Home Blog Page 2577

Pista cede na cabeceira de ponte em Campos

0
Foto: Reprodução Redes Sociais

Na manhã desta quarta-feira (10), uma parte da pista da RJ-208, próxima à cabeceira de uma ponte na localidade de Tapera, em Campos, cedeu, restringindo o tráfego apenas para veículos de pequeno porte.

A ponte permanece interditada para veículos maiores, como caminhões, máquinas agrícolas e ônibus. Moradores relataram que a pista cedeu quando um ônibus de transporte público, que seguia para Lagoa de Cima, passou e teve uma das rodas presa em um buraco. Os passageiros precisaram descer do ônibus para permitir sua remoção do local.

Motociclista atropela mulher na Pecuária e foge

0
Paciente baleado na Ilha do Cunha está estável e consciente. Moradores protestam por cirurgia atrasada. Relembre o caso e entenda os desdobramentos.
Paciente baleado na Ilha do Cunha está estável e consciente. Moradores protestam por cirurgia atrasada. Relembre o caso e entenda os desdobramentos.

Uma mulher, que ainda não teve sua identidade divulgada, ficou ferida após ser atropelada por uma moto na manhã desta quarta-feira (10), na rua Hipólito de Vasconcelos, na Pecuária, em Campos. O motociclista após atropelar a mulher, fugiu sem prestar socorro.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por populares.

Mundo se acostumou à fome no Haiti, diz diretor de programa da ONU

0

MAYARA PAIXÃO
BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – Assolado pela violência e pela falta de governo, o Haiti vê crescer também a fome. Hoje, metade da população vive em um nível grave de insegurança alimentar.

Os mais recentes dados divulgados pelo IPC, o chamado índice global de classificação da fase da insegurança alimentar, mostraram que, no mês passado, ao menos 5 milhões de haitianos viviam com fome.

Para o americano Jean-Martin Bauer, 45, o cenário contrasta com o de sua infância. Diretor no Haiti do Programa Mundial de Alimentos (PMA), agência da ONU laureada com o Nobel da Paz, ele é filho de mãe haitiana e pai francês. Quando criança, passou longas temporadas no país convivendo com um tio que plantava arroz. À época, os haitianos eram considerados autossuficientes em oferta de alimentos.

“Os grupos armados têm atacado os agricultores e sequestrado as mulheres que levam produtos agrícolas do campo para as cidades”, relata Bauer, baseado no escritório da organização em Porto Príncipe.

À reportagem ele detalha como o país chegou a esse atual cenário, critica o subfinanciamento das ações humanitárias no Haiti -“uma completa tragédia”-, diz ver no Fome Zero e no Programa de Alimentação Escolar do Brasil bons exemplos e se mostra contrário a uma nova missão armada no país.
“Tropas em solo, sozinhas, não resolverão o problema.”
*
PERGUNTA – O foco sobre a fome parece mais voltado a Gaza que ao Haiti. Por quê?
JEAN-MARTIN BAUER – Em Gaza, o nível de insegurança alimentar era bastante baixo antes da guerra. Aqui no Haiti, a fome, antes de março, quando os problemas mais recentes começaram, já era bastante alta.
No início deste ano, estávamos com 4,35 milhões de pessoas enfrentando insegurança alimentar aguda. Agora chegamos a 5 milhões. As coisas pioraram, mas já estavam bastante ruins antes.
Sim, há uma atenção dedicada a Gaza, à Ucrânia, e isso é um problema porque os orçamentos disponíveis para assistência humanitária são menores. Eles aumentaram bastante durante os anos da Covid, mas agora diminuíram. O que não diminuíram foram as necessidades. O resultado é que não há financiamento suficiente para todas as necessidades que estão por aí, e o Haiti está sofrendo com isso.
O plano de resposta humanitária da ONU para o Haiti está orçado em US$ 674 milhões [R$ 3,3 bilhões]. Apenas 6,6% disso está financiado. É uma tragédia. No PMA ainda precisamos de US$ 100 milhões [R$ 500 milhões] para os próximos seis meses. Se não conseguirmos, simplesmente não conseguiremos continuar fazendo o esforço de salvar vidas.

P – E por que é tão difícil chamar atenção para o Haiti? Há uma estafa?
JMB – Costumamos ouvir que as opiniões nos países ocidentais não são tão sensíveis ao sofrimento em lugares distantes como costumavam ser.
No caso do Haiti, não é um problema novo. Em 2016, não havia insegurança alimentar aguda no Haiti. Após o furacão Matthew, no final daquele ano, eram 1 milhão nessa situação. O número chegou a 4 milhões durante a Covid. Agora estamos em 5 milhões.
Acho que faz parte da natureza humana não estar tão ciente ou alerta para uma ameaça que surge gradualmente. Talvez as pessoas tenham se acostumado ao Haiti sofrendo com níveis tão altos de fome. Mas não deveria ser uma desculpa.
O Haiti sofreu com fome em massa por muito tempo. Isso significa que é ruim para o tecido social. É corrosivo. Provavelmente é um fator que contribuiu para a instabilidade no país. As pessoas esgotaram seus recursos, esgotaram seus mecanismos de enfrentamento.

