Tocos
UBSF Venda Nova
UPH Travessão
UPH Ururaí
Salas de vacinação (sábado, domingo e feriados, das 8h às 17h)
Clínica da Criança
Secretaria Municipal de Saúde

Homem é preso após tentar fugir da polícia com arma e munições

0
Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Um homem, que não teve sua identidade divulgada, foi preso na manhã desse domingo (12), em Cambuci, Noroeste Fluminense, após tentar fugir da polícia.

Agentes da Polícia Militar cumpriram uma operação no bairro Guarani, em Cambuci, quando avistaram o suspeito em uma moto sem placa, e ao se aproximar do homem, ele tentou fugir.

Na tentativa de fuga, o homem jogou no chão um revólver de calibre 38 e 06 munições. A arma e as munições foram apreendidas e o suspeito foi preso.

Número de moradores fora de casa após temporais no RS é superior à população de oito capitais no Brasil

0

O número de moradores fora de casa após os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de abril é superior à população de oito capitais brasileiras. De acordo com o relatório mais atualizado da Defesa Civil, 615 mil pessoas foram atingidas. São 538,2 mil gaúchos desalojados (em casas de amigos ou parentes) e outros 77,4 mil em abrigos.

O quantitativo é maior que as populações de Rio Branco (Ac), Macapá (AP), Vitória (ES), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Florianópolis (SC), Aracaju (SE) e Palmas (TO). Os números levam em consideração os dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O governo do estado afirma que, em razão do volume de chuva que atingiu o RS nas últimas 48 horas, os rios Caí e Taquari vão sofrer elevações rápidas, atingindo a cota de inundação. Posteriormente, essas águas vão chegar ao Jacuí e ao Guaíba.

Prefeitos e equipes das Defesas Civis têm feito apelos para que moradores de áreas de risco não retornem para suas residências. Ginásios, escolas e igrejas são usados como abrigos.

O Guaíba marcou 5,20 metros na manhã desta terça (14) e voltou a avançar sobre ruas. Moradores do bairro Lami, na Zona Sul de Porto Alegre, deixaram suas casas no dia mais frio do ano na Capital.

Fonte: G1

Marinha do Brasil emite alerta para possível frente fria em Campos nos próximos dias

0
Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil, emitiu uma nota sobre uma frente fria que possivelmente afetará o litoral dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, entre Peruíbe (SP) e Campos dos Goytacazes, entre os dias 13 e 15 de maio.

De acordo com a nota, os ventos vão ter intensidade de até 60km/h, tendo direção Noroeste e posteriormente, Sudoeste.

A Marinha do Brasil também alertou aos navegantes para que consultem as informações antes de se fazerem ao mar e solicitar ampla divulgação às comunidades de pesca, esporte e recreio.

Deam de Campos investiga possível caso de estupro de vulnerável em Tócos

0
DEAM/Foto: ClickCampos

A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Campos está investigando um possível caso de estupro de vulnerável que teria ocorrido em Tócos, na Baixada Campista, há dois anos e foi denunciado nesta segunda-feira (13).

Segundo a polícia, a mãe da vítima relatou que a filha revelou ter sido estuprada pelo tio do padrasto há dois anos, quando tinha apenas 10 anos de idade. A menina, agora com 12 anos também afirmou que o suspeito a ameaçou recentemente ao descobrir que ela estava “conversando” com um menino, dizendo que a estupraria novamente se ela não se afastasse do amigo.

Tanto a menina quanto a mãe foram ouvidas na Deam, onde o caso será investigado. Não há informações sobre a prisão do suspeito.

 

*Matéria em atualização*