P – Como a agricultura local tem sido impactada pelas gangues?
JMB – O celeiro do Haiti é um lugar chamado vale do rio Artibonite, ao norte de Porto Príncipe. É uma área fértil e irrigada. Essa terra tem estado sob crescente influência de grupos armados, que têm atacado os agricultores. Eles têm sequestrado as mulheres que levam produtos agrícolas do campo para as cidades.
Fui lá pessoalmente por volta dessa época no ano passado, e as pessoas lá estavam sentadas em mangas apodrecendo, porque tinham medo de ir à vila para carregar caminhões e levá-las para o mercado. Simplesmente era muito perigoso para elas. Não muito longe dali, havia um hospital cheio de crianças desnutridas.
Os grupos armados estão impedindo o funcionamento do sistema alimentar. As pessoas que deveriam alimentar o país estão se escondendo em casa. Enquanto houver conflito, não teremos um Haiti com segurança alimentar. Mas, se o Haiti está passando fome, é realmente difícil estabilizá-lo. É uma via de mão dupla. Eu realmente me pergunto como conseguiremos encontrar paz em um país no qual metade de seus cidadãos enfrenta fome aguda.

P – Como as crianças são afetadas?
JMB – Há 277 mil crianças em risco de desnutrição aguda. E mais de 100 mil estão em risco de desnutrição aguda grave, quando precisam ir ao hospital. Desde 2001 trabalhando com o PMA em vários países, sempre vi que a desnutrição era mais alta em uma área remota, muito pobre, no campo. No Haiti, os níveis mais altos de desnutrição não estão em áreas rurais. Estão bem aqui, em Porto Príncipe. E isso é por causa da presença desses grupos armados que estão tornando a vida impossível.

P – O sr. falou sobre o financiamento. Como a comunidade global pode e deveria ajudar?
Atualmente, em Porto Príncipe, não há voos. O aeroporto está fechado há um mês. O porto também. Nenhum navio chega. E as estradas dentro e fora de Porto Príncipe, uma cidade de quase 3 milhões de pessoas, são controladas por grupos armados. A cidade está essencialmente em estado de bloqueio.
O que precisamos é que o porto esteja operacional. Que os barcos cheguem trazendo alimentos, porque estamos vendo os preços aumentarem bastante. Isso é algo que a comunidade internacional poderia fazer: é tentar favorecer a retomada do tráfego. E um dos riscos que quero alertar às pessoas é o de que tropas em solo, sozinhas, não resolverão o problema aqui.
O Haiti costumava ser autossuficiente nos anos 1980. E as escolhas políticas fizeram com que o país não fosse mais autossuficiente. O país abriu suas fronteiras para o livre comércio. Houve menos investimento na agricultura. Agora, o Haiti importa metade de seus alimentos.
Este país pode se alimentar. Precisamos investir nos pequenos agricultores, e acho que o Brasil tem programas muito interessantes que mostram como isso pode ser feito. Precisamos apoiar os pequenos agricultores deste país para que possam alimentar seu próprio povo.

P – O Brasil, então, tem sido uma inspiração?
JMB – Sim, absolutamente. O Brasil mostra que é possível, com o programa Fome Zero e também ajudando pequenos produtores a fornecerem para escolas públicas no Brasil.
O PMA tem um programa de alimentação escolar. Compramos de 170 organizações de pequenos agricultores, de agricultores familiares, e levamos para quase 250 mil crianças haitianas todos os dias.
*
RAIO-X | JEAN-MARTIN BAUER, 45
Nascido em Washington, formou-se na London School of Economics e em Harvard. Desde o início dos anos 2000 trabalha no Programa Mundial de Alimentos da ONU. Já passou por escritórios como os de Níger, Guiné-Bissau, Senegal e República Democrática do Congo. Desde 2022 coordena as ações no Haiti.

Leia Também: Padre que organizou orgia na Polônia é condenado a 18 meses de prisão

Após ordem da Justiça, Ricardo Nunes intervém em empresas de ônibus

0

Por determinação judicial, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), determinou ontem a intervenção nas empresas de ônibus Transwolff e UPBus em meio às suspeitas de que as companhias estariam sendo usadas para lavar dinheiro do tráfico de drogas.

A decisão cumpre ordem da Justiça, que pediu a intervenção direta na Transwolff e, no caso da UPBus, deu a opção de intervir na companhia ou entregar as suas linhas a outra operadora do sistema. O Estadão não conseguiu localizar os suspeitos na investigação.

As duas empresas passam a ser geridas por funcionários da SPTrans e por comitês formados por servidores da Controladoria-Geral do Município, da Procuradoria-Geral do Município e da Secretaria da Fazenda. Quem assume a Transwolff é o diretor de Planejamento de Transporte da SPTrans, Valdemar Gomes de Melo. O interventor da UPBus será o diretor de Operações da empresa municipal, Wagner Chagas Alves.

O decreto aponta que os comitês devem se pautar “estritamente de acordo com as determinações e estipulações contratuais, ficando, inclusive, responsáveis para requisitar os meios necessários para promoção de auditoria na empresa ora interditada”.

Serviço

Nunes disse que o serviço não será paralisado. “Não haverá nenhuma paralisação no transporte público de São Paulo. Os fornecedores vão receber, e os funcionários, também. Nada muda para os passageiros. O que muda é só a gestão das empresas.”

As duas empresas juntas transportam em média 16,68 milhões de passageiros por mês em São Paulo. São 15 milhões pela Transwolff e 1,68 milhão pela UPBus.

No caso da Transwolff, ela foi escolhida pela Secretaria de Transportes para começar o programa do município que pretende substituir a frota de ônibus a diesel da cidade por veículos elétricos para cumprir a meta de redução de emissões de gases de efeito estufa. Em outubro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 2,5 bilhões para projeto de São Paulo. A empresa também é responsável por outro projeto da Prefeitura, o transporte hidroviário na represa Billings.

Como mostrou o Estadão, as 1.ª e a 2.ª Varas de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores da Capital determinaram o afastamento de 15 acionistas da UPBus e seis da direção da Transwolff e da cooperativa Cooperpam. Eles são suspeitos de manterem ligações com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Entre os atingidos pela medida então os presidentes das duas empresas: Luiz Carlos Efigênio Pacheco, o Pandora (Transwolff), e Ubiratan Antonio da Cunha (UPBus). No caso da UPBus, ainda foram alvo três parentes do traficante Anselmo Bachelli Santa Fausta, o Magrelo, assim como Alexandre Salles Brito.

Leia Também: Aécio culpa Doria pela crise no PSDB: ‘Esfacelou o partido’

 

Exército atua junto ao CCZ no combate à dengue em Campos

0
Screenshot

Iniciou na última segunda-feira (08), em Caxias e Coqueiro de Tocos, localidades da Baixada Campista, a parceria entre os soldados da 2ª Companhia de Infantaria e o CCZ no combate à Dengue.

Por estarem entre as localidades que apresentam maiores índices de infestação por Aedes Aegypti do município, Caxias e Coqueiro de Tocos, foram as primeiras localidades a receberem o trabalho dos soldados e dos agentes por terem o maior número de casos positivos de dengue. Além de Caxias e Coqueiro de Tocos, outras localidades como: Donana, Tocos, Parque Aurora e Campo Limpo, também apresentam altos índices, e serão visitadas pelos soldados e agentes nas próximas semanas.

Os soldados irão atuar por 30 dias, com a possibilidade de prorrogação. Esses soldados foram capacitados na última sexta-feira (05), pela equipe do CCZ.

Padre que organizou orgia na Polônia é condenado a 18 meses de prisão

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um padre polonês foi condenado a 18 meses de prisão por crimes sexuais e de drogas, informou a agência de notícias estatal PAP nesta terça-feira (9). O padre, identificado apenas como Tomasz Z devido às leis de privacidade do país, foi acusado pelos crimes após um incidente em que um garoto de programa teria desmaiado durante uma orgia na casa do clérigo.

Segundo os veículos de mídia da Polônia, o profissional do sexo teria desmaiado depois de tomar muitas pílulas para disfunção erétil. Um dos padres presentes na reunião então chamou uma ambulância, mas quando os paramédicos chegaram, os frequentadores do encontro proibiram a entrada. Só foi prestado atendimento após a polícia ser acionada, apontaram os relatos.

Organizada pelo padre Tomasz Z, a orgia aconteceu entre os dias 30 e 31 de agosto de 2023 e, de acordo com o jornal polonês Gazeta Wyborcza, envolvia padres e garotos de programa e foi realizada em um prédio pertencente à paróquia da Santíssima Virgem Maria dos Anjos, na cidade de Dabrowa Gornicza. Quando confrontado sobre a festa sexual pela mídia polonesa, o clérigo contestou o número de padres presentes na reunião e disse que “vale a pena ler qual é a definição de orgia”.

Devido à natureza do caso, o julgamento foi realizado a portas fechadas, conforme reportou a PAP. Além da condenação por crimes sexuais e fornecimento de drogas, por não ter prestado ajuda a uma pessoa que corria risco de morte, Tomasz Z foi obrigado a pagar à vítima o equivalente a mais de R$ 19 mil, bem como terá de pagar uma indenização a um fundo criado para ajudar as vítimas de crimes sexuais.

O grande escândalo, que envolve as dioceses vizinhas de Sosnowiec e Dabrowa Gornicza, veio à tona em setembro de 2023. No mês seguinte, o Vaticano, sem comunicar um motivo oficial, aceitou a renúncia de um bispo polonês Grzegorz Kaszak, que administrava a unidade de Sosnowiec.

Apesar de Kaszak não estar entre os acusados de terem se envolvido na suposta orgia, os relatos dizem que ele está sendo responsabilizado pela conduta dos padres sob seu comando. “Peço a todos que perdoem minhas limitações humanas”, escreveu o bispo em sua declaração. “Se ofendi alguém ou negligenciei algo, sinto muito.”

Antes de renunciar, entretanto, Kaszak abriu uma investigação, a qual concluiu que Tomasz Z cometeu “uma violação muito grave das normas morais” e de suas obrigações como clérigo. O padre, então, foi demitido de todas as funções em 21 de setembro.

Leia Também: Os melhores e piores aeroportos do mundo em 2024

Funcionário de museu na Alemanha é demitido após expor própria arte

0

Um funcionário do museu Pinakothek der Moderne, em Munique, na Alemanha, foi despedido após ter pendurado um quadro da sua autoria numa exibição.

Segundo a BBC, o homem, de 51 anos, que fazia parte da equipe técnica do museu, abriu buracos nas paredes do museu e colocou alguma da sua arte em exposição, na esperança de ser reconhecido.

“Os supervisores reparam em algo assim imediatamente”, disse uma porta-voz do museu ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung.

O quadro em questão media 60 por 120 centímetros e foi pendurado num corredor vazio.

O homem foi também banido de voltar a entrar no museu, mas o quadro foi-lhe devolvido.

Leia Também: Padre que organizou orgia na Polônia é condenado a 18 meses de prisão

Ação conjunta vai identificar galerias com ligações clandestinas em Campos

0
Foto: Divulgação Ascom

Um grupo de trabalho integrado por técnicos de órgãos operacionais da Prefeitura de Campos e da concessionária dos serviços de água e esgoto (Águas do Paraíba) foi formado nesta semana com o objetivo de identificar galerias que lançam esgoto in natura no leito do Canal Campos-Macaé. A intenção do grupo é pôr fim ao problema que se arrasta há anos.

A criação do grupo aconteceu nessa segunda-feira (8), em reunião realizada na Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, com participação da diretoria da Águas do Paraíba, secretários e técnicos da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, além da Secretaria de Planejamento, Mobilidade e Meio Ambiente e do Grupo de Trabalho de Segurança Hídrica da Prefeitura.

Na oportunidade foram traçadas as principais ações. Ficou acertado que a concessionária de água e esgoto irá trabalhar com robôs, que atuarão nas galerias de águas pluviais. Os equipamentos, manuseados por controle remoto, vão identificar e fazer as demarcações dos pontos onde as galerias de drenagem de águas pluviais recebem esgoto de forma clandestina. A partir do mapeamento desses pontos, a Águas do Paraíba fará as devidas intervenções.

“Estamos unindo esforços para pôr fim a um problema crônico que afeta, além de moradores e comerciantes às margens do Canal Campos-Macaé, a população em geral. É uma tarefa difícil, por isso criamos um grupo de trabalho para atuação conjunta”, explica o secretário de Obras e Infraestrutura, Fabrício Ribeiro.

TECNOLOGIA

O superintendente da empresa Águas do Paraíba, Giuliano Tinoco, explica que os robôs utilizam câmeras que captam imagens no escuro e identificam pontos onde as galerias têm ligações de lançamento de esgoto clandestinas. “A partir daí, faremos as devidas intervenções para que o esgoto seja lançado na rede coletora”, explica.

O gerente Operacional e de Engenharia, Silas Almeida, ressaltou que a ação conjunta com a Secretaria de Obras será importante, já que o trabalho de limpeza das galerias pluviais vai dar celeridade à atuação dos robôs e mais qualidade às imagens. “A Secretaria de Obras tem equipes de trabalho de manutenção, desobstrução e limpeza das galerias e a atuação conjunta vai assegurar a movimentação dos robôs sem maiores transtornos no interior das galerias, na região do Canal”, observa Silas Almeida.

Fonte: Ascom

Polícia Militar apreende grande quantidade de drogas em Campos

0
Foto: Divulgação Polícia Militar

Nesta terça-feira (09) a Polícia Militar apreendeu uma grande quantidade de drogas na Av. Newton Guarana, na área de Mata de Vila Manhães, em Campos.

Após receberem informações sobre atividades suspeitas na região, os policiais deslocaram-se para o local indicado. Após uma minuciosa busca na área de mata, as equipes conseguiram localizar e apreender uma considerável quantidade de entorpecentes. Foram encontrados 177 pinos de cocaína, 27 buchas de maconha e 03 pedras de crack.

Todo o material apreendido foi encaminhado à 134ª Delegacia de Polícia do Centro para os procedimentos legais cabíveis. Ninguém foi preso.

PM escapa de tentativa de assalto com tiros em Guarus

0

Na noite desta terça-feira (09), um policial militar reformado escapou ileso após uma tentativa de assalto na Avenida Carlos Alberto Chebabe, no Parque Novo Mundo, em Guarus.

O policial relatou que estava com seu funcionário trafegando pelo local, quando foi abordado por dois homens em uma moto XRE de cor preta. Quando o policial percebeu que poderia ser vítima de assalto, acelerou o carro. Os bandidos atiraram várias vezes e em seguida fugiram.

A polícia localizou um suspeito, no qual informou não ter participado da ação. O suspeito afirmou que não estava na moto e não fez disparos. Relatou também que viu o carro do policial passar em alta velocidade, mas não ouviu disparos.

O suspeito foi encaminhado para a 146ªDP/Guarus, onde não foi reconhecido pela vítima, sendo ouvido e liberado. O caso segue em investigação.

Morador de Campos é encontrado morto na Bahia

0
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O corpo de Angelino Teixeira da Cruz Neto, 27 anos, foi encontrado sem vida na manhã deste domingo (7) na zona rural de Barreiras, na região oeste da Bahia. Ele é natural de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) e cursava Agronomia na UFV (Universidade Federal de Viçosa).

Angelino era natural de Bom Jesus de Itabapoana, mas foi criado e cresceu em Espírito Santinho – subdistrito de Santo Eduardo, na região Norte de Campos. Ingressou na UFV em 2017 para cursar Engenharia Agrícola e Ambiental e desde 2020, era aluno do curso de Agronomia.

O corpo foi sepultado na tarde desta terça-feira (9), no distrito de Santa Maria, em Campos.

Segundo informações da Polícia Civil da Bahia, o corpo de Angelino foi encontrado na rodovia BA-460, próximo ao trevo do povoado de Placas. Uma equipe do Samu atestou o óbito da vítima.

A Polícia Civil realizou a perícia no local e removeu o corpo para o necrotério de Barreiras, onde farão exames para identificar a causa da morte.

Segundo a imprensa local, Angelino trabalhava em uma fazenda que fica localizada próximo ao local onde ele foi encontrado.

A UFV lamentou o falecimento do estudante em uma nota, informando que ele ingressou na UFV em 2017, no curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, e desde 2020 era aluno do curso de Agronomia.

A Atlética das Engenharias e o Departamento de Agronomia também lamentaram a partida precoce do estudante, que, de acordo com aqueles que conviveram com ele, “iluminava a vida de todos à sua volta”.

Fonte: Folha da Mata

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena, e prêmio vai a R$ 50 milhões

0

O concurso 2710 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (9) em São Paulo, não teve ganhadores nas seis dezenas. O prêmio, que estava estimado em R$ 42.281.515,25 milhões, agora acumula para R$ 50 milhões no próximo sorteio, que será realizado na quinta-feira (11).

Os números sorteados foram: 05 – 06 – 25 – 42 – 44 – 50.

Apesar de ninguém ter acertado as seis dezenas, 49 apostas acertaram cinco dezenas e levarão R$ 64.962,49 cada. Já os 3.968 acertadores de quatro dezenas receberão R$ 1.146,01 cada.

O próximo sorteio da Mega-Sena será realizado na quinta-feira (11), às 20h (horário de Brasília). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio nas lotéricas credenciadas em todo o país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.

Leia Também: Amazônia terá R$ 730 milhões para combate a incêndios e desmatamento

 

Governo prorroga até 2025 isenção de visto para EUA, Canadá e Austrália

0

O governo federal, por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicado nesta terça-feira (9), prorrogou até abril de 2025 a isenção de visto para turistas dos Estados Unidos, Austrália e Canadá. A medida, que entraria em vigor nesta quarta-feira (10), havia sido adiada duas vezes anteriormente.

A decisão foi tomada após pressão do setor de turismo, que argumentava que a exigência de visto reduziria o fluxo de turistas desses países para o Brasil. Parlamentares também ameaçavam votar um projeto de decreto legislativo para sustar a medida.

“É importante considerarmos o impacto positivo que o turismo estrangeiro tem na nossa economia, gerando emprego e renda”, disse o presidente Lula em nota oficial. “Ao mesmo tempo, estamos trabalhando para fortalecer as relações diplomáticas com os Estados Unidos, Austrália e Canadá.”

A decisão do governo Bolsonaro de 2019 de isentar esses países da exigência de visto visava a impulsionar o turismo. No entanto, o governo Lula argumentava que a reciprocidade era necessária, já que brasileiros precisam de visto para viajar aos três países.

A isenção de visto para o Japão, que também havia sido revogada, não foi revertida. O governo japonês decidiu, em maio de 2023, isentar brasileiros de visto para viagens de até 90 dias, medida que entrou em vigor em setembro do mesmo ano. Em retribuição, o Brasil deixou de exigir visto para japoneses.

Leia Também: PF abre inquérito contra Musk e vai chamar representantes do X para depoimentos

 

Os melhores e piores aeroportos do mundo em 2024

0

Embora a primeira classe ofereça serviços e comodidades de alto nível nos céus, passageiros de todos os tipos precisam passar pelos aeroportos e, cá entre nós, alguns destes locais de embarque podem ser tão incríveis como horríveis e até assustadores. Geridos por diversas entidades e atendendo a uma clientela diversificada, estes centros de viagens muitas vezes priorizam a funcionalidade em detrimento do conforto.

Para se ter uma ideia das experiências aeroportuárias, o BusinessFinancing.co.uk conduziu um estudo abrangente dos melhores e piores aeroportos do mundo com base nas avaliações de viajantes a negócios. O mais chocante? A maioria dos aeroportos com pior classificação estão localizados nos EUA e no Reino Unido!

Curioso? Clique na galeria para descobrir os melhores e piores aeroportos do planeta.

Leia Também: Mulher é condenada nos EUA por furtar e vender diário da filha de Biden

Polícia Militar frustra roubo em joalheria e prende três criminosos

0
Foto: Reprodução

Agentes do 32º Batalhão de Polícia Militar frustraram uma tentativa de roubo à joalheria Elos de Ouro, na Alameda Casimiro de Abreu, em Rio das Ostras, na tarde de terça-feira (9). Três homens foram presos em flagrante, duas pistolas foram apreendidas e todo o material roubado foi recuperado.

Os criminosos estavam planejando o crime em Unamar, distrito de Tamoios, Cabo Frio, há alguns dias. Na tarde dessa terça-feira, eles colocaram o plano em prática e invadiram a joalheria, rendendo os funcionários e subtraindo diversos objetos de valor.

Após receberem a informação do crime em andamento, as equipes se deslocaram rapidamente para o local. Ao chegarem na joalheria, os policiais visualizaram os três elementos com o material roubado e os interceptaram. Durante a revista, foram encontradas com eles duas pistolas, utilizadas no crime, além de todo o material roubado da joalheria, incluindo joias e outros objetos de valor.

O caso foi registrado na 128ª Delegacia de Polícia, onde os envolvidos aguardam medidas judiciais. Dois suspeitos já possuíam registros criminais por roubo e receptação.

Homem mata esposa e filhos e morre em acidente de trem

0

As autoridades espanholas estão investigando quatro mortes que ocorreram na tarde de terça-feira (11 de abril de 2024) na localidade de El Prat, na Espanha. Uma mulher e seus dois filhos foram encontrados sem vida no apartamento onde viviam.

O principal suspeito é o marido e pai das crianças, que foi mortalmente atropelado por um trem.

Segundo o jornal El País, as autoridades da Catalunha acreditam que o homem, de 43 anos, tirou a própria vida após cometer o triplo homicídio.

Um maquinista relatou ter visto o homem caminhando próximo à linha férrea.

Após a recuperação do corpo, as autoridades encontraram os corpos da mulher e das crianças no apartamento.

A investigação do caso está em andamento para determinar o que teria motivado o crime.

Leia Também: Estudante de medicina da UF mata a mãe com mais de 70 facadas

Mulher é condenada nos EUA por furtar e vender diário da filha de Biden

0

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma mulher foi condenada nesta terça-feira (9) por furtar e vender o diário de Ashley Biden, filha do atual presidente dos EUA, em 2020. As informações são da ABC News.

Aimee Harris foi condenada a um mês de prisão, seguidos de três anos de liberdade condicional.

Os promotores ressaltaram que o crime foi cometido contra um familiar de um então candidato à Presidência dos EUA. “Furtar pertences pessoais de um membro da família de um candidato e vendê-los a uma organização para explorá-los para obter ganhos políticos era errado e ilegal, independentemente da agenda política”.

Ashley Biden morava na casa de um amigo na Flórida. Ela e deixou vários pertences pessoais para trás quando se mudou em junho daquele ano. O dono da casa permitiu que ela guardasse os itens na casa.

Segundo a denúncia, Aimee Harris entrou na sala quando a filha de Biden saiu, encontrou os itens e planejou vendê-los com outro réu, Robert Kurlander, que ainda não foi julgado. Primeiramente, eles tentaram vender para a campanha de Donald Trump, que recusou. Depois decidiram vender os itens ao grupo de extrema direita Project Veritas.

Em agosto de 2022, Harris e Kurlander confessaram o crime. Eles afirmaram que receberam US$ 20 mil (cerca de R$ 100 mil, atualmente) da organização extremista.

Leia Também: Homem mata esposa e filhos e morre em acidente de trem

Justiça argentina bloqueia bens de ex-presidente Alberto Fernández

0

A Justiça Federal da Argentina determinou o bloqueio de bens e quebra do sigilo bancário do ex-presidente Alberto Fernández, conforme divulgado pelo jornal “Clarín” na noite desta terça-feira (9). A medida surge em meio a acusações de desvio de dinheiro público por Fernández, relacionadas à contratação irregular de seguros para funcionários públicos.

Além de Fernández, outras duas pessoas investigadas tiveram seus bens bloqueados: Héctor Martínez Sosa, amigo do ex-presidente e corretor, e María Cantero, esposa de Héctor e ex-secretária de Fernández.

A investigação envolve um decreto emitido por Fernández em 2021, que obrigava o setor público a contratar serviços de seguro exclusivamente com a empresa Nación Seguros. No entanto, constatou-se que contratos foram fechados com a participação de outras seguradoras, por meio de cosseguro, supostamente envolvendo intermediários como Héctor Martínez Sosa.

A Justiça aponta que esses intermediários teriam recebido comissões em valores acima do praticado no mercado ou foram selecionados de forma irregular por departamentos do governo. Os cinco principais intermediários, incluindo uma empresa em nome de Héctor Martínez Sosa, teriam recebido 2,7 bilhões de pesos (cerca de R$ 16 milhões) em comissões desde 2020, representando 80% de todas as comissões pagas.

Outras pessoas também estão sob investigação neste caso. Em fevereiro deste ano, após ser acusado de desviar dinheiro público, Fernández negou as acusações em uma entrevista, afirmando que não roubou nada e que não autorizou ou participou de qualquer negociação.

Leia Também: Milei convoca ‘nova era de reconciliação’ com Forças Armadas na Argentina

Amazônia terá R$ 730 milhões para combate a incêndios e desmatamento

0

O programa União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia, lançado nesta terça-feira (9) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevê R$ 730 milhões a serem investidos na promoção do desenvolvimento sustentável e no combate a desmatamento e incêndios florestais em 70 municípios considerados prioritários na Amazônia.

Os recursos terão como origem o Fundo Amazônia (R$ 600 milhões) e o programa Floresta+ (R$ 130 milhões), em ação do Ministério do Meio Ambiente para criar, fomentar e consolidar o mercado de serviços ambientais.

Durante a cerimônia de lançamento do programa, no Palácio do Planalto, Lula disse que os investimentos ajudarão o país a atingir a meta de desmatamento zero até 2030, ao mesmo tempo que apoiará os municípios com ações para prevenção monitoramento controle e redução da degradação.

“Precisamos cuidar da maior reserva florestal do mundo, que está sob a nossa guarda, e tentar fazer do cuidado dessa reserva florestal, uma forma de melhorar não apenas a qualidade da prefeitura e do povo, mas melhorar as condições financeiras da cidade”, disse o presidente.

Segundo o Planalto, os municípios já em condições de participar da iniciativa foram responsáveis por cerca de 78% do desmatamento no bioma no ano de 2022. Dos 70 municípios prioritários, 53 já aderiram ao programa. Eles são responsáveis por 59% do desmatamento na Amazônia. Os 17 restantes ainda podem firmar o termo de adesão até 30 de abril.

Para aderir ao programa, é necessário que o termo seja assinado pelo prefeito domunicípio e ratificado por pelo menos um vereador – de preferência, o presidente da Câmara municipal. “Em até 90 dias, ao menos um deputado estadual e um deputado federal ou senador do Estado devem declarar por escrito apoio à adesão do município”, informa o Planalto.

A lógica adotada para a destinação dos recursos às prefeituras é a de pagamento por performance. Assim sendo, quanto maior a redução anual do desmatamento e da degradação, maior será o valor investido.

“O parâmetro será o sistema de monitoramento Prodes, do Inpe. O Prodes calcula a taxa anual de desmatamento, medida de agosto de um ano a julho do ano seguinte. Para 2024, será considerado o índice calculado entre agosto de 2022 e julho de 2023”, detalhou a Presidência da República.

Entre os compromissos a serem assumidos pelas prefeituras está a existência de secretaria municipal responsável por políticas de meio ambiente ou sustentabilidade e a realização de reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente em até 90 dias, com participação de representantes da sociedade.

Está prevista também a criação de uma Comissão de Coordenação e Monitoramento do Programa União com Municípios, que determinará novos períodos de adesão ao programa. “A comissão será responsável por monitorar a implementação do programa, decidir medidas de aprimoramento, propor novos critérios de elegibilidade e decidir sobre a repartição de recursos e novos aportes”, informa o Planalto.

Presente no lançamento do programa, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o sucesso da iniciativa na proteção da Amazônia depende do diálogo e do apoio dos municípios.

Dirigindo-se a Lula, Padilha lembrou que em todos seus governos o presidente sempre buscou ter boas relações com prefeitos, independentemente dos partidos aos quais eles são filiados. “O senhor pediu para recriarmos, aqui no Palácio do Planalto, a sala de prefeitos e prefeitas, e que temos de estar abertos para construir parcerias sem perguntar a que partido eles fazem parte”, disse o ministro.

“Nós sabemos o quanto é importante retomar o diálogo, inclusive para proteger a Amazônia. Infelizmente, no último período do nosso país, a Amazônia, que deveria e deve ser sempre motivo de União, foi motivo de desunião; de conflito; de disputa; de polarização. Só perdeu o Brasil. Só perdeu a Amazônia. Mas acredito que desde o começo da retomada do governo do presidente Lula, instalamos esse debate que acrescentou, ao Conselhão, a letra S de sustentabilidade”, disse Padilha referindo-se ao Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) – espaço destinado a debater agendas e temas de interesse dos mais diversos segmentos da sociedade.

Segundo Lula, é também necessário ao país viabilizar e potencializar os ganhos daqueles que lucram por meio da preservação da floresta. “Muita gente vê floresta e rios de forma separada. Temos de ver que ali moram pessoas que precisam de saúde, educação e de condições de trabalhar”, disse o presidente.

“Precisamos fazer as pessoas compreenderem que manter a floresta de pé é um ganho econômico, às vezes, muito maior do que um rebanho de gado. Não que não seja necessário criar gado. Mas o gado pode ser criado em um lugar onde não se precisas derrubar floresta”, acrescentou o presidente.

O Planalto informa que as metas previstas para o programa até 2026 incluem a implementação de escritórios de governança, no primeiro ano do programa, nos 53 municípios prioritários que já declararam adesão.

Prevê, ainda, ações de regularização ambiental e fundiária em glebas públicas federais não destinadas. Além disso, vai criar ao menos 30 brigadas municipais de prevenção e combate a incêndios florestais.

De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, os mais de R$ 700 milhões previstos em recursos são apenas o começo. “Tem um eixo que é a menina dos nossos olhos. É o eixo do Apoio às atividades produtivas sustentáveis. Sabemos que não se vai conter desmatamento em nenhum bioma se for apenas com ação de comando e controle. Só vamos conter quando manter a floresta em pé for mais rentável mais vantajoso do que derrubá-la”, disse.

Nesse sentido, acrescentou que a ideia é a de estimular o uso da floresta por meio de manejo sustentável. “Só assim [de forma sustentável] garantiremos que aquele que é um produtor ou um industrial da madeira garanta ter [no futuro] trabalho para filhos, netos e bisnetos”, complementou.

 

Chechênia proíbe músicas com ritmos diferentes das canções tradicionais

0

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As autoridades da Chechênia, região da Rússia, decidiram impor limites sobre a música ouvida pelos seus habitantes. Canções que não tenham de 80 a 116 batidas por minuto estão proibidas, segundo o Moscow Times.

A decisão foi divulgada por Musa Dadayev, ministro da Cultura do país, na sexta-feira, 5, como forma de preservar a cultura local.

A maioria da população da Chechênia é conservadora e muçulmana, e a música popular e tradicional da região geralmente está na faixa de 80 à 116 BPM.

Com a nova lei, alguns artistas locais serão obrigados adaptar suas músicas até 1º de junho. Caso contrário, eles não seriam autorizados a se apresentar em público, segundo Dadayev